Sunteți pe pagina 1din 86

MINISTRIO DA SADE

SADE MENTAL NO SUS:


OS CENTROS DE ATENO PSICOSSOCIAL

Braslia DF 2004
ManualCapsFinal 1 5/31/04, 6:33 PM

ManualCapsFinal

5/31/04, 6:33 PM

MINISTRIO DA SADE Secretaria de Ateno Sade Departamento de Aes Programticas Estratgicas

Sade Mental no SUS: Os Centros de Ateno Psicossocial

Srie F. Comunicao e Educao em Sade

Braslia DF 2004

ManualCapsFinal

5/31/04, 6:33 PM

AGRADECIMENTOS A todos os coordenadores de sade mental, coordenadores de CAPS, trabalhadores e usurios. Aos usurios que autorizaram a utilizao de sua imagem ou obra. A todos os tcnicos que enviaram informaes e sugestes.

ManualCapsFinal

5/31/04, 6:33 PM

2004 Ministrio da Sade. permitida a reproduo parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte. Esta publicao destina-se a informar aos profissionais de sade, gestores do SUS, sobre o que so e para que servem os servios de sade mental, chamados Centros de Ateno Psicossocial (CAPS). Srie F. Comunicao e Educao em Sade. Tiragem: 1 edio 2004 15.000 exemplares. Elaborao, distribuio e informaes: MINISTRIO DA SADE Secretaria de Ateno Sade Departamento de Aes Programticas Estratgicas Coordenao-Geral de Sade Mental Esplanada dos Ministrios CEP: 70058-900, Braslia DF Tels.: (61) 315-2313 / 315-2684 Fax: (61) 315-2313 Endereo eletrnico: saudemental@saude.gov.br Portal: www.saude.gov.br http://pvc.datasus.gov.br Projeto grfico e editorao eletrnica: Master Publicidade S.A. Capa: PAULO CSAR DOS SANTOS. Sem Nome. 1994. Guache sobre papel. Texto final elaborado pela equipe da Coordenao-Geral de Sade Mental, com a colaborao de Ana Pitta e Ana Venncio. Agradecimentos a Snia Barros, Marcela Lucena e a todos os profissionais que enviaram sugestes para o texto. Impresso no Brasil / Printed in Brazil. Ficha Catalogrfica Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Aes Programticas Estratgicas. Sade mental no SUS: os centros de ateno psicossocial / Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade, Departamento de Aes Programticas Estratgicas. Braslia: Ministrio da Sade, 2004. 86 p.: il. color. (Srie F. Comunicao e Educao em Sade) ISBN 85-334-0775-0 1. Sade mental. 2. Acesso aos servios de sade. 3. Prestao de cuidados de sade. I. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Aes Programticas Estratgicas. II. Ttulo. III. Srie. NLM WM 105 Catalogao na fonte Editora MS

ManualCapsFinal

5/31/04, 6:33 PM

ManualCapsFinal

5/31/04, 6:33 PM

Apresentao Ministro Humberto Costa Os CAPS na Rede de Ateno Sade Mental Quando surgem os CAPS? O que o SUS? O que um CAPS? Quem pode ser atendido nos CAPS? Como se faz para ser atendido nos CAPS? O que os usurios e seus familiares podem esperar do tratamento nos CAPS? Quais atividades teraputicas o CAPS pode oferecer? Quais os dias e horrios de funcionamento dos CAPS? Como feita a distribuio de medicamentos para os usurios? O que so oficinas teraputicas? Quais as outras atividades que um CAPS pode realizar? Todos os CAPS so iguais? Como um CAPS para Infncia e Adolescncia (CAPSi)? Como um CAPS para cuidar de usurios de lcool e outras Drogas (CAPSad)? Como o CAPSad pode atuar de forma preventiva? Qual a relao dos CAPS com a rede bsica de sade? Quais as pessoas que trabalham nos CAPS? De que forma os usurios podem contribuir com o funcionamento dos CAPS? De que forma os familiares podem participar das atividades dos CAPS? De que forma a comunidade em geral pode participar dos CAPS?

ANEXOS Como organizar um CAPS na minha cidade? Normas aplicveis aos CAPS: Portaria GM 336, de 19 de fevereiro de 2002, Portaria SAS 189, de 20 de maro de 2002 e Portaria GM 1455, de 31 de julho de 2003. Glossrio: Explicao Rpida de Palavras Muito Usadas na rea de Sade Mental. Dados Gerais sobre os CAPS. Contatos com as Coordenaes Estaduais de Sade Mental. Relao dos CAPS em funcionamento em todo o Brasil. Sade mental e ateno bsica o vnculo e o dilogo necessrios.

ManualCapsFinal

5/31/04, 6:33 PM

ManualCapsFinal

5/31/04, 6:33 PM

OS CAPS E A DEMOCRATIZAO DO ACESSO EM SADE MENTAL


Esta publicao tem a inteno de ajudar os gestores, trabalhadores de sade e usurios do SUS a saberem um pouco mais sobre os CAPS. Informaes sobre a origem dos CAPS, seu crescimento em todo o pas, a integrao com a rede de sade, a participao dos usurios e familiares, a distribuio dos medicamentos, a relao com a rede bsica, as oficinas teraputicas e vrios outros temas so apresentados de maneira simples, com o objetivo de esclarecer sobre o modo de funcionamento desses novos servios de sade mental. Os CAPS so instituies destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integrao social e familiar, apoi-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento mdico e psicolgico. Sua caracterstica principal buscar integr-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu territrio, o espao da cidade onde se desenvolve a vida quotidiana de usurios e familiares. Os CAPS constituem a principal estratgia do processo de reforma psiquitrica. Sabemos como difcil implementar a reforma psiquitrica, como so grandes os desafios. Um dos maiores desafios justamente a consolidao desses servios de ateno diria. Porm, depois de uma experincia que j completou 10 anos, vamos aos poucos construindo a convico de que vale a pena investir nos CAPS, que vm se mostrando efetivos na substituio do modelo hospitalocntrico, como componente estratgico de uma poltica destinada a diminuir a ainda significativa lacuna assistencial no atendimento a pacientes com transtornos mentais mais graves.
Humberto Costa Ministro da Sade

ManualCapsFinal

5/31/04, 6:33 PM

ManualCapsFinal

10

5/31/04, 6:33 PM

1. OS CAPS NA REDE DE ATENO SADE MENTAL


Um pas, um Estado, uma cidade, um bairro, uma vila, um vilarejo so recortes de diferentes tamanhos dos territrios que habitamos. Territrio no apenas uma rea geogrfica, embora sua geografia tambm seja muito importante para caracteriz-lo. O territrio constitudo fundamentalmente pelas pessoas que nele habitam, com seus conflitos, seus interesses, seus amigos, seus vizinhos, sua famlia, suas instituies, seus cenrios (igreja, cultos, escola, trabalho, boteco etc.). essa noo de territrio que busca organizar uma rede de ateno s pessoas que sofrem com transtornos mentais e suas famlias, amigos e interessados.

Para constituir essa rede, todos os recursos afetivos (relaes pessoais, familiares, amigos etc.), sanitrios (servios de sade), sociais (moradia, trabalho, escola, esporte etc.), econmicos (dinheiro, previdncia etc.), culturais, religiosos e de lazer esto convocados para potencializar as equipes de sade nos esforos de cuidado e reabilitao psicossocial. Nesta publicao estaremos apresentando e situando os CAPS como dispositivos que devem estar articulados na rede de servios de sade e necessitam permanentemente de outras redes sociais, de outros setores afins, para fazer face complexidade das demandas de incluso daqueles que esto excludos da sociedade por transtornos mentais.

REDE DE ATENO SADE MENTAL

11
ManualCapsFinal 11 5/31/04, 6:33 PM

As redes possuem muitos centros, muitos ns que as compem e as tornam complexas e resistentes. O fundamental que no se perca a dimenso de que o eixo organizador dessas redes so as pessoas, sua existncia, seu sofrimento. Os Centros de Ateno Psicossocial (CAPS) devero assumir seu papel estratgico na articulao e no tecimento dessas redes, tanto cumprindo suas funes na assistncia direta e na regulao da rede de servios de sade, trabalhando em conjunto com as equipes de Sade da Famlia e Agentes Comunitrios de Sade, quanto na promoo da vida comunitria e da autonomia dos usurios, articulando os recursos existentes em outras redes: sciosanitrias, jurdicas, cooperativas de trabalho, escolas, empresas etc. Os CAPS, assumindo um papel estratgico na organizao da rede comunitria de cuidados, faro o direcionamento local das polticas e programas de Sade Mental: desenvolvendo projetos teraputicos e comunitrios, dispensando medicamentos, encaminhando e acompanhando usurios que moram em residncias teraputicas, assessorando e sendo retaguarda para o trabalho dos Agentes Comunitrios de Sade e Equipes de Sade da Famlia no cuidado domiciliar. Esses so os direcionamentos atuais da Poltica de Sade Mental para os CAPS Centros de Ateno Psicossocial, e esperamos que esta publicao sirva como contribuio para que esses servios se tornem cada vez mais promotores de sade e de cidadania das pessoas com sofrimento psquico.

2. QUANDO SURGEM OS CAPS?


O primeiro Centro de Ateno Psicossocial (CAPS) do Brasil foi inaugurado em maro de 1986, na cidade de So Paulo: Centro de Ateno Psicossocial Professor Luiz da Rocha Cerqueira, conhecido como CAPS da Rua Itapeva. A criao desse CAPS e de tantos outros, com outros nomes e lugares, fez parte de um intenso movimento social, inicialmente de trabalhadores de sade mental, que buscavam a melhoria da assistncia no Brasil e denunciavam a situao precria dos hospitais psiquitricos, que ainda eram o nico recurso destinado aos usurios portadores de transtornos mentais. Nesse contexto, os servios de sade mental surgem em vrios municpios do pas e vo se consolidando como dispositivos eficazes na diminuio de internaes e na mudana do modelo assistencial. Os NAPS/CAPS foram criados oficialmente a partir da Portaria GM 224/92 e eram definidos como unidades de sade locais/regionalizadas que contam com uma populao adscrita definida pelo nvel local e que oferecem atendimento de cuidados intermedirios entre o regime ambulatorial e a internao hospitalar, em um ou dois turnos de quatro horas, por equipe multiprofissional. Os CAPS assim como os NAPS (Ncleos de Ateno Psicossocial), os CERSAMs (Centros de Referncia em Sade Mental) e outros tipos de servios substitutivos que tm surgido no pas, so atualmente regulamentados pela Portaria n 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002 e integram a rede do Sistema nico de Sade, o SUS. Essa portaria reconheceu e ampliou o funcionamento e a complexidade dos CAPS, que tm a misso de dar um atendimento diuturno s pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes, num dado territrio, oferecendo cuidados clnicos e de reabilitao psicossocial, com o objetivo de substituir o modelo hospitalocntrico, evitando as internaes e favorecendo o exerccio da cidadania e da incluso social dos usurios e de suas famlias.

12
ManualCapsFinal 12 5/31/04, 6:33 PM

3. O QUE O SUS?
O SUS, institudo pelas Leis Federais 8.080/1990 e 8.142/1990, tem o horizonte do Estado democrtico e de cidadania plena como determinantes de uma sade como direito de todos e dever de Estado, previsto na Constituio Federal de 1988. Esse sistema alicera-se nos princpios de acesso universal, pblico e gratuito s aes e servios de sade; integralidade das aes, cuidando do indivduo como um todo e no como um amontoado de partes; eqidade, como o dever de atender igualmente o direito de cada um, respeitando suas diferenas; descentralizao dos recursos de sade, garantindo cuidado de boa qualidade o mais prximo dos usurios que dele necessitam; controle social exercido pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional de Sade com representao dos usurios, trabalhadores, prestadores, organizaes da sociedade civil e instituies formadoras.

4. O QUE UM CAPS?
Como j vimos, um Centro de Ateno Psicossocial (CAPS) ou Ncleo de Ateno Psicossocial um servio de sade aberto e comunitrio do Sistema nico de Sade (SUS). Ele um lugar de referncia e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistncia justifiquem sua permanncia num dispositivo de cuidado intensivo, comunitrio, personalizado e promotor de vida. O objetivo dos CAPS oferecer atendimento populao de sua rea de abrangncia, realizando o acompanhamento clnico e a reinsero social dos usurios pelo acesso ao trabalho, lazer, exerccio dos direitos civis e fortalecimento dos laos familiares e comunitrios. um servio de atendimento de sade mental criado para ser substitutivo s internaes em hospitais psiquitricos. Os CAPS visam: prestar atendimento em regime de ateno diria; gerenciar os projetos teraputicos oferecendo cuidado clnico eficiente e personalizado; promover a insero social dos usurios atravs de aes intersetoriais que envolvam educao, trabalho, esporte, cultura e lazer, montando estratgias conjuntas de enfrentamento dos problemas. Os CAPS tambm tm a responsabilidade de organizar a rede de servios de sade mental de seu territrio; dar suporte e supervisionar a ateno sade mental na rede bsica, PSF (Programa de Sade da Famlia), PACS (Programa de Agentes Comunitrios de Sade); regular a porta de entrada da rede de assistncia em sade mental de sua rea; coordenar junto com o gestor local as atividades de superviso de unidades hospitalares psiquitricas que atuem no seu territrio; manter atualizada a listagem dos pacientes de sua regio que utilizam medicamentos para a sade mental.

13
ManualCapsFinal 13 5/31/04, 6:33 PM

Os CAPS devem contar com espao prprio e adequadamente preparado para atender sua demanda especfica, sendo capazes de oferecer um ambiente continente e estruturado. Devero contar, no mnimo, com os seguintes recursos fsicos: consultrios para atividades individuais (consultas, entrevistas, terapias); salas para atividades grupais; espao de convivncia; oficinas; refeitrio (o CAPS deve ter capacidade para oferecer refeies de acordo com o tempo de sanitrios; rea externa para oficinas, recreao e esportes.

permanncia de cada paciente na unidade);

As prticas realizadas nos CAPS se caracterizam por ocorrerem em ambiente aberto, acolhedor e inserido na cidade, no bairro. Os projetos desses servios, muitas vezes, ultrapassam a prpria estrutura fsica, em busca da rede de suporte social, potencializadora de suas aes, preocupando-se com o sujeito e sua singularidade, sua histria, sua cultura e sua vida quotidiana.

14
ManualCapsFinal 14 5/31/04, 6:33 PM

nio Srgio de Carvalho. Sem nome. 2003. leo sobre tela. Usurio de Centro de Ateno Psicossocial.

5. QUEM PODE SER ATENDIDO NOS CAPS?


As pessoas atendidas nos CAPS so aquelas que apresentam intenso sofrimento psquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida. So, preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psquico, incluindo os transtornos relacionados s substncias psicoativas (lcool e outras drogas) e tambm crianas e adolescentes com transtornos mentais. Os usurios dos CAPS podem ter tido uma longa histria de internaes psiquitricas, podem nunca ter sido internados ou podem j ter sido atendidos em outros servios de sade (ambulatrio, hospital-dia, consultrios etc.). O importante que essas pessoas saibam que podem ser atendidas e saibam o que so e o que fazem os CAPS.

6. COMO SE FAZ PARA SER ATENDIDO NOS CAPS?


Para ser atendido num CAPS pode-se procurar diretamente esse servio ou ser encaminhado pelo Programa de Sade da Famlia ou por qualquer servio de sade. A pessoa pode ir sozinha ou acompanhada, devendo procurar, preferencialmente, o CAPS que atende regio onde mora. Quando a pessoa chega dever ser acolhida e escutada em seu sofrimento. Esse acolhimento poder ser de diversas formas, de acordo com a organizao do servio. O objetivo nesse primeiro contato compreender a situao, de forma mais abrangente possvel, da pessoa que procura o servio e iniciar um vnculo teraputico e de confiana com os profissionais que l trabalham. Estabelecer um diagnstico importante, mas no dever ser o nico nem o principal objetivo desse momento de encontro do usurio com o servio. A partir da ir se construindo, conjuntamente, uma estratgia ou um projeto teraputico para cada usurio. Caso essa pessoa no queira ou no possa ser beneficiada com o trabalho oferecido pelo CAPS, ela dever ser encaminhada para outro servio de sade mais adequado para sua necessidade. Se uma pessoa est isolada, sem condies de acesso ao servio, ela poder ser atendida por um profissional da equipe do CAPS em casa, de forma articulada com as equipes de sade da famlia do local, quando um familiar ou vizinho solicitar ao CAPS. Por isso, importante que o CAPS procurado seja o mais prximo possvel da regio de moradia da pessoa.

15
ManualCapsFinal 15 5/31/04, 6:33 PM

7. O QUE OS USURIOS E SEUS FAMILIARES PODEM ESPERAR DO TRATAMENTO NO CAPS?


Todo o trabalho desenvolvido no CAPS dever ser realizado em um meio teraputico, isto , tanto as sesses individuais ou grupais como a convivncia no servio tm finalidade teraputica. Isso obtido atravs da construo permanente de um ambiente facilitador, estruturado e acolhedor, abrangendo vrias modalidades de tratamento. Como dissemos anteriormente, ao iniciar o acompanhamento no CAPS se traa um projeto teraputico com o usurio e, em geral, o profissional que o acolheu no servio passar a ser uma referncia para ele. Esse profissional poder seguir sendo o que chamamos de Terapeuta de Referncia (TR), mas no necessariamente, pois preciso levar em conta que o vnculo que o usurio estabelece com o terapeuta fundamental em seu processo de tratamento. O Terapeuta de Referncia (TR) ter sob sua responsabilidade monitorar junto com o usurio o seu projeto teraputico, (re)definindo, por exemplo, as atividades e a freqncia de participao no servio. O TR tambm responsvel pelo contato com a famlia e pela avaliao peridica das metas traadas no projeto teraputico, dialogando com o usurio e com a equipe tcnica dos CAPS. Cada usurio de CAPS deve ter um projeto teraputico individual, isto , um conjunto de atendimentos que respeite a sua particularidade, que personalize o atendimento de cada pessoa na unidade e fora dela e proponha atividades durante a permanncia diria no servio, segundo suas necessidades. A depender do projeto teraputico do usurio do servio, o CAPS poder oferecer, conforme as determinaes da Portaria GM 336/02: Atendimento Intensivo: trata-se de atendimento dirio, oferecido quando a pessoa se encontra com grave sofrimento psquico, em situao de crise ou dificuldades intensas no convvio social e familiar, precisando de ateno contnua. Esse atendimento pode ser domiciliar, se necessrio; Atendimento Semi-Intensivo: nessa modalidade de atendimento, o usurio pode ser atendido at 12 dias no ms. Essa modalidade oferecida quando o sofrimento e a desestruturao psquica da pessoa diminuram, melhorando as possibilidades de relacionamento, mas a pessoa ainda necessita de ateno direta da equipe para se estruturar e recuperar sua autonomia. Esse atendimento pode ser domiciliar, se necessrio; Atendimento No-Intensivo: oferecido quando a pessoa no precisa de suporte contnuo da equipe para viver em seu territrio e realizar suas atividades na famlia e/ou no trabalho, podendo ser atendido at trs dias no ms. Esse atendimento tambm pode ser domiciliar. Cada CAPS, por sua vez, deve ter um projeto teraputico do servio, que leve em considerao as diferentes contribuies tcnicas dos profissionais dos CAPS, as iniciativas de familiares e usurios e o territrio onde se situa, com sua identidade, sua cultura local e regional.

16
ManualCapsFinal 16 5/31/04, 6:33 PM

8. QUAIS ATIVIDADES TERAPUTICAS O CAPS PODE OFERECER?


Como j apresentamos anteriormente, os CAPS podem oferecer diferentes tipos de atividades teraputicas. Esses recursos vo alm do uso de consultas e de medicamentos, e caracterizam o que vem sendo denominado clnica ampliada. Essa idia de clnica vem sendo (re)construda nas prticas de ateno psicossocial, provocando mudanas nas formas tradicionais de compreenso e de tratamento dos transtornos mentais. O processo de construo dos servios de ateno psicossocial tambm tem revelado outras realidades, isto , as teorias e os modelos prontos de atendimento vo se tornando insuficientes frente s demandas das relaes dirias com o sofrimento e a singularidade desse tipo de ateno. preciso criar, observar, escutar, estar atento complexidade da vida das pessoas, que maior que a doena ou o transtorno. Para tanto, necessrio que, ao definir atividades, como estratgias teraputicas nos CAPS, se repensem os conceitos, as prticas e as relaes que podem promover sade entre as pessoas: tcnicos, usurios, familiares e comunidade. Todos precisam estar envolvidos nessa estratgia, questionando e avaliando permanentemente os rumos da clnica e do servio. Os CAPS devem oferecer acolhimento diurno e, quando possvel e necessrio, noturno. Devem ter um ambiente teraputico e acolhedor, que possa incluir pessoas em situao de crise, muito desestruturadas e que no consigam, naquele momento, acompanhar as atividades organizadas da unidade. O sucesso do acolhimento da crise essencial para o cumprimento dos objetivos de um CAPS, que de atender aos transtornos psquicos graves e evitar as internaes. Os CAPS oferecem diversos tipos de atividades teraputicas, por exemplo: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas teraputicas, atividades comunitrias, atividades artsticas, orientao e acompanhamento do uso de medicao, atendimento domiciliar e aos familiares. Algumas dessas atividades so feitas em grupo, outras so individuais, outras destinadas s famlias, outras so comunitrias. Quando uma pessoa atendida em um CAPS, ela tem acesso a vrios recursos teraputicos: Atendimento individual: prescrio de medicamentos, psicoterapia, orientao; Atendimento em grupo: oficinas teraputicas, oficinas expressivas, oficinas geradoras de renda, oficinas de alfabetizao, oficinas culturais, grupos teraputicos, atividades esportivas, atividades de suporte social, grupos de leitura e debate, grupos de confeco de jornal; Atendimento para a famlia: atendimento nuclear e a grupo de familiares, atendimento individualizado a familiares, visitas domiciliares, atividades de ensino, atividades de lazer com familiares; Atividades comunitrias: atividades desenvolvidas em conjunto com associaes de bairro e outras instituies existentes na comunidade, que tm como objetivo as trocas sociais, a integrao do servio e do usurio com a famlia, a comunidade e a sociedade em geral. Essas atividades podem ser: festas comunitrias, caminhadas com grupos da comunidade, participao em eventos e grupos dos centros comunitrios; Assemblias ou Reunies de Organizao do Servio: a Assemblia um instrumento importante para o efetivo funcionamento dos CAPS como um lugar de convivncia. uma atividade, preferencialmente semanal, que rene tcnicos, usurios, familiares e outros convidados, que juntos discutem, avaliam e propem encaminhamentos para o servio. Discutem-se os problemas e sugestes sobre a convivncia, as atividades e a organizao do CAPS, ajudando a melhorar o atendimento oferecido.

17
ManualCapsFinal 17 5/31/04, 6:33 PM

Estar em tratamento no CAPS no significa que o usurio tem que ficar a maior parte do tempo dentro do CAPS. As atividades podem ser desenvolvidas fora do servio, como parte de uma estratgia teraputica de reabilitao psicossocial, que poder iniciar-se ou ser articulada pelo CAPS, mas que se realizar na comunidade, no trabalho e na vida social. Dessa forma, o CAPS pode articular cuidado clnico e programas de reabilitao psicossocial. Assim, os projetos teraputicos devem incluir a construo de trabalhos de insero social, respeitando as possibilidades individuais e os princpios de cidadania que minimizem o estigma e promovam o protagonismo de cada usurio frente sua vida. Como vimos, muitas coisas podem ser feitas num CAPS, desde que tenham sentido para promover as melhores oportunidades de trocas afetivas, simblicas, materiais, capazes de favorecer vnculos e interao humana. Demos somente alguns exemplos, mas com certeza existem muitas prticas sendo realizadas nos CAPS que poderiam ser descritas aqui.

18
ManualCapsFinal 18 5/31/04, 6:33 PM

nio Srgio de Carvalho. Gato. 2003. leo sobre tela. Usurio de Centro de Ateno Psicossocial.

9. QUAIS OS DIAS E HORRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS CAPS?


Os CAPS funcionam, pelo menos, durante os cinco dias teis da semana (2 a 6 feira). Seu horrio e funcionamento nos fins de semana dependem do tipo de CAPS: CAPS I municpios com populao entre 20.000 e 70.000 habitantes Funciona das 8 s 18 horas De segunda a sexta-feira CAPS II municpios com populao entre 70.000 e 200.000 habitantes Funciona das 8 s 18 horas De segunda a sexta-feira Pode ter um terceiro perodo, funcionando at 21 horas CAPS III municpios com populao acima de 200.000 habitantes Funciona 24 horas, diariamente, tambm nos feriados e fins de semana CAPSi municpios com populao acima de 200.000 habitantes Funciona das 8 s 18 horas De segunda a sexta-feira Pode ter um terceiro perodo, funcionando at 21 horas CAPSad municpios com populao acima de 100.000 habitantes Funciona das 8 s 18 horas De segunda a sexta-feira Pode ter um terceiro perodo, funcionando at 21 horas

Os usurios que permanecem um turno de quatro horas nos CAPS devem receber uma refeio diria; os assistidos em dois perodos (oito horas), duas refeies dirias; e os que esto em acolhimento noturno nos CAPS III e permanecem durante 24 horas contnuas devem receber quatro refeies dirias. A freqncia dos usurios nos CAPS depender de seu projeto teraputico. necessrio haver flexibilidade, podendo variar de cinco vezes por semana com oito horas por dia a, pelo menos, trs vezes por ms. O que tambm determina a freqncia dos usurios no servio o acesso que tm ao CAPS, o apoio e/ou o acompanhamento familiar e a possibilidade de envolvimento nas atividades comunitrias, organizativas, de gerao de renda e trabalho. J os CAPS III funcionam durante 24 horas e podem oferecer acolhimento noturno. O acolhimento noturno e a permanncia nos fins de semana devem ser entendidos como mais um recurso teraputico, visando proporcionar ateno integral aos usurios dos CAPS e evitar internaes psiquitricas. Ele poder ser utilizado nas situaes de grave comprometimento psquico ou como um recurso necessrio para evitar que crises emerjam ou se aprofundem. O acolhimento noturno dever atender preferencialmente aos usurios que esto vinculados a um projeto teraputico nos CAPS, quando necessrio, e no mximo por sete dias corridos ou dez dias intercalados durante o prazo de 30 dias.

19
ManualCapsFinal 19 5/31/04, 6:33 PM

10. COMO FEITA A DISTRIBUIO DE MEDICAMENTOS PARA OS USURIOS?


A necessidade de medicao de cada usurio do CAPS deve ser avaliada constantemente com os profissionais do servio. Os CAPS podem organizar a rotina de distribuio de medicamentos e/ou assessorar usurios e familiares quanto sua aquisio e administrao, observando-se o uso diferenciado e de acordo com o diagnstico e com o projeto teraputico de cada um. Os CAPS podero tambm ser uma central de regulao e distribuio de medicamentos em sade mental na sua regio. Isso quer dizer que os CAPS podem ser unidades de referncia para dispensao de medicamentos bsicos1 e excepcionais2, conforme deciso da equipe gestora local. Os CAPS podero dar cobertura s receitas prescritas por mdicos das equipes de Sade da Famlia e da rede de ateno ambulatorial da sua rea de abrangncia e, ainda, em casos muito especficos, queles pacientes internados em hospitais da regio que necessitem manter o uso de medicamentos excepcionais de alto custo no seu tratamento. Caber tambm, a esses servios e equipe gestora, um especial empenho na capacitao e superviso das equipes de sade da famlia para o acompanhamento do uso de medicamentos e para a realizao de prescries adequadas, tendo em vista o uso racional dos medicamentos na rede bsica. O credenciamento dos CAPS na rede de dispensao de medicamentos no automtico e dever estar sujeito s normas locais da vigilncia sanitria, da sade mental e da assistncia farmacutica, esperando-se que o princpio de fazer chegar os medicamentos s pessoas que precisam deva prevalecer, em detrimento de normas ideais dissociadas da realidade concreta.

11. O QUE SO OFICINAS TERAPUTICAS?


As oficinas teraputicas so uma das principais formas de tratamento oferecido nos CAPS. Os CAPS tm, freqentemente, mais de um tipo de oficina teraputica. Essas oficinas so atividades realizadas em grupo com a presena e orientao de um ou mais profissionais, monitores e/ou estagirios. Elas realizam vrios tipos de atividades que podem ser definidas atravs do interesse dos usurios, das possibilidades dos tcnicos do servio, das necessidades, tendo em vista a maior integrao social e familiar, a manifestao de sentimentos e problemas, o desenvolvimento de habilidades corporais, a realizao de atividades produtivas, o exerccio coletivo da cidadania. De um modo geral, as oficinas teraputicas podem ser: Oficinas expressivas: espaos de expresso plstica (pintura, argila, desenho etc.), expresso corporal (dana, ginstica e tcnicas teatrais), expresso verbal (poesia, contos, leitura e redao de textos, de peas teatrais e de letras de msica), expresso musical (atividades musicais), fotografia, teatro. Oficinas geradoras de renda: servem como instrumento de gerao de renda atravs do aprendizado de uma atividade especfica, que pode ser igual ou diferente da profisso do usurio. As oficinas geradoras de renda podem ser de: culinria, marcenaria, costura, fotocpias, venda de livros, fabricao de velas, artesanato em geral, cermica, bijuterias, brech, etc.
1 Portaria GM/MS 1.077, de agosto de 1999. 2 A Portaria SAS/MS n 345, de 15/5/2002, estabelece Protocolo nico e Diretrizes Teraputicas para o tratamento da esquizofrenia refratria.

20
ManualCapsFinal 20 5/31/04, 6:33 PM

Oficinas de alfabetizao: esse tipo de oficina contribui para que os usurios que no tiveram acesso ou que no puderam permanecer na escola possam exercitar a escrita e a leitura, como um recurso importante na (re)construo da cidadania.

Alexandre Rajo. Sem nome. 1995. Desenho/Colagem em papel. Usurio de Centro de Ateno Psicossocial.

