Sunteți pe pagina 1din 10

MAYARA TAVARES DOS SANTOS

A ARTE COMO CAMPO DE PESQUISA E FORMAO DO PSICLOGO: A LITERATURA

Relatrio Final de Estgio Bsico III do Curso de Psicologia, sob superviso do Prof. Ricardo Gomides Santos

UNINOVE So Paulo 2012

Sumrio O autor e o conto ...................................................................................................................... p. 3 Sntese ....................................................................................................................................... p. 4 Anlise ....................................................................................................................................... p. 7 Referncias bibliogrficas ........................................................................................................ p. 10

O autor e o conto O conto escolhido foi escrito pelo autor Neil Gaiman e publicado em seu livro Coisas Frgeis de 2006, lanado pela Editora Conrad no Brasil em 2010. O autor nasceu em 1960 em Portchester, Inglattera e sempre foi muito ligado aos quadrinhos, dando continuidade a esta paixo com seu mais famoso trabalho Sandman que contou com 75 volumes de quadrinhos dedicados ao pblico adulto. Alm destes, escreveu tambm alguns livros que receberam adaptaes cinematogrficas como Coraline e Stardust: O Mistrio da Estrela. O conto analisado, intitulado como O Pssaro-do-Sol, foi escrito como presente de aniversrio de 18 anos para a filha mais velha do autor e publicado pela primeira vez em 2005 em um livro chamado Noisy Outlaws, Unfriendly Blobs, and Some Other Things That Arent As Scary... (no publicado no Brasil) com a permisso da garota. Gaiman escreveu o conto numa tentativa de criar algo parecido com o que o autor R. A. Lafferty (1914 2002) escrevia, pois foi considerado o melhor escritor de contos do mundo por um curto perodo de tempo entre 1960 e 1970.

Sntese Gaiman inicia o conto nos apresentando os personagens que fazem parte de um clube epicuriano. So cinco personagens: Augustus DuasPenas McCoy, bisneto do fundador do Clube Epicuriano; o professor Mandalay, cinza como um fantasma que s bebia gua e comia pores minsculas de comida; Virginia Boote, crtica de restaurantes; Jackie Newhouse, supostamente descendente de Giacomo Casanova; e Zebediah T. Crawcrustle, pobre, vindo da rua, garrafa de bebida barata num saco de papel pardo, que comia com muito mais apetite do que os outros. Este ltimo personagem se tornou o centro da anlise. Em uma reunio, Augustus DuasPenas McCoy diz que o clube j comeu tudo o que pode ser comido e os participantes comentam sobre pratos excntricos experimentados no decorrer de anos de experincias. Em um determinado momento, Virginia Boote comenta que gostaria de ter vivido nos anos 1920, onde era permitido que se comesse Homem, e Zebediah T. Crawcrustle comenta que o Homem s foi comido aps ter sido eletrocutado e Virginia discute com ele perguntando por que Zebediah sempre finge que esteve presente nestas ocasies, sendo que no parece ter mais que 60 anos. Ento Zebediah T. Crawcrustle diz que ainda h muitas coisas que no comeram e Mandalay pede para citar uma. Zebediah responde o Pssaro-do-Sol da Cidade do Sol. Assim, comea-se uma discusso sobre possveis menes a este pssaro nos arquivos do Clube Epicuriano e chega-se a concluso de que as pginas que continham as informaes sobre o pssaro estavam chamuscadas. Virginia Boote pergunta onde deveriam comear a procurar pelo pssaro e Zebediah responde a Cidade do Sol no Cairo, Egito com informaes de quem j caou a ave. Aps tantas informaes sobre como caar e preparar a ave, resolvem partir para o Egito em busca do pssaro no domingo seguinte. Um por um, os personagens conversaram a ss com Zebediah T. Crawcrustle para saber mais sobre a jornada. Em todas as ocasies, Crawcrustle estava comendo vagalumes, brasas de carvo e tomando lcool de metila pegando fogo. Em sua vez, Augustus DuasPenas McCoy comenta que toda a expedio vagamente familiar para ele e Zebediah comenta que Augustus tinha a mesma idade da filha, cujo nome Hollyberry SemPenas McCoy, quando as referncias ao Pssaro-do-Sol foram chamuscadas. Ao final de sua conversa com Virginia Boote, Zebediah vai at o terminal de nibus dormir em um banco no qual seu nome estava escrito. Neste ponto, Gaiman nos d a informao

