Sunteți pe pagina 1din 4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC 18288/12
Administrao Direta Municipal. Prefeitura Municipal de Joo Pessoa. Secretaria Municipal de Sade. Representao em sede Licitao. Prego Presencial n 162/2012. Objeto: Contratao de empresa para fornecimento de sistema de informao para marcao de consultas, exames especializados e internao hospitalar para o complexo regulador de sade de Joo Pessoa. Existncia de clusulas restritivas. Inobservncia das disposies legais que regem os Procedimentos de Licitao. Prejudicial que atenta contra o Princpio de Igualdade entre os licitantes. Deferimento de Cautelar suspendendo a abertura do certame questionado at ulterior correo das ilegalidades. Necessidade de retificao dos itens 14.3.4.2; 6.4 (e respectivas alneas); 26.2; 7.4; 7.7 e 8.1, bem como as disposies subseqentes que deles dependam, do Edital que deflagrou o Prego Presencial n 162/2012, caso ainda persistam as impropriedades. Citao dos responsveis. Necessidade de fazer prova das correes junto ao TCEPB. Deferimento de Cautelar suspendendo a abertura do certame questionado at ulterior correo das ilegalidades. Citao aos responsveis.

DECISO SINGULAR DS1 TC 00068/12


Tratam os presentes autos acerca de REPRESENTAO em face do Edital do Processo de Licitao n 362/2012, na modalidade Prego Presencial n 162/2012, que tem como objeto a Contratao de empresa para fornecimento de sistema de informao para marcao de consultas, exames especializados e internao hospitalar para o complexo regulador de sade de Joo Pessoa, encaminhada a esta Corte de Contas pela empresa FRAM CONSULTING LTDA, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n. 05.098.423/0001-00, com sede na Travessa Alexandre Ferreira, n. 15, sala 202, Rio Bonito, RJ, por seu representante legal, Sr. Ronaldo Augusto da Matta, e veiculada por meio do Documento n 26437/12 e do Documento n 27398/12, solicitando a adoo das medidas cabveis para que se proceda a retificao do retrocitado edital, bem como requerendo liminarmente a suspenso do certame licitatrio, o qual est previsto para ser realizado em 26 de dezembro de 2012. Afirma interessada que, ao analisar o edital do certame, verificou a existncia de clusulas que desrespeitam os requisitos legais da modalidade Prego Presencial, o que acarreta prejuzo competitividade entre os licitantes. So as seguintes, as impropriedades evidenciadas: I) Da ausncia de previso das parcelas de maior relevncia tcnica e valor significativo no atestado de capacidade tcnica transgresso aos arts. 30, 2, 44, 1 e 40, VII da Lei n 8.666/93.

NCB

PROCESSO TC 18288/12 Denncia em face da Sec Sade de Joo Pessoa

Faz-se imprescindvel a necessidade de PREVISO OBJETIVA daquilo que possa ser considerado parcelas de maior relevncia tcnica e valor significativo no atestado de capacidade tcnica como pertinente e compatvel para fins de aceitao do atestado apresentado, haja vista o objeto da presente licitao, ou seja, software, trata-se de BEM INCORPREO, ou seja, bem que no possui uma existncia tangvel, logo, IMATERIAL. II) Da exigncia de CND (certido negativa de dbito) e CNDT (certido negativa de dbito trabalhista) quando da consecuo do pagamento; Faz-se necessria a correo do Edital, a fim de que os licitantes possam fazer uso de certides positivas com efeito de negativa quando do recebimento das faturas emitidas em razo do contrato firmado entre as partes. III) Da no previso da ata de registro de preos em prego para registro de preos; Incluso no presente ato convocatrio da ata de registro de preos, vez que pretende a Administrao Pblica utilizar-se do SRT (Sistema de Registro de Preos), conforme depreende-se do teor do Edital. IV) Da possibilidade de prorrogao contratual superior a 12 (doze) meses em prego para registro de preos transgresso ao art. 15, 3 lei n 8666/93 c/c art. 4, decreto 3.931/2001; A lei no admite a possibilidade de prorrogao em perodo superior a 12 (doze) meses em prego para Registro de Preo como no presente caso. Tal determinao prevista no Edital est em total desconformidade com a lei, devendo ser excluda do presente instrumento convocatrio, sob risco de macular todo o procedimento. o Relatrio. DEFERIMENTO DA CAUTELAR A matria sub examine abrange conhecimento da seara Constitucional e Administrativa, mais especificamente em relao a esta a Lei n 10.520/02 e, subsidiariamente a Lei n 8.666/93 e, em relao quela, os princpios constitucionais da Administrao Pblica e o Princpio da Igualdade. Segundo o Art. 3 da Lei n 8.666/93,
A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia, a seleo da proposta mais vantajosa para a administrao e a promoo do desenvolvimento nacional sustentvel, e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos.

