Sunteți pe pagina 1din 66

ALENTEJO uma SEARA VOCABULAR 05 CANCIONEIRO DE SERPA Maria Rita Ortigo Pinto Cortez, Edio da Cmara Municipal de Serpa,

a, 1994,
com 410 pginas, com escrita, pautas e desenhos mo!!!

05 Rita Cortez

Jos Rabaa Gaspar 2012 11

proposta de recolha e estudo de joraga.net

Breve nota a abrir pela milsima vez o: CANCIONEIRO DE SERPA Maria Rita Ortigo Pinto Cortez, Edio da Cmara Municipal de Serpa, 1994,
com 410 pginas, com escrita, pautas e desenhos mo!!!

Ao visitar pela milsima vez esta obra nica e encantatria de Maria Rita Cortez, uma artista discreta, escondida na sua manso encostada muralha de Serpa, onde, um dia, em criana, andou atrs de um coelho que fugira do quintal, (p. 48) pareceu-me que podia servir de fonte, mais uma, para seleccionar palavras e expresses caractersticas, bem como assinalar ambientes, usos e costumes mais expressivos da vida no Alentejo, mais propriamente, na zona de Serpa. Surpreendentemente, apercebi-me que, nas letras das modas, no havia, ou muito raro, palavras e expresses a colher mas, na sua introduo a autora situa o cancioneiro no ambiente que as envolve e a encontrei esta seara imensa Alguns dos desenhos representavam vistas autnticas de Serpa e dos seus campos (e palavras e as expresses para os explicar so uma fonte abundante.) JRG, Corroios, 2011, Abril; 2012, Novembro)

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

Fala a autora na sua introduo ao Cancioneiro: Pode ver esta INTRODUO em: http://www.joraga.net/gruposcorais/pags09_pautas_09_CSerpa_MRitaOPC/0433_Cd eSerpa_MRitaCortez_p009_000_intro.htm Num dia de Maro de 1983, no sei a que propsito, ocorreu-me a ideia de escrever as canes tradicionais alentejanas que ao longo de toda a minha vida ouvi cantarem Serpa, e de as ilustrar com desenhos que representassem as ruas e recantos da vila, os seus campos, os seus habitantes. Assim nasceu o projecto deste Cancioneiro de Serpa, e com este nome foi logo baptizado. J na minha adolescncia eu fizera uma tentativa de organizar tal colectnea. Porm, o meu conhecimento de Serpa era nessa poca bastante reduzido e superficial, e por vrias razes acabei por desistir. Agora, eu sabia que estava em melhores condies de levar por diante a tarefa. Sem perda de tempo, fui comprar papel, e no dia seguinte iniciava o desenho que ilustra a primeira cano de que me lembrei. (44 L vai Serpa...) medida que rebuscava na memria canes do meu tempo de criana, outras coisas aprendidas em Serpa vinham ao de cima: rodas infantis (293), contos, lendas (321), oraes populares (399), canes religiosas alentejanas (357), ditados e

proposta de recolha e estudo de joraga.net

provrbios (350), maneiras pitorescas de dizer as coisas, assim como imagens de cenas presenciadas e episdios de infncia, que sentia uma vontade enorme de representar em desenhos. E j agora, "acabandes de" (como se diz em linguagem serpense) ilustrar tantas pginas com canes - que elas no faltam nesta abenoada terra - porque no havia de registar tambm todas estas coisas que para mim estavam to ligadas a Serpa? Assim, o cancioneiro foi crescendo... s vezes, mostrava o meu trabalho a pessoas amigas. E, se elas no eram daqui, eu explicava os usos, costumes ou recordaes que tinham inspirado certos desenhos. Ento, elas apreciavam-nos muito mais. Isto mostrou-me que era conveniente fazer acompanhar o Cancioneiro de algumas palavras com essas mesmas explicaes, para que o contedo do livro pudesse ser melhor (mais bem) entendido, "mormentes" pelos leitores no familiarizados com esta regio. (357 - C. Religioso) Em primeiro lugar, quero deixar bem claro que esta colectnea contm canes tradicionais que Serpa canta, ou cantou, desde o tempo da minha infncia, o que no significa que todas elas tenham tido em Serpa a sua origem. Muitas so inegavelmente originais daqui; algumas so adaptaes de canes nascidas noutras

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

partes do Alentejo; outras cantam-se mais ou menos da mesma maneira em toda a provncia, inclusive em Serpa, por isso as inseri. Que os naturais desses lugares no pensem que quero usurpar honras devidas a outras terras, considerando Serpa como o bero de todos estes cantares. Esta no uma obra de investigao das origens, mas apenas um registo e no meu desejo "arranjar enleios" com os restantes alentejanos "por m'de" tais questes eruditas! No entanto... A assero de que Serpa foi sempre um centro importante da cultura e divulgao do canto alentejano no exprime puro bairrismo, mas um facto. Lembro-me de ouvir em criana e encontrando-me fora do Alentejo a expresso "cantar moda de Serpa" usada como sinnimo de "cantar alentejana". Ilustra de certo modo o prestgio de Serpa neste campo a quadra com que abre o captulo das modas e cantigas, e que tambm aparece com as variantes: Quem me dera ser de Serpa, ou em Serpa ter algum s por ouvir dizer s de Serpa, cantas bem!

proposta de recolha e estudo de joraga.net

(ou) que em Serpa se canta bem! Falando h pouco tempo com um cantor de um dos grupos corais, que canta h mais de quarenta anos, confirmou ele que a maioria das canes divulgadas por todo o Alentejo nasceu de facto aqui. Segundo me disse, houve tempo em que o clebre "Lrio Roxo" (84) era uma espcie de hino de Serpa. E contou que, indo ele s vezes com o seu rancho cantar a Lisboa ou a outros lugares, ouvia exclamar com respeito entre os componentes dos outros grupos: "Serpa veio! Esto c os de Serpa!" Mas as canes viajam facilmente, e ainda h dias transmitiram na rdio a cantiga serpense "Eu sou devedor terra", (270) entoada por um rancho folclrico de Minho e ao ritmo duma dana minhota! Autoridades comprovadas como Michel Giacometti (ver liga) e Rodney Gallop (ver liga), entre outros, fizeram de Serpa um dos principais centros de recolha de canes alentejanas. Note-se que o segundo, em trinta e uma canes de todo o Alentejo includas no seu livro "Cantares do Povo Portugus" regista dezassete recolhidas Em Serpa, ou seja, mais de metade de toda a coleco.

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

Porm, repito, no tenho a pretenso de que todas as canes do meu livro tenham tido aqui a sua origem. Chamei-lhe "Cancioneiro de Serpa", porque em Serpa foi recolhido todo o material que ele contm. Tambm no foi minha inteno fazer uma recolha sistemtica, mas to s registar aquilo que eu prpria conhecia, abordando, quando muito, uma ou outra pessoa com o fim de tirar dvidas ou preencher as lacunas da minha memria. Essas pessoas, por vezes, lembravam-me canes e outras coisas que eu esquecera mas sabia j ter ouvido. Conhecendo o meu interesse, houve quem me oferecesse folhas e folhas de cantigas. E o Cancioneiro cresceu ainda mais... Depois de pronto, ele um recital dado pelos Serpenses, cantores e contadores de histrias. E como os Alentejanos quando comeam a cantar nunca mais se calam, tive dificuldade em d-lo por terminado. Se eu tivesse feito uma recolha a preceito, acho que teria de escrever vrios volumes iguais a este. "Ia l por ida"! Mas, por agora, "tem avondo"!

proposta de recolha e estudo de joraga.net

Dedico este livro s crianas de Serpa. Com ele, quero ajudar a preservar estas modas, que j no se cantam tanto como se cantavam, estes contos que possivelmente nunca ouviram e a imagem de tantas coisas belas que h na nossa terra. Pretendo chamar-lhes a ateno para elas pedindo-lhes que as conservem e as estimem, para que no se percam. Que a nsia de progresso no as leve a desprezar e a deixar arruinar estes edifcios antigos (64-65), estas casas to cheias de personalidade, ou a enquadr-las noutras construes deslocadas e sem sentido da nossa paisagem. (53-54-55 - 56-57) E que o gosto pela msica moderna as no faa esquecer o prazer de cantar esta belssima msica que tradio nossa! Origem do material deste Cancioneiro No foi difcil reuni-lo. Quando eu era pequena, cantava-se muito em Serpa. Espontaneamente. As pessoas cantavam to naturalmente como falavam. (46-47) Nessa poca, os aparelhos de telefonia eram raros e barulhentos. Alm disso, s se podiam ouvir depois do anoitecer, quando funcionava a central elctrica. Em poucas casas existia uma grafonola. Se a gente queria ouvir msica, tinha que a produzir!

