Sunteți pe pagina 1din 16

BIZU DE PROCESSO PENAL SOBRE PROVAS

Por Marcos Moreira em 28/03/2012

BIZU DE PROVA E PERCIA. Nada resiste Dedicao, Esforo, Fora e Persistncia. A soma de tudo isso o resultado da sua aprovao! ESTAMOS JUNTOS!

01) No viola o art. 5, LV, da CF/88, o indeferimento da prova tida como desnecessria (STF, RE 446.517/DF, DJ 18.05.2007). 02) No constitui cerceamento de defesa o indeferimento de diligncias requeridas pela defesa, se forem elas consideradas desnecessrias pelo rgo julgador a quem compete a avaliao da necessidade ou convenincia do procedimento ento proposto (STF, HC 94.542/SP, DJ 20.03.2009). 03) Tanto as provas nominadas quanto as inominadas podem ser usadas no processo penal, porque o Brasil segue o princpio da liberdade na produo e utilizao da prova. 04) O princpio da liberdade na produo e utilizao da prova est vinculado ao Princpio da verdade real (Material). 05) Segundo o PRINCPIO DA COMUNHO (OU AQUISIO), A prova no pertence parte que a gerou, ou seja, uma vez produzida, passa a integrar o processo, podendo ser utilizada por qualquer dos intervenientes, seja o juiz, sejam as demais partes. 06) No h no processo penal as chamadas provas secretas. 07) A confisso demonstra a autoria, mas no a materialidade. 08) A no intimao das partes no prazo de 10 dias para o interrogatrio por videoconferncia gera nulidade RELATIVA, ou seja, comprovado o prejuzo em momento oportuno, anula-se o ato. 09) Segundo a jurisprudncia, no apenas a prova testemunhal capaz de suprir a falta da pericia na ocorrncia do desaparecimento dos vestgios, mas qualquer outra. OBS: Com exceo apenas da confisso do acusado que ressalvada expressamente no art. 158 10) Segundo o STJ, O exame de corpo de delito direto pode ser suprido, quando desaparecidos os vestgios sensveis da infrao penal, por outros elementos de carter probatrio existentes nos autos,

notadamente os de natureza testemunhal ou documental. (STJ, HC 23.898). 11) Para o STJ a oitiva da prova testemunhal sinnimo de exame indireto, dispensando-se assim a elaborao de laudo. 12) O exame de corpo de delito ser realizado 24hs por dia, respeitandose apenas a inviolabilidade domiciliar. (Nestor Tvora- Curso LFG) 13) Sistema de Apreciao de Prova- O sistema legal, tarifado ou formal para apreciao de prova adotado no CPP como EXCEO nos art. 155 e 158. 14) Sistema de Apreciao de Prova- O Sistema da ntima convico

ou

certeza

moral

adotado

como

exceo

no

Brasil.

EX.Jri popular.
15) Sistema de Apreciao de Prova- adotado como Regra no Brasil o Sistema do livre convencimento ou verdade real 16) Sistema da Persuaso Racional sinnimo do Sistema do livre convencimento ou verdade real. 17) O Juiz pode fundamentar sua deciso nas provas cautelares, no repetveis e antecipadas. 18) possvel a utilizao de declaraes de testemunhas colhidas na fase do inqurito policial sem observncia do contraditrio, desde que verificado que a condenao se baseia, outrossim, em depoimentos de testemunhas colhidos em juzo, sob o crivo contraditrio. (HC 68.010/MS, DJ 22.04.2008 p. 1) 19) Com relao ao nus da Prova, a ACUSAO vai ter que provar a autoria do crime, a materialidade (Existncia do crime) e dolo ou culpa. 20) Com relao ao nus da Prova, a DEFESA tem que provar eventuais excludentes de ilicitude, eventuais excludentes de culpabilidade e eventuais causas de extino da punibilidade.

SUPER-MEGA BIZUs DE LEI DE DROGAS!

01) A nova lei de Drogas considerada um CRIME VAGO, ou seja, que tem como sujeito passivo a COLETIVIDADE. 02) O Art. 28, que trata da posse de drogas para consumo pessoal, NO INFRAO PENAL SUI GENERIS.

