Sunteți pe pagina 1din 8

Resenha Critica e Comentada

Livro: Como se Faz um Processo


Nesta obra, o mecanismo do processo penal e civil; um mecanismo, se me permite a metfora, que deveria administrar ao pblico um produto to necessrio ao mundo como nenhum outro bem: a justia. o momento de repetir que os homens tm antes de tudo necessidade de viver em paz; porm se no h justia, intil esperar a paz. Por isso no deveria haver nenhum servio pblico a que o Estado dedicasse tantos cuidados como o que denominamos de processo. Fao esta observao porque me vejo na necessidade de agregar que nem a opinio pblica toma conscincia da maior importncia que tem para a organizao social um instituto como o processo, nem correlativamente o Estado faz pelo processo tudo o que deveria. Os tcnicos do processo, juzes, advogados e partes, tm a conscincia de que o mecanismo funciona mal; esta conscincia aflora ocasionalmente nos ambientes legislativos; porm, quase nunca parece que havia outra coisa a fazer alm de modificar as leis processuais, sobre as quais se costuma colocar a responsabilidade do mau servio judicial, para utilizar uma palavra que de uso corrente. Tambm ouvimos falar de reformas urgentes ao Cdigo de Processo Penal e ao Cdigo de Processo Civil, e todos parecem crer, no somente, que com essas reformas o Estado cumpriu com seu dever, mas tambm que dessas reformas surgiro, Deus sabe como, melhoras na administrao da justia. Por fim, tenho o dever de desiludir o pblico a que me dirijo, dissuadindo-o de cultivar essas que no seriam esperanas, e sim verdadeiras iluses. Sem dvida, nossa legislao processual no perfeita; entretanto, em primeiro lugar, melhor do que se diz; em segundo lugar, ainda que fosse muito melhor, as coisas no andariam melhor, pois o defeito est, muito alm da legislao, nos homens e nas coisas.

Breve Resumo
O Drama
Nesse captulo o autor diz sobre o interesse das pessoas comuns em relao aos processos tanto penais como cveis. At estabelece uma relao de causalidade, quando observa o aumento do interesse do povo pelos processos como consequncia das pessoas estarem vidas por diverso. Compara os processos diversas formas de diverso comuns entre o povo, como a representao cnica e at os jogos desportivos. Mas diz bem que os duelos que existem nos processos so muito graves, at porque est em termo de lei, como quando diz que os homens em vez de abraarem-se como irmos, tentam se despedaar como lobos. E nessa perspectiva que se deve reunir esforos para remedia-las.

O Processo Penal
O Processo Penal o correspondente do Direito Penal. Ele praticado para se "castigar" aqueles que cometem delitos, sejam eles crimes ou contravenes. Quando da existncia de um delito, o Processo Penal estabelece um "castigo", uma pena para que a ordem social se restabelea. Muitas vezes se diz que a Justia demorada, o que se observa no uma demora sem causa, mas sim um proceder com cautela para que no se incorra no erro judicirio. O Processo Penal, normalmente se divide em duas fases distintas: a instruo e o debate. Tais procedimentos so necessrios para no se correr o risco de imputar penas inocentes. Como numa operao matemtica, onde para se ter certeza de sua exatido, se refaz todo o clculo, no Processo Penal o procedimento semelhante, mesmo quando da condenao, ou da absolvio, o processo tem a possibilidade de se refazer. Quando da absolvio, entende-se que aquele processo no deveria ter sido feito, logo, que o impetrado passou por situaes que no precisava ter passado. E com a condenao, primeiramente se passa pela fase do tribunal, onde se observa o processo de cognio, passando ento para a fase penitenciria, com o processo j em fase de execuo. Ao caminho que a condenao trilha, o autor atribui uma certa tristeza, pois se confunde a meta do Processo Penal, que ao invs de ser a cura do mal existente, passa a ser causador de um mal, talvez at maior, tanto que, ao fim do processo, a reintegrao desse "doente" que na teoria deveria estar curado, no existe, temem o contgio, se afastam e o repelem. Assim mesmo que parea que alcanou sua finalidade, o Processo Penal fracassou em seu objetivo.