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

Cantavam as mulheres enquanto faziam a lida domstica. (50-52) As criadas cantavam os dias inteiros, a ponto de causarem dor de cabea s pessoas mais velhas. (100-101) E com elas aprendi muita coisa... Igualmente se cantava no trabalho do campo e durante as longas caminhadas para l chegar. (74-75) Um desses trabalhos, sobretudo, dava azo a belos concertos nocturnos - era a apanha dos gros, que tinha de ser feita de noite, para evitar que o grande calor do Sol tornasse as plantas quebradias, ocasionando a perda dos bagos espalhados pelo cho. Nesse tempo, era costume as manajeiras andarem batendo s portas das mulheres dos seus ranchos, por volta da meia-noite e, pouco depois, todas se punham em marcha para os campos. E, para afugentar o medo e esquecerem a dureza do trabalho que as esperava, iam cantando. (264-265) Era lindo, no silncio das noites de Vero, ouvir esses cantares. Como diz a quadra:

proposta de recolha e estudo de joraga.net

10

O cantar da madrugada (ou) O cantar da meia-noite um cantar "inscelente": acorda quem est dormindo, d gosto a quem 'st doente! Tambm se cantava muito nas festas familiares, principalmente nos casamentos (68-69 - 126-127) - ainda hoje h esse costume, mesmo nas famlias consideradas abastadas - e nas festividades anuais. (394) Ocasies havia em que apareciam sempre modas novas, compostas localmente ou trazidas de fora, por exemplo no Carnaval e no tempo da ceifa, em que se celebrava a festa das aprendizas (e dos aprendizes). Quando as jovens ceifeiras e ceifeiros eram dados por prontos, fazia-se uma festa, em que eles usavam chapus coroados de flores. E cantava-se horas a fio. Ouvindo-se sempre canes, as crianas aprendiam-nas naturalmente. Mas eu tive um "professor" que me ensinou a cantar, ainda mal falava - era um empregado que havia em minha casa. "O Bimbas", (216) "Estou-me divertindo" (146) e "Meus Senhores, que rapariga esta" (216) foram as modas que ele achou mais apropriadas para me ensinar e, com esta cultura, eu fazia sensao junto da parte no alentejana

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

da minha famlia. Mas, aqui em Serpa, a gracinha no causava admirao, porque todos os midos faziam o mesmo! Acontecia frequentemente, nas tardinhas de Vero, passarem na rua grupos de rapazinhos cantando, por vezes j a duas vozes, como os homens. O bom ouvido musical uma virtude comum grande maioria dos Serpenses, ou era, at h algum tempo, pois est a perder-se o hbito de cantar... Sa de Serpa ainda antes de ter concludo a instruo primria, e, enquanto duraram os estudos, s aqui vinha passar frias. Mas, l longe, recordava sempre com saudade, os seus cantares e tambm a sua paisagem - estes campos imensos com um colorido to prprio, a sobriedade destas casas antigas, a severidade dos trajos das pessoas. Vinham-me mente as palavras da cantiga: Eu no sei que(m) tenho em Serpa, que Serpa me est lembrando. Em chegando ao Guadiana, as ondas me vo levando... Um dia, regressei a casa para ficar.

11

proposta de recolha e estudo de joraga.net

12

Novas modas tinham aparecido durante a minha ausncia. Ouvia-as cantar pelas ruas, sobretudo nas quadras festivas, altas horas da noite, quando os mais retardatrios deixavam as tabernas. Algumas das modas da minha infncia j no se ouviam... As mais recentes, ia-as aprendendo com esses cantores, com os meus alunos e com os grupos corais de Serpa e das aldeias do concelho, que do meas entre os da Margem Esquerda e at entre os de todo o Alentejo. E tudo o que j conhecias e o que ia assim aprendendo, eu fui buscar para compor este livro. Alm de ter recorrido a pessoas amigas, quando no me lembrava bem de qualquer cano, tambm me ajudou a recordar modas e contos a consulta de livros contendo material recolhido em Serpa, nomeadamente exemplares da revista "Tradio" e "Cantares do Povo Portugus" de Rodney Gallop. Essa consulta facilitou-me o trabalho no que respeita s msicas, pois foram menos essas que tive de tirar de ouvido. No entanto, algumas dessas canes conheci-as j numa verso diferente e, nesses casos, foi a forma minha conhecida que escrevi. Outras ouvi-as sempre cantar num tom mais grave do que o que encontrei nessas obras; noutros casos, a msica mudou, como acontece por exemplo com "As cobrinhas de gua", que se

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

cantava, no meu tempo, de maneira diferente da que figura em "A Tradio" - verso recolhida no incio deste sculo (XX), pela Senhora D. Elvira Monteiro, que foi depois minha professora de piano, assim como de vrias geraes de crianas de Serpa. Tanto numa como na outra verso destas obras, figuram numerosas canes recolhidas em Serpa e que nunca ouvi cantar; por isso, no as inclu nesta coleco. Direi o que se me oferecer sobre canes (37), etc., em pequenas introdues, no incio dos respectivos captulos. Assim como ia aprendendo as canes mais recentes, agora que vivia em Serpa, tambm ia observando e conhecendo melhor a vila, os seus recantos, o interior das suas casas, a sua gente... Os desenhos que ilustram estas pginas resultam da observao de todas estas coisas, conforme explicarei a seguir. Os Desenhos Alguns dos desenhos representavam vistas autnticas de Serpa e dos seus campos. Sem preocupao fotogrfica, simplificando, por vezes, os elementos. Que me no levem a mal os moradores de certas casas ao verem-nas aqui um pouco modificadas,

13

proposta de recolha e estudo de joraga.net

14

ou ao constatarem a sua ausncia de determinada rua ou praa. Em alguns casos, os desenhos so inspirados em locais que existem, tendo sido registados somente os elementos essenciais. (50-51) Outros so feitos de memria, pelo que no podem ser muito exactos. (52-53) Por vezes, motivos dispersos so representados juntos; em outros casos, as distncias foram encurtadas para que os elementos pudessem caber no espao disponvel. (55 e 65) Tambm idealizei um pouco as coisas, retirando da paisagem fios elctricos, cabos telefnicos e antenas de televiso. Bem me basta ter de aturar um grosso e inesttico cabo preto que corta ao meio a vista da minha casa de estar (179), da qual se podem admirar as torres de Santa Maria, do Relgio e do Castelo e que desmancha todo o prazer de olhar! Este mal s atenuado pelo facto de os passarinhos fazerem dele poleiro, o que me permite observ-los mais de perto. (72) Quer nos desenhos baseados em paisagem real, quer nos que foram criados pela minha imaginao, tive sempre como ponto de partida as coisas que se vem por aqui: As ruas estreitas, de caladas antigas de pedras irregulares, as paredes sempre brancas, caiadas vrias vezes ao ano, quase tantas vezes quantas se faz a limpeza

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

das casas. Alvura que brilha em dias de trovoada, de encontro ao cu quase negro. (83) As portas antigas (83 - 137), umas ogivais, outras cujo lintel ostenta um arco de querena e outras ainda muito singelas, sem moldura, a madeira pintada de verde-escuro, azul ou castanho, com postigo (101). As grandes chamins (285), de quatro tipos principais: as de escuta, que podem atingir a altura de dois pisos - algumas com um janelico, outras sem ele mas do mesmo feitio e que entendidos dizem no deverem ser consideradas de escuta. As cilndricas, muito altas ou atarracadas, cobertas por uma cpula abobadada rematada por um pequeno pinculo. As facetadas, com oito ou mais lados, cuja barra de frestas se situa entre frisos canelados de vrias larguras, com cobertura em pirmide ondulada que faz lembrar a tampa de um aucareiro ingls - faz pena, actualmente, ver desaparecer chamins to bonitas, ocultas pelo crescimento das casas vizinhas - e ainda as chamins mais simples, de seco quadrada ou rectangular, tambm rematadas por pirmides onduladas. (243) Igualmente, representei, por serem muito caractersticas, algumas das clarabias existentes em muitas casas antigas e que se assemelham a pequenas capelas. Vrias dessas construes cobrem escadas de acesso a mirantes, outras so

15

proposta de recolha e estudo de joraga.net

16

clarabias propriamente ditas e constituem o nico ornamento na austeridade arquitectnica das casas H uma grande variedade de modelos, alguns bastante elaborados. (129) Esto tambm representados os telhados velhos, de telha solta, os beirais assentes em cimalhas salientes. Em certas casas mais antigas, o beiral de telho protege do sol ou da chuva quem gosta de se pr janela. Como no podia deixar de ser, aqui aparecem tambm as muralhas com os seus torrees e portas, o aqueduto e algumas das dezassete igrejas, capelas e ermidas que Serpa se orgulha de possuir. (55 - 379) E os fontanrios pblicos, onde antigamente as mulheres iam buscar gua de "enfusa" cabea: ida a bilha ia deitada sobre a "sogra" e, no regresso, vinha muito direita, como a sua portadora, que se movia com elegncia e -vontade. Diziam que iam "buscar gua ao boneco", porque essas fontes (das quais ainda existem trs) so formadas por uma coluna rematada por um cone, cujo conjunto se assemelha a uma figura humana; volta existe um pequeno tanque. (69 - 115) Procurei ainda desenhar, sem ter esgotado o tema, as vrias grades das janelas, de ferro forjado ou fundido, que tanto embelezam as fachadas das casas. (197)

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

E os quintais, de altos muros caiados, por cima dos quais espreitam quase sempre os ramos de um limoeiro e s vezes os de uma oliveira, com o seu pavimento de calada e ladrilho. E as flores que geralmente l crescem: as rosas, os cravos, as malvas, os malvascos, os jarros, os malmequeres, os brincos de princesa, as flores de lis. Por vezes, uma grande glicnia faz pender os seus cachos para o lado da rua. (233) E os jardins improvisados junto s portas, (137) pois quem no tem quintal retira pedras da calada para fazer canteiros ou planta flores nos recipientes mais inesperados. E, ao longo das ruas, as laranjeiras ornamentais, os jacarands, as olaias que no fim do Inverno se cobrem de cor-de-rosa forte. E os saudosos mosqueiros, que davam to boa sombra, coisa rara no Vero. Fala verdade a quadra: Alentejo no tem sombra seno a que vem do cu. Senta-te aqui, meu amor, sombra do meu chapu! Os interiores das casas que desenhei tambm se inspiram naqueles que eu conheo: os tectos de abbada - aqui muito vulgares - outros de canio seguido

