Sunteți pe pagina 1din 12

Artigo

RESUMO O trabalho aborda a funo da imagem do semelhante para os falantes e sua relao com o corpo. Partindo do ensino de Jacques Lacan sobre o estdio do espelho e as psicoses, discute-se a suplncia do imaginrio ao simblico e as conseqncias do malogro da imagem em compensar a falha simblica. Os impasses subjetivos resultantes do fracasso das identificaes em se aglutinarem num eu so discutidos em torno do caso Mlle B., paciente entrevistada por Lacan em uma apresentao de doentes. Com base no caso, a noo de doena da mentalidade cotejada com as psicoses. Descritores: imagem; suplncia; psicose; corpo; doena da mentalidade.

UM SUJEITO PROCURA DA IMAGEM O CASO MLLE. B.


Cristina Frederico Anglica Bastos

Introduo

corpo no algo que se , mas algo que se tem, ou melhor, que se cr possuir. Como tudo o que da ordem da crena, trata-se de uma posse sujeita dvida, instabilidade, descrena ou mesmo certeza delirante de que o corpo possudo por Outro. Quando o corpo no subjetivado, essa crena pode faltar, deixando o sujeito despossudo de suporte imaginrio e da consistncia que este proporciona ao falante. Nesses casos, como afirma Lacan (1993, p. 30), o sujeito no faz a menor idia do corpo que tem para colocar sob a vestimenta.

Psicanalista, psicloga do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Instituto Municipal Philippe Pinel. Psicanalista, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq).

180 Estilos da Clnica, 2008, Vol. Xlll, n 25, 180-191

Artigo
Este trabalho visa discutir o papel que a imagem do semelhante desempenha para todo sujeito e as vicissitudes a que esto submetidos aqueles que no dispem desse recurso. Para tal, recorreremos a um caso de uma apresentao de doentes conduzida por Lacan o caso Mlle B e discutiremos a noo de doena da mentalidade, suscitada na discusso que se seguiu a essa mesma entrevista. O que torna a imagem to cativante? A fascinao pela imagem explica-se por ela vir recobrir a falta designada falta flica quando a castrao simbolizada. No estdio do espelho, a criana tem a imagem do corpo unificada graas interposio da imagem do semelhante na qual ela se aliena. A constituio do eu sob a forma de unidade narcsica d lugar a uma experincia de jbilo diante do desamparo, da impotncia motora e da fragmentao corporal em que a criana se encontrava at ento. Desta forma, o sujeito se empenha em dissimular a falta recorrendo imagem do semelhante. uma marca vinda do campo do Outro que possibilita ter um corpo. A consistncia, no sentido de manter junto, de organizar uma unidade corporal, no dada s pelo imaginrio, pois depende do simblico, atravs da incidncia de um significante, de um nome reconhecido aqui como significante Nome-do-Pai. Caso o sujeito fique excessivamente capturado pela imagem, porque a relao dual pura o despoja de sua relao com o grande Outro, diz Lacan (2005, p.135). Sem essa marca fundamental, as falas que chegam aos psicticos no produzem a escanso necessria. Isso se manifesta como invaso de falas que eles no reconhecem como suas, mas tambm como tendncia a imitar e a tomar emprestada a fala de outros. Visam, assim, a uma compensao atravs de um sucedneo: a imagem do semelhante. As bengalas ou muletas imaginrias que o psictico encontra em seu duplo especular servem de apoio quando o simblico no promove a sustentao do sujeito: o seminrio sobre a psicose lhes permitiu compreender, se no o fundamento ltimo pelo menos o mecanismo essencial da reduo do Outro, do grande Outro, do Outro como sede da fala, ao outro imaginrio. uma suplncia do simblico pelo imaginrio (Lacan, 1998, p. 14). As circunstncias de desencadeamento nas psicoses demonstram que a estabilizao alcanada na compensao imaginria pode no ser suficiente para manter a imagem do corpo, que se desestabiliza no surto. Tambm pode ocorrer que a prpria compensao seja malograda, no atingindo sequer uma estabilidade mnima, confor181

me verificamos na experincia clnica com alguns psicticos. Focalizemos, ento, o caso Mlle. B. Ela no nos servir como um caso exemplar de compensao imaginria; pelo contrrio, ela indicar o avesso. Mlle. B. ir nos mostrar o que pode ocorrer quando um sujeito no resguardado pelo Nome-do-Pai por isso, despojado de sua relao com o Outro simblico e reduzido relao com o semelhante procura em vo uma imagem em que possa se enganchar.

