Sunteți pe pagina 1din 7

A ESPERANA MESSINICA NA ANTIGA ISRAEL

O Povo Judeu Acreditava na Promessa Escristurstica de um Messias H sculos os profetas de Israel vinham profetizando a vinda de um Messias. De Ado a Malaquias, os profetas falavam ao povo do dia em que o Deus de Israel viria a terra num corpo mortal, para tornar-se Salvador e Redentor. A profecia de Isaas ilustra o pensamento e sentimentos existentes entre o povo do convnio; Porque um menino nos nasceu, Deus Forte, Pai da Eternidade, Maravilhoso, Conselheiro, Prncipe da Paz . Do incremento deste principado e da paz no haver fim, sobre o trono de Dav e no seu Reino para o firmar e o fortificar em juzo e em Justia, desde agora para sempre; o zelo do Senhor dos Exrcitos far isto. (Isaas 9: 6-7) Mesmo assim, chegando o dia h tanto aguardado, a grande maioria dos judeus no s se recusou a ver o cumprimento das profecias, como de fato rejeitou o Messias. O Povo havia cado em to profunda treva espiritual, que no conseguia perceber que a Luz do mundo estava entre eles. Diz o apstulo Joo que Jesus era a luz verdadeira, que alumia a todo o homem que vem ao mundo mas, ainda assim, o mundo no o conheceu. Veio para o que era seu ( seu prprio povo, os judeus), e os seus no receberam. (Joo 1:9-11) A palavra Messias deriva do termo hebraico Meshiach, isto , ungido. O equivalente grego Christos; ambos transmitem a ideia de algum que ungido de Deus. A palavra hebraica Yeshua (Jesus no grego) significa Salvador ou Libertador. As duas palavras juntas significam algum ungido por Deus para salvar ou libertar o seu povo. Dezenas de profecias anunciaram claramente a vinda desse Messias, e Jesus cumpriu todas elas. Ento, por que os judeus o ignoraram e o rejeitavam como coisa sem valor? Aguardavam ansiosamente o futuro Messias, aquele que haveria de libert-los; no entanto, crucificaram justamente aquele que cumpriu a palavra de todos os profetas. Porque? A resposta a esta pergunta encontra-se, em parte, no entendimento da esperana messinica de Israel.

O Povo Judeu Olhava para Alm do Marco Quando Jesus veio a terra, os judeus encontravam-se sob jugo romano. No era a primeira vez que uma outra nao dominava o pas dos judeus, nem seria a ltima. Mas os judeus se ressentiam do domnio romano e consideravam os administradores gentios feitores severos. Nos anos de submisso aos grandes imprios, o conceito de libertador comeou a assumir sentido poltico. O significado espiritual do futuro Messias foi sendo relegado a segundo plano, e os judeus passaram a ansiar por algum que viesse com poder para livr-los dos odiosos inimigos que os dominavam. O povo passou a ver o Messias no como quem vinha expiar os pecados deles, mas algum que os libertaria dos inimigos pela fora fsica. Porque no conseguiam v-lo como deviam? 1

Explica um profeta do Livro de Mrmon: Mas eis que os judeus eram um povo obstinado e desprezaram as palavras claras, matavam os profetas e procuravam coisas que no podiam compreender. Portanto, devido a cegueira que lhe adeveio por olharem alm do marco, tero que cair. (Jac 4:14) Tropearam na prpria pedra sobre a qual poderiam edificar e ter um fundamento seguro. (Jac 4:15) O marco para alm do qual olhavam era Cristo. Como ele no veio da maneira esperada por els, nem desempenhou o papel que lhe haviam destinado, passaram a olhar para alm dele em busca de outro. Assim, ainda esperam pela vinda do Messias (2 Nfi 6:13).

