Sunteți pe pagina 1din 30

N 23 | 15 a 21 de Dezembro de 2012

Regio Autnoma da Madeira

COMUNIDADES

ATUALIDADES

Jardim agradece colaborao dada Regio e ao Governo


O Presidente do Governo Regional recebeu esta semana, na Quinta Vigia, em audincia conjunta, diversas entidades oficiais para a tradicional apresentao de cumprimento de Natal e Ano Novo. Alberto Joo Jardim agradeceu s referidas entidades, membros do Governo Regional, autarcas, representantes de foras militares e representantes de vrias instituies civis, toda a colaborao que deram ao povo da Regio e ao Governo em particular, aproveitando para desejar a todos um Feliz Natal e um Ano Novo to bom quanto possvel, cumprimentos que, acentuou, so estendidos s respectivas famlias. Muito obrigado por tudo em que ajudaram, a mim principalmente, e o melhor para cada um de vs, sublinhou ainda o Chefe do Executivo regional.

ATUALIDADES

MITI vai ocupar instalaes com 1.000 metros quadrados

O MITI - Madeira Interactive Technologies Institute vai funcionar no piso -2 do Madeira Tecnoplo, numa rea de cerca de 1.000 metros quadrados. O objectivo criar instalaes prprias para o instituto, de maneira a estar mais prximo do padro internacional deste tipo de espaos de investigao e de ensino de formao graduada, segundo explicou Nuno Nunes, presidente do Madeira Interactive Technologies Institute e director cientfico do Carnegie Mellon Portugal Partnership. As obras para as novas instalaes tiveram incio esta semana e vo readequar um espao que estava muito pouco utilizado no Madeira Tecnoplo e criar condies para que as equipas de

investigao e os alunos do mestrado do MITI possam estar no mesmo stio. Neste momento, eles ocupam instalaes dispersas entre o tecnoplo e a universidade, estando divididos em gabinetes por todo o lado, o que no nada adequado, afirma Nuno Nunes. O responsvel adianta que o projecto, entretanto j aprovado pelo programa comunitrio Intervir+, no comporta um investimento muito elevado, situando-se ligeiramente acima dos 200 mil euros. A componente regional para este investimento advm das prprias receitas geradas pelo MITI. Os 1.000 metros quadrados iro ter espaos para os investigadores trabalharem em open space, zonas para reunies, zonas de

laboratrios e uma rea para aulas em videoconferncia. Esta ltima uma componente particularmente importante do projecto, visto que h muitas aulas que so dadas em videoconferncia para os EUA e viceversa. Atualmente, esto 120 pessoas associadas parceria madeirense com a Carnegie Mellon, nomeadamente 30 alunos de doutoramento, 20 investigadores/professores e cerca de 70 alunos de mestrado. De acordo com Nuno Nunes a anunciada renovao da parceria com a universidade norte-americana at 2015 vai permitir que mais 100 alunos frequentem esta formao.

ATUALIDADES

Plano de Emergncia concludo em 2013


O Plano Municipal de Emergncia e Proteo Civil, o Plano de Urbanizao da Vila do Porto Moniz e o Plano de Interveno em Espao Rural estaro concludos durante o prximo ano, confirmou esta semana o Presidente da autarquia, Valter Correia. O autarca sublinha que a problemtica dos cataclismos naturais e do ordenamento do territrio est na ordem do dia dos madeirenses, lembrando que, depois de devidamente aprovados, aqueles planos tero de ser refletidos numa prxima reviso do Plano Director Municipal do Porto Moniz. Valter Correia falava a propsito da aprovao, esta semana, do Oramento do Municpio para 2013. Falando acerca do documento aprovado, Valter Correia reala que a educao constitui uma das reas em que a autarquia ir continuar a desenvolver um grande esforo de apoio, nomeadamente ao nvel da atribuio de bolsas de estudo a todos os estudantes do ensino superior que apresentem aproveitamento no ano transato, assim como da atribuio de duas viagens de ida e volta queles que frequentem este grau de ensino fora da Regio Autnoma da Madeira. Todos os alunos do ensino bsico, do 1 ao 9 ano de escolaridade, continuaro a ter acesso a manuais escolares gratuitos. A edilidade ir ainda continuar a apoiar todas as associaes culturais e desportivas existentes no concelho e ser dada continuidade realizao de eventos que ajudem a divulgar e a afirmar o destino turstico Porto Moniz. Valter Correia sublinha o actual executivo camarrio tem tido como principal prioridade a consolidao financeira da Cmara Municipal do Porto Moniz, sob pena de ser posta em causa a sua sustentabilidade e a prestao dos servios bsicos disponibilizados populao.

ATUALIDADES

19 toneladas de fogo j esto na Madeira


O material pirotcnico que servir de base ao espectculo do rveillon madeirense j se encontra na Regio, depois de algumas peripcias, em consequncia das greves em curso nos portos nacionais. Segundo o administrador da HC e Filhos, Marco Costa, que hoje chega Regio para orientar os trabalhos, as cerca de 19 toneladas de material, transportadas em trs contentores, foram descarregadas tera-feira no porto do Canial e colocadas no Santo da Serra, onde ficam at 17 de Dezembro, dia em que sero deslocadas para as instalaes da Unidade de Apoio ao Quartel-general (ex-GAG2), para a montagem. Feitas as contas, so 4,5 toneladas de matrias ativas explosivas, sendo que o peso bruto do fogo-de-artifcio sobe s 19 toneladas. Sero 38.784 disparos, que vo envolver 425 meios humanos, dos quais 40 so operadores pirotcnicos do continente. Na Regio, esto subcontratados 95 auxiliares. Depois, h segurana, catering, vigilantes e logstica, num total de 230 indivduos. O material esteve para chegar ao Canial no dia 3 mas, devido greve dos estivadores, houve que providenciar alternativas, no caso, o porto de Leixes, o nico disponvel. Andamos com os contentores para trs e para a frente. Ora, se este j um processo bastante complexo, dado que se trata de explosivos e no podem ir em qualquer barco ou qualquer porto, a greve s nos complicou ainda mais a vida, contou. J na Madeira, os explosivos foram deslocados sob escolta policial, pois a lei assim o obriga, para quantias acima dos 50 quilos. Foram encaminhados para o Santo da Serra, para terrenos da empresa Macedos Pirotecnia. Tivemos que alugar, sendo este o nico local da Madeira que comporta o estacionamento de muitos explosivos, prosseguiu Marco Costa. S nestas brincadeirazinhas, se calhar, estamos a contabilizar 15 a 20 mil euros. muito dinheiro, concluiu.

