Sunteți pe pagina 1din 15

1 Universidade Federal de Lavras (UFLA) Novembro de 2011 APLICAO DA PESQUISA OPERACIONAL EM UMA ACADEMIA DE LAVRAS-MG: UM ESTUDO DE CASO

Carla Josiane Evaristo, graduanda em Sistemas de Informao (UFLA); carlaabsi@gmail.com Pedro Henrique Nogueira, graduando em Sistemas de Informao (UFLA); pedrohn@sistemas.ufla.br UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS UFLA

RESUMO

A Pesquisa Operacional (PO) um ramo interdisciplinar da matemtica aplicada que faz uso de modelos matemticos, estatsticos e de algoritmos na ajuda tomada de decises. usada, sobretudo para analisar sistemas complexos do mundo real, tipicamente com o objetivo de melhorar ou otimizar a performance. Esse artigo cientfico tem a finalidade de aplicar a pesquisa operacional como ferramenta para auxiliar o gestor na tomada de deciso na academia Vida Ativa, localizada na cidade de Lavras, para otimizar com qualidade sua capacidade de alunos e consequentemente a receita direta. Para isso, utilizaremos os conceitos e modelos matemticos da Pesquisa Operacional para montarmos o modelo que reflete a realidade da organizao atravs de pesquisas e coletas de dados na empresa por meio de entrevista para propor a melhor soluo via Solver.

Palavras-chave: Pesquisa Operacional, Programao linear, Otimizao, capacidade, Solver.

1. INTRODUO E OBJETIVOS DO TRABALHO

Problemas de tomada de deciso so frequentes no dia-a-dia. Escolher que trajeto seguir para ir de um ponto a outro da cidade ou qual refeio pedir num restaurante so exemplos tpicos. Nestes casos preciso selecionar uma alternativa dentre vrias outras possveis de maneira a satisfazer um ou mais objetivos, como minimizar o tempo de trajeto no primeiro caso e o consumo de calorias no segundo. Planejar as atividades de uma empresa produtora de bens (eletrodomsticos, equipamentos eletrnicos, automveis, etc.) ou de servios (telefonia, transporte, energia, etc.), significa determinar quais decises a empresa deve tomar, eventualmente ao longo do tempo e sob condies de incerteza, para maximizar o seu retorno. As reas de aplicao abrangem fbricas, escritrios, hospitais, fazendas, estradas, etc. Sendo uma disciplina cientfica de caractersticas horizontais, as suas contribuies estendem-se por praticamente todos os domnios da atividade humana e incluem abordagem dos problemas

2 Universidade Federal de Lavras (UFLA) Novembro de 2011 envolvendo os meios de produo: seres humanos, matrias-primas, equipamentos, recursos financeiros e meio-ambiente. A finalidade da programao linear encontrar o lucro mximo ou o custo mnimo em situaes reais. Mas qual a magnitude desse benefcio dentro das empresas? Segundo pesquisas efetuadas em empresas que tm utilizado essa ferramenta, a reduo de custos se enquadra facilmente na faixa entre 1% e 5%, existindo casos que chegam at a 15% (GONALVES; KOPROWINSKI, 1995). Este trabalho mostrar um pouco mais sobre a Pesquisa Operacional e como objetivo, sua aplicao prtica na academia Vida Ativa, montando um modelo matemtico para maximizar a receita da empresa utilizando a ferramenta Solver do Microsoft Office Excel para encontrar a soluo.

2. REFERENCIAL TERICO

Desde a primeira revoluo industrial, o mundo tem apresentado um notvel desenvolvimento e crescimento em tamanho e complexidade de suas organizaes. Os caminhos da PO podem ser traados h muitas dcadas atrs, quando foi aplicada a administrao cientifica s organizaes. Como a tendncia natural aumentar a complexidade e a especializao das organizaes, torna-se mais e mais difcil alocar seus recursos disponveis pelas suas vrias atividades de maneira a obter a melhor eficincia para a organizao (MONTEVECHI, 2000). A PO nasceu durante a II Guerra Mundial, quando os Aliados se viram confrontados com problemas (de natureza logstica e de ttica e estratgia militar) de grande dimenso e complexidade. Foram criados grupos multidisciplinares de cientistas em que se incluam matemticos, fsicos e engenheiros. Aplicaram o mtodo cientfico aos problemas que lhes foram sendo colocados e criaram modelos matemticos, apoiados em dados e fatos, que lhes permitissem perceber os problemas em estudo e ensaiar e avaliar o resultado hipottico de estratgias ou decises alternativas. Com o fim do conflito e sucesso obtido, os grupos de cientistas transferiram a nova metodologia na abordagem de problemas para as empresas, confrontadas com problemas de deciso de grande complexidade derivados do crescimento econmico que se seguiu. A construo de um modelo comea pela adoo de uma notao apropriada para as principais quantidades presentes na definio do problema. comum denotar por: , , , ..., ;