17

proposta de recolha e estudo de joraga.net

18

ou do tipo "salto de rato". As grandes lareiras de parede a parede (139 - 245) e outras pequenas de canto (131 - 225), existentes, em geral, em casas mais modestas; umas revestidas de azulejos, outras caiadas a oca, onde se faz (ou fazia) lume no cho e se aquece a gua em panelas de ferro. O "pial das enfusas". O pavimento de ladrilhos (que aqui se chamam "baldosas" se forem quadrados e "lambazes" os rectangulares) fazendo efeitos geomtricos nas suas tonalidades de vermelho. Os nichos cavados nas paredes grossas das cozinhas, onde se arrumam as vasilhas de barro, de cobre ou de lato. E o mobilirio e objectos tpicos: as camas de ferro de joeira e de outros feitios, as mesas redondas de braseira, as cmodas rsticas, a estanheira na parede com pratos e travessas, o ba de pele e a arca de madeira coberta com o brancal, os capachos e as cadeiras de bunho, a prateleira de cana para os queijos (325), o pote de lata onde se guarda o azeite e o de barro para as azeitonas (131 - 219), os cntaros e tachos de arame, as chocolateiras de cobre, os almofarizes. E uma ou outra jarra antiga de vidro coalhado que ainda se v em algumas casas. Procurei representar os campos nos seus mltiplos aspectos e cores prprias de cada estao: O verde-esmeralda (263) do princpio da Primavera e as "folhas" de tons diferentes medida que o Vero se aproxima e as searas vo amadurecendo. A cor de ouro do tempo das ceifas, que vo deixando a terra castanha com laivos

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

amarelos do restolho. As grandes queimadas, (72) que noite povoam os campos de inmeras cidades - antigamente comeavam no dia de Santa Maria tornando ainda mais insuportvel a calma do ms de Agosto e deixando extensas manchas negras no solo. E finalmente a terra vermelha do Outono, hmida das primeiras chuvas, revolvida pelos alqueives e charruadas que preparam as sementeiras. Retratei com mais frequncia o esplendor dos campos na Primavera: searas verde-bandeira, de trigo, e dum verde mais claro, de cevada, salpicadas de papoilas, malmequeres palmitos cor-de-rosa. (263) Os prados onde crescem tufos de rosmaninho, os chupa-meis, as saudades, as alcachofras bravas e os cardos, moitas de giesta e piorno, as rosas albardeiras, os lrios, as candeias e umas minsculas flores azuis escuras de que nunca soube o nome. E tambm os montados com os seus sobreiros, azinheiras e chaparros, as charnecas cobertas de estevas, tojo e urze. Os olivais e os pomares das quintas. E as loendreiras que florescem no pino do Vero, no fundo das ribeiras e barrancos, manchas de cor viva a animar a extrema secura da paisagem. E os "montes", como no podia deixar de ser: a casa de habitao, a arramada, o redil, celeiros e palheiros, a chamin por vezes coroada por um ninho de cegonhas, o forno redondo isolado ou edificado ao fundo do alpendre ou

19

proposta de recolha e estudo de joraga.net

20

caso. (109 - 266 - 273 - 317) E a paisagem do Guadiana, (177) que alguns chamam ainda de "a ribeira" (diz-se "r'bera"), com os seus caractersticos moinhos (85) abobadados de grossas paredes pardas, construdos de modo a resistir s cheias que todos os anos ocorriam, antes da construo das barragens em Espanha. Quando o moleiro pressentia a aproximao duma cheia, retirava o trigo, a farinha e tudo o que podia e abandonava o moinho, que ficava debaixo de gua por uns tempos. Retomado o nvel normal das guas, permanecia sobre as paredes e o tecto mais uma camadas de lama e sementes de erva, o que contribuiu para dar a estas azenhas o aspecto de montculos de terra e as faz confundir-se com os penedos das margens do rio. Tambm quis representar fenmenos naturais, como as trovoadas de Maio e o arco-ris. Num dia de tempestade, observei dois grandes arcos-da-velha concntricos e completos, pintados com cores luminosas sobre um cu castanho eles aqui esto, no to bonitos infelizmente, numa destas pginas. (276) E o "espojinho", corrente de ar causada pelo calor, que traa uma linha de poeira e folhas secas arrancadas do cho, enquanto tudo volta permanece imvel, elevando-se pois no ar, num redemoinho.

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

Procurei animar as paisagens da vila e do campo colocando nelas gente e animais, que tm sempre como fonte de inspirao elementos locais. Lembro-me de ver, em pequena, as mulheres de saias compridas e rodadas, feitas de riscado - era mesmo riscado s riscas, brancas e pretas ou castanhas escuras - debruadas por um nastro. Usavam blusas de chita ou gorgorina de cores escuras, "xale de malha" pequeno, seguro no peito com um pregador e por cima um xale grande de ir rua. Na cabea, leno de rebuo que s deixava ver um bocadinho do rosto (dizem ser reminiscncia rabe), e um gracioso chapu preto de copa redonda e aba enrolada para cima, que usavam apenas as mulheres desta vila. (75 - 76 - 223) E nos ps, meias de linha, pretas ou de cor e elegantes botas justas pernas, apertadas com ilhs e cordes. No Vero, para o trabalho da ceifa, o fato era um pouco mais garrido, com saias de chita e blusas coloridas, mas traziam o xale de malha da mesma maneira, porque o que protege do frio protege do calor. curioso que, sendo o Baixo Alentejo a regio mais quente do Pas, no se ouve falar em casos de insolao entre a gente que trabalha no campo.

21

proposta de recolha e estudo de joraga.net

22

Mesmo na vila, os trajes das mulheres eram deste tipo e o uso do xaile obrigatrio. "Censuram!" Diziam, a justificar o facto de terem de p-lo sempre que iam rua. As vivas traziam o xaile preto pela cabea, preceito que ainda h quem siga. Nessa poca, a importncia do traje era to grande, que as manajeiras no aceitavam nos seus ranchos trabalhadeiras que no estivessem vestidas a rigor. (75 - 77) Os homens (135) aparecem nestes desenhos vestidos com fatos de saragoa ou de sarja cinzenta, de colete e jaqueta, outros trajam camisa de riscado aos quadradinhos com as pontas da fralda atadas frente, botas, chapu de aba larga e leno dobrado em tringulo atado ao pescoo, (91 - 259) o qual se usa tambm desdobrado e colocado sob o chapu, para defender do ardor do Sol. Outros trazem pelia ou samarra, outros ainda capote alentejana. (133 - 289) Os pastores usam pelico e ceifes de pele de borrego - tambm alguns ceifeiros usam safes (109), mas de plo rapado. Ainda hoje se vem pastores assim vestidos, por ser uma indumentria confortvel. Alguns deles transportam um borreguinho na curva do cajado posto ao ombro, atado pelas quatro patas como se fosse uma trouxa. Esta cena observava-se com frequncia durante a Semana Santa, altura em que traziam para a vila os animais que iriam ser mortos pela Pscoa e que, s vezes, eram oferecidos a compadres e amigos. Ao contrrio do que se poderia

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

esperar, eles pareciam no achar incmoda a posio e, dali, iam olhando placidamente as ruas e casas que nunca tinham visto. Desenhei tambm gente a caminho dos campos, seguida dos seus animais: uma ovelha com a sua cria, que ficavam a pastar enquanto os donos trabalham, e o inseparvel co. Nos desenhos esto tambm representados ciganos, que se vem em grande nmero por estas paragens. Em algumas das ilustraes, as pessoas esto ocupadas nos trabalhos mais comuns: a monda, a ceifa, a apanha da azeitona (265), o lavado da roupa no rio, o corte da cortia: e o pastor e o porqueiro guardando o seu gado; homens a cavar e a lavrar a terra. Nas ruas, mulheres caiando as casas e lavando as pedras da calada. Nas cozinhas, a lida do amassado e a matana do porco (225). E o roupeiro na sua rouparia, fabricando o belssimo Queijo Serpa (219 - 269). E tambm figuram pessoas vulgares, sem vestimenta especial, como existem em toda a parte.

23

proposta de recolha e estudo de joraga.net

24

Os animais que aparecem nos desenhos so os que costumam ver-se por estas ruas e campos. Em primeiro lugar, os ces. A populao canina deve ser quase to numerosa como a humana e, nas ruas e largos, h sempre ces vista, predominando as raas ligadas caa - os perdigueiros - e uns canitos de raas indiferenciada, pretos ou amarelos, usados para enxotar os coelhos das moitas. H ainda o co de pastor (251), de tamanho mdio e muito felpudo - infelizmente j no se vem muitos, sucedendo o mesmo com o grande rafeiro, usado como co de guarda nos montes. Na vila, os ces costumam andar em liberdade. Correm, saltam e brincam uns com os outros e, por vezes, tm o hbito de se deitar a dormir no meio da rua, para desespero dos automobilistas, que so obrigados a fazer travagens bruscas e desvios inesperados, para no os atropelarem. (57) O gato tambm se v muito sentado porta das casas (algumas tm um buraco redondo para ele entrar e sair vontade), ou espreguiando-se ao Sol, em cima dos telhados.

