Sunteți pe pagina 1din 27

CONCURSO PBLICO UFMG / 2010

M D I C O P S I Q U I AT R A
LNGUA PORTUGUESA INFORMTICA / LEGISLAO ESPECFICA DO CARGO
NVEL SUPERIOR

S ABRA QUANDO AUTORIZADO.


Antes de comear a fazer as provas:
Verifique se este caderno contm trs provas: de Lngua Portuguesa, com 10 questes; de Informtica/Legislao, com 10 questes, e Especfica; com 30 questes, com 4 (quatro) alternativas cada uma dessas questes, sequencialmente numeradas de 1 a 50. Caso haja algum problema, solicite a substituio do seu caderno de provas. Na Folha de Respostas e na Prova de Redao: Confira seu nome e nmero de inscrio. Assine, A TINTA, no espao indicado. Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas: Use somente caneta azul ou preta e aplique traos firmes dentro da rea reservada letra correspondente a cada resposta, conforme o modelo:
00A B C D

A Folha de Respostas e a Prova de Redao no devem ser dobradas, amassadas ou rasuradas. Para entregar sua prova e a redao, somente aps o Perodo de Sigilo, levante o brao para chamar o fiscal. O candidato dever aguardar o fiscal se aproximar para, ento, entregar o Caderno de Provas, a Prova de Redao e a Folha de Respostas.

O candidato NO poder levar consigo o Caderno de Provas. O rascunho de gabarito, localizado ao final do Caderno de Provas, s poder ser destacado pelo fiscal.
Recolha seus objetos, deixe a sala e, em seguida, o prdio. A partir do momento em que sair da sala e at a sada do prdio, continuam vlidas as proibies ao uso de aparelhos eletrnicos e celulares, bem como no lhe mais permitido o uso dos sanitrios.

Sua resposta NO ser computada, se houver marcao de mais de uma alternativa. NO DEIXE NENHUMA QUESTO SEM RESPOSTA.

Durao total das provas e redao, incluindo transcrio da FOLHA DE RESPOSTAS E PROVA DE REDAO:

QUATRO HORAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA


INSTRUO: Leia o texto a seguir e, com base nele, responda s questes 01 a 10.

Tudo se regenera: tudo toma uma nova face. O jornal um sintoma, um exemplo desta regenerao. A humanidade, como o vulco, rebenta uma nova cratera quanto mais fogo lhe ferve no centro. A literatura tinha acaso nos moldes conhecidos em que preenchesse o fim do pensamento humano? No; nenhum era vasto como o jornal, nenhum liberal, nenhum democrtico, como ele. Foi a nova cratera do vulco. Tratemos do jornal, esta alavanca que Arquimedes pedia para abalar o mundo, e que o esprito humano, este Arquimedes de todos os sculos, encontrou. O jornal matar o livro? O livro absorver o jornal? A humanidade desde os primeiros tempos tem caminhado em busca de um meio de propagar e perpetuar a idia. Uma pedra convenientemente levantada era smbolo representativo de um pensamento. A gerao que nascia vinha ali contemplar a idia da gerao aniquilada. [...] Era preciso um gigante para fazer morrer outro gigante. Que novo parto do engenho humano veio nulificar uma arte que reinara por sculos? Evidentemente era mister uma revoluo para apear a realeza de um sistema; mas essa revoluo devia ser a expresso de um outro sistema de incontestvel legitimidade. Era chegada a imprensa, era chegado o livro. ......................................................................................................................... A humanidade perdia a arquitetura, mas ganhava a imprensa; perdia o edifcio, mas ganhava o livro. O livro era um progresso; preenchia as condies do pensamento humano? Decerto; mas faltava ainda alguma coisa; no era ainda a tribuna comum, aberta famlia universal, aparecendo sempre com o sol e sendo como ele o centro de um sistema planetrio. A forma que correspondia a estas necessidades, a mesa popular para a distribuio do po eucarstico da publicidade, propriedade do esprito moderno: o jornal. O jornal a verdadeira forma da repblica do pensamento. a locomotiva intelectual em viagem para mundos desconhecidos, a literatura comum, universal, altamente democrtica, reproduzida todos os dias, levando em si a frescura das idias e o fogo das convices. O jornal apareceu, trazendo em si o grmen de uma revoluo. Essa revoluo no s literria, tambm social, econmica, porque um movimento da humanidade abalando todas as suas eminncias, a reao do esprito humano sobre as frmulas existentes do mundo literrio, do mundo econmico e do mundo social.
CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA ESPECFICA / MDICO PSIQUIATRA

