Sunteți pe pagina 1din 3

A ao direta de inconstitucionalidade de lei municipal

Manoel Carlos de Almeida Neto Elaborado em 02/2004. Pgina 1 de 1 Desativar Realce a A No obstante as divergncias que existem no campo da doutrina (1) e da jurisprudncia dos nossos tribunais, entendemos ser possvel a fiscalizao in abstracto, ou em tese, de lei ou ato normativo municipal atravs de ADIn, pelos argumentos que se expe: cedio que a Constituio Federal de 1988 em seu art. 102, I, a, deferiu competncia ao Supremo Tribunal Federal para processar e julgar, originariamente a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual em dissonncia com a CF. Entretanto, a Carta Maior, permitiu paralelamente que os Estados-membros institussem igual mecanismo para aferir a constitucionalidade de lei ou ato normativo estadual e municipal perante o seu prprio Estatuto Poltico, ex vi, art. 125, pargrafo 2 o qual dispe: "Cabe aos Estados a instituio de representao de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituio Estadual, vedada a atribuio da legitimao para agir a um nico rgo". Assim, o "silncio eloqente" do aludido art. 102 no tocante fiscalizao municipal enseja concluir seja "expressa vontade de restringir o controle de constitucionalidade abstrato ao modelo explicitamente definido no Texto Magno". (2) Nesta linha de inteleco o STF tinha firmado entendimento de que impossvel juridicamente ADIn de lei municipal em confronto com a Carta Magna, e conseqentemente suspendeu a eficcia de dispositivos de Constituies Estaduais como a do Rio Grande do Sul, pelo fundamento, de que se o STF no pode apreciar ADIn municipal, os Tribunais de Justia Estaduais, hierarquicamente inferiores tambm no. (3) Contudo, com a evoluo jurisprudencial, vem-se firmando entendimento de que a competncia para julgar a ADIn municipal pertence aos Tribunais de Justia dos Estados, por fora do art. 125 pargrafo 2 da CF/88 (4). Assim, o Supremo Tribunal Federal bem como os Tribunais inferiores entendem atualmente que "a competncia para julgar a ao direta de inconstitucionalidade em que impugnada norma local contestada em face de Carta Estadual o Tribunal de Justia respectivo, ainda que o preceito atacado revele-se como pura repetio de dispositivos da Constituio Federal de observncia obrigatria pelos Estados"(Reclamao 588-7-RJ) (5)

Textos relacionados

A Defensoria Pblica e a curadoria especial em favor da criana e do adolescente O dever do Estado de indenizar o advogado pblico proibido de exercer a advocacia fora das atribuies funcionais como exemplo de responsabilidade civil por ato lcito O conflito axiolgico entre os cnones constitucionais da livre iniciativa e da busca do pleno emprego A violao do princpio da dignidade da pessoa humana do empregado no procedimento de revista ntima no direito brasileiro A Advocacia Pblica Federal e suas peculiaridades. Do regime jurdico s atribuies constitucionais. Da tica proteo jurdica do interesse pblico

