Sunteți pe pagina 1din 13

Ano XIII

n 01

INFORMATIVO
Edio Especial Fevereiro 2011

SEECOVI
Fotos: Arquivo do SEECOVI

Dir. Resp.: Jos Alves Amorim (Presidente) Jor. Respons. Benedito Ap. Silva (MTB 17.590) E-mail: Beneapsilva@globo.com

No aniversrio do Sindicato a categoria ganhou uma Colnia de Frias de presente


No dia 31 de dezembro nosso Sindicato completou 56 anos de existncia. J so mais de cinco dcadas de lutas e conquistas em prol da principal categoria do setor imobilirio no pas e uma das maiores, tambm do setor, na Amrica Latina. Como presente, a diretoria no mediu esforos para fazer um antigo sonho da categoria virar realidade. No municpio de Itanham, a 110 km da Capital, no bairro de Suaro, associados e dependentes contam com uma Colnia de Frias cujo a infraestrutura lembra um hotel cinco estrelas. Alm do lazer, o associado e seus dependentes tambm podem aprimorar a cultura, pois Itanham, fundada em 1532 por Martim Afonso de Souza, considerada a segunda cidade mais antiga do Brasil. A frente do principal empreendimento da categoria nos ltimos anos, est a companheira Neusa Aparecida de Almeida Causs, contratada para gerenciar os interesses da nossa Colnia. Leia mais sobre o assunto na pgina dois, na coluna Palavra do Presidente.

Neusa Causs (no destaque) foi contratada para gerenciar o principal investimento da nossa diretoria. Nas outras fotos, vistas da Colnia e da Igreja Matriz.

No SEECOVI, Ramalho agradece o empenho da categoria nas eleies de 2010


Foto: Ronaldo Gama

Deputado foi ao Sindicato agradecer o apoio individual dos diretores do SEECOVI

Na sexta-feira, 14 de janeiro, o recm eleito deputado estadual, Antonio de Sousa Ramalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construo Civil de So Paulo e Vice-presidente da Fora Sindical, esteve reunido com a diretoria do SEECOVI para agradecer o apoio individual que recebeu dos diretores durante o pleito de 2010. Alm de destacar a amizade e o empenho recebido na conquista dos 62.387 votos que o elevaram a condio de primeiro parlamentar eleito pelos trabalhadores da Construo Civil em So Paulo, Ramalho, um lavrador que veio da Paraba e em 1990 ingressou no meio sindical como 2 suplente da diretoria do Sintracon, aproveitou para lanar a Frente Parlamentar da Construo Civil. A convite de Jos Alves Amorim, presidente do SEECOVI, o deputado conheceu as dependncias do Sindicato e recebeu apoio total da nossa diretoria para desenvolver os projetos do seu mandato.

Pgina

02 |Edio Especial - Fevereiro 2011

| INFORMATIVO SEECOVI |

Aniversrio do Sindicato
O SEECOVI completou no dia 31 de dezembro de 2010, 56 anos de muitas lutas e conquistas que orgulhosamente representando a categoria dos Trabalhadores do seguimento Imobilirio, conta em seu quadro associativo com mais de 1.500 associados. Como presente de aniversrio recebeu uma Colnia de Frias, localizada na Praa Nossa Senhora do Sion n 67, em Suaro no Municpio de Itanham. (Antigo Hotel das Freiras) Com muito esforo e empenho nossa administrao realizou este sonho, que representa mais lazer para nossos associados e toda categoria que dela desejarem fazer uso. Para conhecimento, assinamos a Escritura denitiva no dia 28 de dezembro de 2010, junto ao 22 Tabelio de Notas de So Paulo.
Jos Alves Amorim

Palavra do Presidente

expediente

Av. Prestes Maia, 241 - 21 andar conjs. 2114 2l28 - Centro - CEP: 01031-000 - So Paulo - SP Home page: www.cvl.org.br - email: seecovi@terra.com.br Novos Telefones: (11) 3229-0944 / 3229-0026/3229-0913 SEECOVI - n 1 - Junho / Julho 2008 Infor. doTrabalhador do Ramo Imobilirio e das administradoras dos Shopping Centers DIRETORIA EFETIVOS: Jos Alves Amorim Osmar Vicente da Silva Eurpedes Rodrigues Torres Fabiano Amoedo Albuquerque Manoel Mecias Porto SUPLENTES: Rubens Mola Sandra Regina Barbosa Rosa Clebe Pereira dos Santos CONSELHO FISCAL EFETIVOS: Clsio do Carmo Quirino Clia So Jos Jos Vtor Correia SUPLENTES: Dirce Marques Pedro Nunes DELEGADOS REPRESENTANTES FEDERATIVA E CONFEDERATIVAS EFETIVOS: Jos Alves Amorim Osmar Vicente da Silva Eurpedes Rodrigues Torres Manoel Mecias Porto SUPLENTES: Fabiano Amoedo Albuquerque Jos Vtor Correia Diretor Responsvel: Jos Alves Amorim Coordenao: Jos Alves Amorim Jornalista Responsvel - Benedito Aparecido da Silva - Mtb n. 17.510 Tiragem 5.000 exemplares Fotolito e impresso: JCL - Fone: (11) 3599-6626
A diretoria deste Sindicato no se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados. Por esses respondem seus autores.

Jos Alves Amorim o presidente do SEECOVI e da FENEECOVI


Fotos: Arquivo do SEECOVI

Reservas
As reservas devem ser feitas pessoalmente, na Secretaria do Sindicato, ou pelo telefone 3229-0944, de segunda a sexta-feira, das 8h30 s 12h e das 13h s 17h. O associado dever fazer a reserva, no mnimo, 5 dias antes da data prevista para utilizao e comparecer ao Sindicato para assinar a guia de reserva e quitar as dirias. Baixa temporada: maro a maio e agosto a novembro (exceto feriados prolongados). Alta temporada: perodo de frias escolares, natal, ano novo, carnaval e feriados prolongados.

Localizada na Praa N. Senhora do Sion, 67, na Praia de Suaro, em Itanham, a Colnia de Frias do SEECOVI conta com 22 apartamentos, 5 com varanda, ventilador de teto, ar condicionado, frigobar, televiso, salo de jogos, salo de convenes, piscina, playground, quadra de basquete, churrasqueira e estacionamento.

Outras colnias conveniadas ao SEECOVI


COLNIA DE FRIAS DOS TRABALHADORES TXTEIS. PRAIA GRANDE. Av. dos Sindicatos, n 1136 Vila Mirim POUSADA BOA VISTA. (PRAIA GRANDE):- Rua. Santana de Ipanema, n 38 - Vl.Mirim - Praia Grande. COLNIA DE FRIAS (SUZAMAR):- situado em vrias localidades: Bertioga - Ilha Bela Perube - Campos do Jordo - Praia Grande - Caldas Novas - Mongagu - Ubatuba - Caraguatatuba. Reservas com Sr. Fontanezi, pelo Tel. 6621.3165 COLNIA DE FRIAS - PARGOS CLUB DO BRASIL:- situado em vrias localidades;- Belm Fortaleza - Natal - Salvador - Guarapari - Rio das Ostras (RJ) - Cabo Frio (RJ) - Nova Friburgo (RJ) Ubatuba - Atibaia e Caldas Novas. Reservas na Sede do Sindicato, pelos Tels.: 3229.0913 3229.0944 (ANDRA/TNIA) CLUB FRIAS - Colnia de Frias em vrias localidades (Descontos tambm em parques de diverses) www.clubdeferias. com.br Pousada SEECOVI (Itanham) - Reservas no prprio Sindicato - Fones: 3229-0944 / 3229-0913 com Tnia ou Andreia.

| INFORMATIVO SEECOVI | Edio Especial - Fevereiro 2011 | Pgina 03

Acordos Coletivos de Trabalho


A CLT fala sobre acordo coletivo de trabalho no 1 do seu artigo 611: facultado aos sindicatos representativos de categorias prossionais celebrar Acordos Coletivos com uma ou mais empresas da correspondente categoria econmica, que estipulem condies de trabalho, aplicveis no mbito da empresa ou das empresas acordantes s respectivas relaes de trabalho. Por exemplo: uma empresa procura o sindicato de seus empregados para atravs do acordo coletivo eliminar o trabalho nos dias de sbado e distribuir as 4 horas do sbado, portanto os 240 minutos de trabalho nesse dia da semana, entre os demais 5 dias teis (de segunda a sexta-feira), em razo do que, o horrio de trabalho nesses 5 dias, que era das 8h30 s 12h30 e das 13h30 s 17h30, ser acrescido de 48 minutos por dia, portanto em lugar de os funcionrios que cumprem essa jornada diria (de segunda-feira a sexta) sarem s 17h30, passam a sair s 18h18, para compensarem os 240 minutos que deixaro de trabalhar aos sbados, prorrogando sua jornada diria, de segunda a sexta-feira, em mais 48 minutos por dia. Claro que sem prejuzo aos funcionrios que estudam noite, os quais tero seu horrio de trabalho reduzido o suciente para um lanche e chegar a tempo primeira aula, se isso mostrar-se necessrio. Menores de 18 anos de idade, estudantes, e as grvidas
Foto: Arquivo do SEECOVI

