Sunteți pe pagina 1din 10

14/12/12

Sobre a Tor Oral Classe Virtual Noahide

RSS Assinar: Feed RSS Classe Virtual Noahide Grupo de estudos focado na Tor e na Tradio Judaica, para compreenso e propagao das Sete Leis de Noah com uma perspectiva racionalista

Sobre a Tor Oral


Publicado em 12 de julho de 2009 0

BS"D

O Judasmo se diferencia de todas as outras religies pelo fato de no se ter originado de uma nica pessoa, na declarao de um profeta ou em uma srie de dogmas aceitos cegamente como verdade.

Todas as outras religies comearam a partir de um indivduo que, atravs de sua pregao, conquistava adeptos e convertidos.

Apenas o Judasmo foi criado por Dus, ao reunir trs milhes de pessoas aos ps do Monte Sinai, quando pela primeira e nica vez, Dus revelou-Se abertamente. Essa Revelao Divina pblica, que se seguiu aps o xodo do Egito, forjou o vnculo entre Dus e o povo de Israel em todas as geraes.

Este vnculo foi estabelecido e registrado na Tor. Portanto, a Tor o pilar do Judasmo, e sem a mesma no haveria religio judaica.

Apesar de
setemandamentos.wordpress.com/2009/07/12/sobre-a-tora-oral/ 1/10

14/12/12

Sobre a Tor Oral Classe Virtual Noahide

o termo Tor abranger todos os fundamentos, leis e ensinamentos do Judasmo, literalmente refere-se aos 5 livros que nos foram transmitidos por Dus letra por letra a Moshe no Monte Sinai. Os cinco livros de Moshe Bereshit (Gnesis), Shemot (xodo), Vaicr (Levtico), Bamidbar (Nmeros), e Devarim (Deuteronmio) compem o que conhecemos como a Tor Escrita, ou Torah she-Bihtav.

Dus tambm transmitiu a Moshe a Tor she-Bealpeh, a Tor Oral, que consiste das interpretaes e explicaes dos mandamentos da Tor Escrita.

Moshe possua o mais alto grau de profecia tornando possvel Dus ensinar-lhe a Tor Oral de forma abrangente e detalhada. Sobre o elevado nvel proftico de Moshe est Escrito: "Falava Dus a Moshe face a face, como um homem qualquer fala a seu amigo" (xodo 33: 11).

Ao mencionar especificamente a transmisso dos ensinamentos elucidativos da Tor, Dus disse: "Boca a boca falo com ele, claramente e no por enigmas" (Nmeros 12:8).

A transmisso da Tor Oral claramente revelada na Tor Escrita. Pois est escrito: "So estes os estatutos, juzos e leis (Tor) que deu o Eterno entre Si e os filhos de Israel no Monte Sinai, pela mo de Moshe" (Levtico 26: 46). importante notar que a palavra Tor est no plural neste versculo, pois se refere tanto Tor Escrita quanto Oral (Rashi; Sifra).

Em outra parte da Tor Escrita, Dus diz a Moshe: "Dar-te-ei tbuas de pedra, e a lei e os mandamentos; que escrevi para ensin-los" (xodo 24: 12).

As tbuas de pedra so os Dez Mandamentos, a lei (Tor) refere-se a Tor Escrita (o elemento escrito mencionado no versculo) e os mandamentos (mencionados,
setemandamentos.wordpress.com/2009/07/12/sobre-a-tora-oral/ 2/10

14/12/12

Sobre a Tor Oral Classe Virtual Noahide

alm das tbuas de pedra e da Tor Escrita) referem-se Tor Oral.

De fato, a Tor Escrita faz inmeras aluses Tor Oral. Por exemplo, est escrito: "Ento matars as tuas vacas e tuas ovelhascomo te ordenei" (Deuteronmio 12:21). Dus no havia ordenado que animais fossem abatidos, Ele havia permitido isso. A ordem referida aqui implica nas instrues sobre o modo de abate ritual; as leis de kashrut de animais; que no so explicados no texto escrito.

De fato, a maioria dos mandamentos no so explicados na Tor Escrita. O exemplo clssico a mitzv da guarda do Shabat, que um dos Dez Mandamentos. No h nenhuma instruo sobre o significado de guardar o Shabat, embora sua violao incorra em pena capital.

So mencionados, tambm, outros mandamentos tais como a colocao de Mezuzot, e sobre os Tefilin, o cumprimento das festas judaicas; mas seus pormenores no so discutidos na Tor Escrita.