as n quantidades manipuladas do problema. D-se o nome de variveis de deciso a estas quantidades. Os dados do problema podem ser representados por outras letras do alfabeto e so tambm referidos como parmetros do problema. O passo seguinte redefinir matematicamente o problema por meio de frmulas, relaes matemticas ou proposies. Uma frmula denominada de funo objetivo utilizada para descrever como o objetivo do problema influenciado pelos valores das variveis de deciso. Relaes matemticas envolvendo os smbolos "=", "", "" e proposies gerais so

3 Universidade Federal de Lavras (UFLA) Novembro de 2011 empregadas para descrever eventuais restries para a escolha de valores para as variveis de deciso (FERREIRA, P. A. V., 2006). Ferreira (2006) tambm expe que o modelo sinttico o seguinte: otimizar (Funo objetivo) sujeito a (restries)

De forma matemtica, segundo Silva, Carvalho e Jnior (2007), podemos representar um problema padro de programao linear por:

Maximizar: Z =

+ ... +

Sujeito a: a a . . a , +a , ..., +a +a . . + ... + a 0 , ,... e , precisam satisfazer todas as restries; e todos os termos que possvel e pressar ate atica e te ta to o atricial para + ... + a + ... + a . .

Ou seja, significa que Sha

os termos de X so de expoente 1 e as restries so inequaes lineares. li e Steve s Jr ( 979) afir a

objetivo como as restries. Como o prprio nome da tcnica sugere, estas relaes devem ser todas li eares. Para eles, a progra ao li ear, de for a resu ida, a aplicao da lge ra

resolver estas equaes usando algumas regras especiais que garantem que a soluo seja satisfatria todas as condies necessrias e ainda, trazer os melhores resultados com relao ao objetivo (SILVA, E.M.; CARVALHO, R. R. da S.; JNIOR, V. U.). Segundo Lachtermacher (2002, p.27) a programao linear utilizada em diversas reas como: Ad i istrao da produo; A lise de i vesti e tos; Alocao de recursos limitados; Planejamento regional; Logstica; Custo de transporte; Localizao da rede de distribuio e Alocao de recursos de marketing em diversos eios de co u icao.

Para se resolver um problema de programao linear podemos utilizar o mtodo grfico, que um mtodo mais restrito, pois trabalha com duas variveis. A figura abaixo mostra um exemplo de soluo grfica, onde os vrtices A, B, C e D demonstram as possveis solues de um modelo especfico:

4 Universidade Federal de Lavras (UFLA) Novembro de 2011

Figura 1 Vrtices A, B, C e D representando possveis solues timas. Fonte: David e Carreira, 2007.

Uma vantagem do modelo de programao linear na viso de Goldbarg e Luna (2005,p.25), [...] est a e traordi ria eficincia dos algoritmos de soluo hoje existentes, disponibilizando alta capacidade de clculo e podendo ser facilmente implementado at mesmo atravs de planilhas e com o au lio de icroco putadores pessoais.

Para solucionar problemas de maneira geral, atualmente existem vrias ferramentas. Pode-se utilizar um software, e dentre os existentes tem-se o Solver do Excel, que acompanha o pacote de aplicativos oferecido pela empresa Microsoft, que de fcil acesso. Conforme Dodge e Stinson (2001, p.559), [...] O Solver pode manipular problemas que envolvam muitas clulas variveis e pode ajudar a encontrar combinaes de variveis que maximizam ou minimizem uma clula de destino. Ele tambm permite especificar uma ou mais restries co dies que deve ser ate didas para que a soluo seja vlida [...].

