Sunteți pe pagina 1din 27

Apstolo Pedro: a transformao total de um discpulo

Neste estudo bblico, poderemos compreender os aspectos que levaram o apstolo Pedro, nosso irmo em Cristo, a uma mudana total em sua vida. Tambm poderemos compreender que mudana foi essa e de que necessitamos para que tambm sejamos transformados pelo Senhor Jesus. Peo que voc ore agora pedindo que a luz do Esprito Santo esteja sobre a sua mente durante a leitura, para que tudo o que voc ler possa ser compreendido conforme a verdade que s h na Palavra de Deus. Eu oro para que a semente da Palavra de Deus germine em seu corao e gere arrependimento, renncia e transformao, em nome de Jesus. A transformao total de um discpulo Vamos comear com uma pergunta: Qual foi o discpulo que se levantou perante o Sindrio para testemunhar sobre Jesus? Pense quanto tempo for necessrio para responder.

No lembra? Ento, responda: Qual foi o discpulo que negou Jesus 3 vezes?

A resposta dessa fcil, certo? Foi Pedro.

E "Pedro" tambm a resposta da primeira pergunta, porm nos lembramos facilmente apenas daquilo que marcou negativamente a vida desse apstolo.

Reflita um pouco agora: Algo aconteceu com Pedro nesse intervalo de tempo entre a negao e aquilo que est relatado no livro de Atos dos Apstolos. O que aconteceu? Esta uma das principais perguntas deste estudo e, em nome de Jesus, voc poder compreender a transformao total desse discpulo do Senhor Jesus.

Pedro chamado por Jesus

Simo Pedro, tambm chamado na Bblia como Cefas ou Simo Barjonas, trabalhava como pescador na regio da Galilia. Ele e seu irmo Andr foram os dois primeiros discpulos a serem chamados por Jesus para segui-Lo, conforme est escrito em Mateus 4:18-20.

Mateus 4:18-20

E Jesus, andando junto ao mar da Galilia, viu a dois irmos, Simo, chamado Pedro, e Andr, os quais lanavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde aps mim, e eu vos farei pescadores de homens. Ento eles, deixando logo as redes, seguiram-no.

O chamado de Jesus para Pedro veio logo aps uma pesca milagrosa, como est relatado em Lucas 5:1-11.

Lucas 5:1-11

1E aconteceu que, apertando-o a multido para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesar. 2E viu estar dois barcos junto praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. 3E, entrando num dos barcos, que era o de Simo, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multido. 4E, quando acabou de falar, disse a Simo: faze-te ao mar alto, e lanai as vossas redes para pescar. 5E, respondendo Simo, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lanarei a rede. 6E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. 7E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. 8E, vendo isso Simo Pedro, prostrou-se aos ps de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, por que sou um homem pecador. 9Pois que o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca que haviam feito, 10e, de igual modo, tambm de Tiago e Joo, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simo. E disse Jesus a Simo: No temas; de agora em diante, sers pescador de homens. 11E, levando os barcos para terra, deixaram tudo e o seguiram.

Tente imaginar a cena narrada nos versculos anteriores.

Pedro e seus amigos trabalharam toda a noite, porm no conseguiram pescar nem um peixinho. Ele deveria estar muito cansado e estressado por isso. Ento, chega um certo rabi que ele no conhecia e pede para Pedro afastar um pouco o barco da terra para que ele pregasse a Palavra de Deus. Pedro pode ter pensado: "Que cara folgado. Trabalhei a noite inteira, no pesquei nenhum peixe e ainda me pede para afastar o barco para ele pregar". Porm, essa apenas uma suposio, pois aqueles que ministravam a Palavra de Deus eram respeitados naquela poca.

Aps Jesus terminar de pregar, falou para Pedro ir at o alto mar e lanar as redes. O versculo 5 mostra que Pedro no queria fazer isso, mas fez em obedincia palavra de Jesus. O resultado foi uma pesca milagrosa que espantou a Pedro e a todos que ali estavam. Ento, Jesus chama Pedro para ser "pescador de homens" e ele O segue.

