Sunteți pe pagina 1din 59

Trilha da Realização

Roberto Jacó

1

Capitulo 1 Um excelente atleta possui um treinador extraordinário Capitulo 2 Jesus Cristo é o Centro Capitulo 3 Fé Sadia Capitulo 4 Opositores da fé Capitulo 5 Linguagem Sadia Capitulo 6 O princípio das prioridades Capitulo 7 Projeto Divino Capitulo 8 Uma tarefa de equipe Capitulo 9 Prepare-se para planejar Conclusão A fé que me fez gerar este livro

Capitulo 1 Um excelente atleta possui um treinador extraordinário

O projeto de Deus para nós, certamente, é que sejamos guiados por um processo de mudanças profundas em todas as áreas da nossa vida. Deus quer nos fazer capazes de amá-lo, compreendermos o seu amor e o quanto ele pode realizar em nós e através de nós. Ninguém é capaz de atingir todo o potencial de sua vida a não ser que seja guiado e orientado, como um bom atleta que nasceu pra ser campeão e, por melhor que seja, precisa seguir um treinador. O treinador é aquele que tem a visão maior, que vê mais longe, onde o atleta não pode ver com sua própria visão. Ao passo que cede espaço ao treinador para guiá-lo e fortalecê-lo, o atleta se torna excelente, capaz de usar todo o seu potencial com o fim de ganhar a medalha de honra.

“E acrescentou: ‘Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem se desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção do templo do Senhor(1 Crônicas 28:20).

2

Atingindo seus objetivos

Conheci uma adolescente atleta de Judô com uma habilidade incrível para aquele desporto. Entretanto, nunca conseguia algum resultado em nível nacional, embora sempre se destacasse nos campeonatos menores. Depois de conversarmos um pouco sobre seus treinos, notei que ela treinava Judô e nada mais. A ciência do esporte possui, hoje, uma gama infinita de recursos e tecnologia para aperfeiçoar a capacidade física para o esporte. Nenhum jovem atleta obterá resultados extraordinários sem um treinamento de alto nível. Com pequenos ajustes que fiz na dieta, e incluindo corridas e treino com pesos para músculos específicos, conseguimos pela primeira vez levá-la a um título nacional em sua categoria. Havia um treinamento estabelecido e a atleta cumpriu completamente as ordens. O atleta era a mesma pessoa, mas o treinamento era outro. Logo, juntamos uma pessoa a uma experiência de treinamento que fez dela uma vencedora. Em todo o livro haverá um treinamento prático e no final dele você ficará surpreso com as mudanças em sua vida e se dará conta de

que você mesmo, seguindo a orientação de Deus, criou um planejamento de sucesso para sua vida.

“Quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselheiros se obtém a vitória(Provérbios 24:6).

A

vida é o lugar de atingir o potencial, de crescer, ser treinado, dar

o

melhor de si, permitir-se aprender, ouvir e ouvir muito, antes

mesmo de falar. Para isso, devemos obedecer a quem tem toda a sabedoria, poder e autoridade: o Deus Pai, na pessoa de Jesus Cristo, pelo Espírito Santo. No próximo capítulo, você verá que Ele é

o centro de todas as coisas. Treinador igual não há, e o manual de treino é a bíblia sagrada, a palavra de Deus.

O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam” (Isaías 58:11).

Todos devem sonhar

Viver em busca de um sonho; lutar até ver concretizado aquilo que realmente se quer realizar; atingir um alvo, um objetivo; conquistar coisas, lugares, posições. Esses são assuntos que, para alguns, são reais, mas sem a perspectiva de Cristo. Para muitos, não se referem

à vida de um cristão, por causa de estigmas e paradigmas. E para

outros, são temas meramente técnicos, referentes a empresas ou carreira profissional.

A conquista de um sonho numa ótica da fé cristã, a partir da

obediência a Deus, assim como foi para Abraão e dezenas de outros

exemplos bíblicos, pode e deve ser a perspectiva de todos.

Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei(Gênesis 12:1). "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção(Gênesis 12:2).

O sonho deve ser algo maior que a realidade do presente, um

benefício a ser construído e alcançado em qualquer e/ou em todas

as áreas da vida humana, pois sem aspirações e sonhos não haverá vida saudável.

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos(Hebreus 11:1).

O aprendizado trará os ajustes

Ao estudar os primeiros capítulos, o leitor poderá ajustar seus sonhos à medida que permitir um alinhamento com princípios da vida cristã. Para cada sonho, alvo, meta e tarefa em nossa vida,

3

devemos ter bem claros os propósitos. Estamos neste mundo com o propósito de servir a Deus, principalmente servindo aos outros.

Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós(1 João 4:12).

Decida agora mesmo submeter-se a toda orientação sábia e sadia que receberá através deste livro. Desenvolva o hábito de fazer anotações, responder às perguntas que estão no livro e preencher os campos sugeridos, além de fazer as tarefas recomendadas. Talvez você não tenha o hábito de escrever, mas vença essa barreira agora mesmo. Só assim você verá resultados excelentes.

Oração sugerida

Senhor Deus, eu te escolho como meu treinador principal, e decido ser guiado pelo teu Espírito Santo, através da tua palavra. Assim como um atleta não escolhe seu treinamento, mas em tudo dá ouvidos ao treinador, eu me submeto a tua direção. Em nome de Jesus Cristo em oro a ti.

Responda a estas perguntas agora mesmo, antes de estudar o próximo capítulo.

Você está determinado a sonhar? R -

4

Você entende que precisa ser treinado e guiado por Deus? R - Você quer desenvolver todo o seu potencial?

R -

Releia todos os versículos citados até aqui, antes de ir para o próximo capítulo.

Capitulo 2 Jesus Cristo é o Centro

A palavra de Deus, a bíblia sagrada, é sempre nova, verdadeira e

perfeita. Nunca se torna arcaica ou cai em desuso. Tanto quanto

cremos e nos apropriamos de suas verdades, obteremos todos os seus benefícios.

Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” (Romanos 10:17).

Ouvir a palavra de Deus é mais que ouvir uma mensagem cristã bíblica. Ouvir significa, nesse contexto, “dar ouvidos, atentar, dar crédito”. Ao passo que eu ouço verdadeiramente a palavra, então pela palavra flui a fé, que é dom de Deus. Mesmo aos que já são cristãos, convertidos e convencidos que a salvação está em Cristo Jesus, ainda é necessário OUVIR.

A palavra de Deus é espírito e o espírito não pára de falar; dia após

dia continua a se comunicar com a humanidade sobre sua verdade, sua sabedoria e sua salvação. Nos dias e momentos em que não atentamos para a orientação de Deus, erramos, fracassamos, perdemos saúde, vida, alegria e sabedoria.

5

Um Convite à reflexão

Jesus Cristo é o Centro de toda criação e existência. Nele, por ele e para Ele todas as coisas foram criadas e são sustentadas. A bíblia mostra isso de capa a capa.

Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia(Colossenses

O apóstolo Paulo diz: “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo” (Romanos 10:9)

Há muitos que acreditam realmente que Jesus é filho de Deus e ressuscitou dos mortos, mas Deus nos diz para Crer com aquela fé que vem pela palavra de Deus, e não apenas concordar mentalmente. Também nos exorta a confessar Jesus como Senhor, Rei absoluto, Deus, dono da vida, Autoridade máxima, governador de nosso ser existente, guia do nosso coração, a quem serviremos em qualquer situação e por amor, renunciando tudo que ele pedir, fazendo tudo que ele pedir, amando o que ele ama e aborrecendo ao que ele aborrece.

Esse já é seu relacionamento com o filho de Deus? Certamente, é impossível negligenciar esses princípios fundamentais se quiser seguir rumo às suas conquistas, segundo a vontade do Pai. Deixe o livro por uns instantes e, em oração, determine que toda a sua vida, seu espírito, sua alma e seu corpo sejam totalmente oferecidos ao Senhor Jesus, onde e como ele quiser.

Em Cristo somos agradáveis a Deus

O homem, por si mesmo, não é capaz de ser bom, por mais que tente. Mesmo sendo cristão e possuindo a salvação, não pode gerar vida através de si mesmo. Somente enchendo-se de Deus, do seu Espírito e da vida de Cristo, cada um de nós pode realizar, em todos os âmbitos da vida, coisas agradáveis a Deus. O homem só fará coisas boas se elas vierem direto do coração do Pai. Agarre essa chance! Junte-se a Deus, obedeça a sua palavra, creia nela, rejeite ser bom aos seus próprios olhos. Jesus Cristo, o filho de Deus, tem uma fonte inesgotável de bondade, justiça e retidão e está sempre desejoso de encher-nos dessa fonte.

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva" (João 7:38).

Acima de todo o bem que o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo nos provê, está a própria pessoa Dele, através do Espírito Santo. Depois de recebermos a vida de Cristo, estamos prontos a dizer: se vivemos ou se morremos, se descansamos ou nos afadigamos, se haverá tribulação ou sossego. Em tudo, permaneceremos em Cristo. À medida que cada homem ou mulher confessa a Cristo Jesus como centro de sua vida, entra no Caminho do Pai. À medida que permanece nesse caminho, vê mais luz e aprende mais a Verdade do Filho, até ter toda a Vida no Espírito. A palavra “princípio” vem do Hebraico “bere shit” e possui três significados: cabeça, princípio e filho. Deus constituiu Jesus sobre todas as coisas conforme a sua boa vontade.

Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia” (Colossenses

Quando o homem entrega-se a Jesus Cristo, assume que está morto com ele na cruz. Então desiste da velha maneira de viver. O velho homem morre, é abandonado, sepultado.

Então, a nova vida é viver em Cristo.

6

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gálatas 2:20).

O sangue de Jesus purifica o homem de seus pecados.

Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado(1 João 1:7).

A cruz

de

Cristo o

mantém morto

para

a

natureza do

pecado.

Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado;(Romanos 6:6).

A ressurreição de Cristo me faz nascer para uma vida nova que começa aqui, e não depois da morte.

O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente(João 10:10).

Cristo foi morto e ressuscitou há dois mil anos. No momento em que cremos nele, então morremos com ele, sofremos o efeito da cruz, morremos e ressuscitamos, mas é mediante a fé. Tudo na nova vida é pela fé. Deus é o próprio criador da fé. Nada se fez ou se fará sem fé. Deus não está limitado a nossa contagem de tempo.

7

Para ele tudo é eternidade. No texto abaixo, sabemos toma o lugar de fé.

Pois SABEMOS que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado;(Romanos 6:6) Pois vocês são salvos pela graça, por meio da , e isto não vem de vocês, é dom de Deus;(Efésios 2:8).

A prosperidade como propósito

Muitos cristãos sinceros não compreendem a prosperidade dos filhos de Deus como parte do projeto eterno do Pai. Estigmas baseados no pensamento de que “Jesus era pobre” e “todo cristão tem que viver sofrendo, descanso é só na eternidade,” há seculos confundem a mente de nossa gente. O propósito de Deus é que você tenha um relacionamento íntimo com Ele. Portanto, o caminho da excelência em Deus não está exatamente em tornar-se rico e ser próspero, está nesse relacionamento com Ele, mas riqueza e prosperidade também podem fazer parte da vida de Seus filhos. Não somente na área financeira, mas em todas as áreas da vida. Properidade na profissão, na família, com o conjuge, com os filhos, com os amigos,

como homem ou mulher íntegros, como pessoa que reflete Deus etc. É promessa bíblica. Você pode alcançar tudo isso, mas mediante uma vida de devoção, dependência e amor a Deus.

