Sunteți pe pagina 1din 355

Centro Universitrio

Grupo de Produes Acadmicas de Cincias Agrria

Disciplina Olericultura Hidroponia Curso Agronomia

AULA TERICA N 01
Vrzea Grande-MT, 28 de maio de 2010

ALGUMAS CONSIDERAES Com o processo

de competitividade da economia mundial, observa-se um crescente acirramento nas relaes profissionais, exigindo mudanas tecnolgicas radicais e eficientes.

Na olericultura estas relaes


esto se tornando exigentes.

ALGUMAS CONSIDERAES As tecnologias modernas, buscando


qualidade, produtividade e oferta de produtos mais competitivos, sempre acompanham um desenvolvimento tecnolgico; o produtor que atua na produo de produtos olercolas, muitas vezes sente-se desamparado pelas novas tecnologias, face a sua aplicabilidade e quanto aos custos que a mesma possa representar.

ALGUMAS CONSIDERAES
Pois as as tecnologias condies dos devem edafo e de respeitar

fsicoclimticas e adaptadas

locais

produo, devem ser desenvolvidas para cada situao, para no gerar srios problemas e prejuzos.

ALGUMAS CONSIDERAES Ao deixar do cultivo tradicional a


nvel de campo para da o cultivo tcnica utilizada com protegido denominada Europa, atravs

hidroponia, e

em escala comercial em pases da sia Amrica, produes compensadoras sem a utilizao do solo

ALGUMAS CONSIDERAES O que parecia quase impossvel


a utilizao desta tecnologia de plantio (hidroponia), trouxe uma alternativa significativa na agricultura (em especial a olericultura).

ALGUMAS CONSIDERAES A hidroponia chegou para ficar no


Brasil, pois da representa olericultura a e modernizao

outros seguimentos da agricultura, trazendo benefcios imediatos ao produtor rural, pois o mercado esta carente de produtos de qualidade diferenciada constantes. e de ofertas

ALGUMAS CONSIDERAES
Os riscos estimados para o sistema protegido atravs da hidroponia apresentam margem de acerto confivel quando comparado ao sistema de cultivo a campo, atraindo mais a ateno do produtor.

ALGUMAS CONSIDERAES
A hidroponia possibilita um manejo racional e preciso da nutrio das plantas, sem perdas possibilitando a oferta de produtos ao mercado, com qualidade competitiva e com perspectivas animadoras de retorno do capital.

necessrio modernizar para ser competitivo.

CONCLUS O

A produo de hortalias vem passando por transformaes em busca da modernizao necessria para melhorar a sua rentabilidade e competitividade, o que tem exigido dos agricultores esforos no e sentido de identificar e eliminar as deficincias gerenciais. tecnolgicas

INTRODUO

INTRODUO
Sendo necessrio: melhorar a eficincia produtiva do sistema, aumentar a competitividade dos produtos, reduzir os riscos, reduzir ao mnimo os custos unitrios de produo e aumentar a receita dos produtos.

INTRODUO necessrio tambm: agregar


qualidade e valor, eliminando os elos desnecessrios da cadeia de intermediao comercial; surge a hidroponia, devido ao custo inicial ser elevado para a instalao, o cultivo de hortalias de folhas e frutos no sistema hidropnico

INTRODUO
Apesar de muitos cultivos hidropnicos no terem obtido o sucesso desejado, principalmente em funo do desconhecimento dos aspectos nutricionais e de manejo deste sistema, a hidroponia um investimento rentvel e o resultado do capital investido retorna a curto prazo.

INTRODUO A hidroponia representa uma


alternativa vivel, visto que atravs da soluo nutritiva e de bancadas suspensas, mantm as plantas livres de patgenos que aflige o horticultor convencional.

INTRODUO Estes slides apresenta em detalhes, as orientaes que devero ser seguidas para implantao do cultivo atravs do sistema hidropnico. necessrio fazer um planejamento bem detalhado, para montar um projeto, o seu projeto de hidroponia.

INTRODUO 1. preciso conhecer a tecnologia. aconselhvel que se faa cursos e visitas s estruturas hidropnicas em funcionamento, procurar ler todo material sobre os assuntos (apostilas, livros, publicaes).

2. Realizar um levantamento da demanda de mercado e quais produtos tem mais aceitao pelo consumidor e o que ser mais lucrativo, pois voc ter um sistema que fornecer uma produo em escala diariamente e precisar de mercado para atender a oferta do seu produto.

INTRODUO

INTRODUO
3. Determinar a rea do projeto de acordo com a demanda, a escolha da rea deve atender a critrios tcnicos e rigorosos para o bom funcionamento das estufas, tais como:

INTRODUO
3.1. Topografia, latitude, altitude, orientao ocorrncia disponibilidade quanto de e insolao, ventos, qualidade da

gua, disponibilidade de energia eltrica, entre outros.

3.2. Alm disso, o empresrio agrcola/produtor rural deve recorrer, se possvel, a tcnicos com comprovada experincia no cultivo protegido, para auxili-lo no projeto e instalao da estufa, pois toda atividade olercola deve resultar de um projeto especfico para o local onde vai ser construda a fim de otimizar os custos benficos da atividade.

INTRODUO

4. Muitos acham que o capital deveria ser o primeiro item. Pois em funo de todos os parmetros anteriormente estudados que voc poder tomar a deciso acertada da viabilidade econmica do seu projeto. Quanto de dinheiro tem se para aplicar no projeto, difcil de se precisar com exatido o quanto de capital vai ser necessrio

INTRODUO

INTRODUO
4.1. Caso tenha pouco capital, possvel ir implantando a sua hidroponia por etapas, entretanto, pode demorar para comear a auferir lucros, se tem mais capital construa de uma vez toda estrutura hidropnica e logo comear a ter o retorno do seu capital.

INTRODUO 5. Este item merecedor de estudo mais


detalhado, a implantao de sua hidroponia, que consiste em saber como funciona: quais as vantagens e desvantagens; como dimensionar o sistema eltrico e hidrulico; topografia e mecanizao do terreno; dimensionamento e orientao das estufas e bancadas,

INTRODUO 5. Este item merecedor de estudo mais


detalhado, a implantao de sua hidroponia, que consiste em saber como funciona: espaamento dos cultivares; formao de mudas; ciclo da lavoura; manejo e preparo da soluo nutritiva;

INTRODUO 5. Este item merecedor de estudo mais


detalhado, a implantao de sua hidroponia, que consiste em saber como funciona: escolha das sementes; escolha do substrato de sustentao a raiz; como semear; colher e vender o seu produto.

Comearemos estas questes pela apresentao da historia da hidroponia. UM BREVE HISTRICO A tcnica que utiliza apenas gua (ou soluo nutritiva), sem qualquer meio de suporte para a sustentao da planta, conhecida como NFT (Nutrient Film Tecnique), ou seja, Tcnica de Fluxo Laminar de Nutrientes, segundo o qual a soluo nutritiva forada a circular atravs de calhas, canais ou perfis, onde esto as razes das plantas.

UM BREVE HISTRICO
- A hidroponia teve origem em experimentos para descobrir como as plantas conseguiam captar os nutrientes essenciais que necessitavam para o desenvolvimento vegetal, tudo comeou h cerca de trs sculos quando John Woodward, membro da Sociedade Real da Inglaterra, iniciou seus experimentos.

UM BREVE HISTRICO

Utilizando

cultura

em

gua,

Woodward procurou determinar se era gua ou partcula slidas do solo que pela o seu nutriam falta as de e plantas, limitado equipamentos tambm at os o

adequados, entretanto, foi pequeno progresso que o daqueles seguiam,

comeo do sculo XIX.

UM BREVE HISTRICO
- Foi a partir do comeo do sculo XIX que os mtodos de pesquisa foram revolucionados pelos avanos da qumica, permitindo que compostos fossem fracionados em seus componentes; que finalmente foi possvel preparar uma lista provisria dos nutrientes usados pelas plantas, o que permitiu aos botnicos e qumicos os conhecimentos fundamentais

UM BREVE HISTRICO
No principio, somente os pesquisadores e/ou cientistas utilizavam cultivos com nutrio balanceada em seus experimentos de nutrio e foram os percussores dos primeiros cultivos hidropnicos. Neste perodo, o custo dos fertilizantes era elevado e sua pureza contestada o que dificultava e limitava a implantao de cultivos hidropnicos em grande escala.

CONHECENDO A HIDROPONIA
- Hidroponia significa cultivo de vegetais em meio lquido, e tem a sua origem no grego, isto : hidro (gua) + phonos (trabalho). O termo hidropnico foi criado pelo pesquisador da Universidade da Califrnia Dr. W. F. Gericke, na dcada de 30, que transformou o que era uma cultura sem terra, estilo laboratrio, em uma tcnica de utilizao pratica e geral.

No decorrer da segunda Guerra Mundial, o governo norte americano adotou a tcnica em bases militares, cultivando vegetais para a alimentao da tropa. Os pases hospedeiros, como Japo e Israel, passaram a dotar a alternativa de cultivo, encontrando um meio de obter produtos sadios, de excelente qualidade, praticamente isentos de agrotxicos e de alto valor nutritivo.

CONHECENDO A HIDROPONIA

CONHECENDO A HIDROPONIA
- Este sistema de produo atravs

da tcnica hidroponia, est sendo difundida em muitas regies do pas, e o domnio deste processo produtivo ainda est se estabelecendo e demandar alguns anos para que o conhecimento seja exeqvel, tcnico e economicamente acessvel a todo produtor rural.

CONHECENDO A HIDROPONIA
- Dois motivos favorecem o avano

deste sistema no Brasil; a possibilidade de utilizao de um pequeno espao para o plantio e a preferncia do produto hidropnico nos grandes mercados consumidores (j vem limpo e embalado, pronto para o uso).

CONHECENDO A HIDROPONIA O cultivo de plantas por hidroponia (sem uso do solo) alm de representar um avano tecnolgico disposio de grandes produtores, pode ser implantados em pequenas propriedades agrcolas, stios ou chcaras, e em terrenos localizados nos centros urbanos.

