Sunteți pe pagina 1din 59

Coleo Fbulas Bblicas Volume 40

A FARSA DO
ARREBATAMENTO

JL
2

Sumrio
1 - A farsa do arrebatamento............................................................................................................. 5 1 - O que esse tal Arrebatamento"? .......................................................................................... 6 2 - Existem vrias crenas sobre o Arrebatamento .................................................................. 7 1 2 3 4 Primeiro Arrebatamento: Foi o de Enoque. ....................................................................... 8 Segundo Arrebatamento: Foi o de Elias. ............................................................................ 9 Terceiro Arrebatamento: Foi o de Jesus ........................................................................... 10 Quarto Arrebatamento: A qualquer hora (KKKK). ........................................................ 11

2 - Fujam para as colinas................................................................................................................... 13 3 Apenas outra farsa crist .......................................................................................................... 15 4 Mais um arrebatamento fracassado .................................................................................... 17 1 - Diverso, provocaes e ces abandonados. ..................................................................... 17 2 - NOTICIAS .......................................................................................................................................... 18 1 2 3 4 Ateus dos EUA prontos para comemorar o fim do mundo. ....................................... 18 Ateus zombam e dizem que cuidaro dos animais de cristos. .............................. 20 Ateus planejam ps-festas do fim do mundo em 21 de maio. ............................ 22 Um site permitir enviar mensagens depois do Arrebatamento ............................. 23

5 - Arrebatamento coisa sria, no ria. ................................................................................. 26 6 - VIDEOS.................................................................................................................................................. 44 7 - Quem subiu ao cu? ...................................................................................................................... 46 8 - Os crentes herdaro a terra ou o cu?................................................................................ 47 9 JESUS NO VOLTA ........................................................................................................................ 48 1 2 3 4 5 6 Jesus no volta, t na Bblia! ................................................................................................ 48 Jesus estabelece o prazo para sua volta: ........................................................................ 48 Primeiros cristos acreditavam que presenciariam o segundo advento: ............ 50 Primeiros cristos acreditavam j viver os "ltimos tempos": ................................ 50 Declaraes genricas sobre a iminncia do segundo advento: ............................. 52 Concluso: Tentativas crists frustradas de desqualificar o prazo ........................ 52

10 - Advertncias ao crente ............................................................................................................. 57 Ebooks recomendados ........................................................................................................................ 57 Mais contedo recomendado ............................................................................................................ 58

1 - A farsa do arrebatamento

Tudo relacionado com as crenas crists sobre os acontecimentos do fim do mundo e sobre o que acontecer depois da morte muito engraado. Todas essas intrincadas e complexas crenas esto baseadas em um punhado de versculos bblicos ambguos, que so terreno frtil para que o imaginativo e cndido crente d renda solta s suas fantasias onricas. Sem absolutamente nenhuma evidncia, se atrevem a afirmar e a ensinar de forma explicita e detalhada a outros crentes iludidos e desejosos de que haja "Algo" depois da morte. De todas essas crenas, a mais engraada e divertida a do arrebatamento ao cu.

1 - O que esse tal Arrebatamento"?

Em poucas palavras: a crena de alguns cristos de que momentos antes do fim do mundo, Armagedom e a segunda vinda (nem teve a primeira ainda) de Jesus, os "cristos de Jesus" sero arrebatados ao cu. Ou seja, literalmente voaro pelos ares at o cu diante do olhar atnito dos pecadores! De onde vem esta crena maluca? 1 Tessalonicenses 4:16-17 16 - Porque o mesmo Senhor descer do cu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitaro primeiro. 17 - Depois ns, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Tambm dos versculos: Mateus 24:40-41 40 - Ento, estando dois no campo, ser levado um, e deixado o outro; 41 - Estando duas moendo no moinho, ser levada uma, e deixada outra. Joo 14:3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vs tambm. O Arrebatamento no uma crena compartilhada por todos os cristos. Como sempre, as diferentes e interminveis interpretaes dos versculos Bblicos fazem com que alguns a aceitem de forma literal, enquanto para outros meramente um simbolismo e no acontecer da forma exata como descrevem as escrituras.

2 - Existem vrias crenas sobre o Arrebatamento


Catlicos e Grupos Evanglicos Tradicionais: Tambm chamados Amilenaristas (porque no creem que Jesus voltar para governar o mundo por mil anos como diz o apocalipse). Eles creem no simbolismo desses versculos e por no existir uma tradio sobre este rapto entre os primeiros pais da igreja nem em seus conclios, negam sua literalidade. Cristos Evanglicos Batistas e Pentecostais. Estes so os milenaristas. Entre eles h duas posies a respeito do arrebatamento: Ps-tribulaes. Pr-tribulaes.

H alguns que creem que primeiro chegar o Armagedom e Jesus; e logo depois ser arrebatamento (Ps-tribulaes); e outros que primeiro ser o arrebatamento e em seguida vir o anticristo e a grande tribulao (Pr-tribulaes). H muita confuso e interpretaes sobre esses sinais do fim do mundo, apocalipse, arrebatamento, etc. Parece que cada segmento cristo inventa sua viso particular para continuar enganando os crentes desprovidos de senso crtico com essas sandices. Obviamente tudo sem nenhuma linha de evidncia. Os coitados so convencidos de que precisam crer sem ver, pois assim fica fcil para o religioso mentir vontade.

Segundo os que acreditam que essa sandice de "arrebatamento" ser real (cristos evanglicos principalmente), afirmam que esperam o 4 Arrebatamento; sendo os outros trs:

1 - Primeiro Arrebatamento: Foi o de Enoque.

Gnesis 5:24 E andou Enoque com Deus; e no apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. Hebreus 11:5 Pela f Enoque foi trasladado para no ver a morte, e no foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladao alcanou testemunho de que agradara a Deus.

2 - Segundo Arrebatamento: Foi o de Elias.

2 de Reis 2:11 E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao cu num redemoinho.

3 - Terceiro Arrebatamento: Foi o de Jesus

Atos 1:9-11 9 - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado s alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. 10 - E, estando com os olhos fitos no cu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. 11 - Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o cu? Esse Jesus, que dentre vs foi recebido em cima no cu, h de vir assim como para o cu o vistes ir. Apocalipse 12:5 E deu luz um filho homem que h de reger todas as naes com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.

10

4 - Quarto Arrebatamento: A qualquer hora (KKKK).

A Jerusalm celestial tambm ser um covil de brigas religiosas entre judeus, muulmanos e as vrias correntes crists?

Ainda no ocorreu. Segundo os que acreditam na fbula, este rapto est muito prximo e iminente (como sempre), j que se aproxima o fim dos tempos. S sero arrebatados os cristos (imagino que so apenas os crentes que acreditam nisso). Quem descobriu a corrente crist verdadeira entre milhares de denominaes?