Joo Medeiros Gamba advogado do SEECOVI cam de fora dessa prorrogao da jornada diria de trabalho, assim como de participante de banco de horas, at que alcanada a maioridade de um e transcorridos cinco meses aps o parto (artigo 10, inciso 11, b das disposies , Constitucionais Transitrias). As horas de trabalho extraordinrio, para quem atende a jornada diria de 8 horas, so no mximo at duas por dia, de segunda sexta-feira. O artigo 61 da CLT claro ao estabelecer: Ocorrendo necessidade imperiosa poder a durao do trabalho exceder do limite legal ou convencionado, seja para fazer face a motivo de fora maior, seja para atender realizao ou concluso de servios inadiveis ou cuja inexecuo possa acarretar prejuzo manifesto . (Alerta aos afoitos: necessidade imperiosa no a que ocorre o ano inteiro; nem aquela que se exige durante 6 meses sim e nos outros 6 meses, no, ou mesmo a que se exige a cada dois meses; isso tudo NO necessidade imperiosa; os que se servem desses exemplos (de excesso de trabalho) esto precisando no de horas (constantes) de trabalho suplementar, mas sim de um terceiro turno e turma. E o que se encontra de gente fugindo dessa necessidade, por no querer mexer no custo da mo de obra, preferindo sacricar a sade dos seus colaboradores, nem o diabo acreditaria no nmero!!!). Voltando ao nosso assunto: a parcela do DSR deve ser paga em pecnia, e o montante dos ltimos 12 meses (em real) de hora extra, com seu DSR, dever repercutir nas frias, no 13 salrio, no aviso prvio e no FGTS, como se faz quando se paga em pecnia as horas extras e seu DSR. Finalizando: o acordo coletivo de trabalho serve inmeras ocorrncias na vigncia dos con-

tratos de trabalho. Mais alguns exemplos: a) alterao do horrio de trabalho; b) reduo da carga horria de trabalho com igual reduo do salrio (em situaes especialssimas, como no caso de logo aps o parto a empregada entender necessrio estar ao lado do beb o maior tempo durante o dia, portanto, uma reduo temporria (no mximo de trs meses, podendo chegar a seis meses, sem perda do depsito do FGTS pelo salrio no reduzido e da contribuio previdenciria por esse mesmo salrio, tornando proibida sua dispensa nesse perodo, a no ser fundada em justa causa reconhecida pela Justia do Trabalho) e assim mesmo tendo o salrio real, e no o reduzido, como base para clculo das verbas rescisrias; c) transferncia de funcionrios do perodo noturno para o diurno e vice versa; d) adoo de programa de desligamento voluntrio (PDV); e) instituindo banco de horas ou prorrogao e compensao de horas de trabalho; f ) instituindo programas de participao em lucros e resultados; g) instituindo benefcios aos empregados de determinada empresa, que no constem da conveno coletiva, ou melhorando uma ou outra clusula, acrescendo, pois, alguma nova conquista aprovada pela empresa e por seus empregados, estes assistidos por seu sindicato; h) transferindo empregado de empresa do interior para a Capital e da Capital para o interior do Estado; i) etc... etc....

Campanha permanente de sindicalizao


O SEECOVI comeou o ano empenhado em sindicalizar o maior nmero possvel de trabalhadores. Ficando scio voc passa a ter direito a benefcios que disponibilizados apenas para quem est inscrito no quadro associativo. Os benefcios tambm so extensivos aos seus dependentes lhos de at 14 anos, entre eles: dentista, colnia de frias, planto jurdico entre outros. Alm do trabalho dos diretores de base, o SEECOVI tambm contratou uma funcionria que diariamente visita as empresas exclusivamente para associar o trabalhador no seu local de trabalho. Essa funcionria chama-se Sileide de Souza e est identicada e credenciada pelo Sindicato. A cada dia o resultado mais animador e mostra que a nossa poltica de sindicalizao uma proposta sindical, comprometida com os reais interesses da categoria. Por isso a campanha ser um sucesso comenta Jos , Alves Amorim, presidente do SEECOVI. importante destacar a presena constante da nossa funcionria nas empresas e que o trabalhador entenda que o Sindicato no s a sede, o prdio, as salas ou os seus diretores. No existe sindicato sem o trabalhador. Ficar scio uma atitude democrtica de cada trabalhador. Signica acreditar no sindicato e fazer dele o seu representante legal junto ao patro, ao gestor pblico, entre outros fatores. O Sindicato s forte e conquista alguma coisa, quando tem a participao da categoria. Por isso, importante que a entidade tenha muitos sindicalizados. Isso garantir sua representatividade e mais conquistas sero agregadas aos trabalhadores naliza o , presidente. Se voc ainda no foi visitado por nossos diretores ou pela nossa funcionria, venha at o Sindicato. Aqui a casa do trabalhador. Veja nas pginas dois e onze alguns dos benefcios que esto disponveis aos associados do SEECOVI.
Foto: Arquivo do SEECOVI

Credenciada pelo SEECOVI, Sileide vai angariar novos scios.

Pgina

04 |Edio Especial - Fevereiro 2011

| INFORMATIVO SEECOVI |

Brasil bateu Clculos de rescises contratuais sero mais precisos e rpidos recorde de empregos O Ministrio do Trabalho Polcheira, o HomologNet per- ficando garantida a preferne Emprego disponibiliza des- mite o clculo dos valores da cia sindical, quando houver com carteira de 18 de agosto do ano passa- resciso de forma automtica, o sindicato representante do do, uma nova ferramenta que possibilitando empresa faci- trabalhador. em 2010 permite que todas as fases da lidade na hora da emisso do Para auxiliar as empresas, o
O mercado formal de trabalho criou 2.524.678 vagas com carteira assinada em 2010, segundo dados divulgados na tera-feira (18 de janeiro) pelo Ministrio do Trabalho e Emprego. Foi o melhor resultado na srie histrica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), iniciada em 1992, e a primeira vez que o saldo superou 2 milhes. O recorde anterior era de 2007 (saldo de 1.617.392 empregos formais, alta de 5,85%). Com isso, o saldo do Caged nos oito anos de governo Lula chegou a 11.240.760. Nos oito anos de governo FHC, o saldo foi de 796.967. Para fechar o resultado de 2010, o ministrio considerou dados informados aps o prazo. Se forem considerados os nmeros da Relao Anual de Informaes Sociais (Rais), que inclui os estatutrios, o total de 2003 a 2010 dever car prximo dos 15 milhes de empregos formais os nmeros da Rais 2010 s sairo no ano que vem. Segundo o Ministrio do Trabalho, o nmero chega a 15.048.311. Apenas em dezembro do ano passado, o mercado formal eliminou 407.510 vagas (-1,15%). Conforme a srie histrica do Caged, o emprego com carteira sempre cai nesse ms, por fatores sazonais. Em 2010, o setor de servios abriu 1.008.595 empregos formais. Em seguida, veio o comrcio, com 601.846. A indstria teve saldo de 536.070 vagas e a construo civil, de 329.195. A agricultura foi o nico setor com saldo negativo (2.580). O Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, projeta novo recorde para este ano. Ele estima que sero abertas 3 milhes de vagas.O Brasil tem muito a desenvolver. O mercado est crescendo, e por isso a circulao de mo de obra maior. Temos o PAC 2, o Minha Casa, Minha Vida, as Olimpadas e a Copa, que contribuiro para seguirmos avanando. O controle da inao e a economia crescendo justicam esse avano. resciso contratual sejam mais bem controladas, desde a elaborao do Termo de Resciso do Contrato de Trabalho at a homologao da resciso. Chamado de Homolognet, o sistema on-line disponibilizado pelo MTE promete reduzir para cinco dias o tempo entre a homologao da resciso do contrato de trabalho e o recebimento do seguro-desemprego. Segundo a coordenadora geral de Relaes do Trabalho, Paula Termo de Resciso. Hoje, cada empresa tem seu prprio sistema de clculo. Com o HomologNet, as partes vo ganhar mais segurana em relao aos clculos da resciso do contrato de trabalho, uma vez que sero realizados por um sistema nico e convel armou a co, ordenadora. A utilizao da ferramenta opcional para as empresas e vale apenas para a assistncia realizada no mbito do MTE, ministrio preparou um arquivo com perguntas e respostas que visam esclarecer as dvidas mais freqentes. O documento est disponvel na prpria pgina do MTE: WWW.mte. gov.br Os empregadores podem ainda solicitar Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego mais prxima, orientaes, cursos ou palestras a respeito do sistema, que sero oferecidos gratuitamente.