Pedro e os discpulos presenciaram os milagres de Jesus

Pedro andou com Jesus durante todo o Seu ministrio que durou cerca de 3 anos e viu muitos milagres que o Senhor operou (Mateus 4:23-24).

Mateus 4:23-24

E percorria Jesus toda a Galilia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e molstias entre o povo. E a sua fama correu por toda a Sria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de vrias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunticos, e os paralticos, e ele os curava.

Ser que havia motivos para Pedro duvidar de Jesus? Acredito que no, pois ele presenciou os inmeros milagres que o Mestre realizou.

Pedro ouviu os ensinamentos de Jesus

Alm de presenciar os milagres de Jesus, Pedro tambm ouviu o que o Mestre pregou. Logo nos primeiros sermes, Jesus alertou aos seus discpulos que sofreriam perseguio (Mateus 5:10-12).

Mateus 5:10-12 Bem-aventurados os que sofrem perseguio por causa da justia, porque deles o reino dos cus; Bem-aventurados sois vs, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vs por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque grande o vosso galardo nos cus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vs.

Alm disso, Jesus alertou-os novamente quando os enviou para anunciarem o Reino, curarem enfermidades e expulsarem demnios (Mateus 10:17-19).

Mateus 10:17-19 Acautelai-vos, porm, dos homens; porque eles vos entregaro aos sindrios, e vos aoitaro nas suas sinagogas; E sereis at conduzidos presena dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios. Mas, quando vos entregarem, no vos d cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos ser ministrado o que haveis de dizer.

Jesus ainda ensinou que veio trazer transformao, quando disse aos discpulos que no entrariam no Reino dos Cus se as atitudes deles no excedessem as dos escribas e fariseus (Mateus 5:20).

Mateus 5:20 Porque vos digo que, se a vossa justia no exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos cus.

Que tipo de mudana Jesus j realizou em sua vida? Se Jesus no mudou nada, porque voc no permitiu que Ele mude.

Pedro e os discpulos receberam o poder de Jesus

No havia motivos para Pedro duvidar de Jesus, pois ele e os discpulos receberam o poder do Senhor para curar enfermidades e expulsar demnios em nome Dele, como est escrito em Mateus 10:1.

Mateus 10:1 E, chamando os seus doze discpulos, deu-lhes poder sobre os espritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.

Eles no s receberam o poder como fizeram grandes maravilhas em nome de Jesus (Marcos 6:12-13).

Marcos 6:12-13

12E, saindo eles, pregavam ao povo que se arrependesse. 13E expulsavam muitos demnios, e ungiam muitos enfermos com leo, e os curavam.

Havia algum motivo para Pedro duvidar de Jesus? Absolutamente, no. Ento, por que Pedro negou a Jesus? Continue refletindo sobre isso durante a leitura.

Pedro ainda ouviu Jesus falar algo que, provavelmente, marcou-o (Mateus 10:32-33).

Mateus 10:32-33 Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que est nos cus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei tambm diante de meu Pai, que est nos cus.

provvel que Pedro tenha se lembrado dessa frase de Jesus aps a negao e algumas perguntas devem ter vindo sua mente: Ser que Jesus o perdoaria? Ser que ele entraria no Reino de Deus?

Ele ainda ouviu Jesus falar que "Quem no comigo contra mim; e quem comigo no ajunta, espalha. (Mateus 12:30).

Pedro andou sobre as guas

Pedro era um lder entre os discpulos devido sua personalidade. Ele era aquele que "dava a sua cara a tapa" fazendo aquilo que os discpulos tinham vontade mas no tinham coragem para fazer. Foi ele o discpulo que quis andar at Jesus sobre as guas. Quando os discpulos estavam no meio de uma tempestade em um barco, viram algum sobre as guas e acharam que era uma assombrao, mas, em seguida, viram que era o Senhor Jesus. Ento, Pedro pediu a Jesus para que o chamasse a ir at Ele sobre as guas (Mateus 14:28-31).