Quem poder marcar todas as consequncias desta revoluo? ............................................................................................................................. A lei eterna, a faculdade radical do esprito humano, o movimento. Quanto maior for esse movimento mais ele preenche o seu fim, mais se aproxima desses plos dourados que ele busca h sculos. O livro um sintoma de movimento? Decerto. Mas estar esse movimento no grau do movimento da imprensa-jornal? Repugno afirm-lo. O jornal reproduo diria do esprito do povo, o espelho comum de todos os fatos e de todos os talentos, onde se reflete, no a idia de um homem, mas a idia popular, esta frao da idia humana. O livro no est decerto nestas condies; h a alguma coisa de limitado e de estreito, se o colocarmos em face do jornal. Depois, o esprito humano tem necessidade de discusso, porque a discusso movimento. Ora, o livro no se presta a essa necessidade, como o jornal. A discusso pela imprensa-jornal anima-se e toma fogo pela presteza e reproduo diria desta locomoo intelectual. A discusso pelo livro esfria pela morosidade, e esfriando decai, porque a discusso vive pelo fogo. O panfleto no vale um artigo de fundo. ............................................................................................................................. No faltar quem lance o nome de utopista. O que acabo, porm, de dizer me parece racional. Mas no confundam a minha idia. Admitido o aniquilamento do livro pelo jornal, esse aniquilamento no pode ser total. Seria loucura admiti-lo. ............................................................................................................................. Quem enxergasse na minha idia uma idolatria pelo jornal teria concebido uma convico parva. Se argumento assim, se procuro demonstrar a possibilidade do aniquilamento do livro diante do jornal, porque o jornal uma expresso, um sintoma de democracia; e a democracia o povo, a humanidade. Desaparecendo as fronteiras sociais, a humanidade realiza o derradeiro passo, para entrar o prtico da felicidade, essa terra de promisso.
ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, V.III, 1994. Publicado originalmente no Correio Mercantil, Rio de Janeiro, 10 e 12/01/1859. [Fragmento]

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

QUESTO 01 So ideias defendidas pelo autor desse texto, EXCETO: A) A imprensa insurgiu contra o sistema e abateu a valorizao da arte. B) O livro expresso de progresso que ainda satisfaz a humanidade. C) O jornal a literatura do cotidiano, corriqueira, popular e disponvel. D) Desde seus primrdios, a humanidade anseia difundir suas ideias.

QUESTO 02 Em relao ao jornal e ao livro, CORRETO afirmar que A) o jornal a nova face da humanidade que abala os sistemas democrticos. B) o livro preenche e contempla as condies do legtimo pensamento da humanidade. C) o jornal destaca-se por ser uma tribuna comum, acessvel aos homens, universal. D) o livro o esprito popular moderno em constante busca daquilo que desconhecido.

QUESTO 03 So recursos utilizados no texto, EXCETO: A) Emprego de metforas e de afirmativas categricas. B) Elaborao de perguntas, seguidas ou no de resposta. C) Exposio de opinio e mudana de pessoa do discurso. D) Uso de exemplos ilustrativos e de citaes filosficas.

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

QUESTO 04 Assinale V, diante das assertivas verdadeiras, e F, diante das falsas. ( ) O termo este Arquimedes de todos os sculos refere-se a esprito humano. ( ) A pedra convenientemente levantada, smbolo representativo de um pensamento refere-se arquitetura. ( ) O jornal comparado ao po que alimenta o esprito humano em a forma que correspondia a estas necessidades, a mesa popular para a distribuio do po [...] A sequncia CORRETA A) V, F, V. B) V, V, F. C) F, V, V. D) F, F, V.

QUESTO 05 A ideia de plena regenerao, defendida pelo autor, est relativizada em: A) A gerao que nascia vinha ali contemplar a idia da gerao aniquilada. [...] B) Era preciso um gigante para fazer morrer outro gigante. C) Evidentemente era mister uma revoluo para apear a realeza de um sistema [...] D) Admitido o aniquilamento do livro pelo jornal, esse aniquilamento no pode ser total.

