Sunteți pe pagina 1din 36

1.

Consideraes iniciais

O presente artigo descreve a importncia de uma realidade jurdico-social acerca da aplicao da pena no Sistema Penal Brasileiro, desenvolvendo analises nos aspectos gerais da funo social da pena com nfase da necessidade na ressocialio do indivduo prevista na Lei n 7. 210/ 84 que institui a Lei de Execuo Penal.

Entrementes, sua finalidade ilustrar a evoluo da pena no contexto histrico, demonstrando em sua plenitude as teorias abarcadas pela funo social da pena, expondo os seus conceitos, suas acepes, caractersticas, e o posicionamento de alguns doutrinadores.

Posteriormente sero explanadas quais as medidas usadas acerca da funo social da pena e o seu carter ressocializador. Diante deste contexto que ser analisado se a pena realmente exerce a funo ressocializadora, e se o Estado contribui para a reinsero dos apenados no convvio social.

Por fim, foi feita entrevista com um detento, sobre o referido tema, abordando todas as realidades do sistema carcerrio, considerando sua perspectiva acerca da funo ressocializadora da pena, bem como suas opinies, indagao, e seus posicionamentos.

importante enfatizar a necessidade da participao do Estado e de toda a sociedade, em virtude da insegurana do sistema prisional, o indivduo, ao adentrar no presdio, adquire um desempenho social de um criminoso, contraindo atitudes e condutas ilcitas de um preso habitual e desenvolvendo, cada vez mais, um comportamento delituoso.

Portanto a influncia dessa marginalizao abordada atravs de um sistema prisional que decorre de uma problemtica que envolve um desrespeito com os direitos humanos, sendo a liberdade cerceada com a pena privativa de liberdade, gerando como consequncia a perda dos demais direitos assegurados pela constituio federal.

O sujeito quando regressa para a sociedade, no possui nenhuma perspectiva de vida, pois as oportunidades de reinsero na sociedade so mnimas. Uma vez que a sociedade trata de forma negativa, muitas vezes descriminalizando, tratando de forma preconceituosa, sem dar ao menos uma perspectiva de vida. Diante da problemtica do descaso da sociedade muitos indivduos se revoltam e reingressa ao mundo do crime, tornando dessa forma um ciclo vicioso de marginalizao.

Pois a maioria dessas pessoas no possui condies mnimas de sobrevivncia, muitas delas so de classes pobres, desassistidas, esquecidas pelo poder publico sem acesso a sade, educao, trabalho, condies essas que fundamental para a subsistncia do ser humano.

Atualmente o sistema penitencirio encontra-se em decadncia uma vez que as problemticas giram em torno das dificuldades encontradas, entre elas, pode-se destacar a superlotao no sistema carcerrio, as condies degradantes, subumanas, presdios que se assemelham a um verdadeiro deposito de seres humanos. Diante desse cenrio encontramos um sistema falido, ineficaz, descumprindo a sua real funo que a de recuperar e reeducar os apenados.

Logo se verifica o descumprimento da misso imposta ao Estado que tido como garantidor na assistncia judiciria. hora do judicirio brasileiro agir, no basta apenas enclausurar o sujeito sem que ao menos os seus direitos fundamentais como cidado sejam respeitados, portanto, cabvel ao poder Judicirio adotar medidas imediatas para chegar a uma finalidade que humanizao da pena no sistema penitencirio, obtendo como consequncia a funo social da pena que a ressocializao.

O dispositivo da Lei de execuo penal promove a ressocializao com a inteno de preparar o indivduo para o convvio social, pois fundamental desenvolver trabalhos com a finalidade fazer com que a pena privativa de liberdade desempenhe sua funo social, sem transgredir os direitos individuais do apenado, de forma que os sujeitos sejam ressocializados, reeducados e consequentemente reingressado na sociedade.

Portanto acredita-se que este artigo deva proporcionar aos leitores uma compreenso acerca da funo social da pena e que atravs desta compreenso, a sociedade possa entender que no apenas uma questo de punir o transgressor pelo ato ilcito praticado, mas sim uma questo jurdico-social de grande importncia no s para a sociedade, mas tambm para o individuo, evitando assim a reincidncia.

2. Direito Penal e sua funo social

No Estado Democrtico, o Direito Penal desempenha um importante papel na ordem jurdica, consolidando a proteo de bens jurdico-penais, tendo em sua essncia o ser humano e a sociedade, alm de garantir a liberdade de todos os indivduos, resguardando as condies elementares para a convivncia social, agindo na da tutela dos direitos, da liberdade e da segurana dos cidados.

O direito quando no utilizado de forma correta, termina colocando no s o agente que praticou o delito como tambm a prpria sociedade em um grave perigo. Embora o Brasil tenha demonstrado uma pequena evoluo acerca da desigualdade social, ele continua obtendo dados preocupantes no que diz respeito s condies de existncia e de desenvolvimento da sociedade.

Convm ressaltar que para Capez a poltica criminal:

traada a partir das convenincias do sistema. O que realmente importa que as normas penais ordenem e regulem o funcionamento do corpo social, devendo o Estado extrair, a parir desta necessidade, os valores a serem traduzidos em tipo legais incriminadores. (CAPEZ, 2011, p.159)

Assim, conclui-se, preliminarmente, que s se pode punir leso ao bem jurdico se isso for fundamental para a pacificao da sociedade.

Nessa mesma direo, importante destacar a lio do autor Frederico Marques:

[...] Para Frederico Marques, Direito Penal o conjunto de normas que ligam ao crime, como fato, a pena como conseqncia, e disciplinam tambm as relaes jurdicas da derivadas, para estabelecer aplicabilidade de medidas de segurana e a tutela do direito de liberdade em face do poder de punir do Estado. E, acrescentava Frederico Marques, para dar uma noo precisa de Direito Penal, indispensvel que nele se compreendam todas as relaes jurdicas que as normas penais disciplinam inclusive as que derivam dessa sistematizao ordenadora do delito da pena. (apud BITTENCOURT, 2011, p. 32-33)

Adotando os ensinamentos de Welzel o autor define Direito Penal como Direito Penal o conjunto de normas jurdicas que regulam o exerccio do poder punitivo do Estado, associando ao delito, como pressuposto, a pena como consequncia. (apud BITENCOURT, 2011, p. 32). Dessa forma o Direito Penal tem por finalidade prevenir o crime, por meio de regras impositivas, bem como combat-lo, quando sua atuao preventiva falhar.

Segundo o autor Nucci Direito Penal considerado:

O Direito Penal o ramo do ordenamento jurdico que se ocupa dos mais graves conflitos existentes, devendo ser utilizado como a ltima opo do legislador para fazer valer as regras legalmente impostas a toda comunidade, utilizando-se da pena como meio de sano, bem como servindo igualmente para impor limites atuao punitiva estatal, evitando abusos e intromisses indevidas na esfera de liberdade individual.(NUCC, 2009, p. 61)

Alm disso, a vida em sociedade exige sistemas normativos que satisfaam s normas indispensveis entre os indivduos, logo o fato que contraria esse sistema normativo chamado de ilcito jurdico. Por sua vez, a ocorrncia de um fato com propores danosas aos interesses dos indivduos configura o ilcito penal.

Considerando que os danos que alcanam maiores dimenses decorrem da leso dos bens jurdicos mais importantes e indispensveis para a sociedade, como, por exemplo, a vida, propriedade, sade, entre outros. Analisando o dispositivo do autor Prado o pensamento jurdico moderno reconhece que o escopo imediato e primordial do Direito Penal radica na proteo de bens jurdicos essenciais ao indivduo e comunidade. (PRADO, 2007, p. 4)

Diante dessa necessidade surge o direito para garantir a segurana jurdica e as condies que mantm a essncia do dever ser no convvio social.

O doutrinador Reale de forma precisa assevera que o Direito *...+ um conjunto de regras obrigatrias que garante a convivncia social graas ao estabelecimento de limites ao de cada um de seus membros. (REALE, 2002, p. 1)

Neste diapaso, transcreve-se relevante ensinamento doutrinrio do autor Prado:

O homem, por sua prpria natureza, vive e coexiste em comunidade (relatio ad alterum). O direito regula o convvio social, assegurando-lhe as condies mnimas de existncia, de desenvolvimento e de paz. Tanto assim que a sociedade e Direito se pressupem mutuamente (ubi societas bi jus et ibi jus ubi societas). (PRADO,

2005, p. 52)

Ainda segundo o doutrinador Prado, o direito penal tem que prevalecer-se de medidas de proteo que visa resguardar os bens jurdicos fundamentais a vida humana, impondo sano ao descumprimento da ordem jurdica:

Para sancionar as condutas lesivas ou perigosas a bens jurdicos fundamentais, a lei penal se utiliza de peculiares formas de reao-penas e medidas de segurana. O Direito Penal visto como uma ordem de paz pblica e de tutela das relaes sociais, cuja misso proteger a convivncia humana, assegurando, por meio da coao estatal, a inquebrantabilidade da ordem jurdica. (PRADO, 2005, p. 54)

Diante disso, como forma de reprimir o delito, foram impostas leis de tal forma que determinaram limitaes liberdade e suspenso de direitos. A pena tem sido o elemento empregado pelas autoridades que agem em nome do Estado para aplicar a sano contra aqueles que cometeram um delito.

