Sunteți pe pagina 1din 5

Edio n. 4. Dezembro de 2012.

RETROSPECTIVA 2012:
As atividades que marcaram o ano do PET-EQ!

Ainda nesta edio:


Discusso Filmogrfica
O PET assistiu ao polmico filme God Bless America. Leia mais!

Aniversrio do PET-EQ
O PET-EQ comemorou seus 20 anos com uma palestra motivacional do Prof. Kaminski.

MAJovem: a primeira aplicao com a graduao! Saiba como foi.

inicurso BM: Confira os resultados de mais uma aplicao dessa atividade tradicional do grupo.

Pgina 2

PURGA News

PMAJovem

Aniversrio do PET
Voc sabia que neste ano o PET-EQ completou 20 anos? E para comemorar, no dia 23 de novembro, o fundador do grupo, Prof. Dr. Moacir Kaminski, realizou uma palestra motivacional sobre o curso de Engenharia Qumica e contou um pouco sobre o incio do PET-EQ. Tendo completado 20 anos de intenso trabalho dedicados, principalmente, graduao do curso de engenharia qumica, o grupo no quer parar cedo! Durante esse perodo, muitos estudantes puderam se desenvolver e desenvolver conhecimento e atividades que fazem deste grupo uma das fortes entidades dentro do curso de Engenharia Qumica. O PET-EQ agradece participao do professor Kaminski e presena de todos os alunos que compareceram ao evento. Estes so apenas nossos primeiros vinte anos de idade. Nosso trabalho no para por aqui!

No ms passado, o grupo PET-EQ aplicou, pela primeira vez com a graduao, o Projeto Meio Ambiente Jovem (PMA Jovem). O sentimento que ficou daquela aplicao do ltimo dia 24 foi um misto de uma certa decepo e muita alegria. O projeto foi aplicado na Escola Municipal Omar Sabbag e, infelizmente, o pblico no passou de 17 alunos. Entretanto, apesar do nmero baixo, aqueles que participaram estavam realmente dispostos a aprender; a participao deles foi incrvel! Obrigado a quem participou e ajudou durante a preparao e aplicao do projeto. Graduandos e Comunidade Escola, obrigado! Sem vocs, o PMA Jovem no poderia ter sido aplicado!

Discusso Filmogrfica
No dia 7 de dezembro, o PET-EQ realizou mais uma Discusso Filmogrfica. O filme visto foi God Bless America e contou com a participao da graduao. O filme conta a histria de Frank, um doente terminal que, cansado de assistir degradao da sociedade em que vive, se aventura em uma misso para livr-la de seus cidados mais repulsivos. O tema do longa rendeu uma boa discusso sobre o progresso (ou no) da nossa sociedade; sobre a superficialidade a que estamos sujeitos e o consumismo desenfreado que est se tornando cada vez mais evidente. O filme agradou muito ao pblico. Alm de ser um momento de descontrao, o objetivo dessas sesses chamar a ateno dos estudantes para problemas e temas alm da graduao, para contribuir com a formao de engenheiros mais conscientes da sociedade em que vivem.

Discusso Literria
O PET-EQ est lendo o livro O Vendedor de Sonhos, de Augusto Cury. Convidamos todos a lerem e a participarem da discusso literria que ser realizada em 2013.

Edio de Dezembro

Pgina 3

Minicurso de BM
O histrico do curso de BM um dos maiores dentre todas as atividades realizadas pelo Grupo PET. Este ano a primeira aplicao foi entre os dias 22 e 30 de maro, contando com a participao de 26 alunos do curso entre o 2 e 6 perodos. Alm de uma introduo ao Microsoft Excel, o curso abrangeu o balano de massa com e sem reao, com reciclo, purga e bypass e com mltiplas reaes. O minicurso teve resposta muito positiva, j que 87% dos participantes avaliaram o curso como sendo timo. J no segundo semestre do ano, entre os dias 12 e 21 de novembro, o minicurso foi aplicado novamente. Participaram 27 alunos e, assim como nas outras edies, obteve-se uma resposta excelente: 89% deles avaliaram o curso como timo.

ENAPET
Dentre os eventos que o PET-EQ da UFPR participa est o ENAPET - Encontro Nacional dos grupos PET. Este ano, o grupo foi at So Lus do Maranho para participar do XVII ENAPET - Educao Tutorial novos rumos, novas fronteiras, que aconteceu entre os dias 22 e 27 de julho na UFMA. O encontro contou com mesas redondas, grupos de discusso (GD) e trabalho (GT), encontro de petianos e de tutores, encontro por reas e apresentaes de trabalhos, alm de apresentaes culturais. Nas mesas redondas foram colocados em discusso a universidade e o ensino brasileiro, alm da atuao do PET nesse contexto. Entre os assuntos discutidos nos GDs e GTs, estiveram: movimento e assistncia estudantis, mobilidade acadmica, extenso universitria, padronizao dos eventos PET, identidade, gerenciamento, portaria e avaliao dos grupos PET. Os pontos levantados nessas discusses foram levados assembleia geral no ltimo dia do evento. O encontro por reas - Engenharias - foi o local para a troca de experincias, dificuldades e superaes entre os grupos relacionados rea de engenharia vindos de todo o Brasil. Foi um momento muito interessante para o grupo PET-EQ avaliar suas atividades e ter ideia de novas. Por ltimo, o grupo apresentou seu trabalho Projeto Meio Ambiente Jovem - junto com demais grupos da regio Sul, Sudeste e Nordeste e foi premiado como melhor trabalho na rea de Engenharias - modalidade oral. O grupo agradece a todos que participaram desta conquista e espera continuar melhorando!