Deciso do STF garante dinheiro extra para 1 milho de aposentados


Uma deciso do Supremo Tribunal Federal vai permitir que um milho de benecirios do INSS recebam uma diferena na aposentadoria, ainda no calculada pelo governo.
Podem receber essa diferena, pessoas que se aposentaram at 2003 e recebiam valores perto do teto da poca, cerca de 10 salrios mnimos. O INSS calcula que mais ou menos 6% dos aposentados tm direito a receber esta diferena. A deciso na verdade foi para uma pessoa de Sergipe, mas o Supremo Tribunal Federal liberou os juzes para decidirem desta mesma forma em situaes parecidas. Ou seja, em aes de aposentados que reclamam de duas medidas do INSS que achataram os benefcios, uma de 1998 e outra de 2003. Para virar uma regra para todos os benefcios falta apenas o STF editar a chamada smula vinculante. Quem j entrou na Justia no precisa se preocupar, porque o processo vai seguir normalmente e vai receber o dinheiro quando sair a sentena. De acordo com a Advocacia Geral da Unio, quem ainda no reclamou este direito, no precisa entrar na Justia. O INSS vai cuidar dos pagamentos depois que for oficializada esta deciso.

Seguro-desemprego tem novos valores


Com o aumento do salrio-mnimo em 5,9%, em 1 de janeiro, o benefcio ca entre R$ 540 e R$ 1.010,34
Com o aumento do salriomnimo a partir de 1 de janeiro para R$ 540, a tabela do seguro-desemprego, aprovada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), tambm sofreu alteraes. O valor do benefcio passa a figurar entre R$ 540 e R$ 1.010,34. O seguro pago com base na mdia dos trs ltimos salrios recebidos pelo trabalhador. O nmero de parcelas, que varia de acordo com o tempo trabalhado, pode ser de no mnimo trs e no mximo cinco meses: trs parcelas, se o trabalhador comprovar vnculo empregatcio de no mnimo seis e no mximo 11 meses, nos ltimos 36 meses; quatro parcelas, se o trabalhador comprovar vnculo empregatcio de no mnimo 12 e no mximo 23 meses, nos ltimos 36 meses; cinco parcelas, se o trabalhador comprovar vnculo empregatcio de no mnimo 24 meses, nos ltimos 36 meses. Tm direito ao seguro-desemprego os trabalhadores demitidos sem justa causa, o pescador artesanal e o domstico, desde que o empregador esteja recolhendo o Fundo de Garantia de Tempo de Servio (FGTS). O trabalhador pode requerer o benefcio a partir do stimo at 120 dia aps a demisso sem justa causa. Para tanto, deve procurar as Superintendncias Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs), Gerncias do Trabalho, Sines, ou postos/sindicatos conveniados ao MTE. Os recursos so do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT).

| INFORMATIVO SEECOVI | Edio Especial - Fevereiro 2011 | Pgina 05

Brasil tem a sua primeira mulher eleita presidente da Repblica


Dilma Rousseff, do PT, fez histria e foi escolhida por mais de 55,7 milhes de votos.
Aps 39 homens ocuparem a Presidncia da Repblica, Dilma Rousseff, do PT, fez histria e foi escolhida por mais de 55,7 milhes de votos ou 56,1% do total. O tucano Jos Serra cou com 43,7 milhes de votos (43,9%). Dilma representa a continuidade de um projeto inaugurado h oito anos, com a eleio do sindicalista e metalrgico Luiz Incio Lula da Silva. Em seu primeiro pronunciamento aps vencer as eleies, Dilma emocionou-se ao falar do presidente Lula e se comprometeu em honrar as mulheres brasileiras. Para que este fato hoje indito se torne natural e possa se repetir nas instituies civis, empresas e todos os setores da sociedade, gostaria que os pais e mes das meninas pudessem olhar hoje nos olhos delas e dizer sim a mulher pode. disse a , nova presidente, nalizando seu discurso e mandando o recado: Passado o debate de projetos agora hora de unio. Unio pela educao, unio pelo desenvolvimento, unio pelo pas.
Foto: Arquivo

No primeiro discurso como presidente, Dilma assumiu compromisso com os trabalhadores . Junto comigo foram eleitos novos governadores, deputados, e senadores. Ao parabeniz-los, convido a todos, independente de cor partidria, para uma ao determinada pelo futuro de nosso pas. Sempre com a convico de que a Nao Brasileira ser exatamente do tamanho daquilo que, juntos, zermos por ela. A nova presidente assumiu compromissos com a Plataforma da Classe Trabalhadora, documento elaborado em julho, durante o 2 Conclat que aconteceu no estdio do Pacaemb e reuniu mais de 30 mil trabalhadores. Entre as pricipais revindicaes contidas no documento esto a poltica de valorizao do salrio mnimo, a atualizao da tabela do imposto de renda, a reduo da jornada de trabalho para 40 horas semanais e a raticao da Conveno 158 da OIT.

Brasil dobrou o nmero de mestres e doutores em dez anos


O nmero de mestres e doutores titulados no Brasil dobrou nos ltimos dez anos. De 2001 a 2010, a quantidade de pesquisadores formados por ano no pas passou de 26 mil para cerca de 53 mil, segundo a Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (Capes). De acordo com o rgo, s em 2010, 12 mil receberam o ttulo de doutor e 41 mil o de mestre. Esses dados constam do balano nal do Plano de Ao em Cincia, Tecnologia e Inovao divulgado pelo governo federal no m do ano passado. O documento compila informaes de vrios rgos ligados pesquisa no pas e avalia o resultado de um plano de investimento lanado pelo Ministrio da Cincia e Tecnologia em 2007. Segundo o documento, s em 2009, 161 mil estudantes estavam matriculados em programas de mestrado e doutorado de universidades brasileiras. O nmero equivale a 90% da soma dos mestres e doutores titulados no pas de 2003 at 2009. Esses nmeros so extremamente signicativos armou , o pr-reitor de Ps-Graduao da Universidade de So Paulo (USP), Vahan Agopyan. Para padres latino-americanos, um crescimento muito grande. Mas ainda temos que avanar . Agopyan disse que o aumento na titulao de pesquisadores deve-se principalmente ao investimento governamental. Segundo ele, governo federal e de alguns estados como So Paulo, Paran e Bahia entenderam a importncia da pesquisa para o desenvolvimento do pas e, por isso, passaram a dar mais ateno ao setor. Por conta disso, nos mesmos dez anos, o nmero de cursos de ps-graduao no pas tambm cresceu. Em 2001, eles eram 1,5 mil. J em 2009, subiram para 2,7 mil. S as universidades federais tm quase 1,5 mil programas de mestrado ou doutorado. Alm disso, cresceu o nmero de bolsas de estudo concedidas a estudantes. Em 2001, a Capes e Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientco e Tecnolgico (CNPq) concederam 80 mil bolsas de mestrado e doutorado. Em 2010, foram 160 mil. Todo esse investimento, entretanto, no atingiu s expectativas do ministrio. No lanamento do plano de ao, a previso era de que o Brasil passasse a investir o equivalente a 1,5% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em pesquisas at 2010. O montante chegou a 1,25%. Empresas tambm precisam investir em pesquisa com, plementou Agopyan, apontando uma das falhas que o pas precisa resolver. O Brasil grande. Precisamos formar pelo menos 20 mil doutores por ano . A China, por exemplo, investiu 1,44% do seu PIB em 2007. Com isso, formou 36 mil doutores. J o Japo, um dos pases mais inovadores do mundo, investiu 3,44% e formou 17 mil doutores em um ano.

Pgina

06 |Edio Especial - Fevereiro 2011

| INFORMATIVO SEECOVI |

Departamento Jurdico a servio do trabalhador


Foto: Arquivo do SEECOVI

Aumento da demanda faz Sindicato personalizar o atendimento e transformar setor em departamento especializado em acordos coletivos de trabalho
Em razo do acentuado interesse das empresas da nossa categoria por acordos coletivos de trabalho em suas inmeras serventias, este sindicato transformou o setor de acordos coletivos de trabalho em departamento, em decorrncia da natureza mltipla desses acordos, como Acordos para Banco de Horas, Prorrogao e Compensao de Horas, transferncia de funcionrios do turno diurno para o noturno e vice versa, Acordos Coletivos instituindo programas de participao nos resultados, acordos alterando horrios de trabalho e implementando novos benefcios aos empregados, entre outros. Estamos registrando aqui a velocidade com que se multiplicam os acordos coletivos de participao dos empregados em lucros e resultados, o que tambm motivou a transformao do setor do departamento especializado, que ir propiciar s empresas um atendimento rpido e personalizado. A destacar-se o nmero de cada vez maior de empresrios conscientes do que seja um programa de participao nos lucros e resultados. Atendimento com a Dra. Magda Cristina Grasselli Lopes, de 2 a 6 feira das 9h00 as 17h00 pelo telefone 3229-0944 ramal 28.