Leiamos agora um divertido (e vergonhoso) fragmento de uma conhecida pgina web crist, onde narram com detalhes as estranhas circunstncias sobre como ocorrer este "ARREBATAMENTO": No momento em que ocorrer o arrebatamento, imagino, haver grandes catstrofes em todo o mundo. Imagine que voc est no aeroporto, esperando seu filho que chega dos EUA. Enquanto aguarda sentado na sala de espera, talvez comendo um hambrguer, quando de repente a atendente que estava lhe servindo desaparece diante de seus olhos. Deixando para trs, somente seu vestido, sapatos e um anel. O copo de suco que ia servir-lhe se espatifa no piso. Ao mesmo tempo, voc olha pelas janelas do aeroporto e v o avio em que seu filho chegaria se espatifar na pista sem controle, o piloto, que era cristo, desapareceu justamente no momento em que as rodas do avio tocavam na pista de aterrisagem. O copiloto que no teve tempo de substitu-lo, ficou estupefato ao ver seu companheiro desvanecer-se diante de seus prprios olhos. Os bombeiros correm com suas sirenes a socorrer o avio que se encontra em chamas, mas em vez dos 250 passageiros que vinham, s os corpos de 185 so recuperados, e logicamente as crianas menores de oito anos, filhos de crentes que vinham a bordo desapareceram sem exceo. Sabe o que aconteceu com os outros 65 passageiros? Assim como o piloto e a moa do restaurante, ACABAM DE SEREM ARREBATADOS. Um dos

11

corpos que faltaram era o de seu filho! Se ouvem gritos de desespero de algumas mes, pais, filhos e outros familiares, que com tanta ansiedade vieram esperar seus familiares, e acontece que agora: J NO EXISTEM MAIS! Ouvem-se sirenes de polcia por todos os lados. Voc nota como as pessoas tropeam com as paredes e com outras pessoas tambm, se encontram totalmente confusas pelo que aconteceu. TODOS BUSCAM UMA EXPLICAO, MAS NINGUM SABE O QUE ACONTECEU. No at depois de alguns momentos de angstia total, que voc chega concluso do que pode ter acontecido. Depois de tentar inutilmente dar uma explicao lgica para o ocorrido, de repente se recorda de ter lido um artigo na Web, quatro ou cinco meses atrs, onde falava de um caso como este, que era descrito na Bblia. Voc chora amargamente, por que no s ficou pata trs, mas tambm se recorda de ter lido no mesmo artigo, que a partir desse momento, comearia um perodo de exatamente 7 anos, no qual a terra passaria por "dias haver uma aflio tal, qual nunca houve desde o princpio da criao, que Deus criou, at agora, nem jamais haver." (Marcos 13:19) E O MESMO ACONTECER EM TODO O MUNDO! O QUE DEVES FAZER SE POR ACASO DEIXADO, DEPOIS QUE OS CRISTOS FOREM ARREBATADOS? Esta a pergunta do sculo. Talvez tenha perdido tua esposa e teus filhos menores de 10 anos. Talvez num desses dias, retorne tua casa e no encontre tua me ou teu irmo que eram cristos, cujos conselhos sobre este acontecimento no destes ouvidos, possivelmente chamando-os de fanticos e loucos. Bem, agora pode ser que te encontres s e com uma segunda oportunidade diante de ti. Agora te prepara, porque o que vem a partir da no ser fcil de sobreviver! Sei que te sentirs em situao de pnico, mas como nos diz uma revista que acabou de ler, "sentir nesses momentos j absolutamente intil. Se voc tivesse desejado estar bem com Deus antes do arrebatamento, voc podia. Mas resolveu esperar. Agora sua nica oportunidade ficar neste mundo e suportar at o fim da Tribulao". PASSOS A DAR PARA SALVAR-SE (No fcil, mas possvel. Ver Apocalipse 20:4). Esteja ciente de que voc est vivendo a grande tribulao, porque a tribulao um perodo com incio a partir do momento do arrebatamento - prximo aos dias da assinatura do tratado de paz de sete anos entre rabes e israelenses e at a segunda vinda de Cristo conosco, como parte de suas tropas celestiais. Aleluia! Tenha em mente que a Bblia prediz que o Anticristo far grandes milagres, e ser acompanhado e apoiado pelo Falso Profeta, que facilmente identificado em Apocalipse 17:02 e Apocalipse 17:5-6. Descreve-se claramente o que ele faz, com que tem alianas e as imoralidades que comete. No receba o Selo da Besta sob quaisquer circunstncias. Os perseguidos pelo anticristo, todos os que se negam a adorar-lhe e a receber sua marca. Eles usaro tortura para forar todas essas pessoas a renunciar a Cristo. (Como os cristos fizeram na inquisio para obrigar a adorar Cristo?) Se apenas os filhos dos crentes so arrebatados com eles, ento os filhos daqueles que ficaram para trs sero torturados e mortos na sua frente para for-lo a receber a marca.

12

2 - Fujam para as colinas

Ponha em prtica o plano de sobrevivncia

Este plano descrito em Mateus 24:16 e Marcos 13:14. "Ento, os que estiverem na Judeia (Nova York, Londres, Beijing, Santo Domingo, Quito, Buenos Aires, Oslo) fujam para os montes. E o que estiver sobre o telhado no desa para casa, nem entre a tomar coisa alguma de sua casa;" (Marcos 13:14, 15 e 16). Embora voc no possa se esconder do governo do Anticristo at o fim da Tribulao, o tempo que voc ganha se escondendo importante para o seu crescimento e fortalecimento espiritual. No se esquea de trazer uma Bblia com voc onde quer que se esconda. (caso precise de papel higinico?) No importa que seja uma Bblia catlica. Essas bblias dizem o mesmo que todas as outras, o problema que eles (os catlicos, bvio) ignoram o que ela diz. Cuidado com os agentes que espionam para o anticristo. Vizinhos, amigos e at mesmo "religiosos" que apoiam o novo governo mundial. Voc no deve se curvar a qualquer imagem, mesmo que esta imagem ganhe vida e fale. Em Apocalipse 13, verso 12 em diante nos diz: "12 - E exerce todo o poder da primeira besta na sua presena, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada. 13 - E faz grandes sinais, de maneira que at fogo faz descer do cu terra, vista dos homens. 14 - E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presena da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem besta que recebera a ferida da espada e vivia. 15 - E foi-lhe concedido que desse esprito imagem da besta, para que tambm a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que no adorassem a imagem da besta". Como voc v, no fcil! Em Mateus 24:38 o prprio Jesus te diz que o que se acaba de descrever nesta revista certo, e que no importa o que vejas e o que te digam, isto vai acontecer ao p da letra. S te lembra de que os que se encontram esperando o Arrebatamento no so apenas um grupo de

13

"loucos", (IMAGINA!) como muitos dizem: Existem mais de 200 milhes de cristos em todo o mundo esperando este acontecimento. (E MAIS DE UM BILHO RINDO DELES!) No caia na conversa de fulano, ciclano ou beltrano. Esses so apenas pessoas que vivem falando palavras vs de homens e a coisa continua sempre de mal a pior e nada fazem para ajudar a humanidade. Aqueles que no esto 100 por cento de acordo com o que diz a Bblia e, portanto, com o que est descrito nesta revista, podem parecer-lhe como ovelhas, mas a Bblia nos diz que eles so "lobos disfarados de ovelhas". No importa de onde venham ou qual seja asua educao. Todos os que no acreditam na palavra de Deus so como os feiticeiros e tais no herdaro o reino de Deus. Glria a Deus ontem, hoje e amanh! Glria a Deus quem pagar com fogo eterno aqueles que enganam e sabem que esto enganando! (OS CRISTOS?) ALGUM TEVE UMA REVELAO DE QUE ESTAVA NO INFERNO E DISSE QUE O QUE MAI LHE DOA NO ERA A DOR DAS QUEIMADURAS CONSTANTES E A TERRVEL E ASQUEROSA SENSAO DE SENTIR VERMES SUBIREM-LHE POR TODO O CORPO. (E ISSO SEM O CORPO FSICO!!!) NO! DISSE QUE O QUE MAI LHE DOA ERAM OS GRITOS INCESSANTES DE DEMNIOS QUE LHE ATORMENTAVAM CONSTANTEMENTE E LHE DIZIAM: TANTO QUE TE FALARAM DESTE LUGAR E NUNCA QUISESTE ESCUTAR! Abre os olhos, por favor! Pastor Dawlin A. Urea Grand Rapids, Michigan, USA Fonte: http://antesdelfin.com/elrapto.html

14

3 Apenas outra farsa crist

to bvia e gigantesca a falsidade desta crena que a maioria dos segmentos cristos no a considera literal. obviamente uma farsa amigo leitor crente! No h a mnima evidncia de que algo como isto poderia ocorrer. Os que creem nessa sandice afirmam que os versculos antes mencionados e a ascenso aos cus de Jesus, Enoque e Elias so provas suficientes para considerar provvel este fenmeno.