Compartilhamos do entendimento da professora Patrcia Teixeira de Rezende Flores que brilhantemente conclui: "Denota-se, pois, que, a exemplo da ordem constitucional anterior, no h no direito brasileiro, ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo municipal tendo como parmetro a Constituio Federal. Equivale dizer, a invalidade de um ato local, em face da Carta Magna, s pode ser decretada via controle difuso, exercitvel incidenter tantum. As normas de constituies estaduais que instituram o controle de constitucionalidade de leis municipais em confronto com o Texto Maior tiveram sua eficcia suspensa pelo Supremo Tribunal Federal. Para esta Corte, a ausncia de previso constitucional de aferio concentrada de validade dos atos locais no constitui lacuna e/ou esquecimento do constituinte federal. Ao contrrio, trata-se de deliberada, consciente e proposital restrio. Em outras palavras, evidencia um silncio eloqente e no um vcuo legislativo que possa ser preenchido por meio de interpretao construtiva dos pretrios e/ou pelos constituintes estaduais" (6) Com o mesmo entendimento, o professor Clmerson Merlin Clve, "se o Constituinte Estadual pode o mais (declarar a inconstitucionalidade em tese de lei municipal ou estadual em face da Constituio Estadual), por que no poderiam o mesmos (declarar a inconstitucionalidade por omisso de medida normativa exigida na Constituio Estadual)?" (7) Assim, conclui o supracitado autor, "Pode, por conseguinte, o Tribunal de Justia local processar e julgar ao direta contra lei ou ato normativo municipal ou estadual em face da Constituio estadual, mesmo quando esta reproduza dispositivo da Lei Fundamental Federal" (8), com fundamento em deciso do STF (9) Destarte, de forma clara e impositiva, a Constituio Federal de 1988 estabeleceu a ADIn municipal em seu art. 125, 2. Deste modo, o notvel Min. Gilmar Ferreira Mendes entende que a ADIn e a ao de inconstitucionalidade por omisso possui como ponto em comum a omisso parcial, e conseqentemente como o legislador admite a instituio da primeira pelos Estados, est abrangendo tambm a categoria da omisso. (10) Deste modo, conclui-se que uma lei municipal pode violar tanto a Constituio Federal, quanto as Cartas Estaduais, sendo que na primeira hiptese completamente inadmissvel o controle abstrato ou concentrado (11) perante o STF, restando portanto a via difusa ou incidental (12). Todavia, na segunda hiptese, ou seja, no caso de uma lei ou ato normativo municipal violar uma Constituio Estadual, ainda que esta seja uma

norma de repetio da Carta Magna, admite-se a ADIn, sendo competentes para o julgamento os Tribunais de Justia dos Estados.

Notas
1 XIMENES ROCHA, Fernando Luiz. in Controle de Constitucionalidade das Leis Municipais, Atlas, p. 130, aduz: "Em verdade, no concebvel que as leis e os atos normativos municipais sejam submetidos ao controle de constitucionalidade concentrado pelo Supremo Tribunal Federal, sob pena de inviabiliz-lo para o desempenho de tarefa que lhe reservada constitucionalmente, haja vista as incontveis leis e atos normativos produzidos pelos milhares de comunas espalhadas por esse Brasil afora. Tambm no comungamos com a idia de confiar tal mister aos Tribunais de Justia, no s Poe entender tratar-se de uma usurpao da atividade precpua do Supremo Tribunal Federal, qual a de guarda da Constituio da Republica, mas igualmente pelo inconveniente de gerar essa providncia um sem-numero interpretaes dos preceitos da Carta Federal, com repercusses na chamada crise do supremo, que se agravaria com a avalanche de recursos extraordinrios, interpostos contra as decises proferidas pelas diversas Cortes de Justia estaduais. "

2 MENDES, Gilmar Ferreira. Controle de Constitucionalidade, p. 319.

3 O Ministro Paulo Brossard, no julgamento da reclamao 337, enfatiza: "Deste modo, o sistema constitucional, at hoje, no admite o sistema de controle concentrado de constitucionalidade de lei ou ato normativo municipal contestado em face da Constituio Federal, nem mesmo perante esta Suprema Corte, que tm como competncia precpua a guarda da Constituio. Com maior razo, no se poderia admitir este controle por Tribunais de Justia Estaduais "

4 Na ADIn 594033599 TJRGS, em voto vencedor, Des. Osvaldo Stefanello sustentou que: " possvel a ao direta de inconstitucionalidade de lei municipal violadora de dispositivos da Constituio Estadual, repetitivos de normas constitucionais federais, sem prejuzo de eventual recurso extraordinrio para o Supremo Tribunal" mesmo sentido: Reclamao 383-3-SP; ADIn 17 TGMG.

5 FLORES, Patrcia Teixeira de Rezende. Aspectos processuais da ao direta de inconstitucionalidade de lei municipal / So Paulo; Revista dos Tribunais; 200

Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/5464/a-acao-direta-de-inconstitucionalidadede-lei-municipal#ixzz2CJDYNZS6

S-ar putea să vă placă și