Sunteți pe pagina 1din 66

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

AULA 02 2 parte
Controle geomtrico de sees
Pessoal, vamos agora a nossa segunda parte da aula: Controle geomtrico de sees. 2 - CONTROLE GEOMTRICO DE SEES 2.1 Servios topogrficos 2.1.1. Locao a primeira etapa destes servios topogrficos, a executar. Locar quer dizer fazer marcas no terreno que orientem a operao. Em estradas, a principal locao se refere ao eixo, pois ele o mais importante e, uma vez marcado, permite fazer o resto das marcaes. A marcao do eixo feita colocando-se piquetes e estacas distanciadas entre si. Geralmente, se colocam as estacas distanciadas de 20 em 20 m e, por isso, a distncia entre duas estacas se chama tambm uma estaca*. Nos trechos em curva, para melhor visualizar-se a estrada, colocam-se os piquetes e estacas, em geral, a cada 10 m (meia estaca). *Quando dizemos, que determinado ponto dista do outro uma estaca, estamos dizendo que eles esto 20 metros distantes entre si. Estaca de 20 em 20 metros

Pessoal, as estacas so numeradas sequencialmente, tipo: 0, 1, 2, 3, etc. De modo que a estaca 0 o incio do trecho. Estas marcaes servem para referenciar distncias e identificar localizaes de elementos, nesta fase de obra. Portanto, no projeto de engenharia e na obra a referncia ser em estacas (20 em 20 metros). Para exemplificar:

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Se dissermos que iremos percorrer 75 estacas, estamos dizendo que percorreremos 1.500 metros (75 x 20,00 m = 1.500,00 m). Vimos que a marcao das estacas segue uma sequncia numrica, porm um elemento pode estar localizado entre duas estacas. Imagine um bueiro que estaca entre a estaca 10 e a estaca 11. Como fica a representao da localizao desse bueiro? Bem, deve-se medir a distncia que ele se encontra da estaca que vem primeiro (no caso, a estaca 10). Sua posio ser representada pela estaca 10 mais esta distncia (que necessariamente ser menor que 20 m). Por exemplo, se essa distncia for de 12,00 m, sua representao ser: Estaca 10 + 12,00 m ou simplesmente 10 + 12,00 m Do mesmo modo, se estivermos na estaca 1.320 e quisermos saber qual a distncia rodoviria de uma ponte localizada na estaca 1.676 + 18,00 m. Teremos que fazer a seguinte conta: Incio = Estaca 1.320 Final = Estaca 1.676 + 18,00 m Vamos ver qual a distncia em estacas: 1.676 1320 = 356 estacas 356 x 20,00 = 7.120,00 m Temos que somar a parte que no estaca inteira (18,00 m) Portanto: 7.120,00 + 18,00 m = 7.138,00 m (est a distncia que a ponte se localiza daquele ponto em que a gente se encontrava).

Continuando, a marcao do eixo normalmente feita por um topgrafo utilizando o teodolito, alm de trenas e balizas.

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Execuo da locao, por meio de topografia e aparelho teodolito Os trechos retos so chamados trechos em tangente e so mais fceis de marcar. Depois de marcado o eixo, procede-se marcao dos off-sets. 2.1.2. Marcao dos Off-sets A partir da locao do eixo so marcadas as laterais da estrada, atravs de piquetes e estacas chamadas de off-sets. Pessoal, falamos dos off-sets na aula inicial. Lembram? Off set a estaca cravada a 2,00 m da crista de corte ou do p de aterro, devidamente cotada, que serve de apoio execuo da terraplenagem e controle topogrfico, sempre no mesmo alinhamento das sees transversais. Ou seja, o off set a delimitao da seo de terraplenagem. Esses off-sets orientam os operadores das mquinas e atravs deles que podemos saber se necessrio cortar ou aterrar aquela parte da estrada. Para que se tenha uma perfeita marcao de off-sets indispensvel que a locao pelo eixo esteja convenientemente nivelada, que sejam reproduzidas as sees transversais da estrada e que se determine onde necessrio cortar e aterrar. Os desenhos de projeto, devem apresentar a plataforma da estrada (inclusive as superlarguras e superelevaes das curvas) e os taludes e cristas de corte e de aterro.

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Seo transversal de aterro Nas Notas de Servio de terraplenagem, esto indicadas as distncias do eixo aos ps dos aterros ou das cristas dos cortes, para a direita e para a esquerda do eixo. Tais distncias so indicadas, com suas respectivas cotas, alm das cotas do terreno, cotas do projeto e diferena dessas, tambm chamada de cota vermelha.

Seo transversal de corte Vamos ver algumas definies: Cota - distncia vertical de um ponto do terreno a uma superfcie de nvel fictcia ou plano horizontal de referncia. Cota do terreno altura em que o terreno natural se encontra, antes dos servios de terreplanagem, em determinada seo.

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Cota de projeto (terraplenagem) altura final que o trecho da rodovia vai ficar depois de executados os servios de terraplenagem. Tambm chamada de cota do greide. Cota vermelha -diferena entre a cota do greide no projeto e a do terreno natural, considerada no mesmo ponto.

*o greide o perfil da cota de projeto Quando o Greide estiver acima do ponto correspondente do terreno, a cota vermelha positiva ( + ), indicando ATERRO. (D-D) Quando o Greide estiver abaixo do ponto correspondente do terreno, a cota vermelha negativa ( - ), indicando CORTE. (FF) Vamos continuar a falar da marcao dos off-sets. Posteriormente, aps a locao do eixo, o topgrafo se encarregar de marcar essas distncias no campo, a partir do eixo, para a esquerda e para a direita, cravando um piquete e uma testemunha nas cristas dos cortes e ps dos aterros. Em seguida, um topgrafo deve nivelar todos estes offsets, separando os da esquerda e da direita, podendo-se fechar esse nivelamento com as cotas indicadas na Nota de Servio. Para a locao adequada dos off-sets precisamos conhecer os seguintes elementos do projeto, a saber: Nota de servio, ou seja, a indicao, de estaca em estaca, das alturas de corte (ou de aterro), ou seja, a cota vermelha;

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Largura da plataforma; ngulo de talude de corte (ou aterro) adotado.

2.1.3. Relocao do eixo e dos Off-sets Depois de feita a limpeza do terreno e o desmatamento, por melhores que sejam os cuidados na execuo desses servios sempre acontecem danos s marcaes havendo, pois, a necessidade de verificar a marcao do eixo e dos off-sets. Esta nova marcao se chama de relocao. A relocao dos off-sets s pode ser feita depois de relocado o eixo, pois os off-sets so sempre dados pela distncia ao eixo. A marca de off-set d a que distncia do eixo fica a crista do corte ou a saia do aterro. O lugar em que esta marca enterrada no terreno onde deve passar a crista do corte ou a saia do aterro. Quando o offset est marcando um corte, escreve-se nele a letra c e quanto deve ser cortado; quando marca um aterro marca-se nele a letra a e a altura que o aterro deve atingir, quando pronto. Pode-se, tambm, usando uma vara, fazer uma marca de tinta ou usar-se uma cruzeta na altura que o aterro deve atingir. Da mesma maneira, deve ser procedido novo levantamento de sees transversais, as quais devem, ento, ser assumidas como as sees primitivas, para todos os procedimentos pertinentes da execuo, controle e medio dos servios.

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Alm das marcas de off-sets, costuma-se tambm marcar nas estacas de eixo a altura de corte ou de aterro. Assim, o topgrafo escreve na estaca, por exemplo: C 3,00 (corta 3 m) ou A 0,95 (aterra 95 centmetros). Ainda em relao s marcaes de eixo e off-sets, preciso que se tome o maior cuidado com as mesmas durante a execuo do servio, pois, se elas no forem bem conservadas, tem-se que refaz-las frequentemente, com perdas de tempo, ou risco de cometer erros. recomendvel amarrar-se essas marcaes, de modo a poder-se rpida e facilmente refaz-las. Maiores cuidados devem ser tomados com a conservao das referncias de nvel (RN), pois, se elas forem abaladas ou removidas durante o trabalho perde-se muito tempo at coloc-las novamente em ordem. O RN um marco, geralmente em concreto, com uma cota conhecida e que usada como referncia para caracterizao e definio das diversas cotas de terraplenagem, na fase de implantao da obra.

2.1.4 - Controle topogrfico da execuo dos cortes Aps realizados os servios de desmatamento e limpeza, a equipe de topografia deve conferir a marcao dos off-sets. Estes pontos so de importncia capital para a boa execuo dos trabalhos, pois, caso haja erros de locao, ocorrer o alargamento ou a diminuio da boca do corte. Da provm a formao de superfcies cncavas ou convexas no talude, em lugar da superfcie plana e inclinada, com graves prejuzos, quer no aspecto esttico, quer no que diz respeito modificao dos volumes e dimenses previstas no projeto. Na realidade, as estacas dos "off-set" no so colocadas na posio exata, mas ficam afastadas uma certa distncia segura, geralmente 2,00 m para cada lado, para maior segurana, pois as mquinas comeam a escavao exatamente nesses pontos e os piquetes podem desaparecer na primeira passada dos equipamentos. Nos pontos de off-set so colocados piquetes com a indicao da altura de corte nesses pontos e atravs dessas marcaes que se
7

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

far o controle da altura de escavao, pois a estaca do eixo, com a indicao da cota vermelha, desaparece logo no incio dos trabalhos e no poder ser restaurada, a no ser quando se atinja a profundidade de corte desejada.

Seo de um corte Pessoal, reparem que a linha do greide situa-se abaixo da linha do terreno, portanto ser necessrio nesta seo, escavao (corte) at atingir a cota de projeto (greide). Posteriormente, aps a escavao at a cota de projeto, realizado o acerto final da plataforma, em geral feito com a lmina da motoniveladora, pois se trata de servio de raspagem, ou seja, corte de pequena altura e de preciso na medida.

Acabamento da camada de corte com motoniveladora

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Feito esse trabalho de acabamento, teremos a plataforma perfeitamente conformada ao greide do projeto. As Especificaes de Servios de Terraplenagem do DNIT fixam:

Controle geomtrico dos CORTES a) Variao da altura mxima para eixos e bordas

Cortes em solo = 0,05 m

Cortes em rocha = 0,10 m

b) Variao mx. da largura => + 0,20 m p/ cada semiplataforma*

* No admitida variao negativa Semi-plataforma a metade de uma plataforma. Ou seja, permitido um excesso de largura de 20 cm para cada lado do corte.