O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente’’ (João 10:10).

Aleluia! Bem aventurado o homem que teme ao Senhor e se compraz nos seus mandamentos. A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos. Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre. (Sl. 112: 1-3)

"Sujeite-se a Deus, fique em paz com ele, e a prosperidade virá a você(Jó

O Dono de tudo

Você ainda se lembra da palavra “bere shit”? Aquele mesmo efeito causador de toda criação age sobre nós que somos irmãos de Jesus. Ele é o primogênito, mas agora não é mais o filho único. Nosso irmão mais velho nos dá a capacidade de, assim como ele, servir ao Pai em tudo. Quando Deus criou o homem, o fez para ser sua

imagem, seu reflexo, parecido com ele. Logo: saudável, estável e completo. Ou seja, PRÓSPERO. Com o pecado nós perdemos isso. Passamos a viver em desarmonia total. A riqueza contrasta com a violência e com a miséria; recursos humanos inesgotáveis e ciência não resolvem o problema da fome e das doenças. Um mesmo ser humano pode se tornar milionário e perverso. Pode ser um médico excelente e assassino da própria familia, ou, ainda, um empresário e viciado em drogas. Até pode ser religioso, o que na verdade só o torna idólatra. Graças a Deus, não estamos abandonados. Jesus Cristo nos trouxe a vida. A partir de Cristo, todos os que o conhecem podem desfrutar da sua plenitude. Jesus será o Senhor dos seus pensamentos, vontades, ações, planos, empreendimentos,investimentos etc. Ele nos dá a capacidade de recuperar a imagem de Deus e seu propósito.

Se Ele é Senhor dos meus planos, como posso ser um fracasso?

Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem- sucedidos(Provérbios 16:3).

Se Ele é Senhor de todos os meus pensamentos, como posso seguir os pensamentos impuros?

8

Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo” (2 Coríntios 10:5).

Se Ele é Senhor do meu trabalho, profissão ou negócio, como posso viver na miséria?

Então o Senhor, o seu Deus, abençoará o que as suas mãos fizerem, os filhos do seu ventre, a cria dos seus animais e as colheitas da sua

terra(

)”

Se Ele é o Senhor da minha família, como posso tê-la em ruínas?

"Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa" (Atos 16:31).

Oração sugerida

Deus e Pai, eu creio no teu filho Jesus Cristo e disponho na minha vida, a primazia, o centro e o princípio de tudo em mim, para viver segundo sua vontade e assim cumprir os teus propósitos. Não só creio naquilo que Jesus Cristo fez por mim, mas também que eu morri com Cristo na cruz, e agora ofereço-me como servo. Usa-me nessa terra segundo a tua vontade.

9

Responda a estas questões agora mesmo, antes de estudar o próximo capítulo:

Quem é o centro da sua vida?

R-

Como é possível agradar a Deus?

R-

Para que Deus criou o homem e a mulher?

R-

Releia todos os versículos citados nesse capitulo, antes de ir para o próximo.

Capitulo 3

Fé Sadia

Deus, o Pai, em sua infinita sabedoria, colocou em nós o potencial para recebermos dele a fé, que é um dom, a fim de sermos salvos, libertos, curados, prósperos, firmes e estabelecidos em toda a plenitude de Cristo. Gosto de pensar na fé como a energia que vai do interruptor até a lâmpada: mesmo com toda a instalação elétrica completa, com fios, lâmpada e interruptor, se não houver energia, não haverá luz. Deus nunca falha, e a nossa responsabilidade é mantermos a fé enquanto nos ajustamos a Ele. Alguns reclamam dizendo que não têm fé e dizem que, por isso, não vivem felizes. Neste caso, basta decidir ouvir, declarar e receber a fé que vem da palavra de Deus. Ninguém jamais poderá reclamar que não recebeu uma porção de fé, pois Deus a dá a todos, mediante a pregação do evangelho.

Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo(Romanos 10:17).

10

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam(Hebreus

Quando decidimos crer com todo o coração em tudo que a palavra de Deus diz, passamos a receber muito mais bênçãos, que nos são entregues por direito. Deus disponibilizou um número de bênçãos incontáveis para seus filhos e, assim como foi com a benção da salvação, entregue mediante a fé, serão todas as outras bênçãos que Deus tem para os seus. O texto a seguir diz que ele já nos abençoou com essas bênçãos. Então, com fé e sem duvidar, podemos ir até o depósito de bênçãos de Deus para sacar aquilo que já é nosso.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo(Efésios

A fé vem de Deus e agrada a ele que eu me estabeleça nessa fé, ou seja, que eu creia, que eu me firme, que eu fique confiante, convicto e não volte atrás. Se a fé agrada a Deus, então a responsabilidade não está nele e sim em nós.

Siga um Herói

Todo mundo já ouviu a História da Arca de Noé, mas poucos são os que meditam na profunda fé daquele homem. Não há nada parecido em toda a história da humanidade. Depois que Noé teve seus três filhos, Deus o avisa que vai destruir a humanidade com um dilúvio, e ordena que Noé construa uma Arca bem grande. Se você ler o texto, vai ficar impressionado com as especificações da arca. Hoje já existe uma réplica exatamente igual à Arca de Noé, tornando possível a nós não apenas imaginar, mas ver cada detalhe daquilo que Noé fez primeiro. Não sabemos precisar quanto tempo Noé demorou em construir a Arca, mas sabemos que não havia serra elétrica naquele tempo e, ao que tudo indica, essa construção demorou de 50 a 100 anos para ser concluída.

Aos 500 anos, Noé tinha gerado Sem, Cam e Jafé. Gênesis 5:32 Noé tinha 600 anos de idade quando as águas do Dilúvio vieram sobre a terra” (Gênesis 7:6).

Ora, Noé passou todo esse tempo pregando a justiça de Deus contra o pecado. Imaginem quantos disseram que ele estava louco. Não foram alguns meses, não foram cinco ou dez anos. Foram, no mínimo, cinqüenta anos, e não havia nenhum sinal daquilo que Noé

esperava nem nunca tinha se ouvido falar que houve algum dilúvio na Terra. Nem mesmo Noé tinha alguma base natural para acreditar

ele fez tudo como o Senhor lhe tinha ordenado” (Gênesis

Não havia naquele tempo sequer um livro que relatasse os feitos de Deus, apenas sua fidelidade. Hoje nós contamos com toda a história bíblica, a antiga aliança, a vida de Cristo na Nova Aliança, inúmeros testemunhos, oito mil promessas que dizem respeito a todos que creem em Jesus Cristo e o Espírito Santo habitando dentro da vida do cristão. Então, não há porque duvidar! Noé arriscou 100 anos de sua vida em prol de uma promessa, investindo uma fortuna na construção de um projeto. Talvez todos os seus recursos foram empenhados na Arca.

naquilo. Mas

Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé” (Hebreus 11:7).

Eu confio no meu Pai

Meu pai é um homem muito sério, íntegro e de poucas palavras. Ainda me recordo quando ele me levava à escola numa caminhada

11

de aproximadamente 20 minutos. Naquele tempo, ele parecia tão grande, suas pernas eram tão longas que, enquanto ele caminhava, eu quase corria o tempo todo para acompanhá-lo. O silêncio do meu pai não foi suficiente para impedir-me de conhecer o seu caráter. Tenho total confiança em meu pai. Antes mesmo de eu falar qualquer coisa, já conheço sua resposta. Minha convicção e confiança nele estão baseadas no conhecimento que tenho dele e de nossa relação. É assim que nosso Pai celeste deseja que o conheçamos. Meu pai nunca me decepcionou e nunca me abandonou, mas possui limites próprios de sua humanidade. Já o Pai eterno é soberano, poderoso, sabe de todas as coisas e está atento a cada uma de nossas necessidades.

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós” (Efésios 3:20).

Então, posso me estabelecer no que a palavra diz, pois ele EXISTE e, acima de tudo, ele é GALARDOADOR, ou seja, aquele que dá presentes, que faz homenagem, que gratifica, que dá acima do salário, acima do que pedimos ou pensamos.

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam(Hebreus

Quando Deus nos dá um presente, e a fé ele dá a todos que OUVIRAM, não podemos tratar esse presente com pouca estima. É preciso desfrutar de toda a beleza, glória e formosura que há nessa dádiva. Não podemos ganhar um presente maravilhoso, poderoso, único e eterno e entulharmos no armário do nosso coração. A fé é uma arma, uma ferramenta poderosa, criada por Deus para vivermos por ela. Se ganharmos uma ferramenta, de nada adiantará deixá-la guardada. Na versão de Moffat, lemos em Hb 11.1 que "agora a fé significa que temos confiança no que esperamos, e convicção naquilo que não vemos". Depois que recebemos a promessa de Deus e temos confiança que ele é nosso Pai, então, podemos colocar toda a certeza absoluta naquilo que esperamos. Não pense que a fé servirá para fatos já concretizados. A fé é o que precisamos no presente para confiar que aquilo que ainda não vemos, mas pedimos, já é nosso. A fé deve ser usada quando se quer algo que ainda não vemos.

12

mas

o justo viverá pela sua fidelidade(Habacuque 2:4b).

Uma fé ativa

Suponha que um pai de família está desempregado e é um homem de fé, cheio da verdade de Deus em sua vida. Ele vai diante de Deus, uma única vez e diz: “Senhor, meu Deus e Pai, te agradeço pelo dom da vida e por minha família. Agora mesmo, em nome do Senhor Jesus Cristo, eu peço um emprego. Muito obrigado. Amém.” Depois de tão breve oração, esse mesmo homem diz a esposa e aos filhos: “Já tenho um novo emprego”. Sua esposa, então, pergunta: “Onde você vai trabalhar, querido?”. O homem responde, confiante: “Ainda não sei, mas de alguma maneira o meu Deus vai me dizer.Por isso, já me apresso”. O homem encontra um amigo não cristão na rua. Seu amigo o pergunta: “Onde vai com tanta pressa?”. O homem diz: “Encontrar o emprego que pedi ao Senhor!”. Suponha que após 30 dias o homem ainda não tenha encontrado o emprego. O que você diria, caso fosse você esse homem? Continuando a história, no trigésimo dia, a esposa escuta a oração do seu marido. Quando ele termina, a esposa diz: “Meu amor, eu não o vejo pedindo novamente o emprego. Só o vejo orando pelas crianças abandonadas, pelos presos, pelos doentes dos hospitais; só

te escuto pedindo perdão pelos seus pecados e fazendo juras de amor a Jesus Cristo.” E aquele homem, ainda confiante, responde: “Ainda não fui à empresa certa. Embora eu já tenha um novo emprego faz trinta dias, vou sair agora para descobrir o endereço.” Fim da história Parece estranho, não é mesmo? Isso é a fé simples do coração, que move montanhas e agrada a Deus.

Não basta concordar

John Wesley disse que o diabo trouxe para a igreja um falso substituto para a fé. Ele chamou-o de "assentimento mental". Quando recebemos Jesus pela fé no nosso coração, recebemos pelo espírito, e o espírito traz algum entendimento para nossa alma. O assentimento mental não é gerado no espírito. Antes, se forma no próprio intelecto (na mente). Assim como um ateu forma a tese, em sua mente, para não crer nas coisas de Deus, aquele que busca na mente a fé, cria o assentimento mental. Toda a vida de Deus partirá do espírito, pois esse é o meio que Deus escolheu e criou para comunicar-se com os homens. Quando

13

produzimos algo por nossa própria intelectualidade, um raciocínio puramente humano, caímos no vazio da letra e jamais encontramos o Espírito.

Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente(1 Coríntios 2:14).