2.1 As penas no contexto histrico

Durante muito tempo, nas antigas civilizaes a pena era executada de forma diversa, predominava como forma de castigo, a maior parte delas ocorria em locais insalubres, os encarceramentos eram subterrneos e no havia condies mnimas de segurana. No entanto como uma espcie de fase preliminar o encarceramento era feito principalmente por poos e masmorras, consequentemente a aplicao das penas, se transformou no principal retorno penolgico.

A sano que prevalecia decorria das penas de mutilao, torturas, castigos corporais, pena morte, dentre outras, embora imposta como forma de defesa do Estado, a pena tinha por finalidade a correo do agente e a preveno geral da sociedade.

De maneira bastante clara, preleciona o autor Bittencourt:

A priso uma exigncia amarga, mas imprescindvel. A histria da priso no a de sua progressiva abolio, mas a de sua reforma. A priso concebida modernamente como um mal necessrio, sem esquecer que as mesmas guardas em sua essncia contradies insolveis. (BITTENCOURT, 2011, p. 505)

interessante destacar, que atualmente o elenco das penas do sculo passado no mais satisfatrio, porque era imprescindvel que se encontrassem novas sanes compatveis com os tempos atuais, cuja funo e a finalidade fossem atendidas, perante toda a sociedade.

Conforme os ensinamentos de Nucci:

Conforme o atual sistema normativo brasileiro, a pena no deixa de possuir todas as caractersticas expostas: castigo + intimidao ou reafirmao do Direito Penal + recolhimento do agente infrator e ressocializao. O art. 59 do Cdigo Penal menciona que o juiz deve fixar a pena de modo a ser necessria e suficiente para a reprovao e preveno do crime. (NUCCI, 2009, p. 370)

Vale pena ressaltar a importante lio do autor Prado:

Feitas essas consideraes, cumpre esclarecer que as penas que afetam a liberdade do condenado podem consistir em sua completa privao atravs do enclausuramento daquele em um estabelecimento penal ou somente na limitao ou restrio do jus libertatis [...]. (PRADO, 2005, p. 570)

Ao conceituar pena de priso, o autor Nucci assevera Pena de priso a sano imposta pelo Estado, por meio de ao penal, ao criminoso como retribuio ao delito perpetrado e preveno a novos crimes. (NUCCI, 2010, p. 309)

Diante do contexto notria que a pena de priso considerada uma privao da liberdade, dessa forma a punio tem que estar prevista em lei. Conforme se constata, a pena de priso implica na existncia de um Estado e retira do agente do crime o tempo e o espao no qual o mesmo tinha perante a sociedade e depositar um perodo de tempo e espao prprios, institucionais. Essa punio foi constituda como forma de retorno ao delito, ou seja, o tempo em que o agente fica na priso empregado para a reflexo da gravidade do crime praticado, e de impedir que futuros delitos sejam cometidos, esse um carter primordial da pena de priso, sendo interpretada como carter de reparao publica.

Assim, para retirar o agente da convivencia do delito, o Estado tem que utilizar como sano a pena para proteger eventuais leses a determinados bens juridicos. Por isso, concluimos que, no mundo da cincia do Direito Penal, a sano esgotada em funo da pena. Para o

ordenamento juridico penal, a sano proporcional consequncia ao comportamento social desviado.

No entendimento de Greco:

Prima facie, dever o legislador ponderar a importncia do bem jurdico atacado pelo comportamento do agente para, em um raciocnio seguinte, tentar encontrar a penaque possua efeito dissuasrio, isto , que seja capaz de inibir a prtica daquela conduta ofensiva. Aps o raciocnio correspondente importncia do bem jurdico-penal, que dever merecer a proteo por meio de uma penaque, mesmo imperfeita, seja a mais proporcional possvel, no sentido de dissuadir aqueles que pretendem violar o ordenamento jurdico com ataques aos bens por ele protegidos, o legislador dever proceder a um estudo comparativo entre as figuras tpicas, paraque, mais uma vez, seja realizado o raciocnio da proporcionalidadesob um enfoque de comparao entre diversos tipos que protegem bens jurdicos diferentes.(GRECO,2005, p. 111)

A respeito deste contexto, para explicar a forma de aplicao da pena, preleciona o autor Bittencourt:

Para a aplicao da pena proporcionalmente adequada, a dogmtica penal socorre-se tambm da culpabilidade, aqui no como fundamento da pena, mas como limite destas; nas excludentes de criminalidade ou causas justificadoras igualmente se fazem presentes os princpios no apenas da proporcionalidade como tambm da razoabilidade; isso fica claro no enunciado do estado de necessidade (Art. 24), que exige o perigo para o direito prprio ou alheio cujo sacrifcio no era razovel exigir. Em outros termos, exige-se a proporcionalidade entre a gravidade do perigo e a leso que se pode produzir para salvar o bem pretendido. Por outro lado, s se admite a invocao da legitima defesa (Art. 25) se houver o emprego dos meios necessrios usados com moderao [...]. Para concluir, com base o principio da proporcionalidade que se pode afirmar que um sistema penal somente estar justificado quando a soma das violncias crimes, vinganas e punies arbitrarias que ele pode prevenir for superior das violncias constitudas pelas penas que cominar. Enfim indispensvel que os direitos fundamentais do cidado sejam considerados indisponveis (e intocveis), afastados da livre disposio do Estado, que, alm de respeit-lo deve garanti-los. (BITTENCOURT, 2011, p. 57-58)

Portanto, deduze-se que a pena deve se manter dentro dos limites do princpio da proporcionalidade e s pode ser imposta mediante um processo judicial cercado de todas as garantias juridicas, como, exemplificativamente, contraditrio, ampla defesa e devido

processo legal . importante frisar que no s o Direito Penal como tambm o ordenamento juridico dever respeitar a diginidade da pessoa humana, logo a cominao das penas deve ser aplicada de forma individual, analisado-se a adequao entre a pena justa e seus limites, observando o fundamento da amplitude do injusto e da culpabilidade.

2.2 Funo social do Direito Penal

O Direito Penal exerce a funo de garantir a liberdade de toda sociedade, resguardando as condies necessrias para o convvio social, colaborando para a tutela dos direitos, da segurana, e da liberdade dos cidados. Embora que sua interferncia seja aplicada apenas quando for indispensvel para a defesa da humanidade ou para a proteo pacfica da coletividade, garantindo-lhe o direito de ir e vir.

O bem jurdico s poder ser punido, se este for indispensvel para o convvio social, no Estado democrtico de direito compete s normas do Direito Penal proteger os cidados. No entanto cabvel ao Direito Penal combater a agresso, a intolerncia, os maus tratos, pois para este direito o cumprimento do dever no esta ligada violncia, mas esta ligada a vinculao do respeito aos princpios consagrados na constituio.

Todavia, compete ao Direito Penal controlar o poder do Estado, a intolerncia, irracionalidade e autoritarismo. No Estado democrtico de direito, o Direito Penal no convive com respostas igualmente violentas, como j referido, o que legitima o respeito aos princpios consagrados formalmente na Constituio.

O autor Capez expe o seguinte pensamento:

A misso do Direito Penal proteger os valores fundamentais para a subsistncia do corpo social, tais como a vida, a sade, a liberdade, a propriedade etc... denominados bens jurdicos. Essa proteo exercida no apenas pela intimidao coletiva, mais conhecida como preveno geral e exercida mediante a difuso do temor aos possveis infratores do risco da sano penal, mas, sobretudo pela celebrao de compromisso ticos entre o Estado e o indivduo, pelos quais se consiga o respeito s normas, menos por receio de punio e mais pela convico da sua necessidade e justia. (CAPEZ, 2011, p. 19)

O Estado de direito incompatvel com qualquer proposta de diminuio de garantias e o Direito Penal s deve servir para limitar e diminuir a violncia, prevalecendo sobre a priso

liberdade. Dessa forma surgem os direitos do encarcerado no estado democrtico de direito, no qual o cumprimento da pena no pode implicar jamais na perda ou diminuio dos direitos fundamentais, ou seja, a priso s pode ocorrer quando houver a necessidade de aplicao de pena para a proteo de bens jurdicos relevantes.

O autor supracitado ainda faz as seguintes consideraes acerca da funo social do Direito Penal:

Ao prescrever e castigar qualquer leso aos deveres tico-sociais, o Direito Penal acaba por exercer uma funo de formao do juzo tico dos cidados, que passam a ter bem delineado quais os valores essenciais para o convvio do homem em sociedade.(CAPEZ, 2011, p. 20)

A funo do Direito Penal em sua essncia a humanizao da pena, determinando que o indivduo no pode ser tratado como meio, mas como fim, como pessoa, impondo limitao quantidade e qualidade da pena e, consequentemente, o respeito vida e proibio de penas cruis ou degradantes includos o rigor desnecessrio e as privaes indevidas impostas aos condenados. Aos condenados pena privativa de liberdade devero ser propiciadas as condies para uma existncia digna, zelando por sua vida, sade e integridade fsica e moral.

3. Teorias sobre a funo da penas

Atravs de tantos problemas acerca da criminalidade imprescindvel para o Direito Penal solucionar esses conflitos, como forma de reao do delito, essas solues so denominadas de Teoria das penas. Diante de tal meno o autor Greco (2011, p. 473) certifica Assim, de acordo com nossa legislao penal, entendemos que a pena deve reprovar o mal produzido pela conduta praticada pelo agente, bem como prevenir futuras infraes penais.

