Sunteți pe pagina 1din 14

GUSDORF, Georges. Mito e metafsica. So Paulo: Convvio, 1980. p. 274-289.

VI. CINCIA, RAZO, MITO

Entre o mito e a cincia parece existir a mais radical oposio. Historicamente, o mito chegou primeiro. A inteligibilidade assim adquirida era to perfeita que envolvia uma espcie de sonho dogmtico, uma estagnao da inteligncia e da tcnica. Para libertar o esprito humano foi preciso romper mais uma vez o equilbrio graas derrota dos mitos. As pr-ligaes afetivas, as motivaes antropomrficas nada tm a ver com o conhecimento verdadeiro. A positividade, uma vez atingida graas ao exorcismo dos mitos, no cessa de se afirmar, rechaando cada vez mais a necessidade do sentimento e do sentido comum, para consolidar as conquistas da necessidade inteligvel. A nova autoridade fundamenta-se na universalidade abstrata do formulrio matemtico e da experimentao objetiva.

A ambio da disciplina cientfica rigorosa a de se apagar diante dos fatos, de apresentar a realidade em vez de sua interpretao. O positivismo deixa falar os fatos: Torricelli com o seu barmetro, Galileu com a sua luneta, Leeuwnhoeck com o microscpio, Lavoisier com a balana. A natureza convidada a pronunciar-se ela mesma, e o gnio do sbio corresponde a uma espcie de humildade transcendente. Ele escreve sob um ditado, e sua obra tanto mais perfeita quanto mais se reduz a uma escrita matemtica que revela o mundo tal qual ele .

Mas este positivismo ingnuo teve de recuar, logo em seguida, perante a evidncia de que os fatos no falam por si mesmos, ou, pelo menos, no o fazem claramente. Sua resposta funo da interrogao, e a tcnica da interrogao adquire uma importncia crescente diante da ambigidade das informaes recolhidas. Quanto mais o conhecimento cientfico se aprofunda,[274/275]tanto mais se tem a impresso de que a parte da realidade diminui e que a da interpretao aumenta. Antigamente admirava-se a simplicidade dos caminhos da natureza. Hoje, a admirao mais pela engenhosidade do homem em sua busca de uma aproximao cada vez maior do fenmeno. Insiste-se muito, depois de Duhem, no artificialismo das representaes cientficas. O fato bruto no passa de quimera, e Bachelard, por exemplo, sublinha o primado da instrumentao terica e da aparelhagem experimental que criam literalmente domnios novos do real.

No se trata j, portanto, de deixar a natureza falar, mas de faz-la falar. Dizia Brunschvicg que a cincia passou do estgio do monlogo ao dilogo experimental. Para sermos mais exatos, o homem que fala cada vez mais, como o Scrates dos dilogos platnicos, ou como o mau examinador que responde ele mesmo s prprias questes que formula.

O positivismo, portanto, no cessa de perder terreno em face de uma espcie de idealismo experimental, onde o fato parece afastar-se cada vez mais de ns para se reduzir a uma medida extremamente abstrata, como o que ocorre no caso da astronomia recente, da fsica atmica, da qumica nuclear ou da gentica. Assim, chegamos a elementos de explicao, mas sempre dispersos e lacunosos. Cabe ao terico reagrup-los, tapando da melhor forma possvel os ocos do conhecimento. De sorte que a cincia, se quiser fornecer certezas de conjunto, v-se obrigada a extrapolar. Por isso que a prpria noo de Cincia representa uma espcie de personificao mitolgica, obtida por uma passagem ao limite, um ser de razo, muito mais do que uma realidade de fato. H em todas as afirmaes de conjunto que concernem Cincia uma grande parte de profisso de f, tanto mais perigosa quanto mais ela se dissimula, e, muitas vezes, para si mesma. Cientistas eminentes e respeitveis desempenharam o papel de cmplices de uma espcie de folclore cientfico, cumulando o senso comum com clichs, freqentemente absurdos. A Cincia transformou-se assim num verdadeiro tipo, numa verdade modelo sobretudo para aqueles que no conhecem nada sobre as modalidades difceis do conhecimento cienfico. Dessa forma, constitui-se um mito do determinismo universal e[275/276]da inteligibilidade universal, evocado pelas frmulas famosas de DAlembert, de Laplace, de Taine. No h nada de menos rigorosamente assegurado do que nossa confiana no determinismo dos fenmenos naturais. Este no passa de uma probabilidade-limite, de resto j posta em questo por certos setores da prpria fsica. Alm disso, a afirmao da validez do determinismo para todos os domnios da realidade repousa sobre um ato de f puro e simples.