Cristos voando pelos cus?

Evidentemente todas as leis fsicas e gravitacionais se romperiam (Bah! Para Deus nada impossvel... Se pde parar a terra de seu movimento de rotao, sugar para o cu um grupo de cristos infinitamente mais fcil). O fato de que uns cristos (loucos?) se desloquem cu acima um sinal inequvoco de que Deus, ou ao menos o seu reino celestial, est l em cima, nos cus. Mas aonde vo esses loucos perdo cristos? A estrela mais prxima est a 4 anos-luz. Nossos telescpios mais potentes no conseguiram visualizar nenhum tipo de cu ou paraso no espao exterior. O objeto mais distante captado est h 13 bilhes de anos-luz, logo nossos cristos estelares tero que viajar mais do que isso no glido espao.

15

Ou por acaso "arrebatados" viajaro mais rpido que a luz? Isto impossvel, se desintegrariam.

Como respiraro ao sair da atmosfera terrestre?

Imagino que os loucos perdo cristos que acreditam nessa patranha diro que ao chegar a certa altura se desintegraro e sero tele transportados diretamente ao cu, onde Deus os aguarda. Obviamente que essa afirmao no tem apoio bblico e nem evidncia alguma. Sem falar que fisicamente impossvel. O tele transporte e reintegrao celular e biolgica ainda pertencem ao campo da fico cientfica. Se os cristos saem perpendicularmente da terra, ao ocorrer isso em todo o mundo, sairo espalhados em todas as direes dispersando-se pelo cosmos. Ou por acaso, em pleno voo acionaro um GPS e corrigiro o rumo? Chocar-se-o no ar todos esses cristos voadores? Na verdade, to absurda e engraada essa crena que impossvel buscar argumentos para refut-la devido as inevitveis gargalhadas. Mas seguramente, os insanos que apoiam essa sandice tm uma desculpa perfeita: um mistrio que ser revelado quando acontecer. O que para mim e a qualquer pessoa centrada e sensata o verdadeiro mistrio : COMO EM PLENO SCULO 21 E COM AMPLOS AVANOS EM TODAS AS CINCIAS, AINDA EXISTAM PESSOAS QUE ACREDITEM NESSAS BESTEIRAS.

Fontes: - http://en.wikipedia.org/wiki/Rapture - http://www.elarrebatamiento.com/Lavision11.htm

16

4 Mais um arrebatamento fracassado

1 - Diverso, provocaes e ces abandonados.


Amigo crente cristo saiba que defendo de capa e espada o seu direito de crer no que deseje. A mim d no mesmo se voc decide dedicar suas crenas e sua f a um deus, uma rvore ou um cantor de Rock; um direito seu escolher livremente suas crenas. Mas tambm considero um direito poder rir e fazer piadas livremente das coisas que me paream engraadas ou absurdas. Inclusive se essa diverso vem de suas crenas. Claro, voc tambm tem o direito de fazer o mesmo com outras crenas ou descrenas. Por exemplo, se voc me diz que cr em um deus motor do universo, fora primria e energia csmica; dir-lhe-ei que mesmo no concordando, respeito a sua escolha. 1. MAS SE VOC ME DIZ QUE CR EM UM DEUS VIVO, INVISISVEL, CRIADOR DO UNIVERSO EM SEIS DIAS E EM UM JESUS, QUE SE LEVANTOU DOS MORTOS E SEU PAI O ESPRITO SANTO, voc notar um enorme sorriso em meus lbios. 2. E claro, se voc afirma crer que um tipo de 600 anos de idade enfiou em uma caixa de madeira um casal (ou sete de cada) de todos os animais existentes na Terra ou que um guerreiro nmade parou o Sol durante um dia, ver minha boca colar nas orelhas. 3. Mas o xtase ser quando me diga que cr firmemente que todos os verdadeiros cristos se elevaro no ar e voaro literalmente em direo ao espao para reunir-se com Deus e cruzando no caminho com Jesus, que estava baixando para a sua segunda apario na Terra; e no s isso, mas que afirme que h uma data especfica para esse fenmeno. Neste caso amigo crente, provavelmente j estarei rolando pelo cho entre gargalhadas e lgrimas de xtase.

17

Obviamente exagerei um pouco, mas o que sei que, se suas crenas so estranhas, absurdas e absolutamente idiotas, vamos rir e fazer piadas vontade e sem compaixo. No nego que tem o direito de enfurecer-se, mas deve estar prevenido, se cr em uma sandice como o "Rapto ou Arrebatamento", as piadas chegaro subitamente e no s por parte dos cticos. E no deveria surprender-se diante dessa chuva de gargalhadas, pois a Bblia diz claramente que as pessoas ms iro zombar de sua f. 2 Pedro 3:3-4 3 - Sabendo primeiro isto, que nos ltimos dias viro escarnecedores, andando segundo as suas prprias concupiscncias, 4 - E dizendo: Onde est a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princpio da criao. Ora, o escritor bblico sabia que hoje, voc e todos os crentes estariam pagando esse mico, logo procurou garantir que no deixariam de pagar dzimo e sustentar a igreja mesmo assim... Parece que deu certo!

Ento, toda vez que uma pessoa rir ou fazer piadas de suas crenas, agradea-lhe por estar cumprindo uma profecia bblica e cumprir a palavra divina. Algum tempo atrs, uns cristos protestantes dos EUA liderados pelo pregador Harold Camping, garantiram que iluminados por Deus e pela Bblia, que "arrebatamento seria em 21 de Maio de 2011; advertindo seus fiis para estarem preparados diante to maravilhoso evento. E com certeza, as crticas e piadas no demoraram a chegar; no s por parte dos incrdulos, mas tambm de outros cristos que no apoiam e nem creem literalmente no tal "arrebatamento". E no para menos, o absurdo e hilrio da crena nesse arrebatamento beira a loucura clnica. E alguns ateus espertos e impiedosos (logo depois de superar o ataque de riso) decidiram tirar algum proveito da situao e de carona uma dissimulada piada pblica:

2 - NOTICIAS

1 - Ateus dos EUA prontos para comemorar o fim do mundo.


may 20, 2011- Blogs Cristos. Segundo Harold Camping, neste dia 21 de Maio, um grande terremoto marcar o inicio do fim do mundo.