COMUNIDADES

Mensagem de Natal
Caros conterrneos, Por estes dias, o Natal adensa-se ganhando expresso e cor. Chegou o ms da Festa e com ele as iluminaes, o sabor perfumado dos frutos, dos licores, dos bolos de mel, o som traquino das crianas. O circo, o mercado, as missas do Parto e do Galo, os convvios. Sente-se j o cheiro a plvora que, dentro de dias, derreter no cu e os barcos, esses transatlnticos do tamanho de cidades. Est tudo a postos para a celebrao deste perodo do Advento, neste bonito anfiteatro do Funchal onde bem visvel a celebrao do Natal. Mas o Natal tambm Unio, Fraternidade e Amizade de um Povo que, embora separado geograficamente, procura estar sempre presente cumprindo este desgnio que a Madeira no Mundo. Pela nossa parte, tudo temos feito, em todas as reas de cooperao, em todos os domnios para unir esta grande Famlia que a Nossa. Ainda h dias, criamos a plataforma Madeira no Mundo que gostaramos que partilhassem e divulgassem com vista construo de uma desejvel e interminvel rede operativa de informaes, de entrosamento empresarial, de promoo do nosso potencial turstico, enfim, de partilha de tudo quanto faz parte do nosso patrimnio coletivo. Importa agora, mais do nunca, nestes tempos difceis, um pouco por toda a parte, que ultrapassemos aquele estado de alma a que chamo de o Bojador da Mgoa, para nos tornarmos, de novo, um exemplo de coragem, de sagacidade e de determinao para garantirmos o futuro e o futuro das novas geraes. Afinal, os heris no tm dia de folga. Para cada novo dia h sempre uma nova batalha. com este considerando de esperana que Vos deixo e desejo o melhor e mais feliz Natal e um Novo Ano, extensivo queles que Vos so mais queridos. A Secretria Regional da Cultura, Turismo e Transportes Conceio de Almeida Estudante

COMUNIDADES

Comendador Estvo Rosa novo embaixador de Santana

Foi com grande emoo que o comendador Estvo Rosa recebeu na passada tera-feira das mos do Presidente da autarquia de Santana, Rui Moiss, a medalha da cidade, o ttulo de cidado honorrio, bem como o facto de passar a ser mais um embaixador do concelho de Santana no mundo. Esta homenagem feita pela sua terra natal foi, para o comendador, uma honra. Minutos antes da cerimnia, que aconteceu no Salo Nobre dos Paos do Concelho, o comendador Estvo Rosa explicou que se sente honrado por ser o primeiro comendador do concelho de Santana, terra onde nasci e que prezo muito. Nascido a 26 de Dezembro de 1937, emigrou para a frica do Sul, onde fundou a Casa Social da Madeira. Segundo o prprio, este foi um ponto alto da sua vida, porque quando chegou quele Pas, constatou que no havia um local que servisse de ponto de encontro dos madeirenses. Recorda que o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto Joo Jardim, esteve presente no lanamento da primeira pedra, bem como na inaugurao do centro, o que revela um grande apoio, acrescenta. Alm de ser um ponto de encontro, para Estvo Rosa a Casa da Madeira foi uma mais-valia, porque foi atravs dela que conseguiu que cerca de dois mil madeirenses tivessem amnistia, pois estavam ilegais no Pas. Quanto situao actual do pas, o comendador salienta que h zonas perigosas, mas que a comunidade est tranquila. A emigrao para aquele pas est mais estagnada, refere. Durante a cerimnia de homenagem pblica, Rui Moiss destacou o papel social do comendador, na frica do Sul, que ajudou muitas pessoas que precisavam, incentivou ao associativismo e que nunca esqueceu as razes. Rui Moiss lembrou ainda o trabalho da esposa de Estvo Rosa, que tambm j recebeu uma comenda.

COMUNIDADES

Corpo consular pode ajudar


O Representante da Repblica recebeu esta semana para prestao de cumprimentos de Natal, a Associao do Corpo Consular da Regio. Aos convidados, Ireneu Barreto pediu que ajudem a Madeira, promovendo a Regio, junto dos cidados dos pases que representam. O anfitrio lembrou o ano difcil que a Madeira viveu, recordando os incndios que deflagraram na ilha no vero e as intempries que assolaram o norte da Madeira. Foi um ano difcil e o prximo ano no se apresenta, aparentemente, mais favorvel, analisou. Mas, para o Representante da Repblica, nas dificuldades que devemos temperar as nossas aes e encontrar foras para sermos solidrios para com aqueles que mais precisam e para aqueles que, por vrios motivos, no tm a possibilidade de obterem um nvel de satisfao para as suas necessidades bsicas.

COMUNIDADES

Portas no Kuwait para exportar portugus

O Ministro de Estado e dos Negcios Estrangeiros disse esta semana no Kuwait que, no exterior, no comentar a possibilidade de o Presidente da Repblica remeter o Oramento do Estado para o Tribunal Constitucional. Nenhum comentrio sobre questes internas. Aqui s se trata de exportar mais, internacionalizar mais e atrair investimento para Portugal. Emprego e crescimento, respondeu Paulo Portas, ministro dos Negcios Estrangeiros e lder do CDS-PP, quando questionado pelos jornalistas sobre a inteno de Cavaco Silva de promulgar o Oramento mas enviando-o simultaneamente para o Tribunal Constitucional, segundo a ltima edio do Expresso. O semanrio, citando fonte do Palcio de Belm, noticiou que o Presidente da Repblica, Anbal Cavaco Silva, vai promulgar o Oramento do Estado, remetendo o diploma ao Tribunal Constitucional para fiscalizao sucessiva, por ter dvidas, designadamente, sobre a constitucionalidade da tributao das penses dos reformados.