A Esperana Messinica Foi Ensinada desde o Principio A Esperana a expectativa de um Libertador Ungido. Era uma esperana muito real para casa de Israel e que remontava a um distante passado, mesmo ao conselho pr-mortal dos cus. Depois de explicar a necessidade de um redentor, o pai Celestial perguntou: A quem enviarei? (Abrao 3:27.) Lucifer respondeu: Eis-me aqui, manda-me e serei teu filho e redimirei a humanidade toda, de modo que nem uma s alma se perder; portanto, d-me a tua honra. (Moiss 4:1.) Jeov respondeu: Eis-me aqui, envia-me. (Abrao 3:27.) Faa-se a tua vontade e seja a tua glria para sempre. (Moiss 4:2) Jeov foi escolhido, e Lcifer, com um tero dos filhos espirituais de Deus, rebelou-se contra a deciso do Pai. Em consequncia disso, tornou-se o demnio, o qual, com todos os seus seguidores, foi precipitado do Cus para Terra (Veja Apocalipse 12: 7-9). Ado foi ento colocado na terra. Depois de sua queda e expulso do den, Ado foi instrudo acerca do Messias que viria redimir toda a humanidade, mesmo tantos quantos quiserem (Moiss 5: 6-9). Posteriormente, a misso mortal do Filho de Deus foi mostrada a Enoque em viso ( veja Moiss 7: 47), Enoque se regozijava nestas palavras: Abenoado e aquele atravs de cuja semente o Messias vir; porque disse: Eu Sou o Messias, Rei de Sio, Rocha do Cu. (Moiss 7:53.)

Jesus Seria como Moiss A esperana messinica foi perpetuada desde Enoque at Abrao, e de Abrao at Moiss ensinava a seus irmos: O Senhor teu Deus te despertar um profeta do meio de ti, de teus irmos, como eu; a ele ouvireis (Deuteronmio 18: 15). Jesus identificou-se aos nfitas como o mesmo profeta de quem Moiss falar, dizendo: O Senhor vosso Deus levantar para vs, dentre vossos irmos, um profeta semelhante a mim (3 Nfi 20:23)

O Messias Ocuparia o Trono de Dav Assim como Moiss, o Rei Davi de Israel seria um smbolo de Cristo. Foi dito que o Messsias ocuparia o trono de Davi e julgaria a casa de Israel (veja Isaas 9:7). Jeremias disse: Eis que vm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinar e prosperar, e praticar o juzo e a justia na terra. Nos seus dias, Jud ser salvo, e Israel habitar seguro; e este ser o seu Nome, com que o nomearo: O SENHOR JUSTA NOSSA (Jeremias 23: 5-6)

Por que os Judeus Interpretam mal a profecia sobre o Libertador? Com o decorrer dos anos e o no cumprimento da esperana Messinica, os judeus passaram a interpretar os ditos e escritos dos profetas erroneamente. Quanto mais caiam em apostasia, tanto menos compreendiam as profecias. No de admirar, porm, que passaram a ver somente os aspectos polticos do Messias, pois havia certa base escrituristica para tal. Centenas de anos antes do nascimento de Cristo, Zacarias escreveu a respeito do dia em que o Senhor (Messias) combateria os inimigos dos judeus como no dia em que pelejou no dia da batalha ( em outros tempos) (Zacarias 14:3). Ele descreve tambm Jerusalm sendo libertada com grande poder de todos os que se lhe haviam oposto ( veja Zacarias 14: 1-15). Isaas fala do Messias como tendo o principado (Governo) sobre seus ombros (veja Isaas 9: 6). Esta frase certamente sugere um reino poltico. E muitos outros profetas predisseram sua vida em poder e glria. Estudando as profecias meticulosamente, entretanto, sugere uma imagem dual do Messias, sendo uma delas, a do servo sofredor. Isaas 53 um excelente exemplo deste tipo de profecia. Prediz os padecimentos de Messias; ele seria um homem de dores, (vers.3), como uma ovelha muda perante seus tosquiadores (vers.7), aquele que assumira as transgresses dos homens. A outra imagem do Messias a do Rei Glorioso. Zacarias 14 e Isaas apresentam exemplos deste tipo de profecias, que pintam um quadro de libertao, poder politico, e destruio dos inimigos de Israel. Os Santos dos ltimos dias compreendem facilmente este dualismo, devido s revelaes modernas e perspectiva histrica. So duas as vindas do Messias. Na primeira vez, Cristo veio como ser mortal. Nasceu num estbulo, nasceu numa cidadezinha desconhecida, no teve actuao poltica, rejeitando categoricamente qualquer tentativa de torn-lo rei. Esta vinda foi predita no primeiro tipo de profecias, as do servo sofredor. Sua segunda vinda ser em cumprimento das profecias do Rei Glorioso. Ento abolir todos os reinos e libertar Israel dos poderes da Babilnia. O trgico que o povo judeu, em sua maior parte, perdeu a noo dessas duas vindas. Em sua cegueira espiritual, aguardavam somente o libertador poltico. Um erudito Santo dos ltimos dias explica omotivo: Desde a queda de Jesuarlm, em 586 A. C., at a sua destruio pelos romanos em 70 A. D., os remanescentes palestinos de Israel foram um povo vassalo de poderosas naes 3

