Sunteți pe pagina 1din 7

BUSQUE VISES DE DEUS Ezequiel 1.

1-28
Era o quinto dia do quarto ms do trigsimo ano, e eu estava entre os exilados, junto ao rio Quebar. Abriram-se os cus, e eu tive vises de Deus. (Ez 1.1 - NVI)
1

IMAGEM TUDO
H alguns anos, a Sprite fez uma campanha publicitria que se tornou conhecida pelo slogan "Imagem no nada, sede tudo. Obedea a sua sede. Beba Sprite". Essa frase marcou a bebida. Muitos, at hoje, quando ouvem a expresso "imagem" lembram automaticamente desse slogan. Agora, at que ponto realmente a imagem no nada? Provavelmente voc j deve ter-se deparado com aquela situao de ter comprado alguma coisa pela primeira imagem, e depois se arrependeu porque viu que no era uma necessidade. Na comunicao a imagem tudo. As pessoas so atradas pelo que elas vem. Disse Jesus: Os olhos so a candeia do corpo (Mt 6.22). No por nada que vivemos num mundo onde somos cada vez mais bombardeados com imagens de todos os lados; nos outdoors, na traseira dos nibus, nas bancas, em cartazes e banners, nas vitrines, nos metrs "envelopados" com propagandas e com imagens publicitrias. Tudo para chamar a nossa ateno. A televiso, por exemplo, trabalha de uma forma to forte com a imagem que os telespectadores j no sabem mais diferenciar a realidade da fico. Ao encontrar artistas nas ruas que interpretam viles em telenovelas, as pessoas comeam a brigar, discutir e at chegam a bater no artista. Tudo por causa da raiva do personagem representado na televiso. Pode-se chamar at de sobrenatural o poder exercido pela imagem. V-se isso nos filmes. As pessoas choram, do risadas, sentem raiva, dentre outras possveis reaes, apenas assistindo uma fico. Existe um ditado que diz que a primeira imagem a que fica. Eu diria mais, ela no s fica como transforma a maneira de as pessoas pensarem.

IMAGEM EM EZEQUIEL
Deus transformou a maneira de Ezequiel pensar atravs das vises que lhe deu. O Livro de Ezequiel est cheio de imagens e vises. Nenhum outro livro do AT contm tantos registros de imagens que Deus apresentou em forma de vises. Com exceo de algumas poucas imagens em Daniel, Isaas, Jeremias, Ams e Zacarias, nenhum outro livro proftico, dos 16 no total, apresenta qualquer viso de imagens como as que vemos em Ezequiel. Nesse sentido, Ezequiel um livro nico e excepcional.

O Livro de Ezequiel 02 Pregado por Pr. Leandro B. Peixoto IBCC em 16/08/2009 - Noite

bvio que um profeta no precisava de vises e imagens to fortes, como as que vemos em Ezequiel, a fim de receber mensagens e revelaes de Deus. Alis, vemos na Bblia que Deus se comunicou de outras formas ao seu povo: Deus, de forma singular, falou com Moiss face a face (Ex 33.11; Dt 34.10-12); Deus, atravs de anjo, falou a Jac em sonhos (Gn 28.12; 31.11); Etc. Em Nmeros ns encontramos as formas mais comuns de Deus se comunicar com os seus servos, os profetas do AT:
Nmeros 12.6-8 Ento, disse [a Miri e Aro]: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vs h profeta, eu, o SENHOR, em viso a ele, me fao conhecer ou falo com ele em 7 8 sonhos. No assim com o meu servo Moiss, que fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e no por enigmas; pois ele v a forma do SENHOR; como, pois, no temestes falar contra o meu servo, contra Moiss?
6

Por que, ento, Deus se comunicaria de forma to vvida, atravs de imagens e vises, como fez com Ezequiel?