COMUNIDADES

Dcio Gonalves apresenta disco na Madeira

O cantor madeirense Dcio Gonalves, radicado no Canad h 39 anos vai apresentar o seu mais recente CD, no dia 21 de Dezembro s 21 horas na FNAC Madeira. Esta a primeira vez que o artista passa o Natal e fim de ano na Madeira, aps ter sado da Regio em 1973. Como nos referiu ao longo destes anos j vim muitas vezes Madeira, mas nunca tive oportunidade de passar esta quadra na minha terra junto com os meus familiares e amigos, revivendo o

passado. O autor da cano Cabrinha lanada h anos e divulgada aqui pelo espectculo de variedades Madeira em Festa, vai atuar em diversos locais, conforme agenda programada por Ral Santos (El Charro de Madeira) que o seu agente artstico. Atuar no dia 23 deste ms no Jardim Municipal no programa Msicas do Arco da Velha e tambm na RTP Madeira na reportagem da Noite do Mercado no Funchal. Dcio Gonalves, que recentemente

atuou em Providence, New Bedford e Fall River (Amrica) acentuou-nos que os seus trabalhos musicais tm sido muito divulgados em Toronto e arredores, assim como na Internet o que serve de estmulo para prosseguir com novos projectos. Para o prximo ano tenciona lanar novo disco com os melhores temas da sua carreira e que esto includos nos seis discos que gravou. Esse cd ter tambm alguns temas originais.

10

COMUNIDADES

Pe. Alfredo eleito vigriogeral


O nmero dois dos Missionrios de So Carlos, uma congregao religiosa especializada nas migraes, portugus, noticiou a Rdio Renascena. O padre Alfredo Jos Gonalves natural da Madeira e foi eleito num Captulo geral que teve lugar em Torres Vedras, onde foi tambm escolhido o novo superior geral o padre italiano Alessandro Gazzola. O padre Alfredo um dos trs portugueses que integram os cerca de 700 religiosos scalabrinianos no mundo.

11

EDUCAO E CULTURA

Autarquias pequenas no tm recursos


O Governo da Repblica est a equacionar a transferncia de muitas das suas competncias na rea da Educao para as autarquias, at ao 12.. O modelo ser testado no concelho de Cascais em 2013 e implica atribuir cmara a gesto de todas as escolas do ensino obrigatrio, mas tambm do pessoal docente e no docente. Se funcionar, o Governo poder propor este modelo para todo o Pas. Na Madeira a Educao est regionalizada e, por isso, a inteno do Estado de transferir para as autarquias a gesto das escolas de ensino obrigatrio (at aos 12. ano) no ir acontecer na Regio Autnoma da Madeira, na medida em que essa uma competncia h j muito assumida pelo Executivo madeirense. Instado a comentar a pretenso da Repblica, o Director Regional de Planeamento, Recursos e Infraestruturas (DRPRI) disse que Cascais uma cmara que tem provavelmente a dimenso da Regio Autnoma da Madeira e, por isso, dever estar dotada dos meios necessrios para assumir a gesto das escolas. O que o Governo da Repblica quer que essa gesto, que feita em todo o Pas, passe para uma entidade da dimenso, vamos supor, da Madeira, admitiu. Porm, desconhece como ir funcionar um municpio pequeno com estas competncias acrescidas e para as quais no so feitos ajustamentos na sua dimenso. Como no se fez a juno de cmaras pequenas para dar uma autarquia com dimenso razovel que permita fazer esse tipo de gesto, no sei se h vantagens em ir para estruturas muito pequenas, apontou, referindo que para gerir as escolas Secundrias preciso ter uma determinada dimenso que justifique a existncia de determinados tcnicos que vo desempenhar esse trabalho. O responsvel pela DRPRI acredita, por isso, que Cascais no ir dar a gesto das escolas s juntas de freguesia, que no tm recursos para fazer esse tipo de trabalho, nem uma cmara pequena o ter, reforou. Dadas estas circunstncias, Gonalo Nuno Arajo diz que prefervel deixar essa gesto a um nvel superior - que no caso da Madeira o Governo Regional.

12

EDUCAO E CULTURA

Henrique Amoedo integra comisso que atribuir apoios diretos s artes


Henrique Amoedo, director artstico do grupo madeirense Danando com a Diferena, foi convidado pela Direo Geral das Artes a integrar a comisso de apreciao das candidaturas aos apoios financeiros do Estado nas modalidades de apoio direto s artes, no valor de cinco milhes e 350 mil euros. Em declaraes Henrique Amoedo disse que viu neste convite um reconhecimento do trabalho da sua associao (AAAID), do seu trabalho pessoal e do trabalho do grupo Danando com a Diferena, admitindo, no entanto, no ter dvidas que integrar esta comisso ser um trabalho muito difcil por causa dos escassos recursos. Desta vez, a comisso ter de dividir o valor atrs referido por cinco diferentes reas artsticas, nomeadamente a dana, o teatro, a msica, cruzamentos disciplinares e uma outra rea que inclui arquitetura, artes digitais, artes plsticas, design e fotografia. Para a modalidade de apoio direto quadrienal, bienal e anual (2013-2016) na rea da Dana, a ser avaliada pela Comisso de Apreciao, o montante global destinado pela Direo Geral das Artes ser de um milho de euros, sendo que so 15 o nmero mximo de projectos a apoiar. Alm de Henrique Amoedo, integram a Comisso de Apreciao das Candidaturas, na rea da Dana, Lusa Roubaud e Teresa Simas.

