Sunteți pe pagina 1din 4

HISTRIA MARXISTA RENOVA E. P.

THOMPSON

Algumas de suas contribuies pertinentes para as discusses tericometodolgicas da sociologia, ou seja, a importncia de a realidade histrica ser compreendida como processo, a categoria experincia como relao entre ser social e conscincia social, a lgica histrica como defesa da necessidade do dilogo permanente entre teoria e evidncias no processo de construo do conhecimento cientfico. Tais contribuies so muito importantes e por Thompson ter sido capaz de desvencilhar-se de uma perspectiva dogmtica do pensamento de Marx e procurado, por meio de suas pesquisas histricas, colocar-se em constante dilogo com esse autor. A formao da classe operria inglesa nessa obra em 3 volumes Thompson analisa o surgimento da classe operria. No prefcio da obra justifica a escolha do ttulo segundo ele adequado a seu propsito. O livro um estudo sobre um processo ativo que se deve tanto ao humana como dos condicionamentos, ou seja, a classe se faz de modo consciente. Para ele, Althusser, o sujeito nada mais do que o suporte das relaes de produo. Assim os indivduos so somente os efeitos da estrutura. O "homem no o senhor de sua prpria histria. A misria da teoria Embora a perspectiva terica de Thompson, bem como o mtodo adotado por ele em suas pesquisas, possam ser encontrados no conjunto de sua obra, em sua crtica ao estruturalismo althusseriano, expressado em A misria da teoria que se encontra, de forma mais sistematizada, a compreenso terico-metodolgica desse autor. So apresentadas questes referentes ao conhecimento histrico e por q eu no dizer, sociolgico. Em A misria da Teoria sua crtica dirigida a Louis Althusser e seu estruturalismo marxista. Assim como a psicanlise "inflou" a noo de sexualidade, o marxismo o da economia, da mesma forma o estruturalismo "inflou" a de estrutura. Declara Thompson. Neste texto, Thompson ergue-se contra o dogmatismo, o ideologismo, o teoricismo e o determinismo presentes, sobretudo, no marxismo althusseriano, o acusa de falta de originalidade e ser extremamente ctico em relao s credenciais epistemolgicas da histria (p.28)

Se ha um "marxismo" do mundo contemporneo, que Marx ou Engels reconheceriam imediatamente como um idealismo, o estruturalismo althusseriano. A categoria ganhou uma primazia sobre seu referente material; a estrutura conceptual paira sabre o ser social e o domina.

Em seguida declara:
No pretendo contrapor, ao paradigma da produo do conhecimento proposto por Althusser, um paradigma universal, alternativo, de minha autoria. Vou acompanhar Althusser um pouco mais, em sua incurso pela minha prpria disciplina. No e fcil faz-lo sem perder a calma, uma vez que as suas repetidas referencias a histria e ao "historicismo" evidenciam seu imperialismo terico em suas mais arrogantes formas. Seus comentrios, em sua totalidade, no revelam nem conhecimento nem compreenso dos procedimentos histricos; isto e, dos procedimentos que fazem da "histria" uma disciplina e no um palavrrio de afirmaes ideolgicas alternativas; procedimentos que lhe proporcionam seu prprio discurso relevante de comprovao.

Teoria. Isto , os conceitos crticos empregados por esses historiadores, cotidianamente, em sua prtica, incluam os de explorao, luta de classes, classe, determinismo, ideologia e de feudalismo e capitalismo como modos de produo, etc. etc., conceitos derivados de uma tradio terica marxista e por ela validados. Ele diz: Isto estranho. Os historiadores no tem teoria. Os historiadores marxistas tampouco tem teoria. A Teoria Histrica, portanto, deve ser algo diferente da teoria histrica marxista. Para Thompsom a histria real e seu conhecimento histrico so coisas totalmente distintas(p.28) Segundo ele, um dos erros cometidos por Althusser foi tratar a teoria como verdade suprema, inquestionvel, utilizar categorias e conceitos de forma rgida; um mtodo em que a realidade ignorada como processo histrico, devendo apenas encaixar-se nos esquemas tericos. Thompson procurou romper e superar um marxismo dogmtico e determinista. A superestrutura a base jurdico-poltica e ideolgica, enquanto a infraestrutura a base econmica. O que acontece, segundo Marx a infraestrutura determina a superestrutura.
Estruturalismo - Mtodo de interpretao dos fatos e relaes sociais como elementos de estruturas relacionais lgicas e inconscientes, cujas diferentes expresses podem ser permutadas com base em modelos conceituais, para a compreenso do conjunto da sociedade.

Infraestrutura so as relaes materiais de produo. a relao dialtica do homem com a natureza atravs do trabalho, no sentido proposto por Engels e

tambm as relaes de produo estabelecidas entre os homens. A infraestrutura estabelece e se interrelaciona dialeticamente com a superestrutura que representa a base ideolgica de um determinado sistema de produo. Assim, a superestrutura so as crenas, o direito, a poltica, a moral, as ideias, a religio, a arte de que justifica e justificada por um determinado sistema de produo.

Assim, em suma, a infraestrutura refere-se a base material das relaes de produo entre homem e natureza e homem e homem (relao proprietrio e proletariado, por exemplo). A estrutura o sistema produtivo (capitalismo). Experincia e cultura na abordagem de Thompson Thompson introduz a categoria experincia e a articula com a cultura. Ao entender a cultura como componente no passivo de anlise histrico-social, Thompson reconhece que a experincia vivida, alm de pensada tambm sentida pelos sujeitos. Thompson recusa a perspectiva althusseriana de tratar a experincia e a cultura apenas no terreno ideolgico. Discorda de que os valores, como expresses culturais, sejam simplesmente impostos pelo Estado, atravs de seus aparelhos ideolgicos.

Thompson parte do princpio da dialtica marxista da historicidade e totalidade de todo fenmeno social, para... que a histria concebida como processo da vida real dos homens e das relaes que estes estabelecem entre si, entre si e a natureza, por meio do trabalho.

Entender um processo histrico buscar, por meio das evidncias histricas, apreender como homens e mulheres agem e pensam dentro de determinadas condies. Compreender o dilogo existente entre ser social e conscincia social. Assim, critica o determinismo presente nas tendncias ortodoxas do marxismo. Thompson advoga que por meio da categoria experincia j que compreende a resposta mental e emocional, seja de um indivduo ou de um grupo social, a muitos acontecimentos relacionados ou a muitas repeties do mesmo tipo de acontecimento(1981, p. 15)

pela experincia que homens e mulheres definem e redefinem suas prticas e pensamentos.
A experincia no espera discretamente, fora de seus gabinetes, o momento em que o discurso da demonstrao convocar a sua presena. A experincia entra sem bater a porta e anuncia mortes, crises de subsistncia, guerra de trincheira, desemprego, inflao, genocdio. Pessoas esto famintas: seus sobreviventes tem novos modos de pensar em relao ao mercado. Pessoas so presas: na priso, pensam de modo diverso sobre as leis. Frente a essas experincias gerais, velhos sistemas conceptuais podem desmoronar e novas problemticas podem insistir em impor sua presena.

S-ar putea să vă placă și