A entrevista com Mlle. B.

O caso Mlle. B. foi levado apresentao de pacientes conduzida por Lacan em 1976. Por no se tratar de um caso clnico propriamente dito, mas de uma apresentao de pacientes, a reproduo de alguns trechos da entrevista tem o intuito de pr em relevo algumas peculiaridades da prpria entrevista feita por Lacan, principalmente no que se refere relao construda entre os dois durante o encontro. Ao longo da entrevista, Mlle. B. nos oferece uma srie de personagens que passaram por sua vida; afirma que se parecer com algum condio de vida, porm, constata-se que ela no consegue cristalizar-se diante de ningum. A curiosa relao de Mlle. B. com Lacan nos diz de sua posio diante do Outro: Jacques Lacan ou

qualquer outro, isto no tem importncia (Lacan, 1993, p. 7). Todos se mostram intercambiveis, no h ningum que se fixe diante dela. Seu discurso fluido e em suas associaes algumas vezes por meio de um deslocamento uma mesma palavra toma diversos sentidos sucessivamente, e todo um encadeamento de pensamento precipita-se em um uso coisificado do significante. Isso se verifica na relao do esquizofrnico com as palavras, que toma como coisas. Quando Lacan pergunta qual seria o seu mtier, Mlle. B. responde: Meu papel, atravs dos estudos que eu fiz, de encontrar um lugar na sociedade, desempenhar um papel... os mundos imaginrios... eu sou os papis, eu os jogo fora... eu gosto muito do papel... atravs dos papeizinhos, dos cartezinhos (Lacan, 1993, p. 27). Logo no incio da entrevista, diz querer se valorizar e afirma ser preciso que esse valor seja reconhecido pelos outros: Eu gostaria de encontrar um lugar na sociedade, na vida, eu no o encontro, eu estou procura, eu no encontro este lugar porque eu no tenho mais lugar (Lacan, 1993, p. 11). a mais velha de seis irmos1, pai alcoolista e violento. Mlle. B. sai de casa aos 21 anos aps ter feito um curso de estenodatilografia. Passa por diversos empregos provisrios at conseguir trabalhar por oito meses como monitora em St. Ch. um lar de crianas abandonadas, todas psicticas. Ali realiza um ateli com ter-

182 Estilos da Clnica, 2008, Vol. Xlll, n 25, 180-191

Artigo
ra e cermica, trabalho por meio do qual procurava uma mudana de valor justamente... Eu era uma pessoa temporria que substitua uma outra. L eu no substitua ningum (Lacan, 1993, p. 8). Em outra ocasio diz sentir-se incomodada por causa de uma sociedade que quer reconhecer algum como tal condio que ele seja sancionado por um diploma... Eu no tinha um diploma (p. 12). Se considerarmos o diploma uma sano do Outro, nesse sentido, ela no podia ser reconhecida. Nessa poca, teve a sua primeira internao com um atestado de sndrome persecutria. Aps cinco meses de internao, passa a viver reclusa na regio parisiense e, aps diversas tentativas de retomada de trabalho, sobe em um caminho indicando C. e interna-se com o diagnstico de mania atpica. Depois da alta, reside em um quarto na casa de um mdico onde cuida da filha epiltica deste, alm de trabalhar meio perodo na casa de um advogado. Em seguida leitura de um livro sobre hipnotismo, admitida em sua terceira internao, encontrando Lacan. Na ocasio da entrevista, nada do que diz ganha peso nem convico. Apesar de Lacan insistir para que ela fale de seu filho, Mlle. B. no se deixa interessar por esse assunto. Indagada por Lacan sobre o lugar que procura, diz: eu gostaria de ter o lugar de uma me que ama o seu filho, eu merecia ter o lugar de me atraente (Lacan, 1993, p. 11).
183