18

Como j vem dizendo nas ltimas semanas, o pregador evangelista Harold Camping, o mundo vai acabar neste sbado com "a segunda vinda de Jesus Cristo" e o "arrebatamento dos verdadeiros crentes", algo que aos ateus americanos parece uma boa ocasio para comemorar. De acordo com os clculos que Camping afirma ter obtido a partir de sua interpretao da Bblia, neste dia 21 de maio um grande terremoto marcar o incio do fim do mundo e no prximo ms de Outubro todos os infiis tero morrido. O "profeta" tem usado a rede de rdio religiosa que preside, a Family Radio, para difundir a sua teoria. Camping, 89 anos, comeou sua campanha de informao e advertncia sobre a catstrofe "iminente" h vrios meses, usando seu espao no rdio e comprando espao em outdoors na rea de So Francisco, Califrnia. Dia da festa final Alguns ateus decidiram usar as redes sociais e em alguns casos os mesmos meios de Camping para convocar suas festas ps-arrebatamento. Em um outdoor na rea de Fort Lauderdale, na Flrida, o grupo Ateus Americanos convoca para a celebrao, com o argumento de que a pregao de Camping no tem sentido. Em Fayeteville, Carolina do Norte, a organizao Ateus e Humanistas do Centro de Carolina do Norte tambm planeja uma celebrao. "Apesar do absurdo da declarao (Camping) bvio para a maioria do mundo, uma boa oportunidade para destacar algumas das crenas mais bizarras dos fundamentalistas religiosos", disse uma mensagem postada no site organizao. Em Fayetteville a farra ser de dois dias: um que marca o Dia do Juzo e outro "para quem sobreviver". Salva teu co Como sempre as tragdias trazem oportunidades de negcios. Esse o caso de Bart Centre, empresrio e ateu de New Hampshire, que disse ter criado uma rede para resgatar os animais deixados pelos donos que forem salvos. O preo? US$135 por mascote e US$20 por animal adicional. Um valor que, como se l na pgina de internet de Centre, um pequeno preo a pagar pela tranquilidade de esprito de saber que seus animais estaro bem cuidados quando os donos se forem. Segundo Centre, at agora tinham se associado ao servio umas 250 personas que, como disse Centre ao dirio The Wall Street Journal, sofrero uma dupla desiluso. Uma porque no sero salvos e a outra porque no fao devolues, explicou o homem, cuja oferta de servios descrita com cuidadosas condies, talvez para evitar processos de clientes insatisfeitos. Apesar da incredulidade da maioria, inclusive de alguns grupos cristos, Camping, o profeta da tragdia, leva a data muito a srio e disse no ter sombra de dvida de que o Juzo Final est chegando. Quanto a seus planos, Camping garante que passar o sbado com sua esposa, em casa vendo televiso e escutando rdio para saber o que est acontecendo do outro lado do mundo quando isso comece. No outdoor que os Ateus Americanos contrataram em Fort Lauderdale se l: 2000 anos de a qualquer momento, uma aparente referncia jocosa sobre a ltima predio de Camping, que j havia fixado a data do fim do mundo para Setembro de 1994. (Fonte: BBC Mundo) Fonte:
http://blogs-cristianos.renuevodeplenitud.com/ateos-ee-uu-listos-a-celebrar-el-fin-del-mundo.html

19

2 - Ateus zombam e dizem que cuidaro dos animais de cristos.

Ateus zombam e dizem que cuidaro dos animais de cristos se o arrebatamento ocorrer em 21 de Maio. "Prometeste tua vida a Jesus. Agora ests salvo. Mas quando chegar o arrebatamento o que acontecer com seus amados que deixar para trs?". Diz em seu site web Eternal EarthBound Pets, que promete "tirar-lhe essa preocupao dos ombros".

Estados Unidos | Jueves 19 de Mayo, 2011. (NoticiaCristiana.com). Washington. - A falsa profecia de Harold Camping, de que neste sbado 21 de Maio ocorrer o arrebatamento da Igreja e por sua vez, ser o princpio do fim do mundo, est provocando a zombaria dos ateus contra os cristos, especialmente dos que acreditam em Camping. Como a profecia de Camping disse que Jesus levar os cristos neste prximo sbado, ento os ateus

20

perguntam: Quem cuidar de seus animais? Em 26 dos 50 estados dos Estados Unidos, a soluo est mo: empresrios ateus abriram negcios que prometem resgatar e adotar os animais dos cristos que sejam selecionados para ir ao cu, quando Jesus Cristo os chamar para seu lado.

O servio de resgate de mascotes j tinha 259 clientes, que pagaram 135 dlares para o primeiro animal e mos 20 por mascote adicional do mesmo endereo. A empresa garante que o animal ter companheiros, cuidados e amor mesmo aps seus donos terem ido ao cu. Que sandice! Todos os socorristas so ateus jurados, o que quer dizer que definitivamente ficaro na Terra, dedicados a resgatar mascotes. Quando chegar o dia do Juzo Final, o cofundador da empresa Bart Centre ordenar a todos os socorristas para que se ponham imediatamente em ao. Isso ocorrer s se chega o Juzo Final. Ou seja, no faremos nada se no acontecer no sbado, disse Centre a AFP. Ah! E os contratos so vlidos por 10 anos.

Fonte:
http://www.noticiacristiana.com/sociedad/sectas/2011/05/ateos-se-burlan-y-dicen-que-cuidaranmascotas-de-cristianos-si-ocurre-el-rapto-este-21-de-mayo.html

21

3 - Ateus planejam ps-festas do fim do mundo em 21 de maio.

Ateus satirizam fundamentalistas cristos com festas ps-apocalipse; uma empresa ajuda a cuidar dos animais dos que acreditam que sero arrebatados. Enquanto milhares de fanticos cristos esperam (ou desesperam) pela chegada do fim do mundo e do arrebatamento divino que supostamente levaria 2% dos seres humanos diretamente ao paraso em 21 de maio, ateus dos Estados Unidos planejam uma contra-festa, o ps-apocalipse, satirizando as crenas dos cristos. Os seguidores de Harold Camping e da rede radiofnica multimilionria Family Radio, consideram atravs de uma interpretao numerolgica que o fim do mundo chegar neste dia 21 de maio inexoravelmente. Uma afirmao que para a maioria do mundo absurda, mesmo que no tanto quanto para os ateus. A Rapture After Party (Festa Ps-arrebatamento) promovida como "A melhor festa condenada de NC (Carolina do Norte)". Um evento de dois dias que visa aproveitar e se divertir custa dos fervorosos fanticos cristos. Mesmo que o absurdo que pregam seja bvio para a maioria do mundo, uma grande oportunidade para destacar algumas das crenas mais bizarras dos fundamentalistas e gerar a conscincia sobre a necessidade da razo, dizem sobre esta festa contra-apocalptica. Um grupo de empresrios ateus est aproveitando um bom aumento em seus negcios "Eternal Earth-bound Pets", que visa ajudar a encontrar lares para animais de estimao dos que acreditam que sero arrebatados ao cu durante o fim do mundo (e talvez ajud-los psicologicamente com a decepo). Possivelmente neste dia 22 de maio estaremos vendo o primeiro de vrios episdios ps-fimdo-mundo. Daqui at 2012 e em diante. Mas claro, sempre possvel que o apocalipse esteja

22

ocorrendo permanentemente e no nos demos conta de que o mundo ao nosso redor tenha sido substitudo por clones hologrficos (at que os faamos). Como disse Lard Von Trier: O Fim do Mundo um estado mental. Fonte:
http://pijamasurf.com/2011/05/ateos-planean-after-parties-del-fin-del-mundo-este-21-de-mayo/

4 - Um site permitir enviar mensagens depois do Arrebatamento

Como cristo cremos que um dia seremos levados ao cu, quando ocorra o arrebatamento descrito na Bblia. Agora nasce um novo servio pela Internet onde poderemos enviar um email a nossos seres queridos que tenham ficado na Terra, para alert-los sobre o evento apocalptico que ocorreu. Quem se subscrever em YouveBeenLeftBehind.com (que significa vocfoideixadoparatrs.com) poder enviar mensagens para at 62 pessoas, seis dias depois de ter desaparecido da Terra pelo arrebatamento.