13

EDUCAO E CULTURA

Museu da Baleia mostra economia da Regio no Aeroporto

O Secretrio Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel Antnio Correia presidiu no ltimo dia 19 de Dezembro, inaugurao da exposio Museu da Baleia da Madeira recordando o passado, preparando o futuro, no Aeroporto da Madeira. A mostra pode ser visitada at meados de Janeiro e decorre do plano de animao de Natal do Aeroporto da Madeira em conjunto com o Museu da Baleia. Presentes na cerimnia estiveram os diretores do Aeroporto da Madeira, do Museu da Baleia, do Turismo, da

Agricultura, o Presidente da Cmara de Machico e demais entidades. De acordo com Manuel Antnio Correia, esta exposio mostra a aposta que a Regio tem feito na eco economia. Uma das formas de dar diferena, qualidade e competitividade Madeira utilizar o seu patrimnio natural como o caso dos cetceos e este um exemplo que faz a sntese entre essas necessidades. Tudo isso faz parte de uma linhagem completa em que a Madeira aposta naquilo a que eu chamaria uma eco economia, isto ,

uma economia assente na ecologia, no ambiente, no patrimnio natural, porque essa a melhor forma de termos o crescimento sustentvel. O governante enalteceu o facto do Aeroporto da Madeira ter recebido esta exposio e felicitou o Museu da Baleia pela meno honrosa que recebeu, recentemente, na categoria de melhor museu a nvel nacional, pela Associao Portuguesa de Museologia sendo um espao que j recebeu mais de 20 mil visitas.

14

EDUCAO E CULTURA

H Sempre Magia no Natal


H Sempre Magia no Natal um udio-e-book lanado no ltimo dia 19 de Dezembro, no Museu Casa da Luz, da autoria de 16 escritores e 15 ilustradores madeirenses. O lanamento foi precedido de uma exposio das ilustraes originais, acompanhadas pelo texto dos 16 captulos da obra. O primeiro captulo deste conto que contm uma mensagem de esperana, foi escrito por Francisco Fernandes, a que se juntaram outros 15 escritores, j com obras infantis publicadas, mais 15 ilustradores da Regio, num total de 36 pessoas, a contar tambm com os revisores, narradores, autora vencedora do ttulo e composio do livro eletrnico. O novo livro pode a partir de agora ser descarregado da Internet gratuitamente, a partir do facebook de qualquer um dos autores: Llia Mata, Octaviano Correia, Berta Helena, Isabel Fagundes, Anabela Machado, Antnio Barroso Cruz, Antnio Castro, Cludia Ferreira Faria, Gisela Dias da Silva, Graa Alves, Ldio Arajo, Lusa Correia Sousa, Lusa Gaspar, Natlia Bonito e Nuno Morna, entre os que escreveram os captulos. Do lado dos ilustradores figuram Alexandra Carvalho, Anabela Machado, Antnio Machado, Antnio Pascal, Catarina Gomes, Cludia Sousa, Helena Berenguer, Helena Henriques, Lina Correia, Mrcia Henriques, Paulo Srgio BEJu, Ral Pestana, Nelson Henriques, Lusa Spnola e Roberto Macedo Alves. Este livro tem tambm um udio com a narrao atravs das vozes de Jacinta Rodrigues e Pedro Silva, para quem em vez de ler, preferir ouvir a histria. Dos assuntos abordados contam-se tradies madeirenses prprias desta quadra de Natal, como o circo, a feira de diverses, as broas e o bolo de mel. O ltimo captulo da autoria do escritor madeirense que deu incio histria, Francisco Fernandes, que j pensa em novas histrias escritas a vrias mos.

15

EDUCAO E CULTURA

Mega-prespio recria tradies e motivo de visita ao Curral


A Associao Refgio da Freira voltou, este ano, a criar um mega-prespio no centro da freguesia do Curral das Freiras. Instalado no parque de estacionamento daquela localidade, com uma rea de 520 metros quadrados, alm de retratar o Nascimento de Jesus, o prespio tambm uma mostra das tradies da freguesia e da Regio, algumas das quais j s esto presentes na memria dos mais velhos. Por entre corredores labirnticos criados com recurso a papel pintado, atapetados por folhas de castanheiro secas e iluminados por inmeras lmpadas, os vrios cenrios vo surgindo, uns atrs dos outros, deslumbrando os visitantes. No centro do projecto est situado o Natal propriamente dito, com a recriao do Nascimento de Jesus, ao passo que em volta esto representados os restantes cenrios. Tal como explicou Anacleto Camacho, presidente da referida associao, uma vez entrando naquele espao, as pessoas podem sentir um pouco de tudo. Podem cheirar o Natal (graas s verduras, ao musgo e s frutas ali colocadas nos diversos compartimentos), podem conviver, podem se recordar de algumas tradies que j no viam h algum tempo, afirmou, acrescentando que ali esto presentes cenrios representativos do Curral das Freiras, do concelho de Cmara de Lobos, da Regio e da natureza. um prespio dentro do Curral e o Curral dentro do prespio, classificou o nosso interlocutor.

16

ECONOMIA E FINANAS

Secretria estranha reduo de taxas aeroporturias

A Secretria Regional da Cultura, Turismo e Transportes estranha o facto de um Secretrio de Estado ter avanado com a informao, de que a privatizao da ANA vai permitir baixar as taxas aeroporturias na Madeira em 25%. Conceio Estudante falava, no dia 20 de Dezembro, margem da apresentao do Guia da Madeira, em finlands, no espao Infoarte, da Secretaria do Turismo, na qual marcou presena o director regional do

Turismo, Bruno Freitas. Eu acho muito curioso que um Secretrio de Estado tenha informado a Confederao do Turismo Portugus de aspetos de uma negociao que ainda no est concluda. S posso dizer que curioso e acho que tenho todo o direito de estranhar, afirmou. Neste momento, h troca de propostas e contrapropostas entre o Governo da Repblica e o Governo Regional onde a questo da reduo das taxas ou melhor dizendo, da convergncia

tarifria no espao dos aeroportos portugueses uma das questes que est em anlise. A propsito, advertiu, antes de tudo isso estar aprovado, no acho muito adequado falar-se j de valores percentuais quer no que respeita ao Aeroporto da Madeira e ao Aeroporto de Lisboa, que foram os dois aeroportos mencionados. Podem ser esses nmeros como podero ser outros. A questo para ns no est encerrada.