No momento de sua entrada na atual internao, diz ter sido hipnotizada; j durante a entrevista afirma jamais ter sido hipnotizada ou enfeitiada, eu no sei o que tomou conta de mim (Lacan, 1993, p. 6). Parece ter sido influenciada por suas leituras numa espcie de sugesto. Lacan pergunta se houve um momento em que se sentia hipnotizada. Ela diz ter lido e escrito muito durante as viglias. Eu pensei que efetivamente eu havia sido hipnotizada porque eu havia lido livros dizendo que pode-se transmitir a hipnose (Lacan, 1993, p. 12). Questionada quanto a ser uma verdadeira ou uma falsa doente, Mlle. B. revela no ser nem verdadeira e nem falsa doente... Eu fao o que tenho vontade, eu tenho vontade de ser uma verdadeira doente, eu sou uma verdadeira doente, se eu no tenho vontade, eu no sou uma verdadeira doente (Lacan, 1993, p. 26). Mlle. B. diz ter a idade mental de uma criana de trs anos, e logo depois afirma poder ter a idade que quiser como quinze, vinte e cinco, trinta anos, dependendo da coisa com a qual tem que se arranjar. Isto a diferencia do dbil mental, pois o dbil tambm pode se apresentar com uma idade mental inferior, entretanto, ele se fixa nela. Acompanhando a entrevista, temos a impresso de que suas internaes so apenas mais um ponto de um caminho no qual parece levada a prosseguir sem que um circuito se feche ou se defina. Lacan lhe pergunta quantas vezes esteve internada em um hospital psiquitrico. Mlle. B. relata as trs vezes. Reproduzimos aqui esta passagem da entrevista:
Mlle. B.: um em C., um em Cl., um em P... Da prxima vez ser na montanha. Lacan: Como voc foi a C.? Mlle. B.: Eu encontrei um grande caminho sobre o qual estava marcado C. Eu disse: eu vou a C. Lacan: Como voc se fez admitir no hospital psiquitrico? Mlle. B.: Eu cheguei uma noite em uma hora absolutamente indevida. Eu contei ao cara uma lorota, no sei o qu. Lacan: Uma lorota de qual gnero? Mlle. B.: Que eu sou perseguida... ento me receberam porque eu estava doente. Se eu no estivesse doente, no teriam me recebido (p. 27).

Foi tambm pedindo carona que conheceu o pai de seu filho: Eu havia me enganado de rota. Eu fui parar em uma cidade onde eu no queria ir... Foi l que eu o encontrei (Lacan, 1993, p. 14).
184 Estilos da Clnica, 2008, Vol. Xlll, n 25, 180-191

Artigo
Viveu um tempo com ele: era mesmo uma coisinha sem importncia (p. 15). Vivia com ele em hotis, sem dinheiro, at serem expulsos pela proprietria. Algum tempo depois, o pai de seu filho preso por desvio de fundos de caixa. Justamente ao abordar sua relao com o pai de seu filho, Lacan surpreende Mlle. B. com a sua gentileza: chama-a de minha garotinha quando ela esperava ser chamada de safada ou de puta (p.15). A partir da, Mlle. B. fala de cartas de amor escritas para um rapaz e revela, por conta disso, ter imitado uma prostituta. Em diversos pontos da entrevista, Mlle. B. descreve os personagens que imita ou com os quais tenta se identificar, sem, no entanto, deter-se em nenhuma identificao estvel. Diz ter se identificado a uma pessoa que no se parecia com ela: vrias pessoas que no se parecem comigo. Ao menos uma que eu conheo (Lacan, 1993, p.13). Destacamos uma amiga de infncia que, talvez, tenha servido de esboo de um eu ideal: conta ter conhecido Marie-Aline F. aos seis ou sete anos: ns ramos um grupo de meninas... Eu a desenhava toda bela, por sua vez ela me desenhava toda feiosa... Eu sofria um pouco. So lembranas de amor, eu penso, as primeiras decepes de amor (Lacan, 1993, p.13). Mais tarde volta a falar em MarieAline F. Lacan pergunta se no era a ela que Mlle. B. havia se referido anteriormente, e pergunta: dela que voc gosta muito?. Mlle B. responde: da sua irmzinha que eu gostava muito, em seguida, eu a preferi, parecia que ns ramos parecidas, mas ela certamente no se parecia comigo, o que eu procurava na minha idia, ser parecida com algum, a condio de vida, por isso que eu tomo a vida deles (Lacan, 1993, p. 20). Diz gostar de viver suspensa como uma roupa, se eu fosse annima, eu poderia escolher a roupa na qual estou pensando, eu vestiria as pessoas ao meu modo, eu sou um pouco um teatro de marionetes (Lacan, 1993, p. 22). Em outra ocasio, descreve o suposto roubo de seu xale por uma mulher e diz: ela tomava minha identidade (Lacan, 1993, p.28). Com o roubo do xale, esse objeto que lhe pertence, leva-se tambm a sua identidade. Aqui objeto e imagem parecem no estar distintos, diferenciados, pois com o roubo do xale/objeto vai-se embora tambm a identidade /imagem.