Ultimamente no que diz respeito funo das penas diversas teorias buscam justificar seus fundamentos e suas explicaes. Dependendo do conceito de pena que adotada conseguimos vislumbrar qual teoria ser aplicada a cada caso concreto.

O autor Bacigalupo faz uma sustentao filosfica sobre o estudo das teorias das penas:

[...] as chamadas teorias da pena, na verdade, so princpios ou axiomas legitimantes do direito penal, que no respondem a pergunta por que se deve punir, mas sim, outra pergunta: sob que condies legitima a aplicao de uma pena. (BACIGALUPO, 1994, p.12)

3.1 Teorias sobre a funo das penas

Ao abordar os tpicos das teorias sobre a funo das penas imprescindvel fazer uma anlise sobre os principais aspectos de cada teoria, estes aspectos esto relacionados aos principais fatos ocorridos sobre a importncia e a consequncia que cada uma aborda em seus ensinamentos. No entanto as teorias sobre a funo social da pena basicamente fundamentada em trs teorias so elas: teoria absoluta ou retributiva, teoria relativa ou da preveno, teoria mista ou unificadora da pena.

3.1.1 Teoria Absoluta ou Retributiva

A teoria absoluta est atrelada essencialmente aos preceitos da retribuio, onde teoria retributiva pondera que a pena se consume na opinio de legtima retribuio, tendo como finalidade a reao punitiva, ou seja, como uma espcie de resposta violenta ao delito praticado pelo agente. Logo a pena imposta como forma de retribuio, ou seja, compensao do mal ocasionado pelo crime.

Preleciona o autor Greco acerca da teoria absoluta, atrelada ao carter retributivo da pena:

A teoria da retribuio no encontra o sentido da pena na perspectiva de algum fim socialmente til, seno em que mediante a imposio de um mal merecidamente se retribui equilibra e expia a culpabilidade do autor pelo fato cometido. Se fala aqui de uma teoria absoluta porque para ela o fim da pena independente, desvinculado de seu feito social. A concepo da pena como retribuio compensatria realmente j conhecida desde a antiguidade e permanece viva na conscincia dos profanos com uma certa naturalidade: a pena deve ser justa e isso pressupe que se corresponda em sua durao e intensidade com gravidade do delito, que o compense. (GRECO, 2011, p. 473)

importante destacar que o Direito Penal no ataca a sociedade com respostas violentas, pois o direito incompatvel com qualquer proposta de reduo de garantias, uma vez que ele visa controlar agresso, a intransigncia, dentre outros aspectos degradantes que faz com que o indivduo sinta-se privado de seus princpios consagrados na constituio.

No s o sistema penitencirio como tambm o Estado, tem o dever de respeitar os direitos essenciais dos encarcerados, garantindo e respeitando seus princpios, seus valores e, sobretudo a sua vida. Portanto no sistema prisional, cabe ao poder judicirio controlar a ao da administrao cujo foco cuidar do cumprimento da pena e dos direitos individuais.

Segundo os ensinamentos do autor Bittencourt:

*...+ nem a funo do Direito Penal pode derivar-se de uma contemplao de penas e medidas como figura isoladas do sentido que em cada momento histrico cultural e em cada modelo de Estado corresponde ao Direito, nem a funo do Direito Penal esgota-se na funo da pena e da medida de segurana. quase unnime, no mundo da cincia do Direito Penal, a afirmao de que a pena justifica-se por sua necessidade [...]. (BITTENCOURT, 2011, p. 98)

3.1.2 Teoria Relativa ou da Preveno

As teorias relativas esto fundamentadas no critrio da preveno onde conferem pena, a misso de impedir que no futuro sejam cometidos novos delitos, ou seja, tem a funo de prevenir a sua pratica, servindo como garantia social.

Atualmente a funo da pena desempenhada sobre eficcia em sua aplicao como forma de impedir e inibir a prtica de futuros crimes, bem como a conduta reprovada do indivduo em relao ao seu ato praticado. Portanto, a pena tem como finalidade a represso dos crimes, a preveno, proteo dos bens jurdicos e a ressocializao. Entretanto de suma importncia fazer uma reflexo acerca da reinsero do indivduo na coletividade aps a realizao do cumprimento da pena. Conforme o autor Greco (2011, p. 475) assevera que Independentemente das criticas que se faz primeira das vertentes do Direito Penal voltada para as conseqncias, qual seja a proteo de bens jurdicos, nesta oportunidade abordaremos somente aquelas que se dirigem as duas formas de preveno geral e especial.

Entrementes a teoria relativa se subdivide em: teoria preventiva geral e teoria preventiva especial.

Preveno geral

A teoria da preveno geral est atrelada generalidade dos indivduos, considerando que a imposio e execuo de uma pena sirvam para intimidar todos os delinquentes, revelando aos cidados o cumprimento da ordem jurdica, servindo como reforo na vigncia das suas normas de tutela de bens jurdicos. Diante do exposto notrio que a pena pode ser concebida como forma de intimidao para outras pessoas atravs do sofrimento, enclausuramento, onde prevalece que caso o delinquente cometa fatos criminais como forma de punio o Estado aplicar uma reprimenda penal, ou seja, ser imposta uma pena.

De maneira sucinta relata Bittencourt (2011, p.108) A teoria geral fundamenta-se em duas idias bsicas: a idias da intimidao, ou da utilizao do medo, e a ponderao da racionalidade do homem.

No que tange a preveno geral importante destacar os ensinamentos do autor Prado:

[...] a concepo preventiva geral da pena busca sua justificao na produo de efeitos inibitrios a realizao de condutas delituosas, nos cidados em geral, de maneira que deixaro de praticar atos ilcitos em razo do temor de sofrer a aplicao de uma sano penal. Em resumo, a preveno geral tem como destinatria a totalidade dos indivduos que integram a sociedade, e se orienta para o futuro, com o escopo de evitar a pratica de delitos por qualquer integrante do corpo social.(PRADO, 2005, p.554)

A teoria de a preveno geral pode ser estudada sob dois aspectos, dividindo-se em: preveno negativa e preveno positiva.

A preveno negativa produz consequncias de intimidao sobre a generalidade das pessoas, amedrontando os transgressores com o objetivo de que elas no cometam nenhuma infrao, todavia essa intimidao penal esta relacionada ao Estado, fazendo com que os agentes sejam desestimulados a pratica de delitos, ameaado pela pena.

Segundo o entendimento de Greco:

[...] por meio da preveno geral negativa ou preveno por intimidao, o Estado se vale da pena por ele, aplicada a fim de demonstrar a populao, que ainda no delinqiu, que, se no forem observadas as formas editadas, esse tambm ser o seu fim. Dessa forma, o exemplo dado pela condenao daquele que praticou a infrao penal dirigido aos demais membros da sociedade.(GRECO,2011, p. 475)

Portanto, encontra-se respaldo na intimidao conforme a gravidade do delito praticado, por sua vez, a condenao criminal e a intensidade de sua conduta a aplicao da pena vai ter como embasamento a preveno geral negativa, pois o legislador vai aumenta ou atribui sanes severas, de acordo com a gravidade do delito, acreditando na possvel reduo da criminalidade, fazendo com que os sujeitos reflitam antes de cometer qualquer tipo de infrao penal. Entretanto a Preveno positiva contraiu um formato positivo, promulgando um ideal retributivo modificativo, ponderando que sua fundamentao afirma a legitimidade dos princpios regulamentados, impetrando por meio de uma justa penalidade ao agente que praticou o delito.

Dessa forma neutralizando o resultado do crime haveria, portanto um fortalecimento jurdico em relao sociedade, ensejando na satisfao do sentimento de justia em torno do delinquente.

O autor Greco ainda faz a seguinte meno acerca da teoria da preveno geral:

Para os defensores da preveno integradora geral ou positiva, a pena presta-se no a preveno negativa de delitos, demovendo aqueles que j tenham incorrido na pratica de delito; seu propsito vai, alm disso: infundir, na conscincia geral, a necessidade de respeito a determinados valores, exercitando a fidelidade do direito; promovendo, em ultima analise a integrao social. (GRECO, 2011, p.474)

Em virtude da funo positiva est atrelada atoda coletividade, verifica-se a importncia da pena em decorrncia das condutas delituosas praticada pelos agentes, de maneira tal que, deixaro de praticar atos ilcitos em razo do temor de sofrer a aplicao de uma sano penal, de forma que esta teoria orienta os indivduos de maneira geral, a fim de evitar a prtica de novos crimes por qualquer sujeito inserido no corpo social, considerando desta forma a pena como um instrumento destinado consolidao normativa.

Preveno especial A teoria da preveno especial procura impedir a prtica de novos delitos, no entanto ela conduzir excepcionalmente ao criminoso em particular, objetivando que este no regresse ao mundo do crime.

O autor Bittencourt (2011, p.111) expe o seguinte pensamento A preveno especial no busca a intimidao do grupo social nem a retribuio do fato praticado, viando apenas aquele indivduo que j delinquiu para fazer com que no volte a transgredir as normas jurdicopenais.

Essa teoria no procura retribuir o ato praticado pelo agente no passado, por outro lado ela tem a finalidade de prevenir novos delitos do agente. Portanto, esta a caracterstica da preveno geral, em virtude de que o ato praticado pelo agente no vai de encontro com a coletividade. Ou seja, o fato conduzido a uma pessoa determinada que no caso o criminoso.

