Sunteți pe pagina 1din 7

ELETROQUMICA

ARAUJO, Laura Maia1 CORNELIO, Everton Saulo Strambi FAGUNDES, Anna Laura de Castro

RESUMO: O foco da aula prtica de eletroqumica foi observa a espontaneidade de reaes de oxidao e reduo, bem como montar uma Pilha de Daniell de zinco e cobre e reconhecer os produtos da reao de eletrolise.Para isso a prtica foi dividida em 3 partes em que, na primeira verificou-se a oxidao de um prego de ferro ao ser colocado em soluo de cobre(II). Alm disso, observou-se que quando uma barra de cobre mergulhada na soluo de zinco(II) no ocorre reao pois o potencial resultante da reao possui valor negativo, caracterizando assim uma reao no espontnea. A segunda parte consistiu na montagem da Pilha de Daniell que um bquer continha a soluo de cobre(II) junto de uma placa de cobre e no outro bquer foi posto a soluo de zinco(II) junto de uma placa de zinco. O circuito que teve como ponte salina um tubo em U preenchido da soluo de KI foi fechado por um voltmetro conectado as placas confirmando assim, o valor terico da diferena de potencial da pilha 1,1V com o valor experimental mostrado no voltmetro 1,06V. Na terceira parte pratica foi ligada uma bateria nos extremos do tubo em U preenchido da soluo de KCl provocando assim uma eletrlise na qual a gua liberava H2 no ctodo e no nodo era formado I3- de cor marrom. Alm disso notou-se que a soluo tornouse rsea na parte superior do catodo ao adicionar-se fenolftalena neste extremo devida a formao da base KOH enquanto no outro extremo ao adicionar amido observou-se que a soluo tornou-se mais escura.

PALAVRA-CHAVE: Potencial de reao, Pilha de Daniell, eletrlise.


1

Graduandos do 1 perodo do curso de QumicaBacharelado, da Universidade Federal de Minas Gerais. Prof. Orientador :RochelMonteiroLago.

1.INTRODUO

A Eletroqumica a parte da qumica que estuda a relao entra a corrente eltrica e as reaes qumicas de transferncia de eltrons (reaes de xidoreduo).H dois casos de particular interesse para a Eletroqumica sendo o primeiro deles o emprego controlado de reaes espontneas de xido-reduo para gerar corrente eltrica. o que acontece nas pilhas e baterias.

Denomina-se cela (ou clula) galvnica (ou voltaica) um dispositivo no qual a ocorrncia espontnea de uma reao de xido-reduo permite a gerao de corrente eltrica.Como a primeira cela galvnica, construda por Alessandro Volta, era uma pilha de discos metlicos intercalados, uma cela galvnica tambm, costuma ser denominada pilha. As pilhas atuais no tm mais o aspecto de uma pilha, mas mantm esse nome. O termo bateria, por sua vez, reservado para a associao de duas ou mais pilhas.

As celas galvnicas so denominadas de celas eletroqumicas. Do ponto de vista didtico, uma das celas galvnicas cujo funcionamento mais simples de se entender a Pilha de Daniell, construda pelo cientista ingls Jhon F. Daniell. Ele idealizou um sistema formado por dois eletrodos, um de cobre e outro de zinco,ligados por um fio condutor e mergulhados em solues aquosas (1 mol.L -1) que contm os seus respectivos ons. As solues mais utilizadas so CuSO4 e ZnSO4. O esquema que representa a Pilha de Daniell esta representado na figura 1.

Figura 1- Clulagalvnica da Pilha de Daniell.

Os eletrodos de uma pilha so chamados de plos e recebem nomes de ctodo (plo positivo, eletrodo em que ocorre o processo de reduo) e nodo (plo negativo, eletrodo em que ocorre o processo de oxidao). As duas solues so separadas por uma ponte salina, e ao fio externo ligado um galvanmetro, capaz de registrar a diferena de potencial e a intensidade de corrente do sistema.

Um segundo caso de interesse da Eletroqumica o uso da corrente eltrica (gerada, por exemplo, por uma cela galvnica) para forar a ocorrncia de uma reao de xido-reduo que no ocorre espontaneamente, mas que de interesse prtico.Uma reao que ocorre de forma no-espontnea de xidoreduo denominada de eletrlise, ou seja, o fenmeno inverso ao ocorrido na pilha.Na eletrlise o ctodo o plo negativo e o nodo o plo positivo. Os eltrons em uma eletrlise podem ser inertes, quando no tomam parte da reao, ou ativos, quando participam da reao. E o dispositivo em que esse processo ocorre chamado de clula eletroltica, tambm denominado clulas eletroqumicas.

2.PARTE EXPERIMENTAL

A prtica foi dividida em trs partes experimentais em que na primeira limpou-se um prego de ferro com o auxilio de uma palha de ao e logo aps submergiu-se o prego na soluo de cobre(II). O procedimento foi analisado cautelosamente, procurando observar evidncias de transformaes para que posteriormente fosse escrita a equao que descreve o fenmeno. Foi observando tambm nesta parte o sistema de uma lamina de cobre submersa em uma soluo de zinco(II).