O Processo Civil
No Processo Civil, o correspondente do Direito Civil, no existe um delito. chamado civil porque se realiza "inter civis", ou seja, entre homens dotados de civilidade. Civilidade no nada mais que um andar de acordo, da que se estabeleceu o objeto do Processo Civil, pois numa situao onde se tem um conflito de interesses, uma falta de acordo entre as partes, o Processo Civil vem para solucionar a situao, pois ainda no surgiu o delito que reclama a pena, a essa situao chama-se litgio ou lide. A lide no um delito ainda, mas contm o grmen. Sendo ela um desacordo, existe a um comportamento correlativo dos dois interessados: o que pretende a satisfao de um interesse, e o que em vez de tolera-lo, se opes ao mesmo. O Processo Civil o meio que restabelece a paz entre os litigantes, fazendo com que a lide no degenere em luta aberta. Ele trabalha em funo do combate lide. Observa-se um carter preventivo e um repressivo no Processo Civil. O carter preventivo ocorre quando o Processo Civil trata de situaes que ainda no existem lides, mas sim de situaes que precisam de um certo controle para que no hajam conflitos. E o carter

repressivo ocorre quando existe uma lide consolidada e assim uma parte pretende ter razo ou se queixa da injustia da outra parte, e vice-versa. Assim como no Processo Penal, o Processo Civil tambm exige certo tempo para que no haja arbitrariedade e erros judiciais. O Processo Civil tambm possui a fase de cognio e a fase de execuo para a soluo das lides.

O Juiz
Nos processos penais e cveis, existem distines entre quem julga e quem julgado. O principal objetivo que se observa que o processo serve para estabelecer juzo entre aqueles que no o tm. E quem prov aos outros o juzo de que necessitam o Juiz, sendo que julgar tem como um de seus diversos significados, o de prever o futuro. Antigamente o Juiz e o sacerdote possuam primitiva semelhana, pois estaria no cargo aquele que Deus lhe desse uma capacidade superior dos outros homens. Atualmente, o Juiz um funcionrio do Estado, vinculado a este por uma relao de emprego, em virtude da qual fica investido de poderes e incumbido de uma obrigao determinada, como meios para o fim de cumprimento de sua funo. O Juiz singular ou o colegiado, juntamente com o secretario e o oficial de justia, so as figuras principais do Estado, que pela estabilidade de seus atos, chamam ofcio, e pelo carter especfico dos mesmos, denominam-se ofcios judiciais. Observa-se tanto a separao de competncia com relao jurisdio do Juiz, por causa das diversas matrias dos assuntos em litgio, levados a julgamento.

As Partes
"O Juiz soberano; esta sobre, no alto, na ctedra. Abaixo, na frente dele, esta o que deve ser julgado". Francisco Carnelutti. Como diz a frase, diante do Juiz esta o que deve ser julgado, e neste captulo mais precisamente, quem deve ser julgado. No Processo Civil, aqueles que o Juiz dever julgar, so sempre dois, o que diz estar com a razo e o que nega a razo do primeiro. O Juiz observa as razes das duas partes, sendo assim um processo bilateral. E no Processo Penal, o Juiz somente se referir ao imputado, sendo nesse caso unilateral. Dentro do Processo Civil, tambm verificamos duas formas: o voluntrio e o repressivo, sendo unilateral e bilateral respectivamente. D-se o nome de partes, pois se associa-se discrdia, separao, sendo que nem os litgios, nem os delitos existiriam se os homens no se separassem. As partes de um processo so sempre duas. Quando se trata de delito em razo da sua substancia, um o autor e o outro o que sofre a ao, um o ofensor e o outro o ofendido. E no litgio, com relao iniciativa, uma das partes a que pretende e a outra a que resiste pretenso.

No Processo Penal, parte, d-se o nome de imputado, por conseqncia do ato de imputao do Juiz. No Processo Civil, as partes adotam o nome de autor e demandado, dependendo de quem partiu a iniciativa, sendo o autor quem vai a juzo, toma a iniciativa da atuao e o demandado, aquele a quem se demanda o juzo. O juzo do Juiz no tem o valor de simples conselho e sim tem fora de um mandato, tal e qual se estivesse escrito na lei. O juzo do Juiz transforma, pois, o mandato genrico da lei em um mandato especfico, dirigido (s) parte(s), a respeito das quais ele o pronuncia.