Caso fosse necessário elevado nível de intelectualidade para encontrar a fé, jamais receberia a salvação aqueles que são desfavorecidos e de pouca instrução escolar.

Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” (Romanos 10:17). Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;(Efésios 2:8).

Como alcançar algo pela fé

No aprendizado do exercício da fé, é normal às vezes não sabermos a origem de um desejo ou uma vontade. Não se culpe por isso, apenas dirija-se ao Espírito Santo sempre que quiser algo. Façamos um breve exercício:

Ore pedindo a Deus que dê a você desejos puros.

V1 escreva todos os seus sonhos/planos:

Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua” (Provérbios 16:1).

1. Finanças

2. Devocional

3. Família

4. Estudos

5. Profissional

6. Exercícios e Dieta

7. Aquisições

8. Doações

9. Ministerial

10. Investimentos

11. Viagens

12. Outros;

V2 ore a Deus para que te revele quais destes sonhos/planos estão hoje em aprovação:

Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito. (Provérbios 16:2).

14

V3 faça aquilo que Deus aprovou:

Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem- sucedidos(Provérbios 16:3).

Nossa ocupação inicial deverá ser: O Senhor aprovou ou não, nossos planos? Depois disso, importará o quanto nos aplicamos em fé para obtermos aquilo que pedimos. Estou convencido de que a vontade de Deus é abençoar ricamente seus filhos, pois no Reino de Deus existem muito mais possibilidades que fora dele. A vontade de Deus está tanto no que tange à realização da missão, quanto à realização pessoal de seus filhos. Não é por ser um desejo pessoal que se torna egoísta, nem é por ser um assunto da missão que já se qualifica em Espiritual.

O que o ímpio teme lhe acontecerá; o que os justos desejam lhes será concedido(Provérbios 10:24).

O desejo é uma expectativa favorável e esperançosa. Existe uma vida pra ser vivida aqui na terra. Não podemos nos esquecer que foi Deus quem criou tudo o que existe aqui, a fim de que o homem desfrutasse. Certamente, o cristão viverá e desfrutará da maneira de Deus, conforme os princípios e valores do Seu Reino, e

desfrutará intensamente. Deus concederá aos justos o que eles desejam. Aleluia! A palavra de Deus não mente.

Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra ele a confiou ao homem(Salmos 115:16).

Lembre-se, o diabo não criou nada, ele apenas distorce ou se opõe àquilo que Deus criou. Deus criou o sexo, o diabo criou a perversão. Deus criou os deliciosos alimentos, o diabo criou a glutonaria. Deus deu ao homem poder para governar toda a terra e ser rico, próspero e feliz, o diabo engana o homem e faz que ele busque poder, ainda que destruindo seus semelhantes e a natureza linda que Deus criou.

mas

o justo viverá pela sua fidelidade(Habacuque 2:4b).

Oração sugerida

Pai eterno, meu Rei e Senhor. Sei que tu és digno de toda confiança. Então, confiarei de todo meu coração em tudo que tu dizes, a respeito de ti mesmo e a respeito de mim mesmo. Sou teu servo, mas também sou teu filho e posso confiar plenamente no seu amor, sua bondade e sua justiça. Em nome de Jesus Cristo.

15

Responda estas questões agora mesmo, antes de estudar o próximo capítulo:

Como é possível agradar a Deus?

R-

O

que é a fé?

R-

O

que é a fé ativa?

R-

O

que é assentimento mental?

R-

Quais sonhos da sua lista dependem de você ser diligente?

R-

Quais sonhos da sua lista dependem de um milagre?

R-

Releia todos os versículos citados nesse capitulo, antes de ir para o próximo.

Capitulo 4 Opositores da fé

Não imaginem que não teremos inimigos nos cercando. A cada nova conquista, a cada nível de fluência no caminho de Deus mediante a fé, o inimigo de Deus se levanta, tentando convencer a nossa alma de que não vale à pena crer. É por isso que a bíblia afirma não ser possível agradar a Deus sem fé. São muitos os inimigos, mas pela palavra de Deus, que é a espada, cortaremos todos eles e os anularemos com o propósito de manter-nos confiantes no Senhor.

Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês” (Tiago 4:7).

Essa mesma fé nos ajudará a amar a Deus sobre todas as coisas, com toda a nossa alma, com todo entendimento, com todas as forças, e nos fará ter disposição para viver e morrer pela causa de Cristo. Não como um suicida, mas como um servo, que morre para o pecado e vive para abençoar aos homens e adorar a Deus. Não há vergonha na fé verdadeira.

Dúvida

Ao entrarmos para o Reino de Deus, somos completamente aceitos por Jesus, mas não compreendemos de pronto toda a verdade de

Deus. E então a dúvida nos visita freqüentemente

bíblia sagrada eliminará toda dúvida. Os argumentos que tumultuavam nossas mentes enquanto não conhecíamos o reino de Deus precisam ser totalmente arrancados. Esse é um processo contínuo e para a vida inteira. Nunca descanse achando que já destruiu toda a velharia que o mundo enfiou em sua cabeça. Renove sua mente, retire as velhas informações, arranque cada dúvida e ponha em seu lugar muitos textos bíblicos que tragam luz sobre o assunto.

O estudo da

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

Incredulidade

Aqui o assunto fica mais sério. A incredulidade causou danos incaulculáveis desde Adão até os dias de hoje. A vontade de Deus

17

está sempre disponível e pronta para abençoar a todos, mas a dureza do coração do homem às vezes resiste com a incredulidade. Um dos princípios fundamentais para agradar a Deus e receber as suas bençãos, quaisquer que sejam, é manter a fé. Deus nunca desiste, está sempre disposto a recompensar quem confia nele.

E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles” (Mateus 13:58). Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam(Hebreus

Sofisma

Deus deu ao povo de Israel sua lei e seus estatutos, e pediu a eles que enchessem as suas mentes com as verdades eternas. Ainda assim, ninguém está livre dos enganos forjados pelo diabo e a mente humana. Enquanto conhecemos a Deus, precisamos constantemente reconhecer os pensamentos humanos equivocados, contaminados e impuros que nos são sugeridos. Todos os nossos pensamentos, ideologias, raciocínios e idéias devem ser levados diante do tribunal de Cristo, pois só ele pode

esquadrinha-los e tornar a nossa mente irrepreensível para a glória de Deus. Todo pensamento que não é aprovado por Deus é engano.

Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo(2 Coríntios 10:5). Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5:23)

Medo

Na hora da adversidade, o diabo fará tudo para que os filhos de Deus fiquem pasmados ou comessem a agir segundo o medo.

Nunca abandone a palavra de Deus. Não deixe o medo vencer você.

O medo geralmente virá acompanhado de mentiras e preocupação.

A mentira virá do diabo, mas a mente humana costuma produzir a

preocupação, que também é pecado. Resista ao medo, declare a palavra de Deus sobre sua vida, confie em Deus, pois ele é digno de

confiança. Encha-se do amor de Deus. O medo tenta ocupar o lugar do amor, mas, à medida que fluímos no amor de Deus, o medo é expulso.

18

derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito

Santo que ele nos concedeu(Romanos 5:5). No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor” (1 João 4:18). O que o ímpio teme lhe acontecerá; o que os justos desejam lhes será concedido” (Provérbios 10:24).

Nesse sentido, o temor é uma expectativa desfavorável e preocupada em relação a algum acontecimento futuro. Já o desejo é uma expectativa favorável e esperançosa.

Deus

Falta de perdão

Certamente nosso Deus é um Pai generoso, e não se nega a abençoar seus filhos amados. No livro de Marcos 11:24 aprendemos que Deus nos concede aquilo que pedimos, mas Ele também nos mostra como podemos receber aquilo que pedimos enquanto oramos, no verso 25.

Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que

já o receberam, e assim lhes sucederá” (Marcos 11:24). “E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados" (Marcos 11:25).

Todas as vezes que nos achegarmos a Deus, em oração, devemos nos lembrar de perdoar a qualquer um que nos tenha ofendido, com qualquer tipo de ofensa. Não é o fato de termos sido ofendidos que nos dá o direito de não perdoar, mas o fato de Deus ter nos perdoado de nossos pecados, é nosso dever perdoar a todos.

Murmuração

Já vi muita gente perseverante, buscando algo bom, e até fazendo a coisa certa, mas seus lábios só reclamavam: “o salário é ruim”; “o trabalho é pesado”; “está demorando acontecer o que eu pedi a Deus”; “as coisas parecem que não mudam”; “não sei se vou agüentar.” Escolha alguém de sua confiança para desabafar, alguém de fé, que saiba que você não está ali murmurando, mas pedindo auxilio e intercessão por suas causas.

Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação” (1 Pedro 4:9). O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos(Provérbios 16:28).

19

Maledicência

Nosso Deus é amoroso e misericordioso, mas também é justo e reto, e jamais, em hipótese alguma, abençoará o maldizente. Se você tem falado mal de alguém, seja quem for, está indo contra Deus. Se arrependa e receba suas bênçãos. E se você conhece alguém que vive nesse pecado, não se associe a ele.

Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais” (1 Coríntios 5:11). Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência(1 Pedro 2:1”. Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Colossenses 3:8 Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade” (Efésios 4:31).

Irreverência

Em todo o tempo, seja num culto público, seja no momento de lazer, ou qualquer outra atividade da vida diária, todo cristão deve manter a reverência interior, baseado na consciência de que o Deus

Pai e o filho Jesus Cristo estão presentes dentro de nós através do Espírito Santo. É impossível o cristão viver a vida de Deus sem perceber pela fé a existência e habitação de Deus dentro dele. O grande e poderoso Deus, criador de todas as coisas, é o único Deus que já se ouviu falar que habita dentro do seu povo. Ele não habita simplesmente nos céus e não somente visita seus devotos, mas reina e vive no espírito, alma e corpo de seus filhos.

Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” (1 Coríntios 3:16).

Enquanto não temos essa consciência, agimos como religiosos e não desfrutamos da comunhão que nos é dada por Deus.

Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram” (1 Coríntios 11:30).

Oração sugerida

Pai de toda Glória, não há bem fora de ti, reconheço esses inimigos que cercam cada pessoa, mas eu resisto firme. Uso meu escudo que é a fé, contra todos esses opositores. Renuncio a todos eles. Decido perdoar (cite os nomes). Confesso que já reclamei, mas decido vigiar meus lábios.

20

Confesso que já falei mal de alguém, mas a partir de agora vou abençoar até aqueles que não me tem em estima. Em nome do Senhor Jesus Cristo, eu venço os inimigos da minha fé.

Agora mesmo, antes de estudar o próximo capítulo, relacione cada número com a respectiva letra:

(

A ) Vivendo no Amor de Deus

(

B ) Trazendo a consciência da presença de Deus em mim

(

C ) Falando apenas o que é bom

(

D ) Estudando e crendo na Bíblia

1.Como você vence dúvida, incredulidade e o engano? (

2.Como você vence o medo e as ofensas? (

3.Como você vence a murmuração e a maledicência? (

4.Como você vencerá a irreverência? (

)

)

)

)

Releia todos os versículos citados nesse capitulo, antes de ir para o próximo.