de que os pelos da barba de Crawcrustle esto ficando brancos como a neve e descobrimos que ele na realidade no era sempre pobre.
s vezes era rico, mas tinha dificuldade em manter sua riqueza e, sempre que ficava rico, descobria que o mundo desdenha de ricos que gostam de comer em companhia de andarilhos em meio a trens de carga, ou que confraternizam com os bbados no parque, ento ele fazia o que podia para torrar sua fortuna. (Gaiman, 2010, p. 143)

Eles partem num domingo e a viagem narrada com poucas palavras at chegarem ao seu destino na cidade do Cairo no Egito. No quarto, o professor Mandalay explica aos colegas que faz o registro de todos os processos, anais e as minutas do Clube Epicuriano. Entrando no cmodo, Crawcrustle diz que h uma forma tradicional de se assar o Pssaro-do-Sol e que os egpcios fazem daquela maneira h mais de 5 mil anos. Na manh seguinte, o Clube Epicuriano se rene para iniciar a caa ao pssaro. Zebediah espalha os ingredientes atrativos para a ave e diz que o cheiro o trar do Sol, onde ela dorme. Mandalay faz uma observao cientfica sobre o tempo que um pssaro que viesse do Sol levaria para chegar at a Terra e Zebediah o corta dizendo a vem ele. O Pssaro-do-Sol chega perto dos personagens e todos perdem o flego, pois no h nada igual ao Sol refletido nas penas da ave. Virginia observa que o pssaro tem duas penas na cabea, que so familiares a Augustus DuasPenas McCoy que tambm tem duas penas em sua cabea e que Zebediah explica que so arrancadas antes de ass-lo. Aqui, a narrativa desenvolve a captura da ave e Zebediah a colocando na churrasqueira para ser assada, e assim que o calor do carvo entra em contato com as penas, elas queimam causando um grande claro e num instante est pronta para ser degustada. O Clube Epicuriano se senta ao redor de uma velha mesa de madeira e comem com as mos, dando cada um seu parecer sobre a carne. Augustus DuasPenas McCoy comenta que foi a melhor coisa que j comeu, mas que sentir saudades da filha. O professor Mandalay anota as reaes de todos os companheiros e as suas prprias carne do pssaro, tentando no sujar as pginas. Jackie Newhouse comenta que sente que sua boca e seu estmago esto ficando mais quentes de acordo com a quantidade que come e Zebediah explica que assim mesmo, e que melhor se preparar antes comendo brasas, fogo e vagalumes para se acostumar a quentura.

Virginia comenta que o pssaro tem gosto de juventude e de para sempre. E pergunta Zebediah se a ave tem outro nome, ao que ele responde que conhecida como a Fnix de Helipolis, que morre e renasce de suas prprias cinzas, gerao aps gerao. Todos, menos Zebediah, comeam a exclamar que esto quentes ou que seus dedos esto brilhando por dentro, at que, com um crepitar, as duas penas no cabelo de Augustus DuasPenas McCoy so queimadas. Em chamas, Jackie Newhouse pergunta a Zebediah h quantos anos come a Fnix, e este responde que h pouco mais de 10 mil anos e que no fica difcil depois que sabe como fazer. Ao escutar estas palavras, Virginia percebe que o fogo consome os anos de Zebediah, tornando-o mais jovem e este diz que precisa se acostumar ao calor, seno pode-se virar cinzas. Neste momento, McCoy lembra que seu pai, seu av e seu bisav morreram na expedio em que foram comer a Fnix e se pergunta por que no havia se lembrado disto. O professor Mandalay explica que, pelo fato de estarem rejuvenescendo, as lembranas de idades anteriores vo voltando. E sorri ningum havia visto o professor sorrir at ento. Comentando que o molho poderia ter mais vinagre, Jackie Newhouse se foi. E Crawcrustle, com enorme satisfao, diz que nunca ficou melhor. Em seguida, Virginia Boote se despede de Zebediah com um curto aperto de mo e ento no restou nada no local alm de cinzas brancas. Ningum alm de um jovem. Em meio s cinzas da churrasqueira, escuta-se um pequeno pssaro que, ao olhar para o Sol, estica as asas e voa. O jovem recolhe as duas penas retiradas do Pssaro-do-Sol e as guarda, com reverncia. E em seguida retoma seu caminho. Gaiman encerra seu conto com um pequeno pargrafo contando que, anos depois, a filha de Augustus DuasPenas McCoy agora chamada de Hollyberry DuasPenas McCoy tem filhos e assumiu a presidncia do Clube Epicuriano com seus fios de prata em meio aos cabelos por baixo de duas penas douradas. E que os epicurianos esto reclamando novamente de que j comeram de tudo.

