Sunteți pe pagina 1din 3

O que ?

uma religio mundial, independente, com suas prprias leis e escrituras sagradas, surgida na antiga Prsia, atual Ir em 1844. A F Bah foi fundada por Bahullh, ttulo de Mirz Husayn Ali (1817-1892) e no possui dogmas, rituais, clero ou sacerdcio.

Onde est?

A Comunidade Bah com aproximadamente 6 milhes de adeptos, a segunda religio mais difundida no mundo, superada apenas pelo Cristianismo, conforme afirma a Enciclopdia Britnica. Os bahs residem em 178 pases do mundo, em praticamente todos os territrios e ilhas do globo.

... e no Brasil?
A primeira pioneira bah'
A Comunidade Bah est estabelecida no Brasil desde fevereiro de 1921, com a vinda da Sra. Leonora Holsapple Armstrong. A Sra. Armstrong faleceu na Bahia, em 1980 e desde aquele ano, Assemblias Legislativas Estaduais e Cmaras Municipais de Vereadores de diversas capitais e cidades brasileiras a tm homenageado concedendo seu nome a praas e logradouros pblicos, dentre estas, citamos Manaus, Vitria, Natal, Rolndia, Londrina, Juiz de Fora. Hoje os bahs formam um contingente de aproximadamente 47.000 pessoas, das mais diversas classes sociais, culturais e econmicas, residentes em aproximadamente 1.215 cidades e municpios brasileiros, em todas as regies. O Congresso Nacional do Brasil homenageou Bahullh, o Fundador da F Bah, em concorrida Sesso Solene realizada no dia 28 de maio de 1992, ano do centenrio de Seu falecimento, ocasio em que representantes dos diversos partidos polticos discursaram sobre a vida e os ensinamentos de Bahullh, e publicou, em seguida, um livro contendo todos os pronunciamentos dessa magna Sesso Solene.

Homenagem ao fundador da F Bah'

Bah's presenteiam o Rio com seu belo monumento durante a Eco 92


Ainda em 1992, durante a realizao da Conferncia Mundial para Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco 92, a Comunidade Bah dirigiu a palavra a todos os Chefes de Estado e Governo na Conferncia Oficial e ofereceu cidade do Rio de Janeiro e a todos os que promoveram a Conferncia Mundial, o belo monumento em forma de ampulheta, dedicado Paz Mundial, estabelecido no Aterro do Flamengo, e concebido pelo renomado artista Siron Franco, ele tambm um membro da Comunidade Bah. Na cintura do monumento, foi colocada pores de terra de 85 pases, exemplificando a conhecida frase de Bahullh de que "a terra um s pas e os seres humanos seus cidados". A Comunidade Bah reconhecida no Brasil por estabelecer projetos de desenvolvimento econmico e social em diversas regies do pas. Por exemplo, em Braslia (DF), criou a ESCOLA DAS NAES, que propicia uma educao voltada para conceitos de unidade da humanidade e de cidadania mundial; em Manaus (AM), possui a ESCOLA VOCACIONAL MASSROUR; em Iranduba (AM) estabeleceu o INSTITUTO POLITCNICO RURAL; na Ilha do Maraj, em Salvaterra (PA), ofereceu quela coletividade o CENTRO EDUCACIONAL DE SALVATERRA; no interior do Estado de So Paulo dirige a

Diversos projetos sociais e econmicos so dirigidos por bah's

ASSOCIAO MONTE CARMELO, destinada a educar crianas carentes e tem o seu CENTRO EDUCACIONAL BAHA SOLTANIH. Na Bahia, possui diversos projetos de desenvolvimento para as populaes carentes na periferia de Salvador, dentre outros mais.

A Comunidade Bah atua com as Naes Unidas?

A Comunidade Bah a primeira organizao no-governamental formalmente acreditada junto s Naes Unidas, h cerca de 50 anos, apoiando todas as aes das Naes Unidas para o estabelecimento da paz mundial, tolerncia e o entendimento entre os povos do mundo. Em 1986, designado pelas Naes Unidas como sendo o Ano Internacional da Paz, a Comunidade Bah do Brasil recebeu a mxima distino daquele importante Ano Internacional como "Mensageira da Paz", em documento oficialmente expedido pelo Secretrio-Geral das Naes Unidas, Dr. Javier Perez de Cullar.

O que ensina a F Bah'?


A Unidade da Humanidade: "... hoje todos os horizontes do mundo esto iluminados com a luz da unidade... fomos criados para levar avante uma civilizao em constante evoluo..." A livre e independente busca da verdade: "A luz boa, no importa em que lmpada brilhe... uma flor bela, no importa em que jardim floresa..." A eliminao de todas as formas de preconceitos e discriminao: "...somos as folhas e os ramos de uma mesma rvore... as gotas de um nico mar..." A igualdade de direitos e oportunidades para o homem e a mulher: "A humanidade assemelha-se a um pssaro, uma asa o homem e a outra, a mulher. O pssaro no pode alar vo sem o equilbrio dessas duas asas..." A harmonia essencial entre a religio, a razo e a cincia: "A verdade uma s e indivisvel... o progresso da humanidade depende desses fatores..." Educao compulsria universal: "O homem uma mina rica em jias de inestimvel valor, a educao, to somente, poder faz-la revelar seus tesouros..." A revelao divina progressiva: "Deus um, a religio uma, a humanidade uma... o objetivo da criao humana conhecer e adorar a Deus... Todas as religies provm de um mesmo Deus..." (Todas as frases entre aspas, citadas nestas homepage, so Sagradas Escrituras Bah's)

Como adquirir livros bahs?


Atravs de livrarias ou por solicitao EDITORA BAH' DO BRASIL Caixa Postal 198, Mogi Mirim (SP) Fone/Fax (019)862-2507. http://www.bahai.org.br/editora/

Deseja conhecer mais sobre a F Bah?


Comunidade Bah' do Brasil (portugus) The Bah' World (ingls) E-mail: info@bahai.org.br

Nosso endereo
Comunidade Bah do Brasil Caixa Postal: 7035 CEP 71619-970, Braslia, DF Fax: (61) 364-3470 Tel: (61) 364-3594
Caso deseje saber se sua cidade tem uma comunidade bah', envie-nos uma mensagem.

S-ar putea să vă placă și