A vestimenta

Segundo Lacan (1993), Mlle. B. no tem a menor idia do corpo que possui para colocar sob as vestes, pois no h ningum para habitar a vestimenta. Ela este pano. Ela ilustra o que eu chamo de semblante... Seria reconfortante que isto fosse uma doena mental tpica. Seria antes melhor que algum pudesse habitar a
185

vestimenta (p. 30). O caso Mlle. B. expressa como o sujeito pode ficar deriva, caso a vestimenta do imaginrio no tenha um corpo para habitar. Nessas condies, o registro do imaginrio fica solto, incapaz de compensar o simblico e fazer suplncia ao Nome-do-Pai forcludo. Mlle. B. refere-se a si mesma como um pouco um teatro de marionetes. Ao discutir essa apresentao de pacientes, qual esteve presente, acredita estar diante de algum sem personalidade, pois Mlle. B. poderia ser algum que pediria a qualquer um na rua que trocasse suas roupas com as dela. Tentar usar a vestimenta dos demais seria a sua maneira de responder se os outros eram ou no seus semelhantes (Laurent, 1989, p. 45). Graas ao Outro, os pedaos de corpo so captados e vestidos pela imagem. Destaca-se, assim, a importncia da imagem como uma vestimenta para os objetos pulsionais. Caso isso no ocorra, os pedaos de corpo permanecero na desordem dos pequenos a: esse o verdadeiro sentido, o sentido mais profundo a ser dado ao termo do auto-erotismo ou sentir falta de si, ...de uma ponta outra. No do mundo externo que sentimos falta, ... mas de ns mesmos (Lacan, 2005, p. 132). Lacan (1985) associa o hbito com aquilo que produz identificao, desde que o hbito faa Um com o corpo. O hbito ama o monge, porque por isso que eles so apenas um. Dito de outro modo, o que h sob o

hbito, e que chamamos de corpo, talvez seja apenas esse resto que chamo de objeto a (p. 14). Nesta perspectiva, podemos tomar o objeto a como o que resta sob o imaginrio, os dois sendo unidos pelo simblico para formar um corpo. Dessa forma, para sustentar a imagem de um corpo preciso que haja um resto, como produto da operao simblica de castrao. E precisamente de um corpo que Mlle. B encontra-se desprovida, restando-lhe ser pura vestimenta. Diante disso, Lacan (1993) afirma ser esta a doena mental por excelncia, a doena de ter uma mentalidade. No se trata de uma doena mental grave identificvel, no nenhuma de suas formas... ela vai fazer parte do nmero destes loucos normais que constituem nosso ambiente (p. 30).