Anlise Podemos iniciar esta anlise pelo significado de epicuriano. Segundo o Dicionrio Didtico e Popular da Lngua Portuguesa, o epicurista (ou epicuriano) aquele que procura os prazeres da mesa e do amor; o epicurismo a doutrina de Epicuro de Samos, que pregava a utilizao dos prazeres sexuais a partir da razo; em outras definies sensualidade ou homem sensual. Ao estudarmos Freud nos deparamos bastante com o fato de que comida e sexualidade so prazeres para o homem e tambm instinto de sobrevivncia. Ento podemos pensar pelo incio do conto que se trata de um conto sobre a sobrevivncia e os prazeres procurados para diminuir a tenso sentida por diversos fatores. O personagem Zebediah T. Crawcrustle, em muitos momentos do conto, tenta mostrar aos colegas que imortal e despertar sua curiosidade atravs do seu discurso e pequenas aes. Com sutileza e frases colocadas entre conversas alheias, ns podemos perceber a sua necessidade de falar sobre seu poder e o fracasso evidente, j que ningum acredita e ele no insiste no assunto. Alm tambm das tentativas de atiar curiosidades nos colegas enquanto come vagalumes e brasas de carvo na frente deles, sem nem ao menos tentar se explicar ao ser visto como truques. Ele aparenta se sentir culpado pelo poder que tem em mos da imortalidade, da fortuna deixada para trs e ao mesmo tempo sempre torna a buscar estes smbolos de poder. Mostra-se culpado pela sua fortuna quando faz de tudo para acabar com ela e parece recompensar esta culpa quando volta a confraternizar com andarilhos na rua e se submete as vestes maltrapilhas e bebidas baratas em sacos pardos. Enquanto, ao mesmo tempo, procura manter a comida em abundncia, aparenta se sentir culpado tambm pelo prazer de viver, reprimindo com a gula. Freud descreve o Prncipio de Realidade como um substituto do Princpio de Prazer. O segundo busca prazer nas atividades vitalcias para que a tenso diminua; o primeiro busca a realizao do prazer a partir da realidade, ou seja, utilizando-se da autopreservao do ego. A fortuna que Crawcrustle deixa para trs nos remete ao Princpio da Realidade, pois um desprazer para ele ter de deixar os andarilhos para usufruir de seu dinheiro, mas com este desprazer que pode alcanar o prazer que sua fortuna pode oferecer; desta maneira, ele no busca sua fortuna ou seja, no alcana o prazer que esta pode oferecer, j que incomoda seu ego (instinto de autopreservao) -, mas contenta-se com os pequenos prazeres que sente ao estar