As Provas
Para que se tenha certeza da existncia de um fato que no se viu, observa-se alguns outros fatos necessariamente para que se comprove, ou no, a existncia do primeiro. Esses fatos necessrios que o Juiz v ou escuta, chamam-se provas. As provas so fatos presentes sobre os quais se constri a probabilidade da existncia ou inexistncia de um fatos passado; a certeza resolve-se, em via de regra, com a mxima probabilidade possvel. No possvel existir um processo sem provas, ou mesmo o Juiz pronunciar um juzo sem as mesmas. As provas podem ser pessoais ou reais. As pessoais so como uma representao do modo de ser de um homem e as reais, representao do modo de ser de uma coisa. As provas ainda podem ser divididas em representativas e indicativas ou indicirias. As representativas, so as que fazem presente algo que no esta presente. A mais importante para esse estudo, a representao do passado, onde se evoca algo j ocorrido. A representao pode ser direta ou indireta. A direta, a que acontece mediante a captao de coisas capazes de registrar os aspectos ticos ou acsticos dos fatos e reproduzi-los. A indireta feita atravs da mente humana, que descreve o que percebeu. A representao documental, a coisa que narra e a testemunhal a pessoa quem fala, assim o documento serve, preferencialmente em ordem, ao Processo Civil, e o testemunho, em ordem, ao Processo Penal. As indicativas ou indicirias no sugerem imediatamente a imagem do fato que se quer certificar, portanto, no atuam atravs da fantasia, mas por meio da razo, a qual, servindo-se das regras extradas da experincia, argumenta, por meio delas, sobre a existncia ou inexistncia do fato em si. Dividem-se em duas categorias: as naturais e as artificiais. As naturais so indcios, e as artificiais, sinais. O Processo Penal, utiliza-se normalmente dos indcios, e o Processo Civil, dos sinais. A prova, qualquer que seja seu tipo, deve em primeiro lugar, ser percebida pelo Juiz, e em seguida por ele valorada. O problema que as provas freqentemente no so suficientes para que o Juiz possa reconstruir com clareza os fatos da causa, deixando o processo vago, ou sem muita certeza da situao.

As Razes
Aps a apurao das provas, ou seja, o remonte do passado no presente para se ter certeza das causas, o Juiz se dirige ao futuro e busca as razes, assim partindo do estabelecimento do que foi, ir estabelecer o que ser.

O Juiz, depois de ter verificado a existncia de um fato, tem que ponderar seu valor. Observa-se da a diferena entre juzo de existncia e o juzo de valor, sendo o primeiro concernente ao passado e o segundo tangente ao futuro. As provas servem ao Juiz, para buscar no passado, e as razes ajudam a penetrar no segredo do futuro, para a tentativa de um esclarecimento total. O Juiz em seu entendimento, procura saber se uma parte, agindo como o fez, teve razo ou no. Antigamente, existia a figura do Juiz da equidade, que tinha s a sua conscincia como guia, carregava consigo a cincia do bem e do mal. Hoje, a figura do Juiz de Direito, que agora possui as razes do juzo crtico, formuladas pela lei. O Juiz da equidade encontrava as razes em si mesmo, e o Juiz de Direito as encontra fora de si. As razes, como as provas, pertencem realidade, no ao mundo das idias. Em outros termos, so objeto, no meio de conhecimento. Apenas o que as diferem que as provas advm de uma realidade fsica, e as razes de uma realidade metafsica. A verdadeira diferena entre juzo de equidade e de Direito, que no primeiro, a busca das razes feita pelo Juiz, e no segundo, pelo legislador. A valorao das razes feita pela interpretao da lei, fazendo o Juiz ficar entre a lei e o fato, sendo a lei abstrata e o fato concreto. A lei se assemelha a um traje de confeco que o Juiz deveria transformar num traje sob medida, com a interpretao das normas.