Mateus 14:28-31 E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se s tu, manda-me ir ter contigo por cima das guas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as guas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, comeando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mo, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca f, por que duvidaste?

Observe que Pedro no conseguiu permanecer sobre as guas quando veio um vento forte. Isso uma representao da f de Pedro, ele acreditava em Jesus, mas um "vento forte" fazia com que ele tivesse sua f abalada.

Qual o vento forte que est vindo sobre voc? Em nome de Jesus, no se perturbe com esse vento, permanea na f em Jesus.

Pedro afirmou que Jesus o Cristo, o Filho do Deus Vivo

Quando Jesus perguntou aos discpulos quem eles achavam que Ele era, Pedro foi o discpulo que reconheceu e afirmou que Jesus o Cristo, o Filho do Deus Vivo (Mateus 16:15-20).

Mateus 16:15-17 Disse-lhes ele: E vs, quem dizeis que eu sou? E Simo Pedro, respondendo, disse: Tu s o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado s tu, Simo Barjonas, porque to no revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que est nos cus."

Imagine Pedro ouvindo de Jesus que ele havia recebido uma revelao de Deus. Ele deve ter "se sentido", como as pessoas costumam dizer. Logo aps esse episdio, Jesus comeou a dizer que convinha que padecesse muitas coisas por parte dos ancios, dos principais dos sacerdotes, dos escribas e fariseus, dizendo que seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia (Mateus 16:21), mas Pedro no entendia isso.

Mateus 16:21 Desde ento comeou Jesus a mostrar aos seus discpulos que convinha ir a Jerusalm, e padecer muitas coisas dos ancios, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser

morto, e ressuscitar ao terceiro dia.

Pedro repreendido por Jesus

Porm, Pedro, que anteriormente havia recebido a revelao de Deus afirmando que Jesus o Cristo, agora fala pela sua prpria vontade: "Senhor, tem compaixo de ti; de modo nenhum te acontecer isso. (Mateus 16:22).

Mateus 16:22 E Pedro, tomando-o de parte, comeou a repreend-lo, dizendo: Senhor, tem compaixo de ti; de modo nenhum te acontecer isso.

Ento, Jesus repreendeu Pedro:

Mateus 16:23 Ele, porm, voltando-se, disse a Pedro: Para trs de mim, Satans, que me serves de escndalo; porque no compreendes as coisas que so de Deus, mas s as que so dos homens.

E ainda Jesus disse que quem quiser ir aps Ele deve renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e segui-lo (Mateus 16:24-25). Talvez tenha se lembrado tambm desta frase do Mestre aps neg-Lo trs vezes.

Mateus 16:24-25 Ento disse Jesus aos seus discpulos: Se algum quiser vir aps mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;

Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perd-la-, e quem perder a sua vida por amor de mim, ach-la-.

Esse episdio certamente marcou a vida de Pedro. Que outro discpulo foi um instrumento de Satans ao falar? E que outro discpulo ouviu palavras to duras do Mestre?

Pedro questionou Jesus sobre o perdo

Pedro tambm foi o discpulo que questionou Jesus sobre o perdo, e recebeu uma resposta maravilhosa do Mestre (Mateus 18:21-22):

Mateus 18:21-22 Ento Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, at quantas vezes pecar meu irmo contra mim, e eu lhe perdoarei? At sete? Jesus lhe disse: No te digo que at sete; mas, at setenta vezes sete.

Pedro era um lder nato e sempre se antecipava aos discpulos para perguntar. Aps o episdio em que o jovem rico questionou Jesus sobre como faria para herdar a vida eterna, Pedro perguntou a Jesus o que os discpulos receberiam por segui-Lo (Mateus 19:27-28), e o Mestre respondeu que cada discpulo receberia um trono para julgar as doze tribos de Israel.

Mateus 19:27-28 Ento Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que ns deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos?