17

ECONOMIA E FINANAS

Executivo prefere trocar popularidade fcil pela verdade das dificuldades

O Secretrio Regional do Plano e Finanas, Ventura Garcs, reconheceu esta semana na Assembleia Legislativa da Madeira que as medidas necessrias exigem sacrifcios muito significativos, mas adiantou que o Executivo madeirense prefere trocar a popularidade fcil pela declarao inequvoca das dificuldades, porque recusamos mentir conscientemente e apresentar um oramento de facilidades. Durante a sua interveno final, que antecedeu a votao das propostas de Oramento Regional e do PIDDAR - Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administrao da Regio Autnoma da Madeira para 2013, o governante disse que o Governo apresentou um Oramento exigente, mas necessrio e responsvel, sendo o oramento possvel na conjuntura que vivemos. Neste sentido, referiu que h um rumo bem definido para alcanar, tal como sustentar as contas pblicas, combater o dfice, promover a estabilidade social e fomentar a dinamizao econmica. No seu discurso, lembrou que o Executivo madeirense apresentou resultados e fez prova deles como a reduo do dfice, das estruturas da administrao pblica com efeitos na reduo despesa, reformas estruturais, novas polticas sociais e qualificaes e desenvolvimento econmico- nica via para o crescimento do emprego. Deste modo, destacou que sem falsos otimismos, acreditamos que iremos dar a volta e alterar a condio presente, referiu. Acreditamos que a Regio est agora mais bem preparada para enfrentar os desafios com que se confronta e que as propostas inscritas no Oramento Regional, para 2013, efetivam o incio da retoma econmica, garantiu. Prometendo apoiar os madeirenses em dificuldade, Ventura Garcs garantiu ainda que no nos furtamos nossa responsabilidade, nem ao cumprimento das metas a que estamos vinculados.

18

ECONOMIA E FINANAS

Bordado com 2,5 de aumento


Manuel Antnio Correia entregou esta semana tarde 8 mil euros em prmios s bordadeiras de casa. Relativamente ao sector e a novos mercados, o responsvel disse, no Instituto do Vinho da Madeira, que a juno deste sector com o vinho fez com que se conquistassem novos mercados e se consolidassem os j existentes, que j conhecemos e que tradicionalmente sabemos que tm apetncia para este tipo de produto. Apesar dos parcos vencimentos, sou o primeiro a querer que se pague mais, nenhum governante do mundo quereria o contrrio. E tm sido, nos ltimos anos, criadas condies para que haja um crescimento lquido, mas tambm reconheo que a base baixa. Temos sempre vontade de ir acima da inflao, mas fazer isso em coordenao com o sector, quer a indstria, quer os prprios sindicatos. E o prmio monetrio de hoje integra-se nesse esforo de compensar o trabalho e aumentar o rendimento Em termos de pagamentos ao sector, na primeira fase foi volta de um milho e trezentos mil euros, mas essa revenda gera valores bem mais altos, que se aproximam dos cinco milhes de euros. Metade das vendas so feitas na Regio e a outra metade fora, havendo mercados, como a Itlia, a Frana e, durante algum tempo, os Estados Unidos, que se ressentiam do facto de a moeda europeia ser muito forte relativamente ao dlar, o que encarecia o produto. O bordado , reconhece, por outro lado, o Secretrio, um sector que se ressente da falta de poder de compra das pessoas, nomeadamente no mercado interno, porque no um bem imprescindvel no dia-a-dia das pessoas, apesar de a exportao, repetiu, estar a compensar a perda de mercado regional. Por outro lado, o Secretrio Regional realou que o aumento previsto para o sector de 2,5 por cento.

19

ECONOMIA E FINANAS

Mostra sobre Bordado marca arranque do Natal


A exposio Bordado Madeira O olhar do passado ao presente, realizada pela Bordal no espao Infoarte, foi o evento que marcou, no dia 15 de Dezembro, a abertura das iniciativas de Natal da Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes. Na ocasio, a governante Conceio Estudante declarou que est oficialmente aberto o Natal, no que diz respeito s nossas iniciativas da Secretaria, com esta exposio belssima sobre a histria do Bordado Madeira, o antigo e o moderno. A Secretria Regional enalteceu esta mostra, que aconselha vivamente a todas as pessoas, sobretudo as mais jovens, que venham entrar em contacto com esta nossa realidade, uma realidade da qual ns nos devemos orgulhar e que tem de ser conhecida e divulgada, defendeu. A governante com a tutela da Cultura e Turismo mencionou ainda que as placas j esto em actividade e vo animar o Funchal. Queremos que o Funchal esteja animado nesta quadra, que no se perca a alegria da quadra do Natal e que no se percam os valores. Referiu esperar tambm que estas celebraes, que ns preparmos com todo o empenho, apesar das dificuldades, venham a produzir o impacto positivo no esprito, no nimo dos madeirenses e de todos aqueles que nos vm visitar. Por seu turno, Joo Vacas, scio da Bordal com a esposa, Susana Vacas, afirmou que esto na empresa h 14 anos e tm tentado manter esta tradio viva. Apontando que a empresa faz, este ano, 50 anos, explicou que pretendiam terminar o ano com alguma coisa significativa, esta exposio, que apresenta vrios documentos e peas nossas, bem como um conjunto de fotografias alusivas ao Bordado, o que acaba por ser uma forma de prestarmos uma homenagem a tanta gente, que ao longo de tantos anos, esteve envolvida nesta arte, especificou. Ao mesmo tempo, tambm queremos mostrar que estamos vivos, e que continuamos a apostar, apesar das dificuldades e da situao no ser a ideal, na empresa e neste sector, alegou.

20

RELIGIO

Missa do Parto para grupos


A Missa do Parto do dia 18 de Dezembro, na Parquia da Nazar, foi celebrada pelo Pe. Marcos Pinto e contou com a presena do Secretrio Regional de Educao e Recursos Humanos, Jaime Freitas, entre outras entidades. O governante esteve nesta celebrao por a mesma ser dedicada, em especial, aos alunos, professores e funcionrios das escolas Jaime Moniz, Francisco Franco e Gonalves Zarco. Alis, os representantes dos Conselhos Executivos daqueles estabelecimentos de ensino tambm no faltaram celebrao que, alis, registou uma forte moldura humana. Tambm esta Missa teve a participao de alguns elementos da comunicao social madeirense, de quem o padre Marcos disse esperar boas notcias em 2013. No final, houve um convvio no salo paroquial, onde no faltaram as tradicionais iguarias desta poca natalcia.