DEUS UM GRANDE COMUNICADOR


Deus o criador de todas as coisas, inclusive da comunicao. Dessa forma, ele sabe lanar mo da melhor mdia para cada momento e mensagem a ser comunicada. Deus um grande comunicador! Um princpio muito bem conhecido e difundido pela teoria do conhecimento que as pessoas se lembram muito mais de imagens do que de palavras. Dessa forma, dizem-nos os especialistas, o segredo para a memorizao fazer associao de palavras e nomes com determinadas imagens. Pela imagem algum lembrar com maior facilidade das palavras, dos nomes e at do contedo. por isso que o bom comunicador aquele que fala de forma a permitir que as pessoas criem imagens em sua mente. SEGREDINHO: Se quisermos marcar as pessoas com alguma mensagem importante, o melhor que temos a fazer nos comunicarmos de forma que o ouvinte, de alguma maneira, visualize a nossa mensagem. Pode ser novidade para muita gente hoje em dia, mas Deus sempre soube disso! Por isso que a Bblia, conquanto no possua qualquer imagem ou desenho inspirado, um livro repleto de linguagem e palavras com poder indescritvel para criar imagens, ou situaes, que podem ser mentalmente visualizadas. So as narrativas, as parbolas, as poesias, as analogias e similitudes, etc. Formas literrias compostas de jeito a ativar a memria e a imaginao visual do leitor atento (e iluminado pelo Esprito Santo). A boa comunicao, portanto, no tem que necessariamente conter imagens e figuras, mas tem que nos permitir visualizar, de alguma forma, o contedo apresentado. O Livro de Ezequiel o melhor exemplo disso na Bblia, com exceo do Apocalipse.
2 O Livro de Ezequiel 02 Pregado por Pr. Leandro B. Peixoto IBCC em 16/08/2009 - Noite

POR QUE TANTA IMAGEM EZEQUIEL?


Por que esse bombardeio de imagens, na forma de vises, no Livro de Ezequiel? Deus usou imagens porque queria impactar de forma inesquecvel a vida do profeta, dos judeus cativos na Babilnia, dos judeus que ficaram em Israel e tambm das naes vizinhas a Israel. As vises, como se fossem um vdeo em alta definio e impecvel realismo, permitiam a visualizao quase que irretocvel dos fatos, presentes e futuros (Deus queria que ficasse marcado, no podia ficar dvidas para os espectadores ou ouvintes).

O IMPACTO DAS VISES DE DEUS


No final do captulo 1, o profeta deixa claro para o leitor qual o teor dessa sua primeira viso. Ele diz: Esta era a aparncia da glria do SENHOR (v. 28). Uma imagem dessa magnitude tem com certeza o objetivo de impactar o espectador. Que tipo de impacto estaria Deus querendo causar em seus espectadores?

1) O IMPACTO DAS VISES NA VIDA DE EZEQUIEL


Ezequiel estava vivendo no exlio. Longe de Jerusalm, longe do templo e sem qualquer perspectiva de assumir a sua funo como sacerdote. Que estado! Deus tinha um novo e gigantesco desafio para Ezequiel na Babilnia. Deus faria do sacerdote um grande profeta. Mas, antes de comission-lo (o que ele far nos captulos 2 e 3), Deus decide impactar a sua vida diante de to esplendorosa viso! Essa uma prtica comum e eficiente de Deus. Veja o que ele fez com Paulo:
ARA

Atos 26.13-16, 19 Ao meio-dia, rei, indo eu caminho fora, vi uma luz no cu, mais 14 resplandecente que o sol, que brilhou ao redor de mim e dos que iam comigo. E, caindo todos ns por terra, ouvi uma voz que me falava em lngua hebraica: Saulo, Saulo, por que 15 me persegues? Resistir ao aguilho s lhe trar dor. Ento, eu perguntei: Quem s tu, 16 Senhor? Ao que o Senhor respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Mas levanta-te e firma-te sobre teus ps, porque por isto te apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das coisas em que me viste como daquelas pelas quais te aparecerei 19 ainda, ... Assim, rei Agripa, no fui desobediente viso celestial.

