Sunteți pe pagina 1din 3

Boletim n 04 - 17/11/2010 Diretoria Executiva de Gesto da Informao Documental - DIRGED Este boletim elaborado a partir de notas tomadas nas

s sesses da Corte Superior do TJMG. As decises tornam-se oficiais somente aps a publicao no Dirio do Judicirio eletrnico. Portanto, este boletim tem carter informativo. Apresenta tambm julgados e smulas editados pelos Tribunais Superiores, com matrias relacionadas competncia da Justia Estadual.

Corte Superior do TJMG


Atribuies da Advocacia-Geral do Estado A Corte Superior do Tribunal de Justia julgou ao direta de inconstitucionalidade em que se discutia o art. 2-A da Lei Complementar Estadual (LCE) n 83/2005, acrescido pela LCE n 86/2006. Tal artigo autoriza a Advocacia-Geral do Estado (AGE) e os rgos jurdicos das autarquias e fundaes pblicas que a ela se reportam a defender, judicial e extrajudicialmente, ativa e passivamente, servidores pblicos, agentes polticos e pblicos que forem demandados civil ou penalmente em decorrncia do exerccio regular de suas atividades institucionais. Entendeu-se pela constitucionalidade do dispositivo sob o fundamento de que no se pode excluir tais pessoas fsicas da interpretao dada ao art. 128 da Constituio Mineira, o qual definiu a AGE como representante judicial e extrajudicial do Estado, porque estas tm a funo de manifestar a vontade estatal, e, quando atuam, o prprio Estado que atua, conforme ensina a teoria do rgo. Afirmou-se tambm que no se pode presumir que tenham agido com dolo ou m-f para prejudicar terceiros. Nessa hiptese, devem arcar com os prejuzos causados Administrao Pblica. Por fim, frisou-se que o artigo atacado somente [...] guarda inteira compatibilidade com os princpios da legalidade, impessoalidade e moralidade, inerentes Administrao Pblica [...], quando o servidor pblico, agente poltico ou pblico esteja efetivamente no exerccio de suas atribuies institucionais. (ADI n 1.0000.09.499403-5/000, Rel. Des. Alvim Soares, DJe de 03/09/2010) Justia gratuita e comprovao do estado de hipossuficincia financeira Por maioria, a Corte Superior, em incidente de uniformizao de jurisprudncia, entendeu que, nos casos em que o magistrado tenha fundada dvida a respeito da veracidade da declarao de hipossuficincia financeira apresentada pelo requerente do benefcio da justia gratuita, h a possibilidade de condicionar a concesso da benesse comprovao do estado declarado pelo requerente. Nesse caso, no haveria afronta ao art. 4 da Lei n 1.060/50, tendo em vista a discricionariedade do juiz na livre apreciao das provas, conforme insculpido nos arts. 130 e 131 do Cdigo de Processo Civil. Ressaltou-se, por fim, que a declarao de pobreza tem apenas presuno juris tantum, o que permite ao magistrado determinar a comprovao do que foi declarado, mormente quando a