CONHECENDO A HIDROPONIA A hidroponia como tcnica, causa menores do solo, impactos traduzindo produtivo driblando ambientais, em racional um e as decorrentes da eroso e lixiviao equilbrio constante,

adversidades da natureza.

AULA TERICA N 02

Os elementos essenciais
Para uma planta se desenvolver necessrias cinco exigncias: so

1. gua; 2. Luz; 3. Ar; 4. Suporte paras as razes; 5. Sais minerais.

Os elementos essenciais
- Na cultura convencional adubada (orgnica ou convencional) no se tem idia exata da quantidade de nutrientes na terra em um dado momento. - No cultivo hidropnico acontece o inverso, pois a aplicao de nutrientes feita de um modo equilibrado e controlado.

Os elementos essenciais
GUA: - A qualidade da gua de grande importncia nos cultivos hidropnicos. A gua com um contedo acima de 50 ppm de Cloreto de Sdio (NaCl) no recomendvel para um desenvolvimento timo das plantas.

Os elementos essenciais
GUA: - Conforme a quantidade de NaCl vai se elevando, o desenvolvimento das plantas vai diminuindo, podendo levar morte quando se alcanam quantidade acima de 50 ppm.

Os elementos essenciais
GUA: - Deve se tambm considerar a quantidade de outros elementos dissolvidos na gua. A dureza da gua uma medida de quantidade de on carbamato (HCO3).

Os elementos essenciais
GUA: - Conforme a dureza da gua, o pH aumenta e certos ons contidos na soluo nutritiva, como ferro, ficam bloqueados.

Os elementos essenciais
GUA: - importante mencionar que guas subterrneas (principalmente de poos artesianos), que so retiradas de substratos calcreos e dolomticos, podem conter altos nveis de Clcio (Ca) e Magnsio (Mg). - As guas duras contm sais de clcio e magnsio.

Os elementos essenciais GUA: Normalmente, estas guas possuem nveis aceitveis para serem utilizadas no cultivo hidropnico, pois tanto o clcio como o magnsio so elementos essenciais s plantas e, geralmente, a quantidade desses elementos presente na gua dura menor que se costuma utilizar nas solues nutritivas.

Os elementos essenciais
GUA: - A maioria das guas duras contm clcio e magnsio na forma de carbamatos ou sulfatos. - Muito embora o on sulfato um nutriente essencial, o on carbamato no; em baixas concentraes o carbamato no danoso s plantas.

Os elementos essenciais
GUA: - Antes de se utilizar qualquer tipo de gua necessrio analis-la, pelo menos para checar a quantidade de sdio, clcio, magnsio, ferro, carbamatos, sulfatos e cloretos.

Os elementos essenciais
GUA: - Se estamos planejando um cultivo hidropnico comercial, a gua que iremos utilizar dever ser analisada em relao a todos os elementos, tanto os considerados macronutrientes como os micronutrientes (alm da anlise bacteriolgica).

Os elementos essenciais GUA: Uma vez determinada a quantidade de todos os elementos, devemos adicionar soluo nutritiva somente a diferena que corresponda quantidade desejada. - Por exemplo, em muitos casos a concentrao de magnsio em poos de gua potvel to alta que no necessria a adio de tal elemento na soluo nutritiva.

Os elementos essenciais
GUA: - Normalmente, os sais dissolvidos vo se acumulando na soluo nutritiva, sendo aconselhvel trocar a soluo de forma peridica para evitar o excesso e poder dispor sempre de nveis timos de nutrientes para o crescimento das plantas. - O princpio bsico que se a gua boa para o consumo humano ou de animais, ser boa para a Hidroponia.

Os elementos essenciais
LUZ: - Toda planta precisa de luz para realizar a fotossntese. Atravs da fotossntese ocorrem mecanismos de transformao para o bom crescimento de verduras e legumes. a luz do sol a principal fonte de energia para ocorrncia da fotossntese.

Os elementos essenciais LUZ: - A luminosidade interfere no ciclo de vida da alface, isto , quanto mais luz, mais rpido o crescimento da planta. Em Mato Grosso ocorre duas estaes distintas quanto a durao do dia. No vero (entre novembro e maro) temos aproximadamente 13-14 horas de luz e no inverno (maio a setembro), a durao do dia aproximadamente de 11

Os elementos essenciais LUZ: - A maior luminosidade com uma temperatura mais quente, no vero, permite a colheita da alface entre 40-45 dias, desde a semente. No inverno, com menor luminosidade e temperaturas mais baixas, o ciclo da cultura tende a aumentada.

Os elementos LUZ: essenciais - Com certeza, para o nosso clima de Mato Grosso, no Norte e Nordeste do pas, as colheitas de alface hidropnicas se realizam, de janeiro a janeiro, com 40-45 dias, devido a constncia de luminosidade durante o ano. - No sul do Brasil, os dias so mais curtos, favorecendo uma colheita mais tardia.

Os elementos essenciais
LUZ: - Em pases onde, no inverno, a durao do dia curtssima, chegando a 4 horas de luz em determinados meses do ano (Canad. por exemplo), comum a utilizao de luz artificial para favorecer o bom crescimento das plantas.

Os elementos essenciais
LUZ:
Observao: Um dos maiores problemas relacionado luminosidade para as condies de Mato Grosso quando ocorre em perodos chuvosos, mais de 3 dias nublados, ocorrendo o estiolamento das plantas interferindo no seu metabolismo deixando-as mais susceptvel a entrada de doenas.

Os elementos essenciais
AR:
- A planta precisa de oxignio (O2) e precisa de s carbnico (CO2). A principal fonte destes elementos o ar atmosfrico. Evidentemente que quanto menos poludo o ar, melhor para as plantas e todos os seres vivos.

Os elementos essenciais
AR: - A absoro de nutrientes pelas razes das plantas um processo que depende de energia metablica (ATP), que originada na respirao das razes.

Os elementos essenciais
AR: - Segundo o dados da literatura, a alface responde bem acima de 7,8 x 10-5 moles de O2/litros de soluo nutritiva. - Estudos recentes indicam um aumento significativo da produo de hortalias quando ocorre a injeo de CO2 dentro da estufa de crescimento ou mesmo na soluo nutritiva.

Os elementos essenciais
AR:
O dixido de carbono (CO2), tambm conhecido como gs carbnico, integra o ciclo vital bsico da natureza: os seres humanos e os animais respiram o oxignio, elemento vital para a sobrevivncia, e expiram CO2, o qual absorvido pelas plantas como elemento essencial para o crescimento.

Os elementos essenciais
AR: - Com a ao da luz solar realiza-se o fenmeno da fotossntese e as plantas liberam oxignio, reiniciando o ciclo. - O principal elemento qumico constituinte das planta o carbono. Perfaz aproximadamente 45% da matria seca das plantas.

Os elementos essenciais
AR: - Todo carbono existente no tecido vegetal provm do CO2 existente na atmosfera, que absorvido pelas plantas durante o processo fotossinttico, cujo objetivo principal a formao de carboidratos, em uma srie de reaes especificas, que ocorrem nos tecidos vegetais.

Os elementos essenciais
AR: - Entre as vantagens de se fazer injeo de CO2 dentro da estufa ou diretamente na soluo nutritiva podemos destacar: resistncia s Aumento da doenas e diminuio ao ataque de pragas; Melhor solubilidade e absoro de nutrientes pela planta;

Os elementos essenciais AR:

- Entre as vantagens de se fazer injeo de CO2 dentro da estufa ou diretamente na soluo nutritiva podemos destacar: H2CO3 proveniente da reao do CO2 com a gua reduz os sedimentos dos fertilizantes, que costumam se formar nos gotejadores, aumentando a eficincia do sistema de irrigao;
Observao: Para melhorar a respirao das razes da
plantas maioria dos produtores hidropnicos instalam o venturi no tanque de soluo nutritiva.

VENTUR

Os elementos essenciais
SAIS Alm de MINERAIS:
carbono, oxignio e hidrognio (proveniente do ar e da gua), a plantas necessitam de outros elementos essenciais que so os elementos qumicos. Os elementos qumicos so divididos em MACRONUTRIENTES e MICRONUTRIENTES. Uma percentagem pequena desses elementos est presente na gua, logo se faz necessria sua adio de adubos e produtos qumicos.

Os elementos essenciais
MACRONUTRIENTES MICRONUTRIENTES

SAIS MINERAIS:

Nitrognio Fsforo Potssio Clcio Magnsio Enxofre -

Ferro Cobre Zinco Mangans Molibdnio Cloro Boro

Os elementos essenciais
SAIS MINERAIS: MACRONUTRIENTES
N P K
1750 Desconhecido 1839 1866 Liebig Binner & Lucanus

MICRONUTRIENTES
B Cu Cl
1927 1931 Sommer Sommer

Element Ano Pesquisador Elemento Ano Pesquisador o

1954 Broyer, Carlton, Johnson & Stout 1843 Gris

Ca
1

1860

Knop1
1

Fe

Betrand Mg Mn Acredita-se 1860 Desconhecido pela descoberta1897 que Knop seja o responsvel da essencialidade do Mg.

MACRONUTRIENTE S Nitrognio
- O nitrognio essencial formao das protenas, substncias que fazem parte dos tecidos dos vegetais. As protenas so importantssimas, indispensveis vida, tanto das plantas como dos animais.

MACRONUTRIENTE S Nitrognio
- Ademais, o nitrognio faz parte de outros compostos importantes no metabolismo, como a clorofila, os alcalides, bem como de muitos hormnios e vitaminas.

MACRONUTRIENTE Nitrognio S Quando h insuficincia -

de nitrognio, a plantas so raquticas pequenas e finas, e suas folhas se mostram verde-claras, verdeazuladas, pequenas e finas, os caules tambm ficam finos e fracos, floram prematuramente e pouco e a frutificao insignificante. - Se flores e frutos forem abundantes, estes so pequenos e tendem a tornarem-se celulsicos.

