Sunteți pe pagina 1din 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA

SELEO DE MATERIAIS FABRICAO DE UMA PANELA CONVENCIONAL

Gabriel Vital Caldeira Cleber Madeira e Silva

Belo Horizonte, Outubro de 2012

Introduo: Todos os objetos ao nosso redor so feitos a partir de anlise de materiais, a


ponto de escolher qual material se deve usar, vantagens, desvantagens, custos, etc. Na fabricao de uma panela vrias anlises so realizadas para se obter um produto que no seja caro mas tambm que no seja ruim (no realize sua funo devidamente).Deve-se lembrar da funo que aquela panela ter, ou seja, uma panela de presso no ter os mesmos materiais de uma frigideira. Nesse trabalho sero feitas 2 anlises para chegar ao material ideal, lembrando que a fabricao dessa panela simplificada.

Objetivo: O objetivo deste trabalho identificar e definir o material ideal para a fabricao
de uma panela de uso domstico. Para tanto, torna-se necessrio definir algumas caractersticas importantes para o bom desempenho deste produto.

Desenvolvimento: O material que a componha deve ter boa condutividade trmica,


elevada difusividade trmica, resistncia corroso e, sobretudo, no deve permitir que elementos txicos sejam migrados para os alimentos. Tradicionalmente as panelas so fabricadas em alumnio, ferro fundido, vidro, ao inox ou pedra sabo, sendo esta ltima menos utilizada. A tabela 1 enumera algumas vantagens e desvantagens do uso dos materiais falados acima, para fabricao de panelas:

Material

Vantagens

Desvantagens Migrao de alumnio para os

Alumnio

Elevada condutividade trmica; Elevada difusividade trmica;

alimentos;

Baixo custo. Baixo custo; Ferro Fundido Uniformidade de aquecimento; Elevada massa especfica; Migrao de elementos para os alimentos; No transfere substncias para Vidro os alimentos; Baixa uniformidade de aquecimento; Muito frgil; Uniformidade de cozimento; Pedra sabo Retm o calor e mantm o alimento aquecido. Possui Mg, Fe, Ca, Mn, Ni, entre outros metais, que podem migrar para os alimentos;

Elevada massa especfica. Resistente corroso; Ao Inox Uniformidade de aquecimento; Boa condutividade trmica; Custo mais elevado; Possvel migrao de Ni para o alimento;
Tabela 1

1 Anlise: A partir desta primeira anlise superficial, possvel descartar os


materiais Ferro fundido, Vidro e Pedra Sabo, uma vez que suas desvantagens tornam estes materiais pouco eficazes para fabricao de uma panela. Como sobraram apenas o Ao inox e o Alumnio, torna-se mais fcil efetuar o comparativo de suas propriedades. A tabela 2 explicita algumas propriedades destes materiais em estudo. Para o Ao Inox, so apresentadas as propriedades para trs diferentes normas: AISI 304, AISI 430 e AISI 439. Condutividade Material Trmica a 100C (W/m.K) AISI 304 AISI 430 AISI 439 Alumnio 16,2 24,0 24,0 190 Calor Especfico (J/kg.K) 500 620 793 900 Tabela 2. necessrio estudar as difusividades trmicas dos materiais para escolher corretamente qual se deve usar. A difusividade trmica a propriedade que mede a capacidade do material de conduzir energia trmica em relao sua capacidade de armazenla. Quanto maior o seu valor, mais rpida a resposta do material s variaes trmicas. A difusividade diretamente proporcional condutividade trmica e inversamente proporcional ao produto massa especfica por calor especfico. A tabela 3 mostra as difusividades trmicas dos materiais em comparao.

Densidade (Kg/m) 8,0 7,7 7,7 2,7

Difusividade Material Trmica (m/s)

AISI 304 AISI 430 AISI 439 Alumnio

4,05x 7,27x 3,93x 79,96x Tabela 3.

2 Anlise: A partir dos dados acima, possvel assumir que o material que ir apresentar o
menor tempo de aquecimento e resfriamento ser o alumnio. O fator negativo relevante deste metal a possvel migrao de alumnio para o alimento. Na literatura ou artigos publicados, no se encontra estudo que comprove que a quantidade de material transferido seja prejudicial sade humana, entretanto existem diversos estudos e publicaes afirmando o oposto, logo, possvel assumir que o material no causa qualquer dano sade.

Concluso: Considerando que o projeto da panela seja simples, ou seja, fundo nico e
apenas um material para sua composio, se julga que o material ideal o alumnio, por ter propriedades trmicas excelentes, baixo custo, ser leve e durvel.

Referncias Bibliogrficas
MARCA, Dhiones.: Comparao Entre Diferentes Modelos de Panelas Quanto Distribuio de Temperatura na Superfcie, Tempo de Aquecimento e de Esfriamento. Disponvel em:< http://143.54.70.55/medterm/20072/RELATORIO_PANELAS.pdf>. Acesso em 04 out. 2012.

QUINTAES, Ksia Diego.: Migrao De Minerais De Panelas Brasileiras De Ao Inoxidvel, Ferro Fundido E Pedra-Sabo (Esteatito) Para Simulantes De Alimentos. Disponvel em <http://www.scielo.br/pdf/cta/v24n3/21933.pdf>. Acesso em 04 out. 2012.

DANTAS, Slvia Tondella.: Determinao da dissoluo de alumnio durante cozimento de alimentos em panelas de alumnio. Disponvel em <

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010120612007000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em 03 out. 2012.

Arcelor Mital Brasil.: Ao Inoxidvel Ferrtico ACE P439A Catalogo Tcnico. Disponvel em <

http://www.arcelormittalinoxbrasil.com.br/port/arquivos/439Port_fin.pdf>. Acesso em 03 out. 2012.

S-ar putea să vă placă și