03) Segundo o STF NO SE APLICA O PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA lei de Drogas, haja visto que o bem jurdico tutelado a SADE PBLICA e esta no insignificante. 04) Segundo a doutrina majoritria e o STF, o art. 28 da nova lei de drogas CONSIDERADO CRIME. 05) Segundo o STF, H CRIME SIM no art. 28 da NLD, OCORRENDO apenas excluso das penas privativas de liberdade (deteno ou recluso), e NO ABOLITIO CRIMINIS. O STF diz que houve somente a DESPENALIZAO e a doutrina majoritria diz que houve a despenalizao ou a descarcerizao. NO HOUVE A DESCRIMINALIZAO do art.28 caput. Continua sendo considerado crime pelo ordenamento jurdico ptrio. 06) Em relao aos usurio de drogas, o Brasil adoutou o MODELO DA JUSTIA TERAPUTICA, que fixa a sua ateno no TRTATAMENTO do usurio. 07) Segundo o STF, NO SE APLICA O PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA aos delitos relacionados a entorpecentes. 08) A nova lei de drogas aboliu as penas privativas de liberdade cominadas ao usurio de Drogas, estabelecendo apenas medidas educativas e restritivas de direito. 09) A Nova Lei de Drogas classificada como delito de PERIGO ABSTRATO, por sua configurao no exigir dano real a terceiro. 10) A nica exceo da NLD que o delito NO de perigo abstrato, est presente no Art. 39 que de Perigo concreto.

39. Conduzir embarcao ou aeronave aps o consumo de drogas, EXPONDO A DANO POTENCIAL A INCOLUMIDADE DE OUTREM 11) A doutrina tradicional define a Nova Lei de Drogas como norma PENAL EM BRANCO HETEROGNEA, porque o termo DROGA tem a necessidade de ser complementado por norma de carter administrativo, como por exemplo, a Portaria SVS/MS (Ministrio da Sade) no 344, de 12 de maio de 1998. 12) O Art. 28 da NLD, referentes ao usurio, infrao de menor potencial ofensivo. 13) As medidas restritivas de direito aplicada ao usurio no art. 28, podem ser convertidas em Pena Privativa de Liberdade? RESPOSTA- As medidas restritivas de direito NO PODEM ser convertidas em Pena Privativa de Liberdade, no mximo em Multa. 14) A quantidade da droga, por si s, NO determinada como nico elemento a ser considerado para CLASSIFICAR A CONDUTA DE CRIME DE TRFICO ou de porte ilegal de drogas para consumo pessoal, j que todos os elementos sero analisados em conjunto. 15) O Bem jurdico tutelado pela lei de Drogas a SADE PBLICA.

16) POSSVEL IMPOR PRISO EM FLAGRANTE AO USURIO DE DROGAS? RESPOSTA- NO POSSVEL IMPOR PRISO EM FLAGRANTE. 17) Sobre o Art. 28 da Nova lei de drogas, o STF REJEITOU as teses de ABOLITIO CRIMINIS E INFRAO PENAL SUI GENERIS para o delito de posse de drogas para consumo pessoa, afirmando a natureza de crime da conduta. 18) Sobre o Art. 28 da Nova lei de drogas, o STF julgou que continua sendo CRIME, tendo ocorrido, contudo, uma DESPENALIZAO. 19) A nova lei de drogas configura NOVATIO LEGIS IN MELLIUS que empregada quando h a publicao de uma nova lei que revoga outra anteriormente em vigncia, e que vem a beneficiar o ru/condenado, melhorando, de qualquer forma, sua situao. 20) O crime de trfico se caracteriza INDEPENDENTEMENTE da ocorrncia ou no de dano ao usurio, trata-se de crime de perodo abstrato.

BIZUS DE PROCESSO PENAL


Por Marcos Moreira em 27/02/2012

BIZUS DE PROCESSO PENAL.


01) Smula 38 do STJ- compete Justia Estadual comum, na vigncia da Constituio de 1988, o processo por contraveno penal, ainda que praticada em detrimento de bens, servios ou interesses da Unio ou de suas entidades. 02) Havendo conexo entre crimes da competncia do Juizado Especial e do Juzo Penal Comum, prevalece a competncia deste ltimo (Enunciado 10 do Frum Nacional Permanente dos Juizados Especiais). 03) Segundo o STJ, No havendo leso a direitos de trabalhadores COLETIVAMENTE considerados ou organizao geral do trabalho, no h que se falar na competncia da Justia Federal, prevista no art. 109, VI da CF/88 (STJ, CC 47.966/MG, 3 Seo, DJ 26/03/2007). 04) Compete justia federal processar e julgar crime de aliciamento de trabalhadores que so levados de uma unidade da Federao para outra. 05) No viola o art. 5, LV, da CF/88, o indeferimento da prova tida como desnecessria (STF, RE 446.517/DF, DJ 18.05.2007). 06) No constitui cerceamento de defesa o indeferimento de diligncias requeridas pela defesa, se forem elas consideradas desnecessrias pelo rgo julgador a quem compete a avaliao da necessidade ou convenincia do procedimento ento proposto (STF, HC 94.542/SP, DJ 20.03.2009).