12. QUAIS AS OUTRAS ATIVIDADES QUE UM CAPS PODE REALIZAR?


So atividades comuns nos CAPS: Tratamento medicamentoso: tratamento realizado com remdios chamados medicamentos psicoativos ou psicofrmacos. Atendimento a grupo de familiares: reunio de famlias para criar laos de solidariedade entre elas, discutir problemas em comum, enfrentar as situaes difceis, receber orientao sobre diagnstico e sobre sua participao no projeto teraputico. Atendimento individualizado a famlias: atendimentos a uma famlia ou a membro de uma famlia que precise de orientao e acompanhamento em situaes rotineiras, ou em momentos crticos. Orientao: conversa e assessoramento individual ou em grupo sobre algum tema especfico, por exemplo, o uso de drogas. Atendimento psicoterpico: encontros individuais ou em grupo onde so utilizados os conhecimentos e as tcnicas da psicoterapia. Atividades comunitrias: atividades que utilizam os recursos da comunidade e que envolvem pessoas, instituies ou grupos organizados que atuam na comunidade. Exemplo: festa junina do bairro, feiras, quermesses, campeonatos esportivos, passeios a parques e cinema, entre outras.

21
ManualCapsFinal 21 5/31/04, 6:33 PM

Atividades de suporte social: projetos de insero no trabalho, articulao com os servios residenciais teraputicos, atividades de lazer, encaminhamentos para a entrada na rede de ensino, para obteno de documentos e apoio para o exerccio de direitos civis atravs da formao de associaes de usurios e/ou familiares.

Oficinas culturais: atividades constantes que procuram despertar no usurio um maior interesse pelos espaos de cultura (monumentos, prdios histricos, saraus musicais, festas anuais etc.) de seu bairro ou cidade, promovendo maior integrao de usurios e familiares com seu lugar de moradia.

Visitas domiciliares: atendimento realizado por um profissional do CAPS aos usurios e/ou familiares em casa. Desintoxicao ambulatorial: conjunto de procedimentos destinados ao tratamento da intoxicao/ abstinncia decorrente do uso abusivo de lcool e de outras drogas.

13. TODOS OS CAPS SO IGUAIS?


No, os CAPS so diferentes: a) Quanto ao tamanho do equipamento, estrutura fsica, profissionais e diversidade nas atividades teraputicas. b) Quanto especificidade da demanda, isto , para crianas e adolescentes, usurios de lcool e outras drogas ou para transtornos psicticos e neurticos graves. Os diferentes tipos de CAPS so: CAPS I e CAPS II: so CAPS para atendimento dirio de adultos, em sua populao de abrangncia, com transtornos mentais severos e persistentes. CAPS III: so CAPS para atendimento dirio e noturno de adultos, durante sete dias da semana, atendendo

populao de referncia com transtornos mentais severos e persistentes. CAPSi: CAPS para infncia e adolescncia, para atendimento dirio a crianas e adolescentes com

transtornos mentais. CAPSad: CAPS para usurios de lcool e drogas, para atendimento dirio populao com transtornos

decorrentes do uso e dependncia de substncias psicoativas, como lcool e outras drogas. Esse tipo de CAPS possui leitos de repouso com a finalidade exclusiva de tratamento de desintoxicao.

22
ManualCapsFinal 22 5/31/04, 6:33 PM

14. COMO UM CAPS PARA INFNCIA E ADOLESCNCIA (CAPSi)?


O CAPSi um servio de ateno diria destinado ao atendimento de crianas e adolescentes gravemente comprometidos psiquicamente. Esto includos nessa categoria os portadores de autismo, psicoses, neuroses graves e todos aqueles que, por sua condio psquica, esto impossibilitados de manter ou estabelecer laos sociais. A experincia acumulada em servios que j funcionavam segundo a lgica da ateno diria indica que ampliam-se as possibilidades do tratamento para crianas e adolescentes quando o atendimento tem incio o mais cedo possvel, devendo, portanto, os CAPSi estabelecerem as parcerias necessrias com a rede de sade, educao e assistncia social ligadas ao cuidado da populao infanto-juvenil. As psicoses da infncia e o autismo infantil so condies clnicas para as quais no se conhece uma causa isolada que possa ser responsabilizada por sua ocorrncia. Apesar disso, a experincia permite indicar algumas situaes que favorecem as possibilidades de melhora, principalmente quando o atendimento tem incio o mais cedo possvel, observando-se as seguintes condies: O tratamento tem mais probabilidade de sucesso quando a criana ou adolescente mantida em seu ambiente domstico e familiar. As famlias devem fazer parte integrante do tratamento, quando possvel, pois observa-se maior dificuldade de melhora quando se trata a criana ou adolescente isoladamente. O tratamento deve ter sempre estratgias e objetivos mltiplos, preocupando-se com a ateno integral a essas crianas e adolescentes, o que envolve aes no somente no mbito da clnica, mas tambm aes intersetoriais. preciso envolver-se com as questes das relaes familiares, afetivas, comunitrias, com a justia, a educao, a sade, a assistncia, a moradia etc. A melhoria das condies gerais dos ambientes onde vivem as crianas e os adolescentes tem sido associada a uma melhor evoluo clnica para alguns casos. As equipes tcnicas devem atuar sempre de forma interdisciplinar, permitindo um enfoque ampliado dos problemas, recomendando-se a participao de mdicos com experincia no atendimento infantil, psiclogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudilogos, assistentes sociais, para formar uma equipe mnima de trabalho. A experincia de trabalho com famlias tambm deve fazer parte da formao da equipe. Deve-se ter em mente que no tratamento dessas crianas e adolescentes, mesmo quando no possvel trabalhar com a hiptese de remisso total do problema, a obteno de progressos no nvel de desenvolvimento, em qualquer aspecto de sua vida mental, pode significar melhora importante nas condies de vida para eles e suas famlias. Atividades de incluso social em geral e escolar em particular devem ser parte integrante dos projetos teraputicos. Em geral, as atividades desenvolvidas nos CAPSi so as mesmas oferecidas nos CAPS, como atendimento individual, atendimento grupal, atendimento familiar, visitas domiciliares, atividades de insero social, oficinas teraputicas, atividades socioculturais e esportivas, atividades externas. Elas devem ser dirigidas para a faixa etria a quem se destina atender. Assim, por exemplo, as atividades de insero social devem privilegiar aquelas relacionadas escola.

23
ManualCapsFinal 23 5/31/04, 6:33 PM

15. COMO UM CAPS PARA CUIDAR DE USURIOS DE LCOOL E DROGAS (CAPSad)?


Os CAPS I, II e III destinam-se a pacientes com transtornos mentais severos e persistentes, nos quais o uso de lcool e outras drogas secundrio condio clnica de transtorno mental. Para pacientes cujo principal problema o uso prejudicial de lcool e outras drogas passam a existir, a partir de 2002, os CAPSad. Os CAPSad devem oferecer atendimento dirio a pacientes que fazem um uso prejudicial de lcool e outras drogas, permitindo o planejamento teraputico dentro de uma perspectiva individualizada de evoluo contnua. Possibilita ainda intervenes precoces, limitando o estigma associado ao tratamento. Assim, a rede proposta se baseia nesses servios comunitrios, apoiados por leitos psiquitricos em hospital geral e outras prticas de ateno comunitria (ex.: internao domiciliar, insero comunitria de servios), de acordo com as necessidades da populao-alvo dos trabalhos. Os CAPSad desenvolvem uma gama de atividades que vo desde o atendimento individual (medicamentoso, psicoterpico, de orientao, entre outros) at atendimentos em grupo ou oficinas teraputicas e visitas domiciliares. Tambm devem oferecer condies para o repouso, bem como para a desintoxicao ambulatorial de pacientes que necessitem desse tipo de cuidados e que no demandem por ateno clnica hospitalar.

16. COMO O CAPSad PODE ATUAR DE FORMA PREVENTIVA?


A preveno voltada para o uso abusivo e/ou dependncia de lcool e outras drogas pode ser definida como um processo de planejamento, implantao e implementao de mltiplas estratgias voltadas para a reduo dos fatores de risco especficos e fortalecimento dos fatores de proteo. Implica necessariamente a insero comunitria das prticas propostas, com a colaborao de todos os segmentos sociais disponveis. A preveno teria como objetivo impedir o uso de substncias psicoativas pela primeira vez, impedir uma escalada do uso e minimizar as conseqncias de tal uso. A lgica que sustenta tal planejamento deve ser a da Reduo de Danos, em uma ampla perspectiva de prticas voltadas para minimizar as conseqncias globais de uso de lcool e drogas. O planejamento de programas assistenciais de menor exigncia contempla uma parcela maior da populao, dentro de uma perspectiva de sade pblica, o que encontra o devido respaldo em propostas mais flexveis, que no tenham a abstinncia total como a nica meta vivel e possvel aos usurios dos servios CAPSad. As estratgias de preveno devem contemplar a utilizao combinada dos seguintes elementos: fornecimento de informaes sobre os danos do lcool e outras drogas, alternativas para lazer e atividades livres de drogas; devem tambm facilitar a identificao de problemas pessoais e o acesso ao suporte para tais problemas. Devem buscar principalmente o fortalecimento de vnculos afetivos, o estreitamento de laos sociais e a melhora da autoestima das pessoas. Os CAPSad devem construir articulaes consistentes com os Hospitais Gerais de seu territrio, para servirem de suporte ao tratamento, quando necessrio.

24
ManualCapsFinal 24 5/31/04, 6:33 PM

17. QUAL A RELAO DOS CAPS COM A REDE BSICA DE SADE?


Rede e territrio so dois conceitos fundamentais para o entendimento do papel estratgico dos CAPS e isso se aplica tambm sua relao com a rede bsica de sade. A Reforma Psiquitrica consiste no progressivo deslocamento do centro do cuidado para fora do hospital, em direo comunidade, e os CAPS so os dispositivos estratgicos desse movimento. Entretanto, a rede bsica de sade o lugar privilegiado de construo de uma nova lgica de atendimento e de relao com os transtornos mentais. A rede bsica de sade se constitui pelos centros ou unidades de sade locais e/ou regionais, pelo Programa de Sade da Famlia e de Agentes Comunitrios de Sade, que atuam na comunidade de sua rea de abrangncia. Esses profissionais e equipes so pessoas que esto prximas e que possuem a responsabilidade pela ateno sade da populao daquele territrio. Os CAPS devem buscar uma integrao permanente com as equipes da rede bsica de sade em seu territrio, pois tm um papel fundamental no acompanhamento, na capacitao e no apoio para o trabalho dessas equipes com as pessoas com transtornos mentais. Que significa esta integrao? O CAPS precisa: a) conhecer e interagir com as equipes de ateno bsica de seu territrio; b) estabelecer iniciativas conjuntas de levantamento de dados relevantes sobre os principais problemas e necessidades de sade mental no territrio; c) realizar apoio matricial s equipes da ateno bsica, isto , fornecer-lhes orientao e superviso, atender conjuntamente situaes mais complexas, realizar visitas domiciliares acompanhadas das equipes da ateno bsica, atender casos complexos por solicitao da ateno bsica; d) realizar atividades de educao permanente (capacitao, superviso) sobre sade mental, em cooperao com as equipes da ateno bsica. Este apoio matricial completamente diferente da lgica do encaminhamento ou da referncia e contra-referncia no sentido estrito, porque significa a responsabilidade compartilhada dos casos. Quando o territrio for constitudo por uma grande populao de abrangncia, importante que o CAPS discuta com o gestor local a possibilidade de acrescentar a seu corpo funcional uma ou mais equipes de sade mental, destinadas a realizar essas atividades de apoio rede bsica. Essas atividades no devem assumir caractersticas de uma especializao, devem estar integradas completamente ao funcionamento geral do CAPS. As atuais diretrizes orientam que, onde houver cobertura do Programa de Sade da Famlia, dever haver uma equipe de apoio matricial em sade mental para no mnimo seis e no mximo nove equipes de PSF. Leia, no Anexo, o documento Sade Mental e Ateno Bsica o vnculo e o dilogo necessrios, elaborado conjuntamente pelas reas de sade mental e de ateno bsica do Ministrio da Sade.

25
ManualCapsFinal 25 5/31/04, 6:33 PM

18. QUAIS AS PESSOAS QUE TRABALHAM NO CAPS?


Os profissionais que trabalham nos CAPS possuem diversas formaes e integram uma equipe multiprofissional. um grupo de diferentes tcnicos de nvel superior e de nvel mdio. Os profissionais de nvel superior so: enfermeiros, mdicos, psiclogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, pedagogos, professores de educao fsica ou outros necessrios para as atividades oferecidas nos CAPS. Os profissionais de nvel mdio podem ser: tcnicos e/ou auxiliares de enfermagem, tcnicos administrativos, educadores e artesos. Os CAPS contam ainda com equipes de limpeza e de cozinha. Todos os CAPS devem obedecer exigncia da diversidade profissional e cada tipo de CAPS (CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPSi e CAPSad) tem suas prprias caractersticas quanto aos tipos e quantidade de profissionais.

Tipos de profissionais que trabalham nos CAPS Equipes mnimas


CAPS I 1 mdico psiquiatra ou mdico com formao em sade mental 1 enfermeiro 3 profissionais de nvel superior de outras categorias profissionais: psiclogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessrio ao projeto teraputico 4 profissionais de nvel mdio: tcnico e/ou auxiliar de enfermagem, tcnico administrativo, tcnico educacional e arteso CAPS II 1 mdico psiquiatra 1 enfermeiro com formao em sade mental 4 profissionais de nvel superior de outras categorias profissionais: psiclogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo, professor de educao fsica ou outro profissional necessrio ao projeto teraputico 6 profissionais de nvel mdio: tcnico e/ou auxiliar de enfermagem, tcnico administrativo, tcnico educacional e arteso CAPS III 2 mdicos psiquiatras 1 enfermeiro com formao em sade mental 5 profissionais de nvel superior de outras categorias profissionais: psiclogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessrio de nvel superior 8 profissionais de nvel mdio: tcnico e/ou auxiliar de enfermagem, tcnico administrativo, tcnico educacional e arteso

26
ManualCapsFinal 26 5/31/04, 6:33 PM

CAPSi 1 mdico psiquiatra, ou neurologista ou pediatra com formao em sade mental 1 enfermeiro 4 profissionais de nvel superior entre as seguintes categorias profissionais: psiclogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, fonoaudilogo, pedagogo ou outro profissional necessrio ao projeto teraputico 5 profissionais de nvel mdio: tcnico e/ou auxiliar de enfermagem, tcnico administrativo, tcnico educacional e arteso CAPSad 1 mdico psiquiatra 1 enfermeiro com formao em sade mental 1 mdico clnico, responsvel pela triagem, avaliao e acompanhamento das intercorrncias clnicas 4 profissionais de nvel superior entre as seguintes categorias profissionais: psiclogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessrio ao projeto teraputico 6 profissionais de nvel mdio: tcnico e/ou auxiliar de enfermagem, tcnico administrativo, tcnico educacional e arteso

As equipes tcnicas devem organizar-se para acolher os usurios, desenvolver os projetos teraputicos, trabalhar nas atividades de reabilitao psicossocial, compartilhar do espao de convivncia do servio e poder equacionar problemas inesperados e outras questes que porventura demandem providncias imediatas, durante todo o perodo de funcionamento da unidade. O papel da equipe tcnica fundamental para a organizao, desenvolvimento e manuteno do ambiente teraputico. A durao da permanncia dos usurios no atendimento dos CAPS depende de muitas variveis, desde o comprometimento psquico do usurio at o projeto teraputico traado, e a rede de apoio familiar e social que se pode estabelecer. O importante saber que o CAPS no deve ser um lugar que desenvolve a dependncia do usurio ao seu tratamento por toda a vida. O processo de reconstruo dos laos sociais, familiares e comunitrios, que vo possibilitar a autonomia, deve ser cuidadosamente preparado e ocorrer de forma gradativa. Para isso, importante lembrar que o CAPS precisa estar inserido em uma rede articulada de servios e organizaes que se propem a oferecer um continuum de cuidados. importante ressaltar que os vnculos teraputicos estabelecidos pelos usurios com os profissionais e com o servio, durante a permanncia no CAPS, podem ser parcialmente mantidos em esquema flexvel, o que pode facilitar a trajetria com mais segurana em direo comunidade, ao seu territrio reconstrudo e re-significado.

27
ManualCapsFinal 27 5/31/04, 6:33 PM

19. DE QUE FORMA OS USURIOS PODEM CONTRIBUIR COM O FUNCIONAMENTO DO CAPS?


O protagonismo dos usurios fundamental para que se alcancem os objetivos dos CAPS, como dispositivos de promoo da sade e da reabilitao psicossocial. Os usurios devem ser chamados a participar das discusses sobre as atividades teraputicas do servio. A equipe tcnica pode favorecer a apropriao, pelos usurios, do seu prprio projeto teraputico atravs do Terapeuta de Referncia, que uma pessoa fundamental para esse processo e precisa pensar sobre o vnculo que o usurio est estabelecendo com o servio e com os profissionais e estimul-lo a participar de forma ativa de seu tratamento e da construo de laos sociais. Os usurios devem procurar os tcnicos para tirar dvidas e pedir orientao sempre que precisarem, entrando direta ou indiretamente em contato com o CAPS mesmo quando no estiverem em condies de ir ao servio. A participao dos usurios nas Assemblias muitas vezes um bom indicador da forma como eles esto se relacionando com o CAPS. As associaes de usurios e/ou familiares muitas vezes surgem dessas assemblias que vo questionando as necessidades do servio e dos usurios. Os usurios devem ser incentivados a criar suas associaes ou cooperativas, onde possam, atravs da organizao, discutir seus problemas comuns e buscar solues coletivas para questes sociais e de direitos essenciais, que ultrapassam as possibilidades de atuao dos CAPS. As organizaes de usurios e/ou familiares tm cumprido um importante papel na mudana do modelo assistencial no Brasil, participando ativamente da discusso sobre os servios de sade mental e promovendo atividades que visam a maior insero social, a gerao de renda e trabalho e a garantia de seus direitos sociais.

28
ManualCapsFinal 28 5/31/04, 6:33 PM

Esculturas produzidas por usurios do CAPS Ponta do Coral Florianpolis.

20. DE QUE FORMA OS FAMILIARES PODEM PARTICIPAR DAS ATIVIDADES DOS CAPS?
Um dos objetivos do CAPS incentivar que as famlias participem da melhor forma possvel do quotidiano dos servios. Os familiares so, muitas vezes, o elo mais prximo que os usurios tm com o mundo e por isso so pessoas muito importantes para o trabalho dos CAPS. Os familiares podem participar dos CAPS, no somente incentivando o usurio a se envolver no projeto teraputico, mas tambm participando diretamente das atividades do servio, tanto internas como nos projetos de trabalho e aes comunitrias de integrao social. Os familiares so considerados pelos CAPS como parceiros no tratamento. A presena no atendimento oferecido aos familiares e nas reunies e assemblias, trazendo dvidas e sugestes, tambm uma forma de os familiares participarem, conhecerem o trabalho dos CAPS e passarem a se envolver de forma ativa no processo teraputico. Os familiares tambm tm criado associaes, com outros familiares e/ou usurios, que podem ser um importante instrumento de promoo da sade e da cidadania de todos os envolvidos.

21. DE QUE FORMA A COMUNIDADE EM GERAL PODE PARTICIPAR DO CAPS?


A comunidade um conjunto de pessoas, associaes e equipamentos que fazem existir a vida numa certa localidade. A articulao entre CAPS e comunidade , portanto, fundamental. A comunidade servios pblicos das reas da educao, do esporte e lazer, do trabalho, associaes de moradores, clube de mes, associaes comunitrias, voluntrios poder ser parceira dos CAPS atravs de doaes, cesso de instalaes, prestao de servios, instruo ou treinamento em algum assunto ou ofcio, realizao conjunta de um evento especial (uma festa, por exemplo), realizao conjunta de projeto mais longo, participao nas atividades rotineiras do servio. Com essas parcerias e aes, a comunidade produz um grande e variado conjunto de relaes de troca, o que bom para a prpria comunidade e para todos do CAPS. As parcerias ajudam a toda a comunidade a reforar seus laos sociais e afetivos e produzem maior incluso social de seus membros. Por isso a participao da comunidade muito importante para a criao de uma rede de sade mental. O CAPS deve ser parte integrante da comunidade, de sua vida diria e de suas atividades culturais.

29
ManualCapsFinal 29 5/31/04, 6:33 PM

ANEXOS
COMO ORGANIZAR UM CAPS NA MINHA CIDADE?
Primeiro, verifique se sua cidade de fato precisa de um CAPS, isto , se ela tem mais de 20.000 habitantes e no dispe de outros recursos assistenciais em sade mental, como ambulatrio, oficinas teraputicas, centro de sade com equipe de sade mental, equipes de sade mental na rede bsica. Procure conhecer as normas tcnicas que se aplicam aos CAPS, especialmente as portarias 336, 189 e

816 (esta ltima sobre os CAPSad), de 2002. Busque ler textos e artigos sobre a experincia dos CAPS, e mesmo entrar em contato com algum servio j existente, prximo de seu municpio. Todo o processo deve comear pela coordenao municipal de sade mental. A iniciativa de criar

um CAPS do gestor municipal. Ele deve consultar a coordenao estadual de sade mental e avaliar a disponibilidade oramentria, existncia de recursos humanos etc. Existe todo um processo de planejamento, que comea no mbito municipal, a seguir regional, depois estadual. O coordenador estadual de sade mental dispe das informaes sobre os servios a serem futuramente implantados no Estado, atendendo aos critrios essenciais: populao atendida (a prioridade so os municpios com populao maior), existncia de recursos humanos e materiais no municpio e outros. O processo de cadastramento de um CAPS segue um caminho: 1 implantao efetiva do CAPS; 2 encaminhamento da proposta Secretaria de Estado da Sade; 3 aprovao na Comisso Intergestores Bipartite; 4 encaminhamento ao Ministrio da Sade para homologao e cadastramento. Note que o cadastramento s pode ocorrer se o servio j estiver em funcionamento e depende de limites oramentrios. Famlia). Os municpios menores, com populao abaixo de 20.000 habitantes, no necessitam de um CAPS,

mas devem ter um servio de sade mental, articulado com a rede bsica de sade (por exemplo, Programa de Sade da

30
ManualCapsFinal 30 5/31/04, 6:33 PM

NORMAS APLICVEIS AO CAPS


Portaria n 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002. O ministro da Sade, no uso de suas atribuies legais; Considerando a Lei 10.216, de 06/04/01, que dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em sade mental; Considerando o disposto na Norma Operacional de Assistncia Sade NOAS SUS 01/2001, aprovada pela Portaria GM/MS n 95, de 26 de janeiro de 2001; Considerando a necessidade de atualizao das normas constantes da Portaria MS/SAS n 224, de 29 de janeiro de 1992, resolve: Art. 1 Estabelecer que os Centros de Ateno Psicossocial podero constituir-se nas seguintes modalidades de servios: CAPS I, CAPS II e CAPS III, definidos por ordem crescente de porte/complexidade e abrangncia populacional, conforme disposto nesta Portaria. 1 As trs modalidades de servios cumprem a mesma funo no atendimento pblico em sade mental, distinguindose pelas caractersticas descritas no Artigo 3 desta Portaria, e devero estar capacitadas para realizar prioritariamente o atendimento de pacientes com transtornos mentais severos e persistentes em sua rea territorial, em regime de tratamento intensivo, semi-intensivo e no-intensivo, conforme definido adiante. 2 Os CAPS devero constituir-se em servio ambulatorial de ateno diria que funcione segundo a lgica do territrio. Art. 2 Definir que somente os servios de natureza jurdica pblica podero executar as atribuies de superviso e de regulao da rede de servios de sade mental. Art. 3 Estabelecer que os Centros de Ateno Psicossocial (CAPS) s podero funcionar em rea fsica especfica e independente de qualquer estrutura hospitalar. Pargrafo nico. Os CAPS podero localizar-se dentro dos limites da rea fsica de uma unidade hospitalar geral, ou dentro do conjunto arquitetnico de instituies universitrias de sade, desde que independentes de sua estrutura fsica, com acesso privativo e equipe profissional prpria. Art. 4 Definir que as modalidades de servios estabelecidas pelo Artigo 1 desta Portaria correspondem s caractersticas abaixo discriminadas: 4.1 CAPS I Servio de ateno psicossocial com capacidade operacional para atendimento em municpios com populao entre 20.000 e 70.000 habitantes, com as seguintes caractersticas: a responsabilizar-se, sob coordenao do gestor local, pela organizao da demanda e da rede de cuidados em sade mental no mbito do seu territrio; b possuir capacidade tcnica para desempenhar o papel de regulador da porta de entrada da rede assistencial no mbito do seu territrio e/ou do mdulo assistencial, definido na Norma Operacional de Assistncia Sade (NOAS), de acordo com a determinao do gestor local; c coordenar, por delegao do gestor local, as atividades de superviso de unidades hospitalares psiquitricas no mbito do seu territrio; d supervisionar e capacitar as equipes de ateno bsica, servios e programas de sade mental no mbito do seu territrio e/ou do mdulo assistencial; e realizar, e manter atualizado, o cadastramento dos pacientes que utilizam medicamentos essenciais para a rea de sade mental regulamentados pela Portaria/GM/MS n 1.077, de 24 de agosto de 1999, e medicamentos excepcionais, regulamentados pela Portaria/SAS/MS n 341, de 22 de agosto de 2001, dentro de sua rea assistencial; f funcionar no perodo das 8 s 18 horas, em dois turnos, durante os cinco dias teis da semana;

31
ManualCapsFinal 31 5/31/04, 6:33 PM

4.1.1 A assistncia prestada ao paciente no CAPS I inclui as seguintes atividades: a atendimento individual (medicamentoso, psicoterpico, de orientao, entre outros); b atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras); c atendimento em oficinas teraputicas executadas por profissional de nvel superior ou nvel mdio; d visitas domiciliares; e atendimento famlia; f atividades comunitrias enfocando a integrao do paciente na comunidade e sua insero familiar e social; g os pacientes assistidos em um turno (quatro horas) recebero uma refeio diria, os assistidos em dois turnos (oito horas) recebero duas refeies dirias. 4.1.2 Recursos Humanos: A equipe tcnica mnima para atuao no CAPS I, para o atendimento de 20 pacientes por turno, tendo como limite mximo 30 pacientes/dia, em regime de atendimento intensivo, ser composta por: a 1 mdico com formao em sade mental; b 1 enfermeiro; c 3 profissionais de nvel superior entre as seguintes categorias profissionais: psiclogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessrio ao projeto teraputico. d 4 profissionais de nvel mdio: tcnico e/ou auxiliar de enfermagem, tcnico administrativo, tcnico educacional e arteso. 4.2 CAPS II Servio de ateno psicossocial com capacidade operacional para atendimento em municpios com populao entre 70.000 e 200.000 habitantes, com as seguintes caractersticas: a responsabilizar-se, sob coordenao do gestor local, pela organizao da demanda e da rede de cuidados em sade mental no mbito do seu territrio; b possuir capacidade tcnica para desempenhar o papel de regulador da porta de entrada da rede assistencial no mbito do seu territrio e/ou do mdulo assistencial, definido na Norma Operacional de Assistncia Sade (NOAS), por determinao do gestor local; c coordenar, por delegao do gestor local, as atividades de superviso de unidades hospitalares psiquitricas no mbito do seu territrio; d supervisionar e capacitar as equipes de ateno bsica, servios e programas de sade mental no mbito do seu territrio e/ou do mdulo assistencial; e realizar, e manter atualizado, o cadastramento dos pacientes que utilizam medicamentos essenciais para a rea de sade mental regulamentados pela Portaria/GM/MS n 1.077, de 24 de agosto de 1999, e medicamentos excepcionais, regulamentados pela Portaria/SAS/MS n 341, de 22 de agosto de 2001, dentro de sua rea assistencial; f funcionar das 8 s 18 horas, em dois turnos, durante os cinco dias teis da semana, podendo comportar um terceiro turno funcionando at 21 horas. 4.2.1 A assistncia prestada ao paciente no CAPS II inclui as seguintes atividades: a atendimento individual (medicamentoso, psicoterpico, de orientao, entre outros); b atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros); c atendimento em oficinas teraputicas executadas por profissional de nvel superior ou nvel mdio; d visitas domiciliares; e atendimento famlia; f atividades comunitrias enfocando a integrao do doente mental na comunidade e sua insero familiar e social; g os pacientes assistidos em um turno (quatro horas) recebero uma refeio diria: os assistidos em dois turnos (oito horas) recebero duas refeies dirias.

32
ManualCapsFinal 32 5/31/04, 6:33 PM

4.2.2 Recursos Humanos: A equipe tcnica mnima para atuao no CAPS II, para o atendimento de 30 pacientes por turno, tendo como limite mximo 45 pacientes/dia, em regime intensivo, ser composta por: a 1 mdico psiquiatra; b 1 enfermeiro com formao em sade mental; c 4 profissionais de nvel superior entre as seguintes categorias profissionais: psiclogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessrio ao projeto teraputico; d 6 profissionais de nvel mdio: tcnico e/ou auxiliar de enfermagem, tcnico administrativo, tcnico educacional e arteso. 4.3 CAPS III Servio de ateno psicossocial com capacidade operacional para atendimento em municpios com populao acima de 200.000 habitantes, com as seguintes caractersticas: a constituir-se em servio ambulatorial de ateno contnua, durante 24 horas diariamente, incluindo feriados e fins de semana; b responsabilizar-se, sob coordenao do gestor local, pela organizao da demanda e da rede de cuidados em sade mental no mbito do seu territrio; c possuir capacidade tcnica para desempenhar o papel de regulador da porta de entrada da rede assistencial no mbito do seu territrio e/ou do mdulo assistencial, definido na Norma Operacional de Assistncia Sade (NOAS), por determinao do gestor local; d coordenar, por delegao do gestor local, as atividades de superviso de unidades hospitalares psiquitricas no mbito do seu territrio; e supervisionar e capacitar as equipes de ateno bsica, servios e programas de sade mental no mbito do seu territrio e/ou do mdulo assistencial; f realizar, e manter atualizado, o cadastramento dos pacientes que utilizam medicamentos essenciais para a rea de sade mental regulamentados pela Portaria/GM/MS n 1.077, de 24 de agosto de 1999, e medicamentos excepcionais, regulamentados pela Portaria/SAS/MS n 341, de 22 de agosto de 2001, dentro de sua rea assistencial; g estar referenciado a um servio de atendimento de urgncia/emergncia geral de sua regio, que far o suporte de ateno mdica. 4.3.1 A assistncia prestada ao paciente no CAPS III inclui as seguintes atividades: a atendimento individual (medicamentoso, psicoterpico, orientao, entre outros); b atendimento grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras); c atendimento em oficinas teraputicas executadas por profissional de nvel superior ou nvel mdio; d visitas e atendimentos domiciliares; e atendimento famlia; f atividades comunitrias enfocando a integrao do doente mental na comunidade e sua insero familiar e social; g acolhimento noturno, nos feriados e fins de semana, com no mximo cinco leitos, para eventual repouso e/ou observao; h os pacientes assistidos em um turno (quatro horas) recebero uma refeio diria; os assistidos em dois turnos (oito horas) recebero duas refeies dirias, e os que permanecerem no servio durante 24 horas contnuas recebero quatro refeies dirias; i a permanncia de um mesmo paciente no acolhimento noturno fica limitada a sete dias corridos ou dez dias intercalados em um perodo de 30 dias.