23

O site Web, administrado por Mark Heard junto com outros 4 cristos, enviar as mensagens eletrnicas quando pelo menos 3 destas pessoas deixem de entrar no sistema durante 6 dias consecutivos. Apesar do estranho que possa parecer este site, na realidade seu propsito evangelstico, pois se l claramente em ingls a frase YouveBeenLeftBehind te d a ltima oportunidade de alcanar teus familiares e amigos. Como se sabe o arrebatamento o evento que ocorrer no comeo do Fim do Mundo, tambm chamado Armagedom. Neste momento, os crentes sero arrebatados ao cu e aqueles que no aceitaram Jesus como seu senhor e salvador, sero deixados para trs para sofrer por sete anos de tribulao em um mundo globalizado onde governar o Anticristo. Alm do sistema de envio de mensagens eletrnicas, possvel armazenar no site, documentos pessoais at 150MB de espao, os quais sero enviados a 12 pessoas indicadas pelo usurio, quando ocorrer o rapto. Esta opo possui at encriptao e pode enviar at informao muito confidencial como dados bancrios, seguros e procuraes legais para serem usadas por quem receba os dados. Segundo esclarece o portal, como no existiro testemunhos presenciais vivos, os tribunais tero sete anos para decidir a validade da documentao, que ser o tempo que durar o governo do anticristo. O servio no gratuito, custa 40 dlares anuais, os quais diminuiro medida que mais pessoas se associarem ao servio. Atualmente j h muitos inscritos.
Fonte: http://www.conpoder.net/un-sitio-web-permitira-enviar-mensajes-despues-del-arrebatamiento/

Mesmo entre os prprios crentes cristos, h uma espcie de luta entre eles mesmos ironizando esse arrebatamento. Acusaes vo e veem; para o divertimento dos que no creem, que assistem de camarote como se mordem uns aos outros. muito divertido ver como entre os prprios cristos de pegam de unhas e dentes. Veja estes dois videos de um pregador argentino Dante Gebel, que aparentemente no acredita em abdues ou cristos voadores, algo que provocou ressentimento entre alguns crentes:

24

Tudo isso uma verdadeira loucura, parece que estamos no interior de hospcio. Voc pode imaginar o que aconteceria se, no momento do arrebatamento voc for selecionado e est no piso trreo de um edifcio, no poro ou apenas dentro de sua casa? Eu acho que isso de "ser arrebatado", como se anulassem a lei da gravidade e fossem puxados para cima, para o cu. Presumo ento que ao se elevar do cho se chocar com o teto, ficando preso ali como um balo de hlio. Imagine isso amigo crente! Depois de tanto esforar-se para ser levado por Deus, termine por perder o paraso por causa do teto de sua casa? Isso seria muito divertido. Talvez deem trabalho aos ateus, de irem retirando os crentes do teto e os colocando para fora, para que possam voar ao cu como pombas brancas! (Ningum quer ter um monte de cristos grudados no teto dos shoppings centers, daria uma m impresso para os negcios.). Mas algo pior que pode acontecer que a atrao de Deus seja to grande que os cristos sejam esmagados contra os telhados para atravess-los, assim em vez de irem de "corpo e alma" ao cu, iro como uma massa de carne destroada. M sorte para os eleitos. Para evitar tudo isso recomendvel que os cristos que esperam o arrebatamento estejam permanentemente ao ar livre. Porque como vocs mesmos dizem: ningum sabe a hora. Imagino que o crente depois de ler isto dir que so loucuras e coisas de dementes. E est certo! Tudo isso uma loucura! E tem sido desde sempre. A IDEIA DE QUE UM GRUPO DE PESSOAS, POR CRER EM ALGUMAS LINHAS DE UM LIVRO VELHO, SAIA VOANDO PELOS ARES PARA ENCONTRAR-SE COM UM SER INVISVEL SEM DVIDA, UMA DAS COISAS MAIS DOIDAS QUE J VI NA VIDA. Portanto, no me culpem por especular sobre a loucura que vocs mesmos comearam. E, claro, voc vai dizer: "Ria agora ateu e chore quando o arrebatamento acontecer". Sim, pode ser, mas at l me divertirei o mximo que possa! Se, no entanto, eu ir para o inferno, pelo menos irei com a boca nas orelhas.

25

5 - Arrebatamento coisa sria, no ria.

E para terminar o nosso volume sobre o engraadssimo tema do arrebatamento ao cu, vamos ver atravs de cartoons e vdeos, como os no-crentes (e at mesmo muitos crentes) encaram essa estranha crena crist mundo afora. E no h meio termo ou desculpas vlidas, isto uma pardia direta de uma das crenas mais absurdamente engraadas que o mundo cristo tem para nos oferecer. Devo dar um pequeno aviso aos outros cristos que ao ver estas imagens riam e zombem de seus colegas: to ridculo acreditar em um grupo de fanticos cristos voando pelos ares, como acreditar em um ex-lder cristo que ressuscita e depois tambm voa pelo ar emulando o alter ego de Clark Kent. Ele to suscetvel ao ridculo e zombaria como a crena de que todos os mortos da histria do universo sero julgados por tribunal celestial de juzes invisveis, esperando por uma recompensa ou castigo, dos quais no possuem a mnima evidncia e o pior perder toda a vida buscando essas recompensas ilusrias. Portanto, antes de rir, veja a viga em seu prprio olho, porque como disse um annimo: QUEM NO QUISER QUE ZOMBEM DE SUAS CRENAS, NO DEVIA TER CRENAS TO ENGRAADAS.

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

6 - VIDEOS

44

45

7 - Quem subiu ao cu?


2 de Reis 2:11 E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao cu num redemoinho.

Gnesis 5:24 E andou Enoque com Deus; e no apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. Hebreus 11:5 Pela f Enoque foi trasladado para no ver a morte, e no foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladao alcanou testemunho de que agradara a Deus.

Joo 3:13 Ora, ningum subiu ao cu, seno o que desceu do cu, o Filho do homem, que est no cu.

46

8 - Os crentes herdaro a terra ou o cu?


Bem-aventurados Mas os mansos 37:11 Note acima um Testamento. (que os mansos, porque eles herdaro a terra; Mateus 5:5 herdaro a terra, e se deleitaro na abundncia de paz. Salmos dos mais de 400 plgios do Novo Testamento sobre o Velho no vale mais!!!)

Os justos herdaro a terra e habitaro nela para sempre. Salmos 37:29 Porque os malfeitores sero desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdaro a terra. Salmos 37:9 Porque aqueles que ele abenoa herdaro a terra, e aqueles que forem por ele amaldioados sero desarraigados. Salmos 37:22 E produzirei descendncia a Jac, e a Jud um herdeiro que possua os meus montes; e os meus eleitos herdaro a terra e os meus servos habitaro ali. Isaas 65:9 A sua alma pousar no bem, e a sua semente herdar a terra. Salmos 25:13 Todavia a terra se repartir por sortes; segundo os nomes das tribos de seus pais a herdaro. Nmeros 26:55 E todos os do teu povo sero justos, para sempre herdaro a terra; sero renovos por mim plantados, obra das minhas mos, para que eu seja glorificado. Isaas 60:21 E a vs vos tenho dito: Em herana possuireis a sua terra, e eu a darei a vs, para a possuirdes, terra que mana leite e mel. Eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos separei dos povos. Levtico 20:24 Porm o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro esprito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei terra em que entrou, e a sua descendncia a possuir em herana. Nmeros 14:24 Lembra-te de Abrao, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendncia como as estrelas dos cus, e darei vossa descendncia toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herana eternamente. xodo 32:13 Quando clamares, livrem-te os dolos que ajuntaste; mas o vento a todos levar, e um sopro os arrebatar; mas o que confia em mim possuir a terra, e herdar o meu santo monte. Isaas 57:13

47

9 JESUS NO VOLTA
1 - Jesus no volta, t na Bblia!
Na Bblia existem muitas profecias, mas sem dvida a mais conhecida e celebrada a que fala do juzo final e da segunda vinda de Jesus Cristo para recolher todos aqueles que creram nele como o filho de Deus e dar-lhes o "reino dos cus" e a "vida eterna" como recompensa. Aqui cabe uma pergunta constrangedora: SEGUNDO A BBLIA, ISSO J NO ERA PARA TER ACONTECIDO?