Dessa mesma maneira, poderiam ser analisadas certas afirmaes essenciais da Cincia, e mostrar que a Evoluo e o Evolucionismo, o Materialismo, em suma, todas as concepes de conjunto fundadas sobre uma base pretensamente cientfica,

designam, na realidade, ideias preconcebidas. Opem dogmatismo a dogmatismo, e combatem mitos com outros mitos. Todos esses mitos confluem, de resto, num mito mais geral, que o prprio mito da cincia, o cientificismo. Os partidrios do cientificismo, alis em regresso na hora atual em face das dificuldades reais das cincias, profetizavam o triunfo dos mtodos positivos, chamados a resolverem todos os problemas humanos. Nessa perspectiva messinica, a cincia devia libertar a humanidade de qualquer outra obedincia e formular em termos definitivos os valores espirituais.

O grande cientista que foi Berthelot exprimia sobre esse ponto as convices do sculo XIX no seu final. A Cincia, escrevia ele, reclama hoje ao mesmo tempo tanto a direo materialista quanto a direo moral das sociedades. Sob o seu impulso, a civilizao moderna marcha a passo cada vez mais rpido [BERTHELOT, Science et Libre Penale, 1905, p. 405]. A Cincia metamorfoseia a humanidade ao mesmo tempo em que melhora a condio material dos indivduos por mais humildes e miserveis que sejam; desenvolve-lhes a inteligncia; [...] enfim e sobretudo imprimindo em todas as conscincias a convico moral da solidariedade universal, fundada sobre o sentimento de nossos verdadeiros interesses no dever imperativo da justia. A Cincia domina tudo: s ela que presta servios definitivos. Nenhum homem, nenhuma instituio doravante ter[276/277]uma autoridade durvel, se no se conformar com os seus ensinamentos [Science et Morale, 1897, p. XII. Cf. RANC, La Pense de Marcelin Berthelot, Bordas, 1948, p. 74 58].

Essa afirinao dogmtica de um progresso ligado ao desenvolvimento da cincia hoje nos parece ligada fico de uma ingnua Legenda Dourada cientfica que ningum mais ousaria defender. A experincia advertiu-nos sobre isso atravs de muitos desastres. As promessas da cincia so tambm ameaas: em todo o caso ela incapaz de economizar qualquer escolha para a comunidade humana. Ela no anula nem a liberdade nem a responsabilidade da pessoa.

A cincia torna mais precisos certos aspectos do ser no mundo e contribui para modificar radicalmente as condies da nossa existncia pela criao de um novo meio tcnico. Ali onde ela estiver, na sua rea prpria de inteligibilidade, o mito no poderia prevalecer contra ela. Os mitos do cristianismo tiveram de ceder perante as afirmaes

de Galileu e de Darwin, assim como o mito hitleriano no pde evitar o ridculo quando excomungou a relatividade de Einstein. Os ensinamentos da cincia, na medida em que esto solidamente estabelecidos, fornecem, pois, elementos necessrios da sabedoria humana, que, por exemplo, no pode viver, hoje, com os dados da astronomia antiga ou medieval. A imagem do universo longnquo da cincia influi sobre o nosso mundo prximo, sobre o contorno concreto no qual o pensamento se esfora por nos instalar. fato que os antigos viviam num universo fechado, harmonioso e perfeito. Sua sabedoria se estabelecia num cosmo seguro, sem desproporo extrema entre o eu e o mundo. A cincia do Renascimento introduz uma ruptura e uma ameaa: o universo infinito; compreende diversos mundos. E a prpria terra no mais o centro do sistema provincial do qual ela faz parte na sua modesta qualidade de satlite. A meditao dos espaos infinitos e silenciosos, onde no canta mais a harmonia das esferas, a reflexo sobre a pluralidade dos mundos, abrem novos caminhos sabedoria moderna. Os progressos recentes da astronomia e da astrofsica ampliaram desmesuradamente a[277/278]imagem cientfica do universo. O cosmos em expanso das teorias relativistas simultaneamente finito e ilimitado. Os clculos dos cientistas ultrapassam aqui as imaginaes mais prodigiosas. Parece cada vez mais difcil ao pensamento operar uma espcie de restabelecimento que situe positivamente o homem no todo. Ao mesmo tempo, no entanto, o homem de hoje possui terrveis segredos de poder, que no esto longe de permitir seja posto em questo o prprio destino do nosso planeta.