13

Agora veja como foi com Ezequiel:


NVI

Ezequiel 1.28-2.3 Essa era a aparncia da figura da glria do Senhor. Quando a vi, 1 prostrei-me, rosto em terra, e ouvi a voz de algum falando. Ele me disse: Filho do 2 homem, fique em p, pois eu vou falar com voc. Enquanto ele falava, o Esprito entrou 3 em mim e me ps em p, e ouvi aquele que me falava. Ele disse: Filho do homem vou envi-lo aos israelitas, ....

28

O Livro de Ezequiel 02 Pregado por Pr. Leandro B. Peixoto IBCC em 16/08/2009 - Noite

O impacto em Ezequiel:
a) No lamentes, a causa nobre e recompensadora servirs quele que servido por anjos (v. 5, 19-24); b) No temas, o Senhor forte e poderoso servirs ao todo poderoso (v. 4, 2228), quele que te fortalece Ezequiel: aquele que fortalece (Ez 2.1-2); c) No negligencies, a misso requer reverncia e santo temor servirs quele cuja presena e santidade faz os homens se prostrarem. Atente-se, coloque todo o seu corao, toda a sua alma, toda a sua fora e todo o seu entendimento em santa reverncia diante do Senhor e esteja proto para agir.
NVI

xodo 19.16 [No Monte Sinai] ao amanhecer do terceiro dia houve troves e raios, uma densa nuvem cobriu o monte, e uma trombeta ressoou fortemente. Todos no acampamento tremeram de medo.
NVI

Joo 18.6 Quando Jesus disse: Sou Eu, eles recuaram e caram por terra.
51

NVI

Mateus 27.51-53 Naquele momento, o vu do santurio rasgou-se em duas partes, de 52 alto a baixo. A terra tremeu e as rochas se partiram. Os sepulcros se abriram, e os corpos de 53 muitos santos que tinham morrido foram ressuscitados. E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreio de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.

2) O IMPACTO DAS VISES NA VIDA DOS JUDEUS


Os exilados que estavam na babilnia nos dias de Ezequiel, faziam parte da primeira leva que seguiu de Jerusalm. Havia mais judeus em Israel. Muitos, l e c, acreditavam que o exlio seria breve e que Jerusalm no seria completamente destruda, como anunciavam Jeremias em Israel e Ezequiel no exlio (ambos contemporneos!). Para aqueles que no acreditavam que Deus poderia e de fato iria destruir Jerusalm por completo, Ezequiel tinha uma viso de Deus para eles:
O aspecto da viso que tive era como o da viso que eu tivera, quando vim destruir a cidade (Ez 811); e eram as vises como a que tive junto ao rio Quebar; e me prostrei, rosto em terra (Ez 43.3).

A imagem e as vises de um Deus santo e poderoso deveriam fazer os judeus temerem e crerem na mensagem de seus profetas, arrependendo-se de seus pecados.

3) O IMPACTO DAS VISES NA VIDA DOS JUDEUS EXILADOS


Muitos no exlio babilnico ficavam perplexos e desanimados ao perceberem que eles, o povo de Deus, sofriam tanto sob as garras de naes pecadoras e aparentemente bem, sem qualquer consequncia sobre os seus pecados, vivendo de vento em polpa. Entretanto, as vises e profecias contras as naes (Ez 25 a 32) diziam que Deus, em seu tempo, julgaria e puniria as naes impenitentes.

O Livro de Ezequiel 02 Pregado por Pr. Leandro B. Peixoto IBCC em 16/08/2009 - Noite

E para os que duvidavam de que Deus faria de seu povo uma grande nao, principalmente por verem a sua santa cidade destruda pelos inimigos, as profecias e vises do final do livro (especialmente Ez 40 a 48), diziam que viria o dia em que Deus restauraria o seu povo e a sua nao.
NVI

Ezequiel 11.16-17 Portanto diga: Assim diz o Soberano, o Senhor: embora eu os tenha mandado para terras muito distantes entre os povos e os tenha espalhado entre as naes, por 17 breve perodo tenho sido um santurio para eles nas terras para onde foram. Portanto diga: Assim diz o Soberano, o Senhor: eu os ajuntarei dentre as naes e os trarei de volta das terras para onde vocs foram espalhados, e lhes devolverei a terra de Israel.