Capitulo 5 Linguagem Sadia

Desde o momento em que acordamos, em cada dia de nossas vidas, temos a oportunidade de ganhar ou perder, e isso se dá principalmente através das palavras. Observe que, na maioria dos dias, seguem-se certas rotinas, mas se tivermos palavras segundo a vontade de Deus, tudo a nossa volta será abençoado. A capacidade de comunicação está gravemente afetada pelo pecado, mas Jesus já nos chamou para o reino de Deus. Então, não precisamos viver escravos de nossos lábios. Acredite, o simples fato de falar “suave”, calar na hora certa, ouvir antes de falar, ser brando no falar, é mesmo capaz de nos tornar pessoas de influência, segundo o coração de Deus. Preste atenção, decore, insista em oração para que Deus te dê sabedoria, a fim de que você viva segundo os princípios ensinados nos textos abaixo:

A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira” (Provérbios 15:1).

21

As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma

e trazem cura para os ossos” (Provérbios 16:24).

O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito(Provérbios 15:4).

A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto” (Provérbios 18:21).

Elimine palavras torpes

Retire de sua vida o hábito de pronunciar palavras impuras. A proposta de Deus para seus filhos é que seus lábios sirvam apenas para abençoar. Nenhuma palavra obscena, infame ou maldita deverá fazer parte do vocabulário dos filhos de Deus.

Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar” (Colossenses 3:8).

O livro de Provérbios nos ensina que: Quando são muitas as palavras

o pecado está presente” (Provérbios 10:19).

Note que, alguém que muito fala, na maioria das vezes, está comentando da vida de alguém, ou murmurando, ou falando coisas inúteis, pois essa pessoa não mede o que fala, não pensa antes de falar e não analisa se aquilo é saudável ou não. Muitas vezes, o que acontece também é que pessoas assim, por falarem tanto, não

22

OUVEM. Isso tudo acaba prejudicando a própria vida da pessoa e daqueles que estão a sua volta. As palavras são poderosas. A língua é uma arma poderosa. Nós vivemos o que falamos. A bíblia diz muito sobre isso.

A boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12:34a). As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!(Salmos 19:14). Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo(Tiago 3:2). A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto” (Provérbios 18:21).

Sugiro um propósito de quarenta dias, sem dizer nada negativo, nenhuma brincadeira pejorativa ou qualquer palavra de baixo calão. Enquanto o Espírito Santo ajuda você a permanecer firme por esses quarenta dias, fale menos, dê sua opinião somente se conseguir fazer isso por uma ótica bastante otimista. Não quero dizer que não podemos conversar, mas que isso seja feito de forma saudável e abençoadora. Certamente, você e todos em sua volta serão muito abençoados e isso servirá para desenvolver hábitos dirigidos pelo Espírito Santo.

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem” (Efésios 4:29). Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” (Filipenses 4:8).

Alimento Saudável

No aspecto natural, nosso corpo precisa de alimentos nutritivos com vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras e sais minerais adequados a nossa saúde. Assim também, se fizermos nossa dieta espiritual corretamente, ficaremos nutridos e com o nosso espírito e alma habilitados.

“Jesus respondeu: ‘Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4:4).

Deus diz pra Moisés que mandará pão do céu. Certamente, o povo comeu muito maná, mas Jesus revelou o pão da vida.

Disse, porém, o Senhor a Moisés: "Eu lhes farei chover pão do céu. O povo sairá e recolherá diariamente a porção necessária para aquele dia. Com isso os porei à prova para ver se seguem ou não as minhas instruções(Êxodo 16:4).

23

Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo" (João 6:33). “Então Jesus declarou: ‘Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede’” (João 6:35).

Ora, se alguém se alimenta do pão da vida, é licito sair de sua boca palavras de incredulidade? Certamente não. Faça um teste. Por apenas uma semana, fale menos e observe o quanto as pessoas falam incredulidade, dúvida, murmuração, palavras malditas e contrárias ao pão da vida. Possivelmente, você encontrará a mesma linguagem entre cristãos e não cristãos. Jesus, o pão da vida, é a própria palavra revelada para aqueles que nele crêem. A primeira coisa a fazer é tirar de nossa dieta espiritual tudo que é incredulidade, pensamentos, argumentos, idéias e conceitos negativos: “Isso é assim mesmo”; “é daqui pra pior”; “nunca teremos uma igreja sadia”; “é a vontade de Deus”; “aceite o sofrimento”; “não adianta orar”; “vamos orar pra que Deus faça a vontade dele, mas eu acho que o doente vai morrer”; “se eu pagar todos os impostos eu vou falir”. Nós nos alimentamos daquilo que lemos, ouvimos, vemos e falamos. Elimine por um tempo os noticiários desastrosos. Eles estão carregados de influência e certamente não farão você mais

atualizado. Evite assistir a programas de televisão que não sejam adequados para toda a família. Pense nisso como sua reeducação alimentar espiritual.

O apóstolo Paulo diz em sua segunda carta aos Coríntios:

Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos” (2 Coríntios 10:3). As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas(2 Coríntios 10:4). Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo(2 Coríntios 10:5).

Paulo está falando sobre o tipo de pensamento que povoa nossas mentes. Cada um de nós traz na mente estruturas, fortalezas e raciocínios do mundo em que pertencíamos, mas Jesus nos tirou do mundo das trevas e nos transportou para seu reino. Agora é preciso abandonar todos os pensamentos maus e levá-los cativos a Cristo. Quando se leva um pensamento a Cristo, o espírito da verdade, que

é de Cristo, imprime em nós um pensamento segundo o pai, ou seja, um pensamento santo, puro e reto.

Confissão de fé

24

A confissão deve ser baseada na verdade de Deus, que é declarada

na bíblia sagrada. Precisamos confessar aquilo que Deus já testificou, ou seja, aquilo que ele mesmo nos deu como revelação. Os primeiros alvos de nossas confissões devem ser o próprio Deus e

a nossa alma. Deus nunca duvida, mas a nossa alma tende a duvidar

das verdades eternas. Quanto mais você confessa a verdade de Deus, seus princípios, propósitos e promessas; quanto mais seus lábios se tornarem devotos a Jesus Cristo e a vida Dele, mais seu espírito se alinhará ao Espírito de Deus, tornando-o agradável a Ele.

Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus(Mateus 10:32). Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9). Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão(Hebreus

A confissão de fé não se dá apenas no momento da conversão, mas

deve ser um exercício contínuo na vida do cristão. A cada dia que vivemos para Deus, cada decisão, pensamento, palavras e práticas

podem confessar a nossa fé e esperança. Quando precisamos de um milagre, uma cura, um emprego ou qualquer outra necessidade,

podemos ir a Deus em oração, mas depois disso precisamos manter a confissão de fé, porque o Deus que prometeu é fiel pra cumprir.

Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu” (Hebreus 10:23). E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte(Apocalipse 12:11). Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação(Romanos 10:10). Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo(Romanos

A confissão sempre fará parte da jornada do cristão, no sentido de não negar a fé, seja qual for a circunstânia. Nos países ocidentais raramente se tenta forçar um cristão a negar sua fé a respeito de crer em Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Mas basta desejarmos alcançar algo pela fé, em qualquer área de nossas vidas, que se levantarão inúmeras vozes contra isso, inclusive a voz de nossa própria alma incrédula. Por isso, precisamos manter a confissão, declarando em palavras a respeito daquilo que se crê. A sua confissão estabelece a sua capacidade em Deus e os seus limites. Você não pode fazer algo além daquilo que diz. Nas palavras de Henry Ford, “se você pensa que pode, ou pensa que

não pode, você estará sempre certo”. Você pode ter aquilo que diz,

e isso se faz em função de sua confissão. Ela afeta poderosamente

sua vida, lembre-se, Deus é perfeito e não precisa ser mudado, nós

é quem precisamos ser mudados e isso é pela fé, sempre.

Uma vaga é minha

Lembro-me de quando desejei estudar numa Universidade. Na igreja a qual eu pertencia não havia uma pessoa sequer que cursara ou estivesse cursando uma FACULDADE. A escola a qual eu estudava tinha apenas quatro candidatos. Nunca me esquecerei do dia em que o professor de História, Roberto Franklin, pediu a todos os alunos que pretendiam prestar vestibular levantassem a mão. Depois que aqueles quatro alunos levantaram as mãos, eu ergui meu braço. Foi um dia inesquecível!!! Quando eu fiz aquilo, a classe, em sua maioria, gargalhou, chacoteou e zombou de minha atitude, pois para eles eu era o mais inadequado da turma. O professor tentou defender-me, mas, sinceramente, eu também ri, embora jamais eu tenha me deixado abater por aquele tipo de atitude. Pedi permissão aos meus pais para deixar o emprego e passar um ano inteiro estudando a fim de ser aprovado no vestibular da

25

Universidade Federal do Espírito Santo. Muitas e muitas vezes pessoas me procuraram dizendo que eu fiz uma tolice e que, quanto mais rápido eu desistisse, menos prejuizos eu teria, já que havia perdido um bom emprego. Veja o que eu ouvi:

Você não nasceu para estudar

Nunca foi sua praia

Isso não é para você

Daqui a pouco você desiste

Nem faculdade e nem emprego

Eles tinham alguma razão, afinal, eu trabalhava 8 horas por dia desde os 14 anos de idade e ainda não tinha aprendido o valor dos estudos. Embora houvessem 80 vagas para quase 600 candidatos

disputarem, veja o que eu sempre confessei:

Não me preocuparei, pois uma vaga é minha No dia em que fui prestar o exame, ao entrar na sala, pairava um silêncio aterrorizante. Antes de começar a prova eu comi um bombom, “serenata de amor”, agradeci a Deus, e disse num alto e bom som:

Amigos, uma vaga é minha! Seis meses depois, fui reconhecido dentro da sala de aula da Universidade Federal do Espírito Santo por um outro colega

aprovado. Então ele me disse: “eu me lembro de sua fala: uma vaga é minha!”.

Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá(Marcos 11:24).

Oração sugerida

Pai, eu sei que meus lábios são instrumentos para bênçãos, mas reconheço que muitas vezes não ouço o teu espírito. Decido submeter todas as minhas palavras e pensamentos ao Seu filho Jesus Cristo, meu Senhor e Rei, a fim de glorificar o teu nome pra sempre. Em nome de Jesus Cristo, eu me arrependo, cancelo toda força das palavras que saíram da minha boca sem a tua aprovação.

Responda a estas questões agora mesmo, antes de estudar o próximo capítulo.

Qual hábito você precisa eliminar de sua vida?

R-

Qual hábito você vai desenvolver a partir de hoje?

R-

Anote aqui o dia de hoje e comece o propósito de uma semana, a fim de falar menos:

26

Anote aqui o dia que você vai começar um propósito de 40 dias, sem palavras negativas:

Anote aqui o dia que você vai começar um propósito de 90 dias, sem assistir noticiários inúteis:

O que você fará com todos os seus pensamentos a partir de então?

R-

Releia todos os versículos citados nesse capitulo, antes de ir para o próximo.

Capítulo 6 O princípio das prioridades

Um dos fatores destruidores da família e da sociedade é o desprezo às coisas essenciais. Quando Deus criou o homem e a mulher, ele tirou de si mesmo a essência. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, unidos, fazem sua mais bela criação: o homem, formado daquilo em que são semelhantes. A humanidade foi criada conforme imagem e semelhança da trindade: Deus Pai, Deus filho e Deus Espírito Santo. A essência da trindade é a comunhão, e para isso criou Deus o homem e a mulher, para viverem em comunhão com o Criador, bem como em comunhão um com o outro e, sucessivamente, com a sociedade.

Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão" (Gênesis 1:26).

27

Deus no jardim do Éden

Quando Deus criou o homem, estabeleceu com ele um relacionamento diário, baseado na essência de ambos os seres. Enquanto o homem manteve-se em comunhão com Deus, antes do pecado, conservara a reverência quanto à presença do Pai e vivia em harmonia com o próprio Criador e com as demais criaturas. Deus continua inegociável quanto aos princípios eternos. Ele é o cabeça, a fonte de vida, o princípio de todas as coisas, então não há harmonia fora dele.

que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que

vocês, arraigados e alicerçados em amor” (Efésios 3:17).