Doena da mentalidade

Diante dessa lio enigmtica de Lacan, perguntamos o que viria a ser um doente por ter uma mentalidade. Segundo Lacan, os falantes sentem o fardo de ter uma mentalidade, pois h sempre um descompasso na tentativa de todo sujeito em transformar o seu corpo em uma unidade. No h um encaixe perfeito entre a vestimenta e aquilo que ela vela; por isso, encontramos o to comum sentimento de estranheza em relao ao corpo pr-

186 Estilos da Clnica, 2008, Vol. Xlll, n 25, 180-191

Artigo
prio, dentre outras formas de padecimento que a mentalidade nos impe. O corpo a nossa nica consistncia, mas sem garantias, pois ele passvel de sair fora a todo instante (Lacan, 2007, p. 64). Desta forma, a estabilizao da imagem corporal ameaada e ilustra os fenmenos de despersonalizao e toda ordem de perturbaes na imagem narcsica. Se todo falante tem uma mentalidade e sofre por t-la, por que Mlle. B. seria uma doente por ter uma? Para Mlle. B. a mentalidade no chega a conjugar vestimenta e fragmentao pulsional, deixando-a na inconsistncia de um semblante fugidio. No seminrio sobre o sinthoma, Lacan (2007) sugere que ter mentalidade o mesmo do que ter amor-prprio, sendo o amorprprio o princpio da imaginao (p. 64). Poderamos, ento, considerar a doena da mentalidade como aquela onde no haveria uma consistncia narcsica. A partir de um artigo de J.-A. Miller (1996) sobre a apresentao de doentes, convencionou-se, dentro das escolas de psicanlise ligadas ao Campo Freudiano, chamar de doenas da mentalidade essas psicoses desprovidas de um ponto de basta que produza uma amarrao entre o simblico, o imaginrio e o real, como outras psicoses. O diferencial que tambm no caracterizariam uma psicose tpica como a parania e a esquizofrenia. A data da entrevista coincide com o perodo do seminrio de Lacan sobre o sinthoma, perodo em que, s definies estruturais baseadas nas conhecidas estruturas clnicas freudianas, soma-se a abordagem dos ns com a diversificao das possibilidades de amarrao entre os registros; amarraes que supem os nomes-do-pai, no plural. Geralmente os doentes da mentalidade so seres de puro semblante; est a a sua excelncia e o seu carter exemplar de doena mental. So pessoas que no conseguem estabelecer uma identificao, como observa Miller a respeito do caso de Mlle. B.,As identificaes, por assim dizer, no se precipitaram no eu (moi), no h cristalizador algum... Nenhum significante-mestre, nada que venha lhe dar o lastro de alguma substncia, nenhum objeto a que preencha seus parnteses (singular substncia lacaniana, feita de falta, mas a falta que acaba por ser constante d pessoa de um sujeito a iluso de sua sntese) (1996, pp. 147-148). A doena da mentalidade, por no ter nenhuma definio estrutural, parece se aproximar, por vezes, da histeria e, outras vezes,
187

da esquizofrenia. Diramos que a sua referncia maior a esquizofrenia, pois lembra-a em vrios aspectos. Termos como flutuao, abandono do Outro, ausncia de lastro, deslocalizao do gozo so usados por Miller e outros psicanalistas ao se referirem a esses casos. Dentre vrios traos comuns s psicoses em geral, destacamse a falta de incidncia do simblico acompanhada da instabilidade do imaginrio, promovendo errncia, deriva e inconsistncia narcsica. Alguns desses loucos normais, no sentido de Lacan, correm o risco de passar a vida entrando e saindo do hospcio, porque no foram capturados pelo simblico e porque mantm, com relao a esse ltimo, uma flutuao, uma inconsistncia (Miller, 1996, p. 146). A referncia doena da mentalidade faz parte das discusses empreendidas pelos autores de duas publicaes: A Conversao de Arcachon os casos raros, inclassificveis da clnica psicanaltica (Miller et al., 1998) e tambm A Psicose Ordinria a Conveno de Antibes (Miller et al., 2005). Nesses dois estudos, abordam-se tanto os casos de doena da mentalidade quanto aquela psicose considerada discreta e sem desencadeamento, em que se consegue estabilizao pela via de uma amarrao dos trs registros. Curiosamente, no podemos dizer que Mlle. B. tenha uma psicose no desencadeada, mas tambm no podemos dizer que se trata de uma psicose com desencadeamento. Mlle. B. permanece em uma errncia; assim, ela no uma
188 Estilos da Clnica, 2008, Vol. Xlll, n 25, 180-191

