Sunteți pe pagina 1din 14

AO DE INVESTIGAO JUDICIAL ELEITORAL n 23335

Publicado em 08/12/2012 no Dirio da Justia Eletrnico do TRE-RJ, s 11:00 horas, n 303, pgina 04

SENTENA

Trata-se de Ao de Investigao Judicial Eleitoral proposta pelo MINISTRIO PBLICO ELEITORAL em face da Coligao A FORA DO POVO (majoritria), DAVID LOUREIRO COELHO, LSON DE SOUZA LAGES, BRUNO RICARDO SILVA RODRIGUES, ADENILSON BARBOZA MENEZES, SILVIO ROBSON PINTO DOS SANTOSD, ROLANDES NERY e CARLOS ORLANDO OLIVEIRA AFONSO.

Aduz o Investigante na pea vestibular, em apertada sntese, que os Investigados praticaram, em direta afronta ao disposto nos artigos 36, 3, C/C 39 9, ambos da Lei 9.504/97, as seguintes condutas vedadas:

1) que No dia 06/10/2012, vspera da realizao das eleies municipais, no perodo noturno, aps s 22 horas, os investigados, abusando do uso dos meios de comunicao, fizeram transitar pelas ruas do pacato municpio de So Fidlis cinco carros de som veiculando mensagem inverdica contra o candidato adversrio;

1.1) a mensagem inverdica veiculada informava que o atual prefeito seria cassado e que os votos vlidos no dia seguinte seria apenas no 22, que o nmero pelo qual concorreu o segundo investigado.

1.2) Os investigados alegam que a cassao se daria por fornecimento de combustvel para os eleitores que participassem de sua motocarreata.

1.3) Era de conhecimento dos investigados que o fato de distribuir combustvel para participao em carreata no configura captao ilcita de sufrgio.

1.4) O que pretendiam os investigados era criar um fato poltico capaz de confundir os eleitores e faz-los acreditar que o candidato adversrio estaria inelegvel e com isso, conseguir captar votos para a candidatura do 2 e 3 investigados.

1.5) A equipe de fiscalizao apreendeu os 05(cinco) carros de som:

01 veculo gol de cor cinza, placa MQX4115/RJ, conduzido por Bruno Ricardo Silva Rodrigues, com ele foi encontrado um pendrive de 4GB, com o nome vinheta final feneme compra de voto x montada(fl. 04), transcrio abaixo:

A Coligao A Fora do Povo informa que o prefeito foi flagrado dando vantagens para eleitor no Posto Guaraciaba, onde vrias pessoas estavam abastecendo para participarem de sua moto carreata. Veja as imagens inditas que acabam de serem postadas no blog e no facebook de David Loureiro. Esta

prtica ilcita torna inevitvel a cassao do prefeito pelo ato praticado pessoalmente. O feitio virou contra o feiticeiro! Amanh, o voto vlido David Loureiro. Vote Vlido, vote 22.

01 veculo Zafira, placa MTB 2934/RJ, conduzida pelo Sr. Adenilson Barboza Menezes e que trazia consigo 01 pendrive nos mesmos moldes do anterior e com a mesma vinheta, Fl. 05;

01 veculo Fiat Palio, placa KWD 1474/RJ, conduzido pelo Sr. Silvio Robson Pinto dos Santos, que tambm trazia consigo 01 pendrive de 4GB com a mesma vinheta, fl. 05;

01 veculo Saveiro, placa LPN 2799/RJ, conduzido pelo Sr. Rolandes Nery, que tambm trazia consigo 01 pendrive de 4GB com a mesma vinheta, fls. 05/06;

01 veculo Ford Focus, placa n LOG 9240/RJ, conduzindo pelo Sr. Carlos Orlando Oliveira Afonso, o qual tambm trazia consigo um pendrive de 4 GB com a mesma vinheta, fl. 06.

2) que A conduta dos representados, a toda evidncia, foi imoral, antitica e abusiva, pois tentaram induzir os eleitores, a erro, divulgando propositalmente

propaganda errada e maldosa, afirmando que o candidato adversrio seria cassado e que o voto nele seria invlido.

3) que a maldade, falta de tica e abuso constam at do ttulo do arquivo de mdia que continha a propaganda veiculada, pois l est grafado com todas as letras tratar-se de uma montagem.

4) que a propaganda eleitoral deve atender ao princpio da veracidade, ou seja, os fatos e informaes veiculados devem corresponder verdade.