A maneira de reconhecer essa prioridade é mantendo uma vida de devoção e entrega ao Senhor Jesus Cristo, e essa vida de devoção se revela em três etapas principais:

1 reverência é comum pessoas assumirem a fé em Jesus Cristo, mas não terem consciência (reverência) quanto a presença constante do Espírito de Deus dentro de seu corpo, sua alma e seu espírito. Mas quando se desenvolve a reverência, o cristão acorda pela manhã e, antes de abrir os olhos, já exercita seus sentidos espirituais dizendo: Deus está dentro de mim! Não pertenço a mim mesmo, senão ao meu criador! Sou templo e morada do Altíssimo!

para

E assim, seja qual for a sua profissão, seja como for o seu dia, vive a vida com reverência.

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?(1 Coríntios 6:19).

2 oração todos os cristãos oram a Deus, mas quando Deus é a prioridade máxima da sua vida, a oração deixa de ser um fardo, uma obrigação e passa a ser um estilo de vida.

Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo(Judas 1:20).

3 leitura da palavra a bíblia, mediante a revelação do Espírito Santo que está em todo cristão, é a principal maneira usada por Deus para ensinar ao seu povo. Aquele que ama a Deus, ama a bíblia.

Amar a Deus de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças(Marcos 12:33a).

O indivíduo consigo mesmo

Embora a vida cristã seja uma vida de entrega onde estamos dispostos a obedecer incondicionalmente a Cristo e, se for preciso, sofrer por causa do nome Dele, consiste também em que cuidemos

28

bem de nós mesmos. Quando obedecemos a Deus quanto ao cuidado com nossa vida, então santificamo-nos inteiramente. O interesse de Deus é que todo o nosso ser seja separado, santificado e feito irrepreensível. Para Deus, tanto o corpo quanto alma e espírito precisam ser separados para Ele.

Cuide de seu espírito, mantendo comunhão com Deus através de uma genuína devoção. Entenda que aqui não se busca conhecimento bíblico intelectual, é apenas a vida de Deus. Ninguém deve buscar na comunhão com Deus doutrinas ou ensinamentos, mas apenas a comunhão por amor, pela Palavra.

Cuide de sua alma, renovando sua mente. Substitua seus pensamentos que não são abençoadores por pensamentos ensinados pela palavra de Deus.

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas(Filipenses 4:8).

Cuide do seu corpo, desenvolvendo bons hábitos, quanto a dieta e exercícios físicos.

Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5:23).

Família

Estou convicto de que a família é o lugar onde mais se deve encontrar respeito, amizade e entusiasmo. Cada cristão pode tornar sua família um ambiente onde haja graça, amor, perdão, ajuda mútua e estímulo para as realizações familiares e também individuais. Todos os cristãos em uma família são dotados de “poder”, “capacidade”, “talento” e “carisma”, suficientes para influenciar uns aos outros. A grande arma do diabo é nos fazer tratar-nos sem o devido respeito. Pai, mãe e filhos devem sempre compartilhar seus sonhos e até o mais jovem na família deve aprender a estimar os outros.

Prepara os teus trabalhos de fora, apronta bem o teu campo; e depois edifica a tua casa(Provérbios 24:27).

A mente humana e incrédula logo olha para a circunstância e diz:

“isso pode funcionar na família do meu vizinho, mas lá em casa não é possível”. Lembre-se, estamos tratando de ajustar toda a nossa vida: corpo, alma e espírito aos princípios divinos de fé e verdade

29

bíblica. Esse livro não conta a história do passado, mas como escrever seu presente e futuro. Por mais distante que se possa estar do padrão de Deus, o Espírito Santo que habita naqueles que crêem é poderoso pra fazer mais do que pedimos. Mude hoje mesmo, mude para o centro da vontade de Deus e sua família será profundamente transformada! Outro grande erro é quando sabemos que o outro membro da família está falhando muito no seu papel. Então, nos indispomos a obedecer a Deus. A ordem de Deus não é que façamos o certo só quando o outro já o faz, e sim que sejamos um canal de benção e transformação. Deus honrará os seus filhos que suprimem o orgulho a fim de obedecer a vontade do Pai; ele está pronto a começar um milagre, assim que nos dispomos a obedecê-lo. Enquanto aprendemos a vontade de Deus e seu padrão para a família, confessemos nossos pecados, aqueles mais remotos pecados trazidos de nossa infância, mas que até hoje influenciam nossos relacionamentos, pensamentos e decisões.

Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente. 1 Timóteo 5:8

Da Esposa para o Marido

30

Conforme seguem os textos, a esposa tem em suas mãos as chaves que abrem o coração do marido. Nada melhor que a Palavra. Depois que atentei para os textos que a bíblia ensina, com coisas tão simples e práticas, tão profundas e espirituais, jamais deixei de aconselhar nessa direção. É a bíblia, o Espírito de Deus quem nos ensina. Nada supera essas verdades tão antigas e vivas.

Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como convém a quem está no

Senhor” (Colossenses 3:18). Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos(Tito 2:4).

serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem

bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada” (Tito 2:5). A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido” (1 Coríntios 7:4a). Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher” (1 Pedro 3:1). Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus(1 Pedro 3:4).

a

Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres

do passado, que colocavam a sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam

a seus maridos(

Sara, que obedecia a Abraão e lhe chamava senhor. Dela vocês

serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo(1 Pedro

3:6).

)”

como

e

a mulher trate o marido com todo o respeito” (Efésios 5:33b).

Segundo Gary Smalley, o homem quer sentir-se respeitado, admirado e desejado; e isso inclui fundamentalmente relacionamento sexual.

Do Marido para a Esposa

Maridos, amem suas mulheres e não as tratem com amargura(Colossenses 3:19). Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito(Efésios 5:33ª). Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher(1 Coríntios 7:4b). Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações(1 Pedro 3:7).

31

Deus colocou o homem como protetor de sua esposa. Faz parte da missão integral do homem gerar um senso de segurança física e emocional em sua esposa. Segundo o Doutor Gary Smalley, as mulheres priorizam, nesta ordem:

A segurança física e emocional

A comunicação regular e significatica

Toques e caricias não sexuais

Romantismo

Foi Deus quem fez a mulher assim, e todo homem deve arrepender- se, deixar para trás os pecados que o impedem de realizar a esposa, e fluir na realização conjugal. A felicidade no casamento não é utopia. Basta arrepender-se de pecados, viver o caráter de Jesus Cristo e seguir as orientações da Sua Palavra. Foi Deus quem criou a relação conjugal, o sexo, os filhos, a família. Tudo que Deus faz é bom, segundo mostra a bíblia

em Gênesis, quando da criação do mundo. Deus não criou nada para sofrimento do homem ou para sua infelicidade. Antes, deseja que seus filhos vivam a plenitude daquilo que Ele mesmo criou.

Dos filhos para os Pais

O conflito de gerações e a desestruturação da família dificultam significativamente os filhos a exercerem sua dupla função, de honra e obediência. Mas pelo caminho da fé, esperança e amor, o filho que mais foi desestruturado pode tornar-se uma referência para sua familia e um verdadeiro instrumento de transformação para a sua geração. Pela fé, todo filho deve olhar para as promessas que Deus faz, e Ele é fiel para cumprir.

Honrar fazer seus pais sentirsem bem, enobrecidos, elogiados e amados, através de palavras e ações.

Obedecer dar ouvidos, prestar atenção, atender a ordem dos pais.

Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor” (Colossenses 3:20). Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Êxodo 20:12).

Dos Pais para os filhos

Toda a formação dos filhos é de inteira responsabilidade dos pais. Essa é uma área fundamental, e quando os Pais possuem objetivos claros e saudáveis para seus filhos, ensinando-os com amor e disciplina, eles não se desviarão do caminho.

32

Aos pais cabe principalmente três tarefas quanto aos filhos:

Fazê-los conhecer profundamente a salvação e toda a vida de Deus em Cristo, mediante um relacionamento familiar saudável e inspirador.

Prepará-los para a cidadania e para as habilidades profissionais, além de ensiná-los a educação financeira em todas as instâncias.

Ajudá-los a encontrar o cônjuge segundo os princípios de Deus, para formar uma nova familia que sirva de modelo para a sociedade.

Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles(Provérbios 22:6).

No processo de educação dos filhos, é preciso buscar em Deus sabedoria e sensibilidade para que eles não sejam tratados de forma rude ou sem disciplina, a fim de não desanimá-los.

Pais,

não

irritem

seus

filhos,

para

que

eles

não

se

desanimem”

Finanças

Bem perto de minha casa trabalha um açougueiro. Já faz ao menos vinte e cinco anos que o vejo usando facas um tanto afiadas. Eu

jamais vi aquele homem fazendo mau uso das facas. Conforme o objetivo (cortar carnes), ele as utiliza. Certamente todos já ouvimos falar de alguém que cometeu um homicídio com uma faca, mas, ainda assim, a faca não pode ser julgada. Assim, o dinheiro é como uma faca, de natureza moral totalmente neutra. Por si só, jamais poderá ser julgado bom ou ruim. Cada um o utiliza conforme a sua própria índole e caráter, o dinheiro não é mau nem bom em si mesmo.

Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem

na ruína e na destruição(

Um dos grandes desafios que proponho neste livro é harmonizar dois temas tão controversos no meio cristão: a riqueza e o andar em Espírito. A busca incessante do cristão deve ser pela glória de Deus. Mas, afinal , o que é a glória de Deus?

Uma expressão pentecostal?

A nova Jerusalém?

Um mover espiritual?

Pregar o evangelho e passar privações?

Só existe uma maneira de darmos glória a Deus, só uma maneira de realizar algo que glorifique a Deus. A exemplo, Jesus Cristo tudo fez

33

para a glória de Deus. A glória de Deus é a submissão do homem ao projeto eterno do Criador, é fazer toda a vontade do Pai, isso inclui o dia de hoje e a eternidade. Se inclui o dia de hoje, inclui a manifestação natural, espiritual, profissional e familiar. Deus é tudo em todos e render-se a ele é estar disposto a honrá-lo, com piedade (orações), misericórdia (cuidado aos necessitados) e qualquer outra coisa que o Senhor nosso Deus mandar. Não é a nossa vontade, mas sim a do Senhor que deve ser seguida. O homem que teme ao Senhor e recebe dele a incubência de enriquecer muito a ponto de gerar centenas de empregos não está olhando para sua riqueza, mas reconhece que apenas está cuidando daquilo que é de seu Pai que está nos céus.

“O amor ao dinheiro é raiz de todos os males(1 Timóteo 6:-10ª).

Seja abrir um empreendimento que sustente a própria família ou centenas de famílias. E no segundo caso, certamente quando o propósito for atingido, haverá mais um homem rico na sociedade, mas se esse homem serviu a Deus por obediencia, então não amou o dinheiro, logo, não está em condenação. Todo cristão é apenas mordomo de todo recurso que Deus coloca em suas mãos. Nada é nosso, tudo é dele. Não é do Senhor apenas

o dízimo, mas cem por cento de tudo, do dinheiro, da vida, da familia do presente e do futuro. O homem que está andando no espírito vive num estado de contentamento, que o faz capaz de ter vida simples e amar a Deus, seja com poucos salários mínimos ou mesmo com uma fortuna. Só pra lembrar, existe uma lista enorme de homens importantes da bíblia que foram, em seu tempo, no mínimo, muito ricos, e o testemunho bíblico mostra que amavam a Deus.