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

QUESTO 06 Leia este trecho. Essa revoluo no s literria, tambm social, econmica, porque um movimento da humanidade abalando todas as suas eminncias, a reao do esprito humano sobre as frmulas existentes do mundo literrio, do mundo econmico e do mundo social. Os termos destacados funcionam, respectivamente, como elementos A) de adio, de adio e de explicao. B) de contraste, de adio e de justificativa. C) de adio, de contraste e de esclarecimento. D) de negao, de esclarecimento e de causa.

QUESTO 07 Em face ao jornal, so caractersticas do livro, EXCETO: A) Restrito. B) Precrio. C) Imprestvel. D) Demorado.

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

QUESTO 08 De acordo com o texto, jornal comparado a I. II. cratera. alavanca.

III. arte. IV. gigante. V. locomotiva.

Esto CORRETAS A) II, IV, apenas. B) I, III, e V, apenas. C) III, IV e V, apenas. D) I, II, IV e V, apenas.

QUESTO 09 Os termos destacados nos trechos a seguir podem ser substitudos pelas palavras ou expresses entre parnteses, sem alterao de sentido no texto, EXCETO em: A) Que novo parto do engenho humano veio nulificar uma arte que reinara por sculos? (invalidar) B) O livro era um progresso; preenchia as condies do pensamento humano? Decerto [...] (Com certeza) C) A lei eterna, a faculdade radical do esprito humano, o movimento. (racional) D) Mas estar esse movimento no grau do movimento da imprensa-jornal? Repugno afirm-lo. (Abomino)

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

QUESTO 10 Leia este trecho. A gerao que nascia vinha ali contemplar a idia da gerao aniquilada. [...] Assinale a alternativa em que o termo que exerce a mesma funo sinttica do termo destacado nesse fragmento. A) A literatura tinha acaso nos moldes conhecidos em que preenchesse o fim do pensamento humano? B) A forma que correspondia a estas necessidades, a mesa popular para a distribuio do po eucarstico da publicidade, propriedade do esprito moderno: o jornal. C) Quanto maior for esse movimento mais ele preenche o seu fim, mais se aproxima desses plos dourados que ele busca h sculos. D) O que acabo, porm, de dizer me parece racional.

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

PROVA DE INFORMTICA E DE LEGISLAO


QUESTO 11 As aplicaes de planilha eletrnica, como o Excel ou Calc, permitem que seja feito o clculo da mdia dos elementos de uma certa coluna. Considere as seguintes afirmaes acerca desse tipo de ferramenta. I. II. Essas ferramentas permitem somente a manipulao de nmeros inteiros. Essas ferramentas no so capazes de manipular dados na forma de moeda.

III. Essas ferramentas permitem que os elementos sejam colocados na forma de percentagens. IV. A aplicao dispe da frmula da mdia para obteno do resultado necessrio. Est(o) CORRETA(S) as assertiva(s): A) II, apenas. B) I e II, apenas. C) I, III e IV, apenas. D) III e IV, apenas.

QUESTO 12 O procedimento adequado necessrio para se salvar um documento como uma pgina da Web A) salvar normalmente o documento com os grficos e elos (links) apropriados. B) salvar o documento como tipo html. C) salvar o documento como tipo txt. D) usar o navegador (browser) e salvar o documento como tipo URL.

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA DE INFORMTICA E DE LEGISLAO

QUESTO 13 Os plug-ins so programas que estendem os programas navegadores (browsers) em termos de funcionalidade. Algumas pginas da Web precisam de plug-ins para mostrar vdeos. Se voc tentar abrir uma pgina em um navegador que no tem disponvel o plug-in correspondente, ento o navegador A) mostra um espao na pgina onde seria exibido o vdeo. B) no deixa a pgina carregar. C) tenta utilizar outros plug-ins. D) ignora este elemento da pgina.

QUESTO 14 A extenso usualmente gerada pelo MS-Word para seus arquivos A) txt. B) wrd. C) htm. D) doc ou docx.