5) que No se diga que o fato de candidato adversrio ter vencido as eleies demonstra que a conduta foi insignificante, pois o que preciso apurar se a conduta foi grave e tinha capacidade de comprometer a normalidade e legitimidade das eleies, pouco importando se efetivamente alterou o resultado das eleies.

6) que num municpio pequeno como So Fidlis, a colocao de cinco carros de som, noite, na vspera das eleies, veiculando a informao de que o candidato adversrio estaria cassado, tem potencialidade de interferir no resultado das eleies.

7) que o contedo das mensagens veiculadas pelos investigados constitui notria propaganda eleitoral negativa em desfavor de Luiz Carlos Fernandes Fratani (atual prefeito e candidato a reeleio) e, por outro lado, beneficia

ilegalmente os investigados David Loureiro e Elson de Souza Lages, por transmitir mensagem inverdica de que o atual prefeito seria cassado e que o voto nele seria invlido.

8) que os fatos levados a cabo pelos investigados ao mesmo tempo em que configuram abuso de utilizao dos meios de comunicao, tipificam propaganda eleitoral extempornea, na medida em que a propaganda poltica somente permitida at as 22h do dia anterior ao dia da realizao das eleies, ex vi do art. 399, da Lei 9.504/97.

9) que Assim houve descumprimento ao disposto nos arts. 36,3 e 39 9, da Lei 9.504/97, bem como no art. 9 6, da Resoluo n 23.370/2011, do Tribunal Superior Eleitoral, devendo ser aplicada multa a cada um dos representados pela propaganda extempornea que promoveram.

Ao final, requer o Investigante a decretao de inelegibilidade dos Investigados pelo prazo de 08 anos, bem como a cassao dos registros de David Loureiro Coelho e Elson de Souza Lages, de seus eventuais diplomas, nos termos dos arts. 1, I, d e j c/c o art. 22, XIV, da Lc 64/90, com redao dada pela LC 135/10; a condenao de cada um investigado ao pagamento de multa na forma dos arts. 36, 3, c/c 39 9, da Lei 9.504/97, tendo em vista a veiculao de propaganda extempornea.

A inicial, protocolizada em 25/10/2012, sob o n 291.600/2012 (fl. 02), e veiome conclusos em 28/10/2012 (fl. 52).

Despacho determinando notificao pessoal dos investigados(fl.52).

Os Investigados foram regularmente notificados, cf. mandados de fls. 53/60 e respectivas certides no verso.

Resposta dos Investigados em pea nica, s fls. 61/67, ofertada, tempestivamente (cf. certido lavrada a fls. 76,), alegando:

a) a inpcia da incial, pois a pea incial faz meno a matrias veiculadas pelos representados, sem contudo revelar a participao de cada representado na aludida conduta, ou seja, os seus termos de forma objetiva, porque a ausncia desses elementos na inicial inviabilizam o pleno exerccio de defesa dos representados, com violao frontal e direta ao inciso LV, do artigo 5, da Magna Carta, vez que o descumprimento do que prescreve os inciso,III e IV do art, 282 do CPC e at o art 41 do CPP, pelo que pede a extino sem exame de mrito, teor do que prescreve o inciso VI do artigo 267 do CPC e demais dispositivos de regncia.

b) Alm disso, in casu, no foram observados os requisitos presentes no art 10 da resoluo TSE n 23.367, vez que no foram disponibilizados nas contrafs, os arquivos contendo a propaganda eleitoral objeto de demanda.

c) Que o prazo para a propositura da ao na propaganda de 48 hs.

d) Que no houve a incidncia de abuso na utilizao dos meios de comunicao, muito menos propaganda extempornea.

e) Que o abuso da utilizao dos meios de comunicao se d quando o candidato ou partido poltico se utiliza da imprensa, falada ou escrita, para de forma desproporcional aos demais candidatos fazer propaganda poltica, o que no em hiptese alguma o caso dos autos.

f) Que como se sabe, houve a veiculao da propaganda noticiada nos autos por meio de carros de som da coligao representada, no sendo portanto, caso de abuso da utilizao dos meios de comunicao.

g) Que os fatos noticiados na aludida propaganda fazem meno a ilegalidades em que o ento candidato a prefeito Luiz Fenem cometeu na ocasio de sua ltima carreata(06/10/2012).

h) Que equivoca-se o ilustre representante do MPE ao lanar em sua pea inicial que os representados, com a aludida propaganda, teriam a inteno de confundir o eleitor s vsperas das eleies, vez que os fatos noticiam ilegalidades cometidas pelo grupo poltico opositor justamente no dia anterior as eleies

i) Que Alm disso, destaca-se o MPE o fato dos arquivos de mdia da propaganda em foco conterem a nomenclatura montagem, e que por isso, comprovaria a falta de tica dos investigados no presente caso. Contudo Excelncia a citada nomenclatura nada mais que um termo tcnico utilizado pelos operadores de som da campanha poltica da Coligao investigada.