O solver um suplemento que acompanha o Microsoft Excel, que tem por finalidade ser utilizado como ferramenta para efetuar os clculos de programao linear. Este suplemento ir demonstrar nos clculos qual o mix de produtos mais rentvel para a empresa produzir, com o intuito de aumentar a rentabilidade da empresa, respeitando as restries do sistema (NETO, A. R.; DEIMLIN, M. F.; TOSATI, M. C., 2006). Alm disso, o solver pode manipular problemas que possuem mais de uma varivel, que maximize ou minimize a funo objetivo, levando em considerao as restries ou condies que sero impostas para solucionar o problema (NETO, A. R.; DEIMLIN, M. F.; TOSATI, M. C., 2006). Neste trabalho, ser usada essa ferramenta computacional para nos auxiliar, descartando o mtodo grfico aqui exposto como exemplo.

5 Universidade Federal de Lavras (UFLA) Novembro de 2011 3. METODOLOGIA

Para atingir os objetivos propostos, optou-se pela pesquisa exploratria na empresa. Alm disso, o trabalho est apoiado em pesquisas bibliogrficas sobre o tema para consolidar a base conceitual, e com a pesquisa real junto academia Vida Ativa. Foi utilizada uma entrevista estruturada com o proprietrio da empresa para se coletar os dados necessrios para montar um modelo matemtico para colocar em prtica os conhecimentos aprendidos em sala de aula. Sero trabalhados esses dados coletados para criar um modelo que trar uma aproximao do que o ser encontrado na realidade da organizao. Aps isso, ser utilizado a ferramenta computacional Solver para resolver o modelo composto por inequaes. As capturas de tela das respectivas planilhas sero anexadas no artigo para mostrar o passo a passo da resoluo. No final, ser feita uma concluso dos dados obtidos nessa fase para poder apresentar ao gestor da empresa.

4. DESCRIO DA EMPRESA E DA SITUAO

A academia Vida Ativa foi fundada em maio de 1995. A ideia surgiu porque em Lavras, segundo o proprietrio, e istia ape as duas acade ias, a acade ia Ke per For a e a acade ia Prada. Para isso, foi feita uma pesquisa de aceitao de mercado e assim veio a tomada a deciso para a abertura da respectiva empresa. Seu proprietrio j demonstrava boa qualificao profissional para criar e administrar uma academia, pois formado em Educao Fsica pela FAGAMMON e PsGraduado em Administrao e Gesto Estratgica em Marketing pela FUNREI. A academia atualmente conta com duas unidades, uma unidade no centro da cidade e outra no bairro Monte Lbano. Ela tambm tem mais duas unidades em pontos diferentes na cidade onde realiza a especialidade de Fisioterapia. Este trabalho foi focado na academia localizada no centro da cidade, que se enquadra em uma academia de mdio porte para o contexto da cidade de Lavras. Misso da empresa: Proporcionar atividade fsica com qualidade a todas as pessoas de Lavras e Regio. O objetivo da empresa : Garantir qualidade de vida aos usurios. Os principais mercados da academia so as seguintes modalidades disponibilizadas para os alunos: Avaliao Fsica, Musculao, Ginstica, Pilates e Spinning. Ela tambm j contou com outras modalidades como Lutas, Hidroginstica e RPM. A academia em questo est no mercado h mais de 20 anos, e possui grande experincia no ramo. O local onde ela est instalada, segundo o proprietrio, foi planejado desde o comeo para melhor atender a demanda dos usurios. No ano de 2009 o espao interno da academia foi

6 Universidade Federal de Lavras (UFLA) Novembro de 2011 redimensionado para a construo da residncia do proprietrio utilizando uma parte do espao fsico que antes era da academia. Como o espao no pode ser aumentado, a academia em alta temporada (geralmente em pocas de aulas na Universidade Federal de Lavras e estaes quentes), s vezes se defronta com problema de lotao; ela que chega a ter 600 alunos matriculados nessa situao, ter espao o espao reduzido pode comprometer a qualidade dos servios prestados. O perodo analisado ser das 17h s 21h30min, pois o horrio que a academia recebe mais pessoas pelo fato de muitas trabalharem durante o dia. Deve ser frisado esse perodo, pois os dados coletados abaixo e o trabalho em si, esto ligados esse perodo, e no a um determinado instante da academia, como no dia ou no ms. O primeiro problema a ser analisado a capacidade total de alunos por modalidade, e se houver, a capacidade mnima para a modalidade existir. A capacidade mnima explica que deve haver um nmero mnimo de alunos por modalidade para que ela no traga prejuzos. A partir dos dados fornecidos pelo proprietrio, a tabela abaixo foi construda:

Tabela com as modalidades no perodo de 17h s 21h30min CAPACIDADE MODALIDADE VALOR MXIMA DE ALUNOS Avaliao Fsica Musculao Ginstica Pilates Spinning R$ 0,00 R$ 55,00 R$ 55,00 R$ 55,00 R$ 60,00 No tem 300 100 100 10 CAPACIDADE MNIMA DE ALUNOS No tem 50 20 20 5 NMERO DE PROFESSORES 1 3 3 2 2

Tabela 1 Valor da mensalidade por modalidade e capacidade mxima e mnima de alunos.

A modalidade de Avaliao Fsica no cobrada, ela gratuita para os atuais alunos e para os novos. um servio que no ocorre com muita frequncia em comparao com as outras modalidades, podendo variar a cada dia o nmero de pessoas que procuram esse servio, e, portanto, no ser includa no modelo de programao linear por no trazer resultados finais na receita. O professor responsvel o prprio proprietrio, que realiza as avaliaes fsicas dos alunos. A capacidade total que a academia suporta no perodo de at 350 pessoas segundo o proprietrio. O outro problema que as modalidades Pilates, Spinning e Ginstica so realizadas no segundo andar da academia, e, segundo o proprietrio, o fluxo de pessoas se torna complicado, e a pedido, ele informou que desejaria que o nmero de pessoas no segundo andar da academia no ultrapassasse o nmero de 120 pessoas.

7 Universidade Federal de Lavras (UFLA) Novembro de 2011 Tambm disse que, para cobrir custos da modalidade de musculao que a mais onerosa, deseja ter pelo menos 2 alunos de Pilates - que a menos onerosa - por aluno de musculao. Mas ele informou que queria apenas saber se seria possvel adicionar essa restrio por curiosidade, apenas para descobrir a receita gerada, e se a receita com essa restrio for menor do que sem ela, ele escolher o outro modelo padro para anlise. Consideramos ela como sendo uma restrio opcional. O objetivo maximizar a receita da empresa atravs da programao linear para definir o nmero de alunos por modalidade de acordo com as informaes prestadas pelo proprietrio sem comprometer a qualidade do servio prestado aos alunos pelos professores, pois a qualidade que melhor traduz o negcio da academia. Poder ele tambm realizar a melhor adequao do nmero de professores com base no resultado gerado, e a partir de sua experincia, poder criar turmas de alunos da modalidade especfica de forma mais eficiente.

5. DESCRIO E APRESENTAO DO MODELO DE PROGRAMAO LINEAR

Com os dados coletados, o modelo matemtico de programao linear pode ser construdo. As variveis de deciso da academia Vida Ativa so as seguintes:

X1 = nmero de alunos de MUSCULAO X2 = nmero de alunos de GINSTICA X3 = nmero de alunos de PILATES X4 = nmero de alunos de SPINNING

A funo objetivo visa maximizar a receita da empresa. Neste caso, conforme a alocao de alunos por modalidade que est presente na tabela 1, a funo objetivo montada est abaixo:

MAX Z = 55X1 + 55X2 + 55X3 + 60X4

As restries encontradas so as seguintes: A primeira restrio a quantidade total de alunos que a academia suporta: o X1 + X2 + X3 + X4 350 X1 300 e X1 50 X2 100 e X2 20 X3 100 e X3 20

A segunda restrio a quantidade de alunos na modalidade de musculao: o

A terceira restrio a quantidade de alunos na modalidade de ginstica: o

A quarta restrio a quantidade de alunos na modalidade de Pilates: o

A quinta restrio a quantidade de alunos na modalidade de Spinning:

8 Universidade Federal de Lavras (UFLA) Novembro de 2011 o X4 10 e X4 5 X2 + X3 + X4 120

A sexta restrio a quantidade de pessoas no segundo andar da academia: o

A stima restrio (opcional) de ter pelo menos 2 alunos de Pilates para cada 1 aluno de musculao: o X X4 X , X , X3, X4, X5 0

A oitava restrio a restrio de NO-NEGATIVIDADE: o

Com as restries definidas, temos o seguinte modelo padro:

MAX Z = 55X1 + 55X2 + 55X3 + 60X4 Sujeito a: X1 + X2 + X3 + X4 350 X1 300 X1 50 X2 100 X2 20 X3 100 X3 20 X4 10 X4 5 X + X3 + X4 0 X1, X2, X3, X4 0 O segundo modelo abaixo foi construdo adicionando a restrio opcional (X1 X4) para analisar o resultado gerado.

MAX Z = 55X1 + 55X2 + 55X3 + 60X4 Sujeito a: X1 + X2 + X3 + X4 350 X 300 X 50 X 00 X 0 X3 00 X3 0

9 Universidade Federal de Lavras (UFLA) Novembro de 2011 X4 0 X4 5 X + X3 + X4 X1 X4 X1, X2, X3, X4 0 0

Com o modelo montado, podemos utilizar o Solver para encontrar a soluo. Aps isso, demonstrar os resultados, discutir e anexar as planilhas usadas.

6. RESULTADOS E DISCUSSO

Para se chegar ao resultado pretendido pelo artigo, foi utilizado o software Excel com a ferramenta Solver para chegar ao nmero timo de alunos por modalidade. A soluo encontrada no primeiro modelo proposto foi: Musculao: 230 alunos Ginstica: 55 alunos Pilates: 55 alunos Spinning: 10 alunos

Essas quantidades de alunos no perodo analisado do modelo 1 - se atingidas - geram uma receita tima de R$ 19.300 ao proprietrio no ms. A soluo encontrada no segundo modelo proposto foi: Musculao: 190 alunos Ginstica: 20 alunos Pilates: 95 alunos Spinning: 5 alunos

Essas quantidades de alunos no perodo analisado do modelo 2 - se atingidas - geram uma receita tima de R$ 17.075 ao proprietrio no ms. O objetivo do proprietrio era optar pelo modelo que gerasse a maior receita, portanto o modelo 1 atende esse requisito. Em conversa com o mesmo, ele analisou o relatrio e no quis revelar a situao atual em detalhes, ou seja, os nmeros atuais que a academia possui de alunos em cada especialidade. Mas revelou que a quantidade tima encontrada para os alunos de Spinning mesma da quantidade atual e que o nmero de alunos de Pilates, Ginstica e Musculao esto abaixo da soluo ideal. Revelou tambm que a diferena da situao atual com a soluo tima bem maior na modalidade de musculao. Segundo ele, no vero at fevereiro, mas principalmente em Dezembro e

10 Universidade Federal de Lavras (UFLA) Novembro de 2011 Janeiro, os nmeros dessas modalidades que ficaram abaixo dos nmeros timos de alunos sempre aumentam, e assim disse que espera que aproxime da soluo proposta pelo modelo para aumentar sua receita sem comprometer a qualidade dos servios prestados. Na poca em questo, durante o incio do trabalho, ela no contava com a modalidade de luta, o que agora ela j conta. O proprietrio pediu os modelos em Excel feitos pelo grupo e uma breve explicao para poder tomar futuras decises sobre o quantitativo de pessoal alocar em cada modalidade para criao de turmas especficas. O relatrio de sensibilidade gerado pelo Solver est na Figura 2 abaixo:

Figura 2 Relatrio de sensibilidade do modelo 1.

A partir deste relatrio gerado pelo Solver do modelo 1 que contm o valor do preo sombra, possvel concluir: A restrio de quantidade mxima de alunos de Spinning se aumentada em 1 unidade, ou seja, em 1 aluno, o valor da receita do modelo aumentar em R$ 5,00. A restrio de quantidade mxima de alunos na academia se aumentada em 1 unidade, ou seja, em 1 aluno, o valor da receita do modelo aumentar em R$ 55,00.