Nesta disposio, a preveno especial pode subdividir-se em: preveno negativa e preveno positiva.

Preveno negativa est atrelada a intimidao ou inocuizao, esta teoria tem como finalidade a neutralizao da ao delitiva do agente, onde aquele que praticou uma conduta ilcita atravs de sua intimidao ou inocuizao no volte a cometer a ao delituosa. Portanto esta teoria procura impedir a reincidncia atravs de artifcios eficazes e discutveis como, por exemplo, o isolamento do indivduo dentre outros. Esta teoria diverge da positiva, pois ela no tem como finalidade corrigir, reparar o ato cometido pelo delinquente, mas apenas de neutralizar os efeitos de sua inferioridade.

No que se refere preveno especial negativa o autor Greco dispe:

Pela preveno especial negativa, existe uma neutralizao daquele que praticou a infrao penal, neutralizao que ocorre com sua segregao no crcere. A retirada momentnea do agente do convvio social o impede de praticar novas infraes penais, pelo menos na sociedade da qual foi retirado. Quando falamos em neutralizao do agente, deve ser frisado que isso somente ocorre quando a ele for aplicada pena privativa de liberdade. (GRECO, 2011, p.474)

Este conceito indispensvel para o oferecimento da pena, deste modo sua execuo precisa ser observada, visto que diante das circunstncias ela no atende s condies mnimas de reinserir o agente na sociedade. Cuja finalidade da pena privativa de liberdade afastar o criminoso da sociedade, sobretudo a de eliminar o objetivo da ressocializao, advertindo que esse cumprimento envolve um objetivo totalmente inverso, onde a pena consegue privar o agente de seus direitos, atingindo a maior conquista que a liberdade.

Neste diapaso, preleciona o doutrinador Beccaria:

melhor prevenir os crimes do que ter de puni-los; e todo legislador sbio deve procurar antes impedir o mal do que repar-lo, pois uma boa legislao no seno a arte de proporcionar aos homens o maior bem estar possvel e preserv-los de todos os sofrimentos que se lhes possam causar, segundo o clculo dos bens e dos males da vida.(BECCARIA, 1997, p.27)

A preveno positiva consiste na ressocializao do delinquente, atravs de contemplar um tratamento de corrigir os atos praticados pelo agente com o propsito de evitar sua reincidncia. Intercedendo por um cumprimento de pena regida ao tratamento do agente criminoso, com o a finalidade de incidir em sua personalidade fazendo com que o sujeito no volte a cometer delitos. Noutras palavras, essa teoria afirma que a finalidade das sanes penais esto pautadas na ressocializao, na reinsero do delinquente, impedindo que uma vez cumprida sua pena o indivduo no volte a delinquir.

Nesse entendimento o autor Roxin faz a seguinte meno:

Pela preveno especial positiva, segundo Roxin, a misso da pena consiste unicamente em fazer com que o autor desista de cometer futuros delitos. Denota-se aqui o carter ressocializador da pena, fazendo com que o agente medite sobre o crime, sopresando suas consequncias, inibindo-o ao cometimento de outros. (apud GRECO, 2011, p.474)

Diante desse entendimento percebe-se a importncia de adequar o infrator em seu regressar sociedade, notrio que a pena passou a ser um mal necessrio atravs da recluso do infrator. Logo, assim que ele retornar a vida normal, provavelmente ele voltar a delinquir, da que surge a figura da funo ressocializadora da pena, ela vai fazer com que o indivduo readquira a confiana perante a sociedade, retornando assim para o convvio social.

Em relao ressocializao para o autor Greco faz seguinte anlise:

Na verdade, mesmo que passvel de criticas, os critrios preventivos ainda podero servir sociedade, bem como ao agente que cometeu a infrao penal, principalmente no que diz respeito preveno especial ou a ressocializao do condenado. Devemos entender que, mais que um simples problema de Direito Penal, a ressocializao, antes de tudo, um

problema poltico-social do Estado. Enquanto no houver vontade poltica, o problema da ressocializao ser insolvel. De que adianta, por exemplo, fazer com que o detento aprenda uma profisso ou um oficio dentro da penitenciaria se, ao sair, ao tentar se reintegrar na sociedade, no conseguir trabalhar? E se tiver de voltar ao mesmo ambiente promscuo do qual fora retirado para fazer com que cumprisse sua pena? Enfim, so problemas sociais que devem ser enfrentados paralelamente, ou mesmo antecipadamente, preocupao ressocializante do preso. (GRECO,2011, p. 477)

3.1.3 Teoria mista ou unificadora da pena

Entrementes o artigo 59 do Cdigo Penal ostentou de forma expressa um duplo sentido para a pena onde prev que as penas devem ser de retribuio e preveno. O juiz, atendendo culpabilidade, aos antecedentes, conduta social, personalidade do agente, aos motivos, s circunstncias e consequncias do crime, bem como ao comportamento da vtima, estabelecer, conforme seja necessrio e suficiente para reprovao e preveno do crime.

No mesmo diapaso, No dizer Mir Piug, entende-se que a retribuio, a preveno geral e a preveno especial so distintos aspectos de um mesmo e complexo fenmeno que a pena. (apud BITENCOURT,2011, p. 112). Portanto percebemos que o autor adota um posicionamento ecltico.

Entrementes, o autor CAPEZ faz a seguinte explicao a pena tem a dupla funo de punir o criminoso e prevenir a pratica do crime, pela reeducao e pela intimidao coletiva (punitur quia peccatum est et ne peccetur). (CAPEZ, 2011, p. 385)

Para o autor Prado:

De acordo com esse direcionamento, assevera-se que a pena justa provavelmente aquela que assegura melhores condies de preveno geral e especial, enquanto potencialmente compreendida e aceita pelos cidados e pelo autor do delito, que s encontra nela (pena justa) a possibilidade de sua expiao e de conciliao com a sociedade. Dessa forma, a retribuio jurdica torna-se um instrumento de preveno, e a preveno encontra na retribuio uma barreira que impede sua denegao. (PRADO, 2005, p. 563)

Portanto evidente o carter punitivo e reeducativo da apena de forma que ela dever ser justa e adequada, considerando que sua proporcionalidade decorrer da gravidade do delito

praticado. No que tange em sua essncia ela no pode ser reduzida em um nico ponto de vista, pois seus embasamentos contem realidade altamente complexa.

importante ressaltar o posicionamento do autor Prado no que diz respeito pena:

A pena- espcie de gnero sano penal- encontra sua justificao no delito praticado e na necessidade de evitar a realizao de novos delitos. Para tanto, indispensvel que seja justa, proporcional gravidade do injusto e culpabilidade de seu autor, alm de necessria manuteno da ordem social. (PRADO, 2005, p. 522)

3.2 Funo social da pena

A pena a caracterstica fundamental do Direito Penal, sendo aplicada de forma imposta pelo Estado equivalente a proporo do delito praticado. relevante destacar que a finalidade do Direito Penal regular e pacificar o convvio social embora a sociedade no se contenha com o retorno da reprimenda penal, nesse mesmo entendimento a funo da pena apresenta um carter seletivo, noutras palavras, o Direito Penal desempenha uma funo de liberdade e de segurana perante toda a sociedade, enquanto que a pena tem um carter retributivo, revelando-se de forma eficaz.

O auto Greco adota o seguinte posicionamento:

Contudo, em um Estado Constitucional de Direito, para usarmos a expresso de Luigi Ferrajoli, embora o Estado tenha o dever/ poder de aplicar a sano quele que, violando o ordenamento jurdico-penal, praticou determinada infrao, a pena a ser aplicada dever observar os princpios expressos, ou mesmo implcitos, previsto em nossa Constituio Federal. (GRECO, 2011 p. 469)

A funo do Direito Penal garantir a liberdade de todas as pessoas, assegurando as condies para o convvio social, atuando na segurana dos cidados, na liberdade, e tutelando os seus direitos, onde o cumprimento da pena no sistema prisional nunca poder provocar a perda ou minimizao dos direitos fundamentais, no entanto sua interferncia aplicada somente quando for imprescindvel para o resguardo ou para a proteo pacfica da sociedade, garantindo a liberdade e punindo apenas leses ao bem jurdico sendo este indispensvel para a coexistncia da sociedade, logo para haver a privao da liberdade necessrio que este bem seja muito importante por isso que no qualquer caso que pode justificar a priso do

ser humano, a violao dos bens jurdicos que merecem proteo esto descritos na Constituio Federal.

O art. 5 da Constituio Federal dispe sobre as garantias fundamentais dos direitos e deveres individuais e coletivos. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade.

Portanto, os bens jurdicos so valores constitucionalmente protegidos, logo os presos tm seus direitos assegurados tanto pela Constituio Federal, como tambm assegurados pela Lei de Execuo Penal. Deste modo, se os bens jurdicos forem violados haver punio, porm se esses bens jurdicos puderem ser protegidos por outro ramo do direito, dever, no entanto renunciar o Direito Penal, conforme relataNucci (2009, p. 75) Caso o bem jurdico possa ser protegido de outro modo, deve-se abrir mo da opo legislativa penal, justamente para no banalizar a punio, tornando-a, por vezes, ineficaz, porque no cumprida pelos destinatrios da norma.