07) Tanto as provas nominadas quanto as inominadas podem ser usadas no processo penal, porque o Brasil segue o princpio da liberdade na produo e utilizao da prova. 08) O princpio da liberdade na produo e utilizao da prova est vinculado ao Princpio da verdade real (Material). 09) Segundo o PRINCPIO DA COMUNHO (OU AQUISIO), A prova no pertence parte que a gerou, ou seja, uma vez produzida, passa a integrar o processo, podendo ser utilizada por qualquer dos intervenientes, seja o juiz, sejam as demais partes. 10) No h no processo penal as chamadas provas secretas. 11) A confisso demonstra a autoria, mas no a materialidade. 12) A no intimao das partes no prazo de 10 dias para o interrogatrio por videoconferncia gera nulidade RELATIVA, ou seja, comprovado o prejuzo em momento oportuno, anula-se o ato. 13) Segundo a jurisprudncia, no apenas a prova testemunhal capaz de suprir a falta da pericia na ocorrncia do desaparecimento dos vestgios, mas qualquer outra. OBS: Com exceo apenas da confisso do acusado que ressalvada expressamente no art. 158 14) Segundo o STJ, O exame de corpo de delito direto pode ser suprido, quando desaparecidos os vestgios sensveis da infrao penal, por outros elementos de carter probatrio existentes nos autos, notadamente os de natureza testemunhal ou documental. (STJ, HC 23.898). 15) Para o STJ a oitiva da prova testemunhal sinnimo de exame indireto, dispensando-se assim a elaborao de laudo.

BIZUS DE AAO PENAL


Por Marcos Moreira em 23/02/2012

BIZUs DE AO PENAL. 01) Ao Penal Privada Personalssima no h transferncia do direito para o cnjuge, ascendentes, descendentes ou irmos. 02) Ao Penal Privada Personalssima, no existe representante legal e nem sucesso por morte ou ausncia. 03) S existe um caso Ao Penal Privada Personalssima- Crime de induzimento a erro essencial ou ocultao de impedimento, previsto no Cdigo Penal. 04) Ao penal privada subsidiria da Pblica clusula ptrea, prevista na CF. 05) O prazo para que o indivduo possa iniciar a ao subsidiria da pblica de at SEIS MESES do trmino do prazo do Ministrio Pblico. 06) A ao privada subsidiria Indisponvel e NO CABE PERDO, NEM PEREMPO.

07) O perdo do ofendido pode ocorrer na ao penal privada exclusiva, depois do recebimento da pertinente pea acusatria. 08) Nos crimes sexuais (art. 225, caput, CP ), em regra, a ao penal pblica condicionada. Porm, se a vtima for menor de 18 (dezoito) anos e for pessoa vulnervel (CP, art. 225, pargrafo nico), SER PBLICA INCONDICIONADA. 09) Substituio processual e da sucesso processual no se confundem. 10) Considera-se perempta a ao penal privada se o querelante deixar de promover seu adequado andamento por trinta dias consecutivos. 11) Conforme previsto no CPP, a renncia, nas aes penais privadas, pode ser tcita, e admite, para tanto, todos os meios de prova. 12) Smula 714 do STF- concorrente a legitimidade do ofendido, mediante queixa-crime, e do Ministrio Pblico, condicionada representao do ofendido, para a ao penal por crime contra honra de servidor pblico em razo do exerccio de suas funes. 13) A PEREMPO instituto prprio da ao penal privada exclusiva, no se aplicando ao penal privada subsidiria da pblica, tampouco ao penal pblica. 14) funo institucional da Defensoria Pblica patrocinar tanto a ao penal privada quanto a subsidiria da pblica, no havendo nenhuma incompatibilidade com a funo acusatria, mais precisamente a assistncia da acusao. 15) O perdo do ofendido pode ser concedido a qualquer tempo (depois do recebimento da ao penal privada Exclusiva), contanto que antes do trnsito em julgado da sentena penal condenatria (CP, art. 106, 2). 16) Segundo o STF, caso haja no crime de estupro violncia real, ao penal pblica incondicionada.

BIZUS DA LEI DE DROGAS.


Por Marcos Moreira em 23/02/2012

Guerreiros, Acreditar no seu potencial fundamental para se chegar vitria, procure se motivar todos os dias, mantenha sua auto-estima sempre elevada, no perca o ritmo, mantenha a calma ... Tenho certeza que voc ir vencer! 01) Ocorrendo dentro do mesmo contexto ftico, o crime de trfico ABSORVE o crime de posse de drogas para consumo pessoal. 02) Em face ao princpio da especialidade, havendo a importao de drogas ilcitas, HAVER TRFICO E NO CONTRABANDO, porquanto o princpio da dupla penalizao veda. 03) O crime de TRFICO (art. 33-caput) admite a tentativa?