33
ManualCapsFinal 33 5/31/04, 6:33 PM

4.3.2 Recursos Humanos: A equipe tcnica mnima para atuao no CAPS III, para o atendimento de 40 pacientes por turno, tendo como limite mximo 60 pacientes/dia, em regime intensivo, ser composta por: a 2 mdicos psiquiatras; b 1 enfermeiro com formao em sade mental; c 5 profissionais de nvel superior entre as seguintes categorias: psiclogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessrio ao projeto teraputico; d 8 profissionais de nvel mdio: tcnico e/ou auxiliar de enfermagem, tcnico administrativo, tcnico educacional e arteso. 4.3.2.1 Para o perodo de acolhimento noturno, em plantes corridos de 12 horas, a equipe deve ser composta por: a 3 tcnicos/auxiliares de enfermagem, sob superviso do enfermeiro do servio; b 1 profissional de nvel mdio da rea de apoio. 4.3.2.2 Para as 12 horas diurnas, nos sbados, domingos e feriados, a equipe deve ser composta por: a 1 profissional de nvel superior entre as seguintes categorias: mdico, enfermeiro, psiclogo, assistente social, terapeuta ocupacional, ou outro profissional de nvel superior justificado pelo projeto teraputico; b 3 tcnicos/auxiliares tcnicos de enfermagem, sob superviso do enfermeiro do servio; c 1 profissional de nvel mdio da rea de apoio. 4.4 CAPSi Servio de ateno psicossocial para atendimentos a crianas e adolescentes, constituindo-se na referncia para uma populao de cerca de 200.000 habitantes, ou outro parmetro populacional a ser definido pelo gestor local, atendendo a critrios epidemiolgicos, com as seguintes caractersticas: a constituir-se em servio ambulatorial de ateno diria destinado a crianas e adolescentes com transtornos mentais; b possuir capacidade tcnica para desempenhar o papel de regulador da porta de entrada da rede assistencial no mbito do seu territrio e/ou do mdulo assistencial, definido na Norma Operacional de Assistncia Sade (NOAS), de acordo com a determinao do gestor local; c responsabilizar-se, sob coordenao do gestor local, pela organizao da demanda e da rede de cuidados em sade mental de crianas e adolescentes no mbito do seu territrio; d coordenar, por delegao do gestor local, as atividades de superviso de unidades de atendimento psiquitrico a crianas e adolescentes no mbito do seu territrio; e supervisionar e capacitar as equipes de ateno bsica, servios e programas de sade mental no mbito do seu territrio e/ou do mdulo assistencial, na ateno infncia e adolescncia; f realizar, e manter atualizado, o cadastramento dos pacientes que utilizam medicamentos essenciais para a rea de sade mental regulamentados pela Portaria/GM/MS, n 1.077, de 24 de agosto de 1999, e medicamentos excepcionais, regulamentados pela Portaria/SAS/MS, n 341, de 22 de agosto de 2001, dentro de sua rea assistencial; g funcionar das 8 s 18 horas, em dois turnos, durante os cinco dias teis da semana, podendo comportar um terceiro turno que funcione at 21 horas. 4.4.1 A assistncia prestada ao paciente no CAPSi inclui as seguintes atividades: a atendimento individual (medicamentoso, psicoterpico, de orientao, entre outros); b atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros); c atendimento em oficinas teraputicas executadas por profissional de nvel superior ou nvel mdio; d visitas e atendimentos domiciliares; e atendimento famlia; f atividades comunitrias enfocando a integrao da criana e do adolescente na famlia, na escola, na comunidade ou quaisquer outras formas de insero social; g desenvolvimento de aes inter-setoriais, principalmente com as reas de assistncia social, educao e justia;

34
ManualCapsFinal 34 5/31/04, 6:33 PM

h os pacientes assistidos em um turno (quatro horas) recebero uma refeio diria, os assistidos em dois turnos (oito horas) recebero duas refeies dirias. 4.4.2 Recursos Humanos: A equipe tcnica mnima para atuao no CAPSi, para o atendimento de 15 crianas e/ou adolescentes por turno, tendo como limite mximo 25 pacientes/dia, ser composta por: a 1 mdico psiquiatra, ou neurologista, ou pediatra com formao em sade mental; b 1 enfermeiro; c 4 profissionais de nvel superior entre as seguintes categorias profissionais: psiclogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, fonoaudilogo, pedagogo ou outro profissional necessrio ao projeto teraputico; d 5 profissionais de nvel mdio: tcnico e/ou auxiliar de enfermagem, tcnico administrativo, tcnico educacional e arteso. 4.5 CAPSad Servio de ateno psicossocial para atendimento de pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependncia de substncias psicoativas, com capacidade operacional para atendimento em municpios com populao superior a 70.000, com as seguintes caractersticas: a constituir-se em servio ambulatorial de ateno diria, de referncia para rea de abrangncia populacional definida pelo gestor local; b sob coordenao do gestor local, responsabilizar-se pela organizao da demanda e da rede de instituies de ateno a usurios de lcool e drogas, no mbito de seu territrio; c possuir capacidade tcnica para desempenhar o papel de regulador da porta de entrada da rede assistencial local no mbito de seu territrio e/ou do mdulo assistencial, definido na Norma Operacional de Assistncia Sade (NOAS), de acordo com a determinao do gestor local; d coordenar, no mbito de sua rea de abrangncia e por delegao do gestor local, as atividades de superviso de servios de ateno a usurios de drogas, em articulao com o Conselho Municipal de Entorpecentes; e supervisionar e capacitar as equipes de ateno bsica, servios e programas de sade mental local no mbito do seu territrio e/ou do mdulo assistencial; f realizar, e manter atualizado, o cadastramento dos pacientes que utilizam medicamentos essenciais para a rea de sade mental regulamentados pela Portaria/GM/MS, n 1.077, de 24 de agosto de 1999, e medicamentos excepcionais, regulamentados pela Portaria/SAS/MS, n 341, de 22 de agosto de 2001, dentro de sua rea assistencial; g funcionar das 8 s 18 horas, em dois turnos, durante os cinco dias teis da semana, podendo comportar um terceiro turno funcionando at 21 horas. h manter de dois a quatro leitos para desintoxicao e repouso. 4.5.1. A assistncia prestada ao paciente no CAPSad para pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependncia de substncias psicoativas inclui as seguintes atividades: a atendimento individual (medicamentoso, psicoterpico, de orientao, entre outros); b atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras); c atendimento em oficinas teraputicas executadas por profissional de nvel superior ou nvel mdio; d visitas e atendimentos domiciliares; e atendimento famlia; f atividades comunitrias enfocando a integrao do dependente qumico na comunidade e sua insero familiar e social; g os pacientes assistidos em um turno (quatro horas) recebero uma refeio diria; os assistidos em dois turnos (oito horas) recebero duas refeies dirias. h atendimento de desintoxicao.

35
ManualCapsFinal 35 5/31/04, 6:33 PM

4.5.2 Recursos Humanos: A equipe tcnica mnima para atuao no CAPSad para atendimento de 25 pacientes por turno, tendo como limite mximo 45 pacientes/dia, ser composta por: a 1 mdico psiquiatra; b 1 enfermeiro com formao em sade mental; c 1 mdico clnico, responsvel pela triagem, avaliao e acompanhamento das intercorrncias clnicas; d 4 profissionais de nvel superior entre as seguintes categorias profissionais: psiclogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessrio ao projeto teraputico; e 6 profissionais de nvel mdio: tcnico e/ou auxiliar de enfermagem, tcnico administrativo, tcnico educacional e arteso. Art. 5 Estabelecer que os CAPS I, II, III, CAPSi e CAPSad devero estar capacitados para o acompanhamento dos pacientes de forma intensiva, semi-intensiva e no-intensiva, dentro de limites quantitativos mensais que sero fixados em ato normativo da Secretaria de Assistncia Sade do Ministrio da Sade. Pargrafo nico. Define-se como atendimento intensivo aquele destinado aos pacientes que, em funo de seu quadro clnico atual, necessitem de acompanhamento dirio; semi-intensivo o tratamento destinado aos pacientes que necessitam de acompanhamento freqente, fixado em seu projeto teraputico, mas no precisam estar diariamente no CAPS; no-intensivo o atendimento que, em funo do quadro clnico, pode ter uma freqncia menor. A descrio minuciosa dessas trs modalidades dever ser objeto de portaria da Secretaria de Assistncia Sade do Ministrio da Sade, que fixar os limites mensais (nmero mximo de atendimentos); para o atendimento intensivo (ateno diria), ser levada em conta a capacidade mxima de cada CAPS, conforme definida no Artigo 2. Art. 6 Estabelecer que os atuais CAPS e NAPS devero ser recadastrados nas modalidades CAPS I, II, III, CAPSi e CAPSad pelo gestor estadual, aps parecer tcnico da Secretaria de Assistncia Sade do Ministrio da Sade. Pargrafo nico. O mesmo procedimento se aplicar aos novos CAPS que vierem a ser implantados. Art. 7 Definir que os procedimentos realizados pelos CAPS e NAPS atualmente existentes, aps o seu recadastramento, assim como os novos que vierem a ser criados e cadastrados, sero remunerados atravs do Sistema APAC/SIA, sendo includos na relao de procedimentos estratgicos do SUS e financiados com recursos do Fundo de Aes Estratgicas e Compensao FAEC. Art. 8 Estabelecer que sero alocados no FAEC, para a finalidade descrita no Art. 5, durante os exerccios de 2002 e 2003, recursos financeiros no valor total de R$ 52.000.000,00, previstos no oramento do Ministrio da Sade. Art. 9 Definir que os procedimentos a serem realizados pelos CAPS, nas modalidades I, II (includos CAPSi e CAPSad) e III, objetos da presente Portaria, sero regulamentados em ato prprio do Secretrio de Assistncia Sade do Ministrio da Sade. Art. 10 Esta Portaria entrar em vigor a partir da competncia fevereiro de 2002, revogando-se as disposies em contrrio. JOS SERRA

36
ManualCapsFinal 36 5/31/04, 6:33 PM

Portaria n 189, de 20 de maro de 2002. O secretrio de Assistncia Sade, no uso de suas atribuies; Considerando a Portaria GM/MS n 336, de 19 de fevereiro de 2002, que define as normas e diretrizes para a organizao dos servios que prestam assistncia em sade mental; e Considerando a necessidade de identificar e acompanhar os pacientes que demandam ateno em sade mental, resolve: Art. 1 Incluir na Tabela de Procedimentos do SIH-SUS o grupo de procedimento abaixo descrito e seu procedimento: 63.100.05.3 Acolhimento a pacientes de Centro de Ateno Psicossocial. 63.001.57.8 Acolhimento a pacientes de Centro de Ateno Psicossocial. SH 25,30 SP 2,50 SADT 2,45 TOTAL 30,30 ATOMED 018 PERM 01

Pargrafo nico O procedimento constante deste Artigo consiste no acolhimento/observao/repouso de pacientes em acompanhamento nos Centros de Atendimento Psicossocial III, quando necessria a utilizao do leito. Art. 2 Estabelecer que a cobrana do procedimento, 63.001.57.8 Acolhimento a pacientes de Centro de Ateno Psicossocial somente poder ser efetuada por CAPS III cadastrado no SIH-SUS. Art. 3 Estabelecer que a AIH para cobrana do procedimento 63.001.57.8 Acolhimento a pacientes de Centro de Ateno Psicossocial ter validade de 30 dias, sendo o limite de dez dirias por AIH. 1 No sero permitidas as cobranas de permanncia a maior, diria de UTI e demais procedimentos especiais. 2 Na primeira linha do campo servios profissionais dever ser lanado o nmero de dirias utilizadas. Art. 4 Alterar a redao do tipo de unidade de cdigo 37 constante da Tabela de Tipo de Unidade do Sistema de Informaes Ambulatoriais do Sistema nico de Sade SIA/SUS, que passar a ter a seguinte denominao: Tabela de Tipo de Unidade CDIGO 37 DESCRIO Centro de Ateno Psicossocial

Art. 5 Alterar a redao do servio de cdigo 14, constante da Tabela de Servios do SIA/SUS, que passar a ter a seguinte denominao: Tabela de Servios CDIGO 14 DESCRIO Servio de Ateno Psicossocial

Art. 6 Excluir da Tabela de Classificao de Servios do SIA/SUS os cdigos abaixo relacionados: Classificao do Servio 14 Ateno Psicossocial CDIGO 065 066 DESCRIO Unidade com servio prprio de ateno psicossocial, constituda por equipe multiprofissional e com oficina teraputica Unidade com servio prprio de ateno psicossocial, constituda por equipe multiprofissional e sem oficina teraputica

37
ManualCapsFinal 37 5/31/04, 6:33 PM

Art. 7 Excluir da Tabela de Procedimentos do SIA/SUS os procedimentos abaixo relacionados: 19.151.01-2 Atendimento em ncleos/centros de ateno psicossocial dois turnos paciente/dia; 19.151.02-0 Atendimento em ncleos/centros de ateno psicossocial um turno paciente/dia. Art. 8 Incluir na Tabela de Classificao do Servio 14, constante da Tabela de Servios do SIA/SUS, os cdigos abaixo relacionados: Classificao do Servio 14 Ateno Psicossocial CDIGO 124 DESCRIO Unidade com servio prprio de ateno psicossocial, com oficinas teraputicas e outras modalidades de atendimento e capacidade operacional para dar cobertura assistencial a uma populao entre 20.000 e 70.000 habitantes, funcionando em regime de dois turnos, desenvolvendo atividades dirias em sade mental. Designao: CAPS I. Unidade com servio prprio de ateno psicossocial, com oficinas teraputicas e outras modalidades de atendimento e capacidade operacional para dar cobertura assistencial a uma populao entre 70.000 e 200.000 habitantes, funcionando em regime de dois turnos, desenvolvendo atividades dirias em sade mental. Designao: CAPS II. Unidade com servio prprio de ateno psicossocial, com oficinas teraputicas e outras modalidades de atendimento e capacidade operacional para dar cobertura assistencial a uma populao acima de 200.000 habitantes, funcionando 24 horas, diariamente, com no mximo cinco leitos para observao e/ou repouso para atendimento, inclusive feriados e fins de semana, desenvolvendo atividades dirias em sade mental. Designao: CAPS III. Unidade com servio prprio de ateno psicossocial, com oficinas teraputicas e outras modalidades de atendimento e capacidade operacional para dar cobertura assistencial a uma populao acima de 200.000 habitantes, ou outro parmetro populacional justificado pelo gestor local, funcionando em regime de dois turnos, e desenvolvendo atividades dirias em sade mental para crianas e adolescentes com transtornos mentais. Designao: CAPSi. Unidade com servio prprio de ateno psicossocial, com capacidade operacional para dar cobertura assistencial a uma populao acima de 100.000 habitantes, ou outro parmetro populacional justificado pelo gestor local, funcionando em regime de dois turnos, com leitos para desintoxicao e repouso (dois a quatro leitos), desenvolvendo atividades em sade mental para pacientes com transtornos decorrentes do uso e/ou dependncia de lcool e outras drogas. Designao: CAPSad.

126

127

129

147

38
ManualCapsFinal 38 5/31/04, 6:33 PM

Art. 9 Incluir na Tabela de Procedimentos do SIA/SUS os seguintes procedimentos: 38.000.00-8 38.040.00-0 38.042.00-2 38.042.01-0 Acompanhamento de Pacientes Acompanhamento de Pacientes Psiquitricos Acompanhamento de Pacientes em Servio de Ateno Diria Acompanhamento de Pacientes que, em funo de seu quadro clnico atual, demandem cuidados intensivos em sade mental. (mximo 25 procedimentos/paciente/ms)

Consiste no conjunto de atendimentos dirios desenvolvidos individualmente e/ou em grupos, por equipe multiprofissional especializada em sade mental. CAPS I mximo 25 pacientes/ms, CAPS II mximo 45 pacientes/ ms, CAPS III mximo 60 pacientes/ms Nvel de Hierarquia Servio/Classificao Atividade Profissional Tipo de Prestador Tipo de Atendimento Grupo de Atendimento Faixa Etria CID 04, 06, 07, 08 14/124, 14/126, 14/127 01, 02, 15, 39, 57, 62, 89 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 09, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19 00 00 00 F00, F01, F02, F03, F04, F05, F06, F07, F09, F20, F21, F22, F23, F24, F25, F28, F29, F30, F31, F32, F33, F34, F38, F39, F40, F41, F42, F43, F44, F45, F48, F60, F61, F62, F63, F69, F70, F71, F72, F78, F79 R$ 18,10

Valor do Procedimento

39
ManualCapsFinal 39 5/31/04, 6:33 PM

38.042.02-9

Acompanhamento a pacientes que, em funo de seu quadro clnico atual, demandem cuidados semiintensivos em sade mental (mximo 12 procedimentos/paciente/ms)

Consiste no conjunto de freqentes atendimentos desenvolvidos individualmente e/ou em grupos, por equipe multiprofissional especializada em sade mental. CAPS I mximo 50 pacientes/ms, CAPS II mximo 75 pacientes/ ms e CAPS III mximo 90 pacientes/ms Nvel de Hierarquia Servio/Classificao Atividade Profissional Tipo de Prestador Tipo de Atendimento Grupo de Atendimento Faixa Etria CID 04, 06, 07, 08 14/124, 14/126, 14/127 01, 02, 15, 39, 57, 62, 89 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 09, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19 00 00 00 F00, F01, F02, F03, F04, F07, F09, F20, F21, F22, F23, F24, F25, F28, F29, F30, F31, F32, F33, F34, F38, F39, F40, F41, F42, F43, F44, F45, F48, F50, F51, F52, F53, F54, F59, F60, F61, F62, F63, F68, F69, F70, F71, F72, F78, F79 R$ 15,90

Valor do Procedimento

38.042.03-7

Acompanhamento a pacientes que, em funo de seu quadro clnico, demandem cuidados no intensivos em sade mental (mximo 3 procedimentos/paciente/ms)

Consiste no conjunto de atendimentos quinzenais/mensais, desenvolvidos individualmente e/ou em grupos, por equipe multiprofissional especializada em sade mental. CAPS I mximo 90 pacientes/ms, CAPS II mximo 100 pacientes/ms e CAPS III mximo 150 pacientes/ms Nvel de Hierarquia Servio/Classificao Atividade Profissional Tipo de Prestador Tipo de Atendimento Grupo de Atendimento Faixa Etria CID 04, 06, 07, 08 14/124, 14/126, 14/127 01, 02, 15, 39, 57, 62, 89 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 09, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19 00 00 00 F00, F01, F02, F03, F04, F07, F09, F20, F21, F22, F23, F24, F25, F28, F29, F30, F31, F32, F33, F34, F38, F39, F40, F41, F42, F43, F44, F45, F48, F50, F51, F52, F53, F54, F59, F60, F61, F62, F63, F68, F69, F70, F71, F72, F78, F79 R$ 14,85

Valor do Procedimento

40
ManualCapsFinal 40 5/31/04, 6:33 PM

38.042.04-5

Acompanhamento a crianas e adolescentes com transtornos mentais que demandem cuidados intensivos em sade mental (mximo 22 procedimentos/paciente/ms)

Consiste no conjunto de atendimentos dirios, desenvolvidos individualmente e/ou em grupos, por equipe multiprofissional especializada em sade mental. CAPSi mximo 25 pacientes/ms Nvel de Hierarquia Servio/Classificao Atividade Profissional Tipo de Prestador Tipo de Atendimento Grupo de Atendimento Faixa Etria CID 04, 06, 07, 08 14/129 01, 02, 28, 36, 39, 54, 57, 62, 89 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 09, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19 00 00 50 a 62 F10.1, F10.2, F10.5, F10.8, F10.9, F11.1, F11.2, F11.5, F11.8, F11.9, F12.1, F12.2, F12.5, F12.8, F12.9, F13.1, F13.2, F13.5, F13.8, F13.9, F14.1, F14.2, F14.5, F14.8, F14.9, F15.1, F15.2, F15.5, F15.8, F15.9, F16.1, F16.2, F16.5, F16.8, F16.9, F17.1, F17.2, F17.5, F17.8, F17.9, F18.1, F18.2, F18.5, F18.8, F18.9, F19.1, F19.2, F19.5, F19.8, F19.9, F20, F21, F22, F23, F25, F28, F29, F30, F31, F32, F33, F39, F40, F41, F42, F43, F44, F48, F50, F70, F71, F72, F78, F79, F84, F88, F89, F95, F99 R$ 25,40

Valor do Procedimento

38.042.05-3

Acompanhamento a crianas e adolescentes com transtornos mentais que demandem cuidados semi-intensivos em sade mental (mximo 12 procedimentos/paciente/ms)

Consiste no conjunto de freqentes atendimentos, desenvolvidos individualmente e/ou em grupos, por equipe multiprofissional especializada em sade mental. CAPSi mximo 50 pacientes/ms Nvel de Hierarquia Servio/Classificao Atividade Profissional Tipo de Prestador Tipo de Atendimento Grupo de Atendimento Faixa Etria CID 04, 06, 07, 08 14/129 01, 02, 28, 36, 39, 54, 57, 62, 89 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 09, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19 00 00 50 a 62 F10.1, F10.2, F10.5, F10.8, F10.9, F11.1, F11.2, F11.5, F11.8, F11.9, F12.1, F12.2, F12.5, F12.8, F12.9, F13.1, F13.2, F13.5, F13.8, F13.9, F14.1, F14.2, F14.5, F14.8, F14.9, F15.1, F15.2, F15.5, F15.8, F15.9, F16.1, F16.2, F16.5, F16.8, F16.9, F17.1, F17.2, F17.5, F17.8, F17.9, F18.1, F18.2, F18.5, F18.8, F18.9, F19.1, F19.2, F19.5, F19.8, F19.9, F20, F21, F22, F23, F25, F28, F29, F30, F31, F32, F33, F34, F38, F39, F40, F41, F42, F43, F44, F45, F48, F50, F59, F70, F71, F72, F78, F79, F83, F84, F88, F89, F90, F91, F93, F94, F95, F99 R$ 16,30

Valor do Procedimento

41
ManualCapsFinal 41 5/31/04, 6:33 PM

38.042.06-1

Acompanhamento a crianas e adolescentes com transtornos mentais que demandem cuidados no intensivos em sade mental (mximo 3 procedimentos/paciente/ms)

Consiste no conjunto de atendimentos quinzenais/mensais, desenvolvidos individualmente e/ou em grupos, por equipe multiprofissional especializada em sade mental. CAPSi mximo 80 pacientes/ms Nvel de Hierarquia Servio/Classificao Atividade Profissional Tipo de Prestador Tipo de Atendimento Grupo de Atendimento Faixa Etria CID 04, 06, 07, 08 14/129 01, 02, 28, 36, 39, 54, 57, 62, 89 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 09, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19 00 00 50 a 62 F10.1, F10.8, F10.9, F11.1, F11.8, F11.9, F12.1, F12.8, F12.9, F13.1, F13.8, F13.9, F14.1, F14.8, F14.9, F15.1, F15.8, F15.9, F16.1, F16.8, F16.9, F17.1, F17.8, F17.9, F18.1, F18.8, F18.9, F19.1, F19.8, F19.9, F20, F21, F22, F23, F25, F28, F29, F30, F31, F32, F33, F34, F38, F39, F40, F41, F42, F43, F44, F45, F48, F50, F51, F59, F70, F71, F72, F78, F79, F80, F81, F82, F83, F84, F88, F89, F90, F91, F92, F93, F94, F95, F98, F99 R$ 14,85

Valor do Procedimento

38.042.07-0

Acompanhamento a pacientes com dependncia e/ou uso prejudicial de lcool e outras drogas, que demandem cuidados intensivos em sade mental (mximo 22 procedimentos/paciente/ms)

Consiste no conjunto de atendimentos dirios, desenvolvidos individualmente e/ou em grupos, por equipe multiprofissional especializada em sade mental. CAPSad mximo 40 pacientes/ms Nvel de Hierarquia Servio/Classificao Atividade Profissional Tipo de Prestador Tipo de Atendimento Grupo de Atendimento Faixa Etria CID 04, 06, 07, 08 14/147 01, 02, 15, 39, 57, 62, 89 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 09, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19 00 00 60 a 72 F10.1, F10.2, F10.5, F10.6, F10.7, F10.8, F10.9, F11.1, F11.2, F11.5, F11.6, F11.7, F11.8, F11.9 F12.1, F12.2, F12.5, F12.6, F12.7, F12.8, F12.9, F13.1, F13.2, F13.5, F13.6, F13.7, F13.8, F13.9, F14.1, F14.2, F14.5, F14.6, F14.7, F14.8, F14.9, F15.1, F15.2, F15.5, F15.6, F15.7, F15.8, F15.9, F16.1, F16.2, F16.5, F16.6, F16.7, F16.8, F16.9, F17.1, F17.2, F17.5, F17.6, F17.7, F17.8, F17.9, F18.1, F18.2, F18.5, F18.6, F18.7, F18.8, F18.9, F19.1, F19.2, F19.5, F19.6, F19.7, F19.8, F19.9 R$ 18,10

Valor do Procedimento

42
ManualCapsFinal 42 5/31/04, 6:34 PM

38.042.08-8

Acompanhamento a pacientes com dependncia e/ou uso prejudicial de lcool e outras drogas, que demandem cuidados semi-intensivos em sade mental (mximo 12 procedimentos/paciente/ms)

Consiste no conjunto de freqentes atendimentos, desenvolvidos individualmente e/ou em grupos, por equipe multiprofissional especializada em sade mental. CAPSad mximo 60 pacientes/ms Nvel de Hierarquia Servio/Classificao Atividade Profissional Tipo de Prestador Tipo de Atendimento Grupo de Atendimento Faixa Etria CID 04, 06, 07, 08 14/147 01, 02, 15, 39, 57, 62, 89 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 09, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19 00 00 60 a 72 F10.1, F10.2, F10.5, F10.6, F10.7, F10.8, F10.9, F11.1, F11.2, F11.5, F11.6, F11.7, F11.8, F11.9 F12.1, F12.2, F12.5, F12.6, F12.7, F12.8, F12.9, F13.1, F13.2, F13.5, F13.6, F13.7, F13.8, F13.9, F14.1, F14.2, F14.5, F14.6, F14.7, F14.8, F14.9, F15.1, F15.2, F15.5, F15.6, F15.7, F15.8, F15.9, F16.1, F16.2, F16.5, F16.6, F16.7, F16.8, F16.9, F17.1, F17.2, F17.5, F17.6, F17.7, F17.8, F17.9, F18.1, F18.2, F18.5, F18.6, F18.7, F18.8, F18.9, F19.1, F19.2, F19.5, F19.6, F19.7, F19.8, F19.9 Valor do Procedimento R$ 15,90

38.042.09-6

Acompanhamento a pacientes com dependncia e/ou uso prejudicial de lcool e outras drogas, que demandem cuidados no intensivos em sade mental (mximo 3 procedimentos/paciente/ms)

Consiste no conjunto de atendimentos quinzenais/mensais, desenvolvidos individualmente e/ou em grupos, por equipe multiprofissional especializada em sade mental. CAPSad mximo 90 pacientes/ms Nvel de Hierarquia Servio/Classificao Atividade Profissional Tipo de Prestador Tipo de Atendimento Grupo de Atendimento Faixa Etria CID 04, 06, 07, 08 14/147 01, 02, 15, 39, 57, 62, 89 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 09, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19 00 00 60 a 72 F10.1, F10.2, F10.5, F10.6, F10.7, F10.8, F10.9, F11.1, F11.2, F11.5, F11.6, F11.7, F11.8, F11.9, F12.1, F12.2, F12.5, F12.6, F12.7, F12.8, F12.9, F13.1, F13.2, F13.5, F13.6, F13.7, F13.8, F13.9, F14.1, F14.2, F14.5, F14.6, F14.7, F14.8, F14.9, F15.1, F15.2, F15.5, F15.6, F15.7, F15.8, F15.9, F16.1, F16.2, F16.5, F16.6, F16.7, F16.8, F16.9, F17.1, F17.2, F17.5, F17.6, F17.7, F17.8, F17.9, F18.1, F18.2, F18.5, F18.6, F18.7, F18.8, F18.9, F19.1, F19.2, F19.5, F19.6, F19.7, F19.8, F19.9 R$ 14,85

Valor do Procedimento

43
ManualCapsFinal 43 5/31/04, 6:34 PM

38.042.10-0

Acompanhamento de pacientes que demandem cuidados em sade mental no perodo das 18 s 21 horas (mximo 8 procedimentos/paciente/ms)

Consiste no conjunto de atendimentos desenvolvidos no perodo compreendido entre 18 e 21 horas, individualmente e/ou em grupos, por equipe multiprofissional especializada em sade mental. CAPS II mximo 15 pacientes/ms, CAPS III mximo 20 pacientes/ms, CAPSi mximo 15 pacientes/ms, CAPSad mximo 15 pacientes/ms Nvel de Hierarquia Servio/Classificao Atividade Profissional Tipo de Prestador Tipo de Atendimento Grupo de Atendimento Faixa Etria CID 04, 06, 07, 08 14/126, 14/127, 14/129, 14/147 01, 02, 15, 28, 36, 39, 54, 57, 62, 89 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 09, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19 00 00 00 F10.1, F10.2, F10.5, F10.6, F10.7, F10.8, F10.9, F11.1, F11.2, F11.5, F11.6, F11.7, F11.8, F11.9 F12.1, F12.2, F12.5, F12.6, F12.7, F12.8, F12.9, F13.1, F13.2, F13.5, F13.6, F13.7, F13.8, F13.9, F14.1, F14.2, F14.5, F14.6, F14.7, F14.8, F14.9, F15.1, F15.2, F15.5, F15.6, F15.7, F15.8, F15.9, F16.1, F16.2, F16.5, F16.6, F16.7, F16.8, F16.9, F17.1, F17.2, F17.5, F17.6, F17.7, F17.8, F17.9, F18.1, F18.2, F18.5, F18.6, F18.7, F18.8, F18.9, F19.1, F19.2, F19.5, F19.6, F19.7, F19.8, F19.9, F20, F21, F22, F23, F24, F25, F28, F29, F30, F31, F32, F33, F34, F38, F39, F40, F41, F42, F43, F44, F45, F48, F50, F51, F52, F53, F54, F59, F60, F61, F62, F63, F69, F70, F71, F72, F78, F79, F83, F84, F88, F89, F90, F91, F93, F94, F95, F99 Valor do Procedimento R$ 16,30

Art. 10 Estabelecer que somente as unidades cadastradas no SIA/SUS, como Tipo de Unidade de cdigo 37 Centro de Ateno Psicossocial e que possuam o Servio de Ateno Psicossocial (cdigos 14/124, 14/126, 14/127, 14/129 e 14/147), podero realizar/cobrar os procedimentos definidos no Artigo 9 desta Portaria. Pargrafo nico. Os Centros de Ateno Psicossocial cadastrados/recadastrados no podero cobrar os procedimentos abaixo discriminados: - 19.151.03-9 Atendimento em Oficinas Teraputicas I por oficina. - 19.151.04-7 Atendimento em Oficinas Teraputicas II por oficina. Art. 11 Incluir, no Subsistema de Autorizao de Procedimentos Ambulatoriais de Alta Complexidade/Custo APAC-SIA, os procedimentos definidos no Artigo 9 desta Portaria, assim como regulamentar os instrumentos e formulrios utilizados no Sistema: - Laudo para Emisso de APAC (Anexo I). Este documento justifica, perante o rgo autorizador, a solicitao dos procedimentos. Deve ser corretamente preenchido pelo profissional responsvel pelo paciente, em duas vias. A primeira via ficar arquivada no rgo autorizador e a segunda encaminhada para a unidade onde ser realizado o procedimento. - APAC-I/Formulrio (Anexo II). Documento destinado a autorizar a realizao de procedimentos ambulatoriais de alta complexidade/custo. Deve ser preenchido em duas vias pelos autorizadores. A primeira via ficar arquivada no rgo autorizador e a segunda encaminhada para a unidade onde ser realizado o procedimento.