Como ser demonstrado, segundo a Bblia, Jesus realmente quis dar a entender que O SEU RETORNO ERA IMINENTE E ACONTECERIA AINDA NO TEMPO DE VIDA DE ALGUNS DOS SEUS DISCPULOS.

2 - Jesus estabelece o prazo para sua volta:


Nos evangelhos sinticos (Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21), Jesus faz uma extensiva e detalhada descrio sobre o fim do mundo e sobre a sua segunda vinda. E conclui dizendo: Mateus 24:34 34 - Em verdade vos digo que NO PASSAR ESTA GERAO sem que TODAS essas coisas se cumpram. (Tambm em Marcos 13:30 e Lucas 21:32) Jesus teria dito isto por volta do ano 33, no sculo I. Consequentemente, A PROFECIA DEVERIA TER-SE CUMPRIDO AT MEADOS DO SCULO II, quando morreu a ltima pessoa de sua gerao. Algumas pessoas tentam defender essa constrangedora profecia no cumprida dizendo que ela apenas se refere destruio de Jerusalm ocorrida no ano 70. Porm, a palavra "todas" torna esse argumento pouco convincente: O segundo advento, mencionado como sequncia e CLMAX das tribulaes TAMBM deve fazer parte do cumprimento da profecia.

Outra tentativa de defesa dar palavra "gerao" uma interpretao atemporal, fazendo-a referir-se ao POVO JUDEU ou CRISTANDADE, por exemplo. Porm, vejamos o que diz a NOVA TRADUO NA LINGUAGEM DE HOJE, publicada pela Sociedade Bblica do Brasil no ano 2000. A NTLH busca difundir o conhecimento do texto bblico facilitando a legibilidade ao evitar o uso de "palavras difceis". Neste versculo em particular, ela evita o uso da palavra "gerao", exprimindo seu significado no contexto original por outras palavras: Mateus 24:34 34 - Eu afirmo a vocs que isto verdade: essas coisas vo acontecer ANTES DE MORREREM TODOS OS QUE AGORA ESTO VIVOS. Isto mostra que a palavra "gerao" na passagem tem seu sentido usual, que naturalmente ocorre ao leitor em uma primeira leitura do texto: o conjunto das pessoas cujos tempos de vida de sobrepem em uma determinada poca, confirmando o prazo de meados do sculo II para a volta de Jesus.

48

Alguns julgam enxergar uma escapatria deste prazo na continuao do captulo: Mateus 24:36 36 - Mas DAQUELE DIA E HORA NINGUM SABE, nem os anjos do cu, mas unicamente meu Pai. (Tambm Marcos 13:32) Mateus 24:42 42 - Vigiai, pois, porque NO SABEIS A QUE HORA h de vir o vosso Senhor. (Tambm em Marcos 13:33) S que isto NO NEGA O PRAZO estipulado acima. Apenas ACRESCENTA que DENTRO DESSE PRAZO o MOMENTO EXATO da vinda permaneceria um mistrio. Jesus poderia voltar A QUALQUER INSTANTE e, portanto, os seguidores de Jesus deveriam permanecer vigilantes, e no deixar para se prepararem s perto do fim do prazo, quando estivessem velhinhos. E ainda que alguma dessas manobras chegasse perto de convencer, O PRAZO CONFIRMADO por outras palavras atribudas a Jesus em outra passagem replicada nos trs evangelhos sinticos: Mateus 16:2728 27 - Porque o Filho do homem h de VIR NA GLRIA de seu Pai, com os seus anjos; E ENTO RETRIBUIR a cada um segundo as suas obras. 28 - Em verdade vos digo, alguns DOS QUE AQUI ESTO NO PROVARO A MORTE AT QUE VEJAM VIR O FILHO DO HOMEM no seu REINO. (Tambm em Marcos 8:38, Marcos 9:1 e Lucas 9:2627) Em outra passagem Jesus diz que aqueles que "vigiassem e orassem" poderiam ser merecedores de evitar os perigos e estar de p (ainda vivos) diante dele no momento de sua vinda: Lucas 21:36 36 - Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que ho de acontecer, e de estar em p diante do Filho do homem. Outra passagem atribuda a Jesus se refere ao prazo para seu segundo advento: Mateus 10:23 23 - Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que NO ACABAREIS DE PERCORRER AS CIDADES DE ISRAEL SEM QUE VENHA O FILHO DO HOMEM. Embora esta passagem no cite o prazo de uma gerao, perfeitamente condizente com ela. UMA GERAO seria tempo suficiente para que a "boa nova" de Jesus fosse anunciada em MENOS DA TOTALIDADE das cidades de Israel. at inconcebvel que TODAS as cidades de Israel j no tenham AT HOJE sido visitadas por cristos pregando o evangelho! Tambm CAIFS deveria presenciar a vinda de Jesus do cu: Mateus 26:64 64 - Repondeu-lhe Jesus: " como disseste; contudo vos digo que VEREIS EM BREVE o Filho do homem assentado direita do Poder, e VINDO SOBRE AS NUVENS do cu." (Tambm em Marcos 14:62).

49

Nada disso aconteceu.

3 - Primeiros cristos acreditavam que presenciariam o segundo advento:


Joo 21:2223 22 - Se eu quiser QUE ELE FIQUE AT QUE EU VENHA, que tens tu com isso? Segue-me tu." 23 - Divulgou-se, pois, entre os irmos este dito, que aquele discpulo no havia de morrer. Jesus, porm, no disse que no morreria, mas: "SE EU QUISER que ele fique at que eu venha, que tens tu com isso? Note que o evangelho de Joo foi escrito tardiamente (entre os anos 90 e 120 E.C.), depois que o tal discpulo como era de se esperar morreu sem que Jesus voltasse. Por isso houve tempo para acrescentar a ressalva do "se eu quiser". Mas a passagem reveladora ao mostrar que, entre os primeiros cristos, EXISTIA a ideia de que Jesus viria durante o tempo de vida de pelo menos um de seus discpulos diretos ou no criariam tal expectativa. Paulo diz que a ressurreio dos mortos aconteceria antes que todos "dormissem" (i.e., "morressem"), referindo-se ao prazo estipulado por Jesus: 1 Corntios 15:5152 51 - Eis aqui vos digo um mistrio: Na verdade, NEM TODOS DORMIREMOS, MAS TODOS SEREMOS TRANSFORMADOS, 52 - num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a ltima trombeta; porque a trombeta soar, e OS MORTOS RESSUSCITARO incorruptveis, e ns seremos transformados. Paulo se inclui entre os que iro testemunhar a vinda de Jesus. Note o seu uso do pronome "ns": 1 Tessalonicenses 4:1415 14 - Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim tambm aos que em Jesus dormem, Deus os tornar a trazer com ele. 15 - Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que ns, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, no precederemos os que dormem. Paulo pede a Timteo que observe um mandamento at a volta de Jesus: 1 Timteo 6:1314 13 - Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pncio Pilatos deu o testemunho de boa confisso, 14 - Que guardes este mandamento sem mcula e repreenso, at apario de nosso Senhor Jesus Cristo; Os romanos que crucificaram Jesus iriam presenciar sua volta: Apocalipse 1:7 7 - Eis que vem com as nuvens, e TODO O OLHO O VER, AT OS MESMOS QUE O TRASPASSARAM; e todas as tribos da terra se lamentaro sobre ele. Sim. Amm.