21

RELIGIO

Missas do Parto marcam a Festa na Madeira


A tradio coloca a origem das Missas do Parto no incio do povoamento da ilha, com as populaes vindas do Minho portugus, em homenagem Senhora do e que a liturgia catlica distingue neste tempo do Advento. Esta evocao refere-se a Nossa Senhora de expectao, da esperana, que apresenta a ltima fase de gestao de Maria nas proximidades do Natal de Jesus, da chegada do Messias. Nestes ltimos dias, da tradio louvar o parto da Virgem em todas as comunidades paroquiais da Madeira e Porto Santo, como em mais nenhum lugar do nosso pas acontece. As Missas do Parto so celebraes exclusivas entre ns, com caractersticas muito particulares. Na generalidade, comeam bem cedo, ainda de madrugada. Congregam grupos de pessoas e romagens de vrios stios. Apresentam versos, melodias, cnticos, com instrumentos que remontam a sculos passados, como bzios, castanholas e o rajo. Salientam-se tambm nestas novenas (entre 16 e 24 de Dezembro) as vrias ladainhas como saudaes Virgem, pela alegria do nascimento de Jesus. Um dos cnticos mais conhecidos, no final da Missa, inclui um pedido de votos de bom Natal: Virgem do Parto, Maria, Senhora da Conceio, dai-nos as festas felizes, a paz e a salvao. Mas, a celebrao s fica completa com a animao e convvio no adro da igreja. Muito vm de longe e juntamse aos paroquianos nesta festa que se traduz tambm pela partilha de iguarias e sabores especficos desta poca, como os bolos e broas de mel, o cacau, os licores, a poncha, os petiscos, as sandes de carne de vinho e alhos. H muita participao neste evento e a festa, de ano para ano, fica cada vez mais famosa, conhecida almfronteiras, e motiva o interesse de visitantes e turistas de toda a parte. A opinio unnime: no se pode perder esta tradio. As novas geraes tambm recebem este testemunho sem hesitaes, com grande alegria. No essencial, o calendrio natalcio na nossa regio est marcado pelas Missas do Parto, tudo se faz em funo da Festa, numa convivncia natural entre o religioso e o profano. No h Festa como a nossa, desde os tempos antigos. As novenas em honra de Nossa Senhora so tambm para o Menino Jesus.

22

RELIGIO

Cristos comprometidos com uma vida de f

Na manh de tera passada, a Missa do Parto na igreja de Santo Antnio foi presidida por D. Antnio Carrilho. Falando para um grande nmero de pessoas que enchiam aquele templo recordou a importncia destas novenas de preparao para o Natal, que na maioria das igrejas da Madeira e Porto Santo so muito participadas. Fazendo uma reflexo a propsito das leituras proclamadas, cujo Evangelho relatava a Anunciao do Anjo a Nossa Senhora, realou que o sim de Maria ao projecto que Deus tinha para Ela exemplo para todos os cristos. Referiu que temos de comprometermo-nos com f, transformando a nossa vida em vida

nova, vivendo os ensinamentos de Jesus, questionando-nos que compromisso podemos assumir para que na nossa famlia se respire uma atitude de amor conjugal e filial, um amor fraterno. Desejou que neste Ano da F os cristos coloquem Nossa Senhora como modelo de vida. Maria e Jos acreditaram e comprometeram-se. Ns acreditamos e temos, tambm, que nos comprometermos. Levemos connosco a alegria desta certeza da presena viva de Nossa Senhora que sempre nos acompanha, assim como o exemplo de vida de So Jos, que hoje recordamos, a lembrana da Histria antes de Cristo no Antigo Testamento que nos

aponta para no pararmos nunca, nem desanimarmos perante as dificuldades, pois Deus est no meio de ns e com Ele que nos vamos renovar, transformar as nossas famlias, os nossos grupos, a nossa parquia, a nossa sociedade de um modo geral. Que a Virgem Maria, a Senhora do parto seja para cada um de ns a verdadeira Me que cada um precisa e que vivamos a alegria e o desejo de uma vida renovada no amor, referiu. O grupo coral da parquia de Santo Antnio animou liturgicamente a Eucaristia que foi concelebrada pelo Cnego Carlos Nunes e Pe. Estvo Fernandes, sedo tambm participada por um grupo de seminaristas.

23

RELIGIO

Preparao para o Natal torna mais viva a nossa f


A igreja do Porto da Cruz est ornamentada com uma grande quantidade de sapatinhos, flores que nesta poca do ano so muito abundantes naquela freguesia e que constitui um dos motivos para que muitas pessoas a visitem no tempo do Natal. Ontem de manh, sua chegada para presidir Missa do Parto, D. Antnio Carrilho, e recebido pelo proco, Pe. Joo Mendona e pelas Confrarias do Santssimo Sacramento e de Nossa Senhora de Guadalupe. Lembrou que a Igreja est a viver por proposta do Papa Bento XVI o Ano da F. evidente que todos os anos so da f, pois ela para ser saboreada diariamente em comunho com o Senhor, recebendo dEle a fora de que necessitamos para enfrentar as dificuldades que surgem na nossa vida. Desejou que este tempo de preparao para o Natal seja uma ocasio de tornar mais viva e mais comprometida a nossa f, e apelou ao sentido da fraternidade, solidariedade para todos os que passam por grandes dificuldades por no poderem concretizar as necessidades mais bsicas da sua vida, acentuando que devemos ajudar quem mais necessita sem nos deixar abater pelas dificuldades, na certeza de que com Deus ganhamos mais fora para as podermos enfrentar e as superar. O Natal torna Deus ainda mais presente na nossa vida, mas para tal teremos que nos preparar interiormente e mostrar disponibilidade para escutar e colocar em prtica a Sua Palavra, indicou D. Antnio.

