Sunteți pe pagina 1din 7

Escola Bsica e Secundaria de Carcavelos

Nome: Vladlena Rusu Ano/Turma: 9C N: 27 Dia de Entrega: 6.12.2012

Introduo
O futebol um dos desportos mais populares no mundo. Praticado em centenas de pases, este desporto desperta interesse em funo de sua forma de se disputar a bola. Embora no se tenha muita certeza sobre os primrdios do futebol, historiadores descobriram vestgios dos jogos com bolas em vrias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda no eram denominados como futebol, pois no havia a definio de regras como h hoje, porm demonstram o interesse do homem por este tipo de desporto desde os tempos antigos. O futebol tornou-se to popular graas a sua simples maneira de jogar. Basta uma bola, duas equipas e a baliza, para que, em qualquer lugar, crianas e adultos possam divertir-se a jogar futebol. Na rua, na escola, ou at mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vrios cantos do mundo comeam a praticar futebol.

Histria do Futebol
O futebol na Idade Mdia
H relatos de um desporto muito parecido com o futebol, embora se usava-se muito a violncia. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Mdia por militares que se dividiam em duas equipas: atacantes e defesas. Era permitido dar socos, pontaps, rasteiras e outros golpes violentos. H relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipa era formada por 27 jogadores, onde as equipas tinham funes diferentes no campo.

A histria do futebol portugus


O futebol moderno foi introduzido em Portugal em 1884 por Guilherme Pinto Basto, que havia regressado recentemente de Inglaterra. No entanto, foi preciso esperar quatro anos para que se realizasse o primeiro jogo oficial, nos arredores de Lisboa, na pitoresca vila costeira de Cascais. O primeiro estdio

O arranque do futebol como um fenmeno popular manteve-se discreto, at que em 1893 um grupo de Cascais aproveitou para formar uma equipa constituda por expatriados ingleses. Nesse mesmo ano foi construdo o primeiro campo de futebol no centro de Lisboa, no Campo Pequeno, no local onde hoje se encontra a Praa de Touros. A ascenso do futebol Rapidamente comearam a surgir vrios clubes, o primeiro dos quais o Lisbonense, ao que rapidamente se seguiram o Real Ginsio Clube, o Carcavelos Clube e o Cabo Submarino, de exilados ingleses. Em 1894, o Rei D. Carlos I patrocinou um jogo de equipas representantes do Norte e do Sul, sendo que em 1910 existiam j trs associaes regionais com sede em Lisboa, Porto e Portalegre, que se fundiram numa s, quatro anos mais tarde.

Gestos tcnicos do Futebol


Passe
Caractersticas do passe: - Elemento de ligao entre componentes de uma equipa; - O bom passe cobre mais rpido as distncias, do que os deslocamentos; - um dos principais elementos do jogo; - Existem vrias formas de execuo de um passe. Tipos de passes: 1) Passe Longo: todo aquele em que a bola lanada a uma distncia maior. 2) Passe Curto: usado para permitir as jogadas mais rpidas entre os jogadores. 3) Passe para trs: feito quando no h possibilidades de progresso no terreno ou quando preciso impedir a interveno do adversrio. Pode ser efectuado com a cabea, calcanhar e parte lateral interna do p, sendo esta mais aconselhvel por ser mais precisa. 4) Passe Lateral: Executado com as partes laterais do p, por denunciar menos a inteno de passar. 5) Passe Cruzado ou Diagonal: o tipo de passe destinado a mudar a direco de ataque. Quando curto, deve ser feito com a parte lateral do p, quando longo, com o peito do p.

6) Passe em profundidade: utilizado para lanar um atacante, devendo ser rasteiro e dirigido para o espao, a fim de propiciar a fuga do mesmo. 7) Passe de Centro: so chutes para colocar a bola em frente baliza, efectuados com o peito do p, pelo alto. Normalmente os centros partem dos mdios e dos extremos.

Conduo da bola
A conduo da bola o acto de deslocar-se pelos espaos possveis de jogo, tendo consigo a posse de bola. Sempre que na conduo da bola tens um adversrio ao lado, deves proteg-la, usando o p mais afastado, de forma a cobrires a bola com o teu corpo: - Se o adversrio vem do lado esquerdo, conduz a bola com o p direito e viceversa. - Pe sempre o teu corpo entre a bola e o adversrio.

Chute
O chute o acto de golpear a bola desviando ou dando trajectria a mesma, estando ela parada ou em movimento.

Recepo (domnio e paragem da bola)


A Recepo a aco de interromper a trajectria da bola, tomando posse de seu domnio. Sinnimos: Amortecimento, abafamento e domnio.