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

Gatos cinzentos, pretos, amarelos ou brancos e a chamada gata mourisca, que ostenta malhas de trs cores. (245) Tambm quis fixar aqui um espectculo que j se no v: os burros carregados de estevas ou de rama de oliveira para os fornos. Punham-lhes uma carga to grande em coma, que no se via o burro, ou antes, s apareciam as pontas das patas, as orelhas e o focinho. Eram autnticas copas de oliveira ambulantes! Por vezes, encontrava-se na estrada um homem conduzindo vrios burros assim ataviados. (73) Recordaes de infncia e outras representadas nos desenhos Alguns pormenores das ilustraes podem parecer estranhos, produtos de uma fantasia que misturou elementos desconexos. No entanto, todos eles so reais. Por exemplo, uns passarinhos coloridos, azuis, verdes e amarelos, as cores dos piriquitos, voando em pleno Alentejo, podem afigurar-se a uma nota inslita. Mas eles existem. So os abelharucos e os verdilhes, e vi-os vrias vezes nas imediaes do Guadiana. A forma pode no ser muito exacta - um pssaro no se deixa observar por muito tempo - mas as cores so estas. (221)

25

proposta de recolha e estudo de joraga.net

26

Junto ao Guadiana h uns montes que no fim do Inverno se cobrem de junquilhos bravos e onde, um dia, quando os fotografava, me saltou uma lebre quase debaixo dos ps. Ambas apanhmos um susto e ela fugiu a toda a velocidade - uma grande bola parda, com orelhas, pisando as flores sem cerimnia... Uma manh de Vero, em que fazia muito calor, apesar de ser ainda cedo, um jardineiro regava roseiras numa rua onde eu passava a caminho da escola. Ao p dele e sem se intimidar com os transeuntes, um pintassilgo tomava banho de chuva na gua que respingava da mangueira (95 - 272). preciso um pintassilgo estar muito encalmado para se arriscar desta maneira! O que que acontece quando, num mercado, duas vendedeiras colocam lado a lado um cesto contendo um coelho vivo e outro com um ramo de malmequeres? Foi esta cena que eu presenciei um dia: o coelho esgueirava-se entre as cordas cruzadas na boca do cesto, e, de p nas patas traseiras, roa tranquilamente as flores, iguaria rara para quem vive em capoeira. De vez em quando, a dona apercebia-se do abuso e dava-lhe uma palmada na cabea; o coelho encolhia-se, mas no tardava a atacar novamente os malmequeres da vizinha! (139) Num dos desenhos, aparece o interior de uma casa modesta, onde uma mulher faz meia e duas crianas brincam (ver p. 87). O que parece inslito nesta cena o tecto, uma linda abbada com reforo de cantaria e fecho de pedra lavrada. Ela

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

existe, de facto, numa casa onde fui um dia procurar um pedreiro. Velha casa rica degradada com o tempo? Capela da referida casa? No posso sab-lo, mas ela ali est, na Travessa de So Paulo. Doutra vez, observei uma cena engraada: Chuviscava e, diante de um automvel estacionado na rua, vi um grande chapu de chuva aberto, que quase tocava o cho, por debaixo do qual apareciam quatro perninhas iguais. Eram duas meninas do mesmo tamanho que, abrigadas pela sombrinha, faziam fosquinhas para a sua imagem reflectida nos pratos das rodas do carro. (195) Cenas como esta que acabo de descrever no podiam deixar de ser utilizadas nas ilustraes deste livro. Igualmente forneceram matria para vrios desenhos recordaes de infncia, das quais vou dar exemplos. Um dia, o meu pai teve de ir a um monte e eu acompanhei-o. Nessa manh, a pateira tinha apanhado uma coruja que entrara pela janela durante a noite. Como eu me pusesse a admir-la com a curiosidade de quem nunca tinha visto tal ave, deram-ma de presente e voltei para casa trazendo ao colo a minha coruja. A minha

27

proposta de recolha e estudo de joraga.net

28

me que no achou graa nenhuma aquisio e declarou que no queria em casa bicho to agoirento! Ficou-me sempre o desgosto da perda desse animal domstico, em memria do qual representei, numa destas pginas, uma menina com uma coruja ao colo. (87 - 161) A casa em que vivo fica encostada muralha e, por isso, o quintal pequeno e sombrio. (103 - 179) O meu pai, que era mdico, receando que a sade das galinhas pudesse ser afectada pela insalubridade do local, mandou construir um galinheiro numa varanda existente por cima da casa. Um dia, em que fui dar de comer aos ditos animais, deixei a porta mal fechada e, um coelho branco que tambm ali residia, escapou-se e fugiu para cima da muralha. Assustada pela minha imprevidncia, desatei a correr atrs dele pela muralha fora e teria dado volta vila se no houvesse, de onde em onde, paredes divisrias, uma das quais deteve o fugitivo. Nunca El-Rei D. Dinis imaginou, quando ordenou a edificao destas muralhas, que por cima dos seus adarves viessem a andar meninas a correr atrs de coelhos brancos! (48)

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

Algumas destas recordaes de infncia esto relacionadas com temporadas que passei num monte, propriedade de um irmo de meu pai, o Monte Novo. O meu tio Antnio convidava-nos todas as Primaveras a passar ali algumas semanas e assim me familiarizei com aspectos prprios da vida do campo, que de outro modo no teria conhecido: A grande cozinha do monte, onde comia o pessoal, com o lume no cho sempre aceso e as pessoas sentadas em cadeirinhas baixas ou em mochos. (139) As tripeas de madeira de azinho. As galinhas que entravam vontade para apanhar calor e debicar migalhas espalhadas pelo cho. Os "pirunitos", (245) que eram uns bichos frgeis e tristonhos, criados dentro de casa, alimentados a papas de farelos quentes misturados com urtiges (diziam "ortiges" e eu fiquei a saber donde provinha o meu apelido do lado materno). As trovoadas, que faziam morrer na casca os pintainhos quase a nascer e cujo espectculo admirvamos das janelas do primeiro andar, iluminando todo o cu e os vastos campos a perder de vista. Ali soube o que era uma rouparia, assistindo ao trabalho do roupeiro, ocupado no fabrico do queijo e do almece, desde a fervura do leite em tachos enormes, ao deitar do cardo que o fazia atalhar, ao moldar do coalho dentro dos cinchos

29

proposta de recolha e estudo de joraga.net

30

sobre a grande banca de madeira, de onde escorria o chorrilho para um barranho. Tudo aquilo exalava um cheiro forte um tanto enjoativo. Tal como acontece com todos os montes alentejanos, a casa ficava situada num ponto alto e desabrigado, donde se desfrutava uma ampla paisagem de serra. De noite, ouvia-se sempre o assobiar do vento e o latido dos ces. Tais sons, geralmente tidos como lgubres, eram, pelo contrrio, imensamente agradveis e intensificavam a sensao de conforto das pessoas ao adormecer, bem quentinhas debaixo dos cobertores, sobretudo as crianas, cansadas por um dia de brincadeiras e correrias pelo campo. Que para mim no havia campo como aquele. Encantavam-me aquelas terras bravias, sem muros nem limitaes, toda aquela imensido. Corramos lguas em redor, eu e a minha prima pouco mais velha e a filha da pateira, uma azougada Marianita, que era pouco mais ou menos da minha idade. amos at ao Barranco de Margalhos, onde havia loendros, poejos (erva aromtica usada na aorda e nas masmrreas), saudades e outras flores e l nos entretnhamos tentando apanhar as rs, que saltavam por entre as pedras, o que ocasionava umas quantas quedas na gua.

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

A curta distncia do monte havia um stio chamado Pego das Bruxas, talvez por ser um amontoado de pedras negras, certamente sinistras depois do escurecer. Mas de dia era um local maravilhoso, com poas de gua e uma enorme variedade de flores. Tantas que, de algumas, ningum sabia o nome. Brincvamos junto ao chafariz, em que a gua jorrava de duas carrancas e em cujo tanque se criavam sanguessugas pretas e vermelhas, que s vezes se prendiam garganta dos animais e eram muito teis em certas doenas. Chamavam-lhes "bichas". amos ao "corunchoso" hortejo cercado de "enxapotas" (ramos de azinheira e outras) - onde cresciam couves e alfaces, assim como matrastos, (mentrasto - mettese de mentastro) erva que cheirava muito bem, especialmente nas manhs cinzentas e hmidas e servia para juncar o cho passagem das procisses ou nos mastros do So Pedro. No corunchoso havia um espantalho, que no chegava a ser suficientemente medonho a ponto de espantar os coelhos bravos, os quais, uma noite por outra, iam l fazer terrabazias. Ouviam-se cantar os cucos e as raparigas gritavam-lhes: cuco, l da Beira, quantos anos sou solteira?! E ele respondia sempre: Cu-c-u-u-u-u! Cu-c-u-u-uu! Cu-c-u-u-u-u! ...

31

proposta de recolha e estudo de joraga.net

32

De longe em longe, passavam ranchos a p ou em carros e paravam para beber no chafariz. - So malteses! dizia a gente do monte. Ningum sabia de onde vinham e para onde iam... Nessa poca do ano havia galinhas no choco, com os ovos da sua espcie, ou de pata, ou de perua. Um dia nasceu uma ninhada de patinhos, muito espertos e engraados e pouco demorou v-los nadar dentro de uma bacia. Ento, eu e a Mariana tivemos uma ideia: se eles sabiam nadar to bem na bacia, ainda melhor nadariam no tanque. E logo resolvemos proporcionar-lhes uma boa exibio das suas habilidades, carregando com eles para dentro de uma "pieta" onde as ovelhas bebiam. E eles nadavam, mas ao fim de algum tempo queriam descansar. Porm, mal eles mostravam vontade de sair do banho, ns enxotvamo-los para o meio da pieta. Os pobrezinhos no resistiram a to dura prova e morreram todos! (267) Antigamente cultivavam-se variedades de trigo de caule muito alto. Num desses anos em que amos para o Monte Novo, as searas cresceram tanto, que atingiram a altura de um homem.

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

Uma manh, a minha prima Maria dos Anjos e eu fomos brincar dentro de uma seara, procurando flores e vacas-loiras (uns insectos pretos e vermelhos, que, quando se lhes cuspia em cima, rebentavam) e fazendo piparralhas (pequenas flautas com o caule do trigo). Andmos muito tempo entretidas com esses estragos, at que qualquer coisa nos lembrou que deviam ser horas do almoo e era preciso voltar para casa. Ento, descobrimos que nos tnhamos perdido! O trigo era mais alto do que ns e no conseguamos ver o monte, nem sabamos para que lado ele ficava! Depois de vrias tentativas, assustadas, comemos a andar roda. Por fim, uma de ns sugeriu que caminhssemos sempre na mesma direco at sairmos da seara e podermos orientar-nos, levasse o tempo que levasse. Por acaso, seguimos o rumo certo! Tambm amos passear a outros montes e quintas prximos: Junqueira, Graciosa, Quinta de So Brs. Alturas havia em que se organizavam burricadas, em que tomavam parte os adultos e as crianas. Vinham da vila tios e primos e arranjavam-se burros adequados ao tamanho e s aptides equestres de cada um.