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

necessrio, tambm, acompanhar-se a execuo do corte, a fim de que seja obedecido o ngulo de talude estabelecido no projeto, de maneira que sejam respeitadas a dimenses fixadas na seo transversal, especialmente a largura da plataforma. Quando no existe tal controle, so muito comuns os operadores das mquinas no executarem o corte do talude conforme o ngulo de projeto, de modo que a largura da plataforma poder se estreitar ou superar a dimenso correta, com a alterao involuntria do referido ngulo. As Especificaes de Servios de Terraplenagem do DNIT, permitem a variao mxima de largura de +0,20 m para cada semiplataforma (no para a plataforma, para a semi-plataforma, viu?!!) no se admitindo variao para menos. Ou seja, no se admite estreitar (diminuir o tamanho) da plataforma.

10

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

2.1.5 - Controle topogrfico da execuo dos aterros Analogamente ao que foi dito para os cortes, a providncia executiva inicia a marcao dos pontos de "off -set" dos aterros. As estacas de off-set tambm so colocadas para maior segurana a uma distncia do p do aterro, geralmente 2,00 metros do local exato. Nos ps do aterro so fixadas cruzetas de marcao, indicando a altura plataforma em relao aos pontos de "off-set".

Essas cruzetas servem para o controle da altura do aterro, pois isto no possvel atravs das estacas do eixo locado, logo recobertas de terra. Na hiptese de aterros de grande altura, as cruzetas devem ser escalonadas que se atinja a cota do greide definitivo da plataforma.

Controle de progresso As Especificaes de Servio do DNIT de Terraplenagem fixam :


11

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Controle geomtrico dos ATERROS a) Variao mx. de altura mxima => 0,04 m p/ eixos e bordas

b) Variao mx. da largura => + 0,30 m p/ plataforma* * No permitida variao negativa O controle feito pela relocao do eixo e atravs do seu nivelamento. Aqui, tambm, as operaes de acabamento sero feitas com a lmina da motoniveladora.

2.1.6 - Execuo e controle dos taludes 2.1.6.1. Taludes de cortes Cuidados especiais devem ser tomados durante a marcao dos offsets, para evitar o empeno dos taludes, cuja retificao sempre onerosa, seja mecnica ou manualmente executada.

12

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Acerto de talude

medida que o corte rebaixado, a inclinao deve ser acompanhada com o uso de gabarito apropriado* em forma de tringulo (ver figuras a seguir), sendo o seu acabamento realizado com o uso de motoniveladoras.

Gabarito de madeira *chamado de esquadro A frequncia das verificaes funo da rapidez da execuo dos cortes. Entretanto, a altura de verificao no deve ultrapassar 2 m, para facilitar a sua correo, se necessria, pela prpria motoniveladora ou outro equipamento.

13

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

O lado maior do esquadro (hipotenusa) colocado sobre a superfcie do talude. No lado horizontal, utiliza-se um nvel de pedreiro. Com o esquadro em nvel, a relao entre os comprimentos dos lados indica a inclinao do talude.

O afastamento na extremidade inferior indica que o talude est com inclinao maior que a prevista; no caso contrrio, necessrio aumentar a inclinao. Verificada a correo a ser feita, deve-se proceder a uma marcao no trecho defeituoso, com a colocao de estacas, ou com escavao manual de mestras, indicando a nova posio.

14

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Marcao de taludes de cortes com esquadros A verificao feita normalmente a cada 20 m de distncia (uma estaca), nos trechos em tangente, e a cada 10 m, nos trechos em curva; estes intervalos podem ser reduzidos, dependendo da preciso do acabamento que se queira dar aos taludes. O processo de acabamento/regularizao pertinente pode ser efetivado de forma manual ou com a utilizao de equipamento, observado o seguinte: - Regularizao manual utilizada quando a espessura a ser cortada pequena e a altura do corte superior a 3 m. Para facilitar a execuo, devem ser abertas mestras, a intervalos reduzidos, com a ajuda do esquadro.

Regularizao manual de talude - Regularizao com mquinas S se justifica quando o volume a cortar grande ou a altura do corte permite o uso da lmina do trator ou da motoniveladora. Neste caso, faz-se necessria a complementao manual dos servios.

15

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Regularizao do talude com motoniveladora 2.1.6.2 - Taludes de aterro So as faces laterais, provenientes da construo dos aterros. Sua estabilidade muito importante para garantir a segurana da estrada.

O talude de aterro rampa deste, ou seja, sua face lateral. Sendo o aterro resultado da colocao de solo em camadas sucessivas, possvel, pela seleo de materiais e compactao cuidadosa, tanto das bordas como do corpo principal, obter-se macios estveis. Pelo prprio processo de construo, as bordas so os locais onde o solo solto vai sendo depositado, resultando da uma camada sem resistncia, facilmente carreada pela gua das chuvas. Para contornar este problema, podem ser tomadas as seguintes providncias:
16

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

- Compactao manual ou mecnica ( muito onerosa e pouco eficiente, se no for executada convenientemente); - Regularizao do talude com remoo do solo solto ( a soluo mais recomendvel). - Igualmente aos cortes, o seu desempeno fica bastante comprometido, se no for feita umacorreta marcao e verificao dos off-sets. A sua inclinao deve ser controlada, tanto com o uso de esquadros, como pelas referncias laterais que devem ser colocadas ao longo dos aterros. O esquadro utilizado de maneira anloga indicada para o corte, devendo-se tomar cuidado na posio, conforme ilustra a figura a seguir.

Marcao de taludes de aterros com esquadros Alm dos off-sets, devem ser colocadas referncias laterais, com marcas que permitam o controle da espessura das camadas, assim como a inclinao dos taludes. A posio vertical, para efeito de controle de talude, deve ser verificada com prumo de pedreiro e a rgua para a medida horizontal deve ser utilizada com nvel de pedreiro. A medio direta da altura at o nvel da plataforma permite calcular a posio correta do talude. A figura a seguir ilustra o procedimento.

17

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Marcao de taludes de aterros - Rgua 2.1.7. Escalonamento dos taludes Aps os estudos pertinentes verificao da estabilidade dos cortes e dos aterros, devem ser definidas as suas inclinaes. A depender da altura mxima, projetam-se patamares em intervalos de altura constantes, dando ao corte um aspecto escalonado. Os argumentos tcnicos que justificam este procedimento so os seguintes: - Nos cortes e aterros chamados altos, com altura superior a 10 m, a superfcie do talude exposta bastante grande, o que ocasiona, durante as chuvas, eroses devido s altas velocidades de escoamento da gua, a ponto de erodir fortemente a mesma. O escalonamento reduz esta superfcie, devendo a gua ser canalizada atravs de valetas construdas nos patamares. - O emprego dos cortes e aterros escalonados permite melhorar a estabilidade do talude.

18

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Seo transversal de um corte escalonado Nos escalonamentos, para maior eficincia no funcionamento da drenagem, os patamares devem ter sua declividade transversal orientada no sentido do p, onde deve ser construda uma valeta, de preferncia, revestida. A declividade longitudinal acompanha, paralelamente, o greide da estrada (vide figura a seguir).

Vista longitudinal de um corte escalonado

19

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Corte escalonado em perspectiva 6.6. ACABAMENTO FINAL O acabamento final dos cortes e dos aterros demanda um controle contnuo e sistemtico, devendo ser atendido o exposto nos itens anteriores. No caso dos aterros, cumpre observar que a intitulada camada final compreende espessura de 60 cm (espalhamento, preparo e compactao em trs camadas de 20 cm). Os servios pertinentes devem ser objetos de devido controle e atendimento a requisitos de cunho geomtrico e geotcnico, definidos nas Especificaes de Servios do DNIT. Para tanto, devem ser adotados os seguintes procedimentos: - Utilizao de solos melhor selecionados nos ltimos 60 cm do aterro (3 camadas); - Compactao mais rigorosa nestas camadas; - Acabamento e controle geomtrico mais apurado (plataforma e taludes). No tocante aos cortes, as providncias envolvem o controle geomtrico adequado e, com frequncia, o rebaixamento e/ou a substituio de solo da ltima camada (60 cm), conforme definido no Projeto de Engenharia e/ou nas Especificaes de Servios, bem como o atendimento drenagem e execuo das obras
20

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

complementares, em especial, s referentes proteo vegetal dos taludes. Pessoal, pesquisamos em vrias provas e quase no encontramos questes sobre esse assunto. Mas para ajudar a fixar os conhecimentos e testar a assimilao do contedo, elaboramos algumas questes acerca deste tema. Vamos l: 22 - (Tcnico em Estradas e Solos COPERV UFPB 2009) Os pontos de off -set consistem nas distncias entre duas sees transversais consecutivas. Vimos que o off-set a delimitao da seo de terraplenagem. Gabarito: Errada 23 - (indita) O projeto geomtrico de uma estrada indica, em determinado ponto do traado, um ponto do terreno com cota de 15,60 m. A linha do greide neste ponto prev uma cota com valor de 18,30 m. Portanto nesta seo, teremos: a) Zona de corte b) Zona de aterro c) Seo de greide colado d) Elevao do greide Pessoal, vimos que: Quando o Greide estiver acima do ponto correspondente do terreno, a cota vermelha positiva ( + ), indicando ATERRO. (D-D) Quando o Greide estiver abaixo do ponto correspondente do terreno, a cota vermelha negativa ( - ), indicando CORTE. (F F)

21

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Cota do terreno: 15,60 m Cota do greide: 18,30 m Neste caso, a cota do greide est acima do ponto da cota do terreno, indicando que teremos uma zona de aterro. A cota vermelha ser: 18,30 m -15,60 m = 2,70 m A representao genrica desta seo pode ser visualizada da seguinte maneira:

Observao: greide colado quando a cota do terreno coincide com a cota do greide. Neste caso, no teremos movimento de terra. Gabarito: letra B 24 (indita) A definio correta de cota vermelha : a) distncia vertical de um ponto do terreno a uma superfcie de nvel fictcia ou plano horizontal de referncia. b) altura final que o trecho da rodovia vai ficar depois de executados os servios de terraplenagem. c) diferena entre a cota do greide no projeto e a do greide no campo. d) diferena entre a cota do greide no projeto e a do terreno natural, considerada no mesmo ponto.
22