44
ManualCapsFinal 44 5/31/04, 6:34 PM

- APAC-II/Meio Magntico Instrumento destinado ao registro de informaes, identificao de paciente e cobrana dos procedimentos ambulatoriais de alta complexidade/custo. 1 Os gestores estaduais/municipais podero estabelecer layout prprio do laudo e definirem outras informaes complementares que se fizerem necessrias, desde que mantenham as informaes contidas no layout desta portaria. 2 A confeco e distribuio da APAC-I/Formulrio de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Sade, de acordo com a PT SAS/MS, n 492, de 26 de agosto de 1999. 3 Os gestores estaduais e dos municpios habilitados, em Gesto Plena do Sistema Municipal, devero designar os rgos autorizadores para a emisso de APAC. Art. 12 Estabelecer que permanece a utilizao do nmero do Cadastro de Pessoa Fsica/Carto de Identidade do Contribuinte CPF/CIC, para identificar os pacientes no Sistema. Pargrafo nico. A utilizao do CPF/CIC no obrigatria para os pacientes que no o possurem at a data da realizao do procedimento. Nesses casos, eles sero identificados nominalmente. Art. 13 Determinar que os processos de cadastramento de novas unidades e recadastramento dos CAPS existentes sero de responsabilidade dos gestores estaduais e devero ser compostos das seguintes etapas: 1 Requerimento dos gestores municipais, de acordo com a demanda dos CAPS de seu municpio, Comisso Intergestores Bipartite, por meio do Secretrio de Estado da Sade. O processo dever estar instrudo com a documentao exigida para cadastramento de servios, acrescida de: A Documentao da Secretaria Municipal de Sade e do gestor. B Projeto Tcnico do CAPS. C Planta Baixa do CAPS. D Discriminao da Equipe Tcnica, anexados os currculos dos componentes. E Relatrio de Vistoria realizada pela Secretaria de Estado da Sade a vistoria dever ser realizada in loco pela Secretaria de Sade, que avaliar as condies de funcionamento do Servio para fins de cadastramento: rea fsica, recursos humanos, responsabilidade tcnica e demais exigncias estabelecidas na Portaria GM/MS, n 336, de 19 de fevereiro de 2002, acrescido de parecer favorvel da Secretaria de Estado da Sade. 2 Aprovao do cadastramento pela Comisso Intergestores Bipartite, que poder reprovar ou aprovar o cadastramento com exigncias, caso em que o processo retomar ao gestor municipal para arquivamento ou adequao. 3 Remessa do processo para a rea Tcnica de Sade Mental/ASTEC/SAS, que dever emitir parecer, conforme determinado pelo Artigo 6 da Portaria GM/MS, n 336, de 19 de fevereiro de 2002, ouvida, se necessrio, a Cmara Tcnica da Comisso Intergestores Tripartite. Caso o parecer seja favorvel, o processo ser encaminhado ao gestor estadual para efetivar o credenciamento. Art. 14 Estabelecer que os gestores estaduais tero o prazo de seis meses, a partir da publicao desta Portaria, para efetivar o recadastramento dos Centros de Ateno Psicossocial. Art. 15 Determinar que a APAC-I/Formulrio ser emitida para a realizao dos procedimentos constantes do Artigo 9, desta Portaria, e ter validade de at trs competncias. Pargrafo nico. Na APAC-I/Formulrio no poder ser autorizado mais de um procedimento constante do Artigo 9, desta Portaria, exceo do procedimento 38.042.10.0 Acompanhamento de Pacientes no perodo das 18 s 21 horas, que poder ser principal ou secundrio.
45
ManualCapsFinal 45 5/31/04, 6:34 PM

Art. 16 Definir que a cobrana dos procedimentos principais autorizados na APAC-I/Formulrio ser efetuada mensalmente somente por meio de APAC-II/Meio Magntico, da seguinte forma: 1 APAC-II/Meio Magntico Inicial abrange o perodo a partir da data de incio da validade da APAC-I/Formulrio at o ltimo dia do mesmo ms. 2 APAC-II/Meio Magntico de Continuidade Abrange o 2 e o 3 ms subseqentes APAC-II/Meio Magntico inicial. Art. 17 Definir que a APAC-II/Meio Magntico poder ser encerrada com os cdigos abaixo discriminados, de acordo com a Tabela de Motivo de Cobrana do SIA/SUS: 6.3 Alta por abandono do tratamento. 6.8 Alta por outras intercorrncias clnica/cirrgica. 6.9 Alta por concluso de tratamento. 7.1 Permanece na mesma UPS com o mesmo procedimento. 7.2 Permanece na mesma UPS com mudana de procedimento. 8.1 Transferncia para outra UPS. 8.2 Transferncia para internao por intercorrncia. 9.1 bito relacionado doena. 9.2 bito no relacionado doena. Art. 18 Definir que o valor dos procedimentos inclui todas as atividades desenvolvidas pelos profissionais voltados para a assistncia em sade mental, inclusive as desenvolvidas em oficinas teraputicas. Art. 19 Estabelecer que os procedimentos definidos no Artigo 9 desta Portaria sejam includos na relao de procedimentos estratgicos do SUS e financiados com recursos do Fundo de Aes Estratgicas e Compensao FAEC. Art. 20 Utilizar para o registro das informaes dos procedimentos constantes do Artigo 9 desta Portaria as Tabelas do Sistema APAC-SIA abaixo relacionadas: - Tabela Motivo de Cobrana (Anexo III). - Tabela de Nacionalidade (Anexo IV). Art. 21 Definir que o Departamento de Informtica do SUS/DATASUS disponibilizar em seu BBS/DATASUS/MS rea 38 SIA, o programa de APAC-II/Meio Magntico, a ser utilizado pelos prestadores de servio. Art. 22 Estabelecer que de responsabilidade dos gestores estaduais e municipais, dependendo das prerrogativas e competncias compatveis com o nvel de gesto, efetuar o acompanhamento, controle, avaliao e auditoria que permitam garantir o cumprimento do disposto nesta Portaria. Art. 23 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao, com efeitos financeiros a contar da competncia outubro de 2002. RENILSON REHEM DE SOUZA Secretrio (*) Republicada por ter sado com incorrees, do original, no DO, n 56, de 22 de maro de 2002, Seo 1, pg. 108.
46
ManualCapsFinal 46 5/31/04, 6:34 PM

Portaria n 1.455/GM, em 31 de julho de 2003. O ministro de Estado da Sade, no uso de suas atribuies; Considerando a Lei n 10.216, de 6 de abril de 2001, que dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em sade mental; Considerando a Portaria n 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002, que define as normas e diretrizes para a organizao dos servios que prestam assistncia em sade mental; Considerando a Portaria n 189/SAS, de 20 de maro de 2002, que inclui procedimentos ambulatoriais na tabela do SIA-SUS para o custeio dos Centros de Ateno Psicossocial CAPS; e Considerando a necessidade de estruturao e consolidao da rede extra-hospitalar de ateno sade mental em todas as unidades da federao. RESOLVE Art. 1 Definir incentivo financeiro da ordem de R$ 20.000,00 para cada CAPS I, R$ 30.000,00 para cada CAPS II, R$ 50.000,00 para cada CAPS III e R$ 30.000,00 para cada CAPSi habilitado pelo Ministrio da Sade no Distrito Federal, Estados e municpios, no exerccio de 2002, para realizar os procedimentos definidos pela Portaria n 189/SAS, de 20 de maro de 2002, conforme discriminado no Anexo desta Portaria. 1 Os incentivos de que trata o Caput deste artigo sero transferidos em parcela nica fundo a fundo ao Distrito Federal, Estados e municpios, sem onerar os respectivos tetos da assistncia de mdia e alta complexidade. 2o No sero beneficiados os municpios que j tiverem recebido, no exerccio de 2002, para cada CAPS I, CAPS II, CAPS III e CAPSi implantados, recursos do Fundo Nacional de Sade para a execuo da Ao do Plano Plurianual/PPA Implantao de Servio Ambulatorial de Sade Mental e Preveno ao Uso Indevido de lcool e Outras Drogas, do Programa 0018 Sade Mental, por meio de convnio com o Ministrio da Sade. 3o O incentivo de que trata o Caput deste artigo no se aplica aos CAPS que foram implantados no Distrito Federal, Estados e municpios mediante celebrao de convnio destes com fundaes, ONG ou instituies filantrpicas, pois se destina a apoiar financeiramente apenas a implantao de servios de natureza jurdica pblica. Art. 2 Determinar que os CAPS I, CAPS II, CAPS III e CAPSi que forem implantados no Distrito Federal, Estados e municpios durante o exerccio de 2003 e habilitados em Portaria da Secretaria de Ateno Sade/MS faro juz ao incentivo financeiro nas mesmas condies estabelecidas no Artigo 1 e seus pargrafos. 1 O incentivo de que trata este artigo ser transferido em parcela nica fundo a fundo ao Distrito Federal, Estados e municpios aps a publicao de Portaria da Secretaria de Ateno Sade/MS que habilitar os servios a cobrar os procedimentos definidos pela Portaria n 189/SAS, de 20 de maro de 2002, aplicando-se apenas aos servios de natureza jurdica pblica. 2 No faro juz ao incentivo de que trata o Caput deste artigo o Distrito Federal, Estados e municpios que tiverem recebido, no exerccio de 2002, recursos do Fundo Nacional de Sade para a execuo da ao do Plano Plurianual Implantao de Servio Ambulatorial de Sade Mental e Preveno ao Uso Indevido de lcool e Outras Drogas Programa 0018, Sade Mental, por meio de convnio com o Ministrio da Sade. Art. 3 Estabelecer que os recursos oramentrios objetos desta Portaria correro por conta do oramento do Ministrio da Sade, devendo onerar os programas de trabalho abaixo: 10.302.18.3911 Implantao de servio ambulatorial de sade mental e preveno ao uso indevido de lcool e drogas. 10.302.23.4306 Atendimento ambulatorial, emergencial e hospitalar em regime de gesto plena do Sistema nico de Sade SUS. 10.302.23.4307 Atendimento ambulatorial, emergencial e hospitalar prestado pela rede cadastrada no Sistema nico de Sade SUS. Art 4 Esta portaria entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. HUMBERTO COSTA
47
ManualCapsFinal 47 5/31/04, 6:34 PM

GLOSSRIO: EXPLICAO RPIDA DE PALAVRAS MUITO USADAS NA REA DE SADE MENTAL


Acolhimento noturno = permanncia do paciente no CAPS, para repouso ou observao, durante o perodo de at sete dias ininterruptos ou dez dias descontnuos em um perodo de 30 dias. Ambiente teraputico = lugar onde a estrutura fsica das instalaes, as relaes entre as pessoas e as atividades realizadas ajudam no tratamento dos pacientes. rea de abrangncia = tambm chamada de territrio ou regio de abrangncia. a regio (bairros, rea programtica) em que o CAPS responsvel pelo atendimento, incluindo-se todas pessoas que moram nessa regio. Atendimento de orientao = aconselhamento ou instruo, individual ou em grupo, sobre algum assunto especfico, por exemplo, grupo de orientao sobre medicamentos. Atendimento psicoterpico = encontros individuais ou em grupos onde so usadas tcnicas de psicoterapia ou terapias psicolgicas. Atendimento-dia = o atendimento que prestado durante o dia no CAPS, com o paciente retornando noite para casa. Comunidade = conjunto de pessoas que prestam ajuda umas s outras atravs de laos de sangue, afetivos, religiosos, de solidariedade, de vizinhana, que mantm vivas as relaes sociais que a sustentam. Direitos civis = direitos dos cidados garantidos pela Constituio do pas. Equipe multiprofissional = o grupo de pessoas de diferentes profisses que trabalha num CAPS. tambm chamada de equipe multidisciplinar ou interdisciplinar. Gerenciamento de casos = registro, indicao de tratamento e acompanhamento individualizado a cada paciente, mobilizando-se as possibilidades do servio e das aes intersetoriais para tal fim. Gestor local = preferencialmente o secretrio municipal de Sade nos municpios (ou o estadual naqueles sem gesto plena), ou pessoa por ele designada, ou seja, coordenadores ou articuladores de sade mental, estaduais, municipais, regionais ou distritais. Insero social = permanncia das relaes sociais do paciente e de garantia de equipamentos e atividades em diferentes esferas da vida (moradia, trabalho, lazer etc.), tanto quanto possvel. Internao psiquitrica = a permanncia diurna e noturna em hospital especializado com medicamentos para reduo dos sintomas da doena e que muito freqentemente no favorece a melhora do paciente por provocar o isolamento social e a perda de laos afetivos. Medicamentos essenciais = conjunto de produtos farmacuticos considerados bsicos e indispensveis para atender a maioria dos problemas de sade da populao. Medicamentos excepcionais = conjunto de produtos farmacuticos, geralmente de custo elevado. Sua dispensao atende a casos especficos, refratrios aos medicamentos essenciais, devendo seguir os protocolos clnicos estabelecidos pelo MS. Psicofrmacos = medicamentos psiquitricos utilizados para o tratamento em crise ou manuteno: antipsicticos, antidepressivos, tranqilizantes, antiepilpticos, estabilizadores do humor. Psicoterapia = ver atendimento psicoterpico. Reduo de danos = aes que tentam principalmente reduzir, para os usurios de lcool e outras drogas, suas famlias e comunidades, as conseqncias negativas relacionadas sade, a aspectos sociais e econmicos decorrentes de substncias que alteram o temperamento. Os exemplos so variados e vo desde a mudana de vias de administrao de drogas, passando pela distribuio de seringas/agulhas para usurios de drogas injetveis, chegando a tratamentos de substituio e evitar a associao do beber-dirigir. Sintomas = modificaes no corpo ou comportamento de uma pessoa que indicam alguma doena. Substncias psicoativas = so produtos de origem natural ou sinttica, utilizados para promover alteraes na sensopercepo, no nvel de conscincia e no estado emocional dos usurios. Muitos dos efeitos obtidos no so buscados de forma intencional pelo usurio (ex.: efeitos clnicos adversos, decorrentes do uso). As alteraes causadas por essas substncias variam de acordo com os seguintes fatores de influncia: a) as caractersticas da pessoa que as usa; b) qual droga utilizada; c) qual a quantidade utilizada; d) qual o padro de uso; e) quais as caractersticas da substncia utilizada, em termos de efeitos sobre o Sistema Nervoso Central (estimulante, inibidora ou desorganizadora); f) qual o efeito que se espera (e/ou se obtm) da droga (objetivo e subjetivo); g) quais as circunstncias em que consumida; h) qual a vulnerabilidade de quem consome.

48
ManualCapsFinal 48 5/31/04, 6:34 PM

Suporte social = apoio dado por instituies, grupos e atividades que ajudam o indivduo a manter-se ativo na sociedade. Teraputica(s) = tratamento, cuidado. Transtornos mentais = doena mental, sofrimento psquico. Tratamento medicamentoso = tratamento que feito com remdios ou medicamentos. Usurios = pacientes, pessoas atendidas pelo Sistema nico de Sade. Visitas domiciliares = atendimento domiciliar realizado por um profissional de nvel superior do CAPS, sempre que o servio achar necessrio, com durao mdia de 60 minutos.

NMERO DE CAPS POR TIPO, REGIO E UNIDADE FEDERATIVA


Dispositivos REGIO NORTE AC AM AP PA TO RR RO Total Regio Norte REGIO NORDESTE AL BA CE MA 2 14 10 4 2 2 0 1 5 40 1 3 7 1 12 2 30 19 25 76 1 29 14 44 181 4 14 14 1 3 11 0 4 1 52 0 5 1 3 9 4 26 27 36 93 8 29 12 49 214 0 1 0 0 0 0 0 0 1 2 0 0 0 0 0 0 6 0 14 20 1 0 0 1 24 1 0 0 0 0 2 1 0 0 4 1 1 1 0 3 0 5 5 12 22 3 3 2 8 38 0 3 2 0 1 2 0 2 1 11 0 2 3 0 5 1 2 2 24 29 3 4 2 9 59 7 32 26 5 6 17 1 7 8 109 2 11 12 4 29 7 69 53 111 240 16 65 30 111 516 CAPS I CAPS II CAPS III CAPSi CAPSad Total de Dispositivos por Estado 0 0 0 5 3 0 1 9 0 0 0 7 2 0 2 11 0 0 0 1 0 0 0 1 0 0 0 1 0 0 0 1 1 0 1 2 0 1 0 5 1 0 1 16 5 1 3 27

PB
PE PI RN SE Total Regio Nordeste REGIO CENTRO-OESTE DF GO MT MS Total Regio Centro-Oeste REGIO SUDESTE ES MG RJ SP Total Regio Sudeste REGIO SUL PR RS SC Total Regio Sul TOTAL GERAL

FONTE: Coordenao de Sade Mental do Ministrio da Sade. Maro, 2004.

49
ManualCapsFinal 49 5/31/04, 6:34 PM

DISTRIBUIO DOS CAPS POR NATUREZA JURDICA

DISTRIBUIO DOS CAPS POR TIPO

FONTE: Coordenao de Sade Mental do Ministrio da Sade. Maro, 2004.

50
ManualCapsFinal 50 5/31/04, 6:34 PM

CONTATO COM A COORDENAO NACIONAL DE SADE MENTAL


Coordenador: Pedro Gabriel Godinho Delgado Esplanada dos Ministrios, Ministrio da Sade, Bloco G, sala 606 BrasliaDF Fones: (61) 315-2313/315-2684/315-2655/315-3319 Endereo Eletrnico: saudemental@saude.gov.br

CONTATOS COM AS COORDENAES ESTADUAIS DE SADE MENTAL


ACRE Coordenadora: Sandra Ortiz Rodrigues Rua Antnio da Rocha Viana, 1.296 Rio Branco Fones: (68) 223-4688/224-2587 Endereo Eletrnico: smental.dabs@ac.gov.br ALAGOAS Coordenador: Joo Facchinetti Avenida da Paz, 978 Jaragu Macei Cep: 57022-050 Fone: (82) 315-1140 Endereo Eletrnico: prosam@saude.al.gov.br AMAP Coordenador: Rosano Barata dos Santos Av. FAB, 69 Centro Macap Fone: (96) 212-6136 Endereo Eletrnico: zano@uol.com.br AMAZONAS Coordenador: Rogelio Casado Av. Andr Arajo, 701 Aleixo Manaus Fones: (92) 663-4826/663-7313 Endereo Eletrnico: saudemental@saude.am.gov.br BAHIA Coordenador: Paulo Gabrielli Avenida Anita Garibaldi, 1.133, sala 109/110 Ondina Salvador Fone: (71) 370-4278 Endereo Eletrnico: saudemental@saude.ba.gov.br CEAR Coordenador: Nilson Moura F Av. Santos Dumont, 1.740, salas 2002/2004 Aldeota Fortaleza Fone: (85) 488-9931 Endereo Eletrnico: nilsondemourafe@secrel.com.br DISTRITO FEDERAL Coordenador: Josimar Mata de Farias Frana SMHS, Quadra 301, Ed. Pioneiras Sociais 8 Andar Braslia Fones: (61) 325-4902/563-8102 Endereo Eletrnico: josimarfranca@uol.com.br ESPRITO SANTO Coordenadora: Cludia Gomes Rossoni Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, Beira Mar, 2.025 Bento Ferreira Vitria Fones: (27) 3137-2365/3137-2354 Endereo Eletrnico: smental@saude.es.gov.br GOIS Coordenadora: Mabel Del S. Carla Rodriguez Av. Anhangera, 5.195 Setor Coimbra Goinia Fones: (62) 233-3601/291-5022, Ramal 207 Endereo Eletrnico: gdsas@saude.go.gov.br MARANHO Coordenador: Cludio Moraes Rego Rua Colares Moreira, Quadra 19, C-9, Calhau So Lus Fone: (98) 218-8880 Endereo Eletrnico: claudiosmental@hotmail.com MATO GROSSO Coordenadora: urea Assis Lambert Rua D, Quadra 12, Lt. 12, Bloco 5 Centro Poltico Administrativo CPA Cuiab Fones: (65) 613-5339/613-5340 Endereo Eletrnico: cotec.sai@saude.mt.gov.br MATO GROSSO DO SUL Coordenadora: Dilma Castro Costa Alves Ncleo de Sade Mental Parque dos Poderes Campo Grande Fones: (67) 326-8955/326-4713 Endereo Eletrnico: dilmaca@zipmail.com.br

51
ManualCapsFinal 51 5/31/04, 6:34 PM

MINAS GERAIS Coordenador: Jos Cezar de Moraes Avenida Afonso Pena, 2.300 9 Andar sala 905 Funcionrios Belo Horizonte Fones: (31) 326-14986/326-15571 Endereo Eletrnico: saudemental@saude.mg.gov.br PAR Coordenadora: Maria da Glria Ferreira Rua Presidente Pernambuco, 894 Batista Campos Belm Fones: (91) 241-9355/223-9438 Fax: (91) 222-7548 PARABA Coordenadora: Ieda Pires de S Rua Dom Pedro II, 1.826 Torre Joo Pessoa Fone: (83) 241-1718 PARAN Coordenadora: Cleuse Maria Brando Barleta Rua Piquiri, 170 Rebouas Curitiba Paran Fones: (41) 330-4526/330-4300 Fax: (41) 330-4591 Endereo Eletrnico: cbarleta@pr.gov.br PERNAMBUCO Coordenador: Durval Bezerra de Lima Filho Praa Oswaldo Cruz, s/n Bairro Boa Vista Recife Fones: (81) 341-26182/342-35696 Endereo Eletrnico: diasam@gov.saude.br PIAU Coordenador: Maria Helena Chaib Gomes Stegun Avenida Pedro Freitas, s/n, Bloco A Centro Administrativo Teresina Fones: (86) 222-7861/221-6759 Endereo Eletrnico: helenachaib@yahoo.com.br RIO DE JANEIRO Coordenadora: Cristina Loyola Rua Mxico, 128 4 Andar, Sala 405 Rio de Janeiro Fone: (21) 224-07471 Endereo Eletrnico: smental@saude.rj.gov.br RIO GRANDE DO NORTE Coordenadora: Cynara Maria Lopes Carlos Dantas Av. Junqueira Aires, 488 Cidade Alta Natal Fone: (84) 232-2461 Endereo Eletrnico: cynaradantas@bol.com.br
52
ManualCapsFinal 52

RIO GRANDE DO SUL Coordenadora: Vera Lucia Stringhini Av. Borges de Medeiros, 1.501 5 Andar sala 8 Porto Alegre Fones: (51) 328-85909/328-85908 Endereo Eletrnico: mental@saude.rs.gov.br RONDNIA Coordenadora: Regina Ftima Correa Lima Rua Padre ngelo Serri, s/n, Esplanada das Secretarias Pedrinhas Porto Velho Fone: (69) 216-5284 RORAIMA Coordenadora: Maria da Conceio Teixeira da Silva Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n Campo de Paricarama Boa Vista Fones: (95) 625-3342/625-3030 SANTA CATARINA Coordenadora: Elisia Puel IPQ Rua Engilberto Koerish, s/n Santana So Jos Florianpolis Fones: (48) 278-0101, ramal 110 Endereo Eletrnico: saudemental@saude.sc.gov.br SO PAULO Coordenadora: Mirsa Elisabeth Dellosi Rua dos Franceses, 498, ap. 81 Bloco F So Paulo Fones: (11) 306-68167/306-68169 Endereo Eletrnico: mdellosi@saude.sp.gov.br SERGIPE Coordenador: Manuel Messias de Jesus Cordeiro Rua Mato Grosso, 880 Aracaju Fone: (79) 211-9565, ramal 257 Endereo Eletrnico: cordeiro@infonet.com.br TOCANTINS Coordenadora: Raquel de Sampaio Moraes de Arajo Esplanada das Secretarias, s/n AANO S/N Palmas Fones: (63) 218-1787/218-1716 Endereo Eletrnico: saudemental@saude.to.gov.br

5/31/04, 6:34 PM

RELAO DOS CAPS EM FUNCIONAMENTO EM TODO O BRASIL


ACRE CAPS CAPSad Pblico Municipal (68) 224-2577 Rio Branco Acre ALAGOAS CAPS Dr. Osvaldo Silva CAPS II Pblico Municipal Rua Osrio Honrio, s/n Bairro: So Francisco (82) 421-6177 Palmeira dos ndios Alagoas CAPS Dr. Djalma Breda CAPS II Pblico Municipal Rua Lindolfo Simes, 122 Bairro: Centro (82) 273-1108 Coruripe Alagoas CAPS Dr. Sadi Feitosa de Carvalho CAPS II Pblico Municipal Rua Oswaldo Cruz, s/n Bairro: Ch de Bebedouro (82) 315-5433 Macei Alagoas CAPS Enfermeira Noracy Pedrosa CAPS II Rua G, Conjunto Jos da Silva Peixoto, s/n Bairro: Jacintinho (82) 315-5399 Macei Alagoas CAPS Esperana CAPS I Pblico Municipal Rua Neto Bonfim, s/n (82) 277-1210 Anadia Alagoas CAPS Nise da Silveira CAPS II Pblico Municipal Rua Vicente Nunes de Albuquerque, 611 Bairro: Caititus Cep: 57300-000 (82) 522-3721 smssas@oopps.com.br/smsas@pops.com.br Arapiraca Alagoas Centro de Atendimento Psicossocial InfantoJuvenil Luiz da Rocha Cerqueira CAPSi Pblico Municipal Avenida Getlio Vargas, s/n Conjunto Jos Tenrio (82) 315-2401 Macei Alagoas AMAP Centro Amapaense de Preveno e Tratamento ao Abuso de Substncias Psicoativas CAPTA CAPSad Pblico Municipal Rua Aurino Borges de Oliveira, 103 Bairro: So Lzaro (96) 212-1148 Macap Amap BAHIA CAPS Vitria da Conquista CAPS II Pblico Municipal Rua dos Andrades, 227 Bairro: Centro Cep: 45000-000 (77) 424-8933 saude@pmvc.com.br Vitria da Conquista Bahia CAPS Itapetinga CAPS II Pblico Municipal Avenida Jlio Jos Rodrigues, 1.451 Bairro: Vila Izabel (77) 261-1162 caps@elsite.com.br Itapetinga Bahia CAPS Aristides Novis CAPS II Pblico Municipal Avenida Laurindo Regis, 1 Bairro: Engenho Velho de Brotas Cep: 40240-000 (71) 244-1795 aristidesnovis@bol.com.br Salvador Bahia CAPS Armando Miranda de Souza CAPS II Pblico Municipal Rua So Joo, 637 (73) 242-2077 ibisaude@uol.com.br Ibicara Bahia CAPS de Barreiras CAPS II Pblico Municipal Rua Boa Vista, s/n Bairro: Barreirinhas (77) 611-4384 (77) 611-3137 Barreiras Bahia CAPS Camacan CAPS II Pblico Municipal Rua do Tiro de Guerra, s/n (72) 283-1424 Camacan Bahia CAPS de Caetit CAPS I Pblico Municipal Avenida Ernesto Geisel Sobrinho, 345 Bairro: Alto Buenos Aires (77) 454-8056 smscaetite@bol.com.br Caetit Bahia CAPS de Brumado CAPS I Pblico Municipal Avenida Lindolfo Azevedo Brito, s/n Cep: 46100000 (77) 441-5588 (77) 441-3008 secsaude@brumadone.com.br Brumado Bahia CAPS de Jequi CAPS II Pblico Municipal Rodovia Jequi x Ipia, km 1,5 Bairro: Parque do Derba Cep: 45200-000 (73) 526-8900 pmjsaude@jequie.srv.br Jequi Bahia CAPS do Pequi CAPS II Pblico Municipal Rua Homanto Jr, s/n Bairro: Pequi (73) 281-2839 Eunpolis Bahia CAPS Fernando Rosa de Castro CAPS II Pblico Municipal Rua Joo Trinta, 266 Bairro: Tancredo Neves Cep: 45995-000 (73) 291-7722 Teixeira de Freitas Bahia CAPS Grapiuna CAPS II Pblico Municipal Avenida Ilhus, 433 Bairro: Pontalzinho Cep: 45600-000 (73) 214-6103 nelpsi@uol.com.br Itabuna Bahia