Est bem claro que todas as instrues so encontradas na Tor Oral.

Mas, por que razo, Dus no teria transmitido a totalidade da Tor por escrito?

O Rabi Arieh Kaplan comenta em sua obra Guia do Pensamento Judaico, que a Tor Oral tinha o propsito de ser um sistema de transmisso de mestre para o discpulo. Desta forma, o aluno no confiaria em sua prpria interpretao de um texto escrito, e buscaria esclarecimento para suas dvidas com seu mestre. Alm de proporcionar real aprendizado, e cultivo de respeito e considerao com os mais velhos, e mais sbios; o sistema livra o aluno de nutrir dvidas e assim passar adiante.

Se a totalidade
setemandamentos.wordpress.com/2009/07/12/sobre-a-tora-oral/ 3/10

14/12/12

Sobre a Tor Oral Classe Virtual Noahide

da Tor tivesse inicialmente sido escrita, as pessoas iriam interpret-la como o desejassem, e isso iria causar importantes desavenas no seio do povo judeu. E j que a Tor Oral no podia ser escrita, o povo dependeria de autoridades centrais para preserv-la e ensin-la sem dar margem a ambigidades.

A Mishn

Antes de falecer, Moshe escreveu 13 rolos da Tor e ensinou a Tor Oral ao profeta Iehoshua Bin-Nun. A Tor Oral foi ento transmitida por Iehoshua aos ancios de Israel, a seguir aos profetas e, por fim, ao Sanhedrin, os Homens da Grande Assemblia. Esta era a corte suprema de Israel, e tinha a misso de guardar, interpretar e legislar sobre todos os assuntos acerca das leis da Tor.

Durante o perodo do Segundo Templo, o Sanhedrin codificou a Tor Oral. Essa codificao tornou-se conhecida como a Mishn. Uma razo para esse ttulo foi o fato de revelar que o propsito da codificao da Lei Oral era o de ser repetida (em hebraico, shan) continuamente at que fosse memorizada.

Os sbios que originalmente ensinavam a Mishn eram conhecidos como os Tanaim. A Mishn foi posteriormente colocada por escrito pelo Rabi Iehuda ha-Nassi, a quem comumente nos referimos como Rabeinu H-Kadosh, nosso Santo Rabino. Este erudito reuniu todas as leis, tradies, explicaes e comentrios de toda a Tor e a seguir compilou-os na Mishn que hoje conhecemos.

Ele terminou seu trabalho no ano judaico de 3948 (cerca de 188 antes da era comum). Mas por que motivo o Rabi Yehuda ha-Nassi teria rompido com a tradio de no se escrever a Tor Oral ?

Porque, com a destruio do Segundo Templo, a Tor Oral corria o perigo de ser esquecida. Diminua o nmero de eruditos estudiosos da Tor e os judeus se dispersavam por todo o mundo. O Rabi Yehuda ha-Nassi, portanto, escreveu a Mishn para que mesmo que os judeus se afastassem de seus mestres, ainda assim poderiam estudar e seguir a Tor Oral e, assim, preservar o Judasmo.
setemandamentos.wordpress.com/2009/07/12/sobre-a-tora-oral/ 4/10

14/12/12

Sobre a Tor Oral Classe Virtual Noahide

Alm da Mishn, foram escritos outros volumes interpretativos da Tor Oral pelos alunos do Rabi Yehuda ha-Nassi. Entre seus discpulos incluam-se alguns de nossos mais famosos sbios: o Rabi Hia, Rav, Bar Kapara, Rabi Iochanan e Rabi Hoshia, dentre outros.

Rav redigiu a obra intitulada Sifra e o Sifre, que so comentrios sobre trs dos livros da Tor Escrita: Levtico, Nmeros e Deuteronmio.

O Rabi Hia escreveu a obra intitulada Tossefta que uma coleo de Baraitot (sing. Baraita), que elucidam conceitos da Mishn.

O Rabi Hoshia e Bar Kapara escreveram Beraitot (sing. Baraita) para explicar as palavras da Mishn.

Beraitot so ensinamentos tradicionalmente transmitidos, tal qual a prpria Mishn, s que no foram colocados por escrito por Rabeinu Ha-Kadosh na ocasio da compilao da Mishn. Para se distinguir dela ento, receberam o ttulo aramaico Baraita ao invs do ttulo hebraico Mishn.

Trezentos anos aps a destruio do Segundo Templo, o Rabi Iochanan redigiu o Talmud de Jerusalm, ou Talmud Ierushalmi. Este Talmud basicamente trata das leis que se aplicam Terra de Israel.