QUESTO 15 Para movimentar o cursor de uma clula para outra numa planilha, deve-se usar A) Shift. B) Ctrl+Shift. C) Tab. D) Ctrl+Enter.

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA DE INFORMTICA E DE LEGISLAO

10

INSTRUO: As questes de 16 a 20 devem ser respondidas com base na Lei n. 8.112, de 11/12/1990 e suas alteraes.
QUESTO 16 CORRETO afirmar que o prazo para o servidor empossado em cargo pblico entrar em exerccio, contados da data da posse, de A) 15 dias. B) 20 dias. C) 30 dias. D) 60 dias. QUESTO 17 O servidor poder ausentar-se do servio, sem qualquer prejuzo, na seguinte situao A) por 8 (oito) dias consecutivos em razo de casamento. B) por 1 (um) dia, para doao de sangue. C) por 1 (um) dia para tirar passaporte. D) por 2 (dois) dias, para se alistar como eleitor. QUESTO 18 Douglas um servidor pblico que tomou posse e entrou em exerccio em 25/01/2008 e vem desempenhando, com destaque, suas atribuies. Estando esse servidor cursando uma Especializao, que ir melhor qualific-lo para o exerccio do seu cargo, solicitou uma licena para capacitao, por um perodo de 3 (trs) meses. Diante desse histrico, CORRETO que a licena A) s poder ser concedida por 2 meses. B) s poder ser concedida por 1 ms. C) s poder ser concedida por 1 ms, podendo ser prorrogada por igual perodo. D) no poder ser concedida. 11

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA DE INFORMTICA E DE LEGISLAO

QUESTO 19 Sendo constatada acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas, o prazo dado para que o servidor faa sua opo por um ou por outro cargo de A) 30 dias, improrrogveis. B) 10 dias, improrrogveis. C) 15 dias, improrrogveis. D) 15 dias, prorrogveis por mais 15 dias.

QUESTO 20 So requisitos bsicos para a investidura em cargo pblico, EXCETO: A) Aptido fsica e mental. B) Quitao das obrigaes militares. C) O gozo dos direitos polticos. D) Quitao das obrigaes fiscais.

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA DE INFORMTICA E DE LEGISLAO

12

PROVA ESPECFICA / MDICO PSIQUIATRA


QUESTO 21 Em relao aos transtornos mentais relacionados a substncias, marque a alternativa INCORRETA. A) So sintomas de abstinncia nicotina: dificuldade de concentrao, insnia, inquietao e bradicardia. B) A mortalidade da encefalopatia de Wernicke no tratada de 15%. C) O lcool reduz o potencial cardiotxico da cocana. D) Infeco concomitante fator predisponente para o delirium tremens.

QUESTO 22 Em relao s fobias, INCORRETO afirmar que A) as fobias especficas em geral tm incio precoce e curso natural com remisso espontnea. B) o tratamento de escolha para as fobias especficas so os inibidores de recaptao da serotonina. C) a evoluo da fobia social crnica e sem perodos de remisso. D) os inibidores da monoaminoxidase so indicados no tratamento da fobia social.

QUESTO 23 So caractersticas dos transtornos psicticos agudos, EXCETO: A) Resoluo completa em duas semanas. B) Presena de sintomas esquizofrnicos tpicos. C) Estado rapidamente mutvel. D) Turvao da conscincia.

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA ESPECFICA / MDICO PSIQUIATRA

13

QUESTO 24 Em relao ao transtorno de estresse ps-traumtico, INCORRETO afirmar que A) pode haver entorpecimento da responsividade geral. B) h sintomas de excitabilidade aumentada. C) os inibidores de recaptao da serotonina e os benzodiazepnicos so eficazes no tratamento. D) pode haver amnsia para partes importantes do trauma. QUESTO 25 Em relao ao delirium, INCORRETO afirmar que A) a maioria dos pacientes apresenta agitao psicomotora. B) o contedo dos delrios frequentemente persecutrio. C) os pacientes geralmente tm convico da realidade das alucinaes. D) os pacientes raramente apresentam desorientao quanto a si prprios. QUESTO 26 Em relao terapia cognitivo-comportamental, INCORRETO afirmar que A) essencial que o terapeuta seja emptico. B) a psicoeducao fundamental. C) as crenas intermedirias so supergeneralizadas. D) informaes sobre a infncia do paciente devem ser levantadas. QUESTO 27 Em relao aos transtornos mentais em idosos, INCORRETO afirmar que A) as fobias so os transtornos de ansiedade mais frequentes. B) os sintomas psicticos secundrios depresso so raros. C) h maior frequncia de estados mistos no transtorno afetivo bipolar. D) em geral, o transtorno de ansiedade generalizada ocorre com comorbidades psiquitricas.
CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA ESPECFICA / MDICO PSIQUIATRA