53
ManualCapsFinal 53 5/31/04, 6:34 PM

CAPS de Guanambi CAPS II Pblico Municipal Rua Oswaldo Cruz, 100 Bairro: Centro (77) 451-4220 (77) 451-8013 Guanambi Bahia CAPS Ilhus CAPS II Pblico Municipal Rua dos Carilos, 116 Bairro: Conquista Cep: 45650-000 (73) 234-5110 sesau@uol.com.br Ilhus Bahia CAPS Itaberaba CAPS I Pblico Municipal Avenida Jlio Jos Rodrigues, 1.451 Bairro: Vila Isabel (75) 251-1233 Itaberaba Bahia CAPS Joo Martins de Souza CAPS II Pblico Municipal Avenida So Francisco, s/n Quid Bairro: Country Club Cep: 48900-000 (74) 612-8810 secs@silcores.com.br Juazeiro Bahia CAPS Jorge Sales CAPS I Pblico Municipal Rua Carlos Lima, Alto da Bela Vista, s/n Bairro: Santa Rita (75) 634-1917 pmsaude@dsn.com.br Amargosa Bahia CAPS Livramento de Nossa Senhora CAPS II Pblico Municipal Escola Agrcola Angelita Leal Bairro: Ponte Cep: 461400-000 (77) 444-2013 pmlivra@livramentonet.com.br Livramento de Nossa Senhora Bahia CAPS Nazar CAPS I Pblico Municipal Rua Joerana de Baixo, s/n Bairro: Muritiba (75) 636-2713 saudenazare@bol.com.br Nazar Bahia

CAPS Regional de Irajuba CAPS I Pblico Municipal Praa Marinho Santos, 167 (73) 455-2148 Irajuba Bahia CAPS de Serrinha CAPS II Pblico Municipal Avenida Valdete Carneiro, 124 Bairro: Vaquejada (75) 261-2336 sesaus@redeserra.com.br Serrinha Bahia Centro de Estudos de lcool e Drogas CAPSad Pblico Municipal Praa Joo Gonalves, s/n Bairro: Centro (77) 424-8545/424-8943 Vitria da Conquista Bahia Centro de Referncia Estadual de Ateno Sade do Idoso CREASI CAPS I Pblico Estadual Avenida Antnio Carlos Magalhes, s/n Bairro: Pituba Cep: 41820-000 (71) 354-3160 creasi@ig.com.br Salvador Bahia Centro Nizinga de Ateno Sade Mental da Mulher e Famlia CAPS I ONG Rua Congo, s/n Bairro: Alto de Coutos (71) 521-3381 nzinga.br@yahoo.com.br Salvador Bahia CAPS de Santa Maria da Vitria CAPS I Pblico Municipal Avenida Tito Soares, s/n Bairro: Parque de Exposio (77) 483-1718 pmsmv@saude.ba.gov.br Santa Maria da Vitria Bahia Centro Teraputico Municipal Dr. lvaro Rubin de Pinho CAPS II Pblico Municipal Rua Augusto Mendona, 15 Bairro: Bonfim Cep: 40415-031 (71) 313-4169 Salvador Bahia

CAPS Urbino Tunes CAPS I Pblico Municipal Rua Maurina Jonas de Castro, 531 Bairro: Centro (77) 678-2109 Botupor Bahia CAPS Euclides da Cunha CAPS I Pblico Municipal Rua Almerindo Rehem, 114 Bairro: Centro (75) 271-1410 Euclides da Cunha BA CAPS Dantas Biao CAPS III Pblico Municipal Rua Dantas Biao, s/n (75) 422-5222 saudemental@alagoinhas.com.br Alagoinhas BA CAPS de Macabas CAPS I Pblico Municipal Rua Dr. Manoel Vitorino, s/n Bairro: Centro Cep: 46500-000 (77) 473-1104 Macabas Bahia Centro de Ateno Psicossocial lcool e Drogas CAPSad Avenida Getlio Vargas, 1.864 Bairro: Ponto Central Cep: 44045-010 (75) 625-3378 ssaude@pmfs.ba.gov.br Feira de Santana Bahia Centro de Ateno Psicossocial lcool e Drogas CETAD CAPSad Rua Arajo Pinho, 123 Bairro: Canela Cep: 40110-150 Fone: (71) 336-3322 Fax: (71) 336-4605 Salvador Bahia CEAR CAPS da Microrregional de Baturit CAPS II Pblico Municipal Rua Galdino Ferreira Lima, 14 Bairro: Centro Cep: 62748-000 (85) 326-1363 Capistrano Cear

54
ManualCapsFinal 54 5/31/04, 6:34 PM

CAPS de Aquiraz CAPS II Pblico Municipal Rua Major Jos Cmara, 263 Cep: 61700-000 (85) 361-1850 Aquiraz Cear CAPS de Aracati CAPS II Pblico Municipal Rua Coronel Alexanzito, 657 Bairro: Centro Cep: 62800-000 (88) 421-2469 capsaracati@ig.com.br Aracati Cear CAPS de Quixad CAPS II Pblico Municipal Rua Rui Maia, 731 Bairro: Centro Cep: 63900-000 (88) 412-1390 carlos@discovernet Quixad Cear CAPS Laerson Bezerra de Castro CAPS I Pblico Municipal (88) 441-1112 Quixeramobim Cear CAPS de Barbalha CAPS II Pblico Municipal Rua Princesa Isabel, 155 Bairro: Centro (88) 532-1179 ricardo@bagdajbc.com.br Barbalha Cear CAPS de Canind CAPS II Pblico Municipal Rua Paulino Barroso, s/n Bairro: Bela Vista Cep: 62700-000 (85) 343-1278 Canind Cear CAPS de Cascavel CAPS II Pblico Municipal Avenida Chanceler Edson Queiroz, 2.986 Bairro: Centro Cep: 62850-000 capscascavel@electus.com.br Cascavel Cear

CAPS de Caucaia CAPS II Pblico Municipal Rua Jardim Olinda, s/n Cep: 61600-000 (85) 259-4410 Caucaia Cear CAPS de Crates CAPS I Pblico Municipal Rua Auton Arago Bairro: So Vicente Cep: 63700-000 (88) 692-3341 Crates Cear CAPS de Crato CAPS I Pblico Municipal Rua Dr. Irineu Pinheiro, 304 (88) 523-3823 Crato Cear CAPS de Horizonte CAPS II Pblico Municipal (85) 336-6051 saudehorizonte@bol.com.br Horizonte Cear CAPS de Ic CAPS II Pblico Municipal Rua Jos Ribeiro Monte (ou Pedro II), 608 Bairro: Novo Centro Cep: 63430-000 (88) 561-1282 www.saudeico.vilabol.com.br Ic Cear CAPS de Iguatu CAPS II Pblico Municipal Rua 27 de Novembro, s/n Bairro: Prado Cep: 63500-000 (88) 581-1844 ssmi@baydejbc.com.br Iguatu Cear CAPS de Itapipoca CAPS II Pblico Municipal Rua Hildeberto Barroso, s/n (88) 631-2564/631-1660 Itapipoca Cear CAPS de Juazeiro do Norte CAPS II Filantrpico Rua So Francisco, 413 Bairro: Centro Cep: 63010-010 (88) 511-0880 Juazeiro do Norte Cear

CAPS de Marco CAPS II Pblico Municipal Rua Monsenhor Valdir, s/n (88) 664-1347 saudemarco@bol.com.br Marco Cear CAPS de Morada Nova CAPS II Pblico Municipal Rua Coronel Tibrcio, 594 Bairro: Girilndia capsmoradanova@meiobr.com.br Morada Nova Cear CAPS de Sobral CAPS II Pblico Municipal Rua Domingos Olpios, 570 Bairro: Centro Cep: 62011-140 (88) 613-2071 apereira@sobral.org Sobral Cear CAPS de Tau CAPS I Pblico Municipal (88) 437-1883 pmtsaude@usedata.com.br Tau Cear CAPS de Jardim CAPS I Pblico Municipal Rua Coronel Luis Aires, 264 Bairro: Centro (88) 555-1634 Jardim CE CAPS SER III CAPS II Pblico Municipal Rua Capito Francisco Pedro, 1.269 Bairro: Rodolfo Tefilo Cep: 60430-370 (85) 433-2568 Fortaleza Cear CAPS SER IV CAPS I Pblico Municipal Avenida Borges de Melo , s/n Bairro: Montese Cep: 60415-510 (85) 449-4809 Fortaleza Cear CAPS SER VI CAPS II Pblico Municipal Rua Paulo Setbal, 297 Bairro: Messejana (85) 488-3312 Fortaleza Cear

55
ManualCapsFinal 55 5/31/04, 6:34 PM

CAPSad II de Sobral CAPSad Pblico Municipal Rua Cel. MontAlberne, 769 Cep: 62011-210 (88) 611-2002 helian@sobral.org Sobral Cear Centro Social Urbano de Iguatu CAPSad Rua 21 de Abril, s/n Bairro: Prado Cep: 63500-000 (88) 581-4259 ssmi@baydejbc.com.br Iguatu CE DISTRITO FEDERAL CAPS Instituto de Sade Mental CAPS I Pblico Estadual EPNB, km 04, rea Especial, s/n Bairro: Riacho Fundo Cep: 71800-000 (61) 399-3600 Braslia Distrito Federal Centro de Orientao Mdico Psicopedaggico COMPP CAPSi Pblico Estadual SMHS, Quadra 3, Conjunto 1, Bloco A Asa Norte Cep: 70710-100 (61) 327-8311/325-4953 compp.ses@bol.com.br Braslia Distrito Federal ESPRITO SANTO CAPS de Anchieta CAPS I Pblico Municipal Praa So Pedro, s/n Bairro: Centro Anchieta ES CAPS Cidade CAPS II Pblico Estadual Rua Joo Caetano, 33, Ed. Presidente Vargas 2 andar Bairro: Centro Cep: 29016-200 (27) 3137-3320 Vitria Esprito Santo CAPS de Colatina CAPS II Pblico Municipal Rua Pedro II, 41 Bairro: Vila Nova Cep: 29702-040 (27) 3721-5994 Colatina Esprito Santo

CAPS de Joo Neiva CAPS I Pblico Municipal Avenida Presidente Vargas, s/n Bairro: Centro Cep: 29680-000 (27) 3258-3944 Joo Neiva Esprito Santo CAPS Ilha de Santa Maria CAPS II Pblico Municipal Rua Jos Carvalho, s/n Bairro: Ilha de Santa Maria Cep: 29040-530 (27) 3132-5111 Vitria Esprito Santo Centro de Preveno e Tratamento de Toxicmanos CAPSad Pblico Municipal Rua lvaro Sarlo Bairro: Ilha de Santa Maria (27) 235-1871 Vitria Esprito Santo Unidade de Ateno Psicossocial Hospital Adauto Botelho CAPS II Pblico Estadual Rodovia Governador Jos Sette, s/n, km 6,5 Bairro: Santana Cep: 29140-000 (27) 3336-4131, ramal 220 Cariacica Esprito Santo GOIS CAPS Novo Mundo CAPS II Pblico Municipal Avenida Manchester, 2000 Bairro: Jardim Novo Mundo (62) 524-1802 Goinia Gois CAPS Vida CAPS II Pblico Municipal Rua 1.139, quadra 25, lote 18 Setor Marista Goinia Gois CAPS Vidativa CAPS II Pblico Municipal Avenida Miguel, s/n Bairro: Vila Jussara Cep: 75123-730 (62) 327-0408 saude@anapolis.go.gov.br Anpolis Gois

CAPS Jos Evangelista da Rocha CAPS I Pblico Municipal Avenida Farid Miguel Safatle, 580 Bairro: Centro Cep: 75701-040 (64) 441-2416/442-2034 Catalo Gois CAPS de Niquelndia CAPS I Pblico Municipal Rua Vicente Barcelos, quadra 01, lote 15 Setor Nossa Senhora do Carmo Niquelndia Gois CAPS Mendanha CAPS II Pblico Municipal Avenida Cludio Manoel da Costa, Quadra 20, Lote 32, Setor Capuava (62) 597-2214 Goinia Gois CAPSi gua Viva CAPSi Pblico Municipal Rua 115, 34 Chcara 3 Bairro: Setor Sul (62) 524-1660 Goinia Gois CISME Centro Integrado de Sade Mental Emmanuel CAPS I Filantrpico Avenida Equador, 13 Bairro: Dom Veloso Cep: 75535-420 (64) 3404-1388 Itumbiara Gois Ncleo de Sade Mental CAPS II Pblico Municipal Rua Dep. Manoel da Costa Lima, 1.661 Bairro: Centro Cep: 75800-000 (64) 632-4077 smsaude@dgmnet.com.br Jata Gois CAPSad Girassol CAPSad Rua R5, quadra 7, lote 3 Bairro: Setor Oeste Cep: 74125-070 Goinia Gois Centro de Ateno Psicossocial lcool e Drogas CAPSad Rua T50, quadra 62, lote 10 Bairro: Setor Bueno Cep: 74215-200 Goinia Gois

56
ManualCapsFinal 56 5/31/04, 6:34 PM

MARANHO CAPS Bacelar Viana CAPS I Pblico Estadual Avenida Getlio Vargas, 2.508 Bairro: Monte Castelo Cep: 65025-020 (98) 232-3420 So Luiz Maranho CAPS de Imperatriz MA CAPS I Pblico Municipal Rua Raphael de Almeida, s/n Bairro: Parque Anhangera (99) 542-9882 Imperatriz Maranho CAPS de Timon MA CAPS II Pblico Municipal Rua Eullio da Costa Sousa, 560 Bairro: Parque Piau (86) 212-1518 semsgab@redespectrum.com.br Timon Maranho CAPS Viva Vida CAPS I Privado Conveniado Estadual Avenida Rio Branco, 535 Bairro: Centro (99) 642-6576 Pedreiras Maranho CAPS de Poo de Pedras CAPS I Pblico Municipal Avenida Kenedy, s/n Centro (99) 636-1460 Poo de Pedras MA MATO GROSSO CAPS de Cceres MT CAPS I Pblico Municipal Avenida 7 de Setembro, s/n Bairro: DNER (65) 223-1372 Cceres Mato Grosso CAPS Essncia da Vida CAPS I Pblico Municipal Rua G1, 135 Setor G (66) 521-4889 Alta Floresta Mato Grosso CAPS de Juara CAPS I Pblico Municipal Rua Niteri, 500 Bairro: Centro Cep: 78575-000 (66) 556-2418/556-1112/556-1164 smsjuara@zaz.com.br Juara Mato Grosso

CAPS de Sinop MT CAPS I Pblico Municipal Rua das Orqudeas, n 242 Bairro: Jardim Botnico Cep: 78550-000 (66) 511-1850 Sinop Mato Grosso CAPS Infantil CIAPS Adauto Botelho CAPSi Pblico Estadual Rua Lurdes Braga, 248 Cep: 78085-200 (65) 661-4350 ciaps.rh.ses@saude.mt.gov.br Cuiab Mato Grosso CAPS Jlio Strubing Mller Neto CAPS I Pblico Municipal Rua 28, Quadra 08 CPA IV (65) 649-1968 Cuiab Mato Grosso CAPS para Usurios Dependentes de lcool e Drogas CAPSad CAPSad Pblico Municipal Avenida Tiradentes, 2.507 Bairro: Centro Cep: 78700-000 (66) 423-6400 Rondonpolis Bairro Mato Grosso CAPS Paulo de Tarso CAPS I Filantrpico Mrio Mendes de Albuquerque, 2.001 Bairro: Jardim Belo Horizonte Cep: 78705-080 (66) 426-6697 sbptarso@micnet.com.br Rondonpolis Mato Grosso CAPS de Pontes e Lacerda CAPS I Pblico Municipal Pontes e Lacerda Mato Grosso CAPS de Vrzea Grande CAPS II Pblico Municipal Vrzea Grande Mato Grosso CAPSad Barra do Garas CAPSad Pblico Municipal Quadra 04 Loteamento So Sebastio II Bairro: So Sebastio II Cep: 78600-000 (66) 402-2042 Barra do Garas Mato Grosso

Centro de Ateno Psicossocial ao Dependente Qumico CIAPS CAPSad Pblico Municipal Rua Itaparica, s/n (65) 661-3588 Cuiab Mato Grosso MATO GROSSO DO SUL CAPS de Campo Grande MS CAPS II Pblico Municipal Rua Itamb, 2.939 Bairro: Jardim Vitrine (67) 351-6255/351-9884 Campo Grande Mato Grosso do Sul CAPS de Dourados MS CAPS II Pblico Municipal Rua Ediberto Celestino de Oliveira, 1.715 Bairro: Centro Cep: 79804-011 (67) 411-7170 semsaup@enerulnet.com.br Dourados Mato Grosso do Sul CAPS de Paranaba MS CAPS I Pblico Municipal Rua Selma Leal Oliveira, s/n Bairro: Yp Branco II (67) 668-0951 Paranaba Mato Grosso do Sul CAPS Jos Fragelli CAPS II Pblico Municipal Rua Eugnio Cunha, s/n Bairro: Universitrio Cep: 79300-000 (67) 231-1660 Corumb Mato Grosso do Sul MINAS GERAIS CAPS Ponte Nova CAPS I Pblico Municipal Avenida Dr. Jos Mariano, 686 Bairro: Palmeiras Cep: 35430-228 (31) 3817-4475 Ponte Nova Minas Gerais CAPS Alberico Rodrigues CAPS II Pblico Municipal Rua Jovino Silveira, 195 Bairro: Centro (38) 3561-3504/3561-1850 pmip@comnet1.com.br Joo Pinheiro Minas Gerais

57
ManualCapsFinal 57 5/31/04, 6:34 PM

CAPS ao Dependente Qumico CAPSad Pblico Municipal Rua Vigrio Silva, 561 Bairro: Centro (34) 3322-3007/3312-7912 Uberaba Minas Gerais CAPS Casa Viva CAPS II Pblico Municipal Rua Benjamin Constant, 984 Bairro: Centro (32) 3690-7762 Juiz de Fora Minas Gerais CAPS de Alfenas CAPS I Pblico Municipal Rua Joo Caetano Saraiva, 490 Bairro: Santos Reis (35) 3292-4447 saude@alfenas.psi.br Alfenas Minas Gerais CAPS de Andradas CAPS I Pblico Municipal Rua Argemiro Pereira de Oliveira, s/n Bairro: Horto Florestal (35) 731-1989 nazarepontes@andradas_net.com.br Andradas Minas Gerais CAPS de Barbacena CAPS II Pblico Municipal Praa Raimundo Gonalves da Silva, 195 Bairro: Vilela Cep: 36205-342 (32) 3339-2143 Barbacena Minas Gerais CAPS de Caratinga CAPS I Pblico Municipal Avenida Moacir de Matos, 294 Bairro: Centro Cep: 35300-047 (33) 3321-6830 epidemiologial@bol.com.br Caratinga Minas Gerais CAPS de Campo Belo CAPS I Pblico Municipal Rua Santo Antnio, 160 Bairro: Centro (35) 3832-5056 Campo Belo MG

CAPS de Cataguases CAPS II Pblico Municipal Rua Joaquim Oliveira Martins, s/n Bairro: So Diniz (32) 3421-1493 saude@cataguases.mg.gov.br Cataguases Minas Gerais CAPS de Conselheiro Lafaiete CAPS I Pblico Municipal Rua Pedro Camargo, 240 Bairro: So Sebastio Cep: 36400-000 (31) 3769-2662 Conselheiro Lafaiete Minas Gerais CAPS de Itabira CAPS II Pblico Municipal Avenida Cau, 934 Bairro: Campestre Cep: 35900-072 (31) 3839-2192 sms@itabira.mg.gov.br Itabira Minas Gerais CAPS de Manhuau CAPS II Pblico Municipal Avenida Getlio Vargas, 803 Bairro: Coqueiro Cep: 36900-000 (33) 3331-2890 susmanhuau@soft_hard.com.br Manhuau Minas Gerais CAPS Del Rey CAPS I Pblico Municipal Rua Amaral Gurgel, s/n Bairro: Matosinhos Cep: 36305-150 (32) 3371-2793 So Joo Del Rey Minas Gerais CAPS de Vespasiano CAPS I Pblico Municipal Rua Alberto Lzaro, 500 Bairro: Nzia Cep: 33200-000 (31) 3621-0710 Vespasiano MG CAPS Dr. Carlos Pereira da Costa CAPS I Pblico Municipal BR-499, km 2, Anexo ao Seminrio Serfico Santo Antnio Bairro: Santo Antnio Cep: 36240-000 (32) 3251-6781/3251-3665 Santos Dumont Minas Gerais

CAPS Formiga CAPS I Pblico Municipal Rua Ides Edson de Resende, 671 Bairro: Engenho da Serra Cep: 35570-000 (37) 3321-1478 saudefga@netfor.com.br Formiga Minas Gerais CAPS Guida Sollero CAPS II Pblico Municipal Rua Francisco Teixeira de Abreu, 876 Bairro: Palmeira (32) 3539-6183 Ub Minas Gerais CAPS Lagoa Santa CAPS I Pblico Municipal Rua Aleomar Baleeiro, 316 Bairro: Centro Cep: 33400-000 (31) 3689-7662 caps1lagoasanta@yahoo.com.br Lagoa Santa Minas Gerais CAPS Municipal de Uberaba CAPS II Pblico Municipal Rua Moreira Csar, 222 Bairro: Fabrcio Uberaba Minas Gerais CAPSi Infncia e Adolescncia CAPSi Pblico Municipal Rua Joaquim Camargo, 47 B Bairro: Centro snt@net.em.com.br Contagem Minas Gerais Centro de Apoio Psicossocial CAPS I Pblico Municipal Praa Dr. Joo Cardoso de Arajo, 121 Bairro: Centro Cep: 39560-000 (38) 3841-2322 smssal@eafsalnet.com.br Salinas Minas Gerais Centro de Ateno Sade Mental CASAM CAPS II Pblico Municipal Rua Vale dos Tocantins, 51 Bairro: Morada do Vale Cep: 35171-183 (31) 3846-7717 Coronel Fabriciano Minas Gerais

58
ManualCapsFinal 58 5/31/04, 6:34 PM

Centro de Referncia em Sade Mental CAPS II Pblico Municipal Rua Quintino Bocaiva, 804 Bairro: Centro (33) 3221-6969 robson.campos@bol.com.br Governador Valadares Minas Gerais Centro de Referncia em Sade Mental Policlnica Dr. Hlio Sales CAPS II Pblico Municipal Avenida Donato Quintino, 341 Bairro: Cidade Nova (38) 3212-2002 aesp@net.em.com.br Montes Claros Minas Gerais Centro de Sade Mental de Araguari CAPS I Pblico Municipal Rua Samuel Santos, 150 Bairro: Centro Cep: 38440-110 (34) 3690-3121/3680-3121/3242-4100 (Umbelina Assistente Social) Araguari Minas Gerais Centro de Sade Mental Livremente CAPS I Pblico Municipal Praa Dr. Senra, 55 Bairro: Centro Cep: 33600-000 (31) 3662-3870/3662-1611 arlindo@ciberpl.com.br Pedro Leopoldo Minas Gerais Centro Mineiro de Toxicomania CAPSad Pblico Municipal Rua Alameda Ezequiel Dias, 365 Bairro: Santa Efignia Belo Horizonte Minas Gerais CERSAM Nossa Casa CAPS II Pblico Municipal Rua Joo Dias, 365 Bairro: Cruzeiro Cep: 37260-000 (35) 3864-7260 prefeitura@perdoesnet.com.br Perdes Minas Gerais CERSAM Noroeste CAPS II Pblico Municipal Rua Padre Eustquio, 1.875 Bairro: Padre Eustquio Cep: 30640-000 (31) 3277-7116 Belo Horizonte Minas Gerais

CERSAM Barreiro CAPS II Pblico Municipal Avenida Sinfrnio Brochado, 940 Bairro: Barreiro Cep: 30640-000 (31) 3277-5902 Belo Horizonte Minas Gerais CERSAM Pampulha CAPS III Pblico Municipal Rua do Mel, 77 Bairro: Santa Branca Cep: 31540-060 (31) 3277-7934 Belo Horizonte Minas Gerais CERSAM Par de Minas CAPS II Pblico Municipal Rua Santa Terezinha, s/n Bairro: JK Cep: 35660-000 (37) 3231-7792 Par de Minas Minas Gerais CERSAM Leste CAPS III Pblico Municipal Rua Perite, 150 Bairro: Santa Tereza (31) 3277-5756 Belo Horizonte Minas Gerais CERSAM Oeste CAPS III Pblico Municipal Rua Oscar Trompowisk, 1325 Bairro: Graja Cep: 3044-0400 (31) 3277-7960/3277-6488 Belo Horizonte Minas Gerais CERSAM Venda Nova CAPS III Pblico Municipal Rua Boa Vista, 228 Bairro: So Joo Batista Cep: 31515-090 (31) 3277-5432/3277-5434 Belo Horizonte Minas Gerais CERSAM Nordeste CAPS III Pblico Municipal Praa Muqui, 191 Bairro: Renascena Cep: 31130-520 (31) 3277-6067 Belo Horizonte Minas Gerais

CERSAM Betim Central CAPS III Pblico Municipal Rua Cnego Domingos Martins, 243 Bairro: Centro Cep: 32510-120 (31) 3532-3443 Betim Minas Gerais CERSAM Csar Campos CAPS II Pblico Municipal Rua Antnio Aleixo, s/n Bairro: Citrolndia Betim Minas Gerais CERSAM Terespolis/Betim MG CAPS II Pblico Municipal Rua Branas, 243 Bairro: Jardim Terespolis Betim Minas Gerais CRIA Centro de Referncia da Infncia e da Adolescncia CAPSi Pblico Municipal Rua Dr. Jos Ferreira, 111 Bairro: Centro Cep: 38010-340 (34) 3312-7253 Uberaba Minas Gerais Diviso de Sade Mental SSAMO CAPS II Pblico Municipal Avenida Laranjeiras, 61 Bairro: Ba Cep: 35930-330 (31) 3851-6069/3859-2154 Joo Monlevade Minas Gerais Fundao Gregorio F. Baremblitt CAPS II Filantrpico Rua Cap. Domingos, 418 Bairro: Abadia Cep: 38025-010 (34) 3333-9842 Uberaba Minas Gerais NAPS Adulto CAPS II Pblico Municipal Praa Ladrio Teixeira, 27 Bairro: Fundinho (34) 3239-2665 Uberlndia Minas Gerais NAPS Adulto CAPS II Pblico Municipal Rua Joaquim Camargo, 47 Bairro: Centro snt@net.em.com.br Contagem Minas Gerais

59
ManualCapsFinal 59 5/31/04, 6:34 PM

NAPS Infantil CAPSi Pblico Municipal Rua Tupaciguara, 575 Bairro: Aparecida Cep: 38400-618 (34) 3235-9846 vilmacou@triang.com.br Uberlndia Minas Gerais NAPS Ktia Ruas CAPS II Pblico Municipal Rua Adalberto Hollerbach, 200 Bairro: So Jacinto (33) 3522-5566, ramal 63 Tefilo Otoni Minas Gerais NAPS Renascer CAPS II Pblico Municipal Rua da Caridade, 120 Bairro: Centro Cep: 39100-000 (38) 3531-4064 napsdiamantina@bol.com.br Diamantina Minas Gerais Ncleo de Ateno Sade Mental CAPS I Pblico Municipal Rua Jlio Csar Nunes, 160 Bairro: Vila Aurora Cep: 35600-000 (37) 3522-5000 Bom Despacho Minas Gerais Ncleo de Ateno Psicossocial CAPS II Pblico Municipal Rua Margarida, 369 (37) 3242-1044 saude@nuinet.com.br Itana Minas Gerais Ncleo de Ateno Psicossocial CAPS II Pblico Municipal Praa Dom Eduardo, 255 Bairro: Centro Cep: 38700-124 (34) 3822-9635 Patos de Minas Minas Gerais Ncleo de Ateno Psicossocial de Monte Carmelo CAPS I Pblico Municipal Avenida Ana Clara, 559 (34) 3842-8131/3241-8131 Monte Carmelo Minas Gerais

Ncleo de Ateno Psicossocial de Ribeiro das Neves CAPS II Pblico Municipal Rua Lauro Sodr Nogueira, 235 Bairro: So Pedro (31) 3627-7072 semsarn@ig.com.br Ribeiro das Neves Minas Gerais Ncleo de Sade Mental CAPS I Pblico Municipal Rua Oswaldo Campos Reis, 13 Bairro: So Francisco de Assis Cep: 37190-000 (35) 3266-1076/3266-1031 sms@tpnet.psi.br Trs Pontas Minas Gerais SAPSI de Ibirit CAPS II Pblico Municipal Rua Ana Custdia de Freitas, 108 Bairro: Central Park (31) 3533-6068 fmsibirite@uol.com.br Ibirit Minas Gerais SERSAM Servio de Referncia em Sade Mental CAPS II Pblico Municipal Avenida Governador Magalhes Pinto, 1.215 Bairro: Niteri (37) 3229-6506/3222-0800 Divinpolis Minas Gerais SERSAMI Servio de Referncia em Sade Mental Infantil CAPSi Pblico Municipal Rua Inspetor Jaime Caldeira, 582 Bairro: Brasilia Cep: 32560-280 (31) 3532-3120 Betim Minas Gerais Servio de Ateno Psicossocial de Araua CAPS II Pblico Municipal Rua Jos Tanure, 239 Bairro Esplanada Cep: 39600-000 (33) 3731-1570, ramal 225 pmasede@byalnet.com.br Araua Minas Gerais

Servio de Sade Mental de Brumadinho CAPS I Pblico Municipal Rua Aristides Passos, 300 Bairro: Centro (31) 3571-3025 polibruno@ig.com.br Brumadinho Minas Gerais Servio de Sade Mental de Janaba CAPS I Pblico Municipal Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 465 Bairro: Centro Cep: 39440-000 (38) 3821-5013 gracielle@janaubamg.com.br Janaba Minas Gerais Servio de Sade Mental de Ouro Preto CAPS I Pblico Municipal Rua Conselheiro Quintiliano, 903 Bairro: Alto da Cruz Cep: 35400-000 (31) 3559-3266 Ouro Preto Minas Gerais Unidade Regional de Sade Mental CAPS II Pblico Municipal Avenida Jlia Kubitschek, 2.039 Bairro: Goiabeiras (31) 3731-1950 Congonhas Minas Gerais CAPS de Taiobeiras CAPS I Pblico Municipal Avenida Liberdade, 132 Bairro: Centro (38) 3845-1351 Taiobeiras Minas Gerais CAPS de So Francisco CAPS I Pblico Municipal Rua Domingos do Prado, 1.401 Bairro: Bandeirantes (38) 3631-1066/3631-2215 So Francisco Minas Gerais CAPS de Bocaivas CAPS I Pblico Municipal Rua Santa Rita, s/n Bairro: Bonfim Cep: 39390-000 (38) 3251-1699 Bocaivas Minas Gerais