16

4) O IMPACTO DAS VISES NA VIDA DAS NAES


As vises e profecias contras as naes (Ez 25 a 32 dentre essas naes esto, por exemplo: Moabe, Tiro, Amom, Egito e Babilnia) diziam que Deus, em seu tempo, julgaria e puniria as naes impenitentes. Portanto, que eles se quebrantassem diante de Deus! Veja: Habacuque 1.12 a 2.20.

EM BUSCA DE VISES DA GLRIA DE DEUS


O que as vises de Ezequiel nos ensinam hoje? Se quisermos perseverar no Senhor, ns precisamos de vises da glria de Deus! Essas imagens da glria de Deus precisam fazer calar o impacto das imagens e mensagens desse mundo poludo de falsas e venenosas ideias So essas vises da glria de Deus que nos encorajaro; Que nos recompensaro; Que nos exortaro; Que nos quebrantaro e nos santificaro; Que nos orientaro;

Vises da glria de Deus sempre foram os meios de Deus agir em e atravs de seu povo: Moiss, no deserto, viu a glria do Senhor na Sara em chamas (Ex 3); Josu, diante de Jeric, viu o anjo do Senhor empunhando uma espada (Js 5); Eliseu, diante da Sria, viu os cavalos e os carros de fogo do Senhor (2 Rs 6.17); Isaas teve a viso do trono de Deus e tornou-se profeta (Is 6); Pedro teve a viso do lenol que descia terra e foi aos gentios (At 10); Paulo teve a viso no caminho para Damasco e mudou de vida (At 9); E Ezequiel teve vises do Senhor e foi profeta entre os exilados!

Diante da glria do Senhor no h quem no se prostre! Se no hoje, um dia todos se prostraro e confessaro que Jesus o Senhor, para a glria de Deus Pai (Fl 2.11).
5 O Livro de Ezequiel 02 Pregado por Pr. Leandro B. Peixoto IBCC em 16/08/2009 - Noite

DISCERNINDO A GLRIA DE DEUS


A glria do Senhor se manifestou a ns em Cristo: ELE FEZ-SE CARNE Joo 1.14

Jesus o resplendor da glria de Deus e a expresso exata do seu ser Hebreus 1.3

A Glria de Jesus nos revelada no evangelho (na Escritura) 1 Joo 1.1-4


1

O que era desde o princpio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas 2 mos apalparam isto proclamamos a respeito da Palavra da vida. A vida se manifestou; ns a vimos e dela 3 testemunhamos, e proclamamos a vocs a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada. Ns lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocs tambm tenham comunho conosco. Nossa comunho com o 4 Pai e com seu Filho Jesus Cristo. Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa.

lendo e estudando a Palavra que somos transformados, encorajados e fortalecidos


E todos ns, que com a face descoberta contemplamos a glria do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glria cada vez maior, a qual vem do Senhor, que o Esprito. 2 Corntios 3.18

O Senhor se manifesta a ns pela sua Palavra 1 Samuel 3.21


O SENHOR continuou aparecendo em Sil, onde havia se revelado a Samuel por meio de sua palavra.

Assim como Deus abriu o cu e Ezequiel teve vises da glria de Deus (Ez 1.1), Deus abre o nosso corao, pelo seu Esprito, e nos faz entender a mensagem da salvao como ele fez com Ldia (At 16.14).