E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vs, que me seguistes, quando, na regenerao, o Filho do homem se assentar no trono da sua glria, tambm vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

Antes da ltima ceia, Jesus lava os ps dos discpulos

Antes da ltima ceia, Jesus lavou os ps dos discpulos e Pedro achou que Ele no deveria fazer isso, porque esse era um dever reservado aos escravos no-judeus, mas depois pediu que Jesus lavasse no s seus ps, mas tambm as mos e a cabea (Joo 13:6-9).

Joo 13:6-9 6Aproximou-se, pois, de Simo Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os ps a mim? 7Respondeu Jesus e disse-lhe: O que eu fao, no o sabes tu, agora, mas tu o sabers depois. 8Disse-lhe Pedro: Nunca me lavars os ps. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te no lavar, no tens parte comigo. 9Disse-lhe Simo Pedro: Senhor, no s os meus ps, mas tambm as mos e a cabea.

Essa atitude de lavar os ps representa um ato de humildade e servio fraternal que todos os discpulos de Cristo devem ter. Esse gesto de Jesus uma indicao simblica da humilhao e entrega Dele at a morte. Como Jesus ensinou, aquele que quiser ser o maior no Reino dos Cus seja o que mais sirva.

Aps a ltima ceia, Pedro disse que morreria por Jesus

Aps a ltima ceia, Jesus e os discpulos foram ao Monte das Oliveiras e Ele disse que todos se escandalizariam Dele naquela noite, mas Pedro disse que jamais faria isso (Mateus 26:31-35).

Mateus 26:31-35 Ento Jesus lhes disse: Todos vs esta noite vos escandalizareis em mim; porque est escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersaro. Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vs para a Galilia. Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei. Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, trs vezes me negars. Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, no te negarei. E todos os discpulos disseram o mesmo.

Pedro tinha f total em Jesus e por isso afirmou com convico que morreria por Jesus se fosse necessrio. Em sua mente, Pedro estava certo de que faria tudo por Jesus, porm isso ainda no era uma verdade.

Quantas promessas voc j fez a Jesus declarando amor total por Ele? Quantas vezes voc se comprometeu a orar e ler a Bblia todos os dias da semana e, quando chegou no sbado ou no domingo, tentou chorar para pedir perdo a Jesus?

Nesse mesmo episdio, Jesus disse a Pedro que intercedeu por ele para que no lhe faltasse f, pois Satans iria colocar a f dele e dos discpulos prova.

Lucas 21:31-34 31Disse tambm o Senhor: Simo, Simo, eis que Satans vos pediu para vos cirandar como trigo. 32Mas eu roguei por ti, para que a tua f no desfalea; e tu, quando te converteres, confirma teus irmos. 33E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo at priso e

morte. 34Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que no cantar hoje o galo antes que trs vezes negues que me conheces.

Observe que Jesus disse a Pedro: quando te converteres, ou seja, quando Pedro se arrependesse de ter negado a Jesus, deveria ajudar os outros discpulos.

J no Getsmani, Pedro e os dois filhos de Zebedeu angustiaram-se muito sabendo o que estava perto de acontecer. Jesus ento chamou-os para orar com Ele, mas os discpulos dormiram, e Ele disse a Pedro: "Ento nem uma hora pudeste velar comigo? (Mateus 26:40).

Mateus 26:40 E, voltando para os seus discpulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Ento nem uma hora pudeste velar comigo?

No Getsmani, Pedro corta a orelha de um soldado romano

Assim que Jesus foi preso pelos soldados, Pedro tomou sua espada e cortou a orelha de um deles (Joo 18:10-11).

Joo 18:10-11 10Ento, Simo Pedro, que tinha espada, desembainhou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco. 11Mas Jesus disse a Pedro: Mete a tua espada na bainha; no beberei eu o clice que o Pai me deu?

Responda mais uma pergunta: Quantos discpulos traram Jesus? A resposta est em Mateus 26:56: TODOS.

Mateus 26:56 Mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Ento, todos os discpulos, deixando-o, fugiram.