j) Que todos os 5(cinco) motoristas, ora representados, que conduziram os carros de som, foram previamente orientados quanto ao horrio limite (22horas) para veicular a propaganda em questo.

k) Que ....antes mesmo dos representados em foco paralisarem a aludida propaganda na superacitada hora demarcada, todos os carros de som j haviam parado de veicular a propaganda em foco, com exceo do veculo Fiat Palio, placa KWD 1474/RJ, que estava sob a responsabilidade do representado Silvio Robson Pinto dos Santos.

l) Que ..como procedeu a veiculao e paralisao da propaganda nos demais carros de som: o carro conduzido por Burno Ricardo da Silva Rodrigues veiculou a propaganda por 15 minutos em Pureza 3 Distrito, tendo cessado por volta das 20h e 30min; O carro conduzido por Rolandes Nery saiu do comit aproximadamente s 20h e 30min e teve o veculo detido pelos fiscais eleitorais aproximadamente 10 minutos depois; quanto a Carlos Orlando Oliveira Afonso, o seu carro saiu do comit aproximadamente 20h e 10min e foi detido pelos fiscais da Justia Eleitoral aproximadamente s 20h e 30 min.; o veculo conduzidopor Adenilson Barboza de Menezes foi detido pelos fiscais Robson e Fidlis, prximo 3 Igreja Batista, em Ipuca, por volta das 19 horas, sendo certo que veiculo a propaganda em foco por pouqussimos minutos.

m) Que todos os supracitados condutores prestaram depoimentos junto ao cartrio de r. Juzo, sendo certo que quando este signatrio chegou ao cartrio, por volta das 21horas, a fim de assistir aos condutores dos veculos, ora representados, e l j se encontravam os 5, 6 e 7 investigados ao passo que minutos depois chegou o 8 investigado e por ltimo, contudo antes das 22 horas, chegou o 4 investigado.

Ao final requer o acolhimento da preliminar, com a extino da Representao na forma do art. 267, VI, do CPC, ante a a prejudicial intransponvel e sucessivamente que sejam julfgadas improcedentes todas as pretenses deduzidas na Representao por atipicidade infracional.

Certido do cartrio desse r. Juzo, o horrio que comeou os depoimentos dos condutores dos veculos apreendidos...(fl.66).

Despacho designando AIJ fl. 77.

Intimao pessoal do MPE fl. 81 verso.

Promoo Ministerial fls. 82/84, na qual aduz que:

1- na leitura da exordial, onde os fatos foram descritos minuciosamente, apontando-se a conduta de cada investigado, inclusive com a transcrio do teor da propaganda veiculada; 2-forma cumpridos todos os requisitos legais da petio inicial, de modo que os investigados tiveram ampla possibilidade de se defender,.

2) a alegao de que as contrafs no foram instrudas com os arquivos de mdia constitui uma falcia, pois obviamente que tais arquivos no seriam encaminhados aos investigados, vez que constituem a prova da materialidade do ato ilcito objurado.

3) ...o Parquet teve o cuidado de transcrever integralmente o teor da malsinada propaganda.

4) No h que se falar em decadncia, pois no h previso legal de prazo para ajuizamento da representao.

Audincia de Instruo e Julgamento s fls. 87/100, na qual foi colhido o depoimento pessoal das testemunhas Sildisio Jose de Souza(fl.89), Robson de Oliveira Lopes (fls.90/91), Claudio Marcio Gomes de Moura (fls.92/93), Idson Manoel Barroso(fls. 94/95), Luiz Carlos Pontes Neto(fl.96), Elton Ramos Defante(fls.97/98), Heraclio Lanhas Santarm(fl. 99) e Fidlis Sigmaringa Moreira Vieira(fl.100).

Alegaes Finais do Investigante s fls. 102/108), reconhecendo no ter havido propaganda extempornea, mantendo o pedido de inelegibilidade dos investigados e posterior cassao do registro de David Loureiro Coelho e seu vice Elson de Souza Lages.

Alegaes Finais dos Investigados s fls. 109/112, ofertadas tempestivamente (fl. 113), requerendo o acolhimento da preliminar contida na pea de defesa, com a extino da Representao na forma do art. 267, VI, do CPC, ante a prejudicial intransponvel e sucessivamente que sejam julgadas improcedentes todas as pretenses deduzidas na Representao por atipicidade infracional.