Conra as empresas que j rmaram acordo de PPR


COLLIERS INTERNATIONAL DO BRASIL CONSULTORIA LTDA INVEST TUR PARTICIPAES LTDA BHG S.A. BRAZIL HOSPITALITY GROUP GOLDENTREE INSITE BRASIL EMPREENDIMENTOS IMOBILIRIOS LTDA CIPASA DESENVOLVIMENTO URBANO S.A. REP REAL ESTATE PARTNERS DESENVOLVIMENTO IMOBILIRIO S/A GR ADMINISTRAO E PARTICIPAO LTDA MOROC PARTICIPAES E COMRCIO S.A. JONES LANG LASALLE S.A. BRACOR INVESTIMENTOS IMOBILIRIOS S.A. CAMARGO CORRA DESENVOLVIMENTO IMOBILIRIO S/A GWI EMPREENDIMENTOS IMOBILIRIOS S/A SO CARLOS EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAES S.A SETIN EMPREENDIMENTOS IMOBILIRIOS LTDA CUSHMAN & WAKEFIELD NEGCIOS IMOBILIRIOS LTDA LINDENCORP PARTICIPAES, ADMINISTRAO E SERVIOS S.A. LINDENCORP PARTICIPAES E INCORPORAES LTDA TSP PARTICIPAES LTDA TSM DESENVOLVIMENTO IMOBILIRIO LTDA TM PLANEJAMENTO IMOBILIRIO LTDA MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIRIOS S/A LPS BRASIL CONSULTORIA DE IMVEIS S/A EBC SOLUES IMOBILIRIAS LTDA LIL INTERMEDIAO IMOBILIRIA LTDA SATI ASSESSORIA TCNICA E DOCUMENTAL LTDA HABIT CASA CONSULTORIA DE IMVEIS LTDA SEI INCORPORAO E PARTICIPAES LTDA MUDAR INCORPORAES IMOBILIRIAS LTDA SCOPEL DESENVOLVIMENTO URBANO S.A. BROOKFIELD BRASIL SHOPPING CENTERS ADMINISTRADORA LTDA BROOKFIELD GESTO DE EMPREENDIMENTOS S.A. PLAZA SO PAULO ADMINISTRADORA E SERVIOS LTDA CONDOMINIO WEST PLAZA SHOPPING CENTER I EMPREENDIMENTO RAPOSO SHOPPING CONDOMINIO COMERCIAL SHOPPING PATIO HIGIENPOLIS BRASCAN ASSESSORIA E SERVIOS DE ADMINISTRAO S.A. CONDOMINIO PLAZA SHOPPING ADMINISTRAO LTDA HINES DO BRASIL EMPREENDIMENTOS LTDA HINES GERENCIAMENTO DE PROPRIEDADES LTDA BRASILAGRO COMPANHIA BRASILEIRA DE PROPRIEDADES AGRICOLAS BANCO DE HORAS JONES LANG LASALLE S.A. SETIN EMPREENDIMENTOS IMOBILIRIOS LTDA ORGANIZAO INGLS DE SOUZA ADMINISTRAO E EMPREENDIMENTOS LTDA SEI INCORPORAO E PARTICIPAES LTDA BRASILAGRO COMPANHIA BRASILEIRA DE PROPRIEDADES AGRICOLAS

Assembleia Geral para tratar de PPR para 2011


Prezados Senhores Vimos lembr-los da convenincia e ao mesmo tempo necessidade de se dispensar Assembleia Geral para os seus funcionrios representados por este Sindicato, portanto sem a presena dos diferenciados (no pertencentes nossa categoria prossional), os cuidados exigidos por esse ato formal e legal. O nmero mnimo de presentes a esse ato dever corresponder a trs quintos dos nossos representados nessa empresa. O local dever manter, sentados, os participantes e, quando necessrio, contar com servio de som na mesa que dirigir os trabalhos e um microfone xo, no centro do auditrio, para as perguntas que os presentes pretendam formular. O local dever ser bem arejado, especialmente se o vidro das janelas for xo e se a porta for mantida fechada, e ter, junto porta, uma pequena mesa para as assinaturas das presenas e, ao nal, da votao. O local no dever ter sido improvisado de modo a dicultar no apenas a acomodao dos trs quintos, como e principalmente a livre manifestao dos participantes, sob pena de se correr o risco de cancelamento do ato e se ter de designar nova data. Pois o ato, solene, poder vir a ser contestado e considerado nulo em razo da inobservncia de suas formalidades de instalao e desenvolvimento, gerando obviamente danosas consequncias ao acordo coletivo de trabalho. Contamos, portanto, com sua indispensvel colaborao no que do nosso recproco interesse, que o ato seja ecaz, na forma e no contedo, e vlido. Respeitosamente Jos Alves Amorim Presidente

| INFORMATIVO SEECOVI | Edio Especial - Fevereiro 2011 | Pgina 07

A PLR um benefcio Constitucional e no pode ser considerado salrio


O Programa de Participao nos Resultados ou Participao nos Lucros ou nos Resultados (PLR), como mais conhecido, o pagamento que a empresa faz ao empregado em virtude da distribuio de lucros ou resultados. O dispositivo veio sendo regulamentado por medidas provisrias, que se sucediam a intervalos de 30 dias. A primeira delas tinha o nmero 974 e foi publicada em 31 de dezembro de 1994 e a ltima de nmero 1.982-76 de 26 de outubro de 2000. Todas elas regulamentaram o dispositivo constitucional que concede aos trabalhadores o direito de participar nos lucros ou nos resultados das empresas (Artigo 7, inciso XI). A partir de dezembro de 2000, a PLR foi regulamentada denitivamente pela Lei 10.101/2000. Para que o acordo tenha validade obrigatria a participao da entidade sindical da categoria, e as empresas devem observar alguns procedimentos para que surta os efeitos legais orienta Jos Alves Amorim, presidente do SEECOVI, (veja box na pgina seis). O benecio, no entanto, no tem natureza salarial e deve ser corrigido todo ano. Tema de discusso nas negociaes coletivas da nossa categoria, h anos o assunto tratado com desconana pelos empresrios, que agora se mostraram receptivos, j que tambm vi-

Acordo de PPR sem a presena do Sindicato nulo


sam o lucro. Para agilizar as discusses e prestar assistncia s empresas, inclusive acordos para Banco de Horas, Prorrogao e Compensao de Horas, a diretoria do SEECOVI criou um departamento exclusivo, agregado ao Departamento Jurdico da entidade. O Novo departamento est a cargo da Dra Magda Cristina Grasselli Lopes.

Fotos: A rquivo

do SEEC OVI

Os trabalhadores da LPS Brasil, (foto) que pertence ao Grupo Lopes sob a superviso da assessoria especializada do SEECOVI aprovam o Acordo e PPR. (No destaque, o presidente Jos Amorim e advogados Sidney Bombarda e Jos Medeiros Gamboa).

Sob a superviso do SEECOVI, os trabalhadores da Jones Lang LaSalle (foto) aprovam Acordo de PPR e o Banco de Horas. (No destaque o Vice - presidentre da entidade, Osmar Vicente da Silva acompanhado dos advogados Jos Medeiros Gamboa e Marcelo do Prado Sanches)

Pgina

08 |Edio Especial - Fevereiro 2011

| INFORMATIVO SEECOVI |

Progama do Governo traz benefcio direto nossa categoria


Lanado a dois anos do m do mandato, o plano de habitao que pretendia construir um milho de moradias para quem ganha at trs salrios mnimos, cumpriu seus objetivos. Segundo a Caixa Econmica Federal o programa Minha casa, minha vida contabilizou 630.886 unidades contratadas no perodo de maro de 2009 a setembro de 2010. Do total, 160.883 mil moradias foram entregues. Durante o ano de 2010, foram fechados 355.358 contratos, com um total de R$ 21,8 milhes em recursos. Segundo a CEF, outras 418.860 unidades ainda estavam sendo analisadas. Caso 100% delas fossem contratadas, o banco esperava superar a meta estabelecida pelo governo de um milho de unidades, com 1.044.276 contratos assinados. S para lembrar, no lanamento do programa o ex-presidente Lula avisou que a concluso da construo no tem data. No tem limite, no tem data. Portanto, ningum me cobre que ns vamos fazer um milho de casas em dois anos . O SEECOVI tambm acompanha com interesse a concluso e entrega de moradias ligadas ao programa Minha Casa, Minha Vida, pois a compra, venda, locao e administrao destes imveis efetuada por empresas e trabalhadores ligados nossa categoria. A concluso do programa benecia diretamente a nossa categoria avalia Jos Alves Amorim, presidente do SEECOVI.

