Sunteți pe pagina 1din 15

CURSO: GESTO EM TECNOLOGIA DA INFORMAO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I E II

RELATRIO COOPAPEL COOPERATIVA DE PRODUO DE PAPEL DA PARAIBA LDTA.

CAMPINA GRANDE PB Abril 2012

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR I E II GESTO EM TECNOLOGIA DA INFORMAO

RELATRIO COOPAPEL COOPERATIVA DE PRODUO DE PAPEL DA PARAIBA LDTA.

Nome: Samuel Bezerra de Melo Curso: Gesto em Tecnologia da Informao Semestre: Primeiro Monitora: Geane

CAMPINA GRANDE PB Abril - 2012

RESUMO

Fundada em 16 de Maro de 2011 na cidade de Campina Grande/ PB, com iniciativa de continuar no mercado uma grande marca, ela tinha como objetivo garantir a empregabilidade de mais de 150 pessoas. A Coopapel uma Cooperativa de Produo de Papel, atende a muitos estados da regio nordeste, com intuito de expandir para outras regies do Brasil, tem uma tima relao com seus clientes e cooperados, procurando sempre colocar em primeiro lugar a tica profissional. Ao analisar a Coopapel, percebe-se que tem objetivos direcionados para a qualidade dos seus servios proporcionando uma viso que se equipara com as empresas de grande porte que atuam no ramo de produo e comercio de papel higinico, oferecendo preos acessveis e tratamento diferenciado para com seus clientes. Esta pesquisa teve como levantamento acerca dos dados da cooperativa e como se faz necessrio a sua funcionalidade e as tecnologias utilizadas para atender a populao com foco na qualidade dos produtos vendidos.

Palavras chave: Empregabilidade, tica, qualidade, papel, expandir, clientes, foco.

Sumrio
Resumo ...................................................................................................................................... 3 Introduo ................................................................................................................................. 5 1.0 Estatstica ............................................................................................................................ 6 1.1 Modelo de Grfico Estatstico ................................................................................. 6 2.0 Comunicao Aplicada ...................................................................................................... 7 3.0 Princpios de Sistemas de Informao .............................................................................. 8 3.1 Modelo do Sistema utilizado na Coopapel .............................................................. 8 4.0 Organizao de Computadores ....................................................................................... 10 5.0 Desenvolvimento Sustentvel .......................................................................................... 10 6.0 Fundamentos de Sistemas Operacionais ........................................................................ 11 Concluso ................................................................................................................................ 12 Referncias .............................................................................................................................. 13

Introduo Este projeto tem o objetivo de aplicar os conhecimentos tericos adquiridos durante as disciplinas em uma empresa real, como forma de coletar as informaes necessrias para o desenvolvimento do projeto. A empresa escolhida foi a Coopapel Cooperativa de Produo de Papel da Paraba Ltda. voltada para fabricao de Papel higinico da marca Vison que atua no mercado 50 anos neste mesmo segmento. Coopapel pretende proporcionar mais opes aos clientes, diminuir o seu preo final e buscar novos produtos visando a excelncia na produo e comercializao de produtos para higiene pessoal, preservando o meio ambiente, superando as expectativas dos clientes e dobrando seu faturamento. O produto principal o papel higinico Vison que possui grande aceitao no mercado, devido qualidade do papel, seu preo acessvel e facilidade na entrega, a marca j conhecida e aceita no mercado. A descrio dos elementos de comunicao aplicada e a organizao dos computadores, a importncia da informtica para o sistema organizacional da cooperativa e as tcnicas que so utilizadas por ela, a identificao da utilizao de um dos contedos estatsticos utilizado em algum planejamento ou controle da empresa.

1.0 Estatstica As mudanas significativas que ocorrem em vrios setores da cooperativa so medidas atravs da estatstica com atualizao de grficos que representem preos e produtos e o consumo dos mesmos e exponha os percentuais da qualidade dos servios oferecidos. atravs desse mecanismo que possvel estabelecer comparaes entre as variaes determinando a diferena entre os diversos pontos de vendas, sendo utilizado tambm no campo da pesquisa de mercado favorecendo o potencial da empresa no mercado e aponta analiticamente a sua produtividade. Estatstica ajuda na cooperativa a auxiliar em tabelas e grficos, que facilitam a compreenso visual dos clculos matemtico-estatsticos que lhes deram origem.