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Vamos analisar cada uma das alternativas: a) distncia vertical de um ponto do terreno a uma superfcie de nvel fictcia ou plano horizontal de referncia. Conforme vimos na aula, esta a definio de cota. b) altura final que o trecho da rodovia vai ficar depois de executados os servios de terraplenagem. Esta a definio de greide de terraplenagem (ou simplesmente greide). Que a cota de projeto. c) diferena entre a cota do greide no projeto e a do greide no campo. No existe esta definio. A cota do greide no campo tem que ser igual a cota do greide no projeto. Caso contrrio, haver erro de execuo. d) diferena entre a cota do greide no projeto e a do terreno natural, considerada no mesmo ponto. Esta a definio de cota vermelha! Gabarito: letra D 25 (Tcnico em Estradas e Solos COPERV UFPB 2009) Regies topograficamente desfavorveis geralmente acarretam pequenos movimentos de terra, diminuindo substancialmente o custo da rodovia. Pessoal, regies topograficamente desfavorveis geralmente vo acarretar grande movimentos de terra. Consequentemente, os custos da rodovia iro aumentar. Gabarito: Errada 26 (indita) A marca de off-set d a que distncia da borda fica a crista do corte ou a saia do aterro. Essa marcao representada por uma estaca cravada a 2,00 m da crista de corte ou do p de aterro, devidamente cotada, que serve de apoio execuo da terraplenagem e controle topogrfico.
23

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Quase tudo certo. Mas quase certo, neste caso, o mesmo que errado! O off-set d a que distncia do EIXO fica a crista do corte ou a saia do aterro. E no da borda como afirma o enunciado da questo. Os off-sets so sempre dados pela distncia ao EIXO. Reparem a figura a seguir:

Nela temos as distncias de off-sets: distncia esquerda e distncia direita. Esse era o erro da questo. O restante est correto. Gabarito: Errada 27 (indita) Segundo as Especificaes de Servio do DNIT, nos cortes permitida uma variao de altura mxima para eixos e bordos, no caso de corte em solos e corte em rochas estas variaes so respectivamente: a) 1 cm e 2 cm b) 1 cm e 5 cm c) 4 cm e 10 cm d) 5 cm e 10 cm e) No permitida variao de altura para cortes Conforme estudamos, para os cortes temos: Variao da altura mxima para eixos e bordas

24

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Cortes em solo = 0,05 m

Cortes em rocha = 0,10 m Gabarito: letra D

QUESTES COMENTADAS NA AULA 02 28 - (CHESF/2002 - Tcnico Industrial de Nvel Mdio CESPE) Os mtodos speedy e da estufa so utilizados para a determinao da umidade em solos compactados. Vimos na aula que os mtodos Speedy (em campo) e da estufa (em laboratrio) so de fato utilizados para a determinao da umidade em solos compactados. Item correto. Gabarito: Certa 29 - (SEMAF/RN/2004 - CESPE) A determinao do teor de umidade pode ser feita diretamente no campo. A determinao do teor de umidade pode ser feita diretamente no campo (mtodos Speedy e lcool) ou em laboratrio (estufa). Item correto. Gabarito: Certa 30- (CGU 2008 ESAF) As propriedades plsticas do solo dependem do teor de umidade, da forma e da composio qumica e mineralgica de suas partculas. Os limites de consistncia permitem avaliar os diferentes estados do solo na presena de gua. A partir dos limites de liquidez (LL), plasticidade (LP) e contrao (LC) obtidos, correto afirmar que: a) LL < LP < LC. b) O ndice de plasticidade (IP) dado pela diferena entre o LP e o LL. Quanto menor o IP, mais plstico ser o solo.

25

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

c) O limite de plasticidade corresponde ao teor de umidade no qual, ao se aplicar 25 golpes no equipamento, unem-se 1cm de comprimento das bordas inferiores de uma canaleta feita em uma amostra de solo colocada em uma concha-padro. d) Quando o limite de plasticidade for igual ou superior ao limite de liquidez, o ndice de plasticidade designado pelas letras NP. e) Um solo com IP elevado apresenta elevada contrao com a retirada da gua, sendo inconveniente utiliz-lo como material de suporte. Ento pessoal, uma questo de concurso realizado pela ESAF. Vamos analisar item por item: a) LL < LP < LC. Pessoal, a relao correta :

Ou seja, conforme a umidade vai diminuindo consistncia vo ficando menores. Portanto: LL > LP > LC Item errado.

os

limites

de

b) O ndice de plasticidade (IP) dado pela diferena entre o LP e o LL. Quanto menor o IP, mais plstico ser o solo. O ndice de plasticidade (IP) dado pela diferena entre o LL e o LP, e no o contrrio. Alm disso, quanto maior o IP, mais plstico ser o solo. Item errado.

26

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

c) O limite de plasticidade corresponde ao teor de umidade no qual, ao se aplicar 25 golpes no equipamento, unem-se 1cm de comprimento das bordas inferiores de uma canaleta feita em uma amostra de solo colocada em uma concha-padro. O ensaio descrito no item o ensaio com o aparelho de Casagrande, ele serve para determinar o Limite de Liquidez. O ensaio para determinao do Limite de Plasticidade o do cilindro. Ensaio Casagrande => LL Ensaio Cilindro => LP Item errado. d) Quando o limite de plasticidade for igual ou superior ao limite de liquidez, o ndice de plasticidade designado pelas letras NP. Errado. NP significa No Plstico. o caso das areias, pois estas no apresentam plasticidade. Item errado. e) Um solo com IP elevado apresenta elevada contrao com a retirada da gua, sendo inconveniente utiliz-lo como material de suporte. Correto. Os solos que apresentam o IP alto tm como caracterstica uma grande variao volumtrica na presena de gua, o que compromete a utilizao destes materiais como suporte. Item correto. Gabarito: letra E 31 - (TRT 17. Regio/ES/2009 - CESPE) O ndice de plasticidade de um solo determinado em funo de sua umidade e do ndice de vazios. O ndice de plasticidade de um solo determinado em funo dos Limites de Liquidez e de Plasticidade: IP= LL - LP
27

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Desse modo, o item est errado. Gabarito: Errada 32 - (PETROBRAS/2004 - CESPE) O limite de liquidez de um solo obtido por meio de um ensaio de laboratrio, em que se mede a umidade para a qual um cilindro de solo se trinca quando rolado seguidamente sobre uma base de vidro pela ao da mo do laboratorista. Caros alunos, vimos na aula que o limite de PLASTICIDADE de um solo, e no o de liquidez, obtido por meio de um ensaio de laboratrio, em que se mede a umidade para a qual um cilindro de solo se trinca quando rolado seguidamente sobre uma base de vidro pela ao da mo do laboratorista. Item errado. Gabarito: Errada 33 - (SGA/AAJ/2004 - CESPE) O ensaio do limite de plasticidade permite determinar a trabalhabilidade das emulses para impermeabilizao. O ensaio de LP no realizado em emulses para impermeabilizaes, muito menos para se determinar a trabalhabilidade. Vimos que um ensaio realizado em solos, para determinar o menor teor de umidade do solo com o qual se consegue moldar um cilindro, rolando-se o solo com a palma da mo. Item errado. Gabarito: Errada 34 - (DESO/SE/2004 - CESPE) O limite de contrao de um solo pode ser obtido por meio de um ensaio padronizado pela ABNT, em que a amostra cilndrica de solo submetida compresso at que se inicie a quebra dos gros constituintes do solo. Pessoal, o procedimento para determinao do LC no esse descrito na assertiva. No ensaio do LC, o solo colocado em uma cpsula cilndrica, metlica ou de porcelana, chamada de cpsula de contrao. Entretanto, essa cpsula no submetida compresso. Inicialmente, dever ser preparada uma pasta, com teor de umidade prximo do limite de liquidez e que ser colocada em recipiente
28

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

prprio, sendo extrado o ar contido na amostra. A seguir, esta deixada para secar, no inicio ao ar e depois em estufa. Item errado. Gabarito: Errada 35 - (UNIPAMPA/2009 - CESPE) No ensaio proctor modificado, para se obterem densidades mais altas, aplicam-se soquetes de 8 kg caindo de 60 cm de altura, compactando o solo em 3 camadas, com 40 golpes de soquete, cada. Vamos dar uma olhadinha na nossa tabela dos tipos de ensaio de compactao:

Portanto, no ensaio proctor modificado, para se obterem densidades mais altas, aplicam-se soquetes de 4,5 kg (e no 8) caindo de 45,7 cm (e no 60) de altura, compactando o solo em 3 camadas, com 55 (e no 40) golpes de soquete, cada. Item errado. Gabarito: Errada 36 - (TCE/PE/2004 - CESPE) A energia de compactao empregada no ensaio Proctor normal maior que a energia empregada no ensaio Proctor modificado. Relembrando:

Portanto, errada. O ensaio Proctor normal o que emprega MENOR energia de compactao. Gabarito: Errada

29

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

A compactao de um solo depende de diversos fatores, como o tipo de solo, seu teor de umidade, a energia despendida na compactao, entre outros. Com referncia compactao de solos, julgue os itens seguintes. 37 - (UNIPAMPA/2009 - CESPE) Em solos coesivos, o aumento da energia de compactao traduz-se em um acrscimo da densidade do solo. Para qualquer solo, inclusive os coesivos, o aumento da energia de compactao traduz-se em um acrscimo da densidade do solo (massa especfica). Item correto. Gabarito: Certa 38 - (HEMOBRAS/2008 - CESPE/) Para uma dada energia de compactao, a umidade tima o valor da umidade do solo para a qual se obtm uma massa especfica seca mxima. exatamente isso, pessoal. Vimos que, na curva de compactao, o ponto mximo corresponde ao mximo peso especfico aparente (s max), valor que se busca na compactao (menor nmero de vazios). Ele corresponde, no eixo horizontal, chamada umidade tima (hot), umidade que deve ser perseguida na compactao para se obter o peso especfico mximo. Gabarito: Certa 39 - (UNIPAMPA/2009 - CESPE) A compactao do solo pode ser realizada com um teor de umidade um pouco abaixo do timo, desde que se aumente o esforo de compactao. Caso a compactao do solo seja realizada com um teor de umidade UM POUCO abaixo do timo, deve-se aumentar o esforo de compactao, promovendo o aumento da orientao das partculas. Item correto. Gabarito: Certa 40 - (FUB/2009 - CESPE) Por meio do ensaio de compactao, obtm-se diretamente a relao entre o teor de umidade e o ndice de vazios de um solo, quando compactado com determinada energia.