Habitao

Fotos: Arquivo do SEECOVI

No campo ou na cidade, objetivo do programa garantir casa ao trabalhador de baixa renda.

Denncia da Fethesp no tem fundamento


A Federao dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado de So Paulo, em seu Jornal da FETHESP de novembro de 2010 (pg.8), em nome do Sindicato dos Empregados em Edifcios, Condomnios e Empregados em Turismo e Hospitalidade de Araatuba e Regio, ataca o Sindicato dos Empregados em Empresas de Compra, Venda, Locao e Administrao de Imveis Residenciais e Comerciais de So Paulo, Guarulhos, Barueri, Diadema e So Caetano do Sul (SEECOVI-SP), alegando que solicitou ao MTE uma atualizao de dados perenes, numa tentativa de burlar o sistema de informtica do Ministrio, alterando dados sobre o Sindicato de Araatuba e Regio, com o objetivo de obter autorizao para liar o Sindicato da FETHESP FENEECOVI - uma federao (esta ltima) que no possui registro sindical, pois o mesmo, diz foi impugnado pela Justia Estamos, como se v, . tentando legalizar a nossa Federao. (Essa a bronca da FETHESP!). Nenhum de ns tentou burlar sistema de informtica do MTE. Isso coisa de gente irresponsvel. Ns no nos inclumos entre irresponsveis. Quisemos saber do MTE quais eram as categorias da representao do Sindicato de Araatuba, e soubemos que tambm alcanava a dos empregados em empresas de administrao de imveis, que alis, uma das nossas. Isso nos levou, responsavelmente, a admitir que essa faixa justicaria, por si s, que pedssemos ao companheiro Clemente, que estudasse a liao nossa federao (FENEECOVI), sem prejuzo de nenhuma outra. Foi isso que lhe pedimos. Nada mais que isso, e sem atacar qualquer outra, inclusive quem nos ataca, entendendo decerto que, direito a ter sua prpria Federao, quem tem a FETHESP. A FENEECOVI, no. Mas o pedido da FENEECOVI est com exigncia que vem sendo cumprida. Logo, logo estar em plena atividade, quer queiram ou no nossos companheiros da FETHESP. esperar para ver. Malgrado essa bronca de cime adoado com inveja e regada com molho despeitoso, a gente perdoa a ligeira inteno irresponsavelmente maldosa e fuinha. Isso sim que atitude antisndical! No a nossa.

Jos Alves Amorim Presidente

| INFORMATIVO SEECOVI | Edio Especial - Fevereiro 2011 | Pgina 09

Alcoolismo no trabalho passa a ser visto como problema de sade


Mudana na legislao brasileira probe demisso e determina que funcionrio seja afastado para receber tratamento
O problema do uso do lcool no trabalho est prestes a ganhar uma nova abordagem no Brasil. No incio de dezembro, a Cmara dos Deputados aprovou uma proposta que probe que as empresas demitam por justa causa funcionrios com problemas de alcoolismo. A proposta foi aprovada pela Comisso de Constituio e Justia da Cmara e modica uma lei de 1943, que dava liberdade s empresas para demitir os empregados que fossem trabalhar embriagados. A expectativa que o projeto seja sancionado no comeo do mandato da presidente, Dilma Roussef, que tomou posse no dia 1 de janeiro de 2011.

Enchentes
Os trabalhadores das cidades reconhecidas pelo Ministrio da Integrao Nacional como em estado de calamidade pblica podero sacar o valor equivalente a at dez salrios mnimos da conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS). O valor atual de R$ 4.650, que poder ser elevado para R$ 5.400. A medida foi anunciada no dia 13 de janeiro pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, em entrevista coletiva. Ele informou tambm que os trabalhadores dessas cidades podero receber por mais dois meses o pagamento do seguro-desemprego. A medida ainda ser referendada pelo Conselho do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Desconto de emprstimo em folha no deve ultrapassar 30% dos vencimentos


A soma mensal das prestaes referentes s consignaes facultativas ou voluntrias, como emprstimos e nanciamentos, no pode ultrapassar o limite de 30% dos vencimentos do trabalhador. Essa foi a deciso da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ) ao atender o recurso de uma servidora pblica gacha contra o Banco Santander Banespa S/A, que aplicava um percentual prximo dos 50%. A servidora ajuizou ao contra a instituio nanceira para limitar os descontos em folha de pagamento, decorrentes de emprstimos consignados, a 30% da remunerao. Em primeira instncia, o pedido foi negado. A Dcima Quinta Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul (TJRS) rejeitou a apelao por unanimidade, pois entendeu que o desconto era regular e que s deve haver limitao quando a margem consignvel for excedida. No recurso especial, a mulher sustentou que havia omisso e contradio no acrdo do TJRS. Alegou ainda que o entendimento do TJRS diverge da jurisprudncia de outros tribunais, que determinam a limitao dos descontos em folha em 30%, devido ao carter alimentar e ao princpio da razoabilidade. O relator, ministro Massami Uyeda, afastou a alegao de que o acrdo do TJRS foi omisso ou contraditrio por consider-la genrica. O ministro observou que no houve indicao clara dos pontos contestados, incidindo por analogia a Smula 284/STF. Quanto porcentagem do desconto, o ministro apontou que a divergncia jurisprudencial ocorre entre o TJRS, que admitiu o desconto prximo de 50% da renda da mulher, e o Tribunal de Justia de So Paulo (TJSP), que determinou que o percentual mximo de abatimento era de 30%. O ministro argumentou que deve-se levar em considerao a natureza alimentar do salrio e o princpio da razoabilidade para atingir o equilbrio entre os objetivos do contrato rmado e a dignidade da pessoa. Com isso, impe-se a preservao de parte suciente dos vencimentos do trabalhador, capaz de suprir as suas necessidades e de sua famlia, referentes alimentao, habitao, vesturio, higiene, transporte, etc. complementou. , O relator esclareceu ainda que a Lei n. 10.820/2003, que dispe sobre a autorizao para desconto de prestaes em folha de pagamento, e o Decreto n. 6.386/2008, regulamento do artigo 45 da Lei n. 8.112/1990, que trata da consignao em folha de pagamento dos servidores pblicos, determinam que a soma mensal das prestaes destinadas a abater os emprstimos realizados no deve ultrapassar 30% dos vencimentos do trabalhador.

ONU Mulheres
A ONU Mulheres ou Entidade das Naes Unidas para a Igualdade de Gnero e o Empoderamento das Mulheres j iniciou suas atividades. A organizao consolida e expande as aes da Organizao das Naes Unidas (ONU) no que se refere igualdade de gnero. Suas atividades sero voltadas ao progresso no cumprimento dos direitos das mulheres em todo o mundo.

ICV
O ndice do Custo de Vida (ICV) de dezembro de 2010, calculado pelo Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos (Dieese) cou em 0,65%, queda de 0,39 ponto percentual em relao a novembro. O grupo alimentao foi o que mais pesou para a formao da taxa (1,54%) e, mesmo assim, cou abaixo da variao de novembro (2,81%). Os aumentos de preos em transporte (0,47%) e habitao (0,28%) tambm foram determinantes para a inao de dezembro No acumulado de 2010, o ICV apresentou alta de 6,91%, a maior variao desde 2004,

Agresso
Rapazes pobres e negros (pretos e pardos, segundo critrios estatsticos) so as principais vtimas de agresso fsica no pas, constatou pesquisa do Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica (IBGE), realizada com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclio (Pnad) de 2009.