MACRONUTRIENTES
Quando h suficincia de nitrognio, o crescimento das plantas vigoroso e as folhas se apresentam grandes, grossas e intensamente verdes. Toda a planta se mostra, ento, pujante, vigorosa, capaz de produzir grandes safras. - O excesso de nitrognio torna os tecidos muito tenros facilitando o ataque de pragas e doenas.

Nitrognio

- A frutificao, muito tardia, prejudicada. Os rgos areos da plantas crescem muito, crescem excessivamente, desproporcionalmente ao desenvolvi-mento das razes. O sistema radicular, em conseqncia, no atende bem s necessidades da parte area. A planta fica mais sensvel seca.

MACRONUTRIENTE Nitrognio S itrognio N

MACRONUTRIENTE S
Fsforo
- O fsforo age na respirao e na produo de energia. Age na diviso das clulas, intensificando-a, entra composio de algumas substncias de reserva, como os albuminides e o amido, d fora e rigidez aos caules.

MACRONUTRIENTE S
Fsforo
- Facilita a florao, aumenta a frutificao, apressa a maturao, intensifica a resistncia das plantas s doenas, contribui para o desenvolvimento do sistema radicular e para a sade geral da planta.

- O fsforo age na colheita como fator de qualidade e quantidade, isto , contribui para uma produo maior e melhor. - A suficincia de fsforo se faz notar pela regular ramificao da copa e razes, pela produo abundante de folhas, pela formao exuberante e viosa de tubrculos e razes tuberosa.

MACRONUTRIENTES Fsforo

MACRONUTRIENTE Fsforo F Ssforo


- O excesso de fsforo menos visvel que o excesso de nitrognio e no tem grandes inconvenientes. Os tecidos das plantas, apresentam-se duros, nodosos e quebradios. - O excesso de fsforo pode reduzir a assimilao de nitrognio, restringindo, assim, o volume das safras.

MACRONUTRIENTE S
Fsforo
- A falta de fsforo tambm menos perceptvel do que a falta de nitrognio. As plantas ramificam menos e restringem o desenvolvimento do sistema radicular. As gemas laterais permanecer latente. tende a

MACRONUTRIENTE S Fsforo
- As folhas menos. e os caules crescem

- Os tecidos apresentam aquosos, pouco resistentes. - Os cereais espigam com dificuldade e o trigo tende a acamar. As folhas tornam-se s vezes purpreas.

MACRONUTRIENTE S Potssio Potssio


- O potssio, como o fsforo, um fator de quantidade e qualidade. - Com o potssio as plantas elaboram os aucares, o amido. - indispensvel formao e ao amadurecimento dos frutos. Aumenta a rigidez dos tecidos e a resistncia s pragas e doenas.

MACRONUTRIENTE S Potssio Potssio


- Favorece o desenvolvimento sistema radicular. do

- O potssio exerce uma funo muito importante como um antagonista do nitrognio. - Em alguns casos, o excesso de nitrognio provoca modificaes fisiolgicas semelhantes s deficincias de potssio e reciprocamente.

MACRONUTRIENTE S Potssio
- Males resultantes do excesso de nitrognio, muitas vezes, podem ser eliminados com uma suficiente adubao potssica. - A relao nitrognio/potssio , portanto muito importante na nutrio de plantas.

MACRONUTRIENTE Potssio S - Em alguns casos, o

excesso de nitrognio provoca modificaes fisiolgicas semelhantes s deficincias de potssio e reciprocamente. - Males resultantes do excesso de nitrognio, muitas vezes, podem ser eliminados com uma suficiente adubao potssica. - A relao nitrognio/potssio , portanto muito importante na nutrio de plantas.

MACRONUTRIENTE Potssio S - A insuficincia de potssio

faz com que as folhas se apresentem sem brilho que lhes prprio e que indica sade. - Freqentemente, as folhas ficam com as extremidades amareladas, secas e com tom bronzeado. - As plantas ficam raquticas, com os brotos e os ramos novos celulsicos e duros.

MACRONUTRIENTE Potssio P Sotssio


- As frutas no amadurecem amadurecem desigualmente. - Os frutos e os tubrculos normalmente pequenos. - As doenas so freqentes - O rendimento da cultura diminui. - As colheitas se conservam mal. ou so

MACRONUTRIENTE S Clcio
- O clcio possui grande importncia no meio e nas plantas. - Influi, de modo predominante, no equilbrio entre a acidez e a alcalinidade do meio e da seiva, cujos excessos so prejudiciais.

- Os efeitos de deficincia do clcio aparecem, primeiramente, nos tecidos novos, como dos brotos e das extremidades das razes. - As margens das folhas tornam-se clorticas, mas contrastando com o que ocorre com as folhas deficientes de potssio, a clorose se atenua aos poucos ate se confundir com tecidos sadios. As margens das folhas enrolam-se irregularmente.

MACRONUTRIENTE Clcio C Slcio

- s vezes, alm da clorose, aparecem manchas pardas nas folhas. - Acrescenta-se que a escassez de clcio reduz o crescimento das plantas, tornando-as verdadeiramente ans. - Os ramos tendem-se a torcer-se estranhamente. O sistema radicular muito pequeno e insuficiente.

MACRONUTRIEN Clcio TES

MACRONUTRIENTE Clcio S
- Os tubrculos e as razes tuberosas no se desenvolvem. - A frutificao desaparece total o quase totalmente. - O excesso de clcio pode provocar sintomas semelhantes aos provenientes da deficincia de potssio, bem como os da escassez de vrios elementos menores como o ferro, o boro, o cobre, o zinco e o mangans.

- O magnsio entra composio da clorofila, da protoclorofila, da pectina e fitina. Ademais, o magnsio deve desempenhar outras funes, pois apenas uma parte que existe nas plantas entra na composio das substncias mencionadas. - A maior parte se encontra na seiva, em soluo. Movimenta-se rapidamente nos vegetais.

MACRONUTRIENTE Magnsio M S agnsio

MACRONUTRIENTE Magnsio S agnsio M


- Acredita-se que esse magnsio, como o potssio e o clcio, desempenha importantes funes qumico-coloidais. - Como a magnsio em soluo movimenta facilmente nas plantas, a sua insuficincia demonstra-se primeiramente, nas folhas velhas, atingindo, posteriormente, as folhas mais novas.

- A falta de magnsio provoca a clorose. - Comeam nas margens e entre as nervuras das folhas e na base dos brotos. - Em algumas plantas, deficincia de magnsio faz aparecerem, nas folhas, tons alaranjados, vermelhos e purpurinos. - No raro, o sistema radicular prejudicado.

MACRONUTRIENTE Magnsio S

- O ferro possui influncia benfica sobre a formao da clorofila, isto , a substncia que d colorao verde s plantas, embora dela, no faa parte. - A deficincia de ferro d s folhas,, principalmente s folhas novas, o amarelecimento, conhecido pelo nome de clorose.

MICRONUTRIENTE Ferro F Serro

MICRONUTRIENTE S Ferro
- s vezes, falta inteiramente a cor verde; outras, a clorose se apresenta, apenas, em algumas partes das folhas. - O ferro movimenta-se dificilmente no interior das plantas. Em conseqncia, os sintomas de insuficincia aparecem primeiramente nos brotos mais tenros.

MICRONUTRIENTE S Ferro
- As folhas ficam pequenas e amareloclaras, quase brancas. - A clorose ocorre, particularmente, nas rvores e arbustos. As plantas herbceas so aparentemente resistentes escassez de ferro.

MICRONUTRIENTES Mangans
- O mangans, como o ferro, tambm necessrio formao de clorofila, reduo de nitratos, respirao. - Em alguns processos metablicos age como catalisador.

MICRONUTRIENTES Mangans
- Participa da sntese de protena e da formao do cido ascrbico, isto , da Vitamina C. - No faz parte da composio da clorofila. - A falta clorose. de mangans provoca

MICRONUTRIENTE Mangans S
- Comea entre as nervuras e alastrase. - A clorose pela falta de mangans tambm se inicia nas margens das folhas e avana para o centro, enquanto a clorose provocada pela deficincia de ferro, comea nas nervuras e avana para as margens.

MICRONUTRIENTE S Mangans
- Um excesso de mangans pode provocar uma deficincia de ferro. - Nesse caso, os brotos novos mostram a falta de ferro enquanto, simultaneamente, aprecem sintomas de escassez de mangans nas folhas velhas. Depois, os sintomas das deficincias se generalizam.

MICRONUTRIENTE S Boro
- O boro parece ter nas plantas uma funo semelhante a das vitaminas nos animais. - encontrado, sobretudo nos brotos novos, em franco crescimento, nas flores e no floema.

MICRONUTRIENTE S Boro
Boro
- particularmente necessrio onde as clulas esto se multiplicando. - de extraordinria importncia na germinao do plen, na formao das flores, frutos e razes, no movimento das seivas e na absoro dos cationtes.

MICRONUTRIENTES Boro
- Os sintomas provocados pela falta de boro so muito variados. - Entre outros, citemos a contornao dos brotos e extremidades de talos novos, deformao de algumas frutas, o escurecimento das folhas de beterraba, o raquitismo do feijo e da ervilha e a formao de resinas e gomoses.

MICRONUTRIENTE Cobre S
- O cobre essencial para as plantas, para a oxidao e reduo. - Pouco se sabe da ao do cobre no mundo vegetal. - Aparece ele em vrias protenas funcionando como enzima.

MICRONUTRIENTE S Cobre
- provvel que promova a formao da vitamina A. - A falta de cobre amarelece as plantas e as extremidades das folhas tornam-se brancas e morrem. - As pastagens so quase impossveis de se formarem sem esse elemento.

MICRONUTRIENTE S Zinco
- Pouco se sabe da sua funo na vida vegetal. - Provavelmente muito importante no metabolismo vegetal. - A deficincia de zinco provoca na planta vrias distrbios fisiolgicos.

MICRONUTRIENTE S Zinco
- A planta cresce pouco, as folhas ficam pequenas e os cloroplastos diminuem de tamanho. - Nota-se, ainda, um encurtamento dos interndios dos brotos.

