Sunteți pe pagina 1din 4

Como fazer uma xilogravura?

Por: Lisandro Aguilera, Equipo de Bien Simple. Artista Visual.

Resumo
A xilografia uma tcnica de impresso que consiste em gravar imagens em relevo sobre pranchas de madeira para depois, com tinta, estamp-las em papel. Aprenda esta tcnica seguindo os procedimentos a seguir.

Voc precisa de
Prancha de madeira compensada (guatambu) de aproximadamente 20 x 15 cm Tinta nanquim e pincel Algodo Trapos Goma laca Lpis Lpis branco Formo plano e goivas em forma de "V" e de "U" Placa de vidro de aproximadamente 20 x 20 cm Tinta tipogrfica preta Esptula de metal Rolo para xilografia Papel de 200 g (no mximo) Colher de madeira grande

Aguarrs

Passos

1
Prepare a prancha de madeira: Pinte um dos lados com a tinha nanquim.

2
Quando estiver seca, envernize esse mesmo lado com a goma laca da seguinte maneira: envolva um pedao de algodo com um trapo; molhe-o na goma laca e aplique o produto sobre a madeira fazendo "oitos" at cobrir toda a superfcie (uma demo de goma laca suficiente). Depois que a goma laca secar, a prancha de madeira estar pronta para ser trabalhada.

3
Crie um desenho sobre a madeira utilizando o lpis. importante lembrar que o desenho dever estar invertido (espelhado). O desenho ser em preto-e-branco, portanto, se voc marcar as partes a serem entalhadas de branco poder visualizar melhor o resultado final da xilografia.

4
Seguindo o traado comece a cortar as partes brancas com a goiva em "U". (Sempre que estiver talhando, coloque a mo que est livre por trs da que sustenta a ferramenta).

5
Utilize o formo (plano) para trabalhar os limites entre as zonas brancas e pretas do desenho.

6
Se voc tiver que cortar linhas ou reas muito estreitas, utilize a goiva em "V", prpria para trabalhar marcas mais finas.

7
Espalhe uma pequena quantidade de tinta tipogrfica sobre a placa de vidro utilizando a esptula.

8
Passe o rolo pela tinta tipogrfica em diferentes direes at ficar tudo homogeneamente recoberto.

9
Cubra com tinta a superfcie em relevo da prancha com o rolo at ficar uniforme.

10
Apie o papel sobre a prancha j pintada tomando cuidado para ela no se mover (seno borrar a xilogravura).

11
Com uma das mos, segure a prancha de madeira. Com a colher, pressione o papel com movimentos circulares sobre toda a superfcie de maneira que a figura talhada seja toda impressa no papel. Com a outra mo faa presso sobre o papel para evitar que ele se desloque durante o processo.

12
Levante o papel, e voc j ter criado a sua primeira xilogravura.

Importante

Os formes e goivas so vendidos sem corte, necessrio afi-los antes de usar. E, depois de afiados, so ferramentas muito cortantes. Por isso, sempre que estiver trabalhando, mantenha a mo que sustenta a prancha por trs da que movimenta o formo ou a goiva.

S-ar putea să vă placă și