O saber v-se, pois, na contingncia de reavalizar-se cada vez que a viso da cincia se transforma, transformando por isso mesmo a imagem do mundo assim como a do homem. Mas se a cincia assim to necessria, nem por isso ela suficiente. Ela proporciona os dados, mas no faz as contas. Ela constitui, sim, um dos instrumentos, uma das linguagens do pensamento. Nietzsche, que um dos fundadores da ontologia moderna, significava isso com muita nitidez, para pr em cheque o imperialismo cientificista: A cincia, escrevia ele, tal como se pratica em nossos dias, uma tentativa de criar para todos os fenmenos uma linguagem cifrada comum, que permite calcular, e, pois, dominar mais facilmente a natureza. Mas essa linguagem cifrada que resume todas as leis observadas, nada explica uma espcie de descrio de fatos, to resumida quanto possvel [NIETZSCHE. La Volont de Puissance. Tr. Bianquis. N.R.F.. t. I. 349, p. 305. Cf. Le Gai Savoir, trad. Vialatte, N.R.F., 1939, 112, p. 99: Sabemos descrever melhor do que os nossos predecessores, explicamos to pouco

quanto eles.]. Em suma, a cincia isola na superfcie do real uma espcie de pelcula, submetida a um encadeamento de tipo legal. Mas isso no poderia levar a prescindir de uma metafsica, isto , da interveno de uma viso prvia do humano para unificar a imagem plural e discordante do mundo cientfico.

A cincia no autnoma. Sempre toma de emprstimo os seus princpios, recebendoos, na origem, de um decreto da vontade humana. Ela adquire cada vez mais uma estrutura hipottico-dedutiva, e o sistema formal permanece incapaz de justificar os seus postulados, at mesmo os mais abstratos. Essa dependncia, alis, no est situada apenas no ponto de partida.[278/279] Encontra-se tambm na chegada, visto que a inteligibilidade cientfica isola planos de ruptura, fragmenta e estrutura a realidade. Mas no reconstitui um todo s pela adio de seus resultados elementares. No recobre toda a superfcie deste real que ela deslocou. incapaz, portanto, de fornecer uma totalidade terica. Por isso ela no determina jamais, absolutamente, o seu objeto: natureza, matria, vida, cincia, homem no so noes cientficas, mas idias metafsicas, mal elaboradas, de resto, e que no concordam entre si.

A cincia permanece inadaptada realidade humana, pois no possui escala prpria. Ela permite definir trs nveis e como que trs ordens de realidade: o mundo nos aparece provido de caractersticas distintas na escala microscpica da teoria atmica, na escala molar da fsica clssica, na escala csmica da relatividade. Do ponto de vista estritamente cientfico, as trs escalas se equivalem: o Grande, o Mdio e o Pequeno so perspectivas verdadeiras, cada uma das quais se justifica em rigor. Uma linha que vemos como reta indefinidamente quebrada na perspectiva atmica e curva no espao da relatividade. Se fosse preciso escolher de um ponto de vista objetivo, seria, sem dvida, a viso mdia da percepo o que se manifesta como a menos rigorosa.

Mas a cincia no pode escolher. Ela no tem nenhuma razo cientfica para preferir o nosso mundo. Seu carter acsmico, simbolizado, de resto, pela distrao radical manifesta pelo sbio tal como o descreve a tradio. um fato tambm que o cientista quase que no tem sentido prtico nem sentido poltico. Ningum cita homens de cincia que tenham sido grandes homens de Estado, ou que tenham inventado alguma nova sabedoria. A melhor prova do fato de que a cincia no resolve os problemas humanos estaria, sem dvida, no drama de conscincia dos cientistas atmicos,

aprendizes de feiticeiros espantados com a sua criao, e cujo desequilbrio no cessa de se manifestar por sintomas variados, que vo desde a alta traio at a alienao mental.