RESPOSTA- DEPENDE! Condutas instantneas, como, por exemplo, os ncleos ADQUIRIR E VENDER permitem a forma tentada. Condutas permanentes, como, por exemplo, AGUARDAR, TRANSPORTAR, TRAZER CONSIGO E TER EM DEPSITO, NO admitem a forma tentada. 04) Segundo a jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia (STJ), para que o crime de trfico seja considerado internacional NO NECESSRIA A EFETIVA TRANSPOSIO DE FRONTEIRAS. 05) Trfico Ilcito de entorpecentes crime equiparado a hediondo. 06) Com relao ao Art. 33- 1 , III- Se o agente consentir que se USE DROGAS no estabelecimento, NO HAVER CRIME DE TRFICO, pode configurar auxlio de uso indevido de Drogas. 07) Induzir, instigar ou auxiliar algum ao uso indevido de droga, previsto no Art. 33, 2, CRIME AUTNOMO! 08) Induzir, instigar ou auxiliar algum ao uso indevido de droga, previsto no Art. 33, 2 NO pode visar pessoas INDETERMINADAS ou indistintas, deve visar pessoas DETERMINADAS! 09) A conduta de Induzir, instigar ou auxiliar algum ao uso indevido de droga, previsto no Art. 33, 2, DISPENSVEL que a pessoa a quem foi dirigida a conduta faa o uso da droga, bastando o INDUZIMENTO. 10) O Art. 33, 2 da Lei de Drogas diz: Induzir, instigar ou auxiliar algum ao uso indevido de droga. - NO EQUIPARADO A HEDIONDO. 11) Segundo a posio do STJ, o trfico privilegiado CRIME EQUIPARADO A HEDIONDO. 12) A vedao substituio da pena privativa de liberdade por restritiva de Direitos, prevista Art. 33, 4, foi considerada INCONSTITUICIONAL pelo STF. 13) O TRFICO PRIVILEGIADO EQUIPARADO A HEDIONDO (Art. 33, 4), CRIME EQUIPARADO A HEDIONDO!

14) O CRIME DE ASSOCIAO PARA O TRFICO, previsto no Art. 35 da NLD NO EQUIPARADO A HEDIONDO. 15) O CRIME DE ASSOCIAO PARA O TRFICO, previsto no Art. 35 da NLD crime plurisubjetivo ou de Concurso Necessrio. 16) Para a caracterizao do CRIME DE ASSOCIAO PARA O TRFICO, previsto no Art. 35 da NLD, exigvel uma finalidade especfica- TRFICO! 17) Para a caracterizao do CRIME DE ASSOCIAO PARA O TRFICO, previsto no Art. 35 da NLD, NO SE EXIGE HABITUALIDADE. 18) O delito de associao para o trfico crime permanente e a sua consumao NO depende da apreenso da droga. 19) Reza o Art. 35 da NLD Associarem-se duas ou mais pessoas para o fim de praticar, reiteradamente ou no, qualquer dos crimes previstos nos arts. 33, caput e 1o, e 34 desta Lei- Incluem-se entre as PESSOAS os inimputveis. 20) So requisitos para o crime de associao para o trfico: a. Acordo prvio; b. Vnculo associativo de fato; c. Finalidade direcionada para o trfico ilcito de drogas

BIZUS DE CRIMES CONTRA A VIDA PARA A OAB


Por Marcos Moreira em 11/02/2012

TROPA DA OAB, ESTAMOS FOCANDO EM BIZUS E QUESTOES POTENCIAIS DE PROVAS. AQUI SEGUEM ALGUMAS POTENCIAS QUESTOES DE SEGUNDA FASE DA OAB. LHES COMUNICO QUE O AGORAEUPASSO ESTA ARREBENTANDO COM OS CURSOS PARA A OAB PRIMEIRA E SEGUNDA FASE. OS ALUNOS PODEM MANDAR EMAIL PARA O OABNAVEIA@HOTMAIL.COM, QUE IREMOS FILMAR AULAS TIRA DUVIDAS. FORTE ABRAO GUERREIROS, TAMU JUNTO E VAMOS COM TUDO PRA CIMA DA FGV. DIREITO PENAL - QUESTES POTENCIAIS DE PROVA N. 1 CRIMES CONTRA A PESSOA