Porm, Pedro, mesmo fugindo, ficou a uma distncia que pudesse ver o que aconteceria (Mateus 26:58).

Mateus 26:58 E Pedro o seguiu de longe, at ao ptio do sumo sacerdote e, entrando, assentou-se entre os criados, para ver o fim.

A negao de Pedro

Aps isso, Pedro negou Jesus 3 vezes e chorou amargamente quando lembrou do que o Mestre havia falado a ele (Mateus 26:69-75).

Mateus 26:69-75 Ora, Pedro estava assentado fora, no ptio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu tambm estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: No sei o que dizes. E, saindo para o vestbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este tambm estava com Jesus, o Nazareno. E ele negou outra vez com juramento: No conheo tal homem. E, da a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente tambm tu s deles, pois a tua fala te denuncia. Ento comeou ele a praguejar e a jurar, dizendo: No conheo esse homem. E imediatamente o galo cantou. E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, trs vezes me negars. E, saindo dali, chorou amargamente.

O evangelho de Lucas acrescenta um detalhe importante da negao de Pedro, em que Jesus olha para Pedro aps este neg-lo 3 vezes (Lucas 22:61-62).

Lucas 22:61-62 61E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe tinha dito: Antes que o galo cante hoje, me negars trs vezes. 62E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente.

Imagine Jesus olhando para voc toda vez que voc peca. Seu arrependimento verdadeiro?

O choro de Pedro no foi um simples choro, mas foi um choro amargo, pois ele entendeu naquele momento que era um grande mentiroso. Ele havia prometido para Jesus que morreria por amor a Ele, porm negou-o e jurou que no O conhecia. O choro de Pedro no foi como o choro que voc e eu choramos falsamente aps pecarmos, foi um choro amargo.

Aps a negao, muitas perguntas podem ter vindo mente de Pedro. Ele seria perdoado por Jesus? Ele ainda teria o trono reservado aos discpulos na Glria?

Pedro tambm traiu Jesus, porm responda mais uma pergunta:

Qual a diferena entre a traio de Judas Iscariotes e a traio de Pedro?

A diferena que Pedro no perdeu o TEMOR AO SENHOR. Aps negar a Jesus, o que mais importava para Pedro era saber se o Seu Senhor o perdoaria, porque, se Jesus no o perdoasse, no valeria mais a pena viver.

Na igreja moderna, muitos cristos perderam esse TEMOR AO SENHOR, o temor que gera arrependimento e renncia. Muitos cristos pecam porque sabem que Jesus ir perdoar, porm passou da hora de voc resgatar esse temor ao Senhor na sua vida. Outros cristos obedecem ao Senhor por medo, mas isso no tem nada a ver com temor. Ter temor ao Senhor no ter medo Dele, mas sim am-lo e obedecer a Sua Palavra.

Imagine como Pedro se comportou nos trs dias que antecederam a ressurreio de Jesus. Talvez algum discpulo deva ter chegado para ele na hora do almoo e falado: "vamos comer, Pedro?", e ele deve ter respondido: "Estou sem fome". Pode ter acontecido tambm de algum discpulo ter chegado a ele para conversar, mas ele preferiu ficar em silncio. Por qu? Porque o que mais importava para ele era saber se Jesus o perdoaria, e ele no conseguia pensar em outra coisa.

Quando voc peca, o que mais importa para voc saber se Jesus ir lhe perdoar ou voc peca por que sabe que Ele lhe perdoar?

Certamente, se Judas Iscariotes houvesse se arrependido, ele seria perdoado por Jesus, porm ele decidiu tirar a sua prpria vida.

A ressurreio de Jesus

Aps a ressurreio de Jesus, Maria Madalena, Salom e Maria, me de Tiago, foram ao sepulcro de manh cedo. Vendo que a pedra do sepulcro tinha sido removida, espantaram-se. Apareceu-lhes um anjo dizendo para avisarem aos discpulos e a Pedro que o Senhor Jesus havia ressuscitado (Marcos 16:5-8).