Pgina

10 |Edio Especial - Fevereiro 2011

| INFORMATIVO SEECOVI |

Relao dos scios aniversariantes no ms de dezembro de 2010


01/12 01/12 02/12 02/12 04/12 04/12 04/12 05/12 06/12 07/12 07/12 08/12 08/12 08/12 08/12 08/12 09/12 10/12 10/12 10/12 10/12 11/12 11/12 11/12 12/12 12/12 12/12 13/12 14/12 14/12 14/12 14/12 14/12 14/12 15/12 15/12 15/12 15/12 15/12 16/12 16/12 16/12 16/12 17/12 17/12 17/12 18/12 18/12 18/12 18/12 19/12 19/12 19/12 19/12 20/12 20/12 20/12 21/12 22/12 23/12 23/12 24/12 25/12 27/12 27/12 28/12 28/12 29/12 29/12 29/12 30/12 31/12 GEILSON SANTOS RESENDE. NELSON DE FREITAS CORRA. EDER BUENO. ELISABETE APARECIDA DA SILVA. GRAZIANE CRISTINA PEDRO. ROBERTO SALLAI. VALDIZA SALES DA CRUZ. DBORA OLIVEIRA DA ROCHA. LORENA AP. TRINDADE DE AGUIAR. FTIMA CONCEIO DE OLIVEIRA. RICARDO ALVES DE MOURA. ALMIR EDUARDO A. FERREIRA. GERALDA C. SILVEIRA. IVETE APARECIDA AMRICO. NVEA LCIA DE OLIVEIRA BATISTA. PAULO ROBERTO G. BISPO DOMINGOS. CLUDIA SAYURI NAKAMOTO SOLER FERRE. ELMO DE CARVALHO MATA. JOSIAS L Ul1 DA SILVA. LUCAS ANTONIO SIGNORETTi. MARIA HELENA SILVA. CELINA NOEMI DOS SANTOS. CRISTINA DA SILVA OLIVEIRA. EURPEDES RODRIGUES TORRES. ARNALDO VEGI. DENI DA SILVA DOS SANTOS. GILBERTO VILARIM. SILVIA LUZIA LOPES R. DA SILVA. ANGELO MANUEL DA SILVA. ANTONIO DIAS TOMAZ. LILIAN SALETE MILANO BOBILHO. MARCOS ANTONIO PERES. PRISCILA LIMA OLIVEIRA DE QUEIROZ. PRISCILA CESARINO SILVA. ANDR LUIZ DE SOUZA. ANDR SOARES SANTOS. JOSEFA R. DE LIMA SILVA. PRISCILA SOUSA MONTEIRO. TAIZ APARECIDA MATA. JOSENILDO GONALVES NOGUEIRA. LUANA CHRISTINO GUSSON. LUIZ FERNANDO DE OL. ROMANI. MRCIA DE FRANA LIMA. JORGE BORGES RAPOSO. MARCELLO DOS SANTOS FERNANDES. MARIA RAMOS DA SILVA. CSAR AUGUSTO DE TOLEDO. CLAUDIANA ALVES DA SILVA. FTIMA AP. CRUZ DO CARMO. SNIA AP. F. FERREIRA DOS SANTOS. CIBELE COLADELLO. REGINA COELHO DE LIMA. RITA ELAINE BEZERRA. SELMA BRITO SANTOS. CLODOALDO COPPI. REGIANE LUCIA DA S. SCOLEZI. VERA LCIA DE A. BICALHO CILIRIO. DIN DAS DORES PERES FILIPE. MRCIA SANNAE ASSANO. GIDEON GALDINO DA SILVA. LCIA BEZERRA DE MENEZES. RAFAEL MOREIRA ALVES. SILVIA REGINA PADOANI. JOS VALDEMAR DA SILVA. VANESSA DA SILVA. ANA LCIA FELIX DEARALJO. ANA LCIA MARTINS PINHEIRO. ANA LCIA VIEIRA SANTOS. HELENA AMARA LINS DOS SANTOS. SANDRA GONSALVES DUARTE. LEONIDAS CORTES MODESTO FILHO. IAGO ROCHA NASCIMENTO.

Boas Festas
Esta entidade, recebeu cartes de Boas Festas das seguintes autoridades, Entidades, Empresas e Amigos:
01- Presidncia da Republica Luiz Incio Lula da Silva e sua esposa - primeira Dama Marisa Letcia Lula da Silva; 02 - Cmara dos Deputados: Michel Temer - Presidente; 03 - Gabinete da Presidncia -Tribunal Regional do Trabalho -Dr. Nelson Nazar 04 - SINDEBELEZA - Sindicato dos Empregados em Institutos de Beleza e Cabeleireiros de Senhoras de So Paulo e Regio; 05 - Presidncia do SECOVI - Dr. Joo Crestana; 06 - SINDASP - Valdir Santos - Presidente; 07-Complexo Comercial do Shopping Interlagos; 08 - FETHEMG - Federao dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado de Minas Gerais; 09 - SINDIFCIOS - Sr. Paulo Roberto Ferrari - Presidente; 10 - SECOVELAR - Chayene Bernardi - Presidente; 11- SINTHOGASTRO - Diretoria; 12 - FECOMERCIRIOS - Luiz Carlos Motta - Presidente; 13 - DEMAREST E ALMEIDA -ADVOGADOS - Dr. Serg e Mauaez; 14 -SINDICATO DOS EMPREGADOS EM TURISMO E HOSPITALIDADE DE BAURU E REGIO - Elza Eugenio Pinto - Presidente; 15 - Deputada Federal - Luiza Erundina; 16- SESC-Av. Alvaro Ramos; 17- Da. Marilene, Genivaldo e Rafael; 18 - Marcelio Advogados; 19 - Dra. Alaide e Orestes Quercia; 20 - LARCON - Imveis e Administrao S/C Ltda; 21 - D Mirian P. de A. Ribeiro de Carvalho; 22 - Manass Oliveira da Silva - Rua Duque de Caxias Curitiba - Paran; 23 - D Palmira Francisco; 24 - MSANTOS Publicidade - D Selma; 25 - ESPAO Phoenix - Rua Brig. Tobias 26 - SESC- TURISMO SOCIAL e suas diversas unidades; 27-SINDEAC-Sindicato dos Empregados em Edifcios e Condomnios de Belo Horizonte - MG. 28 - ESCRITORIO DE CONTABILIDADE ARRIVABENE - Sr. Mario Alberto - Sindical; 29 - SECRETARIA DE RELAAO DO TRABALHO E EMPREGO - Dra. Zilmara David de Alencar; 30 - SINDICATOS DOS COMERCIRIOS DE SO PAULO - Sr. Ricardo Patah Presidente; 31- SINTRACON - Deputado Estadual Antonio de Souza Ramalho; 32 - EX-SECRETRIO DE RELAES DO TRABALHO E EMPREGO - Deputado Federal Luiz Antonio Medeiros. 33 - FETHEBASA - Sr. Alosio Conceio Barbosa - Presidente; 34 - CGTB e CSP - D Janana Boneti; 35 - FETHEGO -TO - Sr. Rooserlvelt Dagoberto Silva; 36 - DIRIO DE GUARULHOS - Sr Eliana Santana; 37 -SERUGELA - Brindes; 38 - CONTRATUH - Confederao Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade - Sr. Moacyr Roberto Tesch Auersvald 39 - SINTHORESP - Sr. Francisco Calazans Lacerda

PARCERIA DE ANUNCIA EMPRSTIMOS CONSIGNADOS


06/01/2010 - Condomnio Comercial Shopping Ptio Higienopolis 06/01/2010 - Associao dos Lojistas West Plaza Shopping Center 06/01/2010 - Associao dos lojistas do Shopping Center Paulista 06/01/2010 - Empreendimento Raposo Shopping 06/01/2010 - Plaza So Paulo Administrao e Servios Ltda. 06/01/2010 - Plaza Shopping Administradora Ltda. 06/01/2010 - Associao dos Lojistas do Shopping Ptio Higienopolis 06/01/2010 - Condomnio West Plaza Shopping Center I 16/04/2010- Hubert Imveis e Administrao Ltda. 24/05/2010- PMA Innova Administrao e Participaes Ltda. 18/05/2010-Jones Lang Lasalle S/A.