O autor Greco apresenta o seguinte entendimento:

Em nosso pas, depois de uma longa e lenta evoluo, a Constituio Federal, visando proteger os direitos de todos aqueles que, temporariamente ou no, esto em territrio nacional, proibiu a cominao de uma srie de penas, por entender que todas elas, em sentido amplo, ofendiam a dignidade da pessoa humana, alm de fugir em algumas hipteses, sua funo preventiva [...]. (GRECO, 2011 p. 469)

Conforme o dispositivo da Constituio Federal elencado no art. 5 inciso XLVII descreve que no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de carter perptuo; c) de trabalhos forados; d) de banimento; e) cruis;

Deste modo temos como essncia a humanizao da pena, fazendo com que o delinquente seja respeitado como pessoa, e tenha todos os seus direitos venerados, ou seja, respeito vida, a sade, a dignidade, a integridade fsica e moral. Nota-se que a pena garante que o seu cumprimento seja prximo aos seus familiares, assim como privacidade, intimidade, liberdade de expresso, ao sigilo da correspondncia.

Portanto imprescindvel que todos os direitos do indivduo sejam respeitados, independentemente do delito praticado.

Na obra do doutrinador Roxin afirma que:

[...] servindo a pena exclusivamente fins racionais e devendo possibilitar a vida humana em comum e sem perigos, a execuo da pena apenas se justifica se prosseguir esta meta na medida do possvel, isto , tendo como contedo a reintegrao do delinquente na comunidade. Assim, apenas se tem em conta uma execuo ressocializadora. O facto da idia de educao social atravs da execuo da pena ser de imediato to convincente, deve-se a que nela coincidem prvia e amplamente os direitos e deveres da colectividade e do particular, enquanto na cominao e aplicao da pena eles apenas se podem harmonizar atravs de um complicado sistema de recprocas limitaes. (CLAUS ROXIN, 1986, p. 40)

3.3 Classificaes das penas

A Constituio Federal assegura em seu art. 5 XLVI um rol de penas a serem estabelecidos aqueles que praticaram infraes penais. Considerando as penas aplicveis ao nosso ordenamento jurdico seus fundamentos esto expostos no dispositivo do art. 32 do Cdigo Penal Brasileiro, esse dispositivo determina uma separao fundamental sobre as espcies de pena. Logo as infraes cometidas pelos transgressores sero punidos de acordo com a gravidade de cada delito, ou seja, uma vez contrariando as normas, atravs de sua conduta ilcita o agente ser castigado atravs de uma sano penal.

Portanto diante da conseqncia jurdica de um crime, foi necessrio estabelecer uma separao das penas. Sua diviso ser definida da seguinte forma: pena privativa de liberdade, pena restritivas de direito e a pena de multa.

3.3.1 Pena privativa de liberdade

Essa pena est inserida no art. 33 e subsequente do Cdigo Penal, nos respectivos tipos penais, devendo ser aplicadas diretamente. As penas privativas de liberdade retiram o condenado do convvio social, privando-o da liberdade comum a todos os homens. O cdigo penal adotou a pena privativa de liberdade como gnero e manteve a pena de deteno, recluso e priso simples como espcie. Todavia, o mencionado artigo constituir a distino entre a pena de recluso e deteno.

Na esteira doutrina de Nucci:

O mtodo atual de punio, eleito pelo Direito Penal, que privilegia o encarceramento de delinqentes, no estaria dando resultado e os ndices de reincidncia estariam extremamente elevados. Por isso, seria preciso buscar e testar novos experimentos no campo penal, pois sabido que a pena privativa de liberdade no tem resolvido o problema da criminalidade.(NUCCI, 2009, p. 371)

No mesmo diapaso, preleciona o autor Mirabete:

O sistema de penas de privativa de liberdade e seu fim constituem verdadeira contradio. praticamente impossvel a ressocializao do homem que se encontra preso, quando vive em uma comunidade cujos valores so totalmente distintos daquele a que, em liberdade, dever obedecer. Isso sem falas nas deficincias intrnsecas ou eventuais do encarceramento, como a superlotao, os atentados sexuais, a falta de ensino e de profissionalizao e a carncia de funcionrios especializados. (MIRABETE, 2003, p. 251- 252)

As penas privativas de liberdade so classificadas em recluso, deteno e priso simples. As penas de recluso e deteno so constitudas como base da implicao da pratica de delito, desempenhando-se primeiramente nos regimes fechados, semiabertos e abertos. Por outro lado, a pena de deteno sobreposta nas contravenes penais, seu regime desempenhado no local aberto ou semiaberto, enquanto que a pena simples os agentes ficam sempre apartados dos condenados a pena de recluso ou de deteno.

O autor Prado menciona:

A diferenciao entre recluso e deteno hoje se restringe quase que exclusivamente ao regime de cumprimento da pena, que na primeira hiptese deve ser feito em regime fechado, semi-aberto, enquanto na segunda alternativa deteno admite-se a execuo somente em regime semi-aberto ou aberto, segundo dispe o artigo 33, caput, do cdigo Penal. Contudo, possvel a transferncia do condenado a pena de deteno para regime fechado, demonstrada a necessidade da medida. (PRADO, 2005, p. 576)

O autor Nucci assevera em sua obra que:

So as penas de recluso, deteno e priso simples. As duas primeiras constituem decorrncia da pratica de crimes e a terceira aplicada a contravenes penais. As penas de priso simples devem ser cumpridas, sem rigor penitencirio, em estabelecimento especial ou seo especial de priso comum, em regime semi-aberto ou aberto.(NUCCI, 2010, p. 316)

Essas penas so as mais utilizadas nas legislaes modernas, apesar do consenso da falncia do sistema prisional, sendo esse sistema degradante e destruidor da personalidade humana e incremento da criminalidade por imitao moral. importante destacar que o agravamento do delito, por si s, no pretexto para constituir o regime fechado. O incio para a pena obedece aos critrios estabelecidos no art. 59 do cdigo penal, dando nfase smula 718 do STF, que dispe que a apreciao do julgador sobre a importncia do delito no constitui motivao idnea para a imposio de penas mais severas, de acordo com os permitidos das penas aplicadas.

Entretanto no mesmo sentido ressalta Bittencourt as diferenas entre recluso e deteno:

[...] A comear pelo fato de que somente os chamados crimes mais graves, so punveis com a pena de recluso, reservando-se a deteno para os delitos de menor gravidade. Como conseqncia natural do anteriormente afirmado, a pena de recluso pode iniciar o seu cumprimento em regime fechado, o mais rigoroso de nosso sistema penal, algo que jamais poder ocorrer com a pena de deteno. Somente o cumprimento insatisfatrio da pena de deteno poder lev-la o regime fechado, atravs da regresso. (BITTENCOURT, 2011, p. 517)

Todavia, a sociedade deve ter conscincia dos efeitos negativos da recluso ou da deteno de um individuo, tanto durante o cumprimento da pena como aps ser colocado em liberdade. Contudo bom advertir que para algum ser considerado o agente de um crime, notrio que, deve-se reverenciar o princpio previsto na Constituio da Repblica Federativa do Brasil, sobre a anterioridade da lei penal previsto no artigo 5, inciso XXXIX, no h crime sem anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal.

3.3.2 Penas restritivas de direitos

A prescrio desta pena tem por escopo contornar a duvidosa eficcia das penas privativa de liberdade de curta durao aplicada conduta delitiva de insignificante repercusso. Desse modo, as penas restritivas de direito so substitutivas por excelncia. Conforme o art. 43 e

subsequentes de Cdigo Penaltm carter substitutivo, sendo aplicadas posteriormente s penas privativas de liberdade, desde que presentes os requisitos legais para tanto.

Conforme preleciona o doutrinador Mirabete:

Diante da j comentada falncia da pena privativa de liberdade, que no atende aos anseios da ressocilaizao, a tendncia moderna procurar substitutivos penais para essa sano, ao menos nos que se relacione com os crimes menos graves e aos criminosos cujo encarceramento no aconselhvel. (MIRABETE, 2003, p. 267)

No entanto o autor Pimentel revela o principal problema acerca da aplicao das penas o grande problema referente aplicao das penas alternativas reside no fato de que elas somente podem ser atribudas a rus que no ofeream periculosidade, e que possam permanecer em liberdade. (apud MIRABETE, 2003, p. 268)

Preleciona o autor Prado:

[...] As penas restritivas de direitos previstas no estatuto atual autnoma e no acessrias sendo, que conseguinte, inadmissvel sua cumulao com a pena privativa de liberdade. So de Fato substitutivas desta ultima, de modo que sua aplicao exige, em uma etapa preliminar, a fixao pelo juiz do quantum correspondente a privao da liberdade, para ao depois proceder-se a sua converso em pena restritiva de direito, quando for possvel. (PRADO, 2005, p. 607)

Restou consignado, ainda, a importncia de esclarecer a finalidade da pena exposta pelo autor Nucci:

So penas alternativas as privativas de liberdade, expressamente prevista em lei, tendo por fim evitar o encarceramento de determinados criminosos, autores de infraes penais consideradas mais leves, considerando-lhe a recuperao atravs de restries a certos direitos. o que NILO BATISTA, define como um movimento denominado fuga da pena, iniciado a partir dos anos 70, quando se verificou, com maior evidencia, o fracasso do tradicional sistema punitivo no Brasil. [...] so sanes penais autnomas e substitutivas. So substitutivas porque derivam da permuta que se faz aps a aplicao, na sentena condenatria, da pena privativa de liberdade.(NUCCI, 2010, p. 367)

No Brasil, as penas restritivas de direitos so conhecidas como penas alternativas ou substitutivas de carter geral. Portanto, quando o juiz aplica uma das penas privativa de liberdade, pode ser substituda por uma restritiva de direito. O juiz vai cuidar de cumprir a restrio de direito e no mais a privativa de liberdade, salvo necessidade de converso por fatores incertos e futuros. O STJ entende que as penas restritivas de direitos caracterizam-se por ser alternativa a privao de liberdade, tendo por objetivo evitar o encarceramento de sentenciados por infraes penais mais leves, promovendo-lhe a recuperao por meio da restrio de certos direitos.