1. Haver homicdio ainda que se prove que a vida do ser humano no era vivel.

2. Para se caracterizar o crime de homicdio, necessrio a prova de nascimento com vida. De acordo com o art. 3. da lei 9434/97 (remoo de rgos e tecidos para o fim de transplante), a prova da morte ocorre com o diagnstico de morte enceflica. 3. Se a ao de matar for contra um agente que j estava morto (cadver), haver a figura do crime impossvel. 4. A vingana e cime, segundo a jurisprudncia majoritria, no obrigatoriamente caracterizam motivo torpe. Podem configurar motivo torpe, dependendo das circunstncias de cada caso. 5. Quando o homicdio praticado mediante paga ou promessa de recompensa, a vantagem precisa ser econmica? Apesar de ser questo polmica na doutrina, prevalece o posicionamento segundo o qual a vantagem pode no ser econmica (ex.: promessa sexual). 6. A ausncia de motivo no caracteriza o motivo ftil 7. importante no confundir motivo injusto com motivo ftil. O motivo do crime pode ser injusto (ex.: briga), mas no ser ftil. 8. Ateno para no confundir o crime de homicdio qualificado pela tortura com o crime de tortura qualificada com resultado morte. De acordo com a lei 9.455/97 (Crimes de Tortura), se apesar de ocorrer o resultado morte, a inteno no era matar, mas apenas torturar o agente, haver crime de tortura qualificada com resultado morte, e no homicdio. 9. Existe homicdio privilegiado-qualificado? Sim. a posio da doutrina e do Superior Tribunal de Justia. Porm, necessrio que a qualificadora sempre seja uma circunstncia objetiva (ex.: meio ou modo de execuo do crime), pois, caso contrrio, haveria contradio inequvoca com a circunstncia de privilgio do crime. 10. De acordo com o Superior Tribunal de Justia, o homicdio privilegiado-qualificado no crime hediondo

BIZUS DE INQURITO POLICIAL PARA A OAB


Por Marcos Moreira em 11/02/2012

GUERREIROS DA OAB, ESTAMOS PREPARANDO UM QUARTEL GENERAL COM UMA UNICA MISSAO. SUA APROVAAO. ESTAMOS MONTANDO UMA EQUIPE DE SUCESSO QUE IRA LHE FORNECER TODAS AS FERRAMENTAS NECESSARIAS PARA A SUA APROVAAO. ENTAO GUERREIROS ESTAMOS JUNTOS NESSA LUTA E VAMOS COM TUDO PARA DA FGV. MARCOS MOREIRA - COORDENADOR DA OAB

1. O IP INQUISITIVO, no existe o contraditrio e a ampla defesa, pois este apenas uma pea informativa, no presena das partes (Autor e Ru);

2. No caso de expulso de estrangeiro necessrio o contraditrio e a ampla defesa; 3. O IP DISCRICIONRIO, o delegado conduz a investigao da forma que bem entender; 4. As requisies por parte do MP e do Juiz, o delegado obrigado a cumprir; 5. O IP SIGILOSO, para garantir a eficincia da investigao; 6. O SIGILO no se estende ao MP, ao JUIZ e ao ADVOGADO; 7. O IP ESCRITO, porque apresenta atos formais (onde as informaes ORAIS sero reduzidas a termos); 8. O IP INDISPONVEL ou INDESISTVEL, o delegado jamais, nunca pode arquivar o IP. 9. O IP DISPENSVEL, quando o MP tiver elementos suficientes para oferecer a denncia; 10.O Juiz no pode condenar baseado exclusivamente em elementos de informaes, salvo em relao as provas cautelares, no repetveis e antecipadas;

SUPER-MEGA BIZUs DE LEI DE DROGAS!