60
ManualCapsFinal 60 5/31/04, 6:34 PM

CAPS de Pirapora CAPS I Pblico Municipal Rua Montes Claros, 804 Bairro: Santo Antnio Cep: 39270-000 (38) 3749-6226 Pirapora Minas Gerais CAPSi Ncleo de Atendimento Psicolgico CAPSi Pblico Municipal Rua Jos Pedro Pereira, 423 Bairro: So Pedro (31) 3627-7015 Ribeiro das Neves Minas Gerais CAPS de Minas Novas CAPS I Pblico Municipal Rua Corina Badar, s/n Bairro: Olaria (33) 3764-1104 saudepmmn@ligbar.com.br Minas Novas Minas Gerais CAPS de Itacarambi CAPS I Pblico Municipal Praa Adolfo de Oliveira, s/n Bairro: Centro Itacarambi Minas Gerais PAR CAPS para Usurios Dependentes de lcool e Drogas CAPSad Pblico Municipal Rua Senador Manoel Barata, 869 (91) 241-6710 Belm Par CAPS Cremao CAPS II Pblico Estadual Avenida Alcindo Cacela, 3.282 Bairro: Cremao (91) 249-0504 Belm Par CAPS de Altamira CAPS II Pblico Municipal Tv. Paula Marques, 192 Bairro: Catedral Cep: 68371-080 (91) 515-2297 smsaltamira@amazoncoop.com.br Altamira Par CAPS de Ananindeua CAPS II Pblico Municipal Conjunto Cidade Nova VI, sn 21, s/n Ananindeua Par

CAPS de Marambaia CAPS I Pblico Estadual Rodovia Augusto Montenegro, s/n Bairro: Nova Marambaia Cep: 66025-280 (91) 243-3993 Belm Par CAPS de Marituba CAPS II Pblico Municipal Rua Joo Paulo II, s/n D. Aristides (91) 246-3907 Marituba PA CAPS de Pedreira CAPS I Pblico Estadual Avenida Pedro Miranda, 1.386 Bairro: Pedreira Cep: 66080-000 (91) 244-2288 Belm Par CAPS de Santa Izabel CAPS II Pblico Municipal Avenida Benjamin Constant, 1.055 Bairro: Centro Cep: 68790-000 (91) 3744-5032 Santa Izabel Par CAPS de Tucuru CAPS II Pblico Municipal Avenida Raimundo Ribeiro de Souza, 1 Bairro: Centro Cep: 68460-000 (94) 3787-2934 Tucuru Par CAPS Icoaraci CAPS I Pblico Estadual Rua Augusto Montenegro, s/n Bairro: Agulha Cep: 66600-000 (91) 227-0770 Belm Par Casa Mental da Criana e Adolescente CAPSi Pblico Municipal Avenida Castelo Branco, 790 Bairro: So Brs Cep: 66063-080 (91) 249-8930 Belm Par

Centro de Apoio Psicolgico CAPS I Pblico Municipal Rua Presidente Kennedy Bairro: Estrela Cep: 68743-050 (91) 372-9345 Castanhal Par Centro de Ateno em Sade Mental Adulto CAPS III Pblico Municipal Avenida Jos Bonifcio, 930 Bairro: So Brs Cep: 66066-600 (91) 241-6710 Belm Par Polo de Sade Mental de Santarm CAPS II Pblico Estadual Alameda 33, s/n Bairro: Aeroporto Velho Cep: 68005-530 (93) 523-8508 Santarm Par Casa Mental Mosqueiro CAPS I Pblico Municipal Rua Magalhes Barata, s/n Bairro: Cananduba Mosqueiro Cep: 66920-000 Belm Par CENPREN Centro de Preveno e Tratamento em Dependncia Qumica Conjunto Cidade Nova 8, WE 30-33, Estrada da Providncia Bairro: Coqueiro Cep: 67015-000 (91) 263-1309 cenpren@prodepa.pa.gov.br Ananindeua Par PARABA CAPS de Cajazeiras PB CAPS I Pblico Municipal Travessa Francisco Bezerra, 60 Bairro: Centro Cep: 58900-000 Cajazeiras Paraba CAPS de Sousa CAPS II Pblico Municipal Sousa Paraba CAPS Dr. Gutemberg Botelho CAPS II Pblico Estadual Avenida Dom Pedro II, 1.826 Bairro: Torre (83) 218-7558/218-7560 Joo Pessoa Paraba

61
ManualCapsFinal 61 5/31/04, 6:34 PM

CAPS Jovem Cidado CAPSad Pblico Municipal Rua Leonardo Arcoverde, 250 Bairro: Jaguaribe (83) 218-7379/218-5902 Joo Pessoa Paraba CAPS de Esperana CAPS I Pblico Municipal Rua Joaquim Virgolino, 741 Cep: 58135-000 (83) 361-2542 Esperana Paraba CAPS de Campina Grande CAPS II Pblico Municipal Rua Getlio Vargas, 673 Bairro: Centro (83) 341-2011 saudemental.das@bol.com.br Campina Grande Paraba PARAN CAPS Paranava CAPS I Pblico Municipal Rua Getlio Vargas, 2.090 (44) 423-3311/423-2017 niscentral@ispe.com.br Paranava Paran CAPS 24 horas de Londrina CAPS III Pblico Municipal Rua Joo XXIII, 95 Bairro: Jardim Los Angeles (43) 324-0322 caps@sercomtel.com.br Londrina Paran CAPS Bom Retiro CAPS II Filantrpico Rua Nilo Peanha, 1.552 Bairro: Bom Retiro Cep: 80520-000 (41) 352-3011 hepbr@hospitalbomretiro.com.br Curitiba Paran CAPS de Foz do Iguau CAPS II Pblico Municipal Praa Getlio Vargas, 280 Bairro: Centro Cep: 85851-340 Foz do Iguau Paran

CAPS do Centro Psiquitrico Metropolitano CAPS II Pblico Estadual Travessa Joo Prosdcimo, 139 Bairro: Alto da XV Cep: 80060-220 (41) 264-6462 cpm2000@ieg.com.br Curitiba Paran CAPS Dr. Walter Alberto Pcorts CAPS II Pblico Municipal Rua Antonio Carneiro Neto, 380 Bairro: Alvorada Cep: 85601-000 (46) 524-8395/524-7525 cre.arss@netconta.com.br Francisco Beltro Paran CAPS Infncia e Adolescncia de Camb CAPSi Pblico Municipal Rua Estados Unidos, 111 Bairro: Centro Cep: 86181-000 (43) 251-8738 Camb Paran CAPS Infncia e Adolescncia de Cascavel CAPSi Pblico Municipal Rua Jos de S Cavalcante, 552 Bairro: Claudete Cep: 85811-440 (45) 326-1454 gabinetesesau@cascavel.pr.gov.br Cascavel Paran CAPSad de Maring CAPSad Pblico Municipal Rua das Camlias, 32 (42) 218-3172 Maring Paran Centro Vida CAPSad Curitiba Paran Centro de Ateno Psicossoical CAPS II Pblico Municipal Rua Gerson Soares C. Kuriango, s/n Maring Paran Clnica Psicolgica e Psiquitrica Afetiva S/C Ltda. CAPS II Privado Conveniado Estadual Rua Jos de Alencar, 589 Bairro: Cristo Rei Cep: 80050-240 (41) 262-0138 bcamposneto@aol.com Curitiba Paran

Clnica Psicolgica e Psiquitrica Omega CAPS II Privado Conveniado Municipal Avenida Marechal Floriano Peixoto, 2.236 Bairro: Rebouas Cep: 80230-110 (41) 332-0208 clinicaomega@aol.com Curitiba Paran Ncleo de Ateno Psicossocial Criana e Adolescente CAPSi Pblico Municipal Rua Jo, 46 Bairro: Vila Nova Cep: 86025-770 (43) 329-5731 caps@sercomtel.com.br Londrina Paran Ncleo de Ateno Psicossocial do Hospital Pinel CAPSad Rua Irm Flvia Borlet, 217 Bairro: Vila Hauer Cep: 81630-170 (41) 278-5374 Curitiba Paran Centro Vida CAPSad Rua Cel. Hoche Pedro Pires, 475 Bairro: Vila Isabel Cep: 80240-510 (41) 340-2181 Curitiba Paran PERNAMBUCO CAPS Estao Cidadania CAPS II Pblico Municipal Rua So Caetano Bom (Praa do Jacar), s/n Bairro: Centro (81) 3521-6434/3521-6710 Cabo de Santo Agostinho Pernambuco CAPS Nise da Silveira CAPS II Pblico Municipal Rua Dr. Justino Gonalves, 85 Bairro: Carmo Cep: 53020-040 (81) 3439-3257 Olinda Pernambuco CAPS Espao Azul CAPS II Pblico Estadual Avenida Norte, 3.625 Bairro: Rosarinho (81) 3441-7585 Recife Pernambuco

62
ManualCapsFinal 62 5/31/04, 6:34 PM

CAPS Espao Vida CAPS II Pblico Municipal Rua Ambrzio Machado, 280 Bairro: Iputinga (81) 3271-5394 Recife Pernambuco CAPS II Esperana CAPS II Pblico Municipal Rua Jos Carvalheira, 415 Bairro: Tamareira Recife Pernambuco CAPS Jos Carlos Souto CAPS II Pblico Municipal Rua Marechal Deodoro, 235 Bairro: Torreo (81) 3242-5221 Recife Pernambuco CAPS Professor Galdino Loreto CAPS II Pblico Municipal Rua Jacira, s/n Bairro: Afogados (81) 428-2988 Recife Pernambuco CAPSi Ciranda da Vida CAPSi Pblico Municipal Rua 04, 54 Loteamento Ilha Bairro: Distrito de Ponte dos Carvalhos Cabo de Santo Agostinho Pernambuco CAPS Oficina de Sade CAPS I Pblico Municipal Rua Manoel Francisco de Souza, 114 Bairro: Centro Ibimirim Pernambuco Casa da Primavera CAPS II Pblico Municipal Rua Jos dos Pinhais, 10 Bairro: Primavera (81) 3458-1822 Camaragibe Pernambuco CEMPI Centro Mdico Psicopedaggico Infantil CAPSi Pblico Estadual (81) 3455-4455/3455-1155 Recife Pernambuco CAPS Crescendo com Dignidade CAPS II Pblico Municipal Rua Rio Formoso, 32 Bairro: COHAB II (81) 3701-1387 Caruaru PE

Centro Eulmpio Cordeiro de Recuperao Humana CAPSad Pblico Municipal Rua Rondnia, 100 Bairro: Cordeiro (81) 3228-3200 Recife Pernambuco CPTRA Centro de Preveno, Tratamento e Reabilitao do Alcoolismo CAPSad Pblico Municipal Avenida Cons. Rosa e Silva, 2.130 Bairro: Tamarineira Recife Pernambuco CAPS Luiz Jardim de S CAPS I Pblico Municipal Rua Antnio Ferraz Boiadeiro, 134 Bairro: Centro (81) 3877-3039 prefloresta@oxente.net Floresta Pernambuco Ncleo de Ateno Psicossocial de Pernambuco NAPPE CAPS II Filantrpico Rua Dom Carlos Coelho, 129 Bairro: Boa Vista (81) 3423-7062/3451-6792 Recife Pernambuco CAPS Solar dos Guararapes CAPS II Pblico Municipal Rua Emiliano Ribeiro, 280 Bairro: Piedade Cep: 54310-250 Jaboato dos Guararapes Pernambuco PIAU CAPS Infanto Juvenil CAPSi Pblico Estadual Rua Joe Soares Frry, 2.420 Bairro: Primavera Cep: 64002-510 (86) 222-2910 haapsiquiatria@ig.com.br Teresina Piau RIO DE JANEIRO CAPS Paraty CAPS I Pblico Municipal Avenida Nossa Senhora dos Remdios, 200 Bairro: Pontal Cep: 23970-000 (24) 9259-4665 Paraty Rio de Janeiro

CAPS Estao Mental CAPS II Pblico Municipal Rua Joo Valiante, 127 Bairro: Ano Bom Cep: 27323-210 (24) 3322-9192 Barra Mansa Rio de Janeiro CAPS Leslie Sanford Chavin CAPS II Pblico Municipal Rua Marechal Deodoro, 147 Cep: 25000-000 (21) 2671-5806 smsaudepmdc@bol.com.br Duque de Caxias Rio de Janeiro CAPS Arthur Bispo do Rosrio CAPS II Pblico Municipal Estrada Rodrigues Caldas, 3.400 Bairro: Jacarepagu Cep: 22713-370 (21) 2446-5177, ramal 241/2446-7437 jmanfredini@ig.com.br Rio de Janeiro Rio de Janeiro CAPS Bem Viver CAPS II Pblico Municipal Rua Dr. Jos Roberto Freire, 71 Bairro: Centro Cep: 23815-310 (21) 2688-1093 Itagua Rio de Janeiro CAPS Casa do Largo CAPS II Pblico Municipal Rua Reverendo Armando Ferreira, 3 Bairro: Largo da Batalha Cep: 24310-400 (21) 2616-5612 capslb@ig.com.br Niteri Rio de Janeiro CAPS Ilha da Convivncia CAPS I Pblico Municipal Praa Monsenhor Diniz Bairro: Centro Cep: 28470-000 (22) 3851-0005, ramal 216/3851-0960 sapadu@paduaonline.com.br Santo Antnio de Pdua Rio de Janeiro CAPS Quissam CAPS I Pblico Municipal Av. Amlcar Pereira da Silva, 1.321 Bairro: Piteiras (22) 2768-1294 Quissam Rio de Janeiro

63
ManualCapsFinal 63 5/31/04, 6:34 PM

CAPS Vila Jurandir CAPS II Pblico Municipal Avenida Presidente Linconl, s/n Bairro: Jardim Meriti Cep: 25555-020 (21) 2651-1257/3755-4127, ramal 205/206 novasaudesj@hotmail.com.br So Joo de Meriti Rio de Janeiro CAPS Belford Roxo CAPS II Pblico Municipal Rua Expedicionrio Eliaquim Batista, 292 Bairro: Areia Branca Cep: 26135-040 (21) 2761-0091 Belford Roxo Rio de Janeiro CAPS Bicho da Seda CAPS II Pblico Municipal Antiga Estrada RioSo Paulo, 249, km 40 (21) 2688-2052 Seropdica Rio de Janeiro CAPS Carmo CAPS II Pblico Municipal Rua Ulisses Lengruber, 116 Bairro: Centro (22) 2537-0095 Carmo Rio de Janeiro CAPS Cleber Paixo CAPS I Pblico Municipal Rua Sete de Maio, 645 Bairro: Centro Cep: 28800-000 (21) 3634-0282 Rio Bonito Rio de Janeiro CAPS Comendador Levy Gasparian CAPS I Pblico Municipal Rua Euclides Dantas Werneck, 6 Bairro: Centro Cep: 25870-000 (24) 2254-1136 Comendador Levy Gasparian Rio de Janeiro CAPS de Cantagalo CAPS I Pblico Municipal Avenida Bedacoube, 584 Bairro: Centro Cep: 28500-000 (22) 2555-4673 Cantagalo Rio de Janeiro

CAPS de Cordeiro CAPS I Pblico Municipal Travessa Mira Vasconcelos, 15 Bairro: Santo Antonio Cep: 28540-000 (22) 2551-2874 Cordeiro Rio de Janeiro CAPS de Itaperuna CAPS II Pblico Municipal Rua Dez de Maio, 611 Bairro: Centro Cep: 28300-000 (22) 3822-9119 smscompras@ig.com.br Itaperuna Rio de Janeiro CAPS de Paraba do Sul CAPS I Pblico Municipal Praa Garcia, s/n Bairro: Centro Cep: 25850-000 (24) 263-1052 saude@paraibanet.com.br Paraba do Sul Rio de Janeiro CAPS de Sumidouro CAPS I Pblico Municipal Rua 10 de Junho, 165 Bairro: Centro Cep: 28637-000 (22) 2531-1200 Sumidouro Rio de Janeiro CAPS Dr. Joo Batista A. Gomes CAPS II Pblico Municipal Rua Andr Luiz, 58 Bairro: Guarus Cep: 28100-000 Campos de Goytacazes Rio de Janeiro CAPS Dr. Jorge Tannus Rejame CAPS II Pblico Municipal Rua Arruda Negreiros, 49 Bairro: Centro (21) 2664-1861 silvanaamarosantos@bol.com.br Japeri Rio de Janeiro CAPS Ernesto Nazareth CAPS II Pblico Municipal Avenida Paranapu, 435 Freguesia, Ilha do Governador Cep: 21910-001 (21) 3396-5602 alaborges@pcrj.rj.gov.br Rio de Janeiro Rio de Janeiro

CAPS Espao Vivo CAPS II Pblico Municipal Rua Maria da Conceio, 135 Bairro: Centro (21) 2791-3311/2791-5779 Nilpolis Rio de Janeiro CAPS Hugo de Carvalho Pedroso CAPS I Pblico Municipal Rua Capito Francisco Cabral, 71 Bairro: Centro Cep: 26700-000 (24) 2465-2244 vigepisan@ligbr.com.br Mendes Rio de Janeiro CAPS Irmandade Santa Casa de Misericrdia de Valena CAPS I Pblico Municipal Rua Coronel Leite Pinto, 105 Bairro: Centro Cep: 27600-000 (24) 2453-1460 Valena Rio de Janeiro CAPS Itacoara CAPS I Pblico Municipal Rua Aldeia da Pedra, s/n Bairro: Cidade Nova Cep: 28570-000 (22) 3861-3298 Itaocara Rio de Janeiro CAPS Jos de Oliveira Borges CAPS I Pblico Municipal Rua Aristides Figueiredo, 95 Bairro: Centro (22) 3831-4215 Bom Jesus de Itabapoana Rio de Janeiro CAPS Jos Miller CAPS II Pblico Municipal Rua Joo Rangel, 17 Bairro: km 11 (Nova Iguau) (21) 2768-0150/2668-1028 semus.ni@bol.com.br Nova Iguau Rio de Janeiro CAPS Lima Barreto CAPS II Pblico Municipal Avenida Ribeiro Dantas, 571 Bairro: Bangu Cep: 21870-170 (21) 3331-8500/3331-0556, ramal 256 Rio de Janeiro Rio de Janeiro

64
ManualCapsFinal 64 5/31/04, 6:34 PM

CAPS Mag CAPS II Pblico Municipal Rua Pio XII, s/n Bairro: Figueira Mag Rio de Janeiro CAPS Miracema CAPS I Pblico Municipal Rua Cel. Jos Carlos Moreira, 179 Bairro: Centro (22) 3852-0408 Miracema Rio de Janeiro CAPS Nossa Casa CAPS I Pblico Municipal Rua Ernesto Benevides, 45 Bairro: Centro Cep: 27135-010 (24) 2443-1716 Barra do Pira Rio de Janeiro CAPS Paulo Marcos da Costa CAPS II Pblico Municipal Rua Travessa Margarida, 46 Bairro: Alcntara Referncia: Travessa do Externato Alfredo Backer (21) 9848-2476 So Gonalo Rio de Janeiro CAPS Pedra Bonita CAPS II Pblico Municipal Rua Dr. Mesquita, 306 Bairro: Centro (21) 2635-2615 smsita@ig.com.br Itabora Rio de Janeiro CAPS Pedro Pellegrino CAPS II Pblico Municipal Praa Major Vieira de Melo, 13 Vila Comari Bairro: Campo Grande Cep: 23045-400 (21) 2415-3405 cappellgrino@pcrj.rj.gov.br Rio de Janeiro Rio de Janeiro CAPS Queimados CAPS II Pblico Municipal Rua Patativa, s/n Bairro: Nova Cidade (21) 2665-1660/2660-8043 Queimados Rio de Janeiro

CAPS Rubens Corra CAPS II Pblico Municipal Rua Capito Aliatar Martins, 231 Bairro: Iraj Cep: 21220-660 (21) 2481-4936 Rio de Janeiro Rio de Janeiro CAPS So Pedro DAldeia CAPS I Pblico Municipal Rua Francisco Coelho Pereira Bairro: Centro (22) 9837-9651 So Pedro DAldeia Rio de Janeiro CAPS So Sebastio do Alto CAPS I Pblico Municipal Av. Manoel Teixeira Vagas, s/n Bairro: Centro Valo do Barro (22) 2559-1176 So Sebastio do Alto Rio de Janeiro CAPS Simo Bacamarte CAPS II Pblico Municipal Rua Senador Camar, 224 Bairro: Santa Cruz Cep: 23515-020 (21) 3157-5723 capsbacamarte@pcrj.rj.gov.br Rio de Janeiro Rio de Janeiro CAPS Usina dos Sonhos CAPS II Pblico Municipal Avenida Antnio de Almeida, 1.494 Bairro: Retiro (24) 3345-1666, ramal 143 Volta Redonda Rio de Janeiro CAPS Vila Esperana CAPS I Pblico Municipal Avenida dos Operrios, 186 Bairro: Centro Cep: 26600-000 (21) 2683-3618 semus.pbi@ig.com.br Paracambi Rio de Janeiro CAPSad Dr. Ari Viana CAPSad Rua Viveiros de Vasconcelos, 359 (24) 733-0993 Campos de Goytacazes Rio de Janeiro

CAPSi Eliza Santa Rosa CAPSi Pblico Municipal Rua Sampaio Corra, s/n Taquara Jacarepagu Cep: 22713-560 (21) 2446-5177, ramal 268 Rio de Janeiro Rio de Janeiro CAPSi Estao Viver CAPSi Pblico Municipal Avenida Presidente Kennedy, 1.226 Bairro: Ano Bom Cep: 27400-000 Barra Mansa Rio de Janeiro CAPSi Pequeno Hans CAPSi Pblico Municipal Rua Dirceu, 42 (fundos) Bairro: Jardim Sulacap (21) 3357-7299 appec@terra.com.br Rio de Janeiro Rio de Janeiro Centro de Ateno e Reabilitao da Infncia e Mocidade CAPSi CARIM CAPSi Pblico Federal Avenida Venceslau Brs, 71 Bairro: Botafogo Cep: 22290-140 (21) 2275-1166 edsonsaggese@openlink.com.br Rio de Janeiro Rio de Janeiro Centro de Atividades Integradas da Sade Mental CAPS II Pblico Municipal Avenida Almirante Julio Cesar Noronha, 90 Bairro: Centro Cep: 28900-000 (24) 3365-5582 Angra dos Reis Rio de Janeiro Centro de Sade da Criana e Adolescente Viva Vida CAPSi Pblico Municipal Avenida Amazonas, 175 Bairro: Vila Mury (24) 3345-1666, ramal 141 Volta Redonda Rio de Janeiro NAPS Vila CAPS II Pblico Municipal Rua 154, 68 Bairro: Laranjal (24) 3345-1666, ramal 137 Volta Redonda Rio de Janeiro

65
ManualCapsFinal 65 5/31/04, 6:34 PM

Ncleo de Ateno Casa Aberta CAPS II Pblico Municipal Rua Prefeito Clodomiro Maia, 525 Bairro: Vicentina Cep: 27513-360 (24) 3355-3222, ramal 2.163 gabinete@sauderesende.rj.gov.br ou smsres@sauderesende.rj.gov.br Resende Rio de Janeiro Ncleo de Ateno Psicossocial Herbert de Souza CAPS II Pblico Municipal Rua Marques de Olinda, 104 Bairro: Centro Cep: 24030-000 (21) 2622-1533 Niteri Rio de Janeiro Centro Regional Integrado de Adolescentes CAPSad Pblico Municipal Rua General Castrioto, 588 Bairro: Barreto Cep: 24110-256 (21) 2628-9242 hmattos11@globo.com Niteri Rio de Janeiro RIO GRANDE DO NORTE CAPS Leste CAPS II Pblico Municipal Rua Trairi, 526 Bairro: Petrpolis (84) 232-8575 sms@saude.rn.gov.br Natal Rio Grande do Norte CAPS Oeste CAPS II Pblico Municipal Rua Ary Barroso, 79 Bairro: Dix Sept Rosado (84) 232-8461 sms@sade.rn.gov.br Natal Rio Grande do Norte CAPS PAR (ABRASSA-ME) CAPS II Filantrpico Rua Pires de Campos, 543 Bairro: Centro Cep: 59150-000 (84) 272-5622 Parnamirim Rio Grande do Norte CAPS de Caic CAPS I Pblico Municipal Rua Manoel Vale, 87 Bairro: Centro Cep: 59300-000 (84) 417-1025 Caic Rio Grande do Norte

CAPS de Mossor CAPS II Pblico Municipal Avenida Alberto Maranho, 563 Bairro: Alto da Conceio Cep: 59600-000 secmsmossoro@uol.com.br CAPS Leste AD CAPSad Pblico Municipal Rua Professor Manoel Dantas, 424 Bairro: Petrpolis (84) 232-8565 Natal Rio Grande do Norte CAPS Norte CAPSad Pblico Municipal Avenida Paulistana, 2.109 (84) 232-8565 Natal Rio Grande do Norte RIO GRANDE DO SUL CAIS Mental CAPS II Pblico Municipal Rua Rumnia, 15, parada 47 Bairro: Passo do Feij Cep: 94810-570 (51) 483-2652 smsbes@alvorada.rs.gov.br Alvorada Rio Grande do Sul CAIS Mental Centro CAPS II Pblico Municipal Rua Jos Bonifcio, 71 Bairro: Bonfim Cep: 90040-130 (51) 3212-1669 Porto Alegre Rio Grande do Sul Cais Mental Cruzeiro CAPS II Pblico Municipal Rua Manoel Lobato, 151 Bairro: Santa Teresa Cep: 91150-000 Porto Alegre Rio Grande do Sul CAIS Mental de Viamo CAPS II Pblico Municipal Pa. Jlio de Castilhos, s/n Bairro: Centro Cep: 94410-055 (51) 485-4055 eliseuchaves@pmviamao.com.br Viamo Rio Grande do Sul

CAISM CAPS II Pblico Municipal Rua dos Operrios, s/n Bairro: Trs Portos Cep: 93270-110 (51) 473-6858 saudemental.esteio@ig.com.br Esteio Rio Grande do Sul CAISMental CAPS II Pblico Municipal Rua Plcido de Castro, s/n Bairro: Exposio (54) 228-5519 Caxias do Sul Rio Grande do Sul CAPSad Renascer CAPSad Avenida Jlio de Castilhos, 4.683 Bairro: Cinqentenrio Cep: 95010-005 (54) 225-1167/218-6038 ebertele@caxias.rs.gov.br Caxias do Sul Rio Grande do Sul CAPS Castelo CAPS II Pblico Municipal Avenida Brasil, 824 Bairro: Simes Lopes Cep: 96025-000 (53) 227-5750 Pelotas Rio Grande do Sul CAPS Uruguaiana CAPS II Pblico Municipal Avenida Presidente Vargas, 2948 Bairro: Centro Cep: 97510-430 (55) 412-2441 sesma.pmu.urg@uol.com.br Uruguaiana Rio Grande do Sul CAPS Um Lugar Especial CAPS I Pblico Municipal Rua Eddie Freire Nunes, 496 Bairro: Centro Cep: 97670-000 (55) 431-1669 smsma@gpsnet.com.br So Borja Rio Grande do Sul CAPS Baronesa Pelotas CAPS II Pblico Municipal Avenida Domingos de Almeida, 1490 Parque da Baronesa Bairro Areal Cep: 96085-470 (53) 228-3800 Pelotas Rio Grande do Sul

66
ManualCapsFinal 66 5/31/04, 6:34 PM

CAPS Conviver CAPS II Pblico Municipal Rua Duque de Caxias, 159 Bairro: Centro (51) 231-1532 Rio Grande Rio Grande do Sul CAPS de Santo ngelo CAPS I Pblico Municipal Rua Pedro Ernesto Voguel, 185 Bairro: Aliana Cep: 98800-000 (55) 3313-1870 Santo ngelo Rio Grande do Sul CAPS de Triunfo CAPS I Pblico Municipal Rua XV de Novembro Bairro: Centro Cep: 95840-000 (51) 654-1422 Triunfo Rio Grande do Sul CAPS de Cachoeirinha CAPS II Pblico Municipal Rua So Joo, s/n Bairro: Vila Ftima (51) 469-7389 Cachoeirinha Rio Grande do Sul CAPS de Carazinho CAPS II Pblico Municipal Av. Ptria, 736 Bairro: Centro Cep: 99500-000 (54) 331-4510 saude@carazinho.rs.gov.br Carazinho Rio Grande do Sul CAPS de Giru CAPS I Pblico Municipal Giru Rio Grande do Sul CAPS de Iju CAPS II Pblico Municipal Rua 24 de Fevereiro Bairro: Centro Cep: 98700-000 (55) 3332-6359 gabprefijui@terra.com.br Iju Rio Grande do Sul

CAPS de Lajeado CAPS I Pblico Municipal Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, 15 Bairro: Centro Cep: 95900-000 (51) 3714-4549 sesama@lajeado.com.br Lajeado Rio Grande do Sul CAPS de Panambi CAPS I Pblico Municipal Pa. Eng. Walter Faulhaler, 09 2 piso Bairro: Centro Cep: 98280-000 (55) 3375-5050 saude@profnet.com.br Panambi Rio Grande do Sul CAPS de Parob CAPS I Pblico Municipal Avenida das Naes, 417 Bairro: Centro (51) 543-4454 saude@pmparobe.com.br Parob Rio Grande do Sul CAPS de Passo Fundo CAPS II Pblico Municipal Rua Paissandu, 2.131 Bairro: Centro Cep: 99100-000 (54) 312-4035 sms-pmpf@via-rs.net Passo Fundo Rio Grande do Sul CAPS de Santa Cruz do Sul CAPS II Pblico Municipal Rua Coronel Oscar Jost, 1.551 Bairro: Centro Cep: 96815-010 (51) 3713-3077 Santa Cruz do Sul Rio Grande do Sul CAPS de Santa Maria CAPS II Pblico Municipal Rua Venncio Aires, 2645 Bairro: Patronato Cep: 97010-001 (55) 222-3290 saude@santamaria.rs.gov.br Santa Maria Rio Grande do Sul CAPS de Santiago CAPS I Pblico Municipal Rua Dr. Rivotta, 332 Bairro: Centro Cep: 97700-000 (55) 251-5427 saude@santiagonet.com.br Santiago Rio Grande do Sul