30

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Pessoal, estudamos que, por meio do ensaio de compactao, obtmse diretamente a relao entre o teor de umidade e o peso especfico aparente de um solo, quando compactado com determinada energia. Item errado. Gabarito: Errada 41 - (PETROBRAS/2007 - CESPE) O ensaio de frasco de areia auxilia a determinao da densidade do solo compactado no campo. exatamente isso, pessoal. O ensaio de frasco de areia determina a massa especifica aparente seca in situ, ou seja, a densidade do solo compactado no campo. Gabarito: Certa 42 - (SAAE/Alagoinhas/2003 - CESPE) O ensaio de frasco de areia visa determinar a umidade de saturao do material de aterro no local da obra. Reparem que h diversas questes parecidas acerca da finalidade do ensaio de frasco de areia. J vimos que, no ensaio de frasco de areia, no determinada a umidade do material, mas sim a massa especfica aparente in situ. Item errado. Gabarito: Errada 43 - (SEPLAG/DETRAN/DF/2008 - CESPE) No CBR (california bearing ratio) ou ndice de suporte califrnia, o valor da resistncia penetrao de determinado material computado em porcentagem, sendo 100% o valor correspondente penetrao em uma amostra do mesmo material, obtido no ensaio de compactao a 100% do proctor normal, adotado como padro de referncia. Por definio, o ISC (ou CBR California Bearing Ratio) expressa a relao entre a resistncia penetrao de um cilindro padronizado numa amostra do solo compactado e a resistncia do mesmo cilindro em uma PEDRA BRITADA PADRONIZADA. O valor da resistncia penetrao computado em porcentagem,
31

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

sendo que 100% o valor correspondente penetrao em uma amostra de brita graduada de elevada qualidade que foi adotada como padro de referncia. Desse modo, no CBR (california bearing ratio) ou ndice de suporte califrnia, o valor da resistncia penetrao de determinado material computado em porcentagem, sendo 100% o valor correspondente penetrao em uma amostra de brita graduada (e no do mesmo material) adotada como padro de referncia. Item errado. Gabarito: Errada 44 - (TCE-ES/2004 - CESPE) A deformabilidade de pavimentos pode ser estimada com preciso com base em resultados de ensaios de ndice suporte Califrnia. O ISC mede a resistncia penetrao do solo, assim como a sua expanso. A deformabilidade de pavimentos no estimada neste ensaio. Item errado. Reparem que a maior parte das questes versam sobre a finalidade dos ensaios. Portanto, se vocs souberem diferenci-los j estaro dando um enorme passo para a resoluo de questes desse assunto. Gabarito: Errada 45 - (TRT 5.a Regio 2008 - CESPE) Na prtica usual de execuo de aterros compactados, o controle do grau de compactao do aterro realizado com base em resultados de ensaios de ndice suporte Califrnia de campo. A determinao da massa especfica aparente do solo no campo, in situ, tem como objetivo principal permitir a obteno do grau de compactao, definido como a relao entre o peso especfico obtido no campo e o peso especfico mximo seco obtido em laboratrio (ensaio de compactao). O mtodo mais utilizado para determinao da massa especfica aparente in situ o do frasco de areia. O ISC no tem essa finalidade. Item errado. Gabarito: Errada 46 - (TRT 9 Regio 2007 CESPE) A determinao do limite de liquidez indica o ponto onde o solo perde a capacidade de fluir e entra no estado plstico.
32

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Est corretssimo! Quando a umidade de um solo muito grande, ele se apresenta como um fluido denso e se diz no estado lquido. A seguir, medida que se evapora a gua, ele se endurece, passando do estado lquido para o estado plstico. A umidade correspondente ao limite entre os estados lquido e plstico denominada limite de liquidez.

Gabarito: Certa 47 - (TCU/2009 AUFC CESPE) De acordo com norma especfica, a penetrao de materiais betuminosos definida como a distncia, em dcimos de milmetro, que uma agulha padro penetra verticalmente na amostra do material sob condies prefixadas de carga, de tempo e de temperatura. De acordo com a Norma (DNER - ME 003/99) - Material Betuminoso determinao da penetrao, a penetrao a distncia em dcimos de milmetro que uma agulha padro penetra verticalmente na amostra de material sob condies pr-fixadas de carga, tempo e temperatura. Gabarito: Certa 48 - (CGU 2012 ESAF) Para o cimento asfltico de petrleo (CAP), so realizados ensaios na determinao de suas propriedades. Ensaios esses que so: penetrao, viscosidade, ductilidade, ponto de amolecimento, ponto de fulgor, solubilidade, efeito do calor e do ar, e o ndice de suscetibilidade trmica. De acordo com as definies abaixo, de alguns desses ensaios, assinale o item incorreto. a) Penetrao avalia a consistncia do asfalto, que a resistncia a fluir dependente da temperatura.

33

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

b) Ponto de fulgor determina a temperatura mxima que o asfalto pode ser aquecido sem perigo de incndio. c) Ponto de amolecimento determina a temperatura em que o asfalto se torna fluido. d) Viscosidade determina o teor de betume no asfalto grau de pureza. e) Ductilidade a propriedade de alongar sem romper poder cimentante. Questo fresquinha da ESAF. bem provvel que as questes desse concurso do DNIT sejam parecidas com esta. Vamos recapitular, o que foi estudado em aula: Penetrao Consistncia do material betuminoso

Ponto de fulgor temperatura mxima a que o asfalto pode ser aquecido sem perigo de incndio. Ponto de amolecimento (anel e bola) os asfaltos se tornam fluidos. TEMPERATURA em que

Viscosidade Saybolt-furol Trabalhabilidade betuminoso* (medida em segundos) *sob determinada temperatura -Ductilidade: cimentante. propriedade de alongar sem

do

material

romper

poder

Portanto a definio trazida na letra d para o ensaio de viscosidade est errada. O ensaio que determina o teor de betume no asfalto grau de pureza, o ensaio de Solubilidade (Teor de Betume). Gabarito: letra D 49 - (CLDF/2005 - CESPE) Ponto de fulgor a temperatura mnima na qual os gases desprendidos de um combustvel se inflamam em contato com o oxignio do ar, independentemente de qualquer fonte externa de calor.

34

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Vimos que Ponto de Fulgor a menor temperatura na qual os vapores emanados durante o aquecimento do material betuminoso se inflamam, quando sobre eles passa uma chama sob determinadas condies. Portanto, os gases no se inflamam em contato com o oxignio do ar, independentemente de qualquer fonte externa de calor. Eles se inflamam quando em contato com o calor. Item errado. Gabarito: Errada O conhecimento e a determinao de propriedades de materiais betuminosos so importantes para o dimensionamento e a execuo de obras rodovirias em que so utilizados tais materiais. Com relao a esse tema, julgue os itens subsequentes. 50 - (TCU/2009 CESPE) De acordo com norma especfica, a penetrao de materiais betuminosos definida como a distncia, em dcimos de milmetro, que uma agulha padro penetra verticalmente na amostra do material sob condies prefixadas de carga, de tempo e de temperatura. isso mesmo!!Vejam como as questes se repetem! A penetrao a distncia em dcimos de milmetro que uma agulha padro penetra verticalmente na amostra de material sob condies pr-fixadas de carga, tempo e temperatura. Gabarito: Certa 51 - (SECONT/ES/2009 CESPE) A determinao da resistncia a cargas feita pelo mtodo da penetrao, medindo a distncia, em dcimos de milmetros, que uma agulha padro penetra verticalmente em uma amostra do material betuminoso. Pessoal, est errado o item. Como j vimos o ensaio de penetrao no mede a resistncia a cargas, pois o seu objetivo determinar a CONSISTNCIA do material betuminoso. O restante do item est correto, mas o incio tornou-o errado. Gabarito: Errada 52 - (ANTAQ/2009 - CESPE) O ponto de fulgor de um cimento asfltico representa a temperatura crtica acima da qual
35

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

necessrio tomar precaues especiais para afastar o perigo de incndio durante o seu aquecimento e manipulao. Como vimos o Ponto de Fulgor a menor temperatura na qual os vapores emanados durante o aquecimento do material betuminoso se inflamam quando sobre eles passa uma chama sob determinadas condies.

Gabarito: Certa 53 - (CLDF/2005 - CESPE) Ponto de fulgor a temperatura mnima na qual os gases desprendidos de um combustvel se inflamam em contato com o oxignio do ar, independentemente de qualquer fonte externa de calor. Pessoal, vimos que o ensaio para determinao do Ponto de Fulgor leva em conta o uso de uma chama sob determinadas condies. Alm disso, no so os gases desprendidos de um combustvel que se inflamam, e sim os vapores do material betuminoso que devem se inflamarem. Gabarito: Errada

54 - (Infraero 2011 FCC) Uma mistura asfltica do tipo concreto asfltico composta de cimento asfltico de petrleo (CAP) e agregados grados e midos. As quantidades de cada material devem ser determinadas a fim de que a mistura atinja caractersticas mnimas e mximas que garantam o bom desempenho da referida mistura na pista. O processo de determinao destas quantidades a dosagem da mistura, no qual, fixada uma granulometria, varia-se o teor de CAP. O mtodo de dosagem mais utilizado no Brasil o Marshall, do qual resultam duas propriedades mecnicas, designadas por (A) Estabilidade e Resilincia. (B) Dureza e Rigidez. (C) Rigidez e Resilincia. (D) Resilincia e Elasticidade. (E) Estabilidade e Fluncia. As duas propriedades mecnicas que resultam do ensaio Marshall so a estabilidade e a fluncia.

36

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Estabilidade Marshall: Resistncia mxima compresso radial (ou compresso diametral), apresentada pelo corpo-de-prova, quando moldado e ensaiado de acordo com o processo estabelecido na Norma. Fluncia Marshall: Deformao total apresentada pelo corpo-deprova, desde a aplicao da carga inicial nula at a aplicao da carga mxima, expressa em dcimos de milmetro (centsimos de polegada). a medida da elasticidade da massa.