24

RELIGIO

Primeira pedra lanada para reconstruir igreja matriz


Foi assinado, esta semana, o contrato entre a empresa PRIMOS e a parquia da Camacha, para a execuo da obra de construo civil, no mbito do projecto de recuperao da igreja matriz. A cerimnia decorreu no salo paroquial da igreja da Camacha e contou com a presena do proco, Comisso das Obras da Igreja Antiga, representantes da empresa construtora, presidente da Cmara de Santa Cruz e da Junta de Freguesia da Camacha, representantes da DRAC e Casa do Povo da Camacha e demais paroquianos. Passar do sonho aco d vida, apontou o Pe. Duarte Gomes. agora que temos que lanar mos obra de um projecto que est na nossa gentica, advertiu. O proco da Camacha e Rocho perspectiva que as obras estejam concludas dentro de dois anos. Dividem-se em trs fases e tm um custo total estimado de 693.125.47 euros. A 1. e 2. fases visam obras de construo civil, a 3. fase contempla a recuperao da parte artstica. As verbas para a 1. fase e parte da 2. j foram aprovadas. Decorrem de uma candidatura ao eixo 3 do PRODERAM, atravs da ACAPORAMA que no ultrapassa os 250 mil euros. Deste montante, 85% vem do PRODERAM, 212.369.53 euros, dos quais, 180.514.10 euros da UE e 31.855.43 do Oramento Regional. Os demais 15% (37.476.98 euros) tero que ser assumidos pela parquia. H a possibilidade de apresentao de uma nova candidatura para a verba que falta em termos de construo civil, 119.983.28 euros. Quanto 3. fase est estimada em 309.985 euros.

25

DESPORTO

Associao feliz entre Economia e Desporto

O Secretrio Regional do Ambiente e Recursos Naturais considerou na passada segunda-feira que o lanamento do Vinho Madeira com a marca Martimo, em parceria com a empresa J. Faria & Filhos, um exemplo feliz de associao entre a Economia e o Desporto. Para alm disso, Manuel Antnio Correia elogiou o clube, pela sua inteligncia e perspiccia, bem como pela forma como utilizou valores da Madeira, no sentido de comercializ-los no exterior, catalogando a ideia e comercializao como servio pblico. O governante no esqueceu a entidade responsvel pelo lanamento do vinho, considerando-a como uma empresa de referncia no mercado regional. Para Manuel Antnio Correia, o produto ontem lanado um contributo para a estimulao do mercado do Vinho Madeira, sendo o Martimo o aditivo. H mercados ainda pouco explorados, que podem crescer ainda mais, com iniciativas como esta. Foi um ato exemplar, que deveria ser seguido por outras instituies, nomeadamente desportivas, sublinhou o secretrio regional. Referindo-se produo do Vinho Madeira, Manuel Antnio Correia revelou que, at final de Novembro de 2012, j foi vendido mais vinho do que no ano passado. Por sua vez o Presidente do Martimo lembrou que o vinho um produto que muito divulga a Madeira, justificando assim a aposta do clube no lanamento da marca. tambm uma forma de nos aproximar das pessoas, justificou Carlos Pereira, recordando o quanto o Vinho Madeira foi apreciado durante as recentes visitas da equipa Blgica (Brugge) e a Frana (Bordus), por ocasio da sua participao na Liga Europa. O dirigente verde-rubro classificou ainda o lanamento do vinho como um lao comercial tripartido, que constitui uma mais-valia para o Martimo, para a empresa J. Faria & Filhos e para a Regio.

26

DESPORTO

Ainda deu para acreditar


O Martimo entrou na Luz motivado pela vitria no derby do Funchal, mas sabia que do outro lado ia encontrar um Benfica tambm vitorioso num derby, mas o de Lisboa. Assim sendo, no foi de estranhar que os donos da casa assumissem o jogo, tendo mais bola e criando situaes que, nos primeiros 15 minutos, foram mais de embarao para a defesa maritimista do que propriamente de perigo. Mas, mesmo em cima do quarto-de-hora, Lima teve na cabea o golo, valendo a grande defesa de Ricardo que limpou uma perda comprometedora de Roberge no incio da jogada. At aqui, o Martimo quase no tinha marcado presena no seu meio-campo ofensivo, contudo, quando o fez foi quase no cmulo da eficcia. Um livre da esquerda e, na rea Rodrigo Antnio aproveitou o ressalto a seu favor para, com um remate indefensvel, deixar Artur pregado ao cho a ver a bola a entrar. Silenciaram-se os adeptos da Luz! O Benfica no tremeu com o golo, mas o Martimo ganhou mais confiana e invadiu mais vezes o terreno defensivo do adversrio, embora sem mais consequncias. Os da casa desenvolviam um futebol agradvel, com muitas jogadas pelas alas, onde Rben e Diogo tiveram muito trabalho, e foram criando lances para o golo. Aos 33 minutos, Andr Gomes isolou Cardozo, que atirou para mais uma grande defesa de Ricardo a evitar o empate. Mas no minuto seguinte foi impotente para travar o cabeceamento vitorioso do ponta-de-lana paraguaio, aps cruzamento de Ola John e insistncia de Salvio. Com o empate, o Martimo concentrou-se sobretudo em defender bem para repor energias ao intervalo, mas podia ainda ter sofrido o golo, mas Melgarejo, primeiro, e Salvio, depois, no tiveram arte e engenho para bater Ricardo na sua cara. Para a segunda parte adivinhava-se uma entrada tambm forte do Benfica e foi isso mesmo que aconteceu. Logo aos 48 minutos, Joo Diogo tirou uma bola em cima da linha de golo, para logo de seguida Lima cabecear para defesa de Ricardo. Estava dado o mote. Aos 65 minutos, aconteceu o lance capital do encontro, com o rbitro a entender que Roberge desviou a bola com a mo dentro da rea, assinalando grande penalidade e expulsando o defesa-central. Cardozo concretizou em golo, passando o Benfica para a condio de vencedor e que no mais se inverteu. Volvidos trs minutos, novamente Cardozo a faturar aps jogada de insistncia de Lima e a fazer um hat-trick. O Martimo praticamente no existia nesta altura, com menos um jogador e a perder, a fora anmica desvaneceu-se por completo, no tendo sido por isso de estranhar que o Benfica ainda tenha marcado o quarto golo pelo recm-entrado Rodrigo, que substituiu Cardozo, o carrasco do Martimo.