CAPS de So Luiz Gonzaga CAPS I Pblico Municipal Rua Vasco Alves, s/n Bairro: Agrcola Cep: 97800-000 So Luiz Gonzaga Rio Grande do Sul CAPS de Taquara CAPS I Pblico Municipal RS 239 Bairro: Santa Terezinha Cep: 95600-000 (51) 541-6176 saude@pref.taquara.com.br Taquara Rio Grande do Sul CAPS Fragata Pelotas CAPS II Pblico Municipal Avenida Duque de Caxias, 1.120 Bairro: Fragata Cep: 96030-002 (53) 281-1081 Pelotas Rio Grande do Sul CAPS Harmonia CAPSi Pblico Municipal Rua Sarmento Leite, 964 Bairro: Cidade Baixa Cep: 90050-170 (51) 3289-2836 (51) 3227-0614 Porto Alegre Rio Grande do Sul CAPS I Fora e Unio na Sade Mental CAPS I Pblico Municipal Cep: 96450-000 (53) 243-9690 saude@provesul.com.br Dom Pedrito Rio Grande do Sul CAPS Novos Horizontes CAPS I Pblico Municipal Rua Fernando Abott, 264 Bairro: Centro Cep: 98130-000 (55) 271-1554 Jlio de Castilhos Rio Grande do Sul CAPS Sade Mental Canoas CAPS II Pblico Municipal Rua Santos Ferreira, 3.010 Bairro: Estncia Velha Cep: 92030-000 (51) 472-8949 psaudemental@ig.com.br Canoas Rio Grande do Sul

67
ManualCapsFinal 67 5/31/04, 6:34 PM

Casa de Sade Mental CAPS I Pblico Municipal Rua Firmina Moreira, 548 Bairro: Prado Cep: 96600-000 (53) 252-1699, ramal 210 Canguu Rio Grande do Sul Casa de Sade Mental CAPS II Pblico Municipal Praa da Bandeira, 112 Bairro: Centro Cep: 93410-060 (51) 593-9573 semsa@novohamburgo.rs.gov.br Novo Hamburgo Rio Grande do Sul Casa de Sade Mental CAPS I Pblico Municipal Rua General Portinho, 755 Bairro: Centro Cep: 98005-050 (55) 3322-2051 secsaude@comnet.com.br Cruz Alta Rio Grande do Sul Casa de Sade Mental CAPS I Pblico Municipal Rua Adolfo Mattes, 380 Bairro: Centro Cep: 93600-000 (51) 561-8841 Estncia Velha Rio Grande do Sul Casa Nova Vida CAPS I Pblico Municipal Rua Neyta Ramos Bairro: Centro Cep: 96230-000 (53) 263-1400 svpsms@via-rs.net Santa Vitria do Palmar Rio Grande do Sul Casa Vida CAPS I Pblico Municipal Avenida Narciso Silva, 1.135 Bairro: Centro Cep: 961160-000 (53) 275-1039 Capo do Leo Rio Grande do Sul CASM Centro de Ateno em Sade Mental CAPS I Pblico Municipal Rua Osvaldo Aranha, 634 Bairro: Centro Cep: 95800-000 (51) 3741-5735 smsma@viavale.com.br Venncio Aires Rio Grande do Sul

Central de Atendimento em Sade Mental CAPS I Pblico Municipal Rua Laurentino Batista, 266 Bairro: Trs de Outubro Cep: 973000-000 (55) 232-1028 secsaude@sgnet.rs.com.br So Gabriel Rio Grande do Sul Centro de Ateno Integrada em Sade Mental CAISME CAPS I Rua Papa Joo XXIII, 640 Bairro: Imigrante Cep: 95180-000 (54) 261-1611 Farroupilha Rio Grande do Sul Centro Comunitrio de Sade Mental Nossa Casa CAPS I Pblico Municipal Rua XV de Novembro, 302 Bairro: Centro Cep: 96170-000 (53) 251-3002 secsaude@supersul.com.br So Loureno do Sul Rio Grande do Sul Centro de Ateno Criana e Adolescente CAPSi Pblico Municipal Rua Borges de Medeiros, 872 Bairro: Centro (51) 3715-8068 Santa Cruz do Sul Rio Grande do Sul Centro de Ateno Psicossocial de Santana do Livramento CAPS I Pblico Municipal Rua 7 de Setembro, 479 Bairro: Centro Cep: 97573-471 (51) 5242-1472 smasths@sultelecom.net Santana do Livramento Rio Grande do Sul Centro de Convivncia Capil CAPS II Pblico Municipal Rua Brasil, 584 Bairro: Centro Cep: 930101-030 (51) 592-6616 So Leopoldo Rio Grande do Sul Centro de Sade Mental Casa Aberta CAPS I Pblico Municipal Rua Santos Dumont, 445 Bairro: Centro Cep: 95520-000 (51) 663-2988 Osrio Rio Grande do Sul

Hospital de Clnicas de Porto Alegre CAPS II Pblico Municipal Rua Ramiro Barcelos, 2.350 Bairro: Bonfim Cep: 90035-003 (51) 3316-8710/3316-8711 Porto Alegre Rio Grande do Sul PAS Mental (Programa de Ateno Sade Mental) CAPS I Pblico Municipal Avenida Rio Branco, 553 Bairro: Oriental Cep 95880-000 (51) 3712-1732 Estrela Rio Grande do Sul SAIS Mental Esperana CAPS I Pblico Municipal Avenida Artigas, 310 Bairro: Centro Cep: 97560-000 (55) 423-1961 pmqquarai@cilpcom.com.br Quara Rio Grande do Sul Servio de Ateno Sade Mental CAPS I Pblico Federal Rua Joo Correia, 409 Bairro: Centro Cep: 95650-000 (51) 545-3496 Igrejinha Rio Grande do Sul Servio de Ateno Integral Sade Mental CAPS II Pblico Municipal Rua General Sampaio, 1.679 Bairro: Centro Cep: 99541-261 (55) 422-1759 saudealegrete@bol.com.br Alegrete Rio Grande do Sul Servio de Ateno Psicossocial de Erechim CAPS II Pblico Municipal Rua Domingos Zanella, 104 Bairro: Trs Vendas Cep: 99700-000 (54) 522-3777 saudeerechim@bol.com.br Erechim Rio Grande do Sul Servio de Sade Mental CAPS II Pblico Municipal Avenida Joo Corra, 1.622 Bairro: Centro Cep: 93800-000 (51) 599-3331 Sapiranga Rio Grande do Sul

68
ManualCapsFinal 68 5/31/04, 6:34 PM

Servio de Sade Mental CAPS I Pblico Municipal Rua Goinia, 590 Bairro: Bento Gonalves Cep: 95700-000 (54) 453-3066 Bento Gonalves Rio Grande do Sul Servio de Sade Mental Coletiva CAPS II Pblico Municipal Rua Marechal Floriano, 1.499 Bairro: Centro Cep: 96400-000 (53) 247-3248 Bag Rio Grande do Sul Stio de Recuperao Teraputica Renascer CAPS I Pblico Municipal Rua General Cmara, 346 Bairro: Centro Cep: 96300-000 (53) 261-5101 smentaljaguarao@uol.com.br Jaguaro Rio Grande do Sul CAPSad de Santa Maria Rua Euclides da Cunha, 1.885 Bairro: Dores (51) 221-7724/223-7540 Santa Maria RS Unidade de Sade Mental CAPS II Pblico Municipal Rua Liberato Salzano, 452 Bairro: Centro Cep: 96508-740 (51) 3723-8103 saude@netcentro.com.br Cachoeira do Sul Rio Grande do Sul Centro de Ateno Psicosssocial Centro CAPS II Pblico Municipal Rua Marechal Deodoro, 1.126 Bairro: Centro Pelotas Rio Grande do Sul Centro de Ateno Psicossocial Porto CAPS II Pblico Municipal Rua 4, 30 Bairro: Navegantes II Pelotas Rio Grande do Sul Centro de Ateno Psicossocial Zona Norte CAPS II Pblico Municipal Rua Ernani Osmar Blass, 344 Bairro: Lindia Pelotas Rio Grande do Sul

CAPSi do Hospital das Clnicas de Porto Alegre CAPSi Pblico Municipal Rua Ramiro Barcellos, 2.350 Bairro: Bonfim (51) 3316-8710 Porto Alegre Rio Grande do Sul CAPSad Renascer CAPSad Avenida Jlio de Castilhos, 4.683 Bairro: Cinqentenrio Cep: 95010-005 Fone: (54) 225-1167/218-6038 Caxias do Sul Rio Grande do Sul Centro de Ateno Psicossocial lcool e Drogas CAPSad Rua 7 de Setembro, s/n Bairro: Centro Cep: 98740-000 (55) 3334-1000 Augusto Pestana Rio Grande do Sul Centro de Ateno Psicossocial lcool e Drogas CAPSad Rua Carlos Gomes, 102 Bairro: Vila Rosa Cep: 93315-040 (51) 527-2343 Novo Hamburgo Rio Grande do Sul RONDNIA Centro de Ateno Psicossocial CAPS I Pblico Municipal Rua Porto Velho, 178 Bairro: 5 BEC Cep: 78995-000 (69) 322-7768/321-1753 Vilhena Rondnia Policlnica Oswaldo Cruz CAPS II Pblico Estadual Avenida Jorge Teixeira, 3.822 Bairro: Industrial Cep: 79900-000 (69) 216-5786 Porto Velho Rondnia Policlnica Rafael Vaz e Silva CAPS II Pblico Municipal Avenida Calama, 4.008 Bairro: Embratel Cep: 78900-000 (69) 216-6607/212-0411 saudementalpvh@bol.com.br Porto Velho Rondnia

RORAIMA Centro de Recuperao e Promoo Humana CAPSad Pblico Estadual Rua Scrates Peixoto, 138 Bairro: Jardim Floresta Cep: 69312-095 (95) 625-3342 Boa Vista Roraima SANTA CATARINA CAPS Ponta do Coral CAPS II Pblico Municipal Rua Rui Barbosa, 713 fundos Bairro: Agronmica (48) 228-5074 Florianpolis Santa Catarina CAPS Projeto Renascer CAPS I Pblico Municipal Rua Murilo Bortoluzzi, s/n Bairro: Centro Cep: 88600-000 (49) 233-0011 saudesjoaquimsc@vol.com.br So Joaquim Santa Catarina CAPS Crianas e Adolescentes CAPSi Pblico Municipal Rua Joo Rodi, 216 Bairro: Fazenda Cep: 88302-240 (47) 348-0026 caps-sc@yahoo.com.br Itaja Santa Catarina CAPS da Policlnica CAPS II Pblico Estadual Rua Esteves Jnior, 390 Bairro: Centro Cep: 88015-530 (48) 224-6744 Florianpolis Santa Catarina CAPS de Balnerio Cambori CAPS II Pblico Municipal 5 Avenida, esquina com Rua Curitibanos, s/n Bairro: dos Municpios Cep: 88330-000 (47) 367-4814 Balnerio de Cambori Santa Catarina CAPS de Blumenau CAPS II Pblico Municipal Alameda Rio Branco, 720 Bairro: Centro Cep: 89010-100 (47) 326-6906 saisemus@terra.com.br Blumenau Santa Catarina

69
ManualCapsFinal 69 5/31/04, 6:34 PM

CAPS de Brusque CAPS I Pblico Municipal Rua Padre Antnio Eusing, s/n Bairro: Paquet Cep: 88350-000 (47) 351-3748 Brusque Santa Catarina CAPS de Canoinhas CAPS I Pblico Municipal Rua Curitibanos, 887 Bairro: Centro Cep: 89460-000 (47) 622-1310 Canoinhas Santa Catarina CAPS de Cocal do Sul CAPS I Pblico Municipal Rua Voluntrios da Ptria, 494 Bairro: Centro Cep: 88845-000 (48) 447-1446 Cocal do Sul Santa Catarina CAPS de Concrdia CAPS II Pblico Municipal Rua Marechal Deodoro, 587 Bairro: Centro (49) 442-0248 semus@netcon.com.br Concrdia Santa Catarina CAPS de Iara CAPS I Pblico Municipal Praa Castelo Branco, 120 Bairro: Centro Cep: 88820-000 (48) 431-3500/432-8668 sicara@bol.com.br Iara Santa Catarina CAPS de Indaial CAPS I Pblico Municipal Rua Fritz Muller, 334 Bairro: Tapajs Cep: 89130-000 (47) 394-8516 saudeind@terra.com.br Indaial Santa Catarina CAPS de Itaja CAPS I Pblico Municipal Rua Anita Garibaldi, 394 Bairro: Centro Cep: 88303-020 (47) 348-3313, ramal 252 Itaja Santa Catarina

CAPS de Jaragu do Sul SC CAPS II Pblico Municipal Rua Jos Emmendoerfer, 328 Bairro: Nova Braslia Cep: 89252-200 (47) 370-6595/371-6833 saude.secretario@jaguaradosul.com.br Jaragu do Sul Santa Catarina CAPS de Lages CAPS II Pblico Municipal Avenida Joo Goulart, s/n Bairro: Pisani Cep: 88521-600 (49) 225-0259 saudelgs@matrix.com.br Lages Santa Catarina CAPS de Papanduva CAPS I Pblico Municipal Rua Joo Greinert, 221 Bairro: Centro Cep: 89370-000 (47) 653-2157 ivone@papanduva.sc.gov.br Papanduva Santa Catarina CAPS de Xaxim CAPS I Pblico Municipal Rua Coronel Ernesto Bertaso, 800 Bairro: Ari Lunardi Cep: 89825-000 (49) 353-1263 saudexaxim@cfnet.com.br Xaxim Santa Catarina CAPS Dr. Jos Carlos de Carvalho CAPS II Pblico Municipal Rua Duque de Caxias, 917 Bairro: Humait Cep: 88704-590 (48) 621-9030 sms.pmt@tro.matrix.com.br Tubaro Santa Catarina CAPSad Pblico Municipal Rua Miguel Couto, 128 Bairro: Anita Garibaldi (47) 423-3367 jcpsico@zaz.com.br Joinville Santa Catarina CAPS II de Palhoa CAPS II Pblico Municipal Rua Amaro Ferreira Macedo, s/n Bairro: Centro Cep: 88130-000 (48) 242-2480 ssds@tutopia.com.br Palhoa Santa Catarina

CAPS Infanto-Juvenil de Blumenau CAPSi Pblico Municipal Rua Comandante Jozinho Haeger, 121 Bairro: Centro (47) 326-6879 Blumenau Santa Catarina CAPS Vida e Sade CAPS I Pblico Municipal Rua So Joo Batista, 613 Bairro: Centro Cep: 89620-000 (49) 541-0205 smsaudecampos@unocsccnv.rct-sc.br Campos Novos Santa Catarina Centro de Ateno Diria Nossa Casa CAPS II Pblico Municipal Rua Alexandre Schlemen, 850 Bairro: Anita Garibaldi Cep: 89202-180 (47) 422-7161 smsdas@joinville.sc.gov.br Joinville Santa Catarina Centro Psicossocial para lcool e Drogas CAPSad Pblico Municipal Rua Sebastio Cruz, 89 Bairro: Centro (47) 326-6906 Blumenau Santa Catarina Ncleo de Apoio Psicossocial CAPS II Pblico Municipal Rua Marechal Deodoro, 31 E fundos Bairro: Centro Cep: 89801-000 (49) 322-0090 atsaude@chapeco.sc.gov.br Chapec Santa Catarina CAPS II de Caador CAPS II Pblico Municipal Rua Poeta J. Amazonas, 171 Bairro: Centro Cep: 89500-000 (49) 563-1888 caps@cacador.com.br Caador Santa Catarina CAPS II de Cricima CAPS II Pblico Municipal Rua So Jos, 582 Bairro: Centro Cep: 88804-050 (48) 445-8700 Cricima Santa Catarina

70
ManualCapsFinal 70 5/31/04, 6:34 PM

CAPS I de Imbituba CAPS I Pblico Municipal Rua Nereu Ramos, 326 Bairro: Centro Cep: 88780-000 (48) 255-7161/255-1157 Imbituba Santa Catarina CAPS I de Rio do Sul CAPS I Pblico Municipal Rua So Joo, 137 Bairro: Centro Cep: 89160-000 (47) 522-7199/525-3645 secsaude@softhouse.com.br Rio do Sul Santa Catarina CAPS I de Orleans CAPS I Pblico Municipal Rua Miguel Corito, s/n Bairro: Centro Cep: 88870-000 (48) 466-4250 pmo.saude@orlenet.com.br Orleans Santa Catarina SO PAULO CAPS II Adulto Sapopemba CAPS II Pblico Municipal Rua Joo Lopes de Lima, 1151 AA Bairro: Sapopemba (11) 6119-7080 So Paulo So Paulo CAPS II Adulto Brasilndia CAPS II Pblico Municipal Rua Dr. Augusto do Amaral, 222 Bairro: Brasilndia (11) 3921-8924/3921-8676 So Paulo So Paulo CAPS II Adulto Jaan CAPS II Pblico Municipal Rua Paulo Lincoln Valle Pontin, 323 Bairro: Jaan (11) 6242-9399 So Paulo So Paulo CAPS II Adulto Mandaqui CAPS II Pblico Municipal Rua Dr. Luis Lustosa da Silva, 369 Bairro: Mandaqui Cep: 02406-040 (11) 6979-0923 So Paulo So Paulo

CAPS II Adulto Perdizes CAPS II Pblico Municipal Rua Cndido Espinheira, 616 Bairro: Perdizes (11) 3672-2000 So Paulo So Paulo CAPS II Adulto Itaquera CAPS II Pblico Municipal Rua Ken Sugaya, 87 Bairro: Itaquera Cep: 03210-100 (11) 6205-0460 So Paulo So Paulo Associao Pr-Reintegrao Social da Criana CAPSi Filantrpico Rua Luiza de Carvalho, 108 Bairro: gua Vermelha Cep: 18046-150 (15) 221-0877 Sorocaba So Paulo CAPS de Pedreira CAPS I Pblico Federal Rua Aldor P. Nascimento, 130 Bairro: Vila Industrial Cep: 13920-000 (19) 3893-3535 Pedreira So Paulo CAPS de Maraca CAPS I Pblico Municipal Avenida Jos Bonifcio, 422 Bairro: Centro Cep: 19840-000 (18) 3371-1121/3371-1424 Maraca So Paulo CAPS Amparo CAPS I Pblico Municipal Avenida Dr. Carlos Burgos, 1.830 Bairro: Centro Cep: 13900-000 (19) 3808-1224 Amparo So Paulo CAPS Antnio da Costa Santos CAPS III Pblico Municipal Rua Jos Soriano de S. Filho, 595 Bairro: Jardim Oliveira Cep: 13045-000 (19) 3271-3277 Campinas So Paulo

CAPS Escola Paulista de Medicina/UNIFESP CAPS II Pblico Federal Rua Morcote, 76 (11) 576-4522 unifesp@epm.br So Paulo So Paulo CAPS Esperana CAPS III Pblico Municipal Rua Artur de Freitas Leito, 131 Bairro: Nova Campinas (19) 3295-0887/3294-1624 Campinas So Paulo CAPS Guaruj CAPS II Pblico Municipal Avenida Adriano Dias dos Santos, 692 Bairro: Jardim Esperana Guaruj So Paulo CAPS Novo Tempo CAPS III Pblico Municipal Rua Marrey Jr., 360 Bairro: Novos Campos Elseos (19) 3223-1831/3263-3397/3263-3413/3223-3393 Campinas So Paulo CAPS Pompia CAPS I Pblico Municipal Rua Getlio Vargas, 389 (14) 452-1611 Pompia So Paulo CAPS Saquar CAPS II Pblico Municipal Rua Odair Muller de Azevedo Marques, s/n (13) 3464-4450 So Vicente So Paulo CAPS Socorro CAPS I Pblico Municipal Rua Antnio G. Dantas, 125 Bairro: Vila Palmira Socorro So Paulo CAPS Vinhedo CAPS I Pblico Municipal Rua Antnio Matheus Sobrinho Bairro: Jd. So Matheus (19) 3826-3986 Vinhedo So Paulo

71
ManualCapsFinal 71 5/31/04, 6:34 PM

CAPS a Usurios de Substncias Psicoativas CAPSad Pblico Municipal Rua Marechal Deodoro, 96 Bairro: Centro (14) 421-1744 Marlia So Paulo CAPS Centro CAPS I Pblico Municipal Rua Anhangera, 40 Bairro: Centro Cep: 13465-000 (19) 3461-3363 Americana So Paulo CAPS de Araraquara CAPS II Pblico Municipal Avenida Dom Pedro II, 1.127 Bairro: Carmo Cep: 14801-040 (16) 201-5194 Araraquara So Paulo CAPS de Assis CAPS II Pblico Municipal Rua Pedro H. Andriolo, 10 Bairro: Jardim Aeroporto Cep: 19800-000 (18) 3324-6182 Assis So Paulo CAPS de Bauru CAPS II Pblico Municipal Rua 15 de Novembro, 5-60 Cep: 17015-138 (14) 235-1328 Bauru So Paulo CAPS de Cubato CAPS II Pblico Municipal Rua XV de Novembro, 38 Bairro: Vila Nova Cep: 11520-010 (13) 361-6363/3362-6320 Cubato So Paulo CAPS de Embu CAPS II Pblico Municipal Rua Cndido Portinari, 26 Bairro: Cercado Grande (11) 4704-5932/4704-4955 Embu So Paulo CAPS de Ilha Bela CAPS I Pblico Municipal Rua So Benedito, 151 Bairro: Centro Cep: 11630-000 (12) 472-1397 ilhabelasaude@iconet.com.br Ilha Bela So Paulo

CAPS de Itanham CAPS II Pblico Municipal Rua Iberaba, 55 Bairro: Nova Itanham Cep: 11740-000 (13) 3427-6317 Itanham So Paulo CAPS de Itu CAPS I Pblico Municipal Praa Conde de Parnaba, s/n Bairro: Centro (11) 4013-3448 Itu So Paulo CAPS de Itupeva CAPS I Pblico Municipal Rua Joo Sbio, s/n Bairro: Jardim Ana Luiza Cep: 13295-000 (11) 4591-2153 itupeva@nutecnet.com.br e home page: http:// www.itupeva.sp.gov.br Itupeva So Paulo CAPS de Jacare CAPS II Pblico Municipal Rua Purus, 79 Bairro: Jardim Paraba (12) 3941-7211 Jacare So Paulo CAPS de Jundia CAPS III Pblico Municipal Rua Francisco Pereira Coutinho, 54 Bairro: Vila Municipal Cep: 13201-100 (11) 4522-7758 Jundia So Paulo CAPS de Marlia CAPS I Pblico Municipal Avenida Joo Ramalho, 1.130 (14) 432-4154 Marlia So Paulo CAPS de Martinpolis CAPS I Pblico Municipal Avenida Coronel Joo Gomes Martins, 525 Bairro: Centro Cep: 19500-000 (18) 252-1555 Martinpolis So Paulo CAPS de Paraguau Paulista CAPS I Pblico Municipal Rua Pedro Toledo, 511 Bairro: Centro Cep: 19700-000 (18) 361-7463 depsaude@estanciaparaguacu.sp.gov.br Paraguau Paulista So Paulo

CAPS de Piracicaba CAPS II Pblico Municipal Rua Bela Vista, 665 Bairro: Vila Independncia (19) 433-0312 Piracicaba So Paulo CAPS de Presidente Venceslau CAPS I Pblico Municipal Rua Siqueira Campos, 15 Bairro: Centro (18) 271-8089 Presidente Venceslau So Paulo CAPS de So Carlos CAPS II Pblico Municipal Rua Riachuelo, 171 Bairro: Centro Cep: 13560-000 (16) 3372-3111 So Carlos So Paulo CAPS de So Sebastio CAPS I Pblico Municipal Avenida Walquir Vergani, 1.050 Bairro: Boiucanga Cep: 11600-000 (22) 2559-1176 So Sebastio So Paulo CAPS de Taquaritinga CAPS II Pblico Municipal Avenida Capito Jos Camargo Lima, 353 Bairro: Vila So sebastio Cep: 15900-000 (16) 3253-4242 Taquaritinga So Paulo CAPS de Votorantim CAPS I Pblico Municipal Avenida So Joo, 865 Bairro: Jardim Icatu (15) 243-1433 Votorantim So Paulo CAPS Dependncia Qumica de Santo Andr CAPSad Pblico Municpal Rua Henrique Porchat, 44 Bairro: Vila Bastos Cep: 09041-170 (11) 499-05294 Santo Andr So Paulo CAPS em Dependncia Qumica CAPSad Pblico Municipal Rua Cavalheiro Petraglia, 80 Bairro: Vila Nova (16) 3721-6502 Franca So Paulo

72
ManualCapsFinal 72 5/31/04, 6:34 PM

CAPS Estao Norte CAPS III Pblico Municipal Rua Bernardo J. Sampaio, 322 Bairro: Guanabara (19) 3236-0933/3234-7985/3232-9288 Campinas So Paulo CAPS I Sul CAPS II Pblico Municipal Avenida Andrmeda, 2.942 Bairro: Bosque dos Eucaliptos Cep: 12233-001 (12) 3916-6805/3936-1051 So Jos dos Campos So Paulo CAPS II Espao Vivo CAPS II Pblico Estadual Avenida Santana, 323 Bairro: Centro Cep: 18603-700 (14) 6822-8003 hcantidio@laser.com.br Botucatu So Paulo CAPS II Guarulhos CAPS II Pblico Municipal Rua das Palmeiras, s/n (11) 208-0325 Guarulhos So Paulo CAPS Infantil de Campinas CAPSi Pblico Municipal Rua Antonio Lapa, 240 Bairro: Cambu Cep: 13025-240 (19) 3255-5281 Campinas So Paulo CAPS Integrao CAPS II Pblico Municipal Rua Francisco de Andrade Nogueira, 476 Bairro: Jardim Garcia (19) 3269-8915 Campinas So Paulo CAPS Jardim das Accias CAPS II Filantrpico Avenida General Carneiro, 1.136 Bairro: Cerrado Cep: 18043-003 (15) 222-2104 capsjardim.das.acacias@terra.com.br Sorocaba So Paulo CAPS Nossa Senhora Aparecida de Penpolis CAPS II Pblico Municipal Avenida Eduardo de Castilho, 781 Bairro: Centro Cep: 16300-000 (18) 652-1073 Penpolis So Paulo

CAPS para Crianas e Adolescentes de Bauru CAPSi Pblico Municipal Rua Monsenhor Claro, 6-86 Bairro: Centro Cep: 17015-331 (14) 235-1328 Bauru So Paulo CAPS Parque Paulista CAPS II Pblico Municipal Rua Avar, 152 Bairro: Parque Paulista Cep: 07790-000 (11) 4488-3488 fmsame@ig.com.br Francisco Morato So Paulo CAPS Professor Luis da Rocha Cerqueira CAPS III Pblico Estadual Rua Carlos Comenale, 32 Bairro: Bela Vista Cep: 01331-030 (11) 289-2555 itapeva@hotmail.com So Paulo So Paulo CAPS Projeto Ip Amarelo CAPS I Pblico Municipal Avenida 31, 145-A (17) 3324-2177 Barretos So Paulo CAPS Santa Rita do Passa Quatro CAPS II Pblico Municipal Avenida Padre Pio Corso, 1.523 Bairro: Jardim Cep: 13670-000 (19) 3584-8324 Santa Rita do Passa Quatro So Paulo CAPS So Jos do Rio Pardo CAPS I Pblico Municipal Rua Agnaldo Machado Pourrat Bairro: Vila Formosa Cep: 13720-000 (19) 680-1000 So Jos do Rio Pardo So Paulo CAPSad Dr. Arnaldo Brandt CAPSad Pblico Municipal Rua Odilon de Moraes, 87 Bairro: Bom Clima Guarulhos So Paulo CAPSad So Jos dos Campos CAPSad Pblico Municipal Rua Sebastio Hummel, 785 Bairro: Centro (12) 3912-1033 So Jos dos Campos Bairro: So Paulo

CAPS II Infantil Cria Casinha CAPSi Pblico Municipal Rua 11 de Fevereiro, 318 Bairro: Cidade Vargas (11) 5021-8005 So Paulo So Paulo CAPSi de Santana de Parnaba CAPSi Pblico Municipal Rua Dr. Alvaro Ribeiro, 160 Bairro: Jardim Beno Cep: 06502-160 (11) 415-4598 Santana de Parnaba So Paulo CAPS II Juventude Santo Amaro CAPSi Pblico Municipal Rua Paulo Eir, 23, 3 andar Bairro: Santo Amaro Cep: 04752-010 (11) 5687-4511 So Paulo So Paulo Centro de Ateno Psicossocial lcool e Drogas CAPSad Rua Jaguar, s/n Bairro: Jardim Clementina (17) 224-0728 So Jos do Rio Preto So Paulo Centro de Ateno Psicossocial CAPSad Pblico Municipal Rua Purus, 79 Bairro: Jardim So Jos (12) 3961-3343 Jacare So Paulo Centro de Ateno Psicossocial CRIAD CAPSad Pblico Municipal Rua Tiradentes, 882 Bairro: Guanabara (19) 3236-5593 Campinas So Paulo Centro de Ateno Psicossocial ad CRATOD CAPSad Pblico Municipal Rua Prates, 165 Bairro: Santa Ceclia (11) 228-1109/227-3871 So Paulo So Paulo Centro de Ateno Psicossocial lcool e Drogas CAPSad Pblico Municipal Rua Monsenhor Claro, Q.6, 82 Bairro: Centro (14) 235-1288 Bauru So Paulo

73
ManualCapsFinal 73 5/31/04, 6:34 PM

Centro de Reabilitao de Casa Branca CAPS III Pblico Estadual Rodovia Ari Pinto Lippelt, 2 Bairro: Cocais Cep: 13700-000 (19) 3771-2216/3671-2097 Casa Branca So Paulo Centro de Referncia de lcool e Drogas CRAD CAPSad Pblico Municipal Avenida Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordo, 483 Bairro: Jardim Silveira (11) 4194-0040 Barueri So Paulo CAPSad Adulto Centro CAPSad Pblico Municipal Rua Frederico Alvarenga, 259, 5 andar, Anexo B Bairro: Parque D. Pedro II (11) 3241-0901 So Paulo So Paulo CAPSad Adulto Vila Mariana CAPSad Pblico Municipal Avenida Ceci, 2.101 Bairro: Vila Mariana (11) 275-3432 So Paulo So Paulo CAPSad Adulto Santo Amaro CAPSad Pblico Municipal Rua So Benedito, 2.400 (11) 5523-3566/5523-2864 So Paulo So Paulo Centro Especializado no Tratamento de Dependncias ao lcool e Drogas CAPSad Pblico Municipal Avenida Tenente Ary Aps, 304 Bairro: Vianelo (11) 4522-4277/4522-6898 Jundia So Paulo CAPS II Infantil CRIA Itaquera CAPSi Pblico Municipal Rua Bernardino Prudente, 86 Bairro: Itaquera Cep: 08255-020 (11) 6521-1162 So Paulo So Paulo Espao Fernando Ramos da Silva CAPSad Pblico Municipal Avenida Ulisses Guimares, 598 Bairro: Parque Diadema (11) 4057-7993 Diadema So Paulo