RETROSPECTIVA 2012
Para fechar este ano de 2012, o PET resolveu fazer esta edio especial, apresentando algumas das mais importantes atividades realizadas neste ano.

Renovao do PET-EQ
Ao longo de 2012 a cara do PET mudou bastante: inauguramos um logotipo; reformulamos nossa home page, passando a usar um blog; lanamos um jornal eletrnico mensal; tivemos um processo seletivo para novos petianos e outro para tutor no comeo do ano e, agora, estamos passando por mais um processo seletivo para seleo de novos petianos. Sobre a renovao de nossas atividades, podemos mencionar o minicurso de ASPEN (aplicado na SAEQ) e a realizao, com a graduao, do PMA Jovem. Todas essas novidades esto transformando nosso grupo e estamos nos aproximando cada vez mais dos estudantes e tambm da comunidade docente.

Pgina 4

PURGA News

Visitas Tcnicas

Com o intuito de complementar a formao, motivar o aprendizado e mostrar na prtica com o que o Engenheiro Qumico trabalha, proporcionando um contato um pouco mais direto com a nossa futura profisso, o PET-EQ realiza todos os anos, desde 2007, as Visitas Tcnicas. Em 2012 as indstrias visitadas foram: Germer Porcelanas, Usina Eltrica a Gs (UEG Araucria), Nordeste Alimentos, Iguau Celulose, Grupo Boticrio e Yser Resinas. Mais de 70 participantes estiveram presentes. Gostaramos de agradecer s empresas por nos proporcionar a oportunidade, graduao pela grande procura e participao e a todos os envolvidos na atividade: Muito obrigado!

PMA
O Projeto Meio Ambiente (PMA), que ocorre desde 2006, foi realizado no primeiro semestre de 2012 na Escola Municipal Marumbi. A aplicao foi, mais uma vez, um sucesso. As atividades desenvolvidas no dia encantaram crianas e os adultos! Neste ano, o projeto contou com a intensa participao da graduao do curso de Engenharia Qumica e o grupo PET-EQ gostaria para aproveitar o momento para agradec-la!

Projeto 5s - Labenge
O Projeto 5S um projeto de reforma e melhoria do Labenge (Laboratrio de Engenharia Qumica) realizado em conjunto por trs das entidades estudantis de Engenharia Qumica (PET, EJEQ e DAEQ). O 5S uma metodologia japonesa com a finalidade de manter/tornar ambientes de trabalho limpos e organizados. O projeto teve incio em maro de 2012, e parou em setembro de 2012, devido ao retorno das aulas. No entanto, os membros ainda continuam trabalhando na parte didtica, que consiste na elaborao de placas informativas sobre os experimentos de cada disciplina. O projeto foi timo para aproximar essas entidades do curso, bem como os membros do projeto, que so: Caio Fernandez Cordeiro, Carolina Lopes, Felipe Ribeiro, Guilherme Teixeira Xavier, Lucas Fernandes, Mariana Jorba Sainz, Patrcia Heyder, Paulo H. A. dos Santos (coordenador do projeto), Ramon Becker, tendo contado tambm com a participao de outros alunos da graduao.

Edio de Dezembro

Pgina 5

PEM
No ano de 2012 tambm aconteceu o Projeto Ensino Mdio (PEM), que tem como um dos objetivos levar o curso de Engenharia Qumica para os jovens do segundo e terceiro ano para que eles possam conhecer o curso e principalmente incentiv-los entrar na universidade. Motivados a melhorar a graduao, tirar dvidas sobre a nossa futura profisso alm de chamar mais pessoas para prestar o vestibular para o curso de Engenharia Qumica, o PET-EQ realizou ao longo deste ano aplicaes do PEM em trs diferentes instituies de ensino em Curitiba, como escolas e cursos pblicos preparatrios para os vestibulares. Todas as aplicaes foram bem sucedidas atingindo um pblico de 190 estudantes que se mostraram bastante animados para solucionar as dvidas no somente sobre nosso curso e sobre as reas da engenharia, mas tambm sobre o vestibular em si. J o quarto ano consecutivo que est sendo aplicado e se mostrou eficiente em todas as aplicaes e sempre foi recebido de forma positiva pelos vestibulandos.

CinePET
No dia 29 de Fevereiro o PET-EQ realizou, durante a recepo dos calouros, o Cine-PET. Com o intuito de inovar e fazer uma atividade diferente com os calouros, aproximando-os do PET, assistimos o filme: Curtindo a vida adoidado. Este foi escolhido especialmente devido a sua mensagem de que ter responsabilidade importante, porm tambm necessrio aproveitar a vida. O publico gostou bastante do filme, contribuindo para o sucesso de mais uma atividade do PET.

Charge do ano

Frase do ano S se sinta digno de suas asas se as utilizar para fazer os outros voarem.
Augusto Cury

Contato
http://petequfpr.blogspot.com/ petequfpr@gmail.com 3361-3193

S-ar putea să vă placă și