com os andarilhos. J toda a comida que este consome aparenta ser o nico prazer que sua fortuna lhe trouxe at ento e o ego utiliza-se desta como forma de evitar conflitos, j que este no precisar encontrar meios para afugentar o prazer de viver. Ao ver o personagem levar os colegas do clube para comer o Pssaro-do-Sol e descobrirmos que este acontecimento se repete gerao aps gerao, podemos supor que Zebediah T. Crawcrustle obteve uma experincia traumtica primeira vez que comeu a ave ao ver todos os seus colegas desaparecerem e se tornarem cinzas: o personagem se encontraria em uma situao passiva de ao, na qual no poderia fazer nada ao ver os colegas desaparecendo em frente aos seus olhos. Como Freud nos apresentou em um ponto de vista sobre a brincadeira que chamou de fort-da em seu texto Alm do Princpio de Realidade, Zebediah parece repetir este acontecimento gerao aps gerao, consciente do que ir acontecer, como uma maneira de estar ativo na ao e poder se sentir confortvel ao saber o que pelo menos tentou alertar os colegas comendo coisas quentes prximo a eles, nos levando a atribuir todo o fato a um instinto de dominao independente da lembrana ser ou no desagradvel. Podemos reparar que Crawcrustle tem um carinho muito grande pela famlia McCoy, e isto nos remete ao masoquismo, j que o personagem deixa Augustus DuasPenas McCoy desaparecer sem demais rodeios. Para finalizar esta anlise, podemos falar sobre o prprio Pssaro-do-Sol e seu significado neste conto. Em seu texto A aquisio e o controle do fogo, Freud faz uma referncia Fnix que pode ser lida abaixo:
Um pequeno passo adiante leva-nos fnix, a ave que, to logo consumida pelo fogo, surge rejuvenescida mais uma vez, e que, de preferncia e antes de ser uma aluso ao sol que se pe no crepsculo vespertino a fim de novamente erguer-se, , muito provavelmente, uma aluso ao pnis que surge revivescido, depois de haver relaxado. (Freud, 1932, p. 231)

Com esta referncia, podemos pensar que at mesmo Zebediah busca todo o poder que o falo nos remete a pensar ao comer o Pssaro-do-Sol. Este poder pode ser entendido como a imortalidade alcanada por ele e talvez, indo um pouco mais a fundo, como uma forma de confirmar sua virilidade/masculinidade. O trecho do texto em que os personagens comentam que a carne da ave queima os anos pode ser atribudo a questo da sada neurtica do Complexo de dipo, na qual renuncia-se ao amor da me para no ser castrado, ou seja, apropria-se do falo e aceita seu poder, recalcando

lembranas de todo este amor, e que somente ao aprofundar-se no inconsciente ou, no caso do conto, voltar nos anos, que pode-se lembrar do recalcado. Outra forma de mostrar o poder que a Fnix remete so as duas penas douradas em sua cabea que so recolhidas antes de assar a ave, e que supostamente Crawcrustle entrega ao McCoy descendente, pois estas aparentam representar o poder do presidente do Clube Epicuriano, como o caso da agora chamada Hollyberry DuasPenas McCoy, que j adulta e com filhos torna-se presidente do clube assumindo o lugar de seu pai. O conto de Neil Gaiman foi escrito com pequenas sutilezas para incluir detalhes que seriam compreendidos apenas ao final da leitura. Sua cautela com os detalhes aqui analisados nos mostra que sua inteno foi a de manter o leitor entretido o suficiente para que no se perdesse o contedo e a compreenso fosse imediata ao final, mas que se fizesse refletir. Sendo assim, podemos concluir que o conto tem contedo freudiano para ser explorado, muito alm do aqui descrito, com profundidade suficiente para compararmos com vrias teorias que Freud desenvolveu durante seus anos de estudos para Psicanlise.

Referncias Bibliogrficas Filho, A. M. M. Dicionrio Didtico e Popular da Lngua Portugusa. 2 Ed (Editora Brasiliense). So Paulo: Editora Brasiliense, 1943. Freud, S. A aquisio e o controle do fogo. In: Obras psicolgicas completas: Edio Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996. Freud, S. Alm do Princpio do Prazer. In: Obras psicolgicas completas: Edio Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996. Gaiman, N. Coisas Frgeis. 2 Ed (Conrad Editora). Marcelo Yamashita Salles, editor. So Paulo: Conrad Editora; 2006. Gaiman, N. O Pssaro-do-Sol. In: Marcelo Yamashita Salles, editor. Coisas Frgeis. 2 Ed. (Conrad Editora). So Paulo: Conrad Editora; 2010. p. 133-153. Lindenberg. Neil Gaiman Autores no SKOOB [Internet]. 09 de Agosto de 2011 [acesso em 03 de Junho de 2012]. Disponvel em: http://www.skoob.com.br/autor/33-neil-gaiman

S-ar putea să vă placă și