1.1 Modelo de grfico estatstico da Coopapel.

Demonstrao do faturamento do inicio das atividades (perodo de Junho/2011 Dezembro/2011).

Perodo 2011
2,000,000.00

1,500,000.00 EVOLUO

1,000,000.00

500,000.00

TOTAL POR MS

JUNHO 532,550.36

JULHO 688,368.26

AGOSTO 1,544,332.08

SETEMBRO 1,202,687.04

OUTUBRO 1,323,851.25

NOVEMBRO 1,640,471.59

DEZEMBRO 1,808,780.50

Demonstrao do faturamento atualmente (perodo de Janeiro/2012 Maio/2012).

Perodo 2012
2,500,000.00 2,000,000.00 EVOLUO 1,500,000.00 1,000,000.00 500,000.00 TOTAL POR MS JANEIRO 1,536,993.43 FEVEREIRO 1,749,742.17 MARCO 2,080,407.13 ABRIL 1,888,399.91 MAIO 1,419,619.98

2.0 Comunicao Aplicada A comunicao aplicada uma via de mo dupla, acontecendo quando duas ou mais pessoas conseguem enviar e entender e receber as mensagens utilizando cdigos similares obtendo xito na mensagem, tambm ocorrendo no sentido inverso o receptor envia um feedback para o emissor fazendo a compreenso da mensagem. A comunicao na cooperativa ocorre verbalmente entre os cooperados, utilizando principalmente a telefonia mvel, correios eletrnicos, e-mails corporativos, treinamentos, cursos, quadro de aviso e reunies. E com os clientes, na maioria das vezes, a comunicao se da basicamente por email. A Comunicao, hoje, tida com um fator decisivo para a imagem das empresas no mercado. Uma estratgia bem elaborada permitir transformar as orientaes do planejamento de marketing em aes de Comunicao eficazes e concretas. Portanto podemos afirmar que os meios de comunicao proporcionam uma nova perspectiva na realidade social de causas e efeitos no desenvolvimento do comportamento humano. O processo de comunicao com suas diversas formas utilizado nas empresas como componentes de se comunicar e expor os seus produtos e servios ofertados, fazendo uma analogia entre a comunicao aplicada e a cooperativa pesquisada fcil reconhecer a aplicabilidade no andamento das aes da Coopapel, onde h interao com as pessoas, fortalecendo a realizao de trocas de informaes.
7

3.0 Princpios de Sistemas de Informao

Quando se ouve em Sistema de informao, logo podemos apontar todos os processos relacionados a informaes. A tecnologia de hoje nos proporcionou um enorme conforto organizao de uma empresa, onde existem softwares que compilam as informaes processadas e mostram atravs de relatrios. Voltada principalmente para o gerenciamento dos processos e servios pela empresa fornecida. As empresas de hoje, principalmente as empresas de mdio e grande porte, onde envolve centenas de usurios e funcionrios, que em suas atividades so enquadradas na estrutura de um organograma muito bem distribuda onde ocorre o risco de passarem por situaes ocultas. Muitas vezes as empresa no monitoram um fator importantssimo. A comunicao entre departamentos. A falta de interesse entre departamento acaba criando uma ameaa para prpria empresa. Existem situaes onde processos no tm andamento por conta de um departamento ou setor que bloqueia o andamento de qualquer processo, ai que vem a comunicao. Deve se ter a viso do problema que isso ocorrer, onde muitas vezes no h essa preocupao. O sistema de informao assumiu um papel de fundamental importncia no desempenho do processo de atividades a TI, elevando o desenvolvimento necessrio na organizao. A utilizao do software na cooperativa favorece a aquisio desnecessria de produtos qumicos, matria-prima e vendas sem prejudicar o abastecimento e com isso proporcionam a reduo de perdas, alavancando um controle de entrada e sada de mercadoria. A cooperativa operacionaliza por um sistema de informtica que dinamiza sua funcionalidade principalmente no arquivo de dados e informaes, atuando como uma ferramenta no clculo e na gesto administrativa da Coopapel.

3.1 Modelo do sistema utilizado na Coopapel


Tela principal / Digitao de Notas Fiscais (Sistema Max ECV Produzido pela Mult Sistemas).

Tipos de documento (Notas Fiscais).

Digitao da Nota Fiscal.

Seleo de condio de pagamento.