MICRONUTRIENTE S Molibdnio
- O molibdnio necessrio s plantas em diminutas quantidades. - Contribui para a assimilao dos nitratos e fixao do nitrognio atmosfrico pelos ndulos das leguminosas.

MICRONUTRIENTE S Molibdnio
- Reduzidssimas quantidades de molibdnio, traes, so indispensveis s plantas. - Quantidades maiores prejudicamnas, mesmo se ainda muito pequenas.

MICRONUTRIENTE S Cloro
- bastante recente a introduo do cloro como um dos nutriente necessrios s plantas. - Sabe-se que ele participa da fotossntese, na quebra fotoqumica da gua.

AULA TERICA N 03

VANTAGEM E DESVANTAGEM DA Vantagem HIDROPONIA


1. Mo-de-Obra

- Racionalizao; - Economia de tempo; - Maior ergonomia no trabalho; - Utilizao de mo de obra a partir dos 14 aos 70 anos, sem correr riscos.

VANTAGEM E DESVANTAGEM DA Vantagem HIDROPONIA


2. Do Local de Cultivo - Qualquer solo firme e seco; - reas pequenas, prxima aos centros consumidores; - Custo da terra mais barato; - No danifica o solo; - Operaes como rotao de cultura, correo do solo, controle de plantas daninhas, desinfeco do solo, torna-se desnecessria.

VANTAGEM E DESVANTAGEM DA Vantagem HIDROPONIA

3. Das Benfeitorias
- Instalaes mveis pode mudar de lugar; Utilizao de materiais na propriedade bambu, eucaliptos e outros tipos de madeiras;

Vantagem

VANTAGEM E DESVANTAGEM DA HIDROPONIA

3. Das Benfeitorias
- Reduz os riscos das adversidades climticas; Maiores mecanizao cultura; possibilidades e automatizao de da

VANTAGEM E DESVANTAGEM DA Vantagem HIDROPONIA

3. Das Benfeitorias
- Oferece melhores condies de planejamento de produo e de controle de qualidade; - Permite um melhor controle dos fatores que regulam o crescimento das plantas (luz, nutriente, umidade, etc.); - Decrscimo na incidncia de pragas e doenas.

VANTAGEM E DESVANTAGEM DA Vantagem HIDROPONIA


4. Dos Insumos

- Drstica reduo no consumo de gua; - Eficincia no uso de fertilizantes; - So baratos e fceis de comprar; - Absoro imediata pela planta; Necessidade de aplicaes de defensivos (fungicidas e inseticidas) mnimo.

VANTAGEM E DESVANTAGEM DA Vantagem HIDROPONIA


5. Da Produo

Produo fora (sazonalidade); - Maior produtividade;

de

poca

- Rpido retorno econmico; Qualidade das constante; plantas sempre

- Padronizao da cultura;

VANTAGEM E DESVANTAGEM DA Vantagem HIDROPONIA


5. Da Produo

- Precocidade; - Melhor controle do crescimento vegetativo; Economia de sementes aproveitamento de 95 % delas; - Durabilidade ps-colheita.

QUADRO 2. Produes de algumas hortalias cultivadas em estufas com sistema hidropnico e em campo (Adaptado de JENESEN & COLLINS, 1985). Cultura Condies de Estufa com Hidroponia
Campo
ton/ha N Cultivo

t/ha/ano

t/ha/ano

Brocolis F. Vagem Repolho

32,5 11,5 57,5

3 4 3 4 3 2 10 3

97,5 46,0 172,5 200 750 56,0 313 96,0

10,0 6,0 30,0 30,0 20,0 52,0 16,0

C. Chinesa 50,0 Pepino


Berinjela Alface Pimento

250 28,0 31,3 32,0

VANTAGEM E DESVANTAGEM DA HIDROPONIA Desvantagem


1. Da Tecnologia

- Resistncia dos produtores adoo de novas tecnologias; - Erros graves na instalao e no cultivo, o que implica na perda considervel de capital; -Conhecimento das exigncias das culturas quanto a nutrio, fatores climticos e fitossanitrio.

VANTAGEM E DESVANTAGEM DA HIDROPONIA Desvantagem


2. Custo Inicial

- Pode ser elevado, devendo ter a disponibilidade de recursos financeiros para a construo das infraestruturas, para a aquisio de equipamentos e insumos.

Desvantagem
3. gua

VANTAGEM E DESVANTAGEM DA HIDROPONIA

- De poo artesiano ou de fonte descontaminada com nveis de acides (pH) e condutibilidade adequada.

Desvantagem
4. Mo-de-obra

VANTAGEM E DESVANTAGEM DA HIDROPONIA

- Necessidade de mo de obra treinada, - Necessidade de conhecimentos tcnicos e de fisiologia de plantas, isto , como a planta absorve os nutriente.

Desvantagem

VANTAGEM E DESVANTAGEM DA HIDROPONIA

1. Dos Nutrientes - O balanceamento inadequado dos elementos qumicos (nutriente), pode comprometer toda a produo.

VANTAGEM E DESVANTAGEM DA HIDROPONIA Desvantagem


5. Das Benfeitorias - Somente materiais inertes podem entrar em contato com as plantas (para evitar a toxidez); - Requer rotinas regulares: no deixar faltar Soluo Nutritiva, verificar a drenagem dos canais de cultivo, verificar fluxo laminar da soluo nutritiva; - A contaminao de uma bancada compromete todas as outras bancadas interligadas a essa pelo sistema hidrulico.

Observa 1. Constata-se que as vantagens deste o

sistema de produo superior aos problemas que as desvantagens apresenta. 2. Todas essas desvantagens podem ser corrigidas com a presena de uma assessoria tcnica que conhea essa tecnologia, evitando que ocorra todo o comprometimento de todo sistema e no conseguir iniciar a sua produo, ocorrendo o fracasso do seu empreendimento.

Soluo Nutritiva
- Considerada por muitos como o grande segredo ou o pulo do gato da hidroponia, a formulao da soluo nutritiva , de certa maneira, bastante difundida em livros e revistas internacionais. - H uma enorme quantidade de frmulas, de muitos pesquisadores do mundo e do Brasil, que funcionam perfeitamente.

Soluo Nutritiva
Logicamente no existe uma composio ideal de uma soluo nutritiva depende no somente das concentraes dos nutrientes, mas tambm de outros fatores ligado ao cultivo, incluindo o tipo ou o sistema hidropnico, do tipo de cultura, do estgio de crescimento, do tipo de cultivo, das condies climticas, da estao do ano, da luminosidade, da altitude, entre outras consideraes.

Soluo Nutritiva
- Os vegetais, de maneira geral, obtm a gua e os minerais de que necessitam diretamente do solo. - Porm quando esto situados em sistema hidropnicos, todos os elementos essenciais vida das plantas devem estar presentes na soluo nutritiva. Assim devemos adicionar os elementos ao ambiente de cultivo, afim de que as plantas, na medida em que se desenvolva, os retirem da soluo nutritiva.

Soluo Nutritiva
- Os produtos comerciais utilizados para elaborar esta formulao normalmente so sais inorgnicos e, no nosso caso, podemos cham-los de fertilizantes. - Alguns tipos de cidos ou base tambm so utilizados, porm, normalmente, so introduzidos ao sistema para realizar ajustes de pH das solues.

Soluo Nutritiva

- Na aquisio dos fertilizantes, normalmente devemos dar preferncia a empresas idneas que comercializam os produtos, principalmente se a quantidade adquirida for pequena e o revendedor tiver que subdividir as embalagens.

- Neste caso a pesagem s vistas do comprador interessante, pois evita aborrecimentos posteriores.

Soluo Nutritiva

- O que pode acontecer, tambm a troca involuntria de produtos com a mesma aparncia, no ato da pesagem, gerando novos problemas ao produtor. - O rtulo da embalagem a nica garantia dos teores nutricionais apresentados e tambm a garantia do produto. - Sempre que possvel devemos adquirir embalagens fechadas, rotuladas e com apresentao de nota fiscal, para estarmos protegidos posteriormente.

Sais utilizados no preparo da Soluo Nutritiva


- Existem diversos sais utilizados no preparo das solues nutritivas. - Os aspectos importantes nesta escolha, considerando-se que todos apresentam qualidade incontestvel, so a solubilidade, a pureza e o custo unitrio. - Devemos lembrar que desejamos adicionar ons soluo nutritiva, e de nada adiantaria se o produto escolhido no apresentasse boa solubilidade.

A dissoluo eficiente libera imediatamente ao sistema estes ons que desejamos, facilitando demais o trabalho de adubao. - A seguir apresentaremos a tabela 01, onde aparecem os sais mais utilizados e suas concentraes nutricionais. - Note que em sua maioria os fertilizantes apresentam mais de um elemento nutricional em sua composio e que tambm a concentrao destes elementos varivel entre diversas fontes.

Sais utilizados no preparo da Soluo Nutritiva

TABELA O1 Relao de sais/fertilizantes usados como fontes de macronutrientes para o preparo de solues nutritivas (Furlani, P. R., 1994).
Sais Fertilizantes Nitrato de Potssio (13-0-44) Nitrato de Clcio Hydro Fosfato Monoamnio (MAP) Fosfato monopotssico (MKP) 0-52-34 Cloreto de Potssio (branco) Sulfato de Potssio Sulfato de Magnsio cido fosfrico 85%. D= 1,7 Nutriente fornecido/Concentrao 36,5% K e 13% N-NO3 19% Ca, 14,5% N-NO3 e 1% N-NH4 11% N-NH4 e 26% P 29% K e 23% P 52% K e 47% Cl 41% K e 17% S 10% Mg e 13% S 27% P

TABELA O2 Relao de sais/fertilizantes usados como fontes de micronutrientes para o preparo de solues nutritivas (Furlani, P. R., 1994).
Sais Fertilizantes FeSO4.7H2O + Na2EDTA Fe EDTA (Dissolvine p) Fe EDTA (Arbore Fe lquido) Fe EDDHA (Ferrilene p) Fe EDDHMA (Tenso-Fe p) cido brico Borax Sulfato de cobre Nutriente fornecido/Concentrao (1) Fe 13% Fe 4% Fe 6% Fe 6% Fe 6% B 17% B 13% Cu

Sais Fertilizantes CuEDTA

TABELA O2 Relao de sais/fertilizantes usados como fontes de micronutrientes para o preparo de solues nutritivas (Furlani, P. R., 1994).
Nutriente fornecido/Concentrao 5% Cu 26% Mn 27% Mn 5% Mn 22% Zn 45% Zn 7% Zn 39% Mo 54% Mo 66% Mo

Sulfato de mangans Cloreto de mangans MnEDTA Sulfato de Zinco Cloreto de Zinco ZnEDTA Molibidato de sdio Molibidato de amnio cido molbdico

Sais utilizados no preparo da Soluo Nutritiva


- Estes valores podem sofrer alguma divergncia quando trabalhamos com produtos de marcas comerciais diferentes. - Portanto o procedimento para se conhecerem os sais a serem empregados, descrito anteriormente, tem importncia fundamental no incio do progresso produtivo.