33

proposta de recolha e estudo de joraga.net

34

Nomes de lugares como Margalhos, Benvenidos, Moinhos da Misericrdia e dos Bugalhos ficaram-me gravados na memria, associados a imagens envoltas numa nvoa de impreciso, que lhes aumenta o encanto. Quinta de So Brs, ia-se todas as tardes, ao Sol-posto, comprar o leite de vaca para o pequeno almoo. Tinha uma grande casa antiga formada de trs alas de barras amarelas e janelas gradeadas e, nas traseiras, uma varanda sobranceira ao jardim. Uma escadaria ladeada de roseiras conduzia at uma rea pavimentada com aldosas, contornando um vasto tanque, alimentado pela gua que jorrava da boca de um leo de alvenaria. No meio do tanque, uma esttua de Neptuno caiada de branco, a quem chamavam o "Rei dos Peixes". (205) Rodeando esse espao, bancos de alvenaria, muros de buxo e, mais alm, um fresco pomar. A poucos passos, a ermida de So Brs, cuja romaria se celebrava em Quinta-feira de Ascenso. A festa, e a apanha da espiga, atraa gente dos montes em redor e at da vila. Passvamos sempre esta data no Monte Novo e tambm o dia de Santa Cruz. No terceiro dia de Maio, era costume confeccionar uma cruz de flores sobre uma armao de cana, centrada numa grinalda tambm de flores. Ajudei a faz-la algumas vezes, com rosas saloias de cor viva, que tinham muitas ptalas e lembravam pequenos repolhos. Depois de pronta, a Santa Cruz era pendurada num prego na parede exterior da casa e, tardinha, toda a gente lhe danava ao p, na

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

rua do monte. Faziam-se balhos de roda, (97) simples ou formando cadeia (185), acompanhados de modas como "o Pavo" (164), "Jos Marques" (248), "Foste tu, ladro, ladro" (212) e "Eu nesta manh achei" (130). s vezes cantava-se ao despique, improvisando. Tambm na vila havia o costume de fazer a Santa Cruz e de florir, nesta data, os cruzeiros de pedra, que se erguem nas vrias entradas da povoao, o que ainda hoje se faz na Cruz Nova. As coisas que admiro em Serpa, as minhas recordaes de infncia e outras, serviram para elaborar o "Cancioneiro Visual". Foram horas felizes, lembrando todas essas coisas, enquanto procurava pass-las ao papel. Mas horas de angstia tambm, por no ser capaz de faz-lo to bem como gostaria e, por as actividades do dia a dia, me no deixarem o tempo e a disponibilidade de esprito necessrios. Tambm no me foi possvel utilizar todo o material existente; muita coisa bonita ficou por representar. Ao longo deste trabalho estive sempre consciente de que os motivos de inspirao eram dignos de pincel mais abalizado. Pintar, como escrever, tarefa de grande responsabilidade...

35

proposta de recolha e estudo de joraga.net

36

Aqui ficam pois, estes bonecos, a chamar a ateno para o que de belo existe na nossa terra. essa funo, creio, que eles j tm sido capazes de desempenhar, mesmo antes de o livro ter sido editado. Quero agradecer a todas as pessoas a quem roubei um pouco do seu tempo, pedindo ajuda na reconstituio de canes e histrias semi-esquecidas e que me forneceram material para esta colectnea. s empregadas da Escola Secundria de Serpa, nomeadamente as Senhoras: Alda Apolinrio, Catarina Mestrinho, Maria de Ftima Saleiro, Gertrudes Mederio e Maria da Cruz, a quem algumas vezes pedi para me cantarem esta ou aquela moda e sempre o fizeram de muito boa vontade, tendo-me, as duas primeiras, trazido grande nmero de cantigas. Senhora D. Maria da Luz Machado Braga, minhas primas Maria do Carmo Cortez Saraiva da Rocha e Maria dos Anjos C. Baptista Fria Oliveira e minha amiga Maria de Lurdes Varela Bettencourt agradeo a ajuda que me deram na reconstituio das canes. A alguns elementos dos ranchos corais - os Senhores Jos Filipe Justo do Corro e Armando Elias Torro, do Grupo coral e etnogrfico da Casa do Povo de Serpa, que

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

me reviram vrias msicas e letras; e ao Senhor Antnio Santinhos, do rancho "Os Ceifeiros de Serpa", que me deu letras de canes da sua autoria. s Senhoras Nita Rias e Maria do Carmo Felcio, que me ensinaram e completaram canes, histrias e oraes populares. minha tia Carlota Cortez Baptista e a D. Palmira Isidoro, que me ajudaram em vrios contos e lendas. Agradeo tambm Senhora Marquesa de Ficalho os esclarecimentos que me deu sobre a lenda da Condessinha, relacionada com uma janela e com o jardim da sua casa. Igualmente agradeo a todas as pessoas que se interessaram por este trabalho e que me acompanharam e encaminharam nos passos a dar com vista sua publicao. Serpa, 8 de Janeiro de 1987 Maria Rita Ortigo Pinto Cortez

37

proposta de recolha e estudo de joraga.net

38

TERMO / expresso acabandes de aorda alcachofras

GLOSSRIO ALENTEJANO no Cancioneiro de Serpa origem CITAO/INFORMAO OBRA /Significado


E j agora, "acabandes de" (como se diz em linguagem serpense) (erva aromtica usada na aorda e nas masmrreas) Os prados onde crescem tufos de rosmaninho, os chupa-mis, as saudades, as alcachofras bravas e os cardos, moitas de giesta e piorno, as rosas albardeiras, os lrios, as candeias e umas minsculas flores azuis escuras de que nunca soube o nome. Uma escadaria ladeada de roseiras conduzia at uma rea pavimentada com aldosas, contornando um vasto tanque, Ali soube o que era uma rouparia, assistindo ao trabalho do roupeiro, ocupado no fabrico do queijo e do almece, desde a fervura do leite em tachos enormes, ao deitar do cardo que o fazia atalhar, ao moldar do coalho dentro dos cinchos sobre a grande banca de madeira, de onde escorria o chorrilho para um barranho. Tudo aquilo exalava um cheiro forte um tanto enjoativo CSerpa CSerpa CSerpa

Pa g

aldosas almece

CSerpa CSerpa

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

almofarizes

alqueives arca de madeira

E o mobilirio e objectos tpicos: as camas de ferro de joeira e de outros feitios, as mesas redondas de braseira, as cmodas rsticas, a estanheira na parede com pratos e travessas, o ba de pele e a arca de madeira coberta com o brancal, os capachos e as cadeiras de bunho, a prateleira de cana para os queijos (325), o pote de lata onde se guarda o azeite e o de barro para as azeitonas (131 - 219), os cntaros e tachos de arame, as chocolateiras de cobre, os almofarizes. E uma ou outra jarra antiga de vidro coalhado que ainda se v em algumas casas. a terra vermelha do Outono, hmida das primeiras chuvas, revolvida pelos alqueives e charruadas que preparam as sementeiras E o mobilirio e objectos tpicos: as camas de ferro de joeira e de outros feitios, as mesas redondas de braseira, as cmodas rsticas, a estanheira na parede com pratos e travessas, o ba de pele e a arca de madeira coberta com o brancal, os capachos e as cadeiras de bunho, a prateleira de cana para os queijos (325), o pote de lata onde se guarda o azeite e o de barro para as azeitonas (131 - 219), os cntaros e tachos de arame, as chocolateiras de cobre, os almofarizes. E uma ou outra jarra antiga de vidro coalhado que ainda se v

CSerpa

39

CSerpa CSerpa

proposta de recolha e estudo de joraga.net

40

arranjar enleios atalhar

aves pssaros mais tpicos

avondo azinheiras azinheiras

em algumas casas. "arranjar enleios" com os restantes alentejanos Ali soube o que era uma rouparia, assistindo ao trabalho do roupeiro, ocupado no fabrico do queijo e do almece, desde a fervura do leite em tachos enormes, ao deitar do cardo que o fazia atalhar, ao moldar do coalho dentro dos cinchos sobre a grande banca de madeira, de onde escorria o chorrilho para um barranho. Tudo aquilo exalava um cheiro forte um tanto enjoativo Por exemplo, uns passarinhos coloridos, azuis, verdes e amarelos, as cores dos piriquitos, voando em pleno Alentejo, podem afigurar-se a uma nota inslita. Mas eles existem. So os abelharucos e os verdilhes, e vi-os vrias vezes nas imediaes do Guadiana Mas, por agora, "tem avondo"! os montados com os seus sobreiros, azinheiras e chaparros, as charnecas cobertas de estevas, tojo e urze. E tambm os montados com os seus sobreiros, azinheiras e chaparros, as charnecas cobertas de estevas, tojo e urze. Os olivais e os pomares das quintas. E as

CSerpa CSerpa

CSerpa

CSerpa CSerpa CSerpa

12

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

baldosas balhos de roda

barranho

ba

loendreiras que florescem no pino do Vero junquilhos bravos O pavimento de ladrilhos (que aqui se chamam "baldosas" se forem quadrados e "lambazes" os rectangulares) Faziam-se balhos de roda, (97) simples ou formando cadeia (185), acompanhados de modas como "o Pavo" (164), "Jos Marques" (248), "Foste tu, ladro, ladro" (212) e "Eu nesta manh achei" (130). s vezes cantavase ao despique, improvisando. Ali soube o que era uma rouparia, assistindo ao trabalho do roupeiro, ocupado no fabrico do queijo e do almece, desde a fervura do leite em tachos enormes, ao deitar do cardo que o fazia atalhar, ao moldar do coalho dentro dos cinchos sobre a grande banca de madeira, de onde escorria o chorrilho para um barranho. Tudo aquilo exalava um cheiro forte um tanto enjoativo E o mobilirio e objectos tpicos: as camas de ferro de joeira e de outros feitios, as mesas redondas de braseira, as cmodas rsticas, a estanheira na parede com pratos e travessas, o ba de pele e a arca de madeira coberta com o brancal, os capachos e as cadeiras de bunho, a prateleira de cana para os queijos (325), o pote de lata onde se guarda o azeite

