Sunteți pe pagina 1din 5

Como escrever ou realizar os exerccios de aquecimento

Consideraes
1-O alfabeto da Ergonomografia foi desenvolvido para ser utilizado nas folhas padronizadas dos cadernos escolares. 2-Da as letras que formam as palavras so desenhadas no espao entre a linha superior acima da linha de apoio da escrita e a linha intermediria imaginria abaixo da linha de apoio da escrita. No espao formado por duas alturas acima da linha de apoio da escrita mais uma abaixo.

3-O espaamento das linhas dos cadernos de 8mm.

4-A amplitude mxima da palavra de 12mm. 5-O A risco imaginrio do aportar deve ser paralelo a linha de apoio da escrita e estar entre o mximo superior e o mnimo inferior da amplitude da palavra. 6-O traos inclinados naturalmente obtidos pelas contraes dos dedos formam com a linha de apoio da escrita um ngulo prximo de 57.

7-Escrever consiste de desenhar continuamente pequenos traos inclinados ora para cima, ora para baixo aos quais acrescentamos pequenas curvas ora cncavas, ora convexas, ora para frente ora para traz formando as letras que representam os sons das palavras.

Escrevendo usando a tcnica


O objetivo melhorar a letra e facilitar o trabalho de escrever. Tcnica PAE A tcnica PAE serve para voc aprender a posicionar corretamente o conjunto brao, antebrao e mo, em posio ergomtrica de descanso, em relao linha de apoio da escrita. 1-Segurar a caneta com a mo na posio de descanso.

2-Preparar P O antebrao e a mo devem sempre estar descansados sobre a mesa e o papel na posio e ngulo corretos. desejvel que no inicio do aprendizado esta seja a posio adotada para cada nova palavra que for escrever.

Apontar A Significa que a mo deve ocupar sempre a mesma posio em relao linha para cada palavra que for escrever, que a ponta da caneta deve estar sempre sobre a linha imaginaria entre o mximo superior e o mnimo inferior da amplitude da letra. Com conjunto brao, antebrao e mo na posio de descanso e formando com a linha de apoio um ngulo de 90, faa de conta que risca a palavra que vai escrever. O risco imaginrio deve ser paralelo linha de apoio da escrita.

Escrever E Aps determinar o local onde ir escrever, sem mudar a posio assumida, sem mexer o pulso, comece a desenhar os smbolos a partir da extremidade esquerda do risco imaginrio. Ao terminar, reposicionar o conjunto para o bloco seguinte. Deve-se escrever sempre no mesmo lugar, desta forma o papel que deve mudar de lugar para cada nova palavra a ser escrita. Aps algum tempo ter aprendido a posicionar a mo corretamente em relao linha e no vai mais ser precisar se preocupar com isso.

Como realizar os exerccios de aquecimento Primeiro exerccio


Consiste de (Pintar os quadros de cada bloco) usando somente o movimento contrao dos dedos.

- Posicionar-se de acordo com as recomendaes, que o P de preparar. - Com o brao apoiado em posio de descanso, sem mexer o pulso, traar riscos horizontais sobre o bloco com movimentos de vai e vm, estes riscos devem ser naturalmente produzidos pelo compasso formado pelo apoio do brao e a ponta da caneta, ou seja, no deve haver compensaes a serem feitas, que o A de apontar, observando atentamente para no mexer o pulso. - Aps a execuo dos traos na horizontal, sem tirar o lpis desta linha nem mudar a posio da mo (o punho no deve girar) e o apoio do brao, iniciar os traos de inclinados usando somente o movimento contrao dos dedos, que o E de escrever. Estes traos devem ser tambm naturalmente produzidos, e tambm no necessitam de compensaes, e devem tocar as linhas de apoio e superior. Movimentos
Trao para cima , l em cima. Trao para baixo , l em baixo.

- Ao mudar do 1 para o 2 quadro, o lpis no deve deixar o papel e a posio adotada dever ser mantida e, apenas o compasso formado pelo apoio do brao e a ponta da caneta sofre um pequeno giro, e no a mo, o suficiente para que o novo trao seja executado somente pela contrao dos dedos.

Segundo exerccio
Consiste de (desenhar 3 e depois 4 elipses) usando somente o movimento contrao dos dedos para executar os traos inclinados aos quais acrescentamos curvas.

Movimentos 1- Trao de baixo para cima de 1 at 2 2- Curva da esquerda para direita de 2 at 3 3- Curva da direita para esquerda de 3 at 4 4- Trao de cima para baixo de 4 at 5 5- Curva da esquerda para direita de 5 at 6 6- Trao de baixo para cima de 6 at 7

Terceiro exerccio
Consiste de (desenhar seguencialmente 4 letras a) usando somente o movimento contrao dos dedos para executar os traos inclinados aos quais acrescentamos curvas.

Movimentos 1- Trao de baixo para cima de 1 at 2 2- Curva da esquerda para direita de 2 at 3 3- Curva da direita para esquerda de 3 at 4 4- Trao de cima para baixo de 4 at 5 5- Curva da esquerda para direita de 5 at 6 6- Trao de baixo para cima de 6 at 7 7- Trao de cima para baixo de 7 at 8 8- Curva pequena da esquerda para direita de 8 at 9

Quarto exerccio
Consiste de (desenhar seguencialmente 4 letras l) usando somente o movimento contrao dos dedos para executar os traos inclinados aos quais acrescentamos curvas.

Movimentos 1- Curva longa subindo da esquerda para direita 2- Trao de baixo para cima 3- Curva da direita para esquerda 4- Trao de cima para baixo 5- Curva fechada da esquerda para direita

Os proximos exerccios seguem o mesmo raciocinio.

S-ar putea să vă placă și