Adão, Noé, Jó, Abraão, Izaque, Jacó, José, Davi, Isaías, Daniel. Caso não esteja no propósito de Deus que você seja rico, certamente é o propósito dele que você prospere. Qual a diferença entre ser rico e ser próspero?

Ser rico é possuir muito recurso e bens materiais, como:

dinheiro, ouro, ações, salário alto, empresa, terra, imóveis.

Ser próspero é possuir recurso suficiente para viver bem e, além disso, estar em processo de crescimento financeiro, familiar, profissional, intelectual e espiritual. É viver de forma saudável e produtiva.

34

O livro de provérbios tem muito a nos ensinar sobre riqueza, prosperidade e pobreza. A primeira coisa que precisamos detectar é se há em nós preguiça.

Não ame o sono, ou você acabará ficando pobre; fique desperto, e terá alimento de sobra” (Provérbios 20:13). O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos(Provérbios 13:4). Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza(Provérbios 14:23).

Ao longo dos anos, conheci muitos homens que realmente não são preguiçosos, mas isso nunca foi suficiente para torná-los prósperos. Para alcançarmos esse objetivo é preciso diligência. Diligência é a aplicação de esforço inteligente e persistente, numa ação justa e honesta a fim de alcançar um Alvo. É preciso ter uma imagem nítida do destino que busco, e um planejamento detalhado de como chegar lá. Não se preocupe, mais adiante teremos uma sessão específica para todo tipo de planejamento pessoal.

"Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria(Provérbios 21:5).

Oração sugerida

Paizinho de Amor, hoje sei que tu és a fonte de vida, e somente te amando de todo o meu coração e aceitando o seu amor plenamente, poderei viver uma vida que te agrade. Eu decido submeter-me aos teus conselhos e às tuas prioridades, que agora são as minhas prioridades. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Responda a estas questões agora mesmo, antes de estudar o próximo capítulo:

Quais são as prioridades de Deus?

R-

O

que é reverência?

R-

Para agradar a Deus, qual das prioridades você fortalecerá a partir

de hoje?

R-

O

que é diligência?

R-

Releia todos os versículos citados até aqui, antes de ir para o próximo capítulo.

35

Capitulo 7 Projeto Divino

Moisés aprendeu que não poderia realizar grandes coisas para Deus sem que o próprio Deus estivesse à frente.

Levanta-te, Senhor, e dissipados sejam os teus inimigos, e fujam de diante de ti os que te odeiam” (Números 10:35).

Moisés podia ter dito: “Senhor, vence os meus inimigos. Senhor, me ajude a vencer a minha guerra, me ajude a lutar”, mas ele não disse isso. Antes, disse ao Senhor para levantar-se e destruir os seus próprios inimigos. Essa é uma das chaves para a concretização dos projetos, eles precisam ser os projetos de Deus. Não foi Moisés quem escolheu tirar o povo do Egito; não foi Moisés quem decidiu formar uma nação com milhões de escravos; não foi Moisés quem resolveu se transformar em profeta; mas depois de ouvir Deus, o sonho de Deus virou o sonho de Moisés, os planos de Deus viraram seus planos, as metas de Deus viraram suas metas, o projeto de Deus virou o seu projeto. O que Deus queria realizar na terra através de

Moisés se tornou possível porque ele obedeceu. Não obedeceu

1- Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e

5-

A

sua cesta e a sua amassadeira serão abençoadas.

apenas em parte, mas obedeceu ao todo.

6-

Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem.

Deus dizia “construa isso ou aquilo, vá para cá ou para lá, se vista assim ou assado, escreva isso, ensine ao povo. O Deus

7- O Senhor concederá que sejam derrotados diante de vocês os inimigos que os atacarem. Virão a vocês por um caminho,

todo poderoso ensinou ao povo, através de Moisés, a viver no

 

e

por sete fugirão.

plano natural, fazer armas, aprender profissões, conquistar territórios, empreender em jornadas e fazer tudo o que precisava ser feito, a fim de que se formasse uma nação santa, produtiva, equilibrada e próspera. Deuteronômios 28 nos mostra que:

seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra.

8- O Senhor enviará bênçãos aos seus celeiros e a tudo o que as suas mãos fizerem. O Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra que lhes dá. 9- O Senhor fará de vocês o seu povo santo, conforme prometeu sob juramento, se guardarem os mandamentos do Senhor, do seu Deus, e andarem nos caminhos dele. 10- Então todos os povos da terra verão que vocês são chamados pelo nome do Senhor e terão medo de vocês. 11- O Senhor lhes concederá grande prosperidade, no fruto do

2-

Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão,

seu ventre, nas crias dos seus animais e nas colheitas da sua

se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus:

terra, nesta terra que ele jurou aos seus antepassados que

3- Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no

daria a vocês.

 

campo.

12- O Senhor abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para

4-

Os filhos do seu ventre serão abençoados, como também as colheitas da sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus

enviar chuva à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos. Vocês emprestarão a muitas

rebanhos.

nações, e de nenhuma tomarão emprestado.

36

13- O Senhor fará de vocês a cabeça das nações, e não a cauda. Se obedecerem aos mandamentos do Senhor, do seu Deus, que hoje lhes dou e os seguirem cuidadosamente, vocês estarão sempre por cima, nunca por baixo.

Procurando semelhantes a Moisés

Cada pessoa hoje é convidada por Cristo Jesus a assumir a postura de Moisés, a fim de cumprir os propósitos eternos de Deus. Para isso, é necessário planejar ou, mais especificamente, receber orientações de Deus e até mesmo o planejamento detalhado.

Planejamento não é algo puramente teórico. É, no nosso caso, ouvir

a vontade de Deus, suas orientações, pensar, estudar, decidir o que

e como fazer cada sonho se realizar. É tornar o sonho intangível num projeto viável e tangível, com caminhos claros para se chegar

até a concretização. É colocar ações nas decisões, é medir e avaliar

a viabilidade dos projetos e, para a grande surpresa de muitos, é possível fazer isso no Espírito, e não na carne (alma).

Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém” (Romanos 11:36).

para

e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos(1 Coríntios 8:6). Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como

cabeça de todas as coisas para a igreja(

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o

nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas

amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito(Romanos 8:28).

O propósito de Deus para o corpo

O corpo de Adão era exatamente como o nosso; basicamente a mesma altura média e, como eu sempre digo, o nosso primeiro Pai devia ser muito bonito, pois foi feito com as próprias mãos do Criador. Os prazeres ligados principalmente ao corpo, como o sexo, a alimentação, exercício físico e outros, estavam em total disciplina e equilíbrio, não havendo qualquer desajuste fisiológico.

Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27).

O propósito de Deus para a alma

37

A alma de Adão era saudável. Havia nela conhecimento restrito, pois não conhecia o mal, mas certamente todo o bem natural e espiritual lhe era acessível. O homem percebia toda a vida que havia em si mesmo, na criação do Universo e em Deus. Certamente, fazia descobertas reais sem precisar de teses científicas para prová- las. Tudo que ele descobria era bom; tudo o que vivia era bom, saudável e seguro. Essa alma não conflitava com o espírito, nem com o corpo; ela era guiada, servia ao espírito e cuidava do corpo e de tudo que Deus fez na terra. Era uma alma feliz e satisfeita. Sugiro pensarmos num tamanho para a alma, para melhor compreensão. Aprecio a idéia de imaginar a alma do tamanho do cérebro, um grande HD virtual.

Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente” (Gênesis

O propósito de Deus para o espírito

O espírito do homem era imenso, dilatado, forte, robusto e permeava todo o corpo e alma de Adão; um revestimento interior e exterior, onde nem um fio de cabelo, nem uma célula das suas entranhas eram privados do próprio espírito; havia completa

interação entre o corpo, a alma e o espírito do homem e completo acesso ao Criador. Pensando em dimensões, o espírito era um pouco maior que o próprio corpo.

“Então disse Deus: ‘Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão" (Gênesis 1:26).

A queda de todos nós em Adão

Quando Adão pecou, sua alma entrou num processo de super crescimento; toda capacidade de conhecimento do bem e do mal, diga-se de passagem, muito mais do mal que do bem, foi por ele absorvida, numa aflição que jamais se extingue, adoecendo a alma, que desde o seu início envenena e assassina o próprio espírito. Parece que a alma humana, hoje, está do tamanho do corpo, com bilhões de informações, de criação útil e principalmente fútil que, por hora, ignora o corpo, matando-o, ou cuida do corpo idolatrando-o.

“Viveu ao todo 930 anos e morreu” (Gênesis 5:5).

38

O levante de todos nós em Cristo

Mas Jesus venceu a morte, o diabo, os pecados e o mundo. Deu-nos novamente um espírito vivo, recriado. Nascemos de novo ao crer de todo coração e confessarmos a Jesus Cristo como Senhor. Cabe a nós subjugarmos a nossa alma, esvaziá-la de toda impureza,

renová-la, enche-la do Espírito de Deus, discipliná-la, e também ao corpo. Obedecer a Deus em tudo, andar em espírito e realizar tudo

o que o Pai mandar.

Temos um caminho de retorno. Não interessa a Deus uma alma super desenvolvida. A alma não pode Senhorear o homem; é preciso tomar o reinado da alma. O seu espírito recriado é o Trono de Deus, que está dentro de você. Sua alma deve ser levada até o

trono de Deus e se curvar a ele.

A alma humana está cheia de raciocínios, ideologias e filosofias que

não vêm de Deus. Por isso, ela precisa ser disciplinada.

Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo” (2 Coríntios 10:5).

O novo nascimento é a porta para a vida eterna, mas a santificação

é o processo de crescimento (formação) espiritual.

Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo(João 3:7).

Depois do novo nascimento existe ainda o processo de santificação progressiva.

Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês(Gálatas 4:19).

Deus nos fez nascer de novo para frutificarmos, embora jamais sem ele, nunca na carne (alma).

"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma(João 15:5).

Adestrando a alma pelo espírito

Não é possível servir a Deus através do domínio da alma. É o espírito quem deve governar, pois ele está ligado ao espírito de Deus. Tudo o que se tenta fazer governado pela alma não pode agradar a Deus e ainda causa enfado e canseira. Aquele que aceita servir a Deus precisa ficar debaixo da sombra do Altíssimo, que é um lugar no Espírito. Mesmo desejando fazer tudo “certo”, ser honesto e justo, por meio da razão e da emoção jamais se atinge o

39

alvo. Cristo opera tudo em todos, e só por meio dele se pode agradar a Deus.

Por isso desprezei a vida, pois o trabalho que se faz debaixo do sol pareceu-me muito pesado. Tudo era inútil, era correr atrás do vento (Eclesiastes 2:17). Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo- poderoso(Salmos 91:1).

Oração sugerida

Meu Deus e meu Rei, meu Senhor Jesus Cristo, seus planos são maiores que os meus, e seus caminhos são mais altos que os meus.Eentão, eu renuncio ao egoismo e aos planos mesquinhos. Abro-me totalmente para os teus projetos. A partir de agora, não mais terei meus próprios planos, mas o Senhor me dará os teus planos e eu, que sou seu filho e servo, cumprirei a minha parte. Serei próspero e feliz, e em tudo isso honrarei o teu Santo Nome. Em nome de Jesus Cristo.

Responda a estas questões agora mesmo, antes de estudar o próximo capítulo:

A partir de hoje, quem governa seu projeto de vida?

40

R-

O que você precisa fazer para realizar um sonho?

