Sunteți pe pagina 1din 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA

Disciplina: MECNICA DOS SLIDOS Docente: LUIZ CLUDIO FERREIRA DA SILVA Discentes:
Joacy Guilherme Judelson Rocha Mayara Alves Rodrigo Soares Thiago Diniz

Ensaio de trao

Natal RN DEZEMBRO/2012 RELATRIO DE ENSAIO DE TRAO

1. OBJETIVO: O objetivo desse relatrio testar as propriedades mecnicas de um material, no caso, o ao, atravs de um ensaio de trao, podendo verificar qual o alongamento causado no material, alm da tenso mxima que pode ser aplicada para que o mesmo rompa. 2. APRESENTAO: O relatrio trata da descrio de um ensaio de trao realizado no laboratrio de Engenharia dos Materiais, orientado pelo professor Luiz Cludio e desenvolvido pelo engenheiro responsvel pelo laboratrio Hudson Rafael. Utilizamos um corpo de prova metlico (ao) para realizao do ensaio em uma na mquina universal (Shinadzu Autograph AG X 300kN), coletando os dados de caracterizao do material para posterior anlise.

3. INTRODUO: Imagine um corpo preso numa das extremidades, submetido a uma fora (Figura 1). Quando esta fora aplicada na direo do eixo longitudinal, dizemos que se trata de uma fora axial. Ao mesmo tempo, a fora axial perpendicular seo transversal do corpo. Na Figura 1 possvel observar que a fora axial est dirigida para fora do corpo sobre o qual foi aplicada, essa fora axial ento chamada de fora axial de trao.

Figura 1: Corpo sendo submetido a uma fora axial.

A aplicao de uma fora axial de trao num corpo preso produz uma deformao no corpo, isto , um aumento no seu comprimento com diminuio da rea da seo transversal. Este aumento de comprimento recebe o nome de alongamento. Nas Figuras 2 e 3 possvel ver o efeito do alongamento em um corpo submetido a um ensaio de trao.

Figura 2

Figura 3

O Alongamento (ou Deformao Especifica: ) Na norma brasileira, o alongamento representado pela letra A e calculado subtraindo-se o comprimento inicial do comprimento final e dividindo-se o resultado pelo comprimento inicial. Em linguagem matemtica, esta afirmao pode ser expressa pela seguinte igualdade:

(1) Anloga a seguinte equao, mais comumente encontrada na literatura: Onde: : variao do comprimento da barra L: comprimento inicial da barra O alongamento expresso em m/m o que significa que ocorreu uma deformao tal para 1 m de dimenso do material, por isso, tambm pode ser expresso na forma de porcentagem. Conhecemos dois tipos de deformao: a elstica e a plstica.

Deformao Elstica: Antes de tudo, um material elstico aquele que, mesmo aps sofrer uma deformao ele retorna a sua forma original, essa deformao ento chamada de deformao elstica (Figura 4).

Figura 4: Deformao elstica de um material.

Deformao plstica Diferentemente da deformao elstica, na deformao plstica, o material no retorna a sua forma original (Figura 5).

Figura 5: Deformao plstica de um material.

Todo material tem uma deformao inicial elstica ento comea a deformao plstica at que o mesmo rompa, quanto mais dctil o material, maior ser sua deformao elstica, em materiais muito frgeis essa primeira etapa de deformao elstica quase imperceptvel. No ensaio de trao podemos ver at que tenso o material se comporta de modo elstico e a partir da onde sua deformao plstica.

4. DESCRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS O ensaio de trao realizado na mquina universal, como mostrado na figura.

Figura 7: Mquina de Ensaio Universal

Fixou-se o corpo de prova na mquina por suas extremidades, numa posio que permite ao equipamento aplicar-lhe uma fora axial para fora, de modo a aumentar seu comprimento. A fora mxima aplicada foi de 250 000 N e a velocidade de 5 mm/min. No decorrer do tempo foi medida a fora que era aplicada no corpo de prova e suas deformaes, podendo-se obter o seguinte grfico:

Figura 8: Grfico obtido na Mquina e ensaios Universais. Os dados obtidos tambm podem ser vistos da tabela a seguir:

Figura 9: Tabela obtida atravs do ensaio de trao.

O ensaio de trao feito em corpos de prova com caractersticas especificadas de acordo com normas tcnicas. Suas dimenses devem ser adequadas capacidade da mquina de ensaio. O corpo de prova utilizado era de seo circular e pode ser representado de forma ilustrativa pela seguinte figura:

Figura 10: Corpo de prova atendendo s normas tcnicas.

A parte til do corpo de prova, identificada no desenho anterior por Lo, a regio onde so feitas as medidas das propriedades mecnicas do material. As cabeas so as regies extremas, que servem para fixar o corpo de prova mquina de modo que a fora de trao atuante seja axial.

5. ANLISES DOS RESULTADOS: O teste foi realizado na maquina padro, usando o mtodo de trs apoios para trao axial a uma velocidade de 5mm/min, entretanto o corpo de prova utilizado no foi o padro, utilizamos uma barra metalica similar figura abaixo:

GRFICO

Observamos a deformao do corpo de prova e o valor mximo da Tenso, de aproximadamente 490 Newtons, aps esse momento o corpo de prova inicia o empescoamento e pela fora da maquina ocorre a ruptura do mesmo, perdendo suas propriedades mecnicas.

6.

CONCLUSES

A realizao do teste prtico possibilitou aos alunos uma melhor visibilidade de como se d o alongamento do material em um teste de trao. Nesse caso, como foi utilizada uma barra de ao, pudemos perceber claramente a etapa de empescoamento que antecede a ruptura do mesmo. Assim, pode-se concluir que com a atividade desenvolvida foi possvel observar na prtica todo o estudo terico relacionado aos testes de trao, sendo assim, bastante esclarecedor para os alunos.

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ensaio_de_tra%C3%A7%C3%A3o

www.feng.pucrs.br/~eleani/.../6-%20propriedades_mecanicas.ppt.

S-ar putea să vă placă și