Sunteți pe pagina 1din 1

Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2012 N 4.

527 N E G C I O S & F I N A N A S

Relatrio Reservado
Assinaturas - www.relatorioreservado.com.br. E-mail: atendimento@relatorioreservado.com.br. Tel: (0xx21) 2549-1173 / r: 30 Disponvel para os assinantes na internet.

EDITADO POR INSIGHT ENGENHARIA DE COMUNICAO Editores: Claudio Fernandez . Alexandre Falco Redao: (0xx21) 2509-5399 / Fax (0xx21) 2516-1956 Assinaturas: www.relatorioreservado.com.br / (21) 2549-1173 / atendimento@relatorioreservado.com.br.

Petrobras e White Martins tiram GsLocal da caverna


Resultado do cruzamento de dois mastodontes Petrobras e White Martins, leia-se a norte-americana Praxair , a GsLocal mais tem parecido uma corporao entupida de Stilnox, sonfero de boa cepa. Embora seja a maior comercializadora e distribuidora de gs natural liquefeito (GNL) do pas, nos ltimos anos a empresa entrou em um inexplicvel estado de hibernao, marcado por discordncias entre os scios, reduzidos investimentos, tibieza estratgica e at mesmo um eclipse na mdia. Ao que tudo indica, antes tarde do que nunca, Petrobras e White Martins esto dispostas a mudar este cenrio. As duas empresas esto discutindo uma srie de projetos para dar uma chacoalhada na GsLocal. As medidas inO Grupo Anhanguera pretende se matricular no controle cluem a expanso da planta de liquefao de Paulnia (SP) e a construo de uma segunda unidade similar, agora no Nordeste, que atender tambm s Regies Norte e Centro-Oeste. A meta duplicar a capacidade de processamento da empresa, chegando marca de 800 mil metros cbicos por dia. A frota de carretas criognicas, prprias para o transporte de GNL, tambm ser ampliada. O investimento total deve ficar prximo dos R$ 300 milhes. Procuradas pelo RR, a Petrobras no se pronunciou e a White Martins no retornou o contato. De acordo com fontes da Petrobras, tanto na estatal quanto na White Martins o consenso de que a GsLocal vive uma espcie de ou vai ou racha. A elasticidade das vendas de GNL inverdo MV1, curso pr-vestibular do Rio de Janeiro. Procurados, samente proporcional aos investimentos na distribuio de gs encanado. A prpria Petrobras trabalha com a expectativa de que, em at 15 anos, a malha de dutos das concessionrias estaduais atender a quase todo o territrio nacional. Antes disso, a GsLocal ter de se reinventar para no fenecer. Os controladores da empresa entendem que a sada passa inevitavelmente por acordos com as prprias distribuidoras de gs natural. A GsLocal atuaria de forma complementar s companhias de gs, suprindo grandes clientes, como termeltricas e indstrias. O fator Petrobras pode fazer toda a diferena. Scia de quase todas as distribuidoras de gs natural do pas, a estatal seria o elo para o fechamento das parcerias. o grupo no se pronunciou e o MV1 negou a informao.

Tractebel
A Tractebel, leia-se GDF Suez, scia de Jirau, pretende participar da licitao de duas das hidreltricas do rio Tapajs. Se no houver uma inesperada mudana no curso das guas, os leiles ocorrero no ano que vem.

Terra rachada
Das duas, uma: ou o presidente da Embrapa, Maurcio Antonio Lopes, tem costas quentes ou se trata de um franco-atirador. O executivo est peitando o mundo para retomar o processo de criao da Embrapa Internacional, a comear pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, que suspendeu o projeto. A causa nobre. Procurados, o Ministrio e a Embrapa disseram que a informao no procede.

Pane seca
A indiana Oil and Natural Gas Corporation (ONGC) ameaa deixar o Brasil. Scia da colombiana Ecopetrol em um bloco na Bacia de Santos, a ONGC no tem conseguido alavancar a operao. Alm disso, j gastou alguns milhes para pagar multas impostas pela ANP por falta de documentao referente a uma plataforma. Procurada pelo RR, a ONGC no se manifestou.

Nike vs. Nike em cartaz no varejo


O presidente da Nike no Brasil, Cristian Corsi, est sentado entre duas torcidas rivais na arquibancada. O problema que ambas vestem a mesma camisa. De um lado, a prpria matriz; do outro, os cada vez mais insatisfeitos revendedores da empresa no mercado brasileiro. O motivo da briga a estratgia de expanso da Nike no Brasil. Corsi, que assumiu o cargo em junho, recebeu a misso de acelerar a abertura de lojas prprias. At o fim de 2014, sero mais seis pontos de venda, nmero que chegar a 12 em 2016. Ao atingir esta meta, a Nike passar a ter Fabricante de sucos prontos, a General Brands quer 42 lojas prprias no pas. Procurada pelo RR, a Nike no retornou o contato. A estratgia cria inexoravelmente um Nike vs. Nike. Cada vez mais, os distribuidores da empresa sero obrigados a competir com a prpria fabricante. Os norteamericanos entram em campo com notrio poderio financeiro e a mais-valia de usar nos letreiros de suas lojas o que talvez seja o maior ativo da companhia: sua prpria marca. Corsi vem tentando fazer um trabalho de persuaso junto Nike do B. Tem disseminado entre os revendedores o discurso do eu ganho, vocs passar uma tarde em Itapo e entrar na produo de gua ganham, baseado no argumento de que as lojas prprias aumentam o recall da empresa e atraem consumidores para o comrcio em geral. A tese no cola. O poder de fogo dos distribuidores da marca relativamente pequeno, mas no de todo desprezvel. Grandes redes varejistas, com maior capacidade de fazer estoques e arbitrar preos, tm flego para comercializar, por um tempo determinado, produtos da Nike abaixo do preo sugerido pela prpria fabricante, fazendo uma espcie de ttica de guerrilha com a empresa. de coco. Deve partir para uma aquisio no Nordeste.

Parceria em dobro
A Sumitomo negocia sua associao fbrica da V&M em Rio das Ostras (RJ), de acessrios para tubulaes. As duas empresas j so parceiras no complexo industrial de Jaceaba (MG).

Saneamento
Trs anos aps uma frustrada tentativa de entrar no Brasil, a japonesa Shoei Kaitaku est novamente vasculhando negcios na rea de saneamento. A especialidade da empresa a montagem e operao de plantas para tratamento de gua de uso industrial.

Copyright Relatrio Reservado - Negcios & Finanas. Todos os direitos reservados. proibida a reproduo do contedo deste jornal em qualquer meio de comunicao, eletrnico ou impresso, sem autorizao escrita. As informaes publicadas neste veculo no exprimem declaraes oficiais das empresas e personagens citados, exceo de circunstanciais afirmaes de carter formal, identificadas pela divulgao entre aspas.

S-ar putea să vă placă și