R-

Qual o propósito de Deus para o corpo?

R-

Qual o propósito de Deus para a alma?

R-

Qual o propósito de Deus para o espírito?

R-

Releia todos os versículos citados nesse capitulo, antes de ir para o próximo.

Capitulo 8 Uma tarefa de equipe

Lembro-me quando era adolescente e trabalhava com serviços de serralheria. Certa vez fizemos uma grade e fomos até o local de instalação. Quando chegou lá, era num prédio muito alto, e precisávamos fazer o serviço numa cobertura, exatamente onde não havia segurança e dava para ver a altura, e sentir o vento forte. Éramos dois, para fazer o serviço, em todo o tempo que estávamos lá, meu colega de trabalho não ficava na área mais extrema, e eu percebia o tempo inteiro seu medo de altura. Embora eu não seja do tipo medroso, e toda hora eu olhava lá para baixo, também sentia a mesma coisa que meu colega. Certamente sua lista de sonhos é nobre, e realmente você tem sonhado alto. A maioria das pessoas que sonha alto, em um dado momento tem a “visão lá do alto” e isso trás algum sentimento de receio, insegurança ou medo, exatamente como eu e o meu colega. Talvez isso esteja acontecendo com você, após ler o livro e ter uma visão de onde quer chegar.

A chave para conseguir manter-se junto a sua “visão lá do alto” é não ficar lá sozinho. Enquanto sonha e planeja, cada indivíduo deve ter a consciência de que para realizar qualquer coisa excelente, deve contar com a ajuda de pessoas excelentes.

Procurando pessoas

No começo do livro citei o caso da atleta de judô. Embora ela não pudesse me pagar nenhum dinheiro, conseguiu me convencer a desenvolver todo o planejamento de treinamento para a temporada, além de conseguir para ela: um nutricionista, uma academia de musculação e treinar corrida junto a ela três vezes por semana. Ela já havia experimentado fracassos nos anos anteriores, porque tinha poucas parcerias, contava com um treinador de judô e sua mãe que pagava suas contas. Mas de alguma forma ela tomou conhecimento, de que com aquela equipe reduzida não chegaria ao campeonato nacional em boa condição. Ela acreditava nos seus sonhos. Conseguiu uma equipe que acreditasse também, e isso fez do seu sonho uma realidade.

Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros(Provérbios 15:22).

41

Encontre as pessoas certas

Todos nós precisamos de pessoas que possam ver nosso plano para atingir cada sonho, julgá-lo e ajudar-nos nos ajustes. Essas pessoas nos ajudarão a economizar energia e tempo, e a evitar que caiamos em absurdos ou num fracasso, com muitos prejuízos. É importante começarmos ao menos com duas ou três pessoas, maduras, experimentadas e especialistas em alguma área relacionada ao sonho principal. Mas não despreze pessoas menos capacitadas. Tenho um amigo muito generalista, em nada pode me ajudar quanto ao detalhamento de projetos, mas a qualquer hora do dia ou da noite está pronto a fazer qualquer coisa simples por mim. Então ele se torna indispensável. Na caminhada, você vai perceber que o número de colaboradores é bem alto. Seja direta ou indiretamente, precisamos de todos eles.

“Quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselheiros se obtém a vitória(Provérbios 24:6).

Os sábios conselheiros

Este é o grupo de pessoas que influencia você na construção do seu projeto de vida. Ajudam principalmente no que tange ao aspecto teórico e geral. Compartilhe com ele(s) as idéias, para aprender

42

com sua experiência. É importante que haja uma pessoa principal para você prestar contas do que já está sendo feito. Alguém que possa ser seu líder, coach, treinador, mentor, discipulador etc. Não é necessário formalidades, e sim comprometimento.

Os sábios conselheiros Ativos Estas são pessoas com quem você mantém um relacionamento pessoal e que, de alguma forma, já te orientam. São esclarecidas, otimistas e desejam o bem a você. Esses vão ser seus sábios conselheiros ativos, pois você vai sempre permitir que eles opinem na sua construção de projetos. Estes são os pais, professores, amigos, discipulador, lideres e cônjuge. Assim que começar a escrever o seu planejamento, encontre um sábio conselheiro que possa avaliá-lo. Essa pessoa que terá acesso a todo o seu planejamento precisa ser:

Digno de toda confiança alguém que jamais te prejudicaria, por saber seus planos.

Idôneos alguém que jamais contará para terceiros o que se passa com você.

Sinceros alguém que está pronto a fazer uma análise crítica sobre seu(s) projeto(s).

Sábios alguém que, mesmo querendo que você voe alto, sempre vai te lembrar do pára-quedas, do capacete e do cinto de segurança.

Sábios conselheiros passivos Aqui a regra é simples. Seus sábios conselheiros passivos nunca estarão ocupados demais para negar-lhe conselhos, mas não poderão ajudá-lo se forem ignorados. São eles: O Espírito Santo, a bíblia e bons livros.

Quem examina cada questão com cuidado, prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor” (Provérbios 16:20).

Coloque abaixo o nome de pessoas que são ou serão seus sábios conselheiros:

1 -

2 -

3

4

5

-

-

-

43

Os parceiros

Com a mesma exigência no que diz respeito à confiabilidade, idoneidade, sinceridade e sabedoria, você procurará parceiros que te auxiliem na efetivação dos projetos. Alguns desses parceiros poderão ser alocados do time de sábios conselheiros. Os parceiros são geralmente amigos, sócios, pastores, cônjuges, patrões, ou funcionários estratégicos. Esse grupo é caracterizado por ser envolvido intensamente em uma área do projeto. Enquanto escrevo esse livro, tenho seis pessoas de extrema confiança, que me auxiliam diretamente no aperfeiçoamento e planejamento da publicação. Alguns desses são da minha equipe de sábios conselheiros, a par de todo o projeto da minha vida, mas outros estão especificamente ligados à construção do livro.

Coloque abaixo o nome de pessoas que são ou serão seus parceiros, em algum projeto específico:

Área:

1

2

Área:

-

-

1 -

2 -

Os colaboradores

Nesse grupo estão todas as pessoas que contribuirão indiretamente com o seu sucesso. Todos os que estão a sua volta fazem parte

disso, até as pessoas que talvez treinem a sua paciência, ou aqueles

a quem você contratará, seja um professor, uma secretária

doméstica etc. O importante na relação com esse grupo é que se mantenha total respeito e gratidão. Ninguém realiza nada sozinho. Qualquer cidade viraria um caos se os recolhedores de lixo parassem por um mês o seu trabalho. Então, até aqueles que não vemos merecem nosso

respeito e gratidão. A totalidade de seus projetos deve ser mantida em sigilo para a maioria das pessoas. Acredite, muitos dos que vão

te ajudar não estão prontos para conhecer os seus projetos.

O ensino dos sábios é fonte de vida, e afasta o homem das armadilhas da morte(Provérbios 13:14).

Ninguém é bom em tudo

44

Jamais subestimo uma criança. Quando eu o era, estava longe de ser destaque no que tange à inteligência, interesse ou nível de aprendizado. Mas ainda me lembro de uma redação que fiz ao voltar das férias. Diga-se de passagem, todo ano era a mesma coisa, depois das férias de julho, algum professor pedia para fazermos uma redação contando como foram as férias. Numa dessas redações, escrevi exatamente o tema acima:

“ninguém é bom em tudo”, e discorri sobre as habilidades individuais dos meus amigos, com quem convivi nas férias. Embora a sugestão inicial seja a de procurar pessoas mais experientes e especialistas, é importantíssimo valorizar alguém com quem se possa contar, mesmo que esse só tenha a acrescentar em uma área. Aprenda a servir aos outros e a ser servido. Para realizar seus sonhos, você precisará que muitas pessoas te sirvam, e a única maneira de fazer isso com excelência é sendo gentil e grato àqueles que, de alguma forma, te ajudarão. O “servir” é um princípio de vida. Não só para realizar sonhos, mas em todo o momento precisamos servir e ser servidos. Isso nos faz viver bem. E o que nos faz viver bem e felizes é tudo aquilo que o Senhor Deus nos ensinou em Sua Palavra, e o serviço ao próximo faz parte disso.

“Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros(João 13:3).

Tire as pedras do caminho

Depois de submeter-nos totalmente a Deus, com o propósito de servi-lo em tudo, certamente entenderemos que precisamos nos preparar para isso dia após dia, mês a mês.

Quem examina cada questão com cuidado, prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor(Provérbios 16:20).

A primeira medida drástica a se fazer é eliminar, o quanto antes, qualquer dívida existente. Caso tenha dívidas, escreva abaixo o tipo de dívida:

Dívida 1- Dívida 2- Dívida 3- Depois, vá a Deus em oração e resolva diante dele o motivo da dívida e também as quitações delas. Não é do interesse do Pai que seus filhos vivam endividados, pois isso é um grande empecilho para o Reino de Deus. Os projetos de Deus para sua vida não incluem brigas familiares por descontrole financeiro. Pare de pagar juros. Isso fará muita diferença em seu futuro.

Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei” (Romanos 13:8).

Orçamento doméstico

Desenvolva o hábito de controlar o orçamento, anotando os valores de suas despesas a partir do mês corrente, já cortando despesas descontroladas. Exemplo:

DESPESA

VALOR

DESPESA

VALOR

Aluguel

 

Plano saúde

 

Água

 

Telefone 1

 

luz

 

Telefone 2

 

Transporte

 

Empregado

 

IPTU

 

Escola

 

IPVA

 

Internet

 

Seguro

 

TV a cabo

 

Sindicato

 

Compras

 

Dízimo

 

Farmácia

 

Pensão

 

Lazer

 

Academia

 

Estética

 

Gás

 

Previdência

 

45

Total :
Total :

Total :

Total :
Total :
Total :
Total :
Total :
Total :
Total :
Total :
Total :

Oração sugerida

Pai do meu coração, Senhor do meu entendimento. Eu reconheço que, até depois de ouvir a sua voz, eu ainda não a entendo por completo. Então, ajude o meu espírito a fazer esse trabalho, que será de tamanha valia para o teu reino. Mostra-me algumas pessoas sábias e idôneas, que possam me ajudar a realizar esse teu

projeto. Obrigado por me incluir na sua família, me fazer teu filho e me dar uma missão, uma visão e os teus valores e princípios. Em nome de Jesus Cristo. O que você fará para não perder a visão que está recebendo

atualmente?

R-

O

que é um sábio conselheiro ativo?

R-

O

que é um sábio conselheiro passivo?

R-

O

que é um parceiro?

46

R-

O que é um colaborador?

Releia todos os versículos citados nesse capitulo, antes de ir para o próximo.

Capitulo 9 Prepare-se para planejar

Certamente, enquanto você lê esse livro, o Espírito Santo traz a você áreas da sua vida que podem servir a Ele melhor, caso você se torne mais organizado e planeje-as. Aqui mesmo nesse livro, nas próximas páginas, você poderá iniciar esse trabalho de fé. Há páginas disponíveis e preparadas para planejamento.

Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria(Provérbios 21:5).

Usaremos uma linguagem bem simples com o intuito de facilitar o entendimento do leitor. O planejamento terá um alvo principal (sonho), alvos intermediários (metas) e ações práticas (tarefas), que serão usados para organizar o plano para cada área da vida. Lembre-se, você não está sozinho, aplique fé em todo o processo. Tarefa é uma ação, um trabalho, uma obra definida para atingir a uma Meta. Meta é uma marcação de onde se pretende chegar; é um alvo intermediário. Alvo é o motivo principal. Nesse caso, o sonho.