CAPS I Adulto Butant CAPS I Pblico Municipal Rua Oscar Pinheiro Coelho, 287 Bairro: Butant (11) 3727-1819 So Paulo So Paulo CAPS I Adulto Largo 13 CAPS I Pblico Municipal Rua Paula Cruz, 71 Bairro: Jardim Dom Bosco (11) 5686-6076 So Paulo So Paulo CAPS I AdultoVila Prudente CAPS I Pblico Municipal Praa Santa Helena, 56 Bairro: Vila Prudente Cep: 03138-030 (11) 6347-0886 So Paulo So Paulo CAPS II Adulto Itaim Bibi CAPS II Pblico Municipal Rua Horcio Lafer, 590 Bairro: Itaim Bibi (11) 3078-6886 So Paulo So Paulo CAPS II Adulto Jardim Ldia CAPS II Pblico Municipal Rua Gutemberg Jos Ferreira, 50 Bairro: Jardim Ldia (11) 5513-9560/5511-4428 So Paulo So Paulo CAPS II Adulto Pirituba CAPS II Pblico Municipal Rua Urutinga, 90 Vila Bonilha Bairro: Pirituba (11) 3976-7581 So Paulo So Paulo CAPS II Adulto Lapa CAPS II Pblico Municipal Rua Roma, 446 (11) 3675-5648 So Paulo So Paulo CAPS II Adulto Ermelino Matarazzo CAPS II Pblico Municipal Avenida Boturussu, 168 Bairro: Parque Boturussu Cep: 03802-000 (11) 6546-6787 So Paulo So Paulo

CAPS I Adulto So Mateus CAPS I Pblico Municipal Rua Clovis Monteiro de Carvalho Jnior, 22 Bairro: Jardim Tiet Cep: 03946-040 (11) 6962-3464 So Paulo So Paulo CAPS II Infantil Santana CAPSi Pblico Municipal Rua Conselheiro Saraiva, 411 Bairro: Santana (11) 6973-9434 So Paulo So Paulo CAPS II Adolescente Vila Prudente CAPSi Pblico Municipal Avenida Zelina, 322 Vila Zelina (11) 6341-9570 So Paulo So Paulo CAPS II Infantil Santo Amaro CAPSi Pblico Municipal Rua Senador Milton Campos, 149 Bairro: Santo Amaro (11) 5687-4511 So Paulo So Paulo CAPS II Infantil Moca CAPSi Pblico Municipal Rua Taquari, 549 Bairro: Moca (11) 669-44628 So Paulo So Paulo NAPS Mater CAPS II Pblico Municipal (13) 5467-1413 So Vicente So Paulo NAPS Caraguatatuba CAPS II Pblico Municipal Rua So Jos dos Campos, 41 Bairro: Sumar Cep: 11661-030 (12) 3881-1122 Caraguatatuba So Paulo NAPS de Rio Claro CAPS III Pblico Municipal Avenida 29, 1.311 Bairro: Estdio Cep: 13501-130 (19) 524-3015 naps@claretianas.com.br Rio Claro So Paulo

74
ManualCapsFinal 74 5/31/04, 6:34 PM

NAPS de Santo Andr CAPS III Pblico Municipal Rua Catequese, 131 Bairro: Centro (11) 4994-3388 Santo Andr So Paulo NAPS Prof. Dr. Cludio Roberto Carvalho Rodrigues CAPS II Pblico Municipal Avenida da Saudade, 447 Bairro: Campos Elseos (16) 632-8202/632-7702 Ribeiro Preto So Paulo Ncleo de Ateno Psicossocial para Farmacodependentes CAPSad Pblico Municipal Rua Par, 1.280 (16) 622-2100 Ribeiro Preto So Paulo PROSAM Associao Pr-Sade Mental CAPSad Pblico Municipal Rua Heitor Penteado, 1.448 Bairro: Sumar (11) 3862-1385 So Paulo So Paulo Seo Ncleo de Ateno ao Dependente SENAT CAPSad Pblico Municipal Rua Paraba, 110 Bairro: Pompia (13) 3237-2681 Santos So Paulo SENAPS V Campo Grande CAPS III Pblico Municipal Rua Gonalves Ledo, 29 Bairro: Campo Grande Cep: 11070-330 (13) 3251-2094 Santos So Paulo SENAPS IV Marap CAPS III Pblico Municipal Avenida Pinheiro Machado, 718 Bairro: Campo Grande Cep: 11075-002 (13) 3225-5796 Santos So Paulo SENAPS I Areia Branca CAPS III Pblico Municipal Rua Agamenon Magalhes, s/n Bairro: Jardim Castelo Cep: 11087-180 (13) 3203-2621 Santos So Paulo

SENAPS II Encruzilhada CAPS III Pblico Municipal Rua Lawrides, 353 Bairro: Macuco Cep: 11015-080 (13) 3222-1217 Santos So Paulo SENAPS III Boqueiro CAPS III Pblico Municipal Rua Nabuco de Arajo, 96 Bairro: Boqueiro Cep: 11045-200 (13) 3232-8411/telefone pblico: 3222-0399 Santos So Paulo UAISM Centro CAPSi Pblico Municipal Rua Eugnio Bondio, 63 So Jos dos Campos So Paulo CAPSad II Adulto Jabaquara CAPSad Pblico Municipal Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 331 (11) 275-9286 So Paulo So Paulo CAPSad II Adulto Jardim Nlia CAPSad Pblico Municipal Rua Domingos Martins Pacheco, 1.910 (11) 6572-1948/6963-3802 So Paulo So Paulo CAPSad II Pirituba Casa Azul CAPSad Pblico Municipal Rua Lino Pinho dos Santos, 203 Bairro: Jardim Felicidade (11) 3835-2903 carmenaparecidacosta@ig.com.br So Paulo So Paulo Unidade de Sade Mental CAPS I Pblico Municipal Avenida Rio Grande do Sul, 365 Bairro: Centro (12) 432 4086 Ubatuba So Paulo CAPS de Mato CAPS II Pblico Municipal Avenida Tiradentes, 509 Mato So Paulo Centro de Ateno Psicossocial lcool e Drogas CAPSad Rua Jaguar, s/n Bairro: Jardim Clementina (17) 224-0728 So Jos do Rio Preto So Paulo

Centro de Ateno Psicossocial lcool e Drogas Jardim ngela CAPSad Avenida Ivirapema, 41 Jardim ngela Cep: 04941-020 Fone: (11) 5833-2838/5831-9089 So Paulo So Paulo Centro de Ateno Psicossocial lcool e Drogas CAPSad Rua Amazonas, 169 Bairro: Vicente de Carvalho Cep: 11450-210 Guaruj So Paulo CAPS de Pirassununga CAPS I Pblico Municipal Rua XV de Novembro, 1.080 Bairro: Centro Cep: 13630-000 Pirassununga So Paulo SERGIPE CAPS 24 horas CAPS III Pblico Municipal Rua Laranjeiras, s/n Bairro: Centro (79) 3179-3776/214-3107 Aracaju Sergipe CAPS Aconchego CAPS I Pblico Municipal Avenida Libero Monteiro, 421 Cep: 49400-000 Lagarto SE CAPS Arthur Bispo do Rosrio CAPS I Filantrpico Rua Mato Grosso, 880 Bairro: Siqueira Campos Cep: 49085-220 (79) 241-5024 caps@luzdosol.org.br Aracaju Sergipe CAPS Dr. David Capistrano Filho CAPS II Pblico Municipal Praa Durval Andrade, 222 Bairro: Atalaia (79) 243-1916 Aracaju Sergipe CAPS Luz do Sol CAPS I Filantrpico Conveniado Municipal Avenida Lourival Baptista, 361 Bairro: Centro Cep: 49680-000 (79) 411-1819 gloria@luzdosol.org.br Nossa Senhora da Glria Sergipe

75
ManualCapsFinal 75 5/31/04, 6:34 PM

CAPS Claridade CAPS I Pblico Municipal Praa Dom Jos Thomaz, 307 Cep: 49300-000 smstb@bol.com.br Tobias Barreto Sergipe CAPS Renato Bispo de Lima CAPS I Pblico Municipal CAIC Avenida Olmpio Grande, s/n Bairro: Centro Itabaiana Sergipe CAPSad Primavera CAPSad Rua Construtor Joo Alves, 480 Bairro: So Jos Telefones: (79) 3179-3770/3179-3771 Fax: (79) 3179-1023 Aracaju Sergipe TOCANTINS CAPS de Paraso CAPS I Pblico Municipal Rua Santos Dumont, esquina com So Raimundo Nonato Cep: 77600-000 Telefone: (63) 602-1250 Paraso Tocantins NAPS de Araguana Fundao Presbiteriana Rev. Joaquim Cabral CAPS II Filantrpico Rua C, n 1.035 Bairro: Couto Magalhes Cep: 77804-970 Telefone: (63) 414-3916 napsipa@uol.com.br Araguana Tocantins NAPS de Gurupi TO CAPS II Pblico Municipal Avenida Maranho, 2.039 Bairro: Centro Cep: 77400-00 Telefone: (63) 315-0081 Gurupi Tocantins NAPS de Palmas TO CAPS II Pblico Municipal Quadra 110 Sul, Alameda 3, lotes 21-23 Telefone: (63) 218-5247 Palmas Tocantins NAPS Dr. Euvaldo CAPS I Pblico Municipal Avenida Luiz Leite Ribeiro, lote 58 Bairro: Centro Cep: 77500-000 Telefone: (63) 363-1358 Porto Nacional Tocantins

76
ManualCapsFinal 76 5/31/04, 6:34 PM

SADE MENTAL E ATENO BSICA: O VNCULO E O DILOGO NECESSRIOS

Incluso das Aes de Sade Mental na Ateno Bsica NDICE 1. INTRODUO: DIRETRIZES GERAIS 2. BREVE HISTRICO 3. ORGANIZAO DAS AES DE SADE MENTAL NA ATENO BSICA 3.1. APOIO MATRICIAL DA SADE MENTAL S EQUIPES DA ATENO BSICA 3.1.1 Como Organizar as Aes de Apoio Matricial 3.1.2 Responsabilidades Compartilhadas entre as Equipes Matriciais de Sade Mental e da Ateno Bsica 3.2 FORMAO COMO ESTRATGIA PRIORITRIA DA INCLUSO DA SADE MENTAL NA ATENO BSICA 3.2.1 Formao Profissional 3.2.2 Como Financiar a Formao 3.3 INCLUSO DA SADE MENTAL NO SISTEMA DE INFORMAES DA ATENO BSICA 3.3.1 Incluso de indicadores da sade mental no Sistema de Informao da Ateno Bsica (SIAB) 3.3.2 Reviso dos sistemas de informao da AB, incorporando indicadores relacionados Sade Mental 3.3.3 Indicadores Propostos 4. REFERNCIAS

77
ManualCapsFinal 77 5/31/04, 6:34 PM

1. INTRODUO: DIRETRIZES GERAIS O desenvolvimento da estratgia Sade da Famlia nos ltimos anos e dos novos servios substitutivos em sade mental especialmente os Centros de Ateno Psicossocial (CAPS) marca um progresso indiscutvel da poltica do SUS. Esse avano na resoluo dos problemas de sade da populao por meio da vinculao com equipes e do aumento de resolutividade propiciado pelos servios substitutivos em crescente expanso no significa, contudo, que tenhamos chegado a uma situao ideal, do ponto de vista da melhoria da ateno. Os servios de sade mental existentes na maioria das cidades brasileiras tm se dedicado com afinco desinstitucionalizao de pacientes cronicamente asilados, ao tratamento de casos graves, s crises etc. Uma grande parte do sofrimento psquico menos grave continua sendo objeto do trabalho de ambulatrios e da Ateno Bsica (AB) em qualquer uma de suas formas. Os CAPS, dentro da atual poltica de sade mental do Ministrio da Sade, so considerados dispositivos estratgicos para a organizao da rede de ateno em sade mental. Eles devem ser territorializados, ou seja, devem estar circunscritos no espao de convvio social (famlia, escola, trabalho, igreja etc.) daqueles usurios que os freqentam. Deve ser um servio que resgate as potencialidades dos recursos comunitrios sua volta, pois todos esses recursos devem ser includos nos cuidados em sade mental. A reinsero social pode se dar a partir do CAPS, mas sempre em direo comunidade. Os CAPS, dentro da atual poltica de sade mental do Ministrio da Sade, so considerados dispositivos estratgicos para a organizao da rede de ateno em sade mental. Apesar de estratgico, o CAPS no o nico tipo de servio de ateno em sade mental. Alis, a ateno em sade mental deve ser feita dentro de uma rede de cuidados. Esto includos nessa rede: a Ateno Bsica, as residncias teraputicas, os ambulatrios, os centros de convivncia, os clubes de lazer, entre outros. Os municpios com menos de 20 mil habitantes no precisam ter CAPS, segundo a lgica de organizao proposta pelo Ministrio da Sade, e podem comear a estruturar sua rede de cuidados a partir da Ateno Bsica. Segundo estimativas internacionais e do Ministrio da Sade, 3% da populao (5 milhes de pessoas) necessita de cuidados contnuos (transtornos mentais severos e persistentes) e mais 9% (totalizando 12% da populao geral do pas 20 milhes de pessoas) precisam de atendimento eventual (transtornos menos graves). Quanto a transtornos decorrentes do uso prejudicial de lcool e outras drogas, a necessidade de atendimento regular atinge cerca de 6 a 8% da populao, embora existam estimativas ainda mais elevadas. Para essa populao especfica, vemos que o sistema assistencial ainda vigente (mas em processo contnuo de reviso e reverso de seu modelo) privilegia as pessoas mais acometidas, nos dispositivos de ateno hospitalar. A essas unidades, chegam os usurios vitimados por um longo processo de adoecer, no qual o tempo mdio entre a deteco de problemas relacionados ao uso de lcool e a busca efetiva por cuidados pode chegar a cinco anos, evidenciando conseqncias diretas/indiretas da falta de acesso dos usurios a prticas de cunho preventivo, ou da ausncia de efetividade das mesmas. Os usurios que j apresentam padro de dependncia para substncias psicoativas no constituem a maior parcela da populao de consumidores dessas substncias. Portanto, mais til pensar em problemas associados ao uso de lcool e/ou outras drogas do que em dependncia. Todos esses dados revelam a amplitude do problema a ser enfrentado. O que existe a, epidemiologicamente falando? Sem contar com nenhum estudo recente, estimamos que uma grande parte das pessoas com transtornos mentais leves est sendo atendida na Ateno Bsica (queixas psicossomticas, abuso de lcool e drogas, dependncia de benzodiazepnicos, transtornos de ansiedade menos graves etc.).

78
ManualCapsFinal 78 5/31/04, 6:34 PM

A realidade das equipes de Ateno Bsica demonstra que, cotidianamente, elas se deparam com problemas de sade mental: 56% das equipes de sade da famlia referiram realizar alguma ao de sade mental. Por sua proximidade com famlias e comunidades, as equipes da Ateno Bsica so um recurso estratgico para o enfrentamento de agravos vinculados ao uso abusivo de lcool, drogas e diversas formas de sofrimento psquico. Existe um componente de sofrimento subjetivo associado a toda e qualquer doena, s vezes atuando como entrave adeso a prticas preventivas ou de vida mais saudveis. Poderamos dizer que todo problema de sade tambm e sempre mental, e que toda sade mental tambm e sempre produo de sade. Nesse sentido, ser sempre importante e necessria a articulao da sade mental com a Ateno Bsica. Contudo, nem sempre a Ateno Bsica apresenta condies para dar conta dessa importante tarefa. s vezes, a falta de recursos de pessoal e a falta de capacitao acabam por prejudicar o desenvolvimento de uma ao integral pelas equipes. Alm disso, atender s pessoas com problemas de sade mental de fato uma tarefa muito complexa. Nessa compreenso, baseamos a idia de que urge estimular ativamente, nas polticas de expanso, formulao e avaliao da Ateno Bsica, diretrizes que incluam a dimenso subjetiva dos usurios e os problemas mais graves de sade mental. Assumir esse compromisso uma forma de responsabilizao em relao produo de sade, busca da eficcia das prticas e promoo da eqidade, da integralidade e da cidadania num sentido mais amplo. As aes de sade mental na Ateno Bsica devem obedecer ao modelo de redes de cuidado, de base territorial e atuao transversal com outras polticas especficas e que busquem o estabelecimento de vnculos e acolhimento. Essas aes devem estar fundamentadas nos princpios do SUS e nos princpios da Reforma Psiquitrica. Podemos sintetizar como princpios fundamentais dessa articulao entre sade mental e Ateno Bsica: noo de territrio; organizao da ateno sade mental em rede; intersetorialidade; reabilitao psicossocial; multiprofissionalidade/interdisciplinaridade; desinstitucionalizao; promoo da cidadania dos usurios; construo da autonomia possvel de usurios e familiares.

As aes de sade mental na Ateno Bsica devem obedecer ao modelo de redes de cuidado, de base territorial e atuao transversal com outras polticas especficas e que busquem o estabelecimento de vnculos e acolhimento.

2. BREVE HISTRICO Com o objetivo de discutir a incluso da sade mental na Ateno Bsica, a Coordenao de Sade Mental do Ministrio da Sade promoveu os seguintes eventos: Maro de 2001

Oficina de Trabalho para Discusso do Plano Nacional de Incluso das Aes de Sade Mental na Ateno Bsica, com a presena do Departamento de Ateno Bsica (DAB/SPS) e a Coordenao Geral de Sade Mental (CGSM)/MS e alguns municpios com experincias em curso de Sade Mental na Ateno Bsica.

79
ManualCapsFinal 79 5/31/04, 6:34 PM

Abril de 2002

Seminrio Internacional sobre Sade Mental na Ateno Bsica, realizado atravs de parceria MS/OPAS/ UFRJ/Universidade de Harvard. Julho de 2003

Oficina de Sade Mental no VII Congresso Brasileiro de Sade Coletiva ABRASCO, intitulada Desafios da integrao com a rede bsica com a participao do DAB, Coordenao Geral de Sade Mental/DAPE, coordenadores estaduais e municipais de , sade mental e trabalhadores da sade mental de diversas regies do pas. A partir dos subsdios produzidos por essas oficinas, a Coordenao Geral de Sade Mental, em articulao com a Coordenao de Gesto da Ateno Bsica, prope as seguintes diretrizes:

3 ORGANIZAO DAS AES DE SADE MENTAL NA ATENO BSICA 3.1 Apoio Matricial da Sade Mental s Equipes da Ateno Bsica O apoio matricial constitui um arranjo organizacional que visa outorgar suporte tcnico em reas especficas s equipes responsveis pelo desenvolvimento de aes bsicas de sade para a populao. Nesse arranjo, a equipe por ele responsvel compartilha alguns casos com a equipe de sade local (no caso, as equipes da Ateno Bsica responsveis pelas famlias de um dado territrio). Esse compartilhamento se produz em forma de co-responsabilizao pelos casos, que pode se efetivar atravs de discusses conjuntas de caso, intervenes conjuntas junto s famlias e comunidades ou em atendimentos conjuntos. A responsabilizao compartilhada dos casos exclui a lgica do encaminhamento, pois visa aumentar a capacidade resolutiva de problemas de sade pela equipe local. Assim, ao longo do tempo e gradativamente, tambm estimula a interdisciplinaridade e a ampliao da clnica na equipe. A ampliao da clnica significa o resgate e a valorizao de outras dimenses, que no somente a biolgica e a dos sintomas, na anlise singular de cada caso. Assim, riscos2 como os sociais e outros se incorporam avaliao clnica. A responsabilizao compartilhada dos casos exclui a lgica do encaminhamento, pois visa aumentar a capacidade resolutiva de problemas de sade pela equipe local. 3.1.1 Como Organizar as Aes de Apoio Matricial a. Onde houver CAPS, Oficinas e/ou outros equipamentos da Sade Mental: os diversos membros dessas equipes de sade mental faro o apoio matricial s diferentes equipes da Ateno Bsica, programando sua carga horria para encontros semanais, e formas de contato para demandas inesperadas ou intercorrncias. a.1. No caso de municpios onde o nmero de CAPS insuficiente para garantir apoio matricial a todas as equipes da Ateno Bsica possvel compor esse apoio com a implantao de equipes de apoio matricial (conforme item b) e/ou planejar a expanso do nmero de CAPS. b. Onde no houver servios de sade mental: criao de equipes de apoio matricial compostas, no mnimo, por um mdico psiquiatra (ou generalista com capacitao em sade mental), dois tcnicos de nvel superior (psiclogo, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeiro etc.) e auxiliares de enfermagem, para no mnimo seis e no mximo nove equipes de PSF ou para grupos populacionais entre 15 e 30 mil habitantes.

80
ManualCapsFinal 80 5/31/04, 6:34 PM

b.1) No caso de municpios com menos de 20 mil habitantes possvel pensar em equipes de apoio matricial mais simples, compostas por um mdico generalista com capacitao em sade mental e um tcnico de sade mental de nvel superior. A Coordenao de Sade Mental tem recomendado que os municpios com menos de 20 mil habitantes organizem sua ateno em sade mental sem os CAPS, trabalhando com a lgica de apoio matricial proposta anteriormente. As equipes de sade mental de apoio Ateno Bsica incorporam aes de superviso, atendimento em conjunto e atendimento especfico, alm de participar das iniciativas de capacitao. 3.1.2 Responsabilidades Compartilhadas entre as Equipes Matriciais de Sade Mental e da Ateno Bsica As equipes de sade mental de apoio Ateno Bsica incorporam aes de superviso, atendimento em conjunto e atendimento especfico, alm de participar das iniciativas de capacitao. Alm disso, as seguintes aes devem ser compartilhadas: a. Desenvolver aes conjuntas, priorizando: casos de transtornos mentais severos e persistentes, uso abusivo de lcool e outras drogas, pacientes egressos de internaes psiquitricas, pacientes atendidos nos CAPS, tentativas de suicdio, vtimas de violncia domstica intradomiciliar. b. Discutir casos identificados pelas equipes da Ateno Bsica que necessitem de uma ampliao da clnica em relao s questes subjetivas. c. Criar estratgias comuns para abordagem de problemas vinculados violncia, abuso de lcool e outras drogas, estratgias de reduo de danos etc. nos grupos de risco e nas populaes em geral. d. Evitar prticas que levem psiquiatrizao e medicalizao de situaes individuais e sociais, comuns vida cotidiana. e. Fomentar aes que visem a difuso de uma cultura de assistncia no manicomial, diminuindo o preconceito e a segregao com a loucura. f. Desenvolver aes de mobilizao de recursos comunitrios, buscando construir espaos de

reabilitao psicossocial na comunidade, como oficinas comunitrias, destacando a relevncia da articulao intersetorial (conselhos tutelares, associaes de bairro, grupos de auto-ajuda etc.). g. Priorizar abordagens coletivas e de grupos como estratgias para ateno em sade mental, que podem ser desenvolvidas nas Unidades de Sade, bem como na comunidade. h. Adotar a estratgia de reduo de danos nos grupos de maior vulnerabilidade, no manejo das situaes envolvendo consumo de lcool e outras drogas. Avaliar a possibilidade de integrao dos agentes redutores de dano a essa equipe de apoio matricial. i. Trabalhar o vnculo com as famlias, tomando-a como parceira no tratamento e buscar constituir redes

de apoio e integrao.

81
ManualCapsFinal 81 5/31/04, 6:34 PM

3.2 FORMAO COMO ESTRATGIA PRIORITRIA PARA INCLUSO DA SADE MENTAL NA ATENO BSICA Para que as aes de sade mental sejam desenvolvidas na Ateno Bsica, fundamental a capacitao destas equipes. 3.2.1 Formao Profissional Os Plos de Sade da Famlia, bem como os Plos de Sade Mental, j vinham desenvolvendo capacitaes especficas em suas reas, porm, de forma desarticulada. Na atual gesto, esses plos devero se adequar s novas diretrizes da Secretaria de Gesto do Trabalho e da Educao na Sade, por meio dos Plos de Educao Permanente em Sade, discutindo propostas conjuntas. A Coordenao de Sade Mental, em seu Programa Permanente de Formao para a Reforma Psiquitrica, prev a implantao de Ncleos Regionais de Capacitao e Produo de Conhecimento no interior dos Plos de Educao Permanente em Sade. Esses ncleos esto se constituindo com representantes de SMS, SES, unidades acadmicas envolvidas etc. So, portanto, instrumentos de apoio/cooperao para os municpios que estiverem realizando aes de sade mental na Ateno Bsica no sentido de qualificar a rede e o cuidado, e de repensar as estratgias de formao. Os cursos a serem oferecidos podem ser voltados para as equipes da rede bsica: mdicos generalistas, enfermeiros, agentes comunitrios de sade, incluindo propostas de atualizao em sade mental (temas afins), de acordo com os princpios da Reforma Psiquitrica. Nesse contexto, primordial que sejam desenvolvidas capacitaes voltadas promoo da autonomia dos usurios, e a participao da famlia como parceira no tratamento. A Coordenao de Sade Mental/DAPE prope contedos bsicos a serem abordados nesses cursos, podendo ser modificados de acordo com as demandas e necessidades locais. H tambm a disponibilidade para o suporte e a orientao tcnica aos ncleos em formao e aos gestores locais. Visando o estmulo para a formao permanente e no somente para capacitaes pontuais, a estratgia de capacitao a ser desenvolvida pelos ncleos se entrelaa com a da implantao das equipes de apoio matricial, pois estas podem trabalhar na linha da formao continuada e em servio, discutindo casos e textos junto s equipes da Ateno Bsica. 3.2.2 Como Financiar a Formao De acordo com o contexto local, o financiamento pode se dar atravs dos recursos do Projeto de Apoio Expanso do Programa Sade da Famlia (PROESF), de recursos da Secretaria de Gesto do Trabalho e de Educao na Sade (SEGTES) para os Plos de Educao Permanente em Sade, de recursos especficos da Coordenao Geral de Sade Mental e das parcerias entre gestores locais e estaduais. 3.3 INCLUSO DA SADE MENTAL NO SISTEMA DE INFORMAES DA ATENO BSICA O Sistema de Informaes da Ateno Bsica (SIAB) est em processo de reformulao, sendo estratgico para a avaliao e planejamento em sade. 3.3.1 Incluso de indicadores da sade mental no Sistema de Informao da Ateno Bsica (SIAB) Est em discusso a introduo, no SIAB, de indicadores de monitoramento baseados no conceito de territrio, problema e responsabilidade sanitria, para evitar a excluso do cuidado de casos graves na Ateno Bsica e seu encaminhamento para a institucionalizao.
82
ManualCapsFinal 82 5/31/04, 6:34 PM

3.3.2 Reviso dos sistemas de informao da AB, incorporando indicadores relacionados Sade Mental 3.3.3 Indicadores Propostos AO 1 Ateno a pessoas com problema de uso prejudicial de lcool 2 Ateno a pessoas com problema de uso prejudicial de outras drogas e drogas ilcitas 3 Ateno a pessoas com transtorno mental grave (severo) e persistente 4 Ateno a pessoas com transtornos mentais egressas de internao psiquitrica 5 Ateno a usurios com transtornos convulsivos (epilepsia) INDICADORES Percentual de pessoas acompanhadas pela rede bsica com problemas de uso prejudicial de lcool, por faixa etria e sexo Percentual de pessoas com problemas de uso prejudicial de outras drogas, acompanhadas na rede bsica, por faixa etria e sexo Nmero de pessoas identificadas com transtornos psiquitricos graves (severos) por faixa etria e sexo Percentual de pessoas com transtorno mental egressas de internao psiquitrica acompanhadas pela rede bsica, por faixa etria e sexo Prevalncia de transtorno convulsivos (epilepsia) por sexo e faixa etria

Outros indicadores sugeridos: 6 Preveno ao uso inadequado de benzodiazepnicos 7 Preveno e ateno dos casos de tentativas de suicdio Nmero de pessoas que utilizam benzodiazepnicos atendidas pela rede bsica, por faixa etria e sexo Percentual de pessoas com tentativa de suicdio acompanhadas pela rede bsica, por faixa etria e sexo (por populao)

83
ManualCapsFinal 83 5/31/04, 6:34 PM

4 REFERNCIAS 1 Relatrio da Oficina de Trabalho para Discusso do Plano Nacional de Incluso das Aes de Sade Mental na Ateno Bsica, 2001. 2 Relatrio do Seminrio Internacional sobre Sade Mental na Ateno Bsica, realizado em parceria MS/OPAS/UFRJ/Universidade de Harvard, 2002. 3 Relatrio da Oficina de Sade Mental no VII Congresso Brasileiro de Sade Coletiva promovido pela ABRASCO, intitulada Desafios da integrao com a rede bsica, 2003. Coordenao Geral de Sade Mental DAPE/SAS/MS (061) 315-2313/315-2684 Endereo eletrnico: saudemental@saude.gov.br. Coordenao de Gesto da Ateno Bsica DAB/SAS/MS (061) 315-2898/226-2693 Endereo eletrnico: socorro.matos@saude.gov.br.

1 Levantamento do Departamento de Ateno Bsica, apresentado em Seminrio Internacional sobre Sade Mental na Ateno Primria Opas/MS/Universidade de Harvard/UFRJ, abril de 2002. 2 Exemplos de situaes de risco: Situaes de excluso social (pacientes egressos de hospital psiquitrico, pessoas em priso domiciliar, populao em situao de rua, idoso em situao de abandono, crianas e adolescentes em situao de risco pessoal e social etc.). de 2001. 84
ManualCapsFinal 84 5/31/04, 6:34 PM

Transtornos mentais severos e persistentes (graves). Suicdios e tentativas de suicdio em adolescentes e adultos jovens. Violncia intrafamiliar. Problemas clnicos relacionados ao uso e abuso de lcool e outras drogas. Abuso e dependncia de benzodiazepnicos.

Fonte: Oficina de trabalho para discusso do Plano Nacional de Incluso das Aes de Sade Mental na Ateno Bsica. Braslia, maro

85
ManualCapsFinal 85 5/31/04, 6:34 PM

ManualCapsFinal

86

5/31/04, 6:34 PM

S-ar putea să vă placă și