O remate
O remate a aco por excelncia do futebol, a que na maioria das vezes, decide o resultado de um jogo. O remate uma exploso de carcter repentino, que necessita de uma grande perfeio na sua execuo. O rematador deve ser rpido em julgar a situao prpria para o remate, quer na deciso, quer na execuo, a qual deve ser to explosiva como instantnea. Tcnica do remate: O remate deve ser executado com potncia e preciso. Ao rematar, o p descreve um movimento parecido ao do pndulo e pela lei do pndulo sabemos que o ponto mximo de velocidade acontece ao passar pela vertical do ponto de

sustentao. A mxima potncia do remate consegue-se quando o p activo passa pela vertical do ponto de sustentao o joelho momento que coincide com o adiantamento do p que remata em relao ao p de apoio. O mais importante para um remate baliza uma boa colocao do p de apoio, o movimento repentino da perna livre e que o p se encontre altura da bola. Tipos de remate - O remate com a parte interior do peito do p: 1 Coloca o p de apoio ao lado da bola. 2 Vira para fora a ponta do p que bate a bola. - O remate de cabea: 1 Fixa os olhos na bola durante toda a sua trajectria. 2 Salta e usa os braos para te equilibrares. 3 Bate a bola com a testa, evitando fechar os olhos. - O drible e a finta: 1 Mantm a bola prxima do p, enquanto te aproximas do defensor. 2 Inclina o corpo, simulando que te queres dirigir para um lado. 3 Se o defensor se inclina para esse lado, bate rapidamente a bola no sentido contrrio, afastando-te dele mudana de direco.

Regras do Futebol
Campo de Futebol
Pavimentao do campo Os encontros de futebol normalmente so realizados em campos constitudos por relva natural, no entanto, existem tambm recintos de relva sinttica. Em Portugal, por regulamentao da Liga de Clubes, as equipas da primeira e segunda diviso jogam em campos de relva. As formaes da terceira diviso esto abrangidas pela regulamentao da Federao Portuguesa de Futebol, que determina que as mesmas no tm a obrigatoriedade de terem um recinto relvado no ano em que sobem de diviso. Tal obrigao, s existe a partir do momento em que, as referidas formaes estiverem quatro pocas consecutivas ou cinco temporadas alternadas no terceiro escalo.

Esta lei foi implementada na poca de 1993/1994. No entanto, existem equipas que por uma questo financeira preferem ter um campo com relva sinttica, que tem uma manuteno de custos mais barata. Dimenses Um campo de futebol rectangular e deve ter um comprimento mnimo de 90 m e o mximo de 120 m. A largura dever ser de 45 m no mnimo e de 90 m no mximo. As Balizas As balizas de um campo de futebol esto situadas no meio da linha mais recuada do campo, a uma distncia equidistante das bandeirolas e devem ter 7,32m de largura entre os postes e 2,44m de altura. Podem ser colocadas redes fixadas nas balizas e no solo atrs das mesmas, desde que estejam presas de forma conveniente e no atrapalhem o guardaredes.

Jogadores
Nmero de jogadores A partida ser jogada por duas equipes formadas por um mximo de 11 jogadores cada uma, dos quais um jogar como goleiro. A partida no se iniciar se uma as equipes tiver menos e sete jogadores.

Durao do Jogo
Uma partida de futebol deve durar 90 minutos, divididos em duas partes (tempos) de 45 minutos cada. Entre as duas partes existe uma pausa de 15 minutos. O rbitro o contador oficial do tempo decorrido e pode descontar no fim da partida os minutos perdidos em razo de substituies de jogadores, leses que tenham requerido atendimento mdico e outras paragens. O tempo descontado

(e no "acrescido" como normalmente dito) deve corresponder o mais precisamente ao tempo perdido durante as paragens. Em jogos em que est presente o quarto rbitro, que fica margem do campo de jogo, este que sugere ao rbitro principal o tempo que deve ser descontado ao fim de cada tempo da partida. Em determinados jogos, necessrio que uma das equipas seja declarada vencedora, no podendo haver empate. Neste caso, no havendo vencedor ao fim dos noventa minutos regulares, o rbitro determina a continuidade da disputa num prolongamento, constitudo por trinta minutos divididos em dois tempos de quinze minutos. Em algumas competies, a primeira equipa a marcar um golo no prolongamento declarado vencedor, ao que se d o nome de morte sbita ou "golo de ouro" (golden goal). Se no fim do tempo do prolongamento nenhum das duas equipas estiver frente do marcador, o rbitro determina por fim a disputa por penaltis.

S-ar putea să vă placă și