Marcos 16:5-8 5E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado direita, vestido de uma roupa comprida e branca; e ficaram espantadas. 6Porm ele disse-lhes: No vos assusteis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; j ressuscitou, no est aqui; eis aqui o lugar onde o puseram. 7Mas ide, dizei a seus discpulos e a Pedro que ele vai adiante de vs para a Galilia; ali o vereis, como ele vos disse. 8E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possudas de temor e assombro; e nada diziam a ningum, porque temiam.

Aps Pedro ouvir das mulheres que Jesus havia ressuscitado, ele correu at o sepulcro e viu apenas os lenos. Saindo dali, refletia sobre o acontecimento (Lucas 24:10-12).

Lucas 24:12 Pedro, porm, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu s os lenos ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso.

Voc j se desentendeu com algum? Voc j ficou alguns dias sem falar com uma pessoa por estar chateado com ela ou achar que ela est chateada com voc? Se sim, voc sabe que ficou uma situao estranha quando vocs se encontraram aps o desentendimento, parecia que eram estranhas uma a outra.

Portanto, imagine como Pedro se sentiu quando viu Jesus pela primeira vez aps Sua ressurreio. Na primeira apario, Jesus no falou sobre a negao de Pedro em nenhum momento. Pedro deve ter ficado ainda mais duvidoso por Jesus no ter tocado no assunto. Talvez ele tenha olhado para Jesus e dado um sorriso sem graa, ou talvez tenha falado "tudo bem, Mestre?" ou "que bom v-lo novamente, Senhor". Aps esse primeiro encontro, Pedro deve ter ficado ainda mais ansioso em saber se Jesus o perdoaria.

Somente na terceira apario a alguns discpulos aps a ressurreio que aconteceu o encontro que Pedro esperava ter com Jesus. Aps uma pesca maravilhosa e um jantar do qual participaram mais alguns discpulos, Jesus chamou Pedro para conversar, e esse foi o encontro que mudou para sempre a vida desse discpulo.

Joo 21:15-17 15E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simo Pedro: Simo, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. 16Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simo, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. 17Disse-lhe terceira vez: Simo, filho de Jonas, amas-me? Simo entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amasme? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Jesus fez 3 perguntas a Pedro que fizeram-no refletir sobre qual o amor que ele sentia pelo Mestre. No grego, existem 3 palavras que representam diferentes tipos de amor: eros, gape e phileo. O amor "eros" est relacionado atrao de um homem por uma mulher e de uma mulher por um homem; o amor "phileo" refere-se a um amor fraternal (entre irmos); e o amor "gape" refere-se a um amor incondicional, o amor que est escrito em 1 Corntios 13: o amor que tudo sofre, tudo cr, tudo espera e tudo suporta.

Nas trs perguntas que Jesus fez a Pedro, foram usados diferentes verbos no texto original do Novo Testamento escrito em grego. Jesus fez a primeira pergunta referindo-se ao amor "gape", mas Pedro respondeu que o amava com um amor "phileo". Observe que Jesus perguntou a Pedro se O amava incondicionalmente e o discpulo respondeu que amava apenas com um amor fraternal. Na segunda pergunta, aconteceu o mesmo. Ento, Jesus resolveu falar na mesma linguagem de Pedro e fez a terceira pergunta referindo-se a um amor "phileo" e recebe de Pedro a resposta de que O amava com um amor "phileo", ou seja, um amor fraternal.

As trs perguntas de Jesus a Pedro fizeram com que o discpulo refletisse profundamente sobre qual amor tinha pelo Seu Mestre, aquele pelo qual jurou que morreria se fosse necessrio.

Esse encontro mudou a vida de Pedro para sempre, pois, a partir dessa confrontao, ele decidiu amar Jesus verdadeiramente com o mesmo amor que Ele nos amou, um amor incondicional capaz de dar a sua prpria vida por ns.

A partir desse momento, Pedro nunca mais deixou de amar o Senhor Jesus verdadeiramente. Prova disso so suas atitudes relatadas no livro de Atos dos Apstolos.