10

Relatrio Analtico de Venda (Movimentaes de Notas Fiscais).

11

4.0 Organizao de Computadores Organizao de um Computador onde, por definio, considera-se: computador - como sendo uma mquina eletrnica, capaz de solucionar problemas atravs da execuo automtica de instrues que lhe sejam previamente fornecidas hardware - constitudo pelos circuitos eletrnicos que compem o computador e que o torna capaz de reconhecer e executar um conjunto limitado de instrues simples. software - constitudo pelo conjunto de programas necessrios para tornar o hardware til e operacional. programa - como sendo uma pea de software constituda por uma sequncia de instrues que descrevem ao computador como executar uma determinada tarefa. linguagem de mquina - constituda pelo conjunto bsico de instrues que so reconhecidas pelo hardware e, para a qual todo programa precisa ser convertido para que possa ser executado. tradutor - um programa que converte outros programas para a linguagem de mquina. Pode ser de trs tipos: montador (para a linguagem assembly), interpretador (traduo e execuo passo a passo) e compilador (traduo e execuo em fases distintas).

5.0 Desenvolvimento Sustentvel

O desenvolvimento sustentvel j faz parte das operaes da Coopapel, pois todos os processos desde a compra da matria-prima que vem de centros de reciclagens, empresas privadas e outras cooperativas, passa por um processo de separao, qualidade, processo industrial e qumico tornando o papel reciclado apto para a fabricao do papel higinico. Investimentos em equipamentos modernos que viabiliza diminuir o desperdcio da matriaprima, gua, energia entre outros utilizados na produo, bem como os impactos causados no meio ambiente. A meta da Coopapel para os prximos anos se tornar uma modelo de desenvolvimento sustentvel para as empresas da regio, mostrando que pode obter xitos na produo dos produtos sem causar danos natureza.

12

6.0 Fundamentos de Sistemas Operacionais

O sistema operacional o sistema que administra o computador como um todo, pois ele quem recebe as ordens do operador e o auxilia a executar as tarefas. Ele possui trs funes triviais, entrada (recebe as informaes que sero processadas), processamento ( a execuo da tarefa solicitada) e sada (etapa final da execuo). No gerenciamento de entrada e sada, praticamente tudo o que for solicitado no computador, diz respeito aos dispositivos de entrada e sada de informaes, no sistema operacional de rede da empresa, na parte do gerenciamento da empresa utiliza-se o CPD que um sistema de coleta de dados. A tecnologia uma ferramenta fundamental no desenvolvimento dos trabalhos da Coopapel que utiliza no controle dos estoques, controle de venda dos produtos, controle de entrega da mercadoria,
Sistema operacional tem duas funes no relacionadas: estender a mquina e gerenciar recursos. Como mquina estendida, o sistema operacional oculta verdade do programador sobre o hardware e apresenta uma viso simples e agradvel. Ele protege o programador do hardware do disco e apresenta uma interface orientada a arquivos simples, e tambm oculta muitos detalhes desagradveis relacionados ao nvel inferior. (TANENBAUM. 2002)

controle produo para cada cooperado, na verificao da situao financeira da

cooperativa entre outros.

13

Concluso

Ao longo do estudo elaborado, foi observado que a Coopapel Cooperativa de Produo de Papel da Paraba Ltda., conta com uma organizao na composio do seu quadro funcional, destacando-se no mercado pela qualidade de atendimento e informao. A empresa em geral bem administrada e gerenciada, tendo poucos erros em seus processos. Portanto, os dados expostos nesta pesquisa tm como objetivo fazer um paralelo entre os contedos estudados em sala de aula e a aplicabilidade no campo empresarial, demonstrando com clareza o que ocorre entre cliente e empresa visualizando a oferta e demanda como tambm sua atuao no desenvolvimento financeiro do estado. A cooperativa precisa efetuar mais treinamentos para todos os cooperados, na rea administrativa dessa forma a Coopapel ir se tornar mais informatizada e assim melhorar o desempenho de todos e aumentar a sua produtividade.

14

Referncias Planejamento Estratgico de Tecnologia da Informao Coopapel Cooperativa de Produo de Papel da Paraba Ltda. Setores da Cooperativa Comercial e Vendas, Financeiro, Faturamento, Compras, Departamento Pessoal, Produo, CPD e Almoxarifado.

15

S-ar putea să vă placă și