Por Marcos Moreira em 10/02/2012 BIZU DE LEI DE DROGAS. 01) A nova lei de Drogas considerada um CRIME VAGO, ou seja, que tem como sujeito passivo a COLETIVIDADE. 02) O Art. 28, que trata da posse de drogas para consumo pessoal, NO INFRAO PENAL SUI GENERIS. 03) Segundo o STF NO SE APLICA O PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA lei de Drogas, haja visto que o bem jurdico tutelado a SADE PBLICA e esta no insignificante. 04) Segundo a doutrina majoritria e o STF, o art. 28 da nova lei de drogas CONSIDERADO CRIME. 05) Segundo o STF, H CRIME SIM no art. 28 da NLD, OCORRENDO apenas excluso das penas privativas de liberdade (deteno ou recluso), e NO ABOLITIO CRIMINIS. O STF diz que houve somente a DESPENALIZAO e a doutrina majoritria diz que houve a despenalizao ou a descarcerizao. NO HOUVE A DESCRIMINALIZAO do art.28 caput. Continua sendo considerado crime pelo ordenamento jurdico ptrio. 06) Em relao aos usurio de drogas, o Brasil adoutou o MODELO DA JUSTIA TERAPUTICA, que fixa a sua ateno no TRTATAMENTO do usurio. 07) Segundo o STF, NO SE APLICA O PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA aos delitos relacionados a entorpecentes. 08) A nova lei de drogas aboliu as penas privativas de liberdade cominadas ao usurio de Drogas, estabelecendo apenas medidas educativas e restritivas de direito. 09) A Nova Lei de Drogas classificada como delito de PERIGO ABSTRATO, por sua configurao no exigir dano real a terceiro. 10) A nica exceo da NLD que o delito NO de perigo abstrato, est presente no Art. 39 que de Perigo concreto. i. Art. 39. Conduzir embarcao ou aeronave aps o consumo de drogas, EXPONDO A DANO POTENCIAL A INCOLUMIDADE DE OUTREM 11) A doutrina tradicional define a Nova Lei de Drogas como norma PENAL EM BRANCO HETEROGNEA, porque o termo DROGA tem a necessidade de ser

complementado por norma de carter administrativo, como por exemplo, a Portaria SVS/MS (Ministrio da Sade) no 344, de 12 de maio de 1998. 12) O Art. 28 da NLD, referentes ao usurio, infrao de menor potencial ofensivo. 13) As medidas restritivas de direito aplicada ao usurio no art. 28, podem ser convertidas em Pena Privativa de Liberdade? RESPOSTA- As medidas restritivas de direito NO PODEM ser convertidas em Pena Privativa de Liberdade, no mximo em Multa. 14) A quantidade da droga, por si s, NO determinada como nico elemento a ser considerado para CLASSIFICAR A CONDUTA DE CRIME DE TRFICO ou de porte ilegal de drogas para consumo pessoal, j que todos os elementos sero analisados em conjunto. 15) O Bem jurdico tutelado pela lei de Drogas a SADE PBLICA. 16) POSSVEL IMPOR PRISO EM FLAGRANTE AO USURIO DE DROGAS? RESPOSTA- NO POSSVEL IMPOR PRISO EM FLAGRANTE. 17) Sobre o Art. 28 da Nova lei de drogas, o STF REJEITOU as teses de ABOLITIO CRIMINIS E INFRAO PENAL SUI GENERIS para o delito de posse de drogas para consumo pessoa, afirmando a natureza de crime da conduta. 18) Sobre o Art. 28 da Nova lei de drogas, o STF julgou que continua sendo CRIME, tendo ocorrido, contudo, uma DESPENALIZAO. 19) A nova lei de drogas configura NOVATIO LEGIS IN MELLIUS que empregada quando h a publicao de uma nova lei que revoga outra anteriormente em vigncia, e que vem a beneficiar o ru/condenado, melhorando, de qualquer forma, sua situao. 20)

O crime de trfico se caracteriza INDEPENDENTEMENTE da ocorrncia ou no de dano ao usurio, trata-se de crime de perodo abstrato.

BIZUs PARA OAB, PF E PC-CE!


Por Marcos Moreira em 09/02/2012

01) O trfico ilcito de drogas crime permanente, o que enseja o prolongamento no tempo da flagrncia delitiva, enquanto durar a permanncia, tornando absolutamente dispensvel a existncia de mandado judicial para efetuar a busca e a priso em flagrante. 02) O flagrante medida de defesa social caracterizado pela privao da liberdade de locomoo de algum INDEPENDENTE DE AUTORIZAO JUDICIAL. 03) O flagrante tem como fundamentos: a) Prevenir fuga do infrator; b) Auxiliar na colheita de provas; c) Impedir a consumao do delito, no caso de flagrante prprio; e d) Impedir o seu exaurimento nas demais hipteses. 04) possvel o cumprimento de mandado Judicial em escritrios de Advogado, entretanto necessria a comunicao OAB. 05) possvel haver priso em flagrante nas infraes de menor potencial ofensivo, entretanto o acusado no fica recolhido na priso. 06) O delegado pode arbitrar a fiana em crimes com pena Mxima de at 4 anos. OBS: No importa se a pena de Recluso ou Deteno. 07) A fiana um direito SUBJETIVO DO RU. 08) H algumas diferenas entre Ao Pblica e Ao Privada, vejamos: a) A Ao Pblica DIVISVEL, A Ao Privada INDIVISVEL; b) A Ao Pblica OBRIGATRIA, Ao Privada OPORTUNA; c) A Ao Pblica INDISPONVEL, Ao Privada DISPONVEL;