Mas quando as pessoas falam do Talmud, geralmente esto referindo ao Talmud Babilnico.

Os sbios da Tor estudavam a Lei Oral para, a seguir, fazer a anlise de seu trabalho atravs de discusses. Aps ter sido compilada a Mishn, tais discusses que se tornaram conhecidas como a Guemar serviram para esclarec-la.
setemandamentos.wordpress.com/2009/07/12/sobre-a-tora-oral/ 5/10

14/12/12

Sobre a Tor Oral Classe Virtual Noahide

A Guemar foi transmitida oralmente e preservada durante cerca de 300 anos aps a Mishn ter sido escrita.

Quando surgiu claramente o perigo de que a prpria Guemar fosse esquecida (por causa das perseguies ao povo judeu, que consistia de assassinatos, prises e expulses de territrios e etc), os dois maiores eruditos da poca sobre Tor Ravina e Rav Ashi redigiram a Guemar.

Com a ajuda de seus discpulos, nas academias de ensino da Babilnia, Ravina e Rav Ashi coletaram e ordenaram todas as discusses que compunham a Guemar. Esta compilao da Guemar que inclua o texto da Mishn tornou-se conhecida como o Talmud Babilnico ou, em hebraico, Talmud Bavli.

O Talmud Bavli foi finalmente publicado no ano judaico de 4265 (cerca de 505 da era comum). O Talmud; termo que literalmente significa "estudo" ou "aprendizado" , portanto, composto da Mishn um livro de Halach (lei judaica) escrito em hebraico e da Guemar o comentrio sobre a Mishn, que foi escrito em aramaico/hebraico.

Por intermdio do estudo do seu contedo, o Talmud Babilnico foi aceito pelo povo judeu como a autoridade mxima e suprema em todas as questes sobre a religio e a lei judaica. As leis da Tor s tm vnculo legal se forem baseadas no Talmud.

A autoridade do Talmud

Muitas pessoas fazem uma pergunta aparentemente legtima: se a Tor Oral se originou de Dus, por que houve a necessidade de ser a mesma contestada, discutida e esclarecida?
setemandamentos.wordpress.com/2009/07/12/sobre-a-tora-oral/ 6/10

14/12/12

Sobre a Tor Oral Classe Virtual Noahide

Essa pergunta s aparentemente legtima, pois mesmo a Tor Escrita, precisa ser esclarecida para ser compreendida. Mas h vrias respostas para o fato da Tor Oral ser pouco compreendida, e talvez a principal seja o fato de a Tor Oral ter por objetivo cobrir a infinidade de casos que haveriam de surgir com o decorrer do tempo.

impossvel que qualquer cdigo de lei cubra, explicitamente, qualquer caso ou situao que surja durante os milnios no futuro. Dus deu a Moshe as duas tbuas da lei, e um sistema de interpretao do texto da Tor que possibilita a aplicao dessas leis em qualquer cenrio possvel conforme determinado pelos eruditos e juzes da Tor.

Isto est de acordo com o que est escrito: "Quando algumas coisa te for difcil demais em juzo virs aos sacerdotes levitas e ao juiz que houver nesses dias, e inquirirs; e te anunciaro a sentena do juzo" (Deuteronmio 17: 8-9).

Esses juzes da Tor eram os membros do tribunal da lei de cada gerao, que preservava e interpretava a Tor Oral, que mais tarde foi codificada como Mishn.

A Tor Escrita tambm ordena ao povo judeu obedecer ao Sanhedrin em tudo o que diz respeito s leis da Tor, conforme est escrito: "Segundo mandado da lei que te ensinarem e de acordo com o juzo que te disserem, fars; da sentena que te anunciarem no te desviars nem para a direita nem para a esquerda" (Deuteronmio 17: 11).

O povo judeu todo aceitou a autoridade do Talmud como sendo a fonte das leis da Tor e, como tal, jamais poder ser revogado por autoridade alguma.

O Talmud inclui os ensinamentos de nossos sbios que receberam, a Lei Oral das geraes
setemandamentos.wordpress.com/2009/07/12/sobre-a-tora-oral/ 7/10

14/12/12

Sobre a Tor Oral Classe Virtual Noahide

que os antecederam, remontando-se at Moshe. Est claro que algum que rejeite o Talmud, est desrespeitando a Tor como um todo; a pedra fundamental do Judasmo.