O Contraditrio
Nas razes apresentadas pelas partes, ficam evidenciadas as tendncias em se buscar, cada uma delas, o sucesso dentro do processo. Cada qual dever empenhar-se ao maximo objetivando o encontro da "sua" Justia. Tal embate serve ao Juiz como colaborao na busca da verdade, e quanto mais se aprimoram as partes oferecendo ao magistrado provas e razes, mais facilmente este chegar a seu convencimento. este procedimento d-se a denominao de Contraditrio. Segundo o autor, o Processo Penal opera com o que ele chama de contraditrio artificial, o Ministrio Publico, uma vez que tal instituto surge exatamente para que haja o embate entre as partes, ao passo que o Processo Civil, tem um contraditrio natural, pois h ali dualidade de anseios, so duas as partes que ali chegam com seus conflitos, buscando solues. O Ministrio Publico assume um papel ambguo no processo. O cdigo de processo penal lhe atribui o ttulo de parte, enquanto o cdigo de processo civil o distingue da parte verdadeira, tratando-o como instituto pertencente ordem judicial. A bem da verdade, Ministrio Pblico no se preocupa em ocupar esta ou aquela parte, mas sim representar a sociedade.

A Introduo
Todo processo tem sua estria, com incio, meio e final. A Introduo ao processo se d quando s portas da Justia chegam as partes com seus conflitos, na esfera Cvel, ou

quando da denncia proferida pelo Ministrio Pblico, na esfera Criminal. Ao MP, lhe ofertado por lei, o modo como a notcia de um delito chega a si. Este modo tende a variar dependendo de quem trouxe a notcia, sendo que para cada qual, uma denominao correspondente. Aps aportada ao Ministrio Publico, a notcia do delito ser analisada e dependendo de seu fulcro, ser oferecida objetivamente a denncia, ou solicitado seu arquivamento. Temos a a grande diferena nas introdues dos processos cveis e penais. Enquanto o contraditrio no cvel se d logo de incio, no penal o mesmo s ocorrer mais adiante, na fase de instruo. No processo cvel, a preparao para a introduo se d quando da citao das partes, ou seja, o convite para que ambos venham ao judicirio oferecerem suas demandas, quando ento, realmente inicia-se o ato introdutrio.

A Instruo
Esta a fase intermediria do processo. nela que sero expostas e analisadas as provas e razes das partes. Colher provas, em geral, especialmente no processo penal, no tarefa fcil. No processo civil, vias de regra, os fatos se apresentam com clareza. A fase de instruo deve ser conduzida com cautela para que ali no se enseje um erro judicirio, pois, no caso do processo penal, um erro pode custar a priso de um inocente, ou absolvio de um criminoso. Durante a instruo so colhidos os depoimentos testemunhais, sendo estes de suma importncia para o Juiz, porm o discernimento deve estar aguado, para que se possa extrair, atravs de perguntas pertinentes, o mais prximo da realidade vivida por determinada testemunha, no caso em foco. Sempre a propsito do testemunho, no se deve esquecer que, com as perguntas do Juiz e as respostas proferidas pela testemunha, no fica esgotada a produo da prova, sendo este apenas um dos tipos de provas.

A Discusso
Chegamos ao ponto onde a palavra, dentro do processo, passa a ser algo de suma importncia. Localizada estrategicamente entre a instruo e a deciso, na discusso que as partes tentaro ganhar o livre convencimento do Juiz. Como quando do oferecimento das razes, as partes colaboraro sobremaneira para o clarear dos pensamentos do Juiz. A discusso tarefa dos advogados de ambas as partes, no processo civil, sendo que no processo penal, tarefa do advogado e do Ministrio Publico, cabendo ao Juiz mediar e observar atentamente tudo quanto envolve tal embate. O que certamente pode surpreender os leigos o fato de, se cada parte tem que apresentar um projeto de deciso, obviamente ambos sero opostos, porm sendo a verdade apenas uma, como cada uma das partes prope uma deciso diversa da outra?

Os leigos no entenderiam jamais que nada serve melhor para promover a dvida que o contraste, e na dvida, j dentro da fase processual s h uma parte a ser privilegiada. A discusso no ponto de vista formal, se explica num discurso proferido por cada parte dirigido ao Juiz, direta ou indiretamente, oral ou escrito, encontrando-se a seus prs e seus contras, pois enquanto um discurso escrito traz consigo toda a tcnica a que o tempo lhe permitiu ser consultada, o discurso oral vem carregado de emoes, atingindo mais diretamente ao receptor. no campo da discusso que os ofcios de advogados e promotores so mais claramente reconhecidos, alcanando o cume da arte retrica.