Gabarito: Letra E

55 - (CGU/2008 ESAF) Os ensaios de caracterizao e controle dos materiais betuminosos visam garantir sua adequabilidade, confrontando os resultados obtidos aos especificados. A seguir, esto listados alguns ensaios que avaliam as propriedades fundamentais destes materiais. Relacione as colunas correspondente. (1) (2) (3) (4) (5) (6) e, em seguida, marque a opo

Penetrao Saybolt-Furol Ensaio do anel e bola Adesividade Ativa da gua. Adesividade Passiva Ponto de Fulgor

( ) propriedade de um ligante betuminoso deslocar uma pelcula de gua de um agregado molhado. ( ) tem por objetivo determinar ou controlar a consistncia do material betuminoso. ( ) determina a temperatura em que o asfalto se torna fluido. ( ) propriedade de um ligante betuminoso que reveste um agregado seco resistir a ao. ( ) determinar a temperatura mxima a que o asfalto pode ser aquecido sem perigo de incndio.

37

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

( ) determina o estado de fluidez dos asfaltos temperaturas em que sero utilizados nos servios.

nas

a) 5 2 1 4 6 3 b) 5 3 2 4 6 1 c) 4 1 3 5 6 2 d) 4 2 3 5 6 1 e) 5 1 2 4 6 3 Pessoal, muitas vezes as questes da ESAF empregam situaes que devemos correlacionar uma coluna com a outra. Esse tipo de questo no difcil e, portanto, devemos acert-la em prova. Para acert-la devemos primeiramente partir de um conceito j conhecido, correlacion-lo e ir eliminando as outras alternativas. Primeiramente vamos relembrar alguns conceitos : Penetrao: tem por objetivo determinar ou controlar a consistncia do material betuminoso. Ponto de Fulgor: determinar a temperatura mxima a que o asfalto pode ser aquecido sem perigo de incndio. Saybolt-Furol: determina o estado de fluidez dos asfaltos nas temperaturas em que sero utilizados nos servios. Ensaio do anel e bola: determina a temperatura em que o asfalto se torna fluido. Adesividade Ativa: propriedade de um ligante betuminoso deslocar uma pelcula de gua de um agregado molhado. Adesividade Passiva: propriedade de um ligante betuminoso que reveste um agregado seco resistir ao da gua. Se na questo partssemos do conceito do ensaio do anel e bola, preencheramos a coluna 3 e teramos como provveis alternativas corretas as letras c e d, ou seja 50% de chance em acertar a questo. Agora verifiquem essas duas letras e notem que a sequencia de cada uma delas difere apenas na 2 e 6 coluna. Agora aplicando o conceito de penetrao, ele preenche exatamente o conceito trazido na coluna 2. Ento a sequencia correta : 4 1 3 5 6 2.
38

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Portanto, com apenas o conhecimento dos conceitos de 2 ensaios conseguimos matar a questo.Ento pessoal, mantenham calma na hora da prova, pois questes como essa so inadmissveis err-la. Gabarito: letra C

(SECONT/ES-2009 - CESPE) Os materiais ptreos ou agregados, como so denominados no meio rodovirio, devem resistir ao impacto e ao desgaste por atrito entre partculas. Usualmente, utilizam-se ensaios de abraso Los Angeles e de impacto Treton para avaliar essas qualidades do agregado grado. Especificamente em relao ao ensaio de abraso Los Angeles, julgue os seguintes itens. 56 - (SECONT/ES-CESPE) Esse ensaio reproduz o impacto na amostra a partir da queda dos agregados sobre uma superfcie plana. Pessoal, a Abraso Los Angeles o desgaste sofrido pelo agregado, quando colocado na mquina Los Angeles juntamente com uma carga abrasiva (esferas de ao), submetido a um determinado nmero de revolues desta mquina. Portanto, o item est errado j que no reproduz o impacto numa amostra a partir da queda dos agregados sobre uma superfcie plana. Gabarito: Errada (TCU/2011 CESPE)Julgue os prximos itens, acerca de especificaes de materiais e dos principais ensaios tcnicos usados em obras rodovirias. 57 - (TCU/2011 CESPE)O ensaio de abraso Los Angeles, que permite averiguar o desgaste de agregados, convencionalmente expresso em porcentagem. isso mesmo!! O desgaste medido em percentagem(%). Gabarito: Certa

39

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

58 - (SECONT/ES CESPE) A simulao do desgaste feita por meio do atrito dos agregados entre si e com as paredes de um tambor, enquanto ele gira. Pessoal, nessa questo, apesar de ser considerada correta pela Cespe, consideramos o gabarito meio controverso. Isso, porque o desgaste alm de envolver o atrito dos agregados com a parede do tambor, tambm leva em considerao as esferas em ao que so colocadas no tambor, e so postas ali para justamente desgastar os agregados. Achamos que a questo est incompleta, mas nesse caso o CESPE considerou a resposta correta. Gabarito: Certo

(TCE/TO/2008 CESPE/adaptada) Quanto ao ensaio de agregados abraso Los Angeles, marque certo ou errado. 59 - (TCE/TO/2008 - CESPE) Pode ser realizado em pedras britadas, pedrisco, pedregulho e areias grossas. O ensaio de abraso Los Angeles realizado para a determinao do desgaste em agregado. Portanto, as areias grossas no so ensaiadas. Gabarito: Errada

Considerando a figura acima, que esquematiza um equipamento comumente utilizado em obras rodovirias, na qual alguns dos componentes so indicados por algarismos romanos, julgue os itens subsequentes. 60 - (TCU/2009 CESPE) O equipamento representado na figura empregado na medio da rugosidade superficial de capas asflticas de pavimentos rodovirios.

40

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Como vimos, o ensaio de viga Benkelman permite avaliar as deflexes no pavimento, sendo que estas deflexes podem ser entendidas como os deslocamentos verticais recuperavis que ocorrem no pavimento submetido carga aplicada por um veculo. Portanto, o item est errado em dizer que o ensaio serve para medir a rugosidade superficial de capas asflticas.

Gabarito: Errada 61 - (PETROBRAS CESPE) A viga Benkelman um equipamento que serve para medir as deflexes de pavimentos em prova de carga com rodas duplas de caminho. isso mesmo pessoal! No ensaio com a viga Benkelman, mede-se as deflexes de pavimentos em prova de carga com rodas duplas de caminho. Para a realizao do ensaio, posiciona-se o eixo de carga perpendicularmente ao eixo da via, na trilha externa. A ponta de prova da viga colocada entre os pneus da roda dupla e se mede a deflexo sofrida pelo pavimento no ponto entre as rodas. No ensaio so obtidas a deflexo no ponto de prova e o raio de curvatura da bacia de deformao no ponto de prova.

41

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Gabarito: Certa 62 - (COHAB/2004 - CESPE) A viga benkelman permite a determinao da resistncia ao cisalhamento de materiais utilizados em pavimentao sob condies saturadas. Pessoal, mais uma questo que relaciona erroneamente o ensaio com a finalidade!! A viga benkelman, como j dissemos, serve para medir as deflexes de pavimentos, ou seja, se presta a verificar a estrutura do pavimento. GABARITO: Errada

63 - (TCE/SE/2011 FCC) Com relao s propriedades dos materiais betuminosos, no basta saber a dureza ou a consistncia de um determinado material a uma determinada temperatura; necessrio conhecer tambm a temperatura em que ele amolece ou se fluidifica. Essa temperatura denominada ponto de (A) fulgor. (B) amolecimento. (C) penetrao. (D) ductilidade. (E) evaporao. E ento pessoal? Vimos que ensaio do Ponto de Amolecimento, ou ensaio de Anel e Bola, determina a temperatura na qual o asfalto amolece ou se fluidifica quando aquecido. GABARITO: Letra B 64 - (Infraero 2011 FCC) A restaurao de um pavimento asfltico deve ser dimensionada e detalhada por meio de adequado projeto. A capacidade estrutural do pavimento deve ser verificada por meio de equipamentos que possam medir a resposta do pavimento a um carregamento. Dentre tais equipamentos est: (A) a viga Esttica.
42

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

(B) a viga Benkelman. (C) o georradar. (D) o perfilmetro laser. (E) o integrador. A viga Benkelman mede as deflexes de pavimentos em prova de carga com rodas duplas de caminho. Portanto, atravs dela obtmse a resposta do pavimento a um carregamento qualquer. GABARITO: Letra B 65 - (Aeronutica/2008 EEAR/adaptada) No ensaio de penetrao de cimento asfltico de petrleo, o que especificado para carga, temperatura e tempo de aplicao de carga, respectivamente, levando-se em considerao as condies normais de ensaios? a) 100g 25oC 5 segundos b) 120g 25oC 10 segundos c) 150g 30oC 15 segundos d) 180g 30oC 15 segundos e) 150g 25oC 5 segundos Vimos que a consistncia de um cimento asfltico no estado semislido medida pelo ensaio de penetrao. Consiste em determinar a profundidade, em dcimos de milmetro, que uma agulha padronizada penetra verticalmente, durante 5 segundos em uma amostra de cimento asfltico numa temperatura de 25C. A massa total atuante na agulha de 100 g. GABARITO: Letra A 66 - (Tcnico Estradas Fapese 2007) Para comprovar no campo se a compactao est sendo feita devidamente, devese determinar sistematicamente: (A) A unidade utilizando o speedy e o peso especfico aparente do material pelo processo de frasco de areia (B) O grau de saturao e o peso especfico seco do material pelo processo de frasco de areia (C) O peso especfico aparente de campo e o peso especfico mximo de laboratrio
43