A filosofia, pois, no uma simples promoo da cincia. A cincia no economiza a conscincia. Cada vez que a cincia apresenta resultados que podem exercer influncia sobre as con-[279/280]dies da existncia humana quer se trate da fecundao artificial ou da bomba de hidrognio preciso dirigir um apelo a outra sabedoria em ordem a fazer, e no sem esforo, um lugar para a nova aquisio a fim de aplic-la, de certo modo, existncia concreta. O mundo humano no somente um mundo de objetividade material. Ele tambm um mundo de valores, e os valores devem sempre intervir para interpretar, autorizar os elementos de fato. A misso da filosofia justamente a de assegurar esta retomada da materialidade dos fatos pela existncia humana, da terceira pessoa para a primeira. Em outras palavras, a cincia impotente para se dar a si mesma, por seus prprios meios, a sua origem e seu fim. Ela sempre tributria de uma escatologia. Esta funo de integrao e de totalidade a prpria funo da filosofia. Assim, ela se prope dar um sentido global existncia do homem no mundo, admitindo, para esse fim, todas as claves a fim de coloc-las no seu devido lugar em virtude do seu poder discricionrio.

Suscita-se, ento, a questo de identificar a funo arquitetnica qual a cincia deve obedincia. De fato, a razo foi considerada pela metafsica tradicional como o poder supremo cuja autoridade se exerce com um rigor comparvel ao da disciplina cientfica. A unidade inteligvel, recusada em ltima instncia ao cientista, podia ser realizada pelo metafsico racionalista investido de poderes especiais para prolongar e dar acabamento ao seu empreendimento.

A noo de razo correspondeu sempre no pensamento humano ao ideal de uma norma inteligvel de verdade que permite arbitrar as afirmaes tericas e prticas em virtude de princpios universais e necessrios. Afirmar a razo, fazer referncia a uma autoridade que prevalece por sua evidncia intrnseca, imposta a todo homem enquanto tal. A razo, assim definida como um consentimento universal e necessrio, apresentase, pois, primeiramente, como uma regra para o jogo do esprito, vale dizer, como um cdigo de processo que legaliza a marcha vlida do pensamento. Mas a forma supe um fundo, as regras convencionadas devem concernir a um objeto de acordo. A idia de

razo , pois, tambm, a exigncia de um contedo. Compromete, assim, o prprio ser de toda realidade, em virtude de uma consonncia de princpio entre a ordem dos[280/281]pensamentos e a ordem das coisas. A teoria do conhecimento, portanto, solidria com uma ontologia, que prefigura um domnio inteligvel da verdade do qual todos os homens participam. Um universo que existe em direito d a mdia de toda realidade de fato. Esta referncia comum funda a cincia, como todas as atividades humanas. A cincia aparece, com efeito, como uma das provncias em que a obedincia racional se exerce da maneira mais perfeita.

Esta noo da razo como ptria de toda verdade parece eminentemente otimista e confortvel. , de fato, to satisfatria que at mesmo incompreensvel que todos os problemas no se vejam solucionados definitivamente a partir do momento em que o ideal racional foi definido com suficiente claridade. Ora, a definio da razo no ps fim pesquisa filosfica, nem convenceu de erros os infiis. Essa ineficcia da razo , alis, um dos aspectos mais curiosos da tradio filosfica, de vez que cada grande sistema pretende encerrar o debate que, apesar disso, se reabre sempre logo depois. Alm disso, sempre houve no apenas um, mas vrios racionalismos concorrentes; hoje vemos prosperar contraditoriamente um racionalismo de inspirao tomista, um racionalismo liberal na tradio da Aufklrung, racionalismos de tendncia hegeliana ou marxista. Se se combatem em nome da razo, deve-se admitir que a razo que d razo a cada um, contra os outros, no a mesma razo. Mas esse mesmo pluralismo contrrio ao pressuposto fundamental do racionalismo... Diga-se, a propsito, que a linguagem corrente, quando emprega expresses como dar razo de, chamar algum razo, perguntar a razo de uma ofensa, ter razo contra algum, refere-se idia de uma razo polmica e que obriga pela fora a razo do tipo razo de Estado completamente diversa da razo objetivamente persuasiva invocada pelos filsofos...