09) A Renncia um ato UNILATERAL, enquanto o Perdo BILATERAL; A renncia PR-PROCESSUAL, enquanto o perdo PROCESSUAL. 10) Tanto a Renncia quanto o Perdo podem ser EXPRESSOS ou TCITOS, e ambos admitem todos os tipos de prova. 11) A Ao Penal Constitucional pode ser decretada de ofcio Pelo juiz. 12) O MP pode decretar HC em favor do Acusado. 13) O HC admite efeitos extensivos. EX.: Imagine uma quadrilha em que vrios acusados praticam os mesmos crimes e todos so presos pelos mesmos motivos. Se o Advogado de um deles impetrar HC somente ao seu cliente, e o HC concedido, este se EXTENDER aos demais. 14) So excees teoria da rvore dos frutos envenenados: a) Teoria da Descoberta Inevitvel; b) Teoria da Fonte autnoma ou independente. 15) CRIME DE ESTELIONATO MATERIAL OU FORMAL? RESPOSTA- DEPENDE! Se o ato praticado for do art. 171-caput, MATERIAL. Estelionato -Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilcita, em prejuzo alheio, induzindo ou mantendo algum em erro, mediante artifcio, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento. Estelionato -Art. 171 2 , V - FORMAL. Estelionato -Art. 171 2 , destri, total ou parcialmente, ou oculta coisa prpria, ou lesa o prprio corpo ou a sade, ou agrava as conseqncias da leso ou doena, COM O INTUITO de haver indenizao ou valor de seguro. 16) Mandado judicial de busca e apreenso em escritrio de advocacia no pode ser expedido de modo genrico, em aberto, sem objeto definido, mas sim de forma delimitada, restrita ou fechada, mesmo sendo o advogado investigado

SUPER BIZUs DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL PARA OAB.


Por Marcos Moreira em 08/02/2012 01) O

IP dever ser concludo no prazo de 10 dias se o acusado estiver preso e 30 dias se estiver solto.

OBS: Se o acusado estiver preso, o prazo IMPRORROGVEL. OBS: Se o acusado estiver solto, o prazo poder ser prorrogado quantas vezes forem necessrias! 02)As provas cautelares, no repetveis e antecipadas podem ser produzidas durante o IP. 03)As provas cautelares e as no repetveis seguem o contraditrio mitigado ou postergado. 04)As provas antecipadas seguem o contraditrio Real. 05)A priso temporria s poder ser decretada Durante o IP. OBS: NOS CRIMES COMUNS- 5 DIAS+ 5 DIAS. OBS: NOS CRIMES HEDIONDO- 30DIAS+30DIAS. 06)Priso Preventiva no tem prazo. 07)A Priso Especial s dura at o trnsito em julgado.

Priso Especial poder ser aplicada APS O TRNSITO EM JULGADO, nos crimes cometidos por funcionrios, que poca do delito trabalham na administrao da justia criminal. 09)Efetuada a priso em Flagrante, o delegado comunicar imediatamente ao: Juiz; MP; Pessoa por ele indicada. 10)Se o delegado no remeter o auto de priso em flagrante em 24horas ao juiz, NO CABE RELAXAMENTO DA PRISO. 11)Se o delegado no entregar a nota de culpa ao preso em 24horas, CABE RELAXAMENTO DA PRISO. 12)A Priso em Flagrante tem natureza Jurdica PR-PROCESSUAL. 13)Durante o processo s poder ocorrer priso preventiva. 14)A priso preventiva e a Priso temporria esto sujeitos clausula de reserva Jurisdicional. 15) absolutamente dispensvel a existncia de mandado judicial para efetuar a busca e a priso em domiclio em crimes permanentes. 16)Em crimes CULPOSOS possvel priso em flagrante.

08)A

BIZUS DE CRIMES CONTRA A PESSOA PARA A OAB E TROPA DE ELITE.


Por Marcos Moreira em 07/02/2012

01) Para a configurao do Crime de Rixa basta que um dos autores seja imputvel, no importa se os outros eram inimputveis ou desconhecidos. O importante a comprovao do nmero de pessoas participantes. 02) Vale ressaltar que no Crime de Rixa aquele que ingressa na contenda para separar os rixosos no poder fazer parte do nmero exigido pela norma incriminadora. 03) No crime de rixa a co-autoria obrigatria. 04) Independentemente das consequncias do crime de rixa, a punio aos contendores sempre aplicvel. 05) Os crimes de calnia e difamao ofendem a honra objetiva da vtima, ou seja, sua reputao social. 06) J o crime de injria ofende a honra subjetiva da vtima, em outras palavras, sua autoestima prpria. 07) Na difamao o fato ofensivo imputado no criminoso e sim desonroso, no importando ser ele falso ou verdadeiro. 08) No Brasil h duas espcies de abortamento legal: O aborto necessrio ou teraputico ou ainda profiltico- que aquele feito para salvar a vida da gestante; O aborto humanitrio, sentimental ou tico- realizado na hiptese de estupro. 09) O aborto eugnico ou eugensico, feito para impedir a continuao da gravidez de fetos ou embries com graves deformidades fsicas ou psquicas, NO PERMITIDO no ordenamento jurdico vigente, constituindo crime.