CSerpa CSerpa

41

CSerpa

CSerpa

proposta de recolha e estudo de joraga.net

42
Benvenidos bichas

e o de barro para as azeitonas (131 - 219), os cntaros e tachos de arame, as chocolateiras de cobre, os almofarizes. E uma ou outra jarra antiga de vidro coalhado que ainda se v em algumas casas. Nomes de lugares como Margalhos, Brincvamos junto ao chafariz, em que a gua jorrava de duas carrancas e em cujo tanque se criavam sanguessugas pretas e vermelhas, que s vezes se prendiam garganta dos animais e eram muito teis em certas doenas. Chamavam-lhes "bichas". ida a bilha ia deitada sobre a "sogra" e, no regresso, vinha muito direita, Bimbas tema de uma moda nome? a arca de madeira coberta com o brancal, os capachos e as cadeiras de bunho, a prateleira de cana para os queijos Alturas havia em que se organizavam burricadas, em que tomavam parte os adultos e as crianas. Vinham da vila tios e primos e arranjavam-se burros adequados ao tamanho e s aptides equestres de cada um. a arca de madeira coberta com o brancal, os capachos e as cadeiras de bunho, a prateleira de cana para os queijos E o mobilirio e objectos tpicos: as camas de

CSerpa CSerpa

bilha Bimbas brancal burricadas

CSerpa CSerpa CSerpa CSerpa

216

cadeiras de bunho camas de ferro

CSerpa CSerpa

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

de joeira

Cancioneiro Visual candeias - flor

canitos

cntaros de

ferro de joeira e de outros feitios, as mesas redondas de braseira, as cmodas rsticas, a estanheira na parede com pratos e travessas, o ba de pele e a arca de madeira coberta com o brancal, os capachos e as cadeiras de bunho, a prateleira de cana para os queijos (325), o pote de lata onde se guarda o azeite e o de barro para as azeitonas (131 - 219), os cntaros e tachos de arame, as chocolateiras de cobre, os almofarizes. E uma ou outra jarra antiga de vidro coalhado que ainda se v em algumas casas. As coisas que admiro em Serpa, as minhas recordaes de infncia e outras, serviram para elaborar o "Cancioneiro Visual". Os prados onde crescem tufos de rosmaninho, os chupa-mis, as saudades, as alcachofras bravas e os cardos, moitas de giesta e piorno, as rosas albardeiras, os lrios, as candeias e umas minsculas flores azuis escuras de que nunca soube o nome. h sempre ces vista, predominando as raas ligadas caa - os perdigueiros - e uns canitos de raas indiferenciada, pretos ou amarelos, usados para enxotar os coelhos das moitas E o mobilirio e objectos tpicos: as camas de ferro de joeira e de outros feitios, as mesas

43

CSerpa CSerpa

CSerpa

CSerpa

proposta de recolha e estudo de joraga.net

44

arame

cante ao despique

capachos

redondas de braseira, as cmodas rsticas, a estanheira na parede com pratos e travessas, o ba de pele e a arca de madeira coberta com o brancal, os capachos e as cadeiras de bunho, a prateleira de cana para os queijos (325), o pote de lata onde se guarda o azeite e o de barro para as azeitonas (131 219), os cntaros e tachos de arame, as chocolateiras de cobre, os almofarizes. E uma ou outra jarra antiga de vidro coalhado que ainda se v em algumas casas. Faziam-se balhos de roda, (97) simples ou formando cadeia (185), acompanhados de modas como o Pavo (164), Jos Marques (248), Foste tu, ladro, ladro (212) e Eu nesta manh achei (130). s vezes cantavase ao despique, improvisando. E o mobilirio e objectos tpicos: as camas de ferro de joeira e de outros feitios, as mesas redondas de braseira, as cmodas rsticas, a estanheira na parede com pratos e travessas, o ba de pele e a arca de madeira coberta com o brancal, os capachos e as cadeiras de bunho, a prateleira de cana para os queijos (325), o pote de lata onde se guarda o azeite e o de barro para as azeitonas (131 219), os cntaros e tachos de arame, as chocolateiras de cobre, os almofarizes. E uma

CSerpa

CSerpa

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

capote cardos

ceifes chamins

chaparros

ou outra jarra antiga de vidro coalhado que ainda se v em algumas casas. Outros trazem pelia ou samarra, outros ainda capote alentejana. (133 289) Os prados onde crescem tufos de rosmaninho, os chupa-mis, as saudades, as alcachofras bravas e os cardos, moitas de giesta e piorno, as rosas albardeiras, os lrios, as candeias e umas minsculas flores azuis escuras de que nunca soube o nome. Os pastores usam pelico e ceifes de pele de borrego tambm alguns ceifeiros usam safes (109), As grandes chamins, de quatro tipos principais: as de escuta As cilndricas, muito altas ou atarracadas As facetadas, com oito ou mais lados as chamins mais simples, de seco quadrada ou rectangular, tambm rematadas por pirmides onduladas E tambm os montados com os seus sobreiros, azinheiras e chaparros, as charnecas cobertas de estevas, tojo e urze. Os olivais e os pomares das quintas. E as loendreiras que florescem no pino do Vero junquilhos bravos

CSerpa CSerpa

45

CSerpa CSerpa 285

CSerpa

proposta de recolha e estudo de joraga.net

46

charnecas

charruadas chocolateiras de cobre

chorrilho

E tambm os montados com os seus sobreiros, azinheiras e chaparros, as charnecas cobertas de estevas, tojo e urze. Os olivais e os pomares das quintas. E as loendreiras que florescem no pino do Vero junquilhos bravos a terra vermelha do Outono, hmida das primeiras chuvas, revolvida pelos alqueives e charruadas que preparam as sementeiras E o mobilirio e objectos tpicos: as camas de ferro de joeira e de outros feitios, as mesas redondas de braseira, as cmodas rsticas, a estanheira na parede com pratos e travessas, o ba de pele e a arca de madeira coberta com o brancal, os capachos e as cadeiras de bunho, a prateleira de cana para os queijos (325), o pote de lata onde se guarda o azeite e o de barro para as azeitonas (131 - 219), os cntaros e tachos de arame, as chocolateiras de cobre, os almofarizes. E uma ou outra jarra antiga de vidro coalhado que ainda se v em algumas casas. Ali soube o que era uma rouparia, assistindo ao trabalho do roupeiro, ocupado no fabrico do queijo e do almece, desde a fervura do leite em tachos enormes, ao deitar do cardo que o fazia atalhar, ao moldar do coalho dentro dos cinchos sobre a grande banca de

CSerpa

CSerpa CSerpa

CSerpa

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

chupa-mis

cinchos

colete

cmodas rsticas

madeira, de onde escorria o chorrilho para um barranho. Tudo aquilo exalava um cheiro forte um tanto enjoativo Os prados onde crescem tufos de rosmaninho, os chupa-mis, as saudades, as alcachofras bravas e os cardos, moitas de giesta e piorno, as rosas albardeiras, os lrios, as candeias e umas minsculas flores azuis escuras de que nunca soube o nome. Ali soube o que era uma rouparia, assistindo ao trabalho do roupeiro, ocupado no fabrico do queijo e do almece, desde a fervura do leite em tachos enormes, ao deitar do cardo que o fazia atalhar, ao moldar do coalho dentro dos cinchos sobre a grande banca de madeira, de onde escorria o chorrilho para um barranho. Tudo aquilo exalava um cheiro forte um tanto enjoativo Os homens (135) aparecem nestes desenhos vestidos com fatos de saragoa ou de sarja cinzenta, de colete e jaqueta, outros trajam camisa de riscado aos quadradinhos com as pontas da fralda atadas frente, botas, chapu de aba larga e leno dobrado em tringulo atado ao pescoo E o mobilirio e objectos tpicos: as camas de ferro de joeira e de outros feitios, as mesas redondas de braseira, as cmodas rsticas, a

47
CSerpa

CSerpa

CSerpa

CSerpa

proposta de recolha e estudo de joraga.net

48

Corro corunchoso

cozinha tpica do monte

estanheira na parede com pratos e travessas, o ba de pele e a arca de madeira coberta com o brancal, os capachos e as cadeiras de bunho, a prateleira de cana para os queijos (325), o pote de lata onde se guarda o azeite e o de barro para as azeitonas (131 219), os cntaros e tachos de arame, as chocolateiras de cobre, os almofarizes. E uma ou outra jarra antiga de vidro coalhado que ainda se v em algumas casas. os Senhores Jos Filipe Justo do Corro e Armando Elias Torro amos ao corunchoso hortejo cercado de enxapotas (ramos de azinheira e outras) onde cresciam couves e alfaces, assim como matrastos, erva que cheirava muito bem, especialmente nas manhs cinzentas e hmidas e servia para juncar o cho passagem das procisses ou nos mastros do So Pedro. No corunchoso havia um espantalho, que no chegava a ser suficientemente medonho a ponto de espantar os coelhos bravos, os quais, uma noite por outra, iam l fazer terrabazias. A grande cozinha do monte, onde comia o pessoal, com o lume no cho sempre aceso e as pessoas sentadas em cadeirinhas baixas ou em mochos. (139) As tripeas de madeira de

CSerpa CSerpa

CSerpa

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

encalmado enfusa (infusa) enleios enxapotas

azinho. preciso um pintassilgo estar muito encalmado para se arriscar desta maneira os fontanrios pblicos, onde antigamente as mulheres iam buscar gua de enfusa cabea no meu desejo "arranjar enleios" amos ao corunchoso hortejo cercado de enxapotas (ramos de azinheira e outras) onde cresciam couves e alfaces, assim como matrastos, erva que cheirava muito bem, especialmente nas manhs cinzentas e hmidas e servia para juncar o cho passagem das procisses ou nos mastros do So Pedro. No corunchoso havia um espantalho, que no chegava a ser suficientemente medonho a ponto de espantar os coelhos bravos, os quais, uma noite por outra, iam l fazer terrabazias. E o espojinho, corrente de ar causada pelo calor, que traa uma linha de poeira e folhas secas arrancadas do cho, enquanto tudo volta permanece imvel, elevando-se pois no ar, num redemoinho. a estanheira na parede com pratos e travessas E tambm os montados com os seus