Esses paradoxos explicam por que a razo , sem dvida, o ideal que se invoca o mais das vezes, e que se tem tanta dificuldade em definir. Em lgica estrita, ela se reduz a alguns princpios rgidos de disciplina formal, os princpios diretores do conhecimento que gravitam em torno do princpio de identidade. Emile Meyerson, que dedicou uma obra considervel [281/282]elucidao da inteligibilidade nas cincias, via em seu trabalho um ensaio para reduzir todo o saber humano a uma pura e simples tautologia. Esforo, alis, destinado ao fracasso felizmente porque o retorno do mltiplo ao

uno seria a supresso de toda realidade. A razo, diz Meyerson, no dispe seno de um nico meio para explicar o que no vem dela, que o de reduzi-lo ao nada [MEYERSON, La dduction relativiste, Payot, 186, p. 258]. Haveria assim uma espcie de nihilismo profundo da exigncia racional que fazia Brunschvicg dizer, criticando Meyerson: O ideal da razo humana quimrico [...] porque a idia de um sucesso total da razo contra a razo... [BRUNSCHVICG, La philosophie de Meyerson, Revue de mtaphysique et de morale, 1926, p. 40].

De fato, diga-se ainda, a razo que de ordinrio nos ocupa no essa razo triunfante e estril, vencida por sua conquista e prisioneira de algumas frmulas, mas sim uma razo militante, em ao no empreendimento da inteligncia cientfica e reflexiva. Ora, a razo em ato tem por carter essencial o recusar toda determinao definitiva. Ela se desdobra num tempo do qual sempre traz a marca. Boutroux dizia-o muito justamente: A razo no um conjunto de princpios inatos, imutveis, dispostos a priori, como queriam os metafsicos dogmatistas. Ela no a revelao inscrita nas tbuas da nossa conscincia, de uma verdade transcendente e feita desde toda a eternidade. Ela vem se fazendo, ela tem uma histria. Ela se forma, como o viu Descartes, com os conhecimentos cientficos e com as experincias prticas que nutrem a nossa inteligncia [BOUTROUX, Science et religion, Bulletin de la Societ Franaise de Philosophie, 1909, p. 31-32].

Por sua vez, Lalande insistiu nessa duplicidade da razo, simultaneamente rgida, absoluta ao absurdo, e presa do tempo que parece multiplic-la e dispers-la. Disso deriva sua distino famosa entre razo constituda e razo constituinte. A primeira corresponde a um corpo de princpios estabelecidos e formulados, e cuja transformao lenta o bastante para que, no que concerne aos indivduos e s circunstncias da vida, possam ser considerados verdades eternas. A essa eternidade, que no[282/283] passa de uma menor velocidade da evoluo, ope-se a atualidade imanente da razo constituinte. Esta um esforo numa direo certa, que podemos talvez determinar a posteriori pelo estudo de suas produes, mas esforo cujo sucesso contm uma parte de compromisso e adaptao matria do conhecimento [LALANDE, Vocabulaire de philosophie, verbete Razo. Cf. do mesmo autor: La raison et les normes, Hachette,

1948. p. 18 ss.]. Assim amaciada e desdobrada, perde a razo muito do seu prestgio. Chega-se mesmo, com Bachelard, a instalar a razo na crise, a provar que a funo da

razo a de provocar crises, e que a razo polmica, que Kant colocou em posio subalterna, no deixa muito tempo para as contemplaes da razo arquitetnica [BACHELARD, Raison et monde sensible, Hermann, 1939, p. 28].

Assiste-se, dessarte, a uma mobilizao geral da razo para o combate dialtico, que termina por dar funo suprema do conhecimento humano um estatuto muito mais modesto e muito mais relativo. Em suma, ela seria o rgo da inteligibilidade, o sistema analisador graas ao qual damos razo do real no no intemporal e no abstrato, mas em funo de certo estado do saber dado em tal ou tal momento. A razo, que tudo deve justificar, no pode se justificar a si mesma pelos prprios meios. foroso ento que se detenha em alguma parte, que se aceite a si mesma, ou que se escolha por uma iniciativa decisria que lhe d, ao mesmo tempo, forma e contedo. Essa referncia original se reveste da significao de um recurso ontolgico a uma autoridade transcendente, evidncia ou revelao primeira, a partir da qual se desenvolver a obra da racionalidade.