exceptuando-se o breve e instvel perodo da revolta dos macabeus. Primeiro foram vitimas do cativeiro babilnico; depois foram dominados pelos persas, gregos, ptolomeus e selucidas. O empenho dos zelosos macabeus em restabelecer o domnio judaico, foi seguido pela sujeio ao nascente poder mundial, Roma. A medida que passavam os sculos e continuava a aparente servido sem fim a potncias pags, os judeus ansiavam cada vez mais por sua libertao. A viso messinica dos profetas, abrangendo a primeira vinda do Messias com seu sacrifcio redentor pessoal, e a segunda para dar inicio a era messinica ( o reino milenial) nos ltimos dias, parece que se fundiu numa nica vinda no entendimento do povo, ou pelo menos no desejo dele. Lembravam-se de que os profetas haviam prometido algum como Moiss e um filho de Davi que seria suscitado como o Messias, para libert-los assim como haviam feito Moiss e Dav; mas, quando o Senhor veio ao mundo, aparentemente se haviam esquecido dos aspectos pessoais da vida do Redentor, retendo apenas as partes das profecias que diziam respeito questo poltica, quer dizer profecias que diziam respeito questo poltica, quer dizer, ao estabelecimento de um reino permanente. (David H. Yarn, The Messianic Expectation Ensign, Abril de 1972, pp. 20-21.) Por isso, quando o Salvador se recusou a empunhar a espada contra Roma, as esperanas dos judeus se esboroaram. E sua crucificao foi vista pela maioria no como cumprimento da profecia, mas como prova irrefutvel de que no fora o libertador prometido.

A Expectativa Messinica do Livro de Mrmon Entretanto, nem todos os povos do Velho Testamento interpretaram mal as profecias. Todos os profetas do Velho Testamento bem como os profetas do Livro de Mrmon, antes de Cristo, tinham uma viso correcta do que aconteceria. Na grande viso concedida a Nfi uns seiscentos anos antes do advento do salvador na carne (1 Nfi11: 13-33), ele viu que o Messias nasceria de uma virgem segundo a carne (vers.18), seria baptizado pelo profeta que prepararia o caminho diante dele (vers.27), ministraria ao povo, em poder e grande glria (vers.28), e curaria doentes e enfermos. Sabiam que ele haveria de sofrer tentaes e dores corporais, fome, sede, cansao maiores do que o homem pode suportar sem morrer; eis que sair sangue de cada um de seus poros, to grande ser a sua angstia pelas iniquidades e abominaes de seu povo. (Mosias 3:7). Nfi e outros previram que Ele seria maltratado e rejeitado pelo povo, aoitado e cuspido e crucificado (veja 1 Nfi 19: 9; Jac 4: 3-4).

A Expectativa Messinica no Novo Testamento Outras profecias Messinicas revelaram a vida e Misso do Messias com pormenores. Os que creram em Cristo viram o cumprimento delas em sua vida. Os autores dos quatro evangelhos,

Mateus, Marcos, Lucas e Joo, deram nfase ao facto de Jesus ter cumprido as profecias do velho Testamento referentes vinda do Messias. Por exemplo N 1 2 3 4 5 6 7 8 Profecias Jesus nasceria em Belm da Judeia Seria alvo de grande adorao Seria precedido por um precursor Seu Ministrio devia comear na Galileia Ensinaria por meio de parbolas Seu ministrio seria marcado por milagres E pela rejeio da sua mensagem Prximo do fim, o Messias entraria triunfalmente em Jerusalm, montado num jumento Seria vendido por 30 moedas de prata Seria trado por amigo ntimo E abandonado por seus companheiros Seria esbofeteado Cuspiram Nele Seria alvo de escrnio Suas mos e ps seriam trespassados Todavia no lhe partiram nenhum osso Seria contado entre os criminosos Dar-lhe-iam vinagre para tomar Ao ter sede e sofrer Depois de morto seria sepultado entre os ricos Mas seu corpo no sofreria corrupo Pois ressuscitaria dentre os mortos Possibilitando, assim, a ressurreio de todos os mortos Mateus 2: 1-6 2: 1-11 3: 1-3 4:12, 16 23 13: 34-35 11: 4-5 1:11 e 7: 5 21:5 1:17 Mar Lucas Joo Outros Miquias 5:2 Salmos 72: 10 Isaas 40:3 Malaquias 3:1 Isaas 9: 1-2 Salmos 78:2 Isaas 35: 5-6 Salmos 69:8 Isaas 53:3 Zacarias 9:9 e e