Sais utilizados no preparo da Soluo Nutritiva

Alguns cuidados devem ser observados no preparo de solues nutritivas destinadas produo comercial: conhecer a qualidade da gua, ou seja, suas caractersticas qumicas (quantidade de nutrientes e concentrao salina) e microbiolgicas (coliformes fecais e patgenos);

Sais utilizados no preparo da Soluo Nutritiva


observar o custo benefcio e solubilidade na escolha dos sais fertilizantes; conhecer a qualidade da gua, ou seja, suas caractersticas qumicas (quantidade de nutrientes e concentrao salina) e microbiolgicas (coliformes fecais e patgenos);

Sais utilizados no preparo da Soluo Nutritiva

cuidar para que o nitrognio na forma amoniacal (NH4+) no ultrapasse 20% da quantidade total de N na formulao; evitar mistura de soluo concentrada de nitrato de clcio com sulfatos e fosfatos, pois pode ocorrer a formao de compostos insolveis (precipitados) como o sulfato de clcio e o fosfato de clcio;

Sais utilizados no preparo da Soluo Nutritiva


preferir o uso de molibidato de amnio ou cido molbidico ao do molibidato de sdio, pois este muito alcalino coquetel e, quando dos adicionado sais ao de demais pode

micronutrientes,

ocasionar

precipitaes de alguns deles.

Sais utilizados no preparo da Soluo Nutritiva


- Grande parte das solues nutritivas no tem capacidade tampo, dessa forma, o pH varia continuamente, no se mantendo dentro de uma faixa ideal. Variaes na faixa de 4,5 e 7,5 so toleradas, sem problemas ao crescimento das plantas.

Sais utilizados no preparo da Soluo Nutritiva


- No entanto, valores abaixo de 4,0 afetam a integridade ter ateno das membranas celulares e quando os valores superam os 6,5, deve-se redobrada com possveis sintomas de deficincia de Fe, P, B e Mn.

- ( ) Para preparar uma soluo contendo 10mg/mL de Fe (FeSO4.7H2O + Na2EDTA) , dissolver, separadamente 450 mL de gua, 50 g de sulfato ferroso e 60 g de EDTA dissdico. Aps a dissoluo, misturar acrescentando a soluo EDTA soluo de sulfato ferroso. Efetuar o borbulhamento de ar na soluo obtida at a completa dissoluo de qualquer precipitado formado. - Guardar em frasco escuro e protegido da luz.

Sais utilizados no preparo da Soluo Nutritiva 1

Monitoramento da Soluo Nutritiva


- O monitoramento da soluo de primordial importncia para o sistema fechado de hidroponia, pois, neste caso, a soluo estar sempre em circulao atravs do sistema radicular e constantemente submetida a modificaes em volume e concentrao, por causa da evapotranspirao e da absoro de nutrientes pelas plantas.

Monitoramento da Soluo Nutritiva


- Uma vez instalada a cultura e durante todo o ciclo, a soluo nutritiva deve ser constantemente monitorada, preferencial-mente duas vezes ao dia. - O monitoramento visa acompanhar as variaes de volume, da acidez (pH), da condutividade eltrica (CE), da temperatura, alm da vazo, da oxigenao, da limpeza e de outros fatores que possam interferir na qualidade da soluo.

Monitoramento da Soluo Nutritiva


1. Volume
- O volume inicial da soluo, nos sistemas fechado de hidroponia, deve ser mantido constante para evitar o aumento da concentrao e variaes acentuadas da temperatura

Monitoramento da Soluo Nutritiva


1. Volume
- A reduo do volume conseqncia da absoro de gua pela planta e da evapotranspirao, que varia com as condies microclimticas do ambiente interno e o tamanho da planta.

Monitoramento da Soluo Nutritiva


1. Volume
- A medio do volume no tanque deve ser feita no mnimo duma vez por dia, no perodo da tarde e quando a soluo estiver em repouso no reservatrio. - A complementao deve ser feita diariamente, com gua limpa.

Monitoramento da Soluo Nutritiva


2. Acidez
- O pH da soluo nutritiva varia em decorrncia da absoro de nutriente. - As leituras devem ser feitas aps completar o volume do reservatrio e com a soluo em repouso.

Monitoramento da Soluo Nutritiva


2. Acidez
- O pH da soluo dever ser mantido na faixa ideal de 6,0 e 6,5, pois h uma reduo da solubilidade de P e de micronutrientes bem como a precipitao de alguns nutrientes para pH acima de 7, enquanto pH abaixo de 4 pode causar toxidade s plantas.

Monitoramento da Soluo Nutritiva


- O crescimento das plantas comprometido em pH abaixo de 5,0 ou acima de 7,0. Se a leitura for acima de 7,0 adiciona-se cido fosfrico, pode se usa tambm cido ntrico ou sulfrico. Essa acidificao realizada tentativamente, adicionando o cido aos pouco at alcanar a faixa de 6,0 a 6,5.

2. Acidez

Monitoramento da Soluo Nutritiva


2. Acidez - Durante esse processo, a soluo do tanque deve ser homogeneizada, e o pH monitorado constantemente, sempre aps a homogeneizao, com peagmetro devidamente calibrado.

2. Acidez

Monitoramento da Soluo Nutritiva

- A manipulao de cidos deve ser feita com cuidado, pois pode causar leses ao operador. - Se o pH estiver abaixo de 5,0, devese adicionar hidrxido de sdio ou potssio, at que atinja o nvel desejado.

Monitoramento da Soluo Nutritiva


3. Condutividade Eltrica
- A medida que a planta cresce, absorve os diversos nutrientes de que necessita e muda a concentrao da soluo nutritiva. No entanto, o ideal seria que a concentrao de cada elemento da soluo permanecesse constante, para que no ocorressem problemas nutricionais planta.

3. Condutividade Eltrica

Monitoramento da Soluo Nutritiva

- Somente a anlise qumica da soluo nutritiva possibilita a avaliao correta da concentrao, indicando os nveis dos diferentes nutrientes contidos na soluo, para que possam ser repostos. - No entanto, nem sempre h laboratrios prximos ao local de produo, que permitam a anlise.

Monitoramento da Soluo Nutritiva


3. Condutividade Eltrica
Nesses casos, avalia-se a concentrao total de sais. Medindose a condutividade eltrica (CE) com um condutivimetro. - A leitura da condutividade eltrica deve ser feita aps completar o volume da soluo, homogeneizandoa com um basto de plstico.

Monitoramento da Soluo Nutritiva


3. Condutividade Eltrica
- No caso da adio dos sais para corrigir a concentrao da soluo, ela deve ser feita na manh seguinte. - Em altas temperaturas a planta aumenta a sua evapotranspirao e o consumo de H2O, necessitando trabalhar com uma condutividade mais baixa.

Monitoramento da Soluo Nutritiva


4. Reposio de Nutrientes A dos nutrientes Soluoreposio
absorvidos pela planta na soluo nutritiva pode ser realizada proporcionalmente ao volume de gua consumido pelas plantas. - Esse mtodo no seletivo e provoca o aumento da concentrao dos nutrientes extrados em menor quantidade, podendo, ademais, provocar a deficincia de outros.

Soluo - A concentrao da soluo tambm varia segundo o estdio de crescimento da planta e as condies climticas. A reposio dos nutrientes absorvidos pode tambm ser realizada baseada na variao da concentrao salina da soluo (CE), mas esse mtodo tambm apresenta deficincias por avaliar apenas a concentrao total dos sais.

Monitoramento da Soluo Nutritiva 4. Reposio de Nutrientes

Monitoramento da Soluo Nutritiva


4. Reposio de Nutrientes Soluo - Em virtude, principalmente, da facilidade de uso, esse mtodo o preferido produtores. pela maioria dos

5. Temperatura

Monitoramento da Soluo Nutritiva

- A temperatura da soluo ou do substrato deve ser igual ou menor do ambiente. - De um modo geral, considera-se adequada a faixa de 20C a 25C. - Temperaturas inferiores a 15C e superiores a 30C so indesejveis, por causarem problemas na razes e facilitarem o desenvolvimento de fungos e bactrias.

Monitoramento da Soluo Nutritiva


5. Temperatura - Para facilitar e evitar grandes variaes de temperatura, a soluo deve ser refrigerada em locais onde a altitude abaixo de 600m e ser instalado um sistema de nebulinizao interna das casas de vegetao.

Monitoramento da Soluo Nutritiva 6. Oxigenao


- O nvel de oxignio da soluo influi na capacidade de as razes absorverem nutrientes. - A oxigenao normalmente feita pela circulao da soluo, com a instalao de uma bomba de aerao no reservatrio, ou usando um dispositivo tipo venturi, numa derivao da tubulao que retorna ao tanque.

- A renovao da soluo deve ser outra preocupao nos sistemas hidropnicos fechados tipo NFT, pois ela sempre modificada pela absoro dos nutrientes e pela evapotranspirao, medida que as planas vo se desenvolvendo.

7. Renovao da Soluo Nutritiva

Monitoramento da Soluo Nutritiva

Monitoramento da Soluo Nutritiva


7. Renovao da Soluo Nutritiva
- O momento de sua renovao vai depender do monitoramento, principalmente da concentrao ou da condutividade eltrica (CE) ou ainda por contaminao que possa causar danos planta.