14

QUESTO 28 Considerando as emergncias psiquitricas, assinale a alternativa INCORRETA. A) Os antipsicticos atpicos por via intramuscular so menos eficazes que os antipsicticos tpicos para o controle da agitao psicomotora. B) As etiologias no psiquitricas so responsveis por grande percentual dos casos de catatonia. C) Prever a iminncia de um suicdio pode ser difcil mesmo para um psiquiatra experiente. D) Deve se evitar o uso de fenotiaznicos no tratamento da agitao em quadros de delirium.

QUESTO 29 Em relao demncia de Alzheimer, CORRETO afirmar que A) histria familiar positiva o maior fator de risco. B) na maioria dos casos, a perda de memria do paciente a alterao que traz mais incmodo para os cuidadores. C) o diagnstico definitivo pode ser feito baseado em critrios clnicos, epidemiolgicos e aps excluso de outras causas de demncia. D) em geral, a velocidade da deteriorao clnica se acelera medida que o quadro se agrava.

QUESTO 30 Em relao ao transtorno de somatizao, CORRETO afirmar que A) o clnico deve procurar se afastar do tratamento aps encaminhar o paciente para um psiquiatra ou psicoterapeuta. B) pode haver condio mdica geral que justifique parte dos sintomas. C) comum a comorbidade com transtornos de personalidade do cluster C. D) o quadro em geral se inicia em torno dos 30 anos.

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA ESPECFICA / MDICO PSIQUIATRA

15

QUESTO 31 Em relao aos antidepressivos, INCORRETO afirmar que A) a sndrome de retirada mais comum na fluoxetina do que na paroxetina. B) a bupropiona apresenta propriedades dopaminrgicas e noradrenrgicas. C) o FDA recomenda a monitorizao intensiva para risco de suicdio em pacientes peditricos usando venlafaxina, nefazodona e mirtazapina. D) na substituio da fluoxetina por um IMAO recomenda-se um intervalo de 05 semanas desde ltima tomada da fluoxetina.

QUESTO 32 Em relao aos antidepressivos, INCORRETO afirmar que A) a combinao desipramina-imipramina gera uma curva sigmide entre a resposta clnica e os nveis plasmticos dessas substncias. B) a agomelatina apresenta agonismo em relao aos receptores 5-HT2C. C) a nortriptilina apresenta janela teraputica na dosagem srica entre 50 a 150 ng/ml. D) a descontinuao abrupta dos antidepressivos tricclicos pode resultar no chamado rebote colinrgico.

QUESTO 33 Em relao aos antipsicticos, INCORRETO afirmar que os chamados antipsicticos atpicos A) apresentam menor incidncia de discinesia tardia que os antipsicticos tpicos. B) apresentam pouca eficcia no tratamento dos sintomas negativos da esquizofrenia. C) so antagonistas dos receptores D2/5HT2. D) apresentam, em geral, maior eficcia que os antipsicticos tpicos.

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA ESPECFICA / MDICO PSIQUIATRA

16

QUESTO 34 Em relao sndrome neurolptica maligna (SNM), INCORRETO afirmar que A) a SNM surge com mais frequncia aps o primeiro ms de tratamento com antipsicticos. B) a hipertermia, os sintomas extra-piramidais e a instabilidade autonmica so necessrios para o diagnstico definitivo. C) na SNM muitos pacientes cursam com leucocitose e delirium. D) os agentes anti-colinrgicos no so teis no tratamento da SNM.

QUESTO 35 Em relao discinesia tardia (DT), INCORRETO afirmar que A) na maioria das vezes cursa com protuso repetida da lngua e movimentos coreiformes dos dedos. B) a distonia tardia mais grave e incapacitante que a discinesia tardia. C) os agentes anti-colinrgicos so considerados como sendo os de primeira escolha no tratamento da DT. D) a maioria dos casos de DT leve e no necessita de nenhum tratamento.