A exigncia de lucidez discursiva, que parece ser o carter primeiro da razo, fica pois subordinada ao problema da captao do ser. O jogo do intelecto no poderia ser vlido se no comportasse, a ttulo de pressuposto, um padro de inteligibilidade que os grandes sistemas, de Descartes a Spinosa ou a Hegel, se esforam por definir com um estatuto privilegiado. Se o elemento transracional primordial fosse dotado do carter absoluto que se lhe atribui de ordinrio, no haveria histria da filosofia. A boa definio da razo, uma vez achada, impor-se-ia[283-284]a todos, para sempre. De fato, portanto, no h determinao universal e definitiva da razo. Nada de mais perigoso que uma doutrina que cr se poder impor, demonstrar-se integralmente s pela razo. O imperialismo do sistema, que se empenha em dar razo de tudo, transforma-se facilmente em um terrorismo, que faz da fora pura e simples a ltima razo da Razo, como o mostrava Georges Sorel a propsito dos idelogos racionalistas e otimistas da Revoluo Francesa. O racionalismo marxista, onde quer que se assegure do poder, confirma perfeitamente a opinio de Sorel sobre esse ponto.

Toda afirmao da razo supe, pois, um preconceito individual, uma opo por parte do filsofo. A razo nunca evidente por si mesma, ela evidente por ns. O filsofo racionalista aposta na razo. Admite que a razo d a medida do ser. Alm disso, na

medida em que a obra realizada permanece ainda inacabada, ele saca por adiantado sobre o desenvolvimento ulterior do saber. A filosofia racionalista da histria define, em nome da razo, o prprio fim da histria. Na concepo de Lalande, a razo constituda permite restituir o sentido da razo constituinte, e, por conseguinte, profetizar o termo do seu acabamento: Por que essas trnsformaes, escreve Lalande, no estariam ordenadas em uma srie cuja direo seria possvel apontar, da mesma forma como as reaes fsicas se fazem sempre, afinal de contas, no sentido de uma entropia crescente e de uma igual ao de energias com respeito s massas que podem modificar? [LALANDE, Andr. La raison et les normes, Hachette, 1948, p. 18-19].

Esse texto curioso, diga-se ainda, enunciado de modo interrogativo, faz da comparao, razo. Ele supe toda uma filosofia da natureza, a mesma de Lalande, oposta metafsica da evoluo e ligada a uma moral social e a uma poltica democrtica. Concepes muito generosas, embora mal confirmadas pelos acontecimentos dos ltimos cinquenta anos, mas que testemunham uma escolha prpria do seu autor. Se a razo tem a marca da universalizao, h nessas ideias algo de irracional ou de transracional, visto que no reuniram a unanimidade dos[284/285]espritos. A mesma objeo poderia, para mais, ser oposta a todos os racionalismos contemporneos, cada um dos quais exprime um temperamento pessoal. O pensamento de Brunschvicg, por exemplo, procede a partir de um ato de f na capacidade da inteligncia de abranger a totalidade do real. Essa integrao da realidade humana na inteligibilidade positiva prolonga, enriquecendo-a com toda a fineza do grande esprito que foi Brunschvicg, a inspirao do cienticismo. O conhecimento matemtico, ou um conhecimento do mesmo tipo, poder pretender dar razo do homem, de Deus, do bem e do mal? Estar ele chamando, para o futuro, a resolver todas as dificuldades da comunidade humana? Brunschvicg cria nisso, mas, por mais respeitvel que seja, essa crena no pode ser compartilhada. Ela no se impe por privilgio de razo. E o prprio transcurso da histria contempornea parece contradizer um tanto a crena no progresso, que tanto animava Brunschvicg.