Monitoramento da Soluo Nutritiva 7. Renovao da Soluo Nutritiva


- No h concordncia entre os pesquisadores quanto aos perodos de renovao da soluo. - No entanto, com referncia, pode se dizer, para a cultura de ciclo curto, a soluo deve ser renovada a cada ciclo. - A necessidade da renovao da soluo depende dos nveis de modificao na soluo e das dificuldades de correo e concentrao.

CONCLUS A escolha de uma determinada O


soluo nutritiva esta relacionada a um fator determinante: o potencial de exigncia nutricional.

CULTIVO COMERCIAL ATRAVS DO SISTEMA HIDROPNICO


Em primeiro instante, parece que as micro e pequenas propriedades esto cada vez mais obsoletas no mercado moderno e globalizado. Assim sendo, a sua redeno vir atravs do desenvolvimento tecnolgico, como a plasticultura (hidroponia), por exemplo, que trar principalmente aos produtores de hortalias maior segurana contra intempries, mais confiana em lucros regulares durante

CULTIVO COMERCIAL ATRAVS DO SISTEMA HIDROPNICO


Entretanto, no h espao para aventureiros nem amadores, pois o perfil exigido dos que esto dispostos a implementar essas tcnicas de pessoas atentas, perfeccionistas e curiosas, que, incansveis, buscam informaes e tcnicas mais adequada ao que se pretende implantar como atividade. Tais pessoas ho de se valer do bom senso e da conscincia de que a plasticultura (hidroponia) est sempre evoluindo e sendo continuamente

CULTIVO COMERCIAL ATRAVS DO SISTEMA HIDROPNICO


Com o estabelecimento como de da plasticultura, tecnologia promissora excelentes

agrria

perspectivas para o futuro prximo, estabeleceram-se novas tcnicas de cultivo, como a hidroponia que o nosso tema hoje, que protege as plantas e adicionam produo maior

CULTIVO COMERCIAL ATRAVS DO SISTEMA HIDROPNICO


Conjuntamente mercado est produtos mais qualidade e oferta a esses fatores, o sempre exigindo competitivos, com comprovada.

O uso desta tecnologia (hidroponia) viabiliza todas as expectativas, sendo uma ferramenta totalmente disponvel ao horticultor

CULTIVO COMERCIAL ATRAVS DO SISTEMA HIDROPNICO


Os riscos estimado para o sistema protegido atravs da hidroponia apresenta margem de acerto confivel quando comparado ao sistema de cultivo a campo, atraindo mais a ateno do produtor, pois possibilita um manejo racional e preciso da nutrio das plantas, sem perdas possibilitando a oferta de produtos ao mercado, com qualidade competitiva e com perspectivas animadoras de

Algumas consideraes:
- A manuteno de uma empresa no mercado esta condicionada quantidade, qualidade e regularidade da oferta de seus produtos. - Qualidade e preos compatveis so exigncias de todo consumidor na aquisio dos produtos, os quais so firmados na combinao entre uma oferta, do ponto de vista de quem os produz e/ou comercializa, e uma procura por quem deles necessita.

Algumas consideraes:
- J que o preo final depende do mercado, ao produtor, para ser competitivo e ter lucratividade em seu negcio, resta, alm de manter a quantidade, a qualidade oferta de e a regularidade da seus

produtos, reduzir seus custos.

PR REQUISITOS PARA INSTALAO DO PROJETO 1. Escolha do Local

Terreno plano ou com pouco declive; Terreno bem drenado; Local de pouco vento; Local de muito sol; Prximo de gua energia eltrica. potvel e

2. INSTALAES 2.1 Orientao/Instalao


Leste-Oeste linha do sol Construo da Estufas Hidropnicas Berrio Intermediria Produo Construo do reservatrio para soluo nutritiva Instalao do sistema hidrulico e eltrico Construo das bancadas (canteiros)

8,33

8,33

8,33

8,33

8,33

4,16 4,16 8,33 8,33 8,33 8,33 8,33 8,33 8,33 8,33 8,33 8,33 8,33 4,16 4,16

4,16 4,16 8,33 8,33 8,33 8,33 8,33 8,33 8,33 8,33 8,33 8,33 8,33 4,16

Fase Intermediara 60 a 72 2 plantas/m Placa de isopor 1,00 m x 0,50 m x 25 mm, perfuradas com dimetro de 3 cm.

8,33

8,33

8,33

8,33

8,33

4,16

8,33

16,67

16,67

8,33

6,25 12,50

6,25 12,50

12,50

12,50

12,50

12,50

Fase Produo 16 a 24 2 plantas/m Placa de isopor 1,00 m x 0,50 m x 25 mm, perfuradas com dimetro de 3 cm.

12,50

12,50

12,50

12,50

12,50

12,50

12,50

12,50

6,25 8,33 16,67 16,67 8,33

6,25

TIPOS DE ESTUFAS
HIDROPNICA S

TIPO ARCO

TIPO ARCO

TIPO ARCO CONJUGADA

TIPO DUAS GUAS

TIPO DUAS GUA CONJUGADA

TIPO ARCO DE

TIPO ARCO DE PERFIL

INDIVIDUAL

INDIVIDUAL

INDIVIDUAL

INDIVIDUA L

APROVEITAMENTO DE INFRAESTRUTURA

APROVEITAMENTO DE INFRAESTRUTURA

APROVEITAMENTO DE INFRAESTRUTURA

APROVEITAMENTO DE INFRAESTRUTURA

PRINCIPAIS PRAGAS E DOENAS

ALFACE

ASTERCEAS - DOENAS Alface (1) Almeiro (2) Chicria (3)


DOENAS CONDIES DESCRIO/ SINTOMA CONTROLE/ FAVORVEIS TRATAMENTO

Septoriose T C) (Septoria lactucae)

UR

Ocorre Principalmente nas folhas. Os sintomas nas folhas so manchas com contornos irregulares.

- Sementes sadias. - Uso de produtos especficos - Oxicloreto de cobre (1, 3)

10-28

Alta

ASTERCEAS - DOENAS Alface (1) Almeiro (2) Chicria (3)


DOENAS CONDIES DESCRIO/ SINTOMA CONTROLE/ FAVORVEIS TRATAMENTO

Podrido de T (C) UR Ocorre normalmente - Rotao de Esclerotinia 12 25 Alta prximo colheita. O culturas com ou Mofo fungo coloniza toda a gramneas. Branco regio basal da planta, - solos bem Sclerotinia ocasionando o drenados. sclerotiorum apodrecimento do caule - Uso de produtos e da base das folhas. Os especficos esclertidos - Oxicloreto de assemelham-se a um Cobre(1, 2, 3) gro de arroz (brancos no- Iprodione (1) incio e pretos num - Procimidone (1) estgio mais avanado).

ASTERCEAS - DOENAS Alface (1) Almeiro (2) Chicria (3)


DOENAS CONDIES DESCRIO/ SINTOMA CONTROLE/ FAVORVEIS TRATAMENTO

Queima da T (C) Saia 12 25 (Rizoctonia solani)

UR Ocorre na folhas basais - Rotao de culturas e/ou medianas, com (2-3 anos) Alta sintoma de murcha e - Eliminao de seca. Na nervura central restos de culturas e/ou na base do limbo infectadas foliar ocorre o - Tratamento de crescimento de miclio sementes vigoroso e frouxo, - Uso de produtos branco no incio e especficos pardacento num estgio - Quintozene (1) mais avanado. - Persist (1, 3)

ASTERCEAS - DOENAS Alface (1) Almeiro (2) Chicria (3)


DOENAS CONDIES DESCRIO/ SINTOMA CONTROLE/ FAVORVEIS TRATAMENTO

Mildio (Bremia lactucae)

T (C) Amena ou Baixa

UR Nas folhas rea - Rotao de culturas clorticas, de tamanho - Boa drenagem do Alta varivel, posteriormente solo tornando-se pardacentas- Uso de produtos para necrticas. especficos Na face inferior da rea - Oxicloreto de Cobre afetada, observa-se (1, 2, 3) frutificao do fungo de - Folpet (1) aspecto branco. - Antracol (1) - Captan (1) - Mancozeb (1)

ASTERCEAS - DOENAS Alface (1) Almeiro (2) Chicria (3)


DOENAS CONDIES DESCRIO/ SINTOMA CONTROLE/ FAVORVEIS TRATAMENTO

Mosaico LMV (Lettuce mosaic vrus)

T (C)

UR

Transmitido por afdeos e pela semente. Ocorre o clareamento das nervuras e mosaico, distoro das folhas e amarelecimento, resultando na m formao da cabea.

- Sementes sadias - Cultivares resistentes - Eliminao das plantas hospedeiras de viroses.

ASTERCEAS - DOENAS E PRAGAS Alface (1) Almeiro (2) Chicria (3)

Outras doenas comuns em Chicorceas: Podrido Mole (Erwnia carotovora), Mancha de Cercospra (Cercospora longssima), Mancha Bacterina (Pseudomonas chicorii), Podrido das Razes (Phyntium sp), Botrite (Botrytis cinrea).

ASTERCEAS - PRAGAS Alface (1) Almeiro (2) Chicria (3)

PRAGAS

DESCRIO/SINTOMA CONTROLE/TRATAMEN TO

Lagtartas Lagartas que destroem o - Uso de produtos (Agrotis ipsilon, limbo foliar, deixando especficos: Spodoptera frugiperda) muitas vezes apenas as - Dipterex (1, 3) nervuras. - Folidol (1, 2, 3) - Betacyflutrin (1, 3) - Fenitrothion (1, 2, 3) - Prathion Methyl (1, 2, 3) Paquinhas (Neocutilla sp) O adulto e a ninfa - Uso de produtos alimentam-se especficos: principalmente de razes - Parathion Metyl (1, 2, 3) em plantas novas.