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

(D) O peso especfico seco de campo e o peso especfico seco mximo de laboratrio (E) O ndice de vazios e a curva de compactao com seus ramos midos e secos. Umidade => Speedy Peso especfico aparente => Frasco de areia J resolvemos diversas questes que cobraram isso. Vocs no podem errar na prova! Gabarito: letra A 67 - (Tcnico Estradas IEPRO UECE 2009) O objetivo do ensaio de peneiramento dos agregados e: a) A determinacao de sua forma. b) A determinacao do seu indice de vazios. c) A determinacao do seu desgaste. d) A determinacao da sua composicao granulometrica. e) A determinacao de sua resistencia. Vimos na aula que o peneiramento granulomtrica dos agregados. Gabarito: letra D 68 - (Tcnico Laboratrio IF-MG 2008) compactao tem como finalidade definir os parmetros: a) densidade in situ e umidade in situ. b) densidade natural e umidade natural. c) densidade mxima e umidade tima. d) densidade real e umidade real. Umidade tima Ensaio de Compactao* Densidade Mxima**
44

determina

composio

ensaio

de

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

*tambm chamado de ensaio de Proctor **mesma coisa que massa especfica aparente mxima ou peso especfico aparente mximo Gabarito: letra C 69 - (Tcnico Estradas UFMG 2009) A formulao terica da energia de compactao a ser utilizada em um ensaio de compactao em laboratrio, est em funo de vrios parmetros. A opo em que so indicados todos os parmetros A) peso do soquete, altura de queda do soquete, nmero de camadas, nmero de golpes do soquete por camada. B) peso do soquete, altura de queda do soquete, nmero de camadas, nmero de golpes do soquete por camada e volume do cilindro de compactao. C) peso do soquete, nmero de camadas, nmero de golpes do soquete por camada e volume do cilindro de compactao. D) altura de queda do soquete, nmero de camadas, nmero de golpes do soquete por camada e volume do cilindro de compactao. Mais uma vez vamos dar uma olhada no quadro de ensaios de Proctor:

Portanto, os parmetros utilizados na formulao terica da energia de compactao a ser utilizada em um ensaio de compactao em laboratrio, so:
45

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

- peso do soquete - altura de queda do soquete - nmero de camadas - nmero de golpes do soquete por camada - volume do cilindro de compactao. Gabarito: letra B A respeito da especificao de materiais utilizados na construo e de suas caractersticas fsicas, julgue os itens subsequentes. 70 - (TCDF 2012 CESPE) A adesividade do betume representa sua capacidade de se manter aderido a um agregado em presena de gua. A adesividade cai consideravelmente se houver p na superfcie do agregado. Correta a assertativa! Vimos que a adesividade definida como a resistncia gua em relao ao agregado que compor a mistura betuminosa a ser utilizada nos servios de pavimentao. Quanto mais secas, limpas e aquecidas estiverem as partculas, mais adesividade ao ligante elas tero. Gabarito: Certa 71 (Tcnico em estradas FUMARC 2009) Em um trecho de rodovia so conhecidos os seguintes elementos: Ponto inicial: estaca=0 (estaca zero), cota 620,50 m e rampa=2,5%. Calcular a cota do greide para a estaca 40. a) 622,50 m. b) 640,50 m. c) 645,50 m. d) 660,50 m. Mais uma de continha!
46

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

o seguinte, primeiro vamos ver qual a distncia: Como vimos na aula, 1 estaca = 20 metros. Portanto: 40 x 20 m = 800 metros

Para descobrirmos a cota da estaca 40, teremos que multiplicar os 800 m (distncia entre as estacas) pela inclinao (2,5%). Da, teremos: 800 m x 0,025 = 20 m Portanto, a rampa sobe 20 metros. Ento a cota da estaca 40 ser: 620,50 m + 20,00 m = 640,50 m Gabarito: letra B

72 (indita) Nos corte, as Especificaes de Servios de Terraplenagem do DNIT, permitem a variao mxima de largura de + ou - 0,20 m para cada plataforma. Duplamente errada! O correto, para os CORTES, : As Especificaes de Servios de Terraplenagem do DNIT, permitem a variao mxima de largura de +0,20 m para cada SEMIPLATAFORMA. No se admite variao negativa na largura, ou seja, proibido o estreitamento do corte.

47

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

O outro erro, est em dizer que a variao da largura para cada plataforma, sendo que o correto para cada semi-plataforma. Gabarito: Errada 73 (indita) Durante a execuo dos aterros, so fixadas cruzetas de marcao. Essas cruzetas servem para o controle da altura do aterro. exatamente isso! As cruzetas indicam a altura plataforma em relao aos pontos de "off-set".

Gabarito: Certa 74 (indita) No controle geomtrico dos aterros, a variao mxima permitida pelas Especificaes de Servios do DNIT de: a) 1 cm b) 2 cm c) 3 cm d) 4 cm e) 5 cm Vimos na aula, que: Controle geomtrico dos ATERROS a) Variao mx. de altura mxima => 0,04 m p/ eixos e bordas

b) Variao mx. da largura => + 0,30 m p/ plataforma*


48

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

* No permitida variao negativa Gabarito: letra D Bem pessoal, chegamos ao fim da nossa 2 aula. Continuem firmes no estudo! At a prxima aula. Um grande abrao! Questes da aula 02 1 - (UNIPAMPA/2009 - CESPE) O ensaio de compactao dos solos consiste em um cilindro metlico de volume igual a 1 L, no qual se compacta a amostra de solo, em quatro camadas, cada uma delas por meio de 30 golpes aplicados com massa de 3,0 kg, caindo de uma altura de 30 cm. 2 - (TRT 17. Regio -ES/2009 - CESPE) O ensaio de compactao do tipo Proctor normal emprega energia de compactao menor que o ensaio do tipo Proctor modificado. 3 - (CHESF/2002 - Tcnico em Estradas - CESPE) A avaliao das propriedades mecnicas, tais como resistncia e deformabilidade, das diversas camadas que compem o pavimento conseguida por meio do ensaio de compactao proctor normal. 4 - (UNIPAMPA/2009 - CESPE) O aumento do teor de umidade do solo alm do timo torna-o menos trabalhvel. 5 - (DPF NACIONAL/2004 - CESPE) O ensaio de frasco de areia pode ser utilizado para a determinao da massa especfica do solo no campo em obras de pavimentao. 6 - (PETROBRAS/2004 - CESPE) O ensaio de frasco de areia destina-se ao controle da umidade de compactao em obras de aterro. Julgue os prximos itens, relativos determinao propriedades relevantes de solos para obras rodovirias.
49

de

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

7 - (TCU/2009 CESPE) O mtodo para a realizao do ensaio de ndice suporte Califrnia, padronizado pelo DNER (atual DNIT) fornece tambm informaes acerca da capacidade de expanso do solo. 8 - (IBRAM/2009 - CESPE) Quanto menor o valor do ndice suporte Califrnia de um solo compactado, melhores so as suas propriedades mecnicas com vistas sua utilizao como base de um pavimento. 9 - (UNIPAMPA/2009 - CESPE) O ndice de suporte californiano define o grau de saturao de uma amostra. 10 - (TRE-MT 2010 CESPE) O ndice de plasticidade (IP) obtido pela diferena numrica entre o limite de contrao (LC) e o limite de plasticidade (LP). 11 - (TRE-MT 2010 CESPE) Uma areia limpa considerada como um solo no plstico, ou sem plasticidade. 12 - (PF 2002 CESPE) O ensaio de sedimentao visa a obteno das dimenses dos gros da frao fina do solo. 13 - (TCU/2007 CESPE) Os produtos asflticos devem ser submetidos a testes de adesividade e, caso essa qualidade no seja satisfatria, pode-se eventualmente utilizar melhoradores de adesividade (dopes). 14 - (TCE/TO/2008 - CESPE) O ensaio consiste na frico do agregado sobre uma superfcie rugosa, denominada Los Angeles, durante determinado tempo. 15 -(AGE-ES/2004 - CESPE) O ensaio de penetrao em materiais asflticos realizado medindo-se a penetrao, na camada asfltica, de um pisto cilndrico com 50 mm de dimetro submetido a uma carga padronizada. 16 - (SECONT/ES/2009 CESPE) A viscosidade Saybolt de materiais betuminosos o tempo necessrio para o
50

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

escoamento de 60 mL de material, no viscosmetro de Saybolt, sob determinadas condies de temperatura. 17 - (SECONT/ES/2009 - CESPE) A determinao do teor ideal valor no qual a consistncia de um ligante asfltico passa do estado plstico ou semisslido para o estado lquido de betume feita com o mtodo de anel e bola. 18 - (GDF/SGA 2004 CESPE) Nos materiais betuminosos, o ponto de fulgor determina o ponto de amolecimento do material. 19 - (TCE/ES/2004-CESPE) No ensaio com viga de Benkelman, so medidas deflexes no pavimento em prova de carga de rodas duplas de caminho. 20 - (STM/2004 - CESPE) O ensaio com viga Benkelman permite a determinao do ndice suporte Califrnia de solos a serem utilizados em projetos de obras de pavimentao. 21 -(IFECT/2012 FUNCERN) Em relao utilizao do equipamento FWD (Falling Weight Deflectometer), correto afirmar que se refere a: A) um mtodo de selagem revestimentos asflticos. B) uma tcnica rodovirios. de reforo de juntas de trao de

do

subleito

de

pavimentos

C) um procedimento pavimento.

de

avaliao

de

desempenho

do

D) um ensaio de laboratrio para determinar o mdulo de resilincia de materiais. 22 - (Tcnico em Estradas e Solos COPERV UFPB 2009) Os pontos de off -set consistem nas distncias entre duas sees transversais consecutivas.