QUESTO 36 Em relao ao ltio, INCORRETO afirmar que A) o tempo necessrio para sua descontinuao deve ser de pelo menos 03 meses. B) mais eficaz na preveno de recadas manacas que na preveno de recadas depressivas. C) no tratamento da mania aguda tem incio de ao mais lento que os antipsicticos. D) o uso concomitante com teofilina aumenta os nveis sricos de ltio.

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA ESPECFICA / MDICO PSIQUIATRA

17

QUESTO 37 So achados comuns no exame fsico em adolescentes portadores de anorexia nervosa, EXCETO: A) Lanugem. B) Taquicardia. C) Edema. D) Hipotermia.

QUESTO 38 So achados laboratoriais comuns em pacientes portadores de anorexia nervosa, EXCETO: A) Hipocalemia. B) Hipocloremia. C) Hipocolesterolemia. D) Baixos nveis de estrognios.

QUESTO 39 Na demncia por Corpsculos de Lewy, CORRETO afirmar que A) a demncia por Corpsculos de Lewy afeta os sistemas dopamingicos e colinrgicos. B) o Haloperidol um medicamento seguro e eficaz para tratar as manifestaes comportamentais nesses pacientes. C) os Corpsculos de Lewy so encontrados apenas nas regies sub-corticais. D) a idade de incio ocorre mais tardiamente do que na Doena de Alzheimer.

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA ESPECFICA / MDICO PSIQUIATRA

18

QUESTO 40 Considere uma paciente de 37 anos, portadora de Transtorno afetivo bipolar, estabilizada h dois anos, em uso de carbonato de ltio (dosagem srica = 1,3 meq/l) que deseja engravidar-se. Assinale a alternativa CORRETA. A) O carbonato de ltio apresenta contra-indicao absoluta no primeiro trimestre de gravidez. B) O carbonato de ltio pode ser usado com segurana durante a amamentao, desde que se faa reduo da dose at se atingir nveis sricos entre 0,6 e 0,8 meq/l ou se respeite um intervalo mnimo de 8 horas entre a tomada da medicao e a amamentao. C) A substituio do carbonato de ltio pela carbamazepina pode reduzir a probabilidade do feto em desenvolver espinha bfida. D) A m formao dos grandes vasos pode ocorrer nos fetos cujas mes usaram o carbonato de ltio durante a primeira metade da gravidez.

QUESTO 41 Considere o seguinte caso: um casal de namorados foi o responsvel pelo assassinato de uma senhora de 40 anos, que protestou contra a extorso financeira, em virtude de uma chantagem. A namorada apresenta caractersticas como relutncia em fazer exigncias, capacidade limitada de tomar decises e medo de ser abandonada. Quanto aos aspectos forenses, a equipe tcnico-jurdica considerou os quadros psiquitricos do casal como perturbao de sade mental. O namorado apresenta incapacidade de experimentar culpa, baixa tolerncia frustrao e atitude irresponsvel e desprezo por normas. So, respectivamente, os provveis transtornos de personalidade da namorada e os do namorado responsveis pelo assassinato, que evidenciou requintes de crueldade, frieza e premeditao: A) esquiva e histrinico. B) paranide e anti-social. C) dependente e anti-social. D) dependente e esquizide.

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA ESPECFICA / MDICO PSIQUIATRA

19

QUESTO 42 Os delrios podem ser confundidos com a pseudologia fantstica, se houver superficialidade na percia psiquitrica. Assinale a alternativa INCORRETA, quanto s diferenas psicopatolgicas entre delrio e pseudologia fantstica. A) O delrio, quando de grandeza, frequentemente produz mudana da prpria identidade ou assume feitio desproporcional. B) A pseudologia fantstica cursa com diversos contedos, como cime, poderio pessoal, de runa e ertico. C) A pseudologia concepo referente ao passado, um falseamento ou acrscimo de evocao. D) A pseudologia coexiste com trabalho mental organizado e claramente compreensvel.