Artigo
verdadeira doente, mas tambm no uma falsa doente, exatamente como ela mesma se refere. Vimos que Mlle. B. no se fixa em ningum e tambm em nenhuma doena. Com a teoria do narcisismo, Freud (1914/1980) afirma que a parania e a esquizofrenia sofrem retrao da libido objetal, diferenciandoas no ponto de fixao. Na parania h uma perda do interesse libidinal, seguida de uma regresso ao narcisismo. J na esquizofrenia, a retirada da libido do mundo externo mais radical e situa-se no auto-erotismo. Podemos, ento, dizer que a libido de Mlle. B. no se fixa em nenhum ponto? Que no h nenhum caminho traado para a sua libido? Mesmo que ela no consiga se fixar em um ponto, ou que ela no encontre nenhum traado para a libido, podemos observar em sua entrevista que pela relao dual, especular, que Mlle. B. minimamente se guia. Esse o eixo que a fisga de alguma maneira, por a que ela tenta construir suas relaes, como a tentativa de se parecer com a sua amiga de infncia, questo vital para ela. Vale retomar a sua fala em relao amiga: Eu havia me identificado a uma pessoa que no se parece comigo (p. 12). por esta via imaginria que ela tenta sustentar a imagem de seu corpo, pura vestimenta. Ao comentar as observaes de Lacan sobre o caso Mlle. B., Miller (1996) distingue as doenas da mentalidade das doenas do Outro a partir de algumas indicaes. Reitera, com isto, a importncia da referncia ao Outro para se pensar a categoria do eu. Das doenas da mentalidade fariam parte aqueles para os quais a dimenso do Outro est em dficit. O Outro na doena da mentalidade e na esquizofrenia est em dficit em relao ao Outro constitudo na parania, um Outro sem falta que o paranico sintetiza em sua tentativa de cura. Mas, diferena do esquizofrnico, o doente da mentalidade no sofre do retorno de gozo no corpo, to presente nos primeiros. E, por isso, trata-se de sujeitos que se sustentam na emancipao imaginria, na reversibilidade a-a, desvario por no se estar submetido escanso simblica (p. 148), seres de puro semblante, referidos a um imaginrio desvairado sem eu (p. 147). J a personalidade forte, segundo Miller, encontrada do lado da parania2. Ao esclarecer as doenas do Outro, refere-se aos que conseguem minimamente designar-se diante do Outro, mesmo que seja em um lugar de dejeto diante de um Outro absoluto, no afetado pela falta. A ligao ao Outro, neste ltimo caso, marcada pela certeza, como o caso dos paranicos. Podemos inferir da a estreita dependncia do estatuto do Outro para que as identificaes se precipitem no eu. Vimos com Mlle. B. a impossibilidade de se produzir ao menos um enganchamento ao semelhante, soluo pela via do imaginrio, na tentati189

va de obter uma estabilizao. Essa busca de identidade leva a sua v insistncia em encontrar um lugar na sociedade: eu continuava sempre tentando encontrar um lugar, e a encontrar um eu mesma nos outros (Lacan, 1993, p. 23). Apesar de o simblico se mostrar determinante na estabilizao de um corpo, ele no o mais importante. Tanto o imaginrio quanto o real se apresentam em uma relao interdependente com o simblico. Desde o gesto fundador de seu ensino [de Lacan], o simblico tomou seu valor quanto ao imaginrio, que , de certo modo, sua pedra angular, seu parmetro em relao ao qual o simblico se diferencia. Nesse sentido, a referncia ao imaginrio permanece essencial (Miller, 2005, p. 306).