Novos companheiros tomaram concincia de classe, arregassaram as mangas e entraram na luta ao lado do seu Sindicato. A diretoreia do SEECOVI sada esses novos companheiros e trabalha para a conceintizao de um nmero cada vez maior de trabalhadores. S desta forma vamos ter um Sindicato cada vez mais forte e atuante. VILMA APARECIDA BAHIA MARLI SANTOS MARCONDES EMERSON CARVALHO DA SILVA RONALDO SILVA DA PAZ JOO PAULO ANACLETO LEONARDO DOS SANTOS SANTORATTO JOSINALDO DA CRUZ SILVA APARECIDA GONALVES BATISTA LIMA AUGUSTO TERESINHO PEREIRA COSTA FABIANA DA SILVA JOAQUIM NORECY MENESES DE ANDRADE ANA PAULA DE CAMPOS MORGADO TAIZ APARECIDA MAIA JEFERSON DOS SANTOS S ILVA LILIAN DIAS TARGINO

Diretoria do SEECOVI sada os novos associados admitidos no ms de dezembro de 2010

| INFORMATIVO SEECOVI | Edio Especial - Fevereiro 2011 | Pgina 11

Servios assistenciais que o SEECOVI oferece aos associados e seus dependentes


SERVIOS ASSISTENCIAIS OFERECIDOS AOS ASSOCIADOS E SEUS DEPENDENTES. 001 - CLNICA GERAL:- DR JOS SUCHODOLSKI, com consultrio Rua. Tanabi, n 50 - gua Branca, que atende diariamente, devendo marcar consulta pelo TeL.: 3862.1829. 002 - CLNICA GERAL/GERIATRIA/ENDOCRINOLOGIA:- DR CANTIDIO F. LEMOS NETO, com consultrio Rua. Sete de Abril, n 235 - 5 And. Sala 501, que atende diariamente, devendo marcar consulta pelo Tel.: 3255.4232. 003 - NEUROLOGIA:- DR GERALDO DE MAJELA KARAM, com consultrio Rua. Sete de Abril, n 235 - 5 And. Sala 501, que atende diariamente, devendo marcar consulta pelo Tel.: 3255.4232. 004 - GINECOLOGIA:- DR JOS ANGELO BETARELLI, com consultrio Rua. Domingos de Moraes, n 2.747 - 6 And. Cj. 62, que atende diariamente, devendo marcar consulta pelo Tel.: 5573.1980/5579.2290. Unidade II Santo Amaro, Av. Joo Dias, n 654, devendo marcar consulta pelo Tel.: 5686.5037/5686.5037. 005 - GINECOLOGIA:- DR EDITH M. SCHULZ HEIN, com consultrio Rua Xavier de Toledo, n 210 4 And. Cj. 43, que atende diariamente, devendo marcar consulta pelo Tel.: 31592432/34936015. 006 - CARDIOLOGIA/CLNICO GERAL:DR AUGUSTO G.V.C. DOS SANTOS, com consultrio Av. Vergueiro, n 2.045 - Cjs. 908/9/10, que atende diariamente, devendo marcar consulta pelo Tel.: 5084.9949/5084.9950. 007 - CENTRO OFTALMOLGICO ALVORADA S/C LTDA:-, com consultrio Rua. Nova Baro, s/n - Loja 52, que atende diariamente, devendo marcar consulta pelo TeL.: 3259.5809. 008 - CLNICA DERMATOLGICA PARASO:- com consultrio Rua. Sete de Abril, n 296 - 1 And. Cj. 11, devendo marcar consulta pelo Tel.: 3257.9236/ 3258.5647. 009 - PSICOLOGIA:- DR WALNI CARDOSO LOPES, com consultrio Rua Dr Zuquim, n 1.914 - Cj. 10, devendo marcar consulta pelo Tel.: 6862.3147 010 - CLNICA DE OLHOS: ALPHA V1SION, com consultrio Pa. Dom Jos Gaspar, n 30 - 2 And. Cj. A/2, devendo marcar consulta pelo Tel.: 3214.1275 3259.9080. 011 - CLNICA DE OLHOS: TADASHI & SUELI OFTALMOLOGISTAS:- com consultrios:SO PAULO:- Rua.24 de Maio, n 77 - 4 And. Sala 410 - Tel.: 3337.4211. OSASCO: Av. Carlos de Moraes Barres, n 266 - Tels.: 3685.3540/36S1.0990, devendo marcar consulta antecipadamente. 012-PEDIATRIA:-DR SILVIA PICCININI COSTENARO c DR ERNESTO MEKLER, com consultrio Rua. General Jardim, n 60 - 6 And. Cj 61, que atende diariamente, devendo marcar consulta pelo Tel.: 3255.9674/3237.4514, 13 - GINECOLOGIA:- DR ROBERTO E. DOS SANTOS, com consultrio Rua Sete de Abril, n 127 - 13 And. Cj. 131. devendo marcar consulta pelo Tel. : 3231.2224 014 - GINECOLOGIA:- DR IRACEMA QUEIROZ RIBEIRO, com consultrio Av. Vergueiro, n 2.045 Cjs. 908/9/10, que atende diariamente, devendo marcar consulta pelo Tel.: 5084.9949 5084.9950. 015 - ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA:DR JOEL LA BANCA JNIOR, com consultrio Pa. Dom Jos Gaspar, n 30 18 And., devendo marcar consulta pelo Tel.: 3259.9440. 016 - ODONTOLOGIA:- DR PRISCILA SOUSA MONTEIRO, com consultrio na Sede da Entidade, Av. Prestes Maia, n 241 - 21 And. Sala 2114, que atende diariamente, devendo marcar consulta pelo Tel.: 3229.0913 3229.0026. O Associado ter direito sem despesa aos Servios de: Consulta Inicial, Limpeza Simples (Prolaxia), Extraes, Restauraes e Radiograas. Os demais servios, sero cobrados pelo prossional, diretamente do paciente, em bases reduzidas. 017 - ODONTOLOGIA:- DR HIROMITI TAKAKI, com consultrio R. Benjamin Pereira, n 55 - Cj. 14 - Jaan, que atende diariamente pelo Tel. 3461.6968 2597.9755 018 - MED-CENTER:- com consultrio Pa. Dom Jos Gaspar, n 30 - 6 And., que atende diariamente com hora marcada pelo Tel.: 3255.8122 3255.8312, com as seguintes especialidades:- Dermatologia, Gastroenterologia, Cirurgia Cabea e Pescoo Ginecologia, Obstetrcia, Proctologia, Ortopedia, Urologia, Cardiologia, e Clnica Geral. 019 - MED-AMPLA:- com consultrio Rua. Sete de Abril, n 404 - Cj. 24, que atende diariamente com hora marcada pelo Tel.: 3257.6521 3256.5785, com as seguintes especialidades:- Oftalmologia, Otorrinolaringologia. 020 - CONSULTA MDICOS ASSOCIADOS:- com consultrio Rua. Ferno Dias, n 782 - 1 Andar - Pinheiros, que atende diariamente, com hora marcada pelo Tel.: 3814.4966 3032.1799, com as seguintes especialidades:- Cardiologia, Dermatologia, Pneumologia, Clnica Geral, Ginecologia/Obstetra, Neurologia, Otorrinolaringologia e Oftalmologia CONVNIOS COM LABORATRIOS DE ANLISE CLNICAS. CLNICA RADIOLGICA:- DR YEOCHUA AVRITCH1R -CRYA: - Rua. Marqus de It, n 633 - Tel.: 3352.1344. Filial:- Rua. do Oratrio, n 1.377 - Moca - Tel.: 6601.1107/6604.8513. LABORATRIO SCHILLING DE ANLISE E PESQUISAS CLNICAS, com consultrio Rua. Major Sertrio, n 330, devendo marcar horrio pelo Tel.: 3259.1097. BIOTECH (LABORATRIO), com consultrio Rua. Dr Arthur Guimares, n 262, que atende diariamente, devendo marcar horrio pelo Tel.: 6979.7367/4994.7900. MELLO CENTRO DE DIAGNSTICO:- com unidades em: Aclimao - Centro - Lapa - Santo Andr - Tatuap - Santo Amaro - So Joo Clmaco - Osasco - Santana - So Miguel Paulista - Guarulhos - Paraso - Itapecerica da Serra - Vila Maria - Jabaquara - Jandira - Barueri. Central de Atendimento pelo Tel.: 5014.2199 0800-550877. SERVIOS MDICOS CONVNIOS EM GUARULHOS E REGIO. 001 - GINECOLOGIA/OBSTETRICIA - DR HELOSA HELENA S.F. DE CASTRO, com consultrio Rua. Arminda de Lima,, n 378 - Vl.Progresso, que atende diariamente pelo TeL.: 6461.2800. - MASTER CLIN. 002 - CONSULTRIO ODONTOLOGICO.: PR FBIO MALUF, com consultrio R. Leonardo Vallardi, n 142 Centro, que atende diariamente pelo Tel. : 6440.7201 3435.3960. 003 - CLNICA ODONTOLGICA INTEGRADA TAKAKI.: Dr HIROTIKA TAKAKI FILHO, com consultrio Av. Paulo Faccini, n 1909 - Centro, que atende diariamente pelo Tel. 6408.9417 6443.0856. 004 - CENTRO MDICO DA VISO:com consultrio Rua. Felcio Marcondes, n 144/B, devendo marcar consulta pelo TeL.: 6209.6871. 005 -CLNICA INTEGRADA REVIVA:PSICLOGO, MASSOTERAPEUTA , FONOAUDILOGO, ACUNPUTURA - com consultrio Pa. Comendador Humberto Reis Costa, n 87 - Centro (Grs.) Prx. A Santa Casa, devendo marcar consulta pelo Tel.: 6409.1581 SERVIOS MDICOS E ODONTOLGICOS EM SO CAETANO DO SUL - CONVNIOS. CIMED - CENTRO INTEGRADO DE MEDICINA E DIAGNSTICO:- com consultrio a Rua. Baraidi, n 910 - Centro, que atende diariamente com hora marcada pelo Tel.: 4225.5020, com as seguintes especialidades:Angiologia - Cir .Vascular - Cardiologia - Ortopedia - Fonoaudiologia - Geriatria -- Pneumologia - Clnica Geral - Dermatologia - Otorrinolaringologia - Medicina do Trabalho - - Pediatria Ginecologia - Psicologia - Neurologia - Reumatologia . BENEFICIOS AUXLIO NATALIDADE:- Mediante a apresentao da Certido de Nascimento at 30 dias da data do nascimento, o associado ter direito ao recebimento do referido auxlio, na base de 50% (Cinquenta por Cento), do salrio mnimo vigente da poca. H todavia nesse caso um perodo de carncia de 10 (Dez) meses. AUXLIO FUNERAL:- Em caso de falecimento do associado, os dependentes legais, recebero o referido auxlio na base de 01 (Um) salrio mnimo da poca, mediante a apresentao do Atestado de bito, at 60 dias da data do Falecimento. DEPENDENTES:- Os dependentes para usufrurem dos benefcios que o Sindicato oferece s famlias dos associados sero considerados como dependentes:A) Esposa e lhos com idade at 16 anos completos sem rendimentos prprios; B)Para os associados solteiros, so considerados seus dependentes os pais e irmos que comprovadamente vivem sob sua dependncia econmica. CONVNIO COM FACULDADES: FACULDADE DRUMMOND / FACULDADE JOO XXIII / COLGIO ALVORADA.Campus Tatuap / Campus Ponte Rasa / Campus Penha / Campus Vila Formosa Site: www.drummond.com.br FMU- CENTRO UNIVERSITRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS UNIFIG - CENTRO UNIVERSITRIO METROPOLITANO DE SO PAULO Disque - UNIFIG (0800 559330) Site www.unig.edu.br UNIVERSIDADE SECOVI Site: www.universidadesecovi.com.br Fone: 5591.1304 / 5591.1307 SIND ESCOLA: Cursos de Qualicao Prossional www.sindescola.com.br Tel. 3115.1029 3115.4669 MICROLINS Formao Prossional (Central de Atendimento. Tel. 0300 789.1220) CONTABILIDADE Escritrio de Contabilidade Arrivabene - Av. So Joo, 802 - Cj 23 e 24 Centro - So Paulo ; Fone 3222-2911 - arivabenesindical@terra.com.br