A captao do ser ontolgico do racionalismo corresponde, portanto, a um juzo de valor impossvel de eludir. O partido da razo sempre um partido entre outros: necessrio tomar tal partido. Para mais preciso, tambm, definir a razo pela qual tomamos partido, o que implica outros juzos de valor. Como assinalava Boutroux, a

cincia no se basta a si mesma; ela no autnoma. "Supe o ser, no o pode substituir" [BOUTROUX, E., Bulletin de la Socit Franaise de Philosophie, 1909, p. 37]. Da mesma forma, a razo no pode substituir o valor, pois este objeto de f. Ela implica num risco, numa aventura, numa espcie de absurdo lgico [Id. Ibld., p. 33]. Os fins ltimos do homem, os que formulam para ele a mais alta exigncia, mostram-se de modo semelhante irredutveis: As noes de dever, de ideal, de amor, introduzem na vida humana um dualismo profundo, que estranho idia de natureza e de razo pura e simples [Id. Ibld., p. 35].

Essa relatividade pessoal da razo no , alis, a nica em causa. A razo, vimo-lo, apresenta-se sempre na histria. Como o dizia ainda Boutroux, uma educao constante, uma for-[285/286]mao da Razo em vista da interpretao da experincia, eis o que nos mostra a histria do entendimento humano [Bulletin de la Socit Franaise de Philosophie, 31 de janeiro de 1907, p. 150]. Essa historicidade da razo no significa que esta seja tributria da cronologia, mas mais exatamente que a captao do ser, como feita pelo filsofo, no se realiza no absoluto. Quando Scrates se retirou para a sua priso, Montaigne para a sua torre, Descartes na sua estufa ou Spinosa em sua oficina de tica, cada um deles no opera por isso uma secesso radical. Ele permanece em situao no seu tempo e toma conscincia de si em funo de certo contexto cultural. A torre de marfim de Montaigne ao mesmo tempo a sua biblioteca. As evidncias geradoras de razo, e que a sustentam, esto inscritas na paisagem social.

No h pensamento solitrio. Certamente, podemos visar a totalidade, o absoluto, mas o fazemos sempre a partir de certezas estabelecidas no meio ao qual pertencemos. At mesmo a revolta contra as idias reinantes no manifesta outra coisa seno essa dependncia. Assim como h filsofos da prosperidade, assim h tambm pensadores da decadncia, da crise ou da revoluo. O seu pensamento traz a marca de um sinal prprio do tempo em que foi elaborado. Igualmente, absurdo, em nome de uma razo intemporal, indignar-se sob o pretexto de que um Aristteles ou um Agostinho aceitavam a escravido. Porque a escravido era uma evidncia de sua poca. Ela no poderia constituir um problema, objetivamente, seno por uma viso retrospectiva que falsifica o sentido do real. De igual forma, impossvel que um Descartes fosse um marxista, bem como no se deve reprovar a Kant o no ter levado em conta geometrias no-euclidianas ou a fsica quntica. J no temos mais, na captao mais imediata do

mundo, as mesmas evidncias que o homem medieval.

O cu das idias no independente da terra dos homens. A prpria afirmao pessoal refere-se a uma inscrio social dos valores estabelecidos. A razo do filsofo racionalista tributria do momento intelectual e cultural no qual

intervm.[286/287]Poder-se-ia dizer, nesse sentido, que h, do racionalismo de Lalande ao de Bachelard, o deslocamento de uma gerao cientfica, e, sem dvida, tambm poltica e social.

Mas, uma dvida pode ento assaltar o esprito. Se a razo evolui, ela incorre no risco de ver-se incapaz de assumir a funo de arbitragem transcendente que a filosofia tradicionalmente lhe incumbia. De sorte que nos veramos conduzidos a uma espcie de relativismo sociolgico, e por isso mesmo a uma forma mais ou menos completa de ceticismo. A razo no mais seria, em cada tempo, seno o conjunto dos costumes estabelecidos em matria intelectual. Outros tempos, outros costumes. A razo sai de moda como tudo o mais. Uma expresso curiosa de Engels, no seu Anti-Dhring, pronuncia, assim, a orao fnebre do racionalismo clssico em nome da crtica marxista: a razo, diz Engels, no faz outra coisa seno o reino idealizado da burguesia.