4 - Primeiros cristos acreditavam j viver os "ltimos tempos":


Paulo de novo usa o pronome "ns":

50

1 Corntios 10:11 11 - Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e esto escritas para aviso NOSSO, PARA QUEM J SO CHEGADOS OS FINS DOS SCULOS. Hebreus 1:1 1 - Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a ns falou-nos NESTES LTIMOS DIAS pelo Filho, Hebreus 9:26 26 - [...] MAS AGORA NA CONSUMAO DOS SCULOS uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifcio de si mesmo. Hebreus 10:25 25 - No deixando a nossa congregao, como costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto VEDES QUE SE VAI APROXIMANDO AQUELE DIA. Bem, eles acreditavam "ver" os "sinais" dos ltimos tempos acontecendo sua volta, J EM SUA POCA: Profecias, vises e sonhos inspirados pelo Esprito Santo: Atos 2:1517 15 - Estes homens no esto embriagados, como vs pensais, sendo a terceira hora do dia. 16 - Mas isto o que foi dito pelo profeta Joel: 17 - E NOS LTIMOS DIAS acontecer, diz Deus, Que do meu Esprito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizaro, Os vossos jovens tero vises, E os vossos velhos tero sonhos. 1 Pedro 1:20 20 - O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundao do mundo, mas manifestado NESTES LTIMOS TEMPOS por amor de vs; Gente zombando dos cristos pela demora em Jesus voltar foi transformado em "sinal" da que se viviam os ltimos dias: 2 Pedro 3:34 [...] NOS LTIMOS DIAS viro escarnecedores com zombaria andando segundo as suas prprias concupiscncias, e dizendo: "Onde est a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princpio da criao." engraado notar que 2 Pedro 3 um texto tardio (entre 100 e 160 EC) escrito justamente para acalmar os cristos diante do constrangimento da demora e do escrnio, dizendo que a demora devido bondade de Deus, para que mais gente possa salvar-se, s que ele NO RESOLVE o problema do prazo: 2 Pedro 3:8 8 - Mas vs, amados, no ignoreis uma coisa: que UM DIA para o Senhor COMO MIL ANOS, E MIL ANOS COMO UM DIA. Jesus no estabeleceu o prazo para sua volta em termos de "dias" ou "anos". O prazo o TEMPO DE VIDA de sua gerao ou, mais precisamente, de seus seguidores. Provavelmente alguns cristos acabaram expressando esse prazo em termos de anos, e o texto tratou de desabonar essas especulaes. Mas o prazo realmente dado por Jesus no foi solucionado aqui. Tambm a presena de "muitos anticristos" lhes convencia de estarem nos ltimos tempos ou melhor, na LTIMA HORA! 1 Joo 2:18

51

18 - Filhinhos, A LTIMA HORA. Como ouviste dizer, o Anticristo est para chegar, mas J AGORA h muitos anticristos, donde SABEMOS que A LTIMA HORA. (Se um dia para o Senhor como mil anos, uma hora seria o qu, 1000 24 = aproximadamente 42 anos?) ;-)

5 - Declaraes genricas sobre a iminncia do segundo advento:


Joo 5:25 25 - Vem a hora, E AGORA , em que os mortos ouviro a voz do Filho de Deus. Romanos 16:20 20 - E o Deus de paz esmagar EM BREVE Satans debaixo dos vossos ps. Paulo at mesmo sugeriu que no se fizessem planos para o futuro: 1 Corntios 7:2931 29 - Isto, porm, vos digo, irmos, que O TEMPO SE ABREVIA; pelo que, doravante, os que tm mulher sejam como se no a tivessem; 30 - os que choram, como se no chorassem; os que folgam, como se no folgassem; os que compram, como se no possussem; 31 - e os que usam deste mundo, como se dele no usassem em absoluto, porque a aparncia deste mundo passa. Hebreus 10:37 37 - Pois ainda em BEM POUCO TEMPO, aquele que h de vir, vir, e NO TARDAR. Tiago 5:78 7 - Portanto, irmos, sede pacientes at a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com pacincia, at que receba as primeiras e as ltimas chuvas. 8 - Sede vs tambm pacientes; fortalecei os vossos coraes, porque A VINDA DO SENHOR EST PRXIMA. 1 Pedro 4:7 7 - Mas j EST PRXIMO O FIM DE TODAS AS COISAS, por tanto sede sbrios e vigiai em orao. O Apocalipse, por ser justamente uma profecia simblica da volta triunfante de Jesus, abunda em avisos sobre sua iminncia. Apocalipse 1:1 Revelao de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que BREVEMENTE devem acontecer; Apocalipse 1:3 Bem-aventurado aquele que l e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela esto escritas; porque O TEMPO EST PRXIMO. Apocalipse 3:11 "Venho SEM DEMORA". Apocalipse 22:12 "Eis que CEDO venho". Apocalipse 22:20 Aquele que testifica essas coisas diz: "Certamente CEDO venho." Apocalipse 22:7 "Eis que CEDO venho".

6 - Concluso: Tentativas crists frustradas de desqualificar o prazo

52

Embora os cristos tentem passar a imagem que a segunda vinda de Jesus um evento ainda vlido para a nossa gerao e de data praticamente indeterminada, todas essas passagens implicam que a segunda vinda de Jesus era considerada como um evento muito prximo, no em um sentido divino, mas em termos humanos. tambm curioso observar que a descrio que Jesus deu sobre os falsos profetas bate com ele mesmo. Diante do exposto, nada mais nos resta do que aplicar tambm a Jesus uma passagem na prpria Bblia que diz:

Deuteronmio 18:2122 E, se disseres no teu corao: Como conhecerei a palavra que o SENHOR no falou? Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra no se cumprir, nem suceder assim; esta palavra que o SENHOR no falou; com soberba a falou aquele profeta; no tenhas temor dele. Teria Jesus mentido? Ou na verdade ele era apenas um homem com "boas" intenes? Os cristos gostam de dizer que "texto sem contexto pretexto" para heresias. Mas engraado como eles mesmos DESCONSIDERAM COMPLETAMENTE O CONTEXTO para evitar a interpretao bvia das passagens que do o prazo de uma gerao para o segundo advento de Jesus. Mateus 24:34 Esta gerao refere-se ao POVO judeu. Este argumento se baseia na possibilidade de "genea" ("gerao") poder ser traduzido como "nao": http://htmlbible.com/sacrednamebiblecom/kjvstrongs/STRGRK10.htm#S1074 1074 - genea from (a presumed derivative of) - genos 1085; a generation; by implication, an age (the period or the persons): age, generation, nation, time. Note que, apesar de "nao" estar entre as possveis tradues, a EXPLICAO do sentido se refere a um conceito claramente TEMPORAL. No se trataria meramente de uma "nao", mas uma nao em uma determinada poca. Mas mesmo que "nao" pudesse ser livremente usada para traduzir genea neste caso, ainda assim "gerao" se encaixa melhor no contexto do captulo. Analisemos o texto: Em resposta s perguntas dos discpulos (versculos 1-3), depois de falar O QUE iria acontecer (vss. 4-31), Jesus passa a abordar a questo de QUANDO isso iria acontecer. Jesus usa uma metfora para dizer que atravs de sinais se podem perceber a proximidade de algo. (vs. 32) Ento, passando da metfora para caso concreto, diz que quando as coisas descritas nos versculos anteriores (4-31) acontecessem isso seria sinal de que sua volta estaria iminente, ele estaria "PRXIMO, S PORTAS". (vs. 33). Neste ponto o CONTEXTO est focado na PROXIMIDADE da volta de Jesus. Ento vem o vs. fatdico: 34 "EM VERDADE VOS DIGO..." Essa expresso comumente usada para arrematar um assunto, declarando com mais clareza ou fora expressiva algo que vinha sendo apenas sugerido, ou revelando uma informao de relevo dentro do assunto tratado. Neste ponto, em que se acabou de falar da PROXIMIDADE