9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

26:15 13: 18, 21 26: 31-56 27:30 27:30 26:67; 27:26,30 19: 33-37 19: 33-36 27: 38 27:34 19:28 27: 57-60

Zacarias 11:12 Salmos 41:9 e 55: 12-14 Zacarias13:7 Miquias 5:1 Isaas 50:6 Salmos 22:7 Salmos 22:16 e Zacarias 12:10 Salmos 34:20 Isaas 53: 9 Salmos 69:21 Salmos 22: 15 Isaas 53: 12 Salmos 16:10 e Atos 2:31 Salmos 2:7; 16:10 e Atos 13: 34 Isaas 26:19 e Daniel 12:2

27: 52-53

Do ponto de vista moderno, torna-se difcil acreditar que tantos sinais passassem despercebidos a tantos; o prprio Salvador, porm, disse que estavam espiritualmente cegos (veja Mateus 15:14)

Jesus o Cristo, o Messias Esperado Jesus o Filho de Deus, nascido de me mortal e de Pai imortal. Ele realizou uma expiao infinita pelos pecados dos homens; ressuscitou, abrindo, assim, a porta da imortalidade e vida eterna para todos os homens, Jesus o nico homem que j viveu, cujo nascimento, vida, misso, morte e ressurreio foram detalhadamente explicados em documentos pbicos sculos antes. Quem poderia descrever a vida de um grande homem antes de viver? Ningum, seno o poder e prescincia divinos poderiam ter revelado a vida de Jesus com tantos pormenores e depois fazer que se cumprisse. Nenhum homem seria capaz disso. Foi a maneira de Deus demonstrar sua divina aprovao vida e obra de seu Unignito, um meio de dar a conhecer a toda a humanidade que Jesus era o prometido Messias, a esperana e anseio de sculos e sculos. Dizia o Presidente J. Reubn Clark: Ns, os Santos, sabemos que Jesus de Nazar o Cristo. nosso conhecimento que precisamos proclamar sempre e sob quais quer condies Segundo entendo, precisamos defender firmemente a doutrina da expiao de Jesus Cristo, sua divina concepo, sua vida sem pecado e, como direi, a divindade de sua morte, a entrega voluntria de sua vida. Ele no foi morto; ele entregou sua vida nossa misso, talvez o propsito mais fundamental de nossa obra, prestar testemunho constante de Jesus Cristo. Jamais devemos permitir que se insinue em nossos pensamentos, e certamente no em nosso ensino, a ideia de que ele foi apenas um grande mestre, um grande filsofo, o criador de um sistema tico. Temos por dever, dia aps dia, ano aps ano, declarar que Jesus de Nazar foi o Cristo que trouxe a redeno ao mundo e a todos os que nele habitam. (Conference Report, Outubro de 1955, pp. 22-24.)

Resumo Todas as profecias messinicas foram dadas por revelao. Para poder entend-las, precisamos ter o mesmo esprito de profecia da pessoa que as deu. Diz Pedro: Nenhuma profecia da escritura de particular interpretao. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens Santos de Deus falaram inspirados pelo Esprito Santo. ( II Pedro 1:20-21.) E a Joo foi dito que o esprito de profecia o testemunho de Jesus (veja Apocalipse 19:10). O povo judeu no tinha esse esprito. Como os lderes judeus haviam interpretado particularmente muitas profecias concernentes ao Messias, no podem reconhec-lo como Salvador, quando veio a terra pela primeira vez. Quando as profecias comearam a se cumprir, os judeus no conseguiram ver os sinais. Estavam impedidos, eram 6

condutores cegos (Mateus 23:24), no tinham a mente aberta ao esprito de profecia e de revelao. No dispunham de olhos espirituais para ver os sinais do esperado Messias. Hoje, os Santos dos ltimos dias tm certeza de que Jesus vir novamente. As profecias e sinais concernentes a sua segunda vinda encontram-se nas escrituras. Aqueles que as interpretam particularmente ou criaram ideias falsas sobre a segunda vinda do Salvador, no reconhecero os sinais. As profecias acerca da esperada volta do Messias so claras a todos os que esto cheios de esprito de profecia. (2 Nfi 25:4.) Procurar diligentemente reconhecer os sianis com corao puro uma responsabilidade individual.

S-ar putea să vă placă și