A Deciso
Auxiliado, como vimos, pela discusso entre as partes, chegou a vez do Juiz manifestar atravs da deciso, seu entendimento sobre o caso. J houve um tempo em que o magistrado podia esquivar-se de sua incumbncia, porm o Estado moderno no admite tal procedimento, obrigando-o de alguma maneira a efetivemente proferir uma deciso. H excees previstas para que uma deciso no seja proferida, como no caso em que o Juiz julga-se incompetente, ou uma das partes no esta legitimada, ou ainda a demanda no foi proposta na forma que a lei determina, sob pena de nulidade. Nestes casos o Juiz julga sobre a possibilidade de conduo do processo e no sobre o mrito. No se pode confundir deciso e sentena. Sentena a deciso solene e formal pronunciada pelo Juiz quando da concluso do processo, enquanto que decises so todas as declaraes de vontade do Juiz, dentro do processo. Como j mencionado anteriormente o Juiz dever proferir uma sentena, obviamente seguindo os ditames do correspondente cdigo de processo. Se por falha da parte acusatria a prova no for suficiente, ou ao menos colocar em dvida sobre a real culpa do acusado, este ser beneficiado com o critrio favor rei, tratando-se de velha formula que diz: quando da incerteza dos fatos, se resolve a favor do ru.

A Execuo
Poderia imaginar-se que com a deciso, o processo havia esgotado seu fluxo, porm no podemos deixar de mencionar a fase executria, ou seja, aquela com a qual ser cumprida a vontade do Juiz. H que se mencionar que nem sempre a execuo decorre do final do processo. Em alguns casos, como medidas cautelares, a sano imposta antes mesmo da deciso, como forma de tutelar o direito do ofendido, ou da vtima. A execuo civil, se realiza nos modos pecunirios, agindo diretamente sobre o patrimnio daquele que foi considerado o perdedor no embate jurdico processual, enquanto que a execuo criminal, d-se atravs das penas corporais, estas, com notrios avanos atravs dos tempos. Entenda-se por penas corporais, as privaes de liberdade.

A Impugnao
Toda deciso judicial, perfeitamente falvel, e o prprio ordenamento jurdico, reconhecendo a gravidade de se correr tal risco, prev o instituto da impugnao. A impugnao deve obedecer certos ditames para seu emprego, como exemplo o limite do tempo para sua interposio, sendo que os processos civis e penais, obedecem prazos rigorosssimos A impugnao fundamenta-se na idia de um novo julgamento, sendo que podem ser classificadas em dois tipos de impugnao: apelao e reviso. Apelao, assim chamado porque a parte vencida apela, ou seja, pede que se renove o julgamento, que ser realizado por outro Juiz, que por sua vez, ter sua deciso sobreposta anterior. Reviso uma impugnao extraordinria, fadada a ter sua utilizao apenas em favor do condenado em processo penal.

Concluso
Os homens tem necessidade de viver em paz, mas se no existe justia, intil esperar pela paz. Por isso no deveria haver nenhum servio pblico ao qual o Estado dedicasse tantos cuidados quanto ao que leva o nome de processo. O Estado no faz pelo processo tudo que deveria fazer, visto que este um meio fundamental para promoo da justia. O leigo no tem noo da sua importncia, mais os interessados (juzes, advogados, partes, etc.) tem conscincia de que o mecanismo funciona mal. Diante disso, fala-se muito em propostas de reforma na lei processual, mais essa no a raiz do problema, uma iluso pensar assim. A base de todo o problema est na administrao da justia. Os rgos judicias so verdadeiras e prprias fazendas, que deveriam estar providas de todos os instrumentos necessrios para a administrao da justia. Refere-se falta de moralidade e ao capitalismo, como causa do aumento da litigiosidade assim como dos delitos. Na medida em que h o crescimento econmico, haver necessidade do processo penal e civil, de maneira constante e com possibilidade de aumento de intensidade no futuro. necessrio que o homem perca a iluso de que se pode obter por fora, a justia nesse mundo. J que o nico caminho que leva o homem justia, o amor. Finaliza comparando a punio de um juiz, punio de um pai, como sendo puro ato de amor. Se o juiz julgar com amor, no apenas seu juzo se aproximar todo humanamente possvel da verdade, mas irradiar dele um exemplo que em uma sociedade cada vez menos dominada pelo egosmo, tornar cada vez menos necessrio seu triste ofcio. Este captulo a descrio da crtica feita pelo autor, referente administrao da justia.

S-ar putea să vă placă și