ASTERCEAS - PRAGAS Alface (1) Almeiro (2) Chicria (3)


PRAGAS DESCRIO/SINTOMA CONTROLE/TRATAMEN TO - Uso de produtos especficos: - Carbaryl (1, 3 ) - Calypso* - Parathion metyl*

Vaquinha Os adultos atacam as (Diabrotica speciosa) folhas novas, abrindo um grande nmero de perfuraes pequenas, que afetam o desenvolvimento da planta. Tripes So sugadores de seiva. Ataques intensos, inicialmente com leses de brilho prateado. Posteriormente secam e morrem. So vetores de vrus.

(Dactinotus sonchi, Frankiniella schulzei Thrips palmi , Thrips tabaci )

- Uso de produtos especficos: -Malathion (1 ) -Confidor - Calypso*

ASTERCEAS - PRAGAS Alface (1) Almeiro (2) Chicria (3)


PRAGAS DESCRIO/SINTOMA CONTROLE/TRATAMEN TO Vetor de viroses. - Uso de produtos especficos: - Parathion metyl(1, 2, 3 ) - Pirimicarb (1, 2) - Fenitrothion (1, 2)

Pulgo (Brevicoryne brassicae e Myzus persicae)

Mosca Minadora As larvas penetram nas - Uso de produtos (Liriomyza folhas formando galerias. especficos: sp) - Vertimec - Confidor

ASTERCEAS - PRAGAS Alface (1) Almeiro (2) Chicria (3)


PRAGAS DESCRIO/SINTOMA CONTROLE/TRATAMEN TO

Nematides Causam o - Rotao de cultura. (Meloidogyne sp) subdesenvolvimento da - Desinfeco do solo planta e o com Basamid (1, 2, 3) amarelecimento das folhas. No campo, ocorre em reboleiras. Provocam a formao de galhas nas razes.

ESCOLHA AS CULTIVARES:
- De acordo com o tipo de folha e a

formao ou no da cabea, a alface pode ser dividida por grupos.

GRUPO
Lisa sem cabea Lisa com cabea Crespa sem cabea Crespa com cabea (Americana)

VARIEDADE
Vitria de Santo Anto Carolina Vera, Vanda, Amanda, Solaris, Veneranda Lucy Brown, Gloriosa, Mauren, Jlia

AULA TERICA N 04

VENTUR

- Como regra geral, toda gua prpria para beber, ou para ser utilizada para irrigao de estufas ideal para Hidroponia. - H de se considerar, contudo, que a sua condutividade eltrica deve ser inferior a 0,5 mS/cm, com uma concentrao de sais inferiores a 320 ppm. - Entretanto considera que o ideal menor de 200 ppm de sais totais, com cloro e sdio livre inferiores a 5 e 10 ppm, respectivamente.

INTERPRETAO DA ANLISE DA GUA

- Quando for utilizada no sistema NFT, considerar a gua de boa qualidade quando seus teores esto abaixo de:
2 Ca+ = 80 mg/l 2 Mg+ = 12 mg/l SO2= 48 mg/l H4CO3 = 244 mg/l

INTERPRETAO DA ANLISE DA GUA

INTERPRETAO DA ANLISE DA GUA - Quando for utilizada no sistema NFT,


considerar a gua de boa qualidade quando seus teores esto abaixo de: Ferro = 1,12 mg/l Boro = 0,27 mg/l Fluor = 0,47 mg/l Zinco = 0,32 mg/l Cobre = 0,06 mg/l Mangans = 0,24 mg/l

INTERPRETAO DA ANLISE DA GUA

ATENO

A presena prvia de nutrientes na gua deve ser considerada quando do preparo da soluo nutritiva

Ateno: necessrio a
anlise qumica, fsica e microbiolgica da gua

apresentar patgenos, isto microorganismos que possam causar doenas s plantas

A gua no deve

A quantidade de sais dissolvidos no pode ultrapassar o correspondente a 0,50 mS/cm de condutividade eltrica (CE)

ANLISE DA GUA

IAC
IN U AG O ICO STIT TO R N M

INSTITUTO AGRONMICO Centro de Solos e Recursos Agroambientais Laboratrio de Anlise de Solo e Planta

Av. Baro de Itapura, 1481 Av. Baro de Itapura, 1481 Caixa Postal 28 Caixa Postal 28 13001-970 Campinas, SP 13001-970 Campinas, SP Fone (19) 3231-5422 Fone (19) 3231-5422 Fax (19) 3236-9119 Fax (19) 3236-9119 E-mail : E-mail : monica@iac.sp.gov.br monica@iac.sp.gov.br taniafito@iac.sp.gov.br taniafito@iac.sp.gov.br

N- Nitrato

Fsforo

Cloreto

Enxofre

N- amnia

Potssio

Sdio

Clcio

Magnsio

Boro

Cobre

Ferro

Mangans

Zinco

Bicarbonato

Amostra Amostra pH

EC

IAC
6968

CLIENTE
Amostra 01 5,4

dS/m
0,1 1,0 < 0,01 < 0,01 < 0,01 0,7 1,5 1,4

mg/L
1,7 1,0 0,04 < 0,01 0,01 < 0,01 0,01 38,7

Mtodos de determinao: N-(amoniacal e nitrato): destilao; K,Ca,Mg,P,S,Cu,Fe, Mn, Zn: ICP-OES; C orgnico: Walkley-Black; Nitrognio Total Kjeldahl; Bicarbonato: titulao potenciomtrica.

COMPOSIO DA SOLUO NUTRITIVA


Existem informaes muitos variadas sobre a soluo nutritiva ideal para a alface. Diversas concentraes nutricionais foram publicadas e relacionadas a pocas diferentes de plantio e fases de desenvolvimento da cultura. A faixa de concentrao nutricional considerada normal, e que tem sido utilizada com sucesso apresentada na tabela e servir de referncia na escolha dos sais e seu preparo.

SOLUO NUTRITIVA
Valores em ppm (mg/litro - gr/1000 litros)
MACRONUTRIENTES
Nitrognio Fsforo Potssio Clcio Magnsio Enxofre

194
NO3- NH4+

39
H2PO4- - H2PO42-

183
K+

142
Ca2+

32
Mg2+

52
SO42-

MICRONUTRIENTES
Ferro Mangans Cobre Zinco Boro Molibdnio

2,0
Fe2+

0,4
Mn2+

0,02
H3Bo3

0,06
Zn2+

0,3
Cu2+

0,06
Mo6+

PREPARO DA SOLUO NUTRITIVA


Ao iniciarmos o preparo da soluo nutritiva devemos de antemo providenciar a anlise qumica da gua a ser utilizada no sistema. Este procedimento direciona alguns +--aspectos - interessantes. - A gua dependendo da sua origem, apresenta uma srie de ons naturais em sua composio. Dependendo dos valores apresentados, devem ser acrescentados aos clculos da adubao.

PREPARO DA SOLUO NUTRITIVA


Em alguns casos, principalmente quando observarmos os micronutrientes, estes apresentam valores que podem superar as exigncias nutricionais da cultura. Neste caso no h necessidade de efetuar a adubao, pois a gua j contm o elemento em concentraes ideais para o cultivo. Com base nas informaes anteriores, onde sugerimos valores para a composio nutricional e diversos sais e suas porcentagens, vamos exercitar o raciocnio e, passo a passo elaborar um modelo de adubao para a alface.

SOLUO NUTRITIVA
Valores em ppm (mg/litro - gr/1000 litros)
MACRONUTRIENTES
Nitrognio Fsforo Potssio Clcio Magnsio Enxofre

194
NO3- NH4+

39
H2PO4- - H2PO42-

183
K+

142
Ca2+

32
Mg2+

52
SO42-

MICRONUTRIENTES
Ferro Mangans Cobre Zinco Boro Molibdnio

2,0
Fe2+

0,4
Mn2+

0,02
H3Bo3

0,06
Zn2+

0,3
Cu2+

0,06
Mo6+

TABELA O1 Relao de sais/fertilizantes usados como fontes de macronutrientes para o preparo de solues nutritivas (Furlani, P. R., 1994).
Sais Fertilizantes Nitrato de Potssio (13-0-44) Nitrato de Clcio Hydro Fosfato Monoamnio (MAP) Fosfato monopotssico (MKP) 0-52-34 Cloreto de Potssio (branco) Sulfato de Potssio Sulfato de Magnsio cido fosfrico 85%. D= 1,7 Nutriente fornecido/Concentrao 36,5% K e 13% N-NO3 19% Ca, 14,5% N-NO3 e 1% N-NH4 11% N-NH4 e 26% P 29% K e 23% P 52% K e 47% Cl 41% K e 17% S 10% Mg e 13% S 27% P

ACOMPANHE OS CLCULOS:
Nitrato de Potssio (13% de N e 36,5% de K) Desejamos 183 ppm de K 183/36,5% = 501,36 gr do sal = 500 x 13% 65 ppm de N

(vamos aproximar os valores para facilitar os clculos)

Portanto 500 gramas KNO3 fornecem 183 ppm de K e 65 ppm de N.