Quando conhecemos a verdade em Cristo, pela Palavra, no poder do Esprito, somos libertados da lei e do pecado 2 Co 3.12-18.
12

Portanto, visto que temos tal esperana, mostramos muita confiana. No somos como Moiss, que colocava 14 um vu sobre a face para que os israelitas no contemplassem o resplendor que se desvanecia. Na verdade a mente deles se fechou, pois at hoje o mesmo vu permanece quando lida a antiga aliana. No foi retirado, 15 porque somente em Cristo que ele removido. De fato, at o dia de hoje, quando Moiss lido, um vu cobre os 16 17 seus coraes. Mas quando algum se converte ao Senhor, o vu retirado. Ora, o Senhor o Esprito e, onde 18 est o Esprito do Senhor, ali h liberdade. E todos ns, que com a face descoberta contemplamos a glria do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glria cada vez maior, a qual vem do Senhor, que o Esprito.

13

O Livro de Ezequiel 02 Pregado por Pr. Leandro B. Peixoto IBCC em 16/08/2009 - Noite

QUATRO DICAS PRTICAS


Pea que Deus abra seu corao e te faa compreender o Evangelho; Arrependa-se e creia no Senhor Jesus Cristo a Bblia aponta para ele; Leia e estude a Palavra de Deus, pedindo a iluminao do Esprito Santo; Integre-se uma igreja local e busque santificao e servio: (cale as imagens do mundo, busque a imagem da glria de Deus refletida no rosto de Cristo, conforme a revelao bblica) Voc encontrar salvao Voc ser santificado Voc ser fortalecido e encorajado Voc cumprir a sua misso e ficar realizado

Bill Hybels em seu livro: A Revoluo no Voluntariado relata uma histria interessante. Ele recebeu uma carta que dizia o seguinte:
Minha vida costumava girar em torno de uma coisa: eu mesmo. Eu era um cara que servia a mim e que no tinha propsito nem paixo. Levava uma vida miservel, desperdiando tempo e dinheiro com cerveja e emoes baratas. Ento, um dia, entrei em uma igreja e ouvi a mensagem de Cristo. Ouvi tambm o princpio do Reino de Deus: D sua vida aos outros e voc a achar. Eu no tinha muito para dar, por isso decidi fazer uma tentativa. Foi quando a minha vida comeou a mudar e Cristo tornou-se mais real para mim. Comecei a servir aos adolescentes e encontrei um propsito... Uma razo para minha existncia. Faz 21 anos que entrei naquela igreja. Hoje minha vida mais prspera do que jamais imaginei que pudesse ser. Servir aos outros faz a diferena. Foi uma das melhores decises que j tomei.

Outra carta excepcional que Hybels recebeu, agora de uma mulher:


H dois anos comecei a atuar como voluntria em nosso ministrio com crianas que passam pela experincia de divrcio na famlia. Eu j havia me divorciado e lembrava claramente do que era ser me solteira, lutando contra tudo o que estava acontecendo em minha vida e vendo que sobrava muito pouca energia para meus filhos. Quando fiquei sabendo desse ministrio, convenci-me de que Deus estava me chamando para me envolver com ele. A cada semana vejo crianas entrando com raiva e medo e saindo com esperana e paz. Como eu gostaria que meus filhos tivessem sido servidos dessa maneira. Tantas pessoas hesitam em ser voluntrios porqu tm medo de fracassar. Eu tambm me sentia assim. Mas quando deixamos Deus nos conduzir posio onde ele deseja que sirvamos, sentimos uma incrvel sensao de satisfao e alegria. Eu no desistiria por nada nesse mundo.

Busque a imagem da glria de Deus no rosto de Cristo e mude de vida!


8 9

Pois vocs so salvos pela graa, por meio da f, e isto no vem de vocs, dom de Deus; 10 no por obras, para que ningum se glorie. Porque somos criao de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para ns as praticarmos. (Efsios 2.8-10 NVI)
7 O Livro de Ezequiel 02 Pregado por Pr. Leandro B. Peixoto IBCC em 16/08/2009 - Noite

S-ar putea să vă placă și