27

DESPORTO

Golpe de Xando altera resultado

O Martimo empatou (2-2) na passada tera-feira com o Sporting, num jogo em que, apesar de o resultado mo ter coincidido com a exibio, acabou por manter intactas as aspiraes que a equipa tem de se qualificar para as meias-finais da Taa da Liga. Na primeira jornada do Grupo C, os verde-rubros estiveram em desvantagem, fruto de um golo de Wolfswinkel, contra a corrente do jogo, mas acabaram por operar a reviravolta, com golos de Heldon e Rafael Miranda. Quando parecia que os verde-rubros assegurariam o triunfo, o Sporting marcou nos minutos finais, tendo a igualdade prevalecido at ao final do jogo. Ante um Sporting a realizar uma poca incaracterstica, a equipa orientada por Pedro Martins revelou superioridade durante quase todo o jogo, mas duas falhas de concentrao, resultaram em dois golos para o conjunto de Alvalade, que continua em grandes dificuldades nas provas internas.

O Martimo que apresentou como novidade o facto de jogar sem pontade-lana (Heldon, Danilo Dias e Sami formaram o tridente atacante), Lus Olim foi outra das surpresas no onze inicial, no lugar do habitual titular Rben Ferreira. Marcelo Boeck, Ricardo Esgaio e Viola foram as principais novidades no onze do Sporting, ao que se juntou os regressos de Boulahrouz, Marcos Rojo e Rinaudo, depois do cumprimento de um castigo que os impediu de defrontar o Nacional, no sbado passado, para a Liga. O jogo nos Barreiros comeou com uma grande oportunidade para o Sporting, logo aos 02 minutos, num lance de ataque concludo com remate de Viola ao poste. Contudo, o Martimo contraps com trs lances de grande perigo, aos 06, 12 e 15 minutos: o primeiro e ltimo tiveram como protagonista o caboverdiano Heldon e no segundo o brasileiro Danilo Dias. O denominador

comum foram as trs grandes intervenes de Marcelo Boeck, a evitar o golo. O Sporting marcou aos 29 minutos, contrariando a tendncia do jogo, num lance em que Cdric cruzou na direita e Wolfswinkel cabeceou de forma imparvel, batendo Ricardo Ferreira. O Martimo chegou ao empate aos 40 minutos, quando Danilo Dias bateu um canto na direita, a bola foi desviada por Rafael Miranda, sobrando para Heldon que, no segundo poste, bateu Marcelo Boeck. Na segunda parte, o Martimo continuou a mandar no jogo e aos 65 minutos 65 minutos, David Simo bateu um livre sobre a esquerda para o segundo poste, onde surgiu Mrcio Rozrio a assistir Rafael Miranda para um imparvel golpe de cabea. Quando a vitria do Martimo parecia certa, aos 87 minutos Cdric cruzou e Xando, sem marcao, cabeceou vontade, empatando e estabelecendo o resultado final.

28

DESPORTO

Nacional at teve o leo na mo...


O Nacional teve tudo para levar de vencida o Sporting na noite do dia 16 de Dezembro, no entanto, a verdade que a equipa de Alvalade sau da Choupana com um empate e s no conseguiu a vitria porque Wolfswinkel falhou incrivelmente um penalti j no decorrer na segunda parte. Quanto ao jogo em si, os madeirenses entraram melhor na partida, com muita presso sobre a bola, cobrindo muito bem os espaos mas mais importante, com sentido de baliza, isto perante um adversrio que se mostrou inicialmente amorfo mas que com o passar dos minutos sacudiu a presso inicial alvinegra. Rondon, acabou por ser um dos grandes destaques deste incio do jogo, j que foi dos seus ps que saram as melhores oportunidades de golo. Logo aos 3 o internacional venezuelano proporcionou a Rui Patrcio a primeira de diversas defesas apertadas. Aos 13, Rondon novamente, aps passe de Claudemir voltou a colocar o internacional portugus em sentido. Adivinhava-se o golo da equipa madeirense e foi sem surpresas que ele surgiu passagem do minuto 25. Uma iniciativa de Isael na direita, que depois de tirar vrios adversrios do caminho atirou a contar. Curioso mesmo foi o facto do Sporting ter construdo a sua primeira oportunidade de golo aos 26 de jogo... muito pouco. At final da primeira parte houve mais Rondon, 34 e 44, mas o golo nada queria com o venezuelano. Ao intervalo a vantagem dos madeirenses era mais do que justificada. O Nacional voltou a entrar melhor na segunda parte mas aos 55 Capel arrancou na esquerda e s em falta que foi travado j na rea madeirense. Penalti prontamente assinalado. Chamado a converter Wolfswinkel atirou ao lado... Curiosamente foi neste perodo que a equipa madeirenses comeou a recuar no terreno e naturalmente sofreu as consequncias. Aos 69 Cedric do meio da rua e sem ningum esperar rematou e fuzilou autenticamente Vladan com um bomba e empatou a contenda. O Sporting cresceu, apareceu mais vezes na rea do Nacional e Jeffren at poderia ter feito melhor aos 79, mas atirou por cima. Na resposta, Barcellos entrada da rea atirou mas Patrcio voltou a brilhar entre os postes. Pouco depois, Barcellos, e Mateus embrulharam-se dentro da rea leonina e a bola sobrou para ningum... estavam decorridos 82 de jogo. At final jogou-se muito mais com o corao do que com a cabea, com o Sporting a carregar mas sem o discernimento necessrio para produzir mais e melhor. No final empate a um golo e o mal repartido por ambas as aldeias.

29

www.visitmadeira.pt srt.gov-madeira.pt

comunidadesmadeirenses.srt@gov-madeira.pt Tel. 00 351 291 203 800

REGIO AUTNOMA DA MADEIRA


GOVERNO REGIONAL

SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, TURISMO E TRANSPORTES


CENTRO DAS COMUNIDADES MADEIRENSES

30

S-ar putea să vă placă și