Tarefa (R)

Tarefa (R) é a descrição das ações práticas que você precisa realizar para cumprir uma META. É a resposta dentro de cada fase. A meta poderá conter muitas tarefas, por exemplo: se eu pretendo tirar uma carteira de motorista, haverá muitas tarefas pra que eu chegue a esse fim, ou seja:

Tarefa 1: fazer uma pesquisa de preços Tarefa 2: decidir a forma de pagamento Tarefa 3: agendar os horários das aulas e os horários de estudo do material do curso. É claro que fazemos muitas coisas com o planejamento mental e não estamos acostumados a descrever no papel. O problema é que fazemos isso com tudo em nossa vida, e isso aumenta nossos fracassos. Por isso, aconselho o planejamento com lápis e papel. A tarefa será representada pela letra R, significando a resposta. É normal não saber o que fazer em longo prazo, mas é importante esforçar-se para planejar as tarefas da Meta 1 e, então, no processo de realizá-las, você descobrirá tarefas para as próximas metas

Meta 1

47

Meta 1 básica 1 a 6 meses - é a fase do ajuste, onde se começa

o processo de organizar melhor todas as áreas da vida. É onde você

decide as tarefas mais elementares que te colocam na prática do planejamento. Quantos currículos você vai entregar, o quanto vai trabalhar, o quanto pretende ganhar, o quanto tempo vai investir na leitura, na oração, quanto tempo vai investir com a família etc. Nessa fase, descobrimos o que dá pra fazermos e o que está fora da

realidade. Por exemplo: um homem casado que tem filhos pequenos, não estará caminhando em direção a prosperidade se decidir trabalhar doze e estudar quatro horas por dia da semana durante longos cinco anos. É preciso planejar com equilíbrio para

crescer em todas as áreas e jamais deixar alguma área da vida sem saúde. Provavelmente, o planejamento mudará muito nessa primeira fase

e isso é saudável; quando decidimos algo, colocamos em prática e

depois mudamos no planejamento, já que na prática não foi viável. O importante nessa fase é desenvolver os novos hábitos que contribuirão para o sucesso. É fácil fazer uma avaliação se houve ou não sucesso nessa fase: se eu planejei, cumpri o planejamento, ajustei o que foi necessário e, enfim, desenvolvi novos hábitos,

então obtive sucesso. Mesmo que eu não veja nenhum fruto do

meu trabalho, mas tenha conseguido cumprir os processos dessa etapa, poderei ficar confiante, pois estarei a caminho do sucesso. Não é fácil acreditar que as mudanças ocorrerão só porque houve planejamento e cumprimento de tarefas, mas a perseverança provará essa realidade em todas as áreas.

Meta 2

Meta 2 - intermediária - 6 a 24 meses - é a fase da consolidação do planejamento e dos hábitos novos. Certamente, já estaremos colhendo bons frutos da fase básica, e há um grande risco de se perder o foco em função disso. Releia semanalmente seu planejamento e faça os ajustes necessários. Aproveite os frutos bons e demonstre gratidão a Deus pela primeira colheita. Lembre- se: toda meta é um alvo intermediário que o leva para mais perto do seu sonho. Por isso, mantenha o foco para chegar à excelência.

Meta 3

Meta 3 avançada 2 a 5 anos nesta fase, já teremos um fruto chamado amadurecimento. Em todas as áreas que investimos, estaremos ganhando, mesmo se em alguma delas parecer que não. É possível que o amadurecimento faça com que haja novos sonhos

48

e isso é saudável. Você conhece a história do bambu chinês? Durante cinco anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a

Uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se

estende vertical e horizontalmente pela terra, está sendo construída. Então, ao final do quinto ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.

olho nu, mas

Alvo

Alvo 5 a 10 anos - O alvo é algo que se pretende atingir, alcançar. Será o seu objetivo principal dentro do planejamento. Depois de planejar e trabalhar fielmente por longo tempo, você senta por um instante para descansar, pois, certamente, ao viver por uma década

em

planejar, realizar e sonhar cada vez mais alto.

Seguem abaixo as áreas principais para o planejamento que deverá ser feito nas próximas páginas:

no

princípio

do

planejamento,

estará

próspero

e

feliz

1. Finanças

2. Devocional

3. Exercícios e Dieta

4. Família

5. Estudos

6. Profissional

7. Aquisições

8.

9. Ministerial

10. Investimentos

11. Viagens

12. Outros;

Doações

Poupança Bancária

A poupança bancária é uma disciplina. Ela é fundamental para realizar a maioria dos seus sonhos de longo prazo. Todos devem ter uma meta quanto ao poupar. Decida guardar uma quantia significativa daquilo que você ganha mensalmente. Diminua seus gastos supérfluos e prefira ter uma expectativa em longo prazo. Assim, você evitará dívidas futuras, além de garantir uma melhor condição social quando estiver aposentado. Não é bom conquistar algo e depois ter que perder por não ter condições de manter a conquista. Não permita que o engano te aprisione. Não importa quanto seja a renda atual, você deve poupar. É uma questão de disciplina. Sugiro começar com 10 % de sua renda total.

49

Quem despreza a disciplina cai na pobreza e na vergonha, mas quem acolhe a repreensão recebe tratamento honroso(Provérbios 13:18).

Exemplos hipotéticos de poupança, já calculada a inflação:

Aplicação

Juros

Alvo 10 anos

Alvo 20 anos

mensal

R$ 50,00

1,0 %

R$ 7.923,37

R$ 21.477,34

R$ 100,00

1,0 %

R$ 15.847,46

R$ 42.950,71

R$ 200,00

1,0 %

R$ 31.693,49

R$ 85.897,68

R$ 300,00

1,0 %

R$ 47.540,95

R$ 128.848,44

R$ 400,00

1,0 %

R$ 63.387,69

R$ 171.797,28

R$ 500,00

1,0 %

R$ 79.233,73

R$ 214.744,19

Como planejar cada área

Preencha primeiramente o sonho ALVO de cada área que se segue. Lembre-se de submeter casa sonho, desejo e projeto a Deus. Se algo que você quer não é aprovado por Deus, ele lhe dará o melhor. Então, planeje apenas a Meta 1, e suas respectivas tarefas. Não preencha nem planeje Meta 2 e 3 no primeiro mês. É importante sonhar e exercitar as tarefas simples da primeira fase do

50

planejamento.

executar por, ao menos 3 meses, as tarefas da Meta 1.

Planeje

e

preencha

as

metas

2

e

1. Finanças

2. Devocional

3. Família

4. Estudos

5. Profissional

6. Exercícios e Dieta

7. Aquisições

8. Doações

9. Ministerial

10. Investimentos

11. Viagens

12. Outros;

Finanças Renda Mensal

Meta 1 - Valor:

R:

3

depois

de

Meta 2 - Valor:

Como vou ganhar esse

Meta-3- (5 anos)

valor?

Valor:

Quanto pouparei mensalmente?

R:

 

Alvo (10 anos) Valor:

Meta 3 - Valor:

Como vou ganhar esse

valor?

SONHE!!

R:

 

Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria(Provérbios 21:5).

Alvo - Valor:

Sonhe, planeje, ouse!

As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza(Provérbios 10:4).

Poupança bancária

Meta 1- (1 a 6 meses)

Valor:

Quanto pouparei mensalmente?

Meta-2- (2 anos) Valor:

Quanto pouparei mensalmente?

51

Devocional diário

1º- Reserve um caderno para esta atividade. 2º- escolha um livro da bíblia. 3º- leia alguns versos ou até um capítulo. 4º- transcreva o verso que trouxe vida ao seu espírito. 5º- escreva uma breve reflexão sobre o verso. 6º- escreva uma breve oração. 7º- reserve um tempo todos os dias para o devocional.

Modelo:

Livro

Data

Verso:

R:

Reflexão:

 

Alvo

Oração:

Família

Meta1-:

R:

Meta 2

R:

Meta 3 -

Exercício físico/dieta

Meta1-:

R:

Meta 2

R:

Meta 3 -

52

R:

R:

Alvo

-

-

 

Alvo

-

-

Família

Meta1-:

R:

Meta 2

R:

Meta 3 -

Estudos

Meta1-:

R:

Meta 2

R:

53

Meta 3 - R:

Meta 3 - R:

Alvo

-

-

Alvo

-

-

Profissional

Meta1-:

R:

Meta 2

R:

Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza” (Provérbios 14:23).

Aquisições

Meta1-:

R:

Meta 2

R:

Meta 3 -

54

R:

Alvo

-

-

Doações

Meta1-:

R:

Meta 2

R:

Meta 3 - R:

Alvo

-

-

Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza(Provérbios 11:24).

Ministerial

Meta1-:

R:

Meta 2

R

Meta 3 - R:

55

 

R:

Alvo

-

-

 

Alvo

-

-

Investimentos (outros)

Meta1-:

R:

Meta 2

R:

Meta 3 -

Viagens

Planeje suas viagens de forma que você e seus acompanhantes façam uma boa economia. Evite parcelas muito longas na compra dos pacotes de viagem, a menos que sejam pagos antecipadamente, como um tipo de investimento. Viagens:

Data: Local:

Custos:

Forma

de pagamento

Próxima:

Data: Local:

 

Custos:

Forma

de pagamento

Próxima:

56

Data: Local:

Custos:

Forma

de pagamento

Próxima:

Data:

Local:

Alvo

-

-

Custos:

Forma

de pagamento

Outros

Meta1-:

R:

Meta 2

R:

Meta 3 - R:

57

Capitulo 10 A fé que me fez gerar este livro

Pela misericórdia de Deus, ao longo da juventude tive fé, que me fez lutar com todas as forças para conquistar algo. A exemplo disso, escrevi o tópico “uma vaga é minha”. Fato transformador ocorreu quando decidi procurar conselheiros sábios e rascunhar precariamente um planejamento pessoal com algumas áreas principais da minha vida. Baseado nos princípios de Deus e acreditando, com fé, que Ele poderia me abençoar, trabalhei com firmeza e convicção naqueles projetos. Algumas pessoas da minha confiança já tiveram acesso àquele planejamento e puderam contemplar o milagre que se evidenciou em minha vida. Meus sonhos e projetos, desde aquele primeiro rascunho de planejamento, não foram simplesmente no âmbito natural. A metade do projeto era o tipo de sonho que eu precisava orar pedindo um milagre a Deus. A outra metade estava mais relacionada à minha determinação pessoal. Mas para ambos eu usei a fé de Deus, porque eu aprendi a crer que Ele é poderoso

para fazer infinitamente mais além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder dele que opera em nós. Ef 3.20. Alguns assuntos do livro foram abordados superficialmente. Então, sugiro que procurem bibliografias mais especificas para áreas que você precisa de muita ajuda. No final do livro, você encontrará uma quantidade significativa de bibliografias correlacionadas com os temas propostos, que eu recomendo altamente, e isso ajudará você a desenvolver seu potencial em todas as áreas.

Minha oração por você

Meu Deus e Pai do meu Senhor e Salvador Jesus Cristo, eu oro a ti, sem duvidar, que, assim como tens me abençoado e me ensinado a te amar, assim também seja com cada leitor deste livro. Assim como o estabelecimento do teu reino em minha vida e minha família, eu oro para que cada leitor, que é quebrantado de coração, tenha o sentimento, o pensamento e estilo de vida proposto pela Palavra de Deus. Peço a ti, Meu Senhor e Rei, que abençoe com sabedoria, prudência, revelação e discernimento a todos que tiverem acesso a estas páginas. Em nome de Jesus Cristo. Ele é Rei, fiel e fará!!!

58