10) Os crimes de calnia e Difamao se consumam quando TERCEIROS tomam conhecimento do fato. 11) O crime tipificado no art. 125 do Cdigo Penal, prtica de aborto sem o consentimento da gestante, possui dupla subjetividade passiva, a gestante e o feto. 12) O perdo judicial no crime de homicdio culposo(art. 121, 5), se atendido os requisitos, um direito penal PBLICO SUBJETIVO de liberdade, causa de extino de punibilidade. 13) No crime de abandono de recm-nascido, o sujeito ativo s pode ser a me e o sujeito passivo a criana abandonada. 14) Internao fraudulenta a forma qualificada do crime de sequestro e crcere privado, que consiste na possibilidade do crime ser praticado mediante a internao da vtima em casa de sade ou internao. (Est tipificado no art. 148, 1, II) 15) So compatveis o dolo eventual e as qualificadoras do crime de homicdio. 16) APLICVEL A MARJORANTE do homicdio culposo, quando o autor do crime no presta socorro vtima por imaginar que ela j est morta. 17) O crime de ameaa um crime formal, no exigindo resultado naturalstico. 18) O crime de ameaa se consuma no momento em que a vtima toma conhecimento do malefcio prometido, independentemente de se sentir intimidada ou no. 19) Segundo os Tribunais Superiores, o cime, por si s, sem outras circunstncias, NO caracteriza o motivo torpe. 20) O cime, embora muitas vezes excessivo e doentio ao ponto de afetar o equilbrio emocional do agente, ainda assim, NO PODE ser enquadrado no conceito de torpeza. 21) O crime de sequestro material e admite a tentativa. 22) O homicdio crime de ao livre, ou seja, aquele que admite inmeros meios de execuo. 23) O crime de Homicdio Pode ser praticado de forma direta, como o disparo de uma arma; indireta, como o ataque de um co instigado pelo dono; Ou de Forma material, como o uso de veneno ou morais, como um susto. 24) Por falta de previso legal, no h crime de aborto culposo. 25) Para a realizao do Aborto resultante de estupro, necessrio o consentimento da gestante. 26) Os crimes contra a honra submetem-se a ao penal privada. 27) Aborto provocado pela gestante (auto-aborto) ou com seu consentimento (Art. 124 - ) no admitem co-autoria, mas apenas participao pois crime de mo prpria. 28) No se consideram leses corporais: A rubefao, o eritema simples ou queimadura de 1 ; A dor desacompanhada do respectivo dano anatmico ou funcional;

A simples crise nervosa sem comprometimento do equilbrio da sade fsica ou mental; O puro desmaio. 29) O corte de cabelo sem autorizao da vtima pode constituir, dependendo dos motivos, crime de leso corporal ou injria real (caso haja inteno de envergonhar a vtima). 30) No crime de leso Corporal, a prova da materialidade deve ser feita atravs de exame de corpo de delito, mas, para o oferecimento da denncia, basta qualquer boletim mdico ou prova equivalente (art. 77, 1, da Lei n 9.099/9

BIZUS PRA OAB


Por Marcos Moreira em 06/02/2012

BIZU 01 - O crime de latrocnio pode ser preterdoloso. BIZU 02: O Brasil adotou a teoria objetiva do crime impossvel. BIZU 03: O flagrante preparado considerado crime impossvel para o stf. BIZU 04: O latrocnio nao vai a jri, porque um crime contra o patrimnio. BIZU 05: Nao possvel legtima desefa contra animais, salvo quando o animal induzido pelo dono. BIZU 06: O arrependimento posterior pressupe a consumaao do crime. BIZU 07: A desistncia voluntria e o arrependimento eficaz nao sao causas de reduo de pena. BIZU 08: O erro de tipo sempre exclui o dolo.

BIZU 09: A desistncia voluntaria e o arrependimento eficaz pressupe um ato voluntrio e nao necessariamente um ato espontneo. BIZU 10: Todo excesso doloso ou culposo frente as excludentes de ilicitude sera punido

S-ar putea să vă placă și