A seu turno, o 1 veda aos agentes pblicos:

NCB

PROCESSO TC 18288/12 Denncia em face da Sec Sade de Joo Pessoa

I - admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocao, clusulas ou condies que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu carter competitivo, inclusive nos casos de sociedades cooperativas, e estabeleam preferncias ou distines em razo da naturalidade, da sede ou domiclio dos licitantes ou de qualquer outra circunstncia impertinente ou irrelevante para o especfico objeto do contrato, ressalvado o disposto nos 5o a 12 deste artigo e no art. 3o da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991; II - estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciria ou qualquer outra, entre empresas brasileiras e estrangeiras, inclusive no que se refere a moeda, modalidade e local de pagamentos, mesmo quando envolvidos financiamentos de agncias internacionais, ressalvado o disposto no pargrafo seguinte e no art. 3 da Lei n 8.248, de 23 de outubro de 1991.

Tais regramentos, pelos documentos que instruem a presente representao, foram desrespeitados, posto que h falhas no estabelecimento de critrios apostos no Edital n 162, as quais contaminam o Procedimento de Licitao, e que prejudica o escorreito andamento dos atos subseqentes, e dos competidores de boa-f. cedio que o Prego modalidade de licitao para aquisio de bens e servios comuns em que a disputa pelo fornecimento feita em sesso pblica, por meio de proposta e lances, visando a classificao do licitante com a proposta de menor preo. Tem, entre suas peculiaridades, a inverso das fases de habilitao e anlise das propostas, o que significa que apenas a documentao do participante que tenha apresentado a melhor proposta ser analisada, sendo que a definio da proposta mais vantajosa feita atravs de proposta de preo escrita e, aps, a disputa por meio de lances verbais. Ante o exposto, e visando resguardar a lisura do certame, os Princpios que norteiam as aes da Administrao Pblica, o tratamento Isonmico que deve ser dado aos participantes do Procedimento de Licitao questionado, e a fim de evitar possveis danos ao errio, este Relator, com fulcro no art. 195, caput e 1, determina : 1. A expedio desta cautelar, visando suspender a abertura do Processo de Licitao n 362/2012, na modalidade Prego Presencial n 162/2012 levada a efeito Prefeitura Municipal de Joo Pessoa; 2. A retificao do Edital que deflagrou o supracitado Prego, de acordo com as observaes presentes nos itens I, II, III e IV supracitadas no Relatrio em epgrafe, notadamente em relao s inconsistncias detectadas nos itens 14.3.4.2; 6.4 (e respectivas alneas); 26.2; 7.4; 7.7 e 8.1, bem como as disposies subseqentes que deles dependam, caso ainda persistam as impropriedades; 3. A citao da Sra. Roseana Maria Barbosa Meira, Secretria de Sade do Municpio de Joo pessoa, e do Sr. Jos Robson Fausto, Pregoeiro/Presidente da CSL, a fim de que cumpram esta determinao, e para que apresentem defesa acerca dos fatos questionados no Documento TC n 26437/12 e no Documento n 27398/12, informando-lhes, outrossim, que o descumprimento desta deciso estar sujeito as sanes previstas na Lei Orgnica desta Corte de Contas;

NCB

PROCESSO TC 18288/12 Denncia em face da Sec Sade de Joo Pessoa

4. Fazer prova junto a esta Corte de Contas do saneamento das inconsistncias detectadas no Edital do Prego Presencial n 162/2012, a fim de viabilizar a continuidade do certame.
Publique-se, registre-se e cumpra-se. TCE - Plenrio Ministro Joo Agripino Joo Pessoa, 20 de Dezembro de 2012.

Arthur Paredes Cunha Lima Relator

NCB

PROCESSO TC 18288/12 Denncia em face da Sec Sade de Joo Pessoa

S-ar putea să vă placă și