parte contrria apresenta impugnao ao pedido de assistncia judiciria. (Incidente de Uniformizao n 1.0024.08.093413-6/002, Rel. Des. Roney Oliveira, julgado em 25/08/2010) Princpio da simetria e autorizao para realizao de operaes externas Cuida-se de ao direta de inconstitucionalidade proposta pelo prefeito do municpio de Itamarandiba em face do art. 35, IX, da Lei Orgnica, que exige autorizao da Cmara Municipal para a realizao de emprstimo, operao ou acordo externo de qualquer natureza, de interesse do municpio. A Corte Superior entendeu que o dispositivo atacado no apresenta vcio de inconstitucionalidade visto que observa o princpio da simetria. Tal princpio norteia os entes federados na elaborao de suas constituies ou leis orgnicas e estabelece que as diretrizes trazidas pela Constituio Federal devem ser reproduzidas simetricamente naquelas, em razo de sua supremacia e superioridade hierrquica. Com efeito, o art. 52, V, da CF dispe que compete ao Senado atribuio semelhante no nvel federal. Ressaltou-se que a matria em anlise no se confunde com a exigncia, esta sim inconstitucional, de autorizao legislativa para a realizao de contratos, consrcios e convnios pelo Municpio, a qual j foi objeto de smula deste Tribunal. Concluiu-se, unanimidade, pela improcedncia da representao. (ADI n 1.0000.09.499509-9/000, Rel. Des. Antnio Carlos Cruvinel, DJe de 1/10/2010) Programa Paz na Escola e vcio de iniciativa A Lei Municipal n 275/2008, de So Jos da Barra, teve sua constitucionalidade formal questionada pelo prefeito da localidade, que alegou ter tido sua competncia exclusiva usurpada. A referida lei, de iniciativa do Legislativo, instituiu o Programa Paz na Escola, de ao interdisciplinar e participao comunitria na preveno e controle da violncia, vandalismo e uso de drogas e de lcool. A Corte Superior, no julgamento, entendeu que a norma impugnada [...] no se revela incompatvel com o sistema jurdico-constitucional institudo, eis que est dentre as atribuies do Poder Legislativo a criao de leis que traduzam o interesse social e a consecuo das tarefas constitucionais consagradas. Tambm no se vislumbrou na presente controvrsia qualquer aumento de despesa para o Poder Executivo Municipal, o que geraria uma suposta usurpao de competncia. Concluiu-se, assim, por maioria, pela constitucionalidade da lei. (ADI n 1.0000.08.487342-1/000, Rel. Des. Edivaldo George dos Santos, DJe de 17/09/2010)

Supremo Tribunal Federal


Repercusso Geral Subteto salarial e EC 19/98 Direito Administrativo. Teto remuneratrio. Emenda Constitucional 19/98. Fixao de subtetos locais inferiores ao teto da Constituio Federal. Existncia de repercusso geral. Repercusso geral em RE n 476.894-SP, Rel. Min. Gilmar Mendes. (Fonte: Informativo n 605 STF) Servidor pblico: reajuste de remunerao e proventos Recurso extraordinrio. Administrativo. Servidor Pblico. Reajuste de remunerao e proventos. Princpio da Isonomia. Poder Judicirio e/ou Administrao Pblica. Smula 339/STF. Repercusso geral reconhecida. Repercusso geral em RE n 592.317 (eletrnico)-RJ, Rel. Min. Gilmar Mendes. (Fonte: Informativo n 605 STF)

Superior Tribunal de Justia


Recursos Repetitivos Abandono da causa: extino, de ofcio, da execuo fiscal no embargada A execuo fiscal no embargada pode ser extinta de ofcio ante a inrcia da Fazenda exequente em dar andamento ao feito, tendo havido prvia intimao. Com esse entendimento, a Primeira Seo do STJ, ao julgar o recurso submetido ao rito do art. 543-C do CPC e da Resoluo STJ 08/2008, afastou a aplicao da Smula 240 daquela Corte, segundo a qual A extino do processo, por abandono da causa pelo autor, depende de requerimento do ru. Ressaltou o Ministro Relator que o no aperfeioamento da relao processual impede presumir-se eventual interesse do ru na continuidade do processo. (REsp 1120097-SP, Rel. Min. Luiz Fux, j. em 13/10/2010, DJe de 26/10/2010) Ao anulatria de lanamento fiscal e repetio de indbito: prescrio Restituio de IPTU: ilegitimidade do adquirente do imvel O prazo prescricional a ser observado em relao ao anulatria de lanamento tributrio de cinco anos nos termos do art. 1 do Decreto 20.910/1932, contado da notificao do contribuinte. A Primeira Seo do STJ definiu, ainda, como termo inicial da prescrio quinquenal em ao de repetio de indbito de tributos sujeitos ao lanamento de ofcio a data da extino do crdito tributrio, concluindo pela aplicao do art. 168, I, do CTN. No julgamento do recurso, que tramitou como repetitivo, adotou tambm o entendimento de que o adquirente do imvel no tem legitimidade para pleitear a restituio de IPTU se no suportou o nus financeiro, salvo na hiptese de existncia de autorizao expressa do vendedor, cedendo ao novo proprietrio o direito ao crdito. (REsp 947206/RJ, Rel. Min. Luiz Fux, j. em 13/10/2010, DJe de 26/10/2010) Este boletim uma publicao da Gerncia de Jurisprudncia e Publicaes Tcnicas GEJUR/DIRGED/EJEF. Sugestes podem ser encaminhadas para gejur@tjmg.jus.br.

S-ar putea să vă placă și