Frutos da mundana completa

Quando os discpulos receberam o Esprito Santo no dia de Pentecostes, muitos que ali estavam diziam que os discpulos estavam embriagados. Porm, um discpulo tomou a iniciativa de esclarecer o que estava acontecendo. Quem foi esse discpulo? Pedro. (Atos dos Apstolos 2:14)

Atos dos Apstolos 2:14 14Pedro, porm, pondo-se em p com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Vares judeus e todos os que habitais em Jerusalm, seja-vos isto notrio, e escutai as minhas palavras.

Foi Pedro quem pregou quando ocorreram as primeiras converses. Quando Pedro curou um coxo em nome de Jesus, discursou sobre o Senhor Jesus no templo aos israelitas mostrando que eles mesmos tinham matado o Prncipe da vida, que Deus ressuscitou dos mortos (Atos dos Apstolos 3:15). Pedro confrontou-os sem qualquer medo.

Atos dos Apstolos 3:15 15E matastes o Prncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que ns somos testemunhas.

Durante esse discurso em que Pedro e Joo ensinavam ao povo sobre a ressurreio dos mortos, os sacerdotes, o capito do templo e os saduceus mandaram que os prendessem.

Atos dos Apstolos 4:1-3 1E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capito do templo, e os saduceus, 2doendo-se muito de que ensinassem o povo e anunciassem em Jesus a ressurreio dos mortos. 3E lanaram mo deles e os encerraram na priso at ao dia seguinte, pois era j tarde.

Pedro no tinha mais medo de morrer pelo Senhor Jesus e testemunhou diante dos principais do sacerdotes, dos ancios, dos escribas, de Ans, o sumo sacerdote, e todos da linhagem deste ltimo (Atos dos Apstolos 4:5-12).

Atos dos Apstolos 4:5-12 5E aconteceu, no dia seguinte, reunirem-se em Jerusalm os seus principais, os ancios, os escribas, 6e Ans, o sumo sacerdote, e Caifs, e Joo, e Alexandre, e todos quantos havia da linhagem do sumo sacerdote. 7E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto? 8Ento, Pedro, cheio do Esprito Santo, lhes disse: Principais do povo e vs, ancios de Israel, 9visto que hoje somos interrogados acerca do benefcio feito a um homem enfermo e do modo como foi curado, 10seja conhecido de vs todos e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vs crucificastes e a quem Deus ressuscitou dos mortos, em nome desse que este est so diante de vs. 11Ele a pedra que foi rejeitada por vs, os edificadores, a qual foi posta por cabea de esquina. 12E em nenhum outro h salvao, porque tambm debaixo do cu nenhum outro nome h, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

Ento, eles viram que Pedro e Joo falavam com autoridade e no tinham como negar a cura do coxo, portanto decidiram ameaar os discpulos, porm eles responderam sem qualquer medo que falariam do que tinham visto e ouvido (Atos dos Apstolos 4:18-22).

Atos dos Apstolos 4:18-22 18E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente no falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus. 19Respondendo, porm, Pedro e Joo, lhes disseram: Julgai vs se justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vs do que a Deus; 20porque no podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido. 21Mas eles ainda os ameaaram mais e, no achando motivo para os castigar, deixaram-nos ir por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera, 22pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara aquele milagre de sade.

Pedro realmente havia sido completamente transformado pelo Senhor Jesus, definitivamente ele havia se convertido e estava disposto a dar a sua vida pelo Seu Senhor. O sumo sacerdote e os saduceus decidiram prender Pedro e Joo novamente. Porm, durante a noite, um anjo do Senhor os livrou da priso e mandou que se apresentassem novamente no templo para pregar (Atos dos Apstolos 5:17-21).

Ser que voc iria sabendo que poderia ser preso e sofrer novamente? Pedro e Joo foram. Onde est aquele discpulo que negou o Seu Senhor com medo de morrer? Aquele Pedro que achava que amava Jesus deu lugar a um Pedro disposto a dar a vida pelo Seu Senhor.