Sem o Talmud, seria praticamente impossvel entender adequadamente e muito menos cumprir os mandamentos da Tor Escrita. E o povo judeu o povo que cumpre os Mandamentos registrados na Escritura, tal qual foram ordenados.

luz de tudo isso, no de surpreender que aqueles que buscaram, desesperadamente, converter todos os judeus, proibiram o estudo talmdico. Em 1240, 1264 e 1553 na era comum, a Igreja Catlica promulgou decretos que ordenavam a queima das cpias do Talmud.

Durante certos perodos, as autoridades eclesisticas confiscavam e "corrigiam" o Talmud, apagando passagens que consideravam ofensivas a seu credo idlatra. Finalmente, em 1592, a Igreja proibiu o estudo do Talmud em qualquer de suas verses ou edies. Este decreto foi promulgado como reconhecimento de que uma sociedade que no estude nem siga o Talmud no tem chance real de ser judaica. Ao longo da histria, os inimigos de nosso povo tentaram obliterar o Judasmo tentando destruir o Talmud. O povo judeu s conseguiu preserv-lo ao preo de inmeras vidas, mesmo a de alguns de nossos maiores sbios. Por terem preservado o Talmud, eles salvaram o Judasmo e mantiveram a Tradio.

A eternidade da Tor

Um dos pilares da religio judaica o fato de a Tor ser eterna e ser a imutvel Palavra de Dus. Na Tor Escrita, Dus proclama a eternidade da Tor e de seus mandamentos: "as coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Dus, porm as reveladas nos pertencem, a ns e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei (Tor) (Deuteronmio 29: 28).

Vemos, tambm, que na nossa Bblia, em meio s palavras finais dirigidas por Dus a um
setemandamentos.wordpress.com/2009/07/12/sobre-a-tora-oral/ 8/10

14/12/12

Sobre a Tor Oral Classe Virtual Noahide

profeta, encontrava-se o seguinte: "Lembrai-vos da lei (Tor) de Moshe, Meu servo, a qual lhes prescrevi em Horev, (Sinai) estatutos e juzos para todo o Israel." (Malakiah 3: 22).

Nenhum sbio ou profeta, muito menos um auto-proclamado Messias, pode modificar ou anular nem a Tor Escrita nem a Oral. Aquele que alega ser profeta de Dus pode at realizar sinais ou milagres, mas se disser que Dus o enviou para alterar ou revogar a Tor, esta pessoa um falso profeta.

Na Tor Escrita, Dus nos alerta sobre os falsos profetas que iriam realizar milagres e tentar desviar o povo judeu dos mandamentos e das tradies de Sua Tor. Mas, por que motivo Dus permitiria que tais pessoas chegassem a ter o poder de realizar milagres?A isto, Dus responde na Tor Escrita: Este ser Seu teste para determinar se somos leais a Ele e Sua Tor, ou se seremos seduzidos pelos milagres daqueles que viro, falando em nome de Dus, para tentar anular os mandamentos. (Deuteronmio 41: 2-5).

O Talmud (Bava Metzia 59b), em uma de suas mais dramticas passagens, afirma que nem devemos dar ouvidos s vozes Celestiais, mas simplesmente seguir a Tor de acordo com o que prescreve a Lei Oral.

Mesmo se uma voz dos Cus por ventura nos mandasse modificar nossa Tor e seus mandamentos, no a deveramos obedecer. Dus prometeu que Seu vnculo com o povo judeu como ratificado pela Tor e seus mandamentos eterno. Na Era Messinica, a verdade ser revelada e o mundo inteiro ir reconhecer que a Tor o verdadeiro ensinamento Divino humanidade.

Pois foi dito pelos sbios que em determinado momento futuro, todas as naes do mundo alegaro serem judias. E ento, o Santo, Bendito seja, dir que a nica nao que detm o mistrio em suas mos o povo judeu. E qual este mistrio? A nossa Mishn!

setemandamentos.wordpress.com/2009/07/12/sobre-a-tora-oral/

9/10

14/12/12

Sobre a Tor Oral Classe Virtual Noahide

About these ads (http://en.wordpress.com/about-these-ads/)

Marcado: Autoridades, Judasmo Rabnico, Mestres, Rabinos, Tor Oral, Tradio Judaica Publicado em: Estudo temtico (http://setemandamentos.wordpress.com/category/estudo-tematico/) Seja o primeiro a comear uma conversa Blog no WordPress.com. Tema: Inuit Types por BizzArtic.

setemandamentos.wordpress.com/2009/07/12/sobre-a-tora-oral/

10/10

S-ar putea să vă placă și