11 Universidade Federal de Lavras (UFLA) Novembro de 2011 Para tanto, aumentar 1 unidade de aluno, necessrio aumentar tambm o espao fsico que a academia dispe. Mas como a academia est localizada no primeiro e segundo andar, isso no possvel, logo, o proprietrio tem que se conformar com as restries atuais da academia.

7. CONSIDERAES FINAIS E SUGESTES

Cabe ressaltar que uma academia no depende apenas de estaes climticas para ganhar alunos e muito menos no caso da Vida Ativa de alunos da UFLA. Ela pode atrair mais pessoas atravs de polticas de marketing e qualidade dos servios prestados, pois se ela cumpre o que devia fazer e da melhor forma possvel, ela tem um diferencial, diferencial este que pode deixar ela com um melhor nome na cidade, e consequentemente, mais clientes. O que colocamos neste trabalho uma aproximao da realidade, apenas trabalhando com quatro variveis de deciso. Anlises mais satisfatrias e mais prximas da realidade s sero possveis usando o mximo de variveis possveis do ambiente para que o suporte a deciso seja mais confivel e preciso. Por fim, o grupo considerou satisfatrio o presente trabalho, pois a experincia vivenciada demonstrou a aplicabilidade de contedos aprendidos em sala de aula, contrapondo a rotina das atividades tericas.

8. ANEXOS: PLANILHAS DO SOLVER

Figura 3 Planilha do Excel com os dados do primeiro modelo matemtico.

12 Universidade Federal de Lavras (UFLA) Novembro de 2011

Figura 4 Janela com as clulas definidas nas restries, na funo objetivo e nas variveis.

Figura 5 Janela informando que o Solver encontrou a soluo tima.

13 Universidade Federal de Lavras (UFLA) Novembro de 2011

Figura 6 Planilha com os resultados obtidos no primeiro modelo matemtico.

Figura 7 Planilha do Excel com os dados do segundo modelo matemtico.

14 Universidade Federal de Lavras (UFLA) Novembro de 2011

Figura 8 Janela com as clulas definidas nas restries, na funo objetivo e nas variveis.

Figura 9 Planilha com os resultados obtidos no segundo modelo matemtico.

15 Universidade Federal de Lavras (UFLA) Novembro de 2011 9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

DAVID, A.; CARREIRA, S., 2007. Trabalho de adsa. Disponvel em: <http://trabalhodeadsa.no.sapo.pt/tpc3.html> Acesso em 12/10/2011, s 21h06min.

FERREIRA, P. A. V. Introduo Pesquisa Operacional. Disponvel em: <http://www.dt.fee.unicamp.br/~valente/capt1_044.pdf> Acesso em 08/10/2011, s 20h23min.

NETO, A. R.; DEIMLIN, M. F.; TOSATI, M. C. Aplicao da programao linear no planejamento e controle de produo: definio do mix de produo de uma indstria de bebidas. Bauru, So Paulo, p.3-4, nov./2006.

SILVA, E.M.; CARVALHO, R. R. da S.; JNIOR, V. U. Pesquisa operacional aplicada na maximizao de receita em uma academia de ginstica. Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia FACESM, Minas Gerais, p.1-15.

SIPPERT, T. A. S. O que pesquisa Operacional. Disponvel em: <http://sippert.com.br/artigos/o-que-e-pesquisa-operacional/> Acesso em 12/10/2011, s 19h00min.

UFPR. Pesquisa Operacional (Programao Linear). Disponvel em: <http://www.inf.ufpr.br/tms06/grad/4_periodo/cm224/textos/apostilaepr05.pdf.pdf> Acesso em 08/10/2011, s 20h23min.

UFLA. Normas para Publicao de Artigos Cientficos. Disponvel em: < http://www.editora.ufla.br/revista/normas/NormasPortugues.pdf > Acesso em 12/10/2011, s 18h50min.

WIKIBOOKS. A histria da Programao linear. Disponvel em: <http://pt.wikibooks.org/wiki/Pesquisa_operacional/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Program a%C3%A7%C3%A3o_Linear#O_que_.C3.A9_Programa.C3.A7.C3.A3o_Linear.3F> Acesso em 12/11/2011, s 20h31min.

WIKIPEDIA. Investigao operacional. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Investiga%C3%A7%C3%A3o_operacional> Acesso em 08/10/2011, s 18h39min.

S-ar putea să vă placă și