Atos dos Apstolos 5:17-21 17E, levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja, 18e lanaram mo dos apstolos, e os puseram na priso pblica. 19Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas da priso e, tirando-os para fora, disse: 20Ide, apresentai-vos no templo e dizei ao povo todas as palavras desta vida. 21E, ouvindo eles isto, entraram de manh cedo no templo e ensinavam.

Quando novamente foram interrogados pelo sumo sacerdote sobre a ordem que tinha dado para no ensinarem mais sobre Jesus, Pedro e os apstolos responderam que continuariam anunciando em obedincia a Deus e no aos homens (Atos dos Apstolos 5:27-32).

Atos dos Apstolos 5:27-32 27E, trazendo-os, os apresentaram ao conselho. E o sumo sacerdote os interrogou, dizendo: 28No vos admoestamos ns expressamente que no ensinsseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalm dessa vossa doutrina e quereis lanar sobre ns o sangue desse homem. 29Porm, respondendo Pedro e os apstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vs matastes, suspendendoo no madeiro. 31Deus, com a sua destra, o elevou a Prncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remisso dos pecados. 32E ns somos testemunhas acerca destas palavras, ns e tambm o Esprito Santo, que Deus deu queles que lhe obedecem.

Preste ateno na enorme diferena do comportamento de Pedro. O mesmo apstolo que, pelo medo de sofrer e morrer, havia negado Jesus 3 vezes agora estava disposto a morrer pelo nome Dele. Esse o fruto da mudana total. Nesse momento, Pedro no apenas cria em Jesus mas tambm amava-o completamente com um amor incondicional.

A morte de Pedro

Pedro permaneceu nesse propsito at o fim de sua vida. Foi morto porque decidiu pregar o Evangelho e jamais negar o nome de Cristo novamente. Segundo historiadores, Pedro foi crucificado de cabea para baixo no Circo de Nero a seu prprio pedido, por no se sentir de valor suficiente para morrer da mesma forma que o seu Senhor havia morrido.

As cartas de Pedro

A transformao completa de Pedro ainda pode ser observada em suas cartas.

Ele, inspirado pelo Esprito Santo, escreveu para que todos ns andemos em temor durante toda a nossa vida.

1 Pedro 1:17 17E, se invocais por Pai aquele que, sem acepo de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinao,

Primeiramente, o Esprito Santo transformou Pedro e depois o inspirou para escrever sobre toda a transformao que havia ocorrido com ele, pois ele passou a entender o que amar ardentemente.

1 Pedro 1:22-23 22Purificando a vossa alma na obedincia verdade, para caridade fraternal, no fingida, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um corao puro; 23sendo de novo gerados, no de semente corruptvel, mas da incorruptvel, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.

Escrevendo sobre o amor, Pedro estava revelando o que realmente havia aprendido com Aquele que mais nos amou. Ele estava escrevendo sobre o amor que sentia pelo Senhor Jesus, um amor incondicional que renuncia a si mesmo e nega as suas prprias vontades.

Voc consegue imaginar algum que era totalmente impulsivo escrevendo os prximos versculos?

1 Pedro 2:13-14 13Sujeitai-vos, pois, a toda ordenao humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; 14quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores e para louvor dos que fazem o bem.

1 Pedro 2:18-19 18Vs, servos, sujeitai-vos com todo o temor ao senhor, no somente ao bom e humano, mas tambm ao mau; 19porque coisa agradvel que algum, por causa da conscincia para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente.

Pedro finalmente havia entendido que Jesus havia sido condenado injustamente para que ns no fssemos condenados em seu lugar.

Em suas cartas, o novo Pedro ensinou sobre mansido. Esse comportamento bem contrastante com aquele velho Pedro impulsivo.

1 Pedro 3:15 15antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso corao; e estai sempre preparados para responder com mansido e temor a qualquer que vos pedir a razo da esperana que