A historicidade da razo no uma negao da razo seno para aqueles que concebem a razo como uma ausncia de realidade humana, aqueles que querem que razo seja intemporal ou ento que no seja nada. Aqui a eternidade seria a sublimao de uma fuga. De fato, a razo plstica na mesma medida em que o so as sociedades, as instituies, as civilizaes cuja armadura intelectual ela transcreve. Seria absurdo imaginar que o cu e a terra se possam transformar, menos a razo que permaneceria imutvel, precisamente ela que um ensaio para situar o homem em seu lugar entre o cu e a terra. O equilbrio do pensamento deve se renovar ao mesmo tempo que o mundo no qual ela tem por funo instalar-nos. Essas variaes no so, no entanto, arbitrrias; elas exprimem sempre a vocao de unidade constitutiva do ser humano, e, por conseguinte, supem o sinal do homem que o nico que pode, afinal de contas, dar sentido histria.

O erro do intelectualismo consistiria, talvez, em defender um imaculado conhecimerito,

uma razo de direito divino que deveria o seu privilgio s a si mesma, sua inteligibilidade intrnseca. De fato, a atividade intelectual realiza uma espcie de mediao entre as exigncias constitutivas do ser no mundo e o prprio lugar da existncia. A razo concreta tem por[287/288]estruturas os valores fundamentais. Ela os formula e domicilia no universo, criando assim para a sociedade humana um meio feito sua medida. razo gratuita do intelectualismo viria opor-se, pois, uma razo militante e pragmtica. Segundo uma bela frmula de Heidegger, a ontologia tem por tarefa desvelar qual a constituio do ser da realidade humana [HEIDEGGER, Kant und das Problem der Metaphysik, Trad. Corbin em Qu'est-ce que la Mtaphysique?, N.R.F., 1938, p. 212]. Essa constituio se exprime ao nvel das aes e do

pensamento. No poderia, ela mesma, ser nem ao nem pensamento. Seu carter, portanto, deve ser estrutural. De sorte que nos vemos conduzidos aos arqutipos de realidade que definem para o homem os seus valores fundamentais. Os valores so articulaes do ser humano, justificaes ltimas de qualquer expresso. No poderia haver existncia sem uma tomada de posio, sendo a prpria existncia, por si mesma, uma tomada de posio fundamental do homem no mundo.

Nessa perspectiva ontolgica, percebem-se, portanto, as causas da insuficincia da cincia e da razo intelectualista. impossvel levar a cabo um conhecimento sem nenhum pressuposto. Todo conhecimento deve encontrar uma pr-inteligibilidade que corresponda prpria estrutura do ser humano. A afirmao da no suficincia da razo pura no significa, para mais, absolutamente, a renncia disciplina intelectual nem o recurso puro e simples ao irracionalismo. A reprovao da razo abstrata , de fato, o meio de salvar a exigncia de elucidao e de saber que um dos privilgios do homem. Em outras palavras, se a razo abandona a ordem dos valores humanos, deixa-os a outros que, despojados de qualquer crtica, converter-se-o em charlates, como o atesta a presena sempre viva do ocultismo. Por outro lado, simultaneamente, a razo se empobreceria tanto mais, condenando-se a um separatismo que a reduza ineficcia.

Por conseguinte, a oposio entre a razo e o mito no radical. Uma reconciliao toma-se possvel, permitindo talvez pressentir a realidade de uma forma suprema do conhecimento humano. O primeiro contato entre mito e razo , de sada,[288/289]um
combate. A razo censura o mito por sua extravagncia. Ela lhe censura a irracionalidade, dando cabo do imperialismo do mito pr-histrico. E se o mito sobrevive a essa depurao, a razo

crtica o encurrala em sua modalidade de verdade particular, sempre aproximativa, e da ordem da f, no sentido kantiano do termo. Em Kant, com efeito, o Glauben mantm-se para alm da insuficincia do Wissen. E o mito assim reconhecido e garantido pela crtica reveste-se de uma importncia capital para a razo. Ele intervm cada vez que esto em jogo os fundamentos primeiros e os fins ltimos da razo. Ele o nico horizOnte possvel para o uso total do conhecimento. O mito designa necessariamente os limites da razo, abrindo para ela um possvel uso escatolgico. Em suma, a conscincia mtica que permite a correta colocao da

razo na existncia, que insere a razo na totalidade visto que, deixada e entregue a si mesma, ela ficaria como que suspensa no abstrato, sem contato com o mundo real.

S-ar putea să vă placă și