Sunteți pe pagina 1din 6

A arte de ser feliz

Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco. Era uma poca de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhs vinha um pobre com um balde e, em silncio, ia atirando com a mo umas gotas de gua sobre as plantas. No era uma regra: era uma espcie de asperso ritual, para que o jardim no morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de gua que caam de seus dedos magros e meu corao ficava completamente feliz. s vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas. Avisto crianas que vo para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega. s vezes, um galo canta. s vezes um avio passa. Tudo est certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz.

Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que esto diante de cada janela, uns dizem que as coisas no existem, outros que s existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que preciso aprender a olhar, para v-las assim." "A arte de ser feliz" Ceclia Meireles

Desejo o suficiente para voc!


H pouco tempo, estava no aeroporto e vi me e filha se despedindo. Anunciaram a partida, elas se abraaram e a me disse: - Eu te amo. Desejo o suficiente para voc. A filha respondeu: - Me, nossa vida juntas tem sido mais do que suficiente. O seu amor tudo de que sempre precisei. Eu tambm desejo o suficiente para voc. Elas se beijaram e a filha partiu. A me passou por mim e se encostou na parede. Pude ver que ela queria, e precisava, chorar. Tentei no me intrometer nesse momento, mas ela se dirigiu a mim, perguntando: - Voc j se despediu de algum sabendo que seria para sempre? - J - respondi. - Me desculpe pela pergunta, mas por que foi um adeus para sempre? - Estou velha e ela vive to longe daqui. Tenho desafios minha frente e a verdade que a prxima viagem dela para c ser para o meu funeral. - Quando estavam se despedindo, ouvi a senhora dizer Desejo o suficiente para voc. Posso saber o que isso significa?

Ela comeou a sorrir. - um desejo que tem sido passado de gerao para gerao em minha famlia. Meus pais costumavam dizer isso para todo mundo. Ela parou por um instante e olhou para o alto como se estivesse tentando se lembrar em detalhes e sorriu mais ainda. - Quando dissemos Desejo o suficiente para voc, estvamos desejando uma vida cheia de coisas boas o suficiente para que a pessoa se ampare nelas. Ento, virando-se para mim, disse, como se estivesse recitando: - Desejo a voc sol o suficiente para que continue a ter essa atitude radiante. - Desejo a voc chuva o suficiente para que possa apreciar mais o sol. - Desejo a voc felicidade o suficiente para que mantenha o seu esprito alegre. - Desejo a voc dor o suficiente para que as menores alegrias na vida paream muito maiores. - Desejo a voc que ganhe o suficiente para satisfazer os seus desejos materiais. - Desejo a voc perdas o suficiente para apreciar tudo que possui. - Desejo a voc als em nmero suficiente para que chegue ao adeus final. Ela comeou ento a soluar e se afastou. "Dizem que leva um minuto para encontrar uma pessoa especial, uma hora para apreci-la, um dia para am-la, mas uma vida inteira para esquec-la". EU DESEJO O SUFICIENTE PARA VOC!!! (autor desconhecido ou ignorado)

VIVA A VIDA
"Ns nos convencemos de que a vida ficar melhor algum dia, quando nos casarmos, quando tivermos um filho e, depois, outro. Ento, ficamos frustrados, porque nossos filhos no tem idade suficiente e seria muito melhor se tivessem. Depois, nos frustramos porque temos filhos adolescentes e temos de lidar com eles. Certamente seremos mais felizes quando nossos filhos tiverem

ultrapassado essa fase. Dizemos que nossa vida s ser completa quando nosso cnjuge conseguir o que busca, quando tivermos comprado um carro melhor, ou tivermos condies de fazer uma viagem longa, quando tivermos aposentados. A verdade que no ha melhor poca para ser feliz do que agora mesmo! Se no, quando? Sua vida ser sempre cheia de desafios. Melhor admitir isto para voc mesmo e decidir ser feliz de qualquer modo. Uma das minhas 'frases' favoritas de Alfred D. Souza, quando diz: 'Por muito tempo eu pensei que a minha vida fosse se tornar uma vida de verdade. Mas sempre havia um obstculo no caminho, algo a ser ultrapassado antes de comear a viver - um trabalho no terminado, uma conta a ser paga. Ai sim, a vida de verdade comearia. Por fim, cheguei a concluso de que esses obstculos eram a minha vida de verdade'. Essa perspectiva tem me ajudado a ver que no existe um caminho para a felicidade. A felicidade o caminho! Assim, aproveite todos os momentos que voc tem. E aproveite-os mais se voc tem algum especial para compartilhar, especial o suficiente para passar seu tempo... e lembre-se que o tempo no espera ningum. Portanto, pare de esperar at que voc termine a faculdade; at que voc volte para a faculdade; at que voc perca 5 quilos; at que voc ganhe 5 quilos ; at que voc tenha tido filhos ; at que seus filhos tenham sado de casa; at que voc se case; at que voc se divorcie; at sexta a noite; at segunda de manh; at que voc tenha comprado um carro ou uma casa novos; at que seu carro ou sua casa tenham sido pagos; at o prximo vero, primavera, outono, inverno; at que voc esteja aposentado; at que a sua musica toque; at que voc tenha terminado seu drink; at que voc esteja sbrio de novo; at que voc morra, e decida que no h hora melhor para ser feliz do que AGORA MESMO... Felicidade uma viagem, no um destino. Por isso... Trabalhe como se voc no precisasse de dinheiro. Ame como se voc nunca tivesse se machucado. Auxilie como se fosse rotina. No coma e beba como se fosse a ltima vez. Brinque como se fosse criana.