51

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

23 - (indita) O projeto geomtrico de uma estrada indica, em determinado ponto do traado, um ponto do terreno com cota de 15,60 m. A linha do greide neste ponto prev uma cota com valor de 18,30 m. Portanto nesta seo, teremos: a) Zona de corte b) Zona de aterro c) Seo de greide colado d) Elevao do greide 24 (indita) A definio correta de cota vermelha : a) distncia vertical de um ponto do terreno a uma superfcie de nvel fictcia ou plano horizontal de referncia. b) altura final que o trecho da rodovia vai ficar depois de executados os servios de terraplenagem. c) diferena entre a cota do greide no projeto e a do greide no campo. d) diferena entre a cota do greide no projeto e a do terreno natural, considerada no mesmo ponto. 25 (Tcnico em Estradas e Solos COPERV UFPB 2009) Regies topograficamente desfavorveis geralmente acarretam pequenos movimentos de terra, diminuindo substancialmente o custo da rodovia. 26 (indita) A marca de off-set d a que distncia da borda fica a crista do corte ou a saia do aterro. Essa marcao representada por uma estaca cravada a 2,00 m da crista de corte ou do p de aterro, devidamente cotada, que serve de apoio execuo da terraplenagem e controle topogrfico. 27 (indita) Segundo as Especificaes de Servio do DNIT, nos cortes permitida uma variao de altura mxima para eixos e bordos, no caso de corte em solos e corte em rochas estas variaes so respectivamente: a) 1 cm e 2 cm b) 1 cm e 5 cm c) 4 cm e 10 cm d) 5 cm e 10 cm e) No permitida variao de altura para cortes
52

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

28 - (CHESF/2002 - Tcnico Industrial de Nvel Mdio CESPE) Os mtodos speedy e da estufa so utilizados para a determinao da umidade em solos compactados. 29 - (SEMAF/RN/2004 - CESPE) A determinao do teor de umidade pode ser feita diretamente no campo. 30- (CGU 2008 ESAF) As propriedades plsticas do solo dependem do teor de umidade, da forma e da composio qumica e mineralgica de suas partculas. Os limites de consistncia permitem avaliar os diferentes estados do solo na presena de gua. A partir dos limites de liquidez (LL), plasticidade (LP) e contrao (LC) obtidos, correto afirmar que: a) LL < LP < LC. b) O ndice de plasticidade (IP) dado pela diferena entre o LP e o LL. Quanto menor o IP, mais plstico ser o solo. c) O limite de plasticidade corresponde ao teor de umidade no qual, ao se aplicar 25 golpes no equipamento, unem-se 1cm de comprimento das bordas inferiores de uma canaleta feita em uma amostra de solo colocada em uma concha-padro. d) Quando o limite de plasticidade for igual ou superior ao limite de liquidez, o ndice de plasticidade designado pelas letras NP. e) Um solo com IP elevado apresenta elevada contrao com a retirada da gua, sendo inconveniente utiliz-lo como material de suporte. 31 - (TRT 17. Regio/ES/2009 - CESPE) O ndice de plasticidade de um solo determinado em funo de sua umidade e do ndice de vazios. 32 - (PETROBRAS/2004 - CESPE) O limite de liquidez de um solo obtido por meio de um ensaio de laboratrio, em que se mede a umidade para a qual um cilindro de solo se trinca quando rolado seguidamente sobre uma base de vidro pela ao da mo do laboratorista.

53

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

33 - (SGA/AAJ/2004 - CESPE) O ensaio do limite de plasticidade permite determinar a trabalhabilidade das emulses para impermeabilizao. 34 - (DESO/SE/2004 - CESPE) O limite de contrao de um solo pode ser obtido por meio de um ensaio padronizado pela ABNT, em que a amostra cilndrica de solo submetida compresso at que se inicie a quebra dos gros constituintes do solo. 35 - (UNIPAMPA/2009 - CESPE) No ensaio proctor modificado, para se obterem densidades mais altas, aplicam-se soquetes de 8 kg caindo de 60 cm de altura, compactando o solo em 3 camadas, com 40 golpes de soquete, cada. 36 - (TCE/PE/2004 - CESPE) A energia de compactao empregada no ensaio Proctor normal maior que a energia empregada no ensaio Proctor modificado. A compactao de um solo depende de diversos fatores, como o tipo de solo, seu teor de umidade, a energia despendida na compactao, entre outros. Com referncia compactao de solos, julgue os itens seguintes. 37 - (UNIPAMPA/2009 - CESPE) Em solos coesivos, o aumento da energia de compactao traduz-se em um acrscimo da densidade do solo. 38 - (HEMOBRAS/2008 - CESPE/) Para uma dada energia de compactao, a umidade tima o valor da umidade do solo para a qual se obtm uma massa especfica seca mxima. 39 - (UNIPAMPA/2009 - CESPE) A compactao do solo pode ser realizada com um teor de umidade um pouco abaixo do timo, desde que se aumente o esforo de compactao. 40 - (FUB/2009 - CESPE) Por meio do ensaio de compactao, obtm-se diretamente a relao entre o teor de umidade e o ndice de vazios de um solo, quando compactado com determinada energia. 41 - (PETROBRAS/2007 - CESPE) O ensaio de frasco de areia auxilia a determinao da densidade do solo compactado no campo.
54

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

42 - (SAAE/Alagoinhas/2003 - CESPE) O ensaio de frasco de areia visa determinar a umidade de saturao do material de aterro no local da obra. 43 - (SEPLAG/DETRAN/DF/2008 - CESPE) No CBR (california bearing ratio) ou ndice de suporte califrnia, o valor da resistncia penetrao de determinado material computado em porcentagem, sendo 100% o valor correspondente penetrao em uma amostra do mesmo material, obtido no ensaio de compactao a 100% do proctor normal, adotado como padro de referncia. 44 - (TCE-ES/2004 - CESPE) A deformabilidade de pavimentos pode ser estimada com preciso com base em resultados de ensaios de ndice suporte Califrnia. 45 - (TRT 5.a Regio 2008 - CESPE) Na prtica usual de execuo de aterros compactados, o controle do grau de compactao do aterro realizado com base em resultados de ensaios de ndice suporte Califrnia de campo. 46 - (TRT 9 Regio 2007 CESPE) A determinao do limite de liquidez indica o ponto onde o solo perde a capacidade de fluir e entra no estado plstico. 47 - (TCU/2009 AUFC CESPE) De acordo com norma especfica, a penetrao de materiais betuminosos definida como a distncia, em dcimos de milmetro, que uma agulha padro penetra verticalmente na amostra do material sob condies prefixadas de carga, de tempo e de temperatura. 48 - (CGU 2012 ESAF) Para o cimento asfltico de petrleo (CAP), so realizados ensaios na determinao de suas propriedades. Ensaios esses que so: penetrao, viscosidade, ductilidade, ponto de amolecimento, ponto de fulgor, solubilidade, efeito do calor e do ar, e o ndice de suscetibilidade trmica. De acordo com as definies abaixo, de alguns desses ensaios, assinale o item incorreto. a) Penetrao avalia a consistncia do asfalto, que a resistncia a fluir dependente da temperatura. b) Ponto de fulgor determina a temperatura mxima que o asfalto pode ser aquecido sem perigo de incndio.
55

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

c) Ponto de amolecimento determina a temperatura em que o asfalto se torna fluido. d) Viscosidade determina o teor de betume no asfalto grau de pureza. e) Ductilidade a propriedade de alongar sem romper poder cimentante. 49 - (CLDF/2005 - CESPE) Ponto de fulgor a temperatura mnima na qual os gases desprendidos de um combustvel se inflamam em contato com o oxignio do ar, independentemente de qualquer fonte externa de calor. O conhecimento e a determinao de propriedades de materiais betuminosos so importantes para o dimensionamento e a execuo de obras rodovirias em que so utilizados tais materiais. Com relao a esse tema, julgue os itens subsequentes. 50 - (TCU/2009 CESPE) De acordo com norma especfica, a penetrao de materiais betuminosos definida como a distncia, em dcimos de milmetro, que uma agulha padro penetra verticalmente na amostra do material sob condies prefixadas de carga, de tempo e de temperatura. 51 - (SECONT/ES/2009 CESPE) A determinao da resistncia a cargas feita pelo mtodo da penetrao, medindo a distncia, em dcimos de milmetros, que uma agulha padro penetra verticalmente em uma amostra do material betuminoso. 52 - (ANTAQ/2009 - CESPE) O ponto de fulgor de um cimento asfltico representa a temperatura crtica acima da qual necessrio tomar precaues especiais para afastar o perigo de incndio durante o seu aquecimento e manipulao. 53 - (CLDF/2005 - CESPE) Ponto de fulgor a temperatura mnima na qual os gases desprendidos de um combustvel se inflamam em contato com o oxignio do ar, independentemente de qualquer fonte externa de calor. 54 - (Infraero 2011 FCC) Uma mistura asfltica do tipo concreto asfltico composta de cimento asfltico de petrleo
56

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

(CAP) e agregados grados e midos. As quantidades de cada material devem ser determinadas a fim de que a mistura atinja caractersticas mnimas e mximas que garantam o bom desempenho da referida mistura na pista. O processo de determinao destas quantidades a dosagem da mistura, no qual, fixada uma granulometria, varia-se o teor de CAP. O mtodo de dosagem mais utilizado no Brasil o Marshall, do qual resultam duas propriedades mecnicas, designadas por (A) Estabilidade e Resilincia. (B) Dureza e Rigidez. (C) Rigidez e Resilincia. (D) Resilincia e Elasticidade. (E) Estabilidade e Fluncia. 55 - (CGU/2008 ESAF) Os ensaios de caracterizao e controle dos materiais betuminosos visam garantir sua adequabilidade, confrontando os resultados obtidos aos especificados. A seguir, esto listados alguns ensaios que avaliam as propriedades fundamentais destes materiais. Relacione as colunas correspondente. (1) (2) (3) (4) (5) (6) e, em seguida, marque a opo

Penetrao Saybolt-Furol Ensaio do anel e bola Adesividade Ativa da gua. Adesividade Passiva Ponto de Fulgor

( ) propriedade de um ligante betuminoso deslocar uma pelcula de gua de um agregado molhado. ( ) tem por objetivo determinar ou controlar a consistncia do material betuminoso. ( ) determina a temperatura em que o asfalto se torna fluido. ( ) propriedade de um ligante betuminoso que reveste um agregado seco resistir a ao. ( ) determinar a temperatura mxima a que o asfalto pode ser aquecido sem perigo de incndio.
57

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

( ) determina o estado de fluidez dos asfaltos temperaturas em que sero utilizados nos servios.

nas

a) 5 2 1 4 6 3 b) 5 3 2 4 6 1 c) 4 1 3 5 6 2 d) 4 2 3 5 6 1 e) 5 1 2 4 6 3

(SECONT/ES-2009 - CESPE) Os materiais ptreos ou agregados, como so denominados no meio rodovirio, devem resistir ao impacto e ao desgaste por atrito entre partculas. Usualmente, utilizam-se ensaios de abraso Los Angeles e de impacto Treton para avaliar essas qualidades do agregado grado. Especificamente em relao ao ensaio de abraso Los Angeles, julgue os seguintes itens. 56 - (SECONT/ES-CESPE) Esse ensaio reproduz o impacto na amostra a partir da queda dos agregados sobre uma superfcie plana. (TCU/2011 CESPE)Julgue os prximos itens, acerca de especificaes de materiais e dos principais ensaios tcnicos usados em obras rodovirias. 57 - (TCU/2011 CESPE)O ensaio de abraso Los Angeles, que permite averiguar o desgaste de agregados, convencionalmente expresso em porcentagem. 58 - (SECONT/ES CESPE) A simulao do desgaste feita por meio do atrito dos agregados entre si e com as paredes de um tambor, enquanto ele gira. (TCE/TO/2008 CESPE/adaptada) Quanto ao ensaio de agregados abraso Los Angeles, marque certo ou errado. 59 - (TCE/TO/2008 - CESPE) Pode ser realizado em pedras britadas, pedrisco, pedregulho e areias grossas.

