Sunteți pe pagina 1din 3

24 ANEXO A - Projeto

O princpio de uma pesquisa baseia-se no recorte preciso de um objeto de estudo. normal que o ponto de partida seja demasiado amplo para as exigncias de uma monografia. Cabe ao aluno, junto com o professor orientador, delimitar o recorte adequado, isto , aquele que torna a pesquisa vivel dentro do prazo previsto, sem no entanto simplific- la em demasia. Um exemplo: um aluno prope como tema a ditadura militar em seu conjunto. Como este tema demasiado amplo, cabe fazer um recorte, que pode ser cronolgico, como a dcada negra entre o AI-5 e a anistia; ou ainda um recorte temtico, focando a questo da tortura durante a ditadura. A exposio do recorte da pesquisa no deve ser deixada para o momento de elaborao da monografia definitiva. Cabe ao aluno fazer uma primeira exposio deste recorte em seu projeto. O projeto de pesquisa deve conter: ttulo provisrio, tema, objetivos, justificativa, cronograma e referncias bibliogrficas. 1 - Ttulo provisrio: O ttulo da monografia deve constar no projeto, ainda que de maneira provisria. Deve ser o mais claro possvel, de acordo com o tema pesquisado.

2 - Tema: O tema constitui parte fundamental do projeto de pesquisa. Deve apontar o recorte do objeto de maneira bastante sucinta, com o mnimo possvel de palavras, e no deve ser confundido com o ttulo. Por exemplo: O tema desta pesquisa a tortura durante a ditadura militar, especia lmente durante o AI-5. O fundamental da exposio do tema indicar as conexes possveis entre a monografia e as pesquisas previamente desenvolvidas, atravs do uso de palavras-chave, por exemplo: ditadura militar, tortura, AI-5.

25 3 - Objetivos: A exposio dos objetivos da pesquisa parte fundamental do projeto de pesquisa. Neste campo, o aluno deve expor aquilo que a sua pesquisa pretende discutir, lembrando que so estes objetivos que sero analisados posteriormente na avaliao da monografia de finitiva. Por exemplo: O objetivo desta pesquisa discutir a questo da tortura durante a ditadura militar brasileira, especialmente entre os anos de 1968 e 1978. Buscaremos as causas da suspenso dos direitos civis durante o perodo em questo, bem como os interesses dos agentes envolvidos neste processo. 4 - Justificativa: A justificativa da monografia o campo aberto para demonstrar a pertinncia da pesquisa proposta. Deve conseguir impactar o leitor do projeto, causando curiosidade pelo tema. Por exemplo: Nos anos de represso intensa da ditadura, um dos principais instrumentos do regime militar foi a instituio do AI-5, ato que suspendeu os direitos civis e polticos de todos os cidados brasileiros. Compreender este processo nos ajuda a e ntender a importncia da preservao dos direitos civis na atualidade, bem como as permanncias repressivas em atos de diversos agentes do Estado brasileiro, mesmo num perodo democrtico. 5 - Hipteses As hipteses so as teses provisrias, cuja validade ser testada durante a pesquisa. A partir das primeiras leituras sobre o assunto, o pesquisador deve organizar suas consideraes, tomando posio diante de polmicas tericas relacionadas ao objeto. Este posicionamento resultar numa srie de teses sobre o assunto, mas que no devem ser absolutas, principalmente no incio da pesquisa. Formuladas de maneira provisria no projeto, serviro como guia de anlise na monografia definitiva. importante destacar que no obrigatoriamente uma hiptese confirmada durante a pesquisa, sendo obrigao do pesquisador unicamente indicar que a mesma no se comprovou vlida. Por exemplo: Consideramos que a luta armada contra a ditadura aparentemente no tinha capacidade blica de derrubar o regime militar. Se isto era verdade, porque a ditadura militar se excedeu tanto no uso da tortura contra os militantes da oposio armada? Propomos que o uso excessivo de violncia como forma de represso oposio armada

26 por parte da ditadura militar deveu-se a um apego cultural dos militares brasileiros ao uso de demonstraes de fora como maneira de legitimar o poder de Estado. 6 - Cronograma O cronograma deve contar todas as etapas previstas do processo de pesquisa, devidamente organizadas em datas adequadas ao cronograma geral da instituio. 7 - Referncias bibliogrficas As referncias bibliogrficas do projeto j devem indicar um caminho de leituras mnimas para a monografia, que deve ser ampliado durante a pesquisa. Caso a pesquisa foque outras fontes, elas tambm devem ser detalhadas no projeto. Deve ser feito seguindo os padres indicados neste manual.

S-ar putea să vă placă și