Perdoe como gostaria que fosse perdoado. E dance como se ningum estivesse olhando!" VIVA A VIDA... SEMPRE ... EM TODOS OS MOMENTOS...

Caixinha dourada
H certo tempo atrs, um homem castigou sua filhinha de 3 anos por desperdiar um rolo de papel de presente dourado. O dinheiro andava escasso naqueles dias, razo pela qual o homem ficou furioso ao ver a menina envolvendo uma caixinha com aquele papel dourado e coloc-la debaixo da rvore de Natal. Apesar de tudo, na manha seguinte, a menininha levou o presente a seu pai e disse: _"Isto pra voc, paizinho!". Ele sentiu-se envergonhado da sua furiosa reao, mas voltou a "explodir" quando viu que a caixa estava vazia. Gritou, dizendo: _"Voc no sabe que quando se d um presente a algum, a gente coloca alguma coisa dentro da caixa?" A pequena menina olhou para cima com lgrima nos olhos e disse: _"Oh, Paizinho, no est vazia. Eu soprei beijos dentro da caixa. Todos para voc, Papai." O pai quase morreu de vergonha, abraou a menina e suplicou que ela o perdoasse. Dizem que o homem guardou a caixa dourada ao lado de sua cama por anos e sempre que se sentia triste, chateado, deprimido, ela tomava da caixa um beijo imaginrio e recordava o amor que sua filha havia posto ali. De uma forma simples, mas sensvel, cada um de ns humanos temos recebido uma caixinha dourada, cheia de amor incondicional e beijos de nossos pais, filhos, irmos e amigos...... Ningum poder ter uma propriedade ou posse mais bonita que esta. Guarde-a e lembre sempre que puder.

O QUE A VIDA....
Vida no manter um placar. No quantos amigos voc tem, ou o quanto voc aceito. No sobre se voc tem planos para este final de semana ou se voc est sozinho. No sobre quem voc est namorando, quem voc j namorou, ou quantas pessoas voc j teve,

ou se voc nunca teve ningum. No sobre quem sua famlia ou quanto dinheiro ela tem. Ou que tipo de carro voc dirige. Ou quando voc foi mandado escola. No sobre o quanto voc bonito ou feio. Ou que roupas voc usa, ou que sapatos voc cala, ou que tipo de msica voc ouve. No sobre se seus cabelos so loiros, vermelhos, pretos ou castanhos. Ou se sua pele muito clara ou muito escura. No sobre que graduao voc tem, quanto esperto voc , quanto esperto os outros pensam que voc , ou quanto inteligente os testes dizem que voc . No sobre que clubes voc frequenta ou o quanto voc bom no seu esporte. No sobre representar o seu ser inteiro em um pedao de papel e ficar vendo quem ir aceitar o seu "eu" que est escrito. A vida no isso ! Mas a vida sobre quem voc ama, e quem voc machuca. sobre quem voc faz feliz ou infeliz propositalmente. sobre manter ou trair a verdade. sobre amizade, usada como algo sagrado, ou como uma arma. sobre o que voc diz e pensa, s vezes contundente, s vezes encorajador. sobre iniciar rumores e contribuir para fofocas mesquinhas. sobre que julgamentos voc j passou e porqu. E como seus julgamentos foram espalhados ou difundidos. sobre quem voc tem ignorado com total controle e inteno. sobre cime, medo, ignorncia e vingana.

sobre carregar internamente o amor e o dio, deixando-os crescer e espalhando-os

S-ar putea să vă placă și