CSerpa CSerpa CSerpa CSerpa

49

espojinho

CSerpa

estanheira estevas

CSerpa CSerpa

proposta de recolha e estudo de joraga.net

50
fatos flores dos campos do Alentejo

sobreiros, azinheiras e chaparros, as charnecas cobertas de estevas, tojo e urze. Os olivais e os pomares das quintas. E as loendreiras que florescem no pino do Vero junquilhos bravos fatos de saragoa ou de sarja cinzenta searas verde-bandeira, de trigo, e dum verde mais claro, de cevada, salpicadas de papoilas, malmequeres palmitos cor-de-rosa. (263) Os prados onde crescem tufos de rosmaninho, os chupa-meis, as saudades, as alcachofras bravas e os cardos, moitas de giesta e piorno, as rosas albardeiras, os lrios, as candeias e umas minsculas flores azuis escuras de que nunca soube o nome fontanrios pblicos Diziam que iam buscar gua ao boneco, porque essas fontes (das quais ainda existem trs) so formadas por uma coluna rematada por um cone Os prados onde crescem tufos de rosmaninho, os chupa-mis, as saudades, as alcachofras bravas e os cardos, moitas de giesta e piorno, as rosas albardeiras, os lrios, as candeias e umas minsculas flores azuis escuras de que nunca soube o nome. amos ao corunchoso hortejo cercado de

CSerpa CSerpa

fontanrios

CSerpa

giesta

CSerpa

hortejo

CSerpa

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

Ia l por ida inscelente Janelas com grades janelico jaqueta jarra antiga de vidro coalhado

enxapotas (ramos de azinheira e outras) onde cresciam couves e alfaces, assim como matrastos, erva que cheirava muito bem, especialmente nas manhs cinzentas e hmidas e servia para juncar o cho passagem das procisses ou nos mastros do So Pedro. No corunchoso havia um espantalho, que no chegava a ser suficientemente medonho a ponto de espantar os coelhos bravos, os quais, uma noite por outra, iam l fazer terrabazias. Se eu tivesse feito uma recolha a preceito, acho que teria de escrever vrios volumes iguais a este. "Ia l por ida"! O cantar da meia-noite um cantar inscelente as vrias grades das janelas, de ferro forjado ou fundido, que tanto embelezam as fachadas das casas. Chamins algumas com um janelico Os homens (135) aparecem nestes desenhos vestidos com fatos de saragoa ou de sarja cinzenta, de colete e jaqueta E o mobilirio e objectos tpicos: as camas de ferro de joeira e de outros feitios, as mesas redondas de braseira, as cmodas rsticas, a estanheira na parede com pratos e travessas,

51

CSerpa CSerpa

12

197
CSerpa CSerpa CSerpa

proposta de recolha e estudo de joraga.net

52

junquilho

lambazes lrios

loendreiras

o ba de pele e a arca de madeira coberta com o brancal, os capachos e as cadeiras de bunho, a prateleira de cana para os queijos (325), o pote de lata onde se guarda o azeite e o de barro para as azeitonas (131 - 219), os cntaros e tachos de arame, as chocolateiras de cobre, os almofarizes. E uma ou outra jarra antiga de vidro coalhado que ainda se v em algumas casas. E tambm os montados com os seus sobreiros, azinheiras e chaparros, as charnecas cobertas de estevas, tojo e urze. Os olivais e os pomares das quintas. E as loendreiras que florescem no pino do Vero junquilhos bravos O pavimento de ladrilhos (que aqui se chamam baldosas se forem quadrados e lambazes os rectangulares) Os prados onde crescem tufos de rosmaninho, os chupa-mis, as saudades, as alcachofras bravas e os cardos, moitas de giesta e piorno, as rosas albardeiras, os lrios, as candeias e umas minsculas flores azuis escuras de que nunca soube o nome. E tambm os montados com os seus sobreiros, azinheiras e chaparros, as charnecas cobertas de estevas, tojo e urze. Os olivais e os pomares das quintas. E as

CSerpa

CSerpa CSerpa

CSerpa

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

manajeiras Margalhos masmrreas matrastos (mantrastos, (mentrasto mettese de mentastro)

Mederio Mesas redondas de braseira

loendreiras que florescem no pino do Vero junquilhos bravos era costume as andarem batendo s portas das mulheres dos seus ranchos Nomes de lugares como Margalhos, Benvenidos (erva aromtica usada na aorda e nas masmrreas) amos ao corunchoso hortejo cercado de enxapotas (ramos de azinheira e outras) onde cresciam couves e alfaces, assim como matrastos, erva que cheirava muito bem, especialmente nas manhs cinzentas e hmidas e servia para juncar o cho passagem das procisses ou nos mastros do So Pedro. No corunchoso havia um espantalho, que no chegava a ser suficientemente medonho a ponto de espantar os coelhos bravos, os quais, uma noite por outra, iam l fazer terrabazias. Apelido famlia Gertrudes Mederio E o mobilirio e objectos tpicos: as camas de ferro de joeira e de outros feitios, as mesas redondas de braseira, as cmodas rsticas, a estanheira na parede com pratos e travessas, o ba de pele e a arca de madeira coberta com o brancal, os capachos e as cadeiras de

CSerpa

53

CSerpa CSerpa

CSerpa CSerpa

proposta de recolha e estudo de joraga.net

54

Mobilirio tpico duma casa alentejana

moinhos do Guadiana

montados

bunho, a prateleira de cana para os queijos (325), o pote de lata onde se guarda o azeite e o de barro para as azeitonas (131 219), os cntaros e tachos de arame, as chocolateiras de cobre, os almofarizes. E uma ou outra jarra antiga de vidro coalhado que ainda se v em algumas casas. mobilirio e objectos tpicos: as camas de ferro de joeira e de outros feitios, as mesas redondas de braseira, as cmodas rsticas, a estanheira na parede com pratos e travessas, o ba de pele e a arca de madeira coberta com o brancal, os capachos e as cadeiras de bunho, a prateleira de cana para os queijos (325), o pote de lata onde se guarda o azeite e o de barro para as azeitonas (131 219), os cntaros e tachos de arame, as chocolateiras de cobre, os almofarizes. E uma ou outra jarra antiga de vidro coalhado que ainda se v em algumas casas Guadiana, (177) que alguns chamam ainda de a ribeira (diz-se rbera), com os seus caractersticos moinhos (85) abobadados de grossas paredes pardas, construdos de modo a resistir s cheias que todos os anos ocorriam os montados com os seus sobreiros, azinheiras e chaparros, as charnecas cobertas

CSerpa

CSerpa

CSerpa

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

monte tpico alentejano

mormentes nichos Ortiges

olivais

pavimento de ladrilhos

de estevas, tojo e urze. E os montes, com a casa de habitao, a arramada, o redil, celeiros e palheiros, a chamin por vezes coroada por um ninho de cegonhas, o forno redondo isolado ou edificado ao fundo do alpendre ou caso. (109 266 273 317) mormentes pelos leitores no familiarizados com esta regio Os nichos cavados nas paredes grossas das cozinhas, onde se arrumam as vasilhas de barro, de cobre ou de lato. Os pirunitos, (245) que eram uns bichos frgeis e tristonhos, criados dentro de casa, alimentados a papas de farelos quentes misturados com urtiges (diziam ortiges e eu fiquei a saber donde provinha o meu apelido do lado materno). E tambm os montados com os seus sobreiros, azinheiras e chaparros, as charnecas cobertas de estevas, tojo e urze. Os olivais e os pomares das quintas. E as loendreiras que florescem no pino do Vero junquilhos bravos O pavimento de ladrilhos (que aqui se chamam baldosas se forem quadrados e lambazes

CSerpa

55

CSerpa CSerpa CSerpa

CSerpa

CSerpa

proposta de recolha e estudo de joraga.net

56

pateira pial das enfusas pieta pelia pelico piorno

a pateira tinha apanhado uma coruja O pial das enfusas. Para ver os patinhos nadar carregando com eles para dentro de uma pieta onde as ovelhas bebiam. Outros trazem pelia ou samarra, outros ainda capote alentejana. (133 289) Os pastores usam pelico e ceifes de pele de borrego tambm alguns ceifeiros usam safes (109), Os prados onde crescem tufos de rosmaninho, os chupa-mis, as saudades, as alcachofras bravas e os cardos, moitas de giesta e piorno, as rosas albardeiras, os lrios, as candeias e umas minsculas flores azuis escuras de que nunca soube o nome. e fazendo piparralhas (pequenas flautas com o caule do trigo) Por exemplo, uns passarinhos coloridos, azuis, verdes e amarelos, as cores dos piriquitos (220) Os pirunitos, (245) que eram uns bichos frgeis e tristonhos, criados dentro de casa, alimentados a papas de farelos quentes misturados com urtiges (diziam ortiges e eu fiquei a saber donde provinha o meu apelido do lado materno).