58

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Considerando a figura acima, que esquematiza um equipamento comumente utilizado em obras rodovirias, na qual alguns dos componentes so indicados por algarismos romanos, julgue os itens subsequentes. 60 - (TCU/2009 CESPE) O equipamento representado na figura empregado na medio da rugosidade superficial de capas asflticas de pavimentos rodovirios. 61 - (PETROBRAS CESPE) A viga Benkelman um equipamento que serve para medir as deflexes de pavimentos em prova de carga com rodas duplas de caminho. 62 - (COHAB/2004 - CESPE) A viga benkelman permite a determinao da resistncia ao cisalhamento de materiais utilizados em pavimentao sob condies saturadas. 63 - (TCE/SE/2011 FCC) Com relao s propriedades dos materiais betuminosos, no basta saber a dureza ou a consistncia de um determinado material a uma determinada temperatura; necessrio conhecer tambm a temperatura em que ele amolece ou se fluidifica. Essa temperatura denominada ponto de (A) fulgor. (B) amolecimento. (C) penetrao. (D) ductilidade. (E) evaporao. 64 - (Infraero 2011 FCC) A restaurao de um pavimento asfltico deve ser dimensionada e detalhada por meio de adequado projeto. A capacidade estrutural do pavimento deve ser verificada por meio de equipamentos que possam medir a resposta do pavimento a um carregamento. Dentre tais equipamentos est: (A) a viga Esttica. (B) a viga Benkelman. (C) o georradar. (D) o perfilmetro laser. (E) o integrador.
59

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

65 - (Aeronutica/2008 EEAR/adaptada) No ensaio de penetrao de cimento asfltico de petrleo, o que especificado para carga, temperatura e tempo de aplicao de carga, respectivamente, levando-se em considerao as condies normais de ensaios? a) 100g 25oC 5 segundos b) 120g 25oC 10 segundos c) 150g 30oC 15 segundos d) 180g 30oC 15 segundos e) 150g 25oC 5 segundos 66 - (Tcnico Estradas Fapese 2007) Para comprovar no campo se a compactao est sendo feita devidamente, devese determinar sistematicamente: (A) A unidade utilizando o speedy e o peso especfico aparente do material pelo processo de frasco de areia (B) O grau de saturao e o peso especfico seco do material pelo processo de frasco de areia (C) O peso especfico aparente de campo e o peso especfico mximo de laboratrio (D) O peso especfico seco de campo e o peso especfico seco mximo de laboratrio (E) O ndice de vazios e a curva de compactao com seus ramos midos e secos. 67 - (Tcnico Estradas IEPRO UECE 2009) O objetivo do ensaio de peneiramento dos agregados e: a) A determinacao de sua forma. b) A determinacao do seu indice de vazios. c) A determinacao do seu desgaste. d) A determinacao da sua composicao granulometrica. e) A determinacao de sua resistencia. 68 - (Tcnico Laboratrio IF-MG 2008) compactao tem como finalidade definir os parmetros: a) densidade in situ e umidade in situ.
60

ensaio

de

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

b) densidade natural e umidade natural. c) densidade mxima e umidade tima. d) densidade real e umidade real. 69 - (Tcnico Estradas UFMG 2009) A formulao terica da energia de compactao a ser utilizada em um ensaio de compactao em laboratrio, est em funo de vrios parmetros. A opo em que so indicados todos os parmetros A) peso do soquete, altura de queda do soquete, nmero de camadas, nmero de golpes do soquete por camada. B) peso do soquete, altura de queda do soquete, nmero de camadas, nmero de golpes do soquete por camada e volume do cilindro de compactao. C) peso do soquete, nmero de camadas, nmero de golpes do soquete por camada e volume do cilindro de compactao. D) altura de queda do soquete, nmero de camadas, nmero de golpes do soquete por camada e volume do cilindro de compactao. A respeito da especificao de materiais utilizados na construo e de suas caractersticas fsicas, julgue os itens subsequentes. 70 - (TCDF 2012 CESPE) A adesividade do betume representa sua capacidade de se manter aderido a um agregado em presena de gua. A adesividade cai consideravelmente se houver p na superfcie do agregado. 71 (Tcnico em estradas FUMARC 2009) Em um trecho de rodovia so conhecidos os seguintes elementos: Ponto inicial: estaca=0 (estaca zero), cota 620,50 m e rampa=2,5%. Calcular a cota do greide para a estaca 40. a) 622,50 m. b) 640,50 m. c) 645,50 m. d) 660,50 m.
61

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

72 (indita) Nos corte, as Especificaes de Servios de Terraplenagem do DNIT, permitem a variao mxima de largura de + ou - 0,20 m para cada plataforma. 73 (indita) Durante a execuo dos aterros, so fixadas cruzetas de marcao. Essas cruzetas servem para o controle da altura do aterro. 74 (indita) No controle geomtrico dos aterros, a variao mxima permitida pelas Especificaes de Servios do DNIT de: a) 1 cm b) 2 cm c) 3 cm d) 4 cm e) 5 cm

62

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

GABARITO DAS QUESTES COEMNTADAS EM AULA

1-E 2-C 3-E 4-E 5-C 6-E 7-C 8-E 9-E 10-E 11-C 12-C 13-C 14-E 15-E 16-C 17-E 18-E 19-C 20-E 21- LETRA C 22-E 23-LETRA B 24-LETRA D 25-E 26-E 27-D 28-C 29-C 30-LETRA E 31-E 32-E 33-E 34-E 35-E 36-E 37-C

38-C 39-C 40-E 41-C 42-E 43-E 44-E 45-E 46-C 47-C 48-LETRA 49-E 50-C 51-E 52-C 53-E 54-LETRA 55-LETRA 56-E 57-C 58-C 59-E 60-E 61-C 62-E 63-LETRA 64-LETRA 65-LETRA 66-LETRA 67-LETRA 68-LETRA 69-LETRA 70-C 71-LETRA 72-E 73-C 74-LETRA

E C

B B A A D C B B

63

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: ______. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 036/94 - Solo determinao da massa especfica aparente, in situ, com emprego do balo de borracha. ______. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 037/94 - Solo determinao da massa especfica, in situ, com emprego do leo. ______. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 049/94 - Solo Solos determinao do ndice de Suporte Califrnia utilizando amostras no trabalhadas. ______. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 052/94 - Solos e agregados midos determinao da umidade com emprego do Speedy. ______. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 082/94 - Solos determinao do limite de plasticidade. ______. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 087/94 - Solos determinao dos fatores de contrao. ______. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 088/94- Solos determinao da umidade pelo mtodo expedito do lcool. ______. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 092/94 - Solo determinao da massa especfica aparente, in situ, com emprego do frasco de areia. ______. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 122/94 - Solos determinao do limite de liquidez mtodo de referncia e mtodo expedito. Disponvel em: ______. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 129/94 - Solos compactao utilizando amostras no trabalhadas. ______. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 213/94 - Solos - determinao do teor de umidade. FATEC-SP. Aula 11 CONTROLE DE COMPACTAO DE CAMPO. NOTAS DE AULA MECNICA DOS SOLOS. Material do Prof. Edson de
64

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

Moura. 2009. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 003/99 - Material betuminoso - determinao da penetrao. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 004/94 - Material betuminoso - determinao da viscosidade SayboltFurol a alta temperatura mtodo da pelcula delgada. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 010/94 - Cimentos asflticos de petrleo - determinao do teor de betume. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 035/98 - Agregados - determinao da abraso "Los Angeles". Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 079/94 - Agregado - adesividade a ligante betuminoso. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 148/94 - Material betuminoso - determinao dos pontos de fulgor e de combusto (vaso aberto Cleveland). Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. DNIT 131/2010-ME - Materiais asflticos - Determinao do ponto de amolecimento - Mtodo do Anel e Bola. INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA. Laboratrio de Ligantes e Misturas Betuminosas Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes. Diretoria de Planejamento e Pesquisa. Coordenao Geral de Estudos e Pesquisa. Instituto de Pesquisas Rodovirias. Manual de pavimentao - 3. ed. Rio de Janeiro: 2006. MATTOS, J. R. G. et al. (2007); Avaliao da Aderncia PneuPavimento em Alguns Pontos da BR-290. Laboratrio de Pavimentao LAPAV, Mestrando do Programa de Ps-Graduao em Engenharia Civil - Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, RS. Pavimentao asfltica : formao bsica para engenheiros / Liedi Bariani Bernucci... [et al.]. Rio de Janeiro : PETROBRAS: ABED A, 2006.
65

CURSO ON LINE TCNICO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE REA: ESTRADAS DNIT PROFESSORES: FABRCIO MARECO E GUSTAVO ROCHA

SENSO, Wlastermiler de. Manual de tcnicas de pavimentao Vol. 1. Pini Editora, So Paulo, 2001. SENSO, Wlastermiler de. Manual de tcnicas de pavimentao Vol. 2. Pini Editora, So Paulo, 2001. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 024/94 - Pavimento determinao das deflexes pela viga Benkelman. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 043/95 - Misturas betuminosas a quente ensaio Marshall. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 053/94 - Misturas betuminosas percentagem de betume. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 163/98 - Materiais betuminosos determinao da ductilidade. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-PRO 273/96 - Determinao das deflexes utilizando deflectmetro de impacto tipo Falling Weight Deflectometer. BRASIL. Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes DNIT. Diretoria de Planejamento e Pesquisa. Coordenao Geral de Estudos e Pesquisa. Instituto de Pesquisas Rodovirias. Manual de Implantao Bsica - 3. ed. Rio de Janeiro: 2010. Introduo Terraplenagem. Apostila da disciplina TT-401 Transportes A do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paran UFPR. Curitiba: 2010. RICARDO, Hlio de Souza e CATALANI, Guilherme, Manual prtico de escavao: terraplanagem e escavao de rocha, 3. ed. So Paulo/SP: Pini, 2007. SERGIPE. Companhia Estadual de Habitao e Obras Pblicas do Estado de Sergipe CEHOP/SE. Execuo de Cortes e Aterros ES00181.

66

S-ar putea să vă placă și