ACOMPANHE OS CLCULOS:
CLCULOS APROXIMADOS E CONCENTRAES TOTAIS DOS ELEMENTOS
Fertilizantes % FORM g/ 1000 L Nutrientes Fornecidos (ppm) N P K Ca Mg S

Nitrato de Potssio Nitrato de Clcio

36,5%K - 13%N 19%Ca 15,5%N

KNO4 CaNO3 MAP MgSO4 -

500

65

183

FosfatoMonoamoni o Sulfato de Magnsio

26%P 11%N

13%S 10%Mg

TOTAL (em ppm)

TABELA O1 Relao de sais/fertilizantes usados como fontes de macronutrientes para o preparo de solues nutritivas (Furlani, P. R., 1994).
Sais Fertilizantes Nitrato de Potssio (13-0-44) Nitrato de Clcio Hydro Fosfato Monoamnio (MAP) Fosfato monopotssico (MKP) 0-52-34 Cloreto de Potssio (branco) Sulfato de Potssio Sulfato de Magnsio cido fosfrico 85%. D= 1,7 Nutriente fornecido/Concentrao 36,5% K e 13% N-NO3 19% Ca, 14,5% N-NO3 e 1% N-NH4 11% N-NH4 e 26% P 29% K e 23% P 52% K e 47% Cl 41% K e 17% S 10% Mg e 13% S 27% P

ACOMPANHE OS CLCULOS:
Nitrato de Clcio (15,5% de N e 19% de Ca) Desejamos 142 ppm de Ca 142/19%= 747, 37 gr do sal 750 15,5%

(vamos aproximar os valores para facilitar os clculos)

Portanto 750 gramas CaNO3 fornecem 142 ppm de Ca e 116,25 ppm de N.

x = 116,25 ppm de N

ACOMPANHE OS CLCULOS:
CLCULOS APROXIMADOS E CONCENTRAES TOTAIS DOS ELEMENTOS
Fertilizantes % FORM g/ 1000 L Nutrientes Fornecidos (ppm) N P K Ca Mg S

Nitrato de Potssio Nitrato de Clcio

36,5%K - 13%N 19%Ca 15,5%N

KNO4 CaNO3 MAP MgSO4 -

500 750

65 116

183 142

FosfatoMonoamoni o Sulfato de Magnsio

26%P 11%N

13%S 10%Mg

TOTAL (em ppm)

TABELA O1 Relao de sais/fertilizantes usados como fontes de macronutrientes para o preparo de solues nutritivas (Furlani, P. R., 1994).
Sais Fertilizantes Nitrato de Potssio (13-0-44) Nitrato de Clcio Hydro Fosfato Monoamnio (MAP) Fosfato monopotssico (MKP) 0-52-34 Cloreto de Potssio (branco) Sulfato de Potssio Sulfato de Magnsio cido fosfrico 85%. D= 1,7 Nutriente fornecido/Concentrao 36,5% K e 13% N-NO3 19% Ca, 14,5% N-NO3 e 1% N-NH4 11% N-NH4 e 26% P 29% K e 23% P 52% K e 47% Cl 41% K e 17% S 10% Mg e 13% S 27% P

ACOMPANHE OS CLCULOS:
Monoamniofosfato (MAP) (11% de N e 26 % de P)

Desejamos 39 ppm de P 39/26%= 150 gr do sal 150 x 11% 16,5 ppm de N =


Portanto 150 gramas de MAP fornecem 39 ppm de P e 16,5 ppm de N.

ACOMPANHE OS CLCULOS:
CLCULOS APROXIMADOS E CONCENTRAES TOTAIS DOS ELEMENTOS
Fertilizantes % FORM g/ 1000 L Nutrientes Fornecidos (ppm) N P K Ca Mg S

Nitrato de Potssio Nitrato de Clcio

36,5%K - 13%N 19%Ca 15,5%N

KNO4 CaNO3 MAP MgSO4 -

500 750 150

65 116 16,5 39

183 142

FosfatoMonoamoni o Sulfato de Magnsio

26%P 11%N

13%S 10%Mg

TOTAL (em ppm)

ACOMPANHE OS CLCULOS:

Sulfato de Magnsio (10% de Mg e 13% de S)


Desejamos 52 ppm de S
=

52/13%

400 gr do sal

400 x 10% = 40 ppm de Mg Portanto 400 gramas de MgSO4 fornecem 52 ppm de S e 40 ppm de Mg.

ACOMPANHE OS CLCULOS:
CLCULOS APROXIMADOS E CONCENTRAES TOTAIS DOS ELEMENTOS
Fertilizantes % FORM g/ 1000 L Nutrientes Fornecidos (ppm) N P K Ca Mg S

Nitrato de Potssio Nitrato de Clcio

36,5%K - 13%N 19%Ca 15,5%N

KNO4 CaNO3 MAP MgSO4 -

500 750 150 400

65 116 16,5 -

39 -

183 183

142 142

52
52

40
40

FosfatoMonoamoni o Sulfato de Magnsio

26%P 11%N

13%S 10%Mg

TOTAL (em ppm)

197,5 39

SOLUO NUTRITIVA
Valores em ppm (mg/litro - gr/1000 litros)
MACRONUTRIENTES
Nitrognio 194 NO3- NH4+ Fsforo 39 H2PO4- - H2PO42Potssio 183 K+ Clcio 142 Ca2+ Magnsio 32 Mg2+ Enxofre 52 SO42-

MICRONUTRIENTES
Ferro 2,0 Fe2+ Mangans 0,4 Mn2+ Cobre 0,02 H3Bo3 Zinco 0,06 Zn2+ Boro 0,3 Cu2+ Molibdnio 0,06 Mo6+

REPPOSIO DE SAIS MINERAIS SOLUO NUTRITIVA No caso de se optar pelo uso de uma soluo nutritiva com condutividade de 1,0 ou 1,5 mS ou 1.000 ou 1500 S ou 640 ou 960 ppm (recomendado para o vero e para locais de clima quente), basta multiplicar por 0,50 ou 0,75 os valores das quantidade indicadas dos macronutrientes, mantendo em 100% os micronutrientes.

REPPOSIO DE SAIS MINERAIS SOLUO NUTRITIVA conveniente que o volume do depsito seja completado quantas vezes forem necessrias durante o dia para evitar elevao na concentrao salina da soluo nutritiva. Para o manejo da soluo durante a fase de desenvolvimento das plantas, seguir o procedimento:

REPPOSIO DE SAIS MINERAIS SOLUO NUTRITIVA


1. Diariamente, logo pela manh, fechar o registro de irrigao, esperar toda a soluo voltar ao depsito e completar o volume do reservatrio com gua e homogeneizar a soluo nutritiva;

REPOSIO DE SAIS MINERAIS SOLUO NUTRITIVA


2. proceder leitura da condutividade eltrica, retirando uma amostra do reservatrio; 3. para cada diferena de 0,25 mS ou 250 S ou 160 ppm, adicionar 1 litro da soluo A, 1 litro da soluo B e 50 mL da soluo C, conforme Quadro 1. abaixo.

conveniente manter o reservatrio de soluo nutritiva sempre em nvel constante, acrescentando gua para repor o volume evapotranspirado. Se for favorvel, o volume poder ser completado tarde e a condutividade eltrica medida e corrigida na manh do dia seguinte.

REPOSIO DE SAIS MINERAIS SOLUO NUTRITIVA

Quadro 1. Composio das solues de ajustes para as cultura de hortalias folhas.


SOLUO SAL OU FERTILIZANTE QUANTIDAD E

g/10 litros Nitrato de Potssio 1200 Fosfato Monoamnio Sulfato de Magnsio Nitrato de Clcio 200 240 600

SOLUO SAL OU FERTILIZANTE C Sulfato cobre Sulfato de Zinco Sulfato de Mangans cido Brico Borax Molibidato de sdio Molibidato de Amnio Tenso Fe Dissolvine Fe Ferrilene - Fe

Quadro 1. Composio das solues de ajustes para as cultura de hortalias folhas.


QUANTIDADE

g/litro
1,0 2,0 10,0 5,0 8,0 1,0 1,0 20,0 10,0 20,0

A Soluo A, B e C, so solues estoques e sero utilizadas quando da necessidade de estabilizar a condutividade eltrica

NVEL DE SUFICINCIA DOS SAIS MINERAIS EM HORTALIAS

Nitrognio (N) O teor de nitrognio na folhas varia de 2% a 3% da matria seca at 4% a 5%, dependendo principalmente da espcie vegetal. Fsforo (P) De um modo em geral, em hortalias, folhas que contm at 0,2% de matria seca de P so consideradas deficientes, e folhas recm-maduras com teor adequado de P contm de

NVEL DE SUFICINCIA DOS SAIS MINERAIS EM HORTALIAS Potssio (K) O nvel normal de K na folhas de 1,25% a 3% da matria seca. Magnsio (Mg) A concentrao de Mg nas folhas varia entre 0,3% a 1,0%.

NVEL DE SUFICINCIA DOS SAIS MINERAIS EM HORTALIAS Clcio (Ca) O teor de Ca na folhas varia de 0,2% a 5,0%, e o nvel de suficincia varia de 1,0% a 3,5% da matria seca. Enxofre (S) O teor normal de S nas folhas varia de 0,15% a 0,5%, enquanto o nvel de suficincia est entre 0,3% a 1,0%.

NVEL DE SUFICINCIA DOS SAIS MINERAIS EM HORTALIAS Boro (B) De pendendo da cultura, folhas normais contm de 10 mg/kg a 50 mg/kg de B em relao a matria seca. Ferro (Fe) O nvel de suficincia de Fe, na maioria das culturas, est entre 50 mg/kg e 100 mg/kg da matria seca.

NVEL DE SUFICINCIA DOS SAIS MINERAIS EM HORTALIAS Zinco (Zn) Folhas normais contm de 25 mg/kg a 50 mg/kg de Zn. Cobre (Cu) O nvel de suficincia de Cu de 3 mg/kg a 7 mg/kg nos tecidos foliares.

NVEL DE SUFICINCIA DOS SAIS MINERAIS EM HORTALIAS Mangans (Mn) O nvel de suficincia de Mn nas folhas de 20 mg/kg a 125 mg/kg. Molibidnio (Mo) O nvel de suficincia de Mo de 2 mg/kg a 6 mg/kg nos tecidos foliares.

NVEL DE SUFICINCIA DOS SAIS MINERAIS EM HORTALIAS Cloro (Cl) A partir da concentrao de 1% nos tecidos foliares, pode tornar txico.

SOLUO NUTRITIVA

ALFACE VANDA

ALFACE VERA

RCULA CULTIVADA

AGRIO FOLHA LARGA MELHORADO

TANQUES DE SOLUO

EMA IST S LICO RU HID

SISTEMA HIDRULICO

SISTEMA HIDRULICO

ERAO REFRIG OLUO S TRITIVA NU

QUADRO DE COMANDO

ANDO UADRO DE COM Q

Grupo de Produes Acadmicas de Cincias Agrria

Centro Universitrio

Disciplina Olericultura Hidroponia Curso Agronomia Professor


Nesvaldo Bento de Oliveira - Bilogo

OBRIGADO
BOA PROVA

S-ar putea să vă placă și