Fique scio do seu Sindicato e utilize os benefcios que ele oferece a voc e sua famlia

Pgina

12 |Edio Especial - Fevereiro 2011

ad en de amizistricoecontro ens, H 50 anos des amigo tre dois gran


| INFORMATIVO SEECOVI |
SEE Foto: Arquivo do COVI

, que se coex-ofce boys s de 5 dcanhecem a mai s Baptisto, das.Jos Carlo rio bem suhoje empres pedes Rodricedido e Eur trabalharam gues Torres, e Paulista de na Sociedad . Carlos foi Terrenos S/A 20 de abril admitido em rpedes em de 1960 e Eu de 1961. Ho03 de janeiro Diretor do je Eurpdes mpleta 50 SEECOVI e co uimento do anos no seg rio. ramo Imobili

SINDICATO, um dia voc vai precisar


E no adianta dizer que no. Um dia voc vai ter que se aposentar, fazer homologao, poder ter problemas com acidente ou doena do trabalho. Nesse dia voc vai perceber que ele, alm de defender o seu salrio e brigar por seus diretos, muito mais importante. J pensou se quando voc precisar as portas estiverem fechadas?
Fique Scio e entre para a nossa grande famlia

igues e Jos Ca Eurpedes Rodr

rlos

Domingo nos Shoppings


contrataes. Mas ser que no comporta mesmo?! Temse que se preocupam apenas com o custo da mo de obra, e a pode ser que comporte apenas parte das (poucas) contrataes necessrias ao revezamento dos ausentes da mesa do domingo. Mas ser que j teriam dado uma espiadela nos outros custos? No daria para tirar um item deste custo, um outro daquele e quem sabe de outro custo qualquer e mesmo do custo da publicidade, por exemplo. Ratear, enm, o custo desse revezamento que permitisse reservar a cada um dos participantes ao menos dois domingos por ms, para que os desfrutassem ao lado da esposa e lhos. Reservar e garantir o uso por inteiro. Sempre d jeito, quando se quer, assim como, quando no se quer, no d nem com reza brava nem com pajelana. Temos, em nossas mensagens, pedido aos shoppings que conem esse trabalho de busca ao seu contabilista. Ele craque nesse assunto e decerto saber onde ir buscar a devida compensao. Lembrando, sem esquecer, de que o que se pede ao mesmo tempo em que favorece a famlia do (a) empregado (a), favorece, em igual tamanho e peso, a prpria sociedade civil. Respeitosamente Jos Alves Amnorim Presidente

Continua como dantes o obrigatrio trabalho em dias de domingo nos shopping centers, que impede os seus empregados (inclusive da limpeza e da manuteno) de participarem da mesa do almoo em dias de domingo, privando-os assim da companhia da sua esposa e de seus lhos, e isso em cada seis de sete domingos, pois em cada sete, trabalham seis... (vale tambm para o caso de serem terceirizados.) Isso, do ponto de vista da convivncia familiar e da educao dos lhos simplesmente cruel. Basta imaginar, ainda que de modo rudimentar, o quanto importante podem ser a conversa entre eles, as histrias que cada um, inclusive os pequenos, gosta de contar, as gostosas risadas, os abraos e beijos que trocam o momento de gozao em virtude de algum fato ocorrido com um deles, o exemplo de vida dos pais na solidariedade a um vizinho ou colega de trabalho, a alegria dos lhos em ter seus pais mesa dominical (ao menos nesta, e ao menos duas vezes por ms) e dos pais em t-los, alegres, sua volta, desde a infncia, passando pela juventude, pela mocidade mantendo-os como no desassistidos que so. Mas em cada sete domingos, poder acontecer a unio em um s de fato cruel! Temos insistido em que essa felicidade ocorra ao menos em dois domingos por ms. pouco? pouco sim, mas nem a esse pouco temos encontrado receptividade dos shoppings. Alegam que o custo no comporta novas

Sindicato dos Empregados em Empresas de Compra, Venda, Locao e Administrao de Imveis Residenciais e Comerciais de So Paulo, Guarulhos, Barueri, Diadema e So Caetano do Sul, Estado de So Paulo - CNPJ: 62.249.222 /0001-08.
Sede Prpria: Av. Prestes Maia, 241 - 21 andar - conjuntos 2114-2115-2116-2118-2119-2120-2121-2122-21232124-2125-2126-2127-2128 CEP:01031-001 Tel.: 3229-0944 / 3229-0026 - So Paulo
E-mail: seecovis@terra.com.br - Home Page: www.cvl.org.br Subsedes Prprias: Rua Jacob, 318 - CEP: 07051-020 - Jardim Tranquilidade Tel.: 2414-0399 - Guarulhos - SP. Rua Claro de Camargo Sobrinho, 18 - CEP: 06402-050 - Bairro So Jorge - Tel.: 4198-3415 - Barueri - SP. Av. Conde Francisco Matarazzo, 85 - 4 andar - conjunto 41 - Centro - CEP: 09520-100 - Tel.: 4224-5369 - So Caetano do Sul - SP.

D UM PRESENTE INESQUECVEL PARA SUA FAMLIA

** Encarte Colnia de Frias**

Ano XIII

INFORMATIVO
SEECOVI

Dir. Resp.: Jos Alves Amorim (Presidente) Jor. Respons. Benedito Ap. Silva (MTB 17.590) E-mail: Beneapsilva@globo.com

Fotos:Arq

uivo do SE

ECOVI

As reservas devem ser feitas pessoalmente, na Secretaria do Sindicato, ou pelo telefone 3229-0944, de segunda a sextafeira, das 8h30 s 12h e das 13h s 17h. O associado dever fazer a reserva, no mnimo, 5 dias antes da data prevista para utilizao e comparecer ao Sindicato para assinar a guia de reserva e quitar as dirias.

Localizada na Praa N. Senhora do Sion, 67, na Praia de Suaro, em Itanham, a Colnia de Frias do SEECOVI conta com 22 apartamentos, 5 com varandas, ventilador de teto, ar condicionado, frigobar, televiso, salo de jogos, salo de convenes, piscina, playground, quadra de basquete, churrasqueira e estacionamento.

Passar um final de semana na Colnia de Frias do SEECOVI uma emoo que no ser esquecida. Garanta o seu lugar. Ligue 3229-0944

S-ar putea să vă placă și