A segunda parte props a montagem da Pilha de Daniell de cobre e zinco. Para isso foi colocado em um bquer 25 mL da soluo de sulfato de cobre(II) na concentrao de 1,0 mol.L-1 e uma lamina de cobre metlico, no outro bquer foi colocado 25 mL da soluo de 1,0 mol.L -1 de sulfato de zinco(II) junto de uma lamina de zinco metlico. Foi preparada uma ponte salina em uma tubo em formato de U preenchido pela soluo de KCl e algodo nas extremidades de modo com que no entrasse bolhas de ar. Aps a montagem do sistema o circuito foi fechado por um voltmetro conectado nas laminas de modo com que o eletrodo de zinco fosse ligado ao terminal negativo e o eletrodo de cobre ao terminal positivo. A leitura da diferena de potencial foi feita no voltmetro e posteriormente comparada com o valor terico. Na terceira parte pratica ocorreu uma eletrlise que utilizou um tubo em U com a soluo de KI na concentrao de 0,5 mol.L-1 e dois eletrodos de carbono (grafite) ligados a uma bateria imersos em cada extremidade do tubo. A bateria foi ento ligada e aguardado 3 minutos para observar e anotar o ocorrido bem como identificar o ctodo e o nodo do sistema. Feito isso, foi adicionado em ambos os extremos uma gota do indicador de fenolftalena e observado o resultado. Posteriormente foi adicionado nos dois extremos uma gota de disperso de amido e analisado o ocorrido.

3.DISCUSSO DOS RESULTADOS

Na primeira parte da pratica observou-se que a soluo de cobre(II) de colorao azul claro provocou uma oxidao no prego de ferro que, inicialmente apresentava brilho metlico da cor prateada, tornando-o de enferrujado com cor laranjada. A reao realizada pode ser representada de forma reduzida por: Fe+2+ Cu (Reao 1)

Fe

+ Cu

Observa-se que a reao ocorreu devido o potencial de oxidao do ferro ser +0,44 V e o potencial de reduo do cobre igual a +0,34 V o que sugere que a reao espontnea uma vez que o potencial da reao possui valor positivo igual a +0,78 V. O mesmo porm, no ocorre se for colocado uma lamina de cobre na soluo de zinco(II) pois, o potencial da reao passa a ter valor negativo de -0,78 V caracterizando que a reao no ocorre espontaneamente.

Na segunda parte da pratica foi observado a diferena de potencial terico e experimental da reao 2 (representada abaixo) em uma Pilha de Daniell. Para isso, foi feita a leitura de 1,06 V do voltmetro que conectava as laminas e observado que o valor encontrado estava bastante prximo do esperado de 1,1 V. Zn+2+ Cu (Reao 2)

Zn

+ Cu

O valor terico foi calculado com base de que o potencial de oxidao do zinco de +0,76 V e o potencial de reduo do cobre de +0,34 V. Observou-se que no nodo a lamina de cobre com o tempo escurecia devido a deposio de cobre enquanto no ctodo a lamina de zinco era corroda.

Na terceira parte da pratica foi realizada uma eletrlise que provocou no ctodo a liberao de bolhas do gs H2 e no nodo a formao de I2 que se combinava com o on I- presente na soluo formando o on I3- de cor marrom. Observou-se que no ctodo ao adicionar o indicador de fenolftalena a soluo tornou-se rosa pois, neste extremo estava sendo formada a base KOH. No outro extremo ao

adicionar amido observou-se que a soluo tornou-se mais escura uma vez que, o amido oxida iodetos com facilidade. As reaes ocorridas esto representadas abaixo: H2O H++ OH OH +K I3KOH (Reao 3)

(Reao 4) (Reao 5)

+ I2

4.CONCLUSO

Os

resultados

obtidos

na

prtica

permitiram

aplicar

comprovar

os

conhecimentos prvios sobre a eletro qumica em ambas as partes experimentais. Na primeira notou-se que de acordo com a terica um reao s ocorre

espontaneamente caso o potencial da reao tenha um valor positivo. Na segunda parte foi evidenciado que o valor terico de 1,1 V para a diferena de potencial da Pilha de Daniell de zinco e cobre prximo do valor medido pelo voltmetro de 1,06 V. Na terceira parte da pratica foi evidenciada uma eletrlise na qual a gua liberava H2 no ctodo e no nodo era formado I3- de cor marrom. Notou-se que a soluo tornou-se rsea na parte superior do catodo ao adicionarse fenolftalena neste extremo devida a formao da base KOH enquanto no outro extremo ao adicionar amido observou-se que a soluo tornou-se mais escura. Com isso, observou-se que o experimento atingiu, assim, seu objetivo de estudar a espontaneidade das reaes de oxi-reduo com base nos potenciais de oxidao e de reduo dos reagentes, bem como identificar os produtos de uma eletrlise.

5. REFERNCIAS

1- RUSSEL, John B. Qumica geral- volume2.2a ed. So Paulo: Ed. Makron Books LTDA (1994).cap 18.

S-ar putea să vă placă și