O RELATRIO. PASSO A DECIDIR.

A preliminar de inpcia da inicial e de decadncia no merecem prosperar, visto que, quanto primeira, o Ministrio Pblico, na pea inicial, preencheu todos os requisitos previstos no artigo 282 do Cdigo de Processo Civil, no tendo ocorrido, destarte, qualquer prejuzo ao direito de defesa dos representados e, quanto segunda, no ser o caso de aplicao do prazo previsto no dispositivo legal trazido baila.

Ao findar a instruo probatria, na qual foi assegurada s partes o direito de ampla defesa e contraditrio, entendo que propaganda extempornea no restou provada, ao contrrio, toda prova produzida, em especial os depoimentos dos agentes de fiscalizao desta Zona Eleitoral, apontaram que no ocorreu. Tendo os fatos se dado antes das 22 horas da vspera do pleito.

Assim, o prprio investigante, o Parquet, pediu a improcedncia desta medida, como julgo.

Quanto ao abuso na utilizao dos meios de comunicao, a soluo diversa.

fato que circulara, trs veculos apreendidos em flagrantes tocando as mdias apreendidas, por perodo que no se pode precisar, e por todo municpio (inclusive foi apreendido um veculo no distrito de Pureza), a mensagem emanada da coligao investigada de responsabilidade do candidato s eleies majoritrias David Loureiro Coelho, pois se referiam a esta disputa e tinha por objetivo, veiculando informao que trazia uma falsa noo ao eleitor de que o candidato adversrio no estaria elegvel.

Vide o teor da mensagem veiculada que transcrevo:

A Coligao A Fora do Povo informa que o prefeito foi flagrado dando vantagens para eleitor no Posto Guaraciaba, onde vrias pessoas estavam abastecendo para participarem de sua motocarreata. Veja as imagens inditas que acabam de serem postadas no blog e no facebook de David Loureiro. Esta prtica ilcita torna inevitvel a cassao do prefeito pelo ato praticado pessoalmente. O feitio virou contra o feiticeiro! Amanh, o voto vlido David Loureiro. Vote Vlido, vote 22.

Destaco que tal manifestao foi veiculada na parte da noite, de forma sorrateira em 5 veculos (no autorizados a veicular com propaganda deste Juzo nos termos da portaria n 07/2012 que regulamentava a comunicao).

fato, e este foi admitido e resta claro pelos depoimentos colhidos que o candidato David Loureiro Coelho era quem dirigia sua campanha, inclusive sendo alegado pelo referido radialista, que por ele lhe foi dado carta branca.

No conheo a tese de responsabilizar o citado radialista como mentor do lamentvel episdio e autor isolado da falaciosa mensagem veiculada que tinha como objeto tirar votos do candidato adversrio induzindo a crer que estava inelegvel.

Tal situao, sem dvidas, foi ordenada pelo candidato David Loureiro Coelho, que durante todo o pleito coordenou diretamente as aes de sua campanha, isto pblico e notrio. No possua marqueteiro ou coordenador de campanha. Diretamente tomava as decises e dava o rumo das aes.

Diante deste fato e da confisso por todos os ocorridos em Juzo, devem responder pelo nefasto ato, que entendo como um golpe extremamente reprovvel e desleal que poderia ter, mas no foi, infludo diretamente no resultado.

Por tais motivos, com fundamento no art. 1, I, d e j c/c art. 22, XIV da Lei Complementar 64/90, JULGO PARCIALMENTE PROCEDENTES OS PEDIDOS para condenar DAVID LOUREIRO COELHO, ELSON DE SOUZA LAGES, BRUNO RICARDO SILVA RODRIGUES, ADENILSON BARBOZA MENEZES, SILVIO ROBSON PINTO DOS SANTOS, ROLANDES NERY e CARLOS ORLANDO OLIVEIRA AFONSO como incursos nas condutas supramencionadas, declarando-os, assim, INELEGVEIS para as eleies que se realizarem nos oito anos subsequentes ao pleito eleitoral de 2012.

Publique-se, para intimao das partes, por intermdio de seus patronos, cientes de que o prazo para interposio de recurso de 03 dias, contados da publicao, nos termos do art. 31 da Resoluo TSE n 23.367/2011.

Cincia pessoal ao MPE.

Aps o trnsito em julgado, d-se baixa e arquivem-se.

So Fidlis (RJ), 05 de dezembro de 2012.

OTVIO MAURO NOBRE

Juiz Titular 35 ZE/RJ

S-ar putea să vă placă și