53

da volta de Jesus, o que parece ser mais relevante? O que arremata melhor o assunto, justificando o uso da expresso "em verdade vos digo"? 1. "Na verdade, ESTA GERAO (de meados do sculo I) no passar sem que todas essas coisas aconteam." ou 2. "Na verdade, ESTA NAO (o povo judeu) no 'passar' sem que todas essas coisas essas coisas aconteam." Ora, est claro que a opo (1) tem tudo a ver o assunto tratado, dando maior preciso proximidade da volta de Jesus, e a proximidade tamanha, to dramtica ("ESTA GERAO vai presenciar tudo isso!") que justifica o "em verdade vos digo"! J a opo (2) no se encaixa bem. Ela no d nenhuma informao mais profunda, mais relevante, sobre a proximidade da vinda, desviando o assunto e tirando o sentido do uso da expresso "em verdade vos digo". Nada at o momento sugeria a possibilidade de que o povo judeu pudesse desaparecer. Essa informao parece deslocada e no recebe maiores explicaes. Ou seja, O CONTEXTO FAVORECE A INTERPRETAO DE "GERAO" EM SUA ACEPO USUAL: um conjunto de pessoas cujos tempos de vida coincidem. Sem falar que o verbo "passar" tambm combina mais naturalmente com essa acepo do que com uma acepo de "nao". O TEMPO passa, e "gerao" um conceito vinculado ao tempo. Para falar de uma nao, seria mais natural dizer que ela "desaparece", "morre" ou algo assim. Como se tudo isto no bastasse, temos o apoio da NOVA TRADUO NA LINGUAGEM DE HOJE, publicada em 2000 pela Sociedade Bblica do Brasil, que deixa claro o sentido de "genea". Mateus 24:34 34 - Eu afirmo a vocs que isto verdade: essas coisas vo acontecer ANTES DE MORREREM TODOS OS QUE AGORA ESTO VIVOS. Jesus s voltar depois que o evangelho for pregado em todo o mundo Mas TAMBM essa pregao (Mateus 24:9-15) deveria ter acontecido dentro da gerao dos sculos I/II E.C. A expresso "TODAS ESTAS COISAS" (Mateus 24:33-34) se refere a TUDO o que foi dito em Mateus 24:4-31, e isso obviamente inclui a pregao. O que temos aqui, na verdade, MAIS UMA COISA que no aconteceu no prazo estipulado. Bem, segundo Paulo aconteceu, sim: Colossenses 1:5-6 5 - [...a] palavra da verdade do evangelho, 6 - que j chegou a vs, como TAMBM EST EM TODO O MUNDO; [...]" Colossenses 1:23 23 - [...o] evangelho que tendes ouvido, O QUAL FOI PREGADO A TODA CRIATURA QUE H DEBAIXO DO CU, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro. Segundo Paulo, a pregao em "todo o mundo" j aconteceu. Se nos basearmos nele, a pregao no constitui algo que esteja atrasando a volta de Jesus. Mateus 16:2728 "Cumpriu-se na Transfigurao."

Exemplo de argumento:

54

"Os trs evangelistas registram que a transfiguraco ocorreu uma semana depois desta afirmao, implicando assim o cumprimento da predio. A Transfigurao foi uma miniatura do reino de glria." Mateus 16:2728 27 - Porque o Filho do homem h de VIR na GLRIA de seu Pai, com os seus ANJOS; E ENTO RETRIBUIR a cada um segundo as suas obras. 28 - Em verdade vos digo, alguns dos que aqui esto no provaro a morte at que VEJAM VIR o Filho do homem no seu REINO. (Tambm em Marcos 8:38, Marcos 9:1 e Lucas 9:2627.) A transfigurao no se qualifica como cumprimento disto por que: No No No No uma VINDA (Jesus J EST l). envolve ANJOS. acompanhada de RETRIBUIO SEGUNDO AS OBRAS. envolve REINO.

Com meno retribuio, percebe-se que Jesus estava se referindo ao SEGUNDO ADVENTO, sua vinda gloriosa entre as nuvens do cu, que seria avistada por todos (Mateus 24:30), depois da qual julgaria os homens (JUZO FINAL), o que fica claro quando se l a passagem no CONTEXTO: Nos versculos anteriores Jesus vinha falando de SALVAO ou PERDIO da alma (vide Mateus 16:2426; Marcos 8:3437; Lucas 9:2326), coisas que TAMBM sero decididas no Juzo Final. Alm disso, fica sem sentido Jesus sugerir um risco de morte ("alguns dos que aqui esto NO PROVARO A MORTE at que vejam...") que poderia impedir as pessoas de verem algo que aconteceria dali a mseros SEIS DIAS. E os evangelhos no mencionam que Jesus e seus seguidores tenham sofrido alguma espcie de ataque nesse tempo. Esta passagem tambm nega a interpretao de que a transfigurao constituiu uma viso do reino futuro: 1 Corntios 2:9 9 - NEM OLHOS VIRAM, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em corao humano O QUE DEUS TEM PREPARADO para aqueles que o amam. Resumindo: A TRANSFIGURAO no se qualifica como cumprimento do que dito. O contexto refora que Jesus se refere ao SEGUNDO ADVENTO que antecederia o JUZO FINAL. "Cumpriu-se no Pentecostes." "Cumpriu-se quando Joo viu Jesus em seu reino durante a Revelao (Apocalipse)"

Aproveita-se o verbo "ver" em Mateus 16:28 para transformar reles "vises" da vinda de Jesus como cumprimento disso. Mas, no CONTEXTO de Mateus 16, a prpria VINDA que faz sentido, no uma VISO da vinda. Jesus antes vinha falando de "ganhar" e "perder" a vida por ter seguido suas palavras, uma bvia referncia ao juzo final, que aconteceria aps a vinda de Jesus. Tendo ele falado disso, o versculo 28 comea com as palavras "em verdade vos digo..." Essa expresso costuma introduzir alguma coisa muito relevante em relao ao que vinha sendo dito antes. Que relevncia tem dizer que alguns ali teriam uma VISO da vinda dele? Uma mera VISO para ALGUNS DALI no tem nenhum efeito prtico! Tira todo o sentido da expresso "em verdade vos digo"! Mas tem MUITA relevncia dizer que ALGUNS dali iriam ver

55

a VINDA REAL de Jesus. Isso d um enorme sentido de URGNCIA necessidade de seguir a Jesus, pois o tempo espantosamente CURTO. Isto justifica a expresso "em verdade vos digo". Mateus 10:23 "Cumpriu-se na Ressureio."

Esta explicao cai muito mal, quando a Bblia diz que Jesus ressuscitou no TERCEIRO DIA (contando com sua morte: morreu na sexta-feira, ressuscitou no domingo DE MANH), tempo que mal daria para visitar umas poucas cidades MUITO prximas (como Emas, Lucas 24), voltando rapidamente, pois na tarde daquele mesmo dia eles j estavam TODOS reunidos EM JERUSALM, escondidos dos judeus (Joo 20:19)! totalmente SEM SENTIDO dizer que eles no chegariam a visitar TODAS as cidades de Israel, fugindo DE UMA PARA OUTRA, quando eles no teriam tempo de visitar praticamente NENHUMA! E tambm foi s a que Jesus efetivamente os enviou a pregar o evangelho, comeando por Jerusalm (Lucas 24:47-49). Nenhum deles foi "entregue ao sindrio" ou "aoitado nas sinagogas" ou "levado presena de governadores" nesse curtssimo espao de tempo. As orientaes de Mateus 10 s fazem sentido num espao de tempo maior, no qual Mateus 10:23 obviamente se refere ao SEGUNDO ADVENTO.

56

10 - Advertncias ao crente

Ebooks recomendados

57

Mais contedo recomendado

58

Fontes:
http://ateismoparacristianos.blogspot.com/ http://www.ateoyagnostico.com/

Contato com o autor 59

S-ar putea să vă placă și