QUESTO 43 Em relao aos aspectos periciais e forenses relacionados aos transtornos psicticos, INCORRETO afirmar que A) a incapacidade atestada pode ou no ser definitiva, mas completa no caso dos transtornos psicticos. B) o exame pericial deve ser exaustivo na suspeita de esquizofrenia, pois este diagnstico acarreta inimputabilidade. C) a noo do intervalo lcido no se aplica aos transtornos psicticos, em casos de percias criminais ou cveis. D) a noo de periculosidade na esquizofrenia decorre de raciocnio clnico dedutivo, com base na histria pregressa e na avaliao do estado atual.

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA ESPECFICA / MDICO PSIQUIATRA

20

QUESTO 44 A diferena entre transtorno dissociativo, transtorno factcio e simulao fundamental quanto ao exame pericial psiquitrico. Quanto a estas trs possibilidades diagnsticas, INCORRETO afirmar que A) a produo de sintomas no transtorno factcio consciente. B) a produo de sintomas no transtorno dissociativo inconsciente. C) a motivao no transtorno dissociativo inconsciente. D) a motivao na simulao inconsciente.

QUESTO 45 O DSM-IV-TR fornece importantes consideraes para facilitar a identificao da simulao em situaes periciais. So caractersticas que indicam fortemente a suspeita de quadros de simulao, EXCETO: A) Cooperao, durante a avaliao diagnstica e de aderncia ao regime de tratamento prescrito. B) Contexto mdico-legal de apresentao (p.ex., a pessoa encaminhada por um advogado para exame mdico). C) Acentuada discrepncia entre o sofrimento ou deficincia apontados pela pessoa e os achados objetivos. D) Presena de um transtorno de personalidade anti-social.

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA ESPECFICA / MDICO PSIQUIATRA

21

QUESTO 46 O trabalho de 1989 de Cornel e Hawk considerado um dos mais importantes para se auxiliar o perito psiquitrico na distino entre transtornos psicticos e simulao. So sintomas mais facilmente utilizados por simuladores, em detrimento de sintomas psicticos autnticos, EXCETO: A) Choro entrevista. B) Embotamento afetivo. C) Alucinaes visuais. D) Agitao.

QUESTO 47 Com o objetivo de se detectar a simulao, Resnick, em 1997, elaborou medidas para auxiliar o perito na entrevista. So tcnicas utilizadas para se detectar simuladores em entrevista pericial, EXCETO: A) Confrontar os simuladores. B) Evitar a irritao e a desconfiana. C) Ter cautela com as perguntas rpidas. D) Fazer perguntas abertas.

QUESTO 48 O Cdigo de Processo Civil, em seu artigo 134, relaciona os impedimentos dos juzes, estendendo-os, por meio do artigo 138, inciso III, aos peritos. De acordo com a norma legal, CORRETO afirmar que, o mdico psiquiatra poder atuar como perito nos processos em que A) houver prestado depoimento como testemunha. B) for membro da administrao de pessoa jurdica que parte no feito. C) for psiquiatra da mesma instituio do periciando. D) for cnjuge ou parente em linha reta em qualquer grau.
CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA ESPECFICA / MDICO PSIQUIATRA

22

QUESTO 49 Durante sua vida laborativa, a pessoa pode apresentar diversos transtornos mentais que a tornem temporria ou definitivamente incapacitada para o trabalho. Quanto incapacidade laborativa e transtornos mentais, INCORRETO afirmar que A) a incapacidade para o trabalho no causa de interdio civil. B) a decretao judicial de interdio no significa a obrigatoriedade de incapacidade laborativa. C) a constatao da incapacidade laborativa atribuio do mdico da empresa, do perito mdico do INSS ou do servio biomtrico estatal. D) os quadros psicticos tornam obrigatria a aposentadoria por invalidez.

QUESTO 50 O laudo pericial contm etapas especficas, conforme a classificao da percia. Assinale a alternativa CORRETA, quanto etapa exclusiva de percia para responsabilidade penal. A) Sntese processual. B) Elementos colhidos nos autos do processo. C) Comentrios mdico-legais. D) Resposta aos quesitos.