CSerpa CSerpa CSerpa CSerpa CSerpa CSerpa

Piparralhas piriquitos pirunitos

CSerpa CSerpa CSerpa

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

plantas mais comuns no Alentejo plantas mais comuns no Alentejo poejos por m de pote de barro

as laranjeiras ornamentais, os jacarands, as olaias que no fim do Inverno se cobrem de cor-de-rosa forte. E os saudosos mosqueiros E tambm os montados com os seus sobreiros, azinheiras e chaparros, as charnecas cobertas de estevas, tojo e urze. Os olivais e os pomares das quintas. E as loendreiras que florescem no pino do Vero junquilhos bravos (erva aromtica usada na aorda e nas masmrreas) por m de tais questes eruditas! E o mobilirio e objectos tpicos: as camas de ferro de joeira e de outros feitios, as mesas redondas de braseira, as cmodas rsticas, a estanheira na parede com pratos e travessas, o ba de pele e a arca de madeira coberta com o brancal, os capachos e as cadeiras de bunho, a prateleira de cana para os queijos (325), o pote de lata onde se guarda o azeite e o de barro para as azeitonas (131 219), os cntaros e tachos de arame, as chocolateiras de cobre, os almofarizes. E uma ou outra jarra antiga de vidro coalhado que ainda se v em algumas casas. E o mobilirio e objectos tpicos: as camas de ferro de joeira e de outros feitios, as mesas

CSerpa

57
CSerpa

CSerpa CSerpa CSerpa

Pote de lata

CSerpa

proposta de recolha e estudo de joraga.net

58

Prateleira de cana

Rbera o Guadiana e

redondas de braseira, as cmodas rsticas, a estanheira na parede com pratos e travessas, o ba de pele e a arca de madeira coberta com o brancal, os capachos e as cadeiras de bunho, a prateleira de cana para os queijos (325), o pote de lata onde se guarda o azeite e o de barro para as azeitonas (131 219), os cntaros e tachos de arame, as chocolateiras de cobre, os almofarizes. E uma ou outra jarra antiga de vidro coalhado que ainda se v em algumas casas. E o mobilirio e objectos tpicos: as camas de ferro de joeira e de outros feitios, as mesas redondas de braseira, as cmodas rsticas, a estanheira na parede com pratos e travessas, o ba de pele e a arca de madeira coberta com o brancal, os capachos e as cadeiras de bunho, a prateleira de cana para os queijos (325), o pote de lata onde se guarda o azeite e o de barro para as azeitonas (131 219), os cntaros e tachos de arame, as chocolateiras de cobre, os almofarizes. E uma ou outra jarra antiga de vidro coalhado que ainda se v em algumas casas. Guadiana, (177) que alguns chamam ainda de a ribeira (diz-se rbera), com os seus caractersticos moinhos (85) abobadados de grossas paredes pardas, construdos de modo

CSerpa

CSerpa

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

rosas albardeiras

rosmaninho

rouparia roupeiro rouparia roupeiro

a resistir s cheias que todos os anos ocorriam Os prados onde crescem tufos de rosmaninho, os chupa-mis, as saudades, as alcachofras bravas e os cardos, moitas de giesta e piorno, as rosas albardeiras, os lrios, as candeias e umas minsculas flores azuis escuras de que nunca soube o nome. Os prados onde crescem tufos de rosmaninho, os chupa-mis, as saudades, as alcachofras bravas e os cardos, moitas de giesta e piorno, as rosas albardeiras, os lrios, as candeias e umas minsculas flores azuis escuras de que nunca soube o nome. E o roupeiro na sua rouparia, fabricando o belssimo Queijo Serpa (219 269). Ali soube o que era uma rouparia, assistindo ao trabalho do roupeiro, ocupado no fabrico do queijo e do almece, desde a fervura do leite em tachos enormes, ao deitar do cardo que o fazia atalhar, ao moldar do coalho dentro dos cinchos sobre a grande banca de madeira, de onde escorria o chorrilho para um barranho. Tudo aquilo exalava um cheiro forte um tanto enjoativo. Os pastores usam pelico e ceifes de pele de borrego tambm alguns ceifeiros usam

CSerpa

59

CSerpa

CSerpa CSerpa

safes

CSerpa

proposta de recolha e estudo de joraga.net

60

samarra Santa Cruz

sarja saragoa saudades

safes (109), Outros trazem pelia ou samarra, outros ainda capote alentejana. (133 289) No terceiro dia de Maio, era costume confeccionar uma cruz de flores sobre uma armao de cana, centrada numa grinalda tambm de flores. Ajudei a faz-la algumas vezes, com rosas saloias de cor viva, que tinham muitas ptalas e lembravam pequenos repolhos. Depois de pronta, a Santa Cruz era pendurada num prego na parede exterior da casa e, tardinha, toda a gente lhe danava ao p, na rua do monte. Faziam-se balhos de roda, (97) simples ou formando cadeia (185), acompanhados de modas como o Pavo (164), Jos Marques (248), Foste tu, ladro, ladro (212) e Eu nesta manh achei (130). s vezes cantava-se ao despique, improvisando. fatos de saragoa ou de sarja cinzenta fatos de saragoa ou de sarja cinzenta Os prados onde crescem tufos de rosmaninho, os chupa-mis, as saudades, as alcachofras bravas e os cardos, moitas de giesta e piorno, as rosas albardeiras, os lrios, as candeias e umas minsculas flores azuis escuras de que nunca soube o nome.

CSerpa CSerpa

CSerpa CSerpa CSerpa

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

sobreiros

sogra tachos de arame

telhados tem avondo terra vermelha

E tambm os montados com os seus sobreiros, azinheiras e chaparros, as charnecas cobertas de estevas, tojo e urze. Os olivais e os pomares das quintas. E as loendreiras que florescem no pino do Vero junquilhos bravos ida a bilha ia deitada sobre a sogra e, no regresso, vinha muito direita, E o mobilirio e objectos tpicos: as camas de ferro de joeira e de outros feitios, as mesas redondas de braseira, as cmodas rsticas, a estanheira na parede com pratos e travessas, o ba de pele e a arca de madeira coberta com o brancal, os capachos e as cadeiras de bunho, a prateleira de cana para os queijos (325), o pote de lata onde se guarda o azeite e o de barro para as azeitonas (131 - 219), os cntaros e tachos de arame, as chocolateiras de cobre, os almofarizes. E uma ou outra jarra antiga de vidro coalhado que ainda se v em algumas casas. telhados velhos, de telha solta, os beirais assentes em cimalhas salientes. Mas, por agora, "tem avondo"! a terra vermelha do Outono, hmida das primeiras chuvas, revolvida pelos alqueives e charruadas que preparam as sementeiras

CSerpa

61

CSerpa CSerpa

CSerpa CSerpa CSerpa

12

proposta de recolha e estudo de joraga.net

62

terrabazias

tojo

Torro traje tpico da mulher alentejana (um)

amos ao "corunchoso" - hortejo cercado de "enxapotas" (ramos de azinheira e outras) onde cresciam couves e alfaces, assim como matrastos, erva que cheirava muito bem, especialmente nas manhs cinzentas e hmidas e servia para juncar o cho passagem das procisses ou nos mastros do So Pedro. No corunchoso havia um espantalho, que no chegava a ser suficientemente medonho a ponto de espantar os coelhos bravos, os quais, uma noite por outra, iam l fazer terrabazias. E tambm os montados com os seus sobreiros, azinheiras e chaparros, as charnecas cobertas de estevas, tojo e urze. Os olivais e os pomares das quintas. E as loendreiras que florescem no pino do Vero junquilhos bravos os Senhores Jos Filipe Justo do Corro e Armando Elias Torro Lembro-me de ver, em pequena, as mulheres de saias compridas e rodadas, feitas de riscado - era mesmo riscado s riscas, brancas e pretas ou castanhas escuras debruadas por um nastro. Usavam blusas de chita ou gorgorina de cores escuras, "xale de malha" pequeno, seguro no peito com um pregador e por cima um xale

CSerpa

CSerpa

CSerpa CSerpa

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

traje tpico do homem (um)

traje tpico do pastor

grande de ir rua. Na cabea, leno de rebuo que s deixava ver um bocadinho do rosto (dizem ser reminiscncia rabe), e um gracioso chapu preto de copa redonda e aba enrolada para cima, que usavam apenas as mulheres desta vila. (75 - 76 - 223) E nos ps, meias de linha, pretas ou de cor e elegantes botas justas pernas, apertadas com ilhs e cordes. Nessa poca, a importncia do traje era to grande, que as manajeiras no aceitavam nos seus ranchos trabalhadeiras que no estivessem vestidas a rigor. (75 - 77) Os homens (135) aparecem nestes desenhos vestidos com fatos de saragoa ou de sarja cinzenta, de colete e jaqueta, outros trajam camisa de riscado aos quadradinhos com as pontas da fralda atadas frente, botas, chapu de aba larga e leno dobrado em tringulo atado ao pescoo, (91 - 259) o qual se usa tambm desdobrado e colocado sob o chapu, para defender do ardor do Sol. Outros trazem pelia ou samarra, outros ainda capote alentejana. (133 - 289) Os pastores usam pelico e ceifes de pele de borrego - tambm alguns ceifeiros usam safes (109), mas de plo rapado.

63

CSerpa

CSerpa

proposta de recolha e estudo de joraga.net

64

urtiges

urze

vacas-loiras

vasilhas

Os "pirunitos", (245) que eram uns bichos frgeis e tristonhos, criados dentro de casa, alimentados a papas de farelos quentes misturados com urtiges (diziam "ortiges" e eu fiquei a saber donde provinha o meu apelido do lado materno). E tambm os montados com os seus sobreiros, azinheiras e chaparros, as charnecas cobertas de estevas, tojo e urze. Os olivais e os pomares das quintas. E as loendreiras que florescem no pino do Vero junquilhos bravos fomos brincar dentro de uma seara, procurando flores e vacas-loiras (uns insectos pretos e vermelhos, que, quando se lhes cuspia em cima, rebentavam) e fazendo piparralhas (pequenas flautas com o caule do trigo) Os nichos cavados nas paredes grossas das cozinhas, onde se arrumam as vasilhas de barro, de cobre ou de lato.

CSerpa

CSerpa

CSerpa

CSerpa

Alentejo- seara vocabular 05 Cancioneiro de Serpa de M. Rita O. P. Cortez

65 trabalho realizado por @ JORAGA Vale de Milhaos, Corroios, Seixal 2012

JORAGA JORAGA

proposta de recolha e estudo de joraga.net

66

05 RitaCortez

Corroios - www.joraga.net - 2012

S-ar putea să vă placă și