Concluso

Mlle. B. atesta o valor cativante da imagem do semelhante, pois procura a todo instante tomar de emprstimo a imagem do outro sem, contudo, conseguir essa apropriao. Portanto, a especificidade do caso de Mlle. B. justamente falhar onde outros psicticos obtm o mnimo de estabilizao oferecida pela compensao imaginria. Mlle B. apresenta tentativas sucessivas, porm fracassadas, de identificar-se imaginariamente a seu semelhante, permanecendo em uma atopia uma ausncia de lugar frente ao Outro. Assim, a impossibilidade de se nomear faz dela uma errante. Os nomes-do-pai como significante da lei, princpio de separao, ou como pai em sua funo de nomeao executam uma operao que faz corpo, estabilizando a imagem e produzindo a consistncia corporal. Neste sentido, o corpo se amarra ao nome.
A SUBJECT LOOKING FOR THE IMAGE THE CASE OF MLLE. B. ABSTRACT This paper focus on the function of the analogous image to the speakers and its relationship with the body. From the teaching of Jacques Lacans essay about the mirror stage and the psychosis, the imaginary supplying to the symbolic and the consequences of the image failure in compensating the symbolic fault are discussed. The subjective impasses resulting from the fact that identifications fail to agglutinate into a self are discussed around the case of Mlle B., a patient who was interviewed by Lacan during a case presentation. Based on this case, the notion of mentality disease is confronted with the psychosis. Index terms: image; surrogates; body; psychosis; mentality disease.

190 Estilos da Clnica, 2008, Vol. Xlll, n 25, 180-191

Artigo
UN SUJETO EN BUSCA DE LA IMAGEN EL CASO MLLE. B. RESUMEN El trabajo aborda la funcin de la imagen del semejante, para los seres portadores del lenguaje y su relacin con el cuerpo. A partir de lo enseado por Jacques Lacan, sobre la fase del espejo y las psicosis, se discute la suplencia de lo simblico por el imaginario y las consecuencias del malogro de la imagen en compensar la falla simblica. Los impases subjetivos resultantes del fracaso de las identificaciones al aglutinarse en un yo, son discutidos a travs del caso Mlle. B., paciente entrevistada por Lacan, en una presentacin de enfermos. Con base en dicho caso, se coteja la nocin de enfermedad de la mentalidad con las psicosis. Palabras clave: imagen; suplencia; psicosis; cuerpo; enfermedad de la mentalidad. Laurent, E. (1989). Psisosis y debilidad. In E. Laurent, Estabilizaciones en las psicosis. (pp. 36-45). Buenos Aires: Manantial. Miller, J.-A. (1996). Lies sobre a apresentao de doentes. In J-A.Miller, Matemas I. (S. Laia, trad., pp. 138-149). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. ______ (2005). A pulso escpica. In J-A. Miller, Silet. (C. R. Lima, trad., pp. 304319). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. ______ et al. (1998). Os casos raros inclassificveis da clnica psicanaltica: A conversao de Arcachon. (L. D. Forbes, trad.). So Paulo: Biblioteca Freudiana Brasileira. ______ et al. (2005). La psicosis ordinaria: La convencin de Antibes. Buenos Aires: Paids.

NOTAS 1 A pesquisa dos dados iniciais foi realizada por Robson F. Pereira e Ado L.da Costa (ver Psicose: Boletim da Associao Psicanaltica de Porto Alegre, 4, (9), 1993). 2 Em uma referncia a sua tese intitulada Da psicose paranica em suas relaes com a personalidade de 1932, Lacan (2007, p.52) comenta que a psicose paranica e a personalidade no tm, como tais, relao, pela simples razo de que so a mesma coisa.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Freud, S. (1980). Sobre o narcisismo: uma introduo. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, (J. Salomo, trad., Vol. 14, pp. 85-119). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1914) Lacan, J. (1985). O seminrio livro 20, mais, ainda, 1972-73. (M.D. Magno, trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. ______ (1993). Documento: o caso Mademoiselle B. (entrevista realizada em 1976) (M. R. Pereira, trad.). Psicose: Boletim da Associao Psicanaltica de Porto Alegre, 4 (9), 3-31. ______ (1998). O Seminrio livro 5: As formaes do inconsciente, 1957-1958. (V. Ribeiro, trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. ______ (2005). O Seminrio livro 10: A angstia, 1962-1963. (V. Ribeiro, trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. ______ (2007). O seminrio livro 23: O sinthoma, 1975-76. (S. Laia, trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

cristinafred@gmail.com abastosg@terra.com.br Recebido em agosto/2008 Aceito em outubro/2008

191

S-ar putea să vă placă și