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

PROVA ESPECFICA / MDICO PSIQUIATRA

23

REDAO DISSERTATIVA
Leia os seguintes textos Texto 1 JB: apenas verso na Internet O Jornal do Brasil, um dos mais antigos do pas que teve a sua primeira edio impressa em 1891 , deixou de circular. [...] Com dvidas estimadas em R$ 100 milhes e vendo a circulao despencar, Tanure tentou encontrar um comprador para o jornal. Sem sucesso na sua empreitada, decidiu manter o jornal s na internet. [...] lamentvel que o JB termine. Foi um processo de equvocos empresariais que resultaram em decadncia editorial.
Disponvel em: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/07/13/jb-apenas-versao-nainternet-307709.asp. Acesso em 10 jul. 2010

Texto 2 A morte do Jornal do Brasil Foi a Piau que, fazendo piada, primeiro localizou o "ltimo assinante" do JB. Mas, desde o dia 13 de julho, oficial. Nelson Tanure - que j havia matado a Gazeta Mercantil em junho de 2009 - anunciou que o Jornal do Brasil "deixar de circular em papel" em 2010. "Deixar de circular" se tornou um eufemismo para sinalizar que um jornal deixou de existir fisicamente. Morreu. Tanure tambm anunciou que o JB "continua na internet", mas isso nem sempre diz muita coisa. Afinal, a Gazeta igualmente "sobreviveria" dentro do portal InvestNews - uma hiptese levantada na ocasio de sua morte -, mas at agora... (nada de ressuscitar).
Disponvel em: http://www.digestivocultural.com/arquivo/tema.asp?codigo=5&nome= Imprensa. Acesso em 2 ago. 2010.

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

REDAO DISSERTATIVA

24

Texto 3 O catedrtico, em matria do jornalismo, na Universidade de Carolina do Norte, Philip Meyer, em seu recente livro The Vanishing Newspaper relembra porque uma imprensa saudvel importante para o bom funcionamento da democracia , explica didaticamente como os jornais ganham dinheiro, passa pelo problema dos anunciantes, pela credibilidade, pela reportagem e at pelo papel fundamental dos editores. Reserva um captulo inteiro para a salvao do jornalismo e outro para o que pode, efetivamente, ser feito. Em seu livro, no menospreza a internet para no colocar os velhos jornais como vtimas do sistema , e sbio, em igual medida, ao demonstrar que a herana do velho jornalismo no vai toda para o ralo, boa parte dela permanece.
Resenha do livro MEYER, Philip. Os jornais podem desaparecer? (Ttulo original: The Vanishing Newspaper) So Paulo: Contexto, 2007. [Fragmento]

Com base na leitura desses textos, redija uma dissertao, respondendo seguinte pergunta: Os jornais podem desaparecer? Em seu texto, justifique sua resposta, apresentando argumentos acerca desse assunto. Caso necessrio, utilize o rascunho disponvel para redao na prxima pgina. A REDAO dever ser transcrita no formulrio prprio PROVA DE REDAO, conforme as instrues em sua capa.

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

REDAO DISSERTATIVA

25

FOLHA DE RASCUNHO

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

FOLHA DE RASCUNHO

26

CONCURSO PBLICO UFMG / 2010


RASCUNHO DO GABARITO
LNGUA PORTUGUESA A B C D 1 A B C D 2 4 3 A B C D 6 A B C D 5 A B C D 8 A B C D 7 A B C D 10 A B C D 9 A B C D A B C D

INFORMTICA E LEGISLAO A B C D 11 A B C D 12 14 13 A B C D 16 A B C D 15 A B C D 18 A B C D 17 A B C D 20 A B C D 19 A B C D A B C D

ESPECFICA DO CARGO A B C D 21 A B C D 22 A B C D 23 A B C D 24 A B C D 25 A B C D 26 32 31 A B C D 38 30 A B C D 37 A B C D 44 29 A B C D 36 A B C D 43 A B C D 50 28 A B C D 35 A B C D 42 A B C D 49 A B C D 27 A B C D 34 A B C D 41 A B C D 48 A B C D A B C D 33 A B C D 40 A B C D 47 A B C D A B C D 39 A B C D 46 A B C D A B C D 45 A B C D A B C D

CONCURSO PBLICO UFMG/2010

RASCUNHO DO GABARITO

27

S-ar putea să vă placă și