As penas restritivas de direito so classificadas em: prestao pecuniria, perda de bens e valores, prestao de servio a comunidade ou a entidades pblicas, interdio temporria de direitos e limitao de fim de semana.

A prestao pecuniria versa no pagamento em dinheiro a vtima, entretanto seus dependentes ou o mbito institucional privado ou pblico proposto destinao social, com o valor da prestao implantada pelo juiz da condenao expressando que o valor da condenao no pode ser inferior a um salrio mnimo e nem to pouco superior a 360 (trezentos e sessenta) vezes. No entanto a prestao pecuniria no se confunde com a multa reparatria, ao passo que a prestao pecuniria s oportuna se houver dano material ao ofendido movido pelo ilcito, enquanto que a multa reparatria cabvel na falta de prejuzos individuais.

A perda de bens e valores pertencentes ao condenado diz respeito aos proventos obtidos pelo indivduo em decorrncia da pratica do delito, e ter como teto o valor maior em favor a favor do Fundo Penitencirio Nacional.

Ensina o autor Nucci (2010, p. 423) a transferncia ao fundo penitenciria nacional de bens e valores lcitos do condenado, como forma de puni-lo, evitando-se o crcere, tendo por limite o prejuzo gerado pelo crime ou lucro auferido.

A Prestao de servios comunidade ou a entidades pblicas pertinente aos trabalhos gratuitos ao apenado retornado os institutos assistenciais em geral, como forma de reeduc-lo e gerando empenhos de maneira angustiante, consistente na modificao da pena privativa de liberdade na reduo de uma hora de trabalho por dia de condenao. (NUCCI, 2009, p. 423)

Para o autor Bittencourt (2011, p. 572) a doutrina tem conceituado como o dever de prestar determinada quantidade de horas de trabalho no remunerado e til para a comunidade durante o tempo livre, em beneficio de pessoas necessitadas ou para fins comunitrios.

A interdio temporria de direitos conceitua-se como a legtima pena restritiva de direito, pois tem a inteno de fortificar-se junto ao exerccio de determinada funo ou atividade por um perodo determinado, como forma de punir o agente de crime relacionado referida funo ou atividade proibida.

Segundo o autor Nucci (2009, p. 423) a proibio de exerccio de atividade pblica ou privada, durante determinado tempo, bem como a suspenso de autorizao para dirigir certos veculos ou a proibio de freqentar determinados lugares.

Destarte, as penas de interdio temporria de direitos so divididas em: proibio do exerccio de cargo, funo ou atividade pblica, bem como de mandato eletivo, proibio do exerccio de profisso, atividade ou ofcio que dependam de habilitao especial, de licena ou autorizao do poder pblico, suspenso de autorizao ou de habilitao para dirigir veculo, proibio de freqentar determinados lugares, proibio de inscrever-se em concurso, avaliao ou exame pblico.

No que diz respeito proibio do exerccio de cargo, funo ou atividade pblica, bem como de mandato eletivo. Essa pena restritiva de direito pode ser explicada nos casos de contraveno atinente a obrigao funcional cometida pelos agentes pblicos ou aqueles que possuem mandato eletivo cometido atravs de um ilcito pena. No entanto a deslealdade, o abuso de poder, a transgresso do dever funcional recomenda obrigar a aplicao da mencionada pena alternativa quando no for aconselhada aplicada a pena privativa de liberdade

A proibio do exerccio de profisso, atividade ou ofcio que dependam de habilitao especial, de licena ou autorizao do poder pblico. A pena em anlise pode ser consagrada na delinquncia de violao de segredo profissional, como por exemplo, mdicos no que diz respeito omisso de socorro, advogados em relao fraude processual, dentre outros.

Todavia a pena tem um carter predominantemente preventivo, evitando dessa forma a reincidncia daquela pessoa que desobedeceu as regras fundamentais no que diz respeito ao desempenho de suas atividades ou abusando de suas condies profissionais para a prtica do ilcito penal.

Suspenso de autorizao ou de habilitao para dirigir veculo, essa pena aplicvel unicamente aos crimes culposos de trnsito, como a mesma durao de tempo da pena privativa de liberdade substituda.

Proibio de frequentar determinados lugares, essa pena aplicada de forma genrica ou imprecisa ademais o magistrado ter a obrigao de mencionar de forma expressa na sentena quais so os lugares que o indivduo no poder freqentar, salientando que alm disso a pena aplicada deve ter relao com o crime cometido pelo sujeito, como a forma de prevenir a pratica de um novo delito.

Pois no teria sentido, se a determinao do magistrado proibisse a freqncia de lugares aleatrios, ou seja, por ele escolhido, uma vez que a suspenso no se adequaria a preveno penal, nem to pouco possibilitaria a integrao social do sujeito, finalidade imposta a qualquer sano penal.

Proibio de inscrever-se em concurso, avaliao ou exame pblico. Essa foi grande novidade contemplada pela Lei n. 12.550, de 15 de dezembro de 2011, essa lei instituiu uma nova modalidade pena de interdio temporria de direitos, ou seja, a proibio de inscrever-se em concurso, avaliao ou exame pblico.

Limitao de fim de semana essa pena consiste na obrigao de permanecer na casa do albergado, ou estabelecimento similar, durante cinco horas aos sbados e domingos, participando de cursos e palestras educativas. (NUCCI, 2010, p. 423)

Preleciona o autor Mirabete:

[...] NoBrasil, uma das penas substitutivas, consiste na obrigao de permanecer aos sbados e domingos, por cinco horas dirias, em casa de albergado ou estabelecimento adequado, podendo ser ministrados aos condenados durante essa permanncia curso e palestras, ou atribudas a eles atividades educativas (art. 48 e pargrafo nico).(MIRABETE, 2003, p. 275)

3.3.3 Penas de Multa

Essa pena esta elencada no art. 49 Cdigo Penal estabelece a pena de multa que consiste no pagamento ao fundo penitencirio da quantia fixada na sentena e calculada em dias-multa. Ser, no mnimo, de 10 (dez) e, no mximo, de 360 (trezentos e sessenta) dias-multa.

Conforme o art. 49, 1, do CP. O juiz ao fixar a pena de multa, deve considerar a situao econmica do condenado, podendo triplicar o valor mximo fixado, quando for insuficiente, em relao s posses do condenado. Dessa forma importante salientar que de acordo com o 2 - O valor da multa ser atualizado, quando da execuo, pelos ndices de correo monetria.

O autor Prado fundamenta a pena de multa como:

A pena de multa opera diminuio do patrimnio do indivduo, consistindo na privao de uma parte do patrimnio do delinqente, imposta como pena. A perda de determina importncia representa sua consistncia material e a imposio retributiva razo de ser da perda. Ela incide diretamente sobre bens, e nem mesmo de modo indireto poder atingir a liberdade pessoal.(PRADO, 2005, p. 637)

Preleciona o autor Bittencourt sobre a pena de multa:

A pena multa, atravs do louvvel sistema dias-multa, atende de forma mais adequada aos objetivos da pena, sem as nefastas conseqncias da falida pena privativa de liberdade. um dos institutos que inegavelmente, melhor responde aos postulados de poltica criminal com grande potencial em termos de resultado em relao pequena criminalidade e alguma perspectiva em relao criminalidade media.(BITENCOURT, 2011, p. 660)

Em suma, a lei penal geralmente prev os limites mximos e mnimos da multa, deixando a encargo do juiz a faculdade de individualiz-la. Logo, este dever levar em considerao, no momento de fixar a soma total da pena, alem das circunstncias atenuantes e agravantes, o grau de culpa e principalmente a situao econmica do condenado.

4. Ressocializao

Em virtude do descaso do sistema prisional o apenado ao adentrar no presdio visto perante a sociedade como um marginal contraindo atitudes e desenvolvendo tendncia delituosa,

diante desse problema percebemos que a sociedade tem uma grande parcela de culpa, j que existem diversas formas de reprimir o transgressor, no basta apenas enclausurar o delinquente em celas como se fossem animais, por isso que importante adequar medidas que contornem este fato.

Portanto para que seja modificada esta situao imprescindvel que a sociedade acabe com essa iluso de que a pena tem que ser uma punio severa, dolorosa. necessrio mostrar para a sociedade que existe uma funo para a pena, onde ser esta cumprida conforme o regimento legal.

Segundo Bittencourt:

Do ponto de vista do Direito penal, Bitencourt defende que no se pode atribuir s disciplinas penais a responsabilidade exclusiva de conseguir a completa ressocializaao do delinqente, ignorando a existncia de outros programas e meios de controle social de que o Estado e a sociedade devem dispor com objetivo ressocializador, como a famlia, a escola a igreja etc. A readaptao social abrange uma problemtica que transcede o aspecto puramente penal e penitencirio. (BITENCOURT, 2011, p. 143)

Observa-se hoje no Brasil o maior descaso com problemas sociais, e por conta deste desprezo que o recluso sai do presdio sem emprego, sem famlia, sem dignidade, e isso se torna um ciclo vicioso no qual o recluso no tem a menor chance de reinsero social. Logo verificamos que durante a recluso ou porque no dizer o fracasso da pena privativa de liberdade no consegue reabilitar ningum servindo apenas para reforar os valores negativos do apenado.

O autor Prado relata em sua obra:

Proclama a Lei de Execuo penal que a assistncia ao preso e ao internado dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno a convivncia em sociedade. [...] Tambm ao egresso ser prestada assistncia, que consistira na orientao e apoio para reintegr-lo a vida em liberdade, alem da concesso, se necessrio de alojamento e alimentao, em estabelecimento adequando, pelo prazo de dois meses (art. 25 LEP). (RADO, 2005, p. 590)

Por isso parte-se do pressuposto que a priso somente serve para punir, diante desse diapaso colocam de lado qualquer esperana de utilizar o presdio para ressocializao, pois ao contrrio de ressocializao, ocorre com freqncia o trfico de armas, de entorpecentes,

rebelies, fugas, transtornos psicolgicos, violncia sexual inclusive mortes. Portanto podemos dizer ento que o preso se torna vtima do sistema penal.

4.1 As crises no sistema penitencirio Brasileiro

A lei de execues penais (LEP) apresenta as garantias indispensveis para a sustentao de sujeitos em presdio, dentre elas as caractersticas de forma apropriadas, priorizando o afastamento de local de cumprimento da pena entre homens e mulheres, a fim de impedir que violncias ocorram nas celas. Na realidade as prises brasileiras simplesmente s servem como uma espcie de depsito de seres humanos, perdidos, sem direitos, chutados da sociedade.

Alm de toda sorte de agresso fsica que muitos detentos suportam nos crceres, so acrescentadas aquelas de ordem psicolgicas, a marginalizao social, que consegue alcanar a sua famlia, que diversas ocasies passam a suportar desaforos por parte do sistema penitencirio alm da discriminao gerada pela coletividade. As deficincias da vida carcerria a que os presos esto submetidos esto relacionadas com a violncia ocorrida entre os presdios, que sofrem constantemente com o dficit de vagas que faz com que milhares de presos chegue a conviver em uma pequena cela em ato de revezamento para dormir, sendo anulada desta forma os valores morais e ticos do ser humano.

O relacionamento com sujeitos encarcerados implica, muitas vezes, lidar com indivduos movidos por vingana e revolta, pois a perda, quer seja da liberdade ou de qualquer natureza, j o bastante para ensejar em um fato de difcil aceitao. Portanto essa negligncia do Estado no socializa nem educa, convm to somente para marginalizar, na realidade funciona como escola do crime, em que os encarcerados tm todo o momento disponvel para aprenderem uns com as experincias dos outros, bem como serem violentados e abusados pelos prprios detentos.

No entanto os presdios diariamente sofrem o dficit de vagas, ou seja, insuficincia de celas, certamente este um dos mais alarmantes problemas do sistema penitencirio brasileiro, que obriga milhares de detentos conviverem em condies de precariedade. bvio que a soluo para este problema no se resume em apenas construo de mais estabelecimentos prisionais, a superlotao do sitema prisional um problema social, institucional, moral.

Entretanto quando o sistema no cumpre com a funo de ressocializar o infrator inseridos no mundo do crime a sociedade quem paga o preo com a insegurana e ameaa dos criminosos. importante ressaltar que a massa carcerria predominantemente jovem de

baixa renda e de baixa escolaridade, sendo que muitos no tem sequer a oportunidade de ingressar na escola, um fator primordial a educao, isso reflete na questao cultural de cada detento.

A funo ressocializadora a medida necessria para dar um novo carter pena por isso deve ser revista, pois, no contexto no qual ela aplicada, no atende s condies mnimas de reinserir o sujeito sociedade. Tendo a pena privativa de liberdade o objetivo no apenas de afastar o criminoso da sociedade, mas, sobretudo, de exclu-lo. Note-se que a pena de priso atinge o objetivo exatamente inverso ao da ressocializao.

Sobre a ressocializao do indivduo na reinsero social assevera o autor Bittencourt:

A ressocializao do delinquente implica um processo comunicacional e interativo entre o indivduo e sociedade. No se pode ressocializar o delinquente sem colocar em duvida, ao mesmo tempo, o conjunto social normativo ao qual se pretende integr-lo. Caso contrario, estaramos admitindo, equivocadamente, que a ordem social perfeita, ao que, no mnimo, discutvel. (BITENCOURT, 2011, p. 118)

Indubitavelmente, a priso no um meio de preveno, ou de represso de novos delitos, pelo contrrio uma mquina de marginalizao conforme assevera o doutrinador Greco:

A priso, como sano penal de imposio generalizada no uma instituio antiga e que as razes histricas para manter uma pessoa reclusa foram a principio, o desejo de que mediante a privao da liberdade retribusse a sociedade o mal causado por sua conduta inadequada; mais tarde, obrig-la a frear seus impulsos antissociais mais recentemente o propsito terico de reabilit-la. Atualmente, nenhum especialista entende que as instituies de custdia estejam desenvolvendo as atividades de reabilitao e correo que a sociedade lhe atribui. O fenmeno da prisionizao ou aculturao do detento, a potencialidade criminalizante do meio carcerrio que condiciona futuras carreiras criminais (fenmeno de contagio), os efeitos da estigmatizao, a transferncia da pena e outras caractersticas prprias de toda a instituio total inibem qualquer possibilidade de tratamento eficaz e as prprias cifras de reincidncia so por si s eloquentes. Ademais, a carncia de meios, instalaes e pessoal capacitado agravam esse terrvel panorama. (GRECO, 2011, p. 476)

evidente a existncia de diversos meios para a soluo dos conflitos pertinentes ao sistema carcerrio brasileiro e dentre eles podemos destacar: a falta de estrutura das penitencirias, a implantao de normas de cumprimento de pena alternativa, criao de Varas de Execues

Penais, dentre diversos meios de solues encontrados, que diminuiriam o problema catico que o caso da superlotao.

Diante da situao, so cabveis medidas que diminuam esse problema existente, tais como a separao dos presos de acordo com a gravidade do delito. Outro ponto que merece destaque a desqualificao dos agentes penitencirios, que, embora sejam contratados para resguardar a ordem e a segurana das penitencirias, permitem a entrada de entorpecentes, armas, bem como a fuga dos apenados. Diante desses fatos, temos tambm as formas desumanas, insalubres e os maus tratos existentes, que violam os direitos e as garantias fundamentais dos detentos.

Portanto, imprescindivel a importncia da aplicao de novos mtodos no tratamento penitencirio, com nfase na ressocializao do indivduo delituoso, fazendo com que o mesmo possa voltar ao convvio social com respeito e dignidade. Contribuindo para a diminuio da reincidncia criminal, ocasionada principalmente pelo preconceito, pela excluso social, pelo despreparo educacional e profissional, e pela falta de oportunidade de trabalho.

4.2 Relato de experincia

Entrevista

A vida carcerria foi adquirida por este homem na maior parte de sua vida, respeitando sua privacidade seu nome ser preservado.

Seu relato tem por finalidade demonstrar no s para o Estado como tambm para a sociedade, o descaso, precariedade, a violncia, e as condies subumanas ao qual essas pessoas esto submetidas.

Para ele o sistema carcerrio uma realidade para poucos, pois s quem sabe aquele sujeito que j sentiu na pele o desprezo de uma sociedade preconceituosa. fcil uma pessoa julgar um ex-detento, mas muitos no sabem o que o terror abaixo de seus olhos, infelizmente uma realidade aterrorizante. Os pavilhes considerados como nossas casas so marcados por tragdias, dores, sofrimentos, dio, vingana, vimos nos olhos de cada um o sofrimento, e as desiluses que a vida e o caminho ofereceram.

Segundo o seu relato, alm dos pavilhes, serem sujos, os detentos sofrem abusos sexuais, fsicos, mentais, so torturados dia aps dia, so expostos as mais variadas doenas como: AIDS, hepatite, doenas veneras, cncer, dentre outras doenas. Os detentos so obrigados a obedecer tanto um sistema criado pelos prprios detentos muitos deles so chamados de chefe do poder, considerados como bandidos de alta periculosidade, prevalecendo sempre a sua lei diante dos mais fracos. Salientando que alm da corrupo e da bandidagem dos detentos, somos obrigados a conviver com agentes penitencirios, que sem nenhuma autorizao nos espancam, nos maltratam com requintes de crueldade, incluindo execuo sumria dos detentos, tanto dentro do sistema prisional como fora das penitencirias.

A experincia, deste homem mostra a repugnao acerca do assunto abordado. Ele sempre fazia meno s torturas que os detentos sofriam nas penitenciarias, diante da nossa conversa percebi que suas mentes eram torturadas 24 (vinte quatro hora) horas por dia.

Para ele, o ser humano tem a oportunidade de escolher dois caminhos: a do mundo errado ou ao do mundo certo. Porm aqueles que escolhem o mundo errado sofrem os preconceitos da sociedade, eles tentam de todas as formas se reabilitarem ao convvio social, mas infelizmente muitas pessoas no acreditam que um ex-detento possa se ressocializar. No mbito profissional o olhar das pessoas j te exclui, quer seja atravs de gestos, ou at mesmo com comentrios maldosos, nos deixando constrangidos diante das pessoas que nos cercam.

Quando esses detentos recebem direito de cumprir a pena em regime de semiaberto muitos tem planos de cuidar da famlia e ingressar no mbito profissional, adquirindo atravs do seu prprio esforo, a subsistncia do seu dia a dia, porm a realidade outra.

Ora, a sociedade tenta abrir as portas para os ex-detentos e ao passo que abre, ao mesmo tempo fecha. Por isso que muitos se revoltam e voltam a delinquir, porque muitos deles so discriminados, maltratados. Em sua mente ningum perfeito, todos erram no basta julgar, apontar o dedo, necessrio adotar medidas que diminuam esses dados alarmantes da criminalidade.

Fazendo uma breve anlise dos presos, de 100% (cem por cento) que entra no mundo do crime, se ao menos 80% (oitenta por cento), tivesse oportunidade de ingressar em cursos profissionais ou em escolas, essa margem de marginalizao seria diminuda. A falta de ocupao para os detentos utilizada diante deles como um provrbio que faz meno a mente vazia a oficina do diabo, pois muitos deles vivem de maneira ociosa, de maneira tal

que ocupa suas mentes com idias fugas, vinganas, relacionamentos com indivduos que quase sempre tem vises e valores distorcidos acerca da sociedade.

A famlia fundamental na vida de qualquer pessoa, principalmente quando esta pessoa esta isolada do mundo. Entretanto a figura da famlia foi primordial em sua vida e em sua recuperao. Embora muitos no saibam o que isso na prtica, pois no sistema prisional muitos detentos so esquecidos, pelos pais, pelos filhos, e at mesmo pelas esposas, uma vez que a realidade do sistema penitencirio bastante diferente, e pouqussimas pessoas se submetem a ir visit-los.

Por isso a famlia a base de tudo, a parte fundamental desse processo, no s no que diz respeito ressocializao, mas no que diz respeito reintegrao na sociedade, fazendo com que o sujeito seja aceito de maneira igualitria diante de todos.

Diante de tanto sofrimento dentro do presdio, uns preferem lutar e conquistar uma vida nova. Enquanto outros preferem viver na luta do crime e da marginalizao. No sistema prisional existe a distino entre dois mundos diferentes, o mundo real, chamado de liberdade e o mundo penitencirio, chamado de inferno, porm cada um tem sistema diferenciado e ao mesmo tempo semelhantes com relao a luta pela sobrevivncia. Dentro do mundo marginalizado voc no tem liberdade de sair ou correr, ou voc enfrenta ou voc morre, a liberdade no sistema penitencirio chamada de morte.

No entanto durante a nossa entrevista achei oportuno inserir um pensamento que ele recitou. O pensamente chamado de liberdade.

Quem honra aqueles que amamos com a vida que levamos? Quem manda monstros para nos matar. E, ao mesmo tempo, diz que nunca vamos morrer? Quem nos ensina o que verdade e a rir das mentiras? Quem decide porque vivemos e o que morreremos defendendo? Quem nos acorrenta? E quem guarda a chave que nos libertar? voc. Voc tem todas as armas que precisa. Agora lute.

Toda via, o seu relato termina com a seguinte frase O conhecimento pode abrir a porta para liberdade s basta d uma chance. Portanto para esse detento no depende apenas de uma s pessoa para ocorrer reduo da marginalidade, necessrio que todos abracem a causa, que todos se permitam a ajudar uns aos outros, vivemos em um mundo de desigualdade e necessrio que isso acabe de uma vez por todas, antes que seja tarde demais.

5. Consideraes finais

A Lei n 7. 210/ 84 institui a Lei de Execuo Penal, este dispositivo apresenta as garantias indispensveis para a conservao dos indivduos no sistema carcerrio, entre elas so apresentadas as qualidades do ambiente, bem como adequao, a separao do cumprimento da pena, os tipos de assistncia, direitos e deveres dentre outros dispositivos.

Todavia primordial destacar que a LEP proporciona condies harmnicas integrando o condenado ou internado ao convvio social, porm no s a LEP, protege o detento, bem como a Constituio Federal Consagra em seu art. 5 a proteo dos direitos e garantias fundamentais, sobretudo garantindo o respeito integridade fsica e moral.

Porm diante de tantas ocorrncias, relatos, exibido neste trabalho podemos constatar que a realidade do sistema penal outra completamente diferente, ou seja, as celas so assemelhadas a um depsito de seres humanos, perdidos, esquecidos, sem direitos, sem garantias, sem valores essenciais para a sobrevivncia do ser humano.

A realidade que o sistema carcerrio encontra-se em descaso, devido falta de respeito dignidade da pessoa humana com a concordncia das autoridades competentes, que constitui uma incapacidade do Estado no que diz respeito administrao penitenciria.

sabido que o enclausuramento do indivduo considerado como uma forma imediata de punir o infrator. Entretanto o sistema carcerrio est sendo ineficaz, e est muito longe de ser um sistema eficiente. inadmissvel que presos sejam ignorados diante da existncia do Poder Executivo e Judicirio.

No acabamos com a violncia, aprisionando pessoas, nem to pouco tratando de forma subumana, preconceituosa, pelo contrrio, se o tratamento for dessa forma, a violncia tende a crescer, a se fortalecer e a se organizar cada vez mais. Por isso que diante da negligncia do Estado muitos detentos sofrem nos presdios, com o abandono da famlia, e muitas vezes passam por discriminao pela prpria sociedade.

Temos que ter o conhecimento que no qualquer punio que vai fazer com o indivduo se afaste da conduta delituosa, ou seja, privar o indivduo de um bem que fundamental para a sua subsistncia simplesmente colaborar para que os presos que de maior potencial ofensivo se renam com aqueles sujeitos que cometeram apenas infrao menos grave. Por isso, a

pena privativa de liberdade ser, sempre, a ultima ratio legis, ou seja, a ltima sada para a conservao da ordem jurdica.

Portanto primordial fazer uma reforma no sistema carcerrio, com o propsito de buscar a ressocializao, deste modo o Estado tem o dever de prevenir o crime, em contrapartida ele tem a obrigao de ressocializar, reintegrar, o preso na sociedade.

Dessa forma, pode-se entender que atualmente que o Estado sozinho no detm os mecanismos produtivos capazes de assegurar trabalho e profissionalizao de todos os agentes encarcerados sem o envolvimento de toda a sociedade, que tem uma enorme parcela de responsabilidade diante desse problema. Existem diversas formas de reprimir o infrator, pois como foi analisado no podemos apenas focar a recluso como ponto primordial restringindo o direito de liberdade aprisionando em celas como se fossem animais.

Diante do exposto, podemos dizer que no adianta apenas castigar o individuo. necessrio lanar mo de medidas importantes, orientando o apenado, a fim de que ele possa ser reintegrado novamente a sociedade. O Estado tem que proporcionar um amparo integral a esses indivduos, para que, dessa forma, consigam resgatar os seus valores e princpios, retornando para o convvio familiar e, sobretudo, para sociedade, evitando assim a reincidncia.

6. REFERNCIAS

BACIGALUPO, Enrique. Manual de Derecho Penal. Parte General. Santa F de Bogot: Temis, 1994.

BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. Trad. De Flrio de angelis. Bauru, Edipro, 1997.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal. 16 ed. So Paulo: Saraiva, v. 1, 2011.

BRASIL, Constituio Repblica Federativa do. 1988. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm> acesso em: 23 maio 2012.

BRASIL, Lei Execuo Penal: Lei 7.210/1984. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7210.htm> acesso em: 23 maio 2012.

BRASIL, Lei Execuo Penal: Lei 12.550/2011. Disponvel em: < <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12550.htm> acesso em: 24 maio 2012.

CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal. Parte Geral. 15 Ed.So Paulo: Saraiva, v. 1, 2011.

GRECO, Rogrio. Curso de Direito Penal. Parte Geral. 4 ed. rev. atual e ampl. Rio de Janeiro: Impetus, v.1, 2005.

GRECO, Rogrio. Curso de Direito Penal: Parte Geral. 4 ed. rev., atual e ampl. Rio de Janeiro: Impetus, v.1, 2011.

MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de Direito Penal. 19 Ed. Atlas: Ex.02, 2003.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. 5 Ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.

NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo Penal Comentado. 10 Ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal brasileiro. 7 Ed. Parte Geral. Arts. 1 a 120. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

PRADO, Luis Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro. 5 Ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, Revista dos Tribunais, 2007.

PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro. 5 Ed. Parte Geral. So Paulo: Revista dos Tribunais, v. 1, 2010.

REALE, Miguel. Lies Preliminares de Direito. 27 ed. So Paulo: Saraiva 2002.

ROXIN, Claus, Problemas Fundamentais de Direito Penal. 1 Ed. So Paulo: Veja, 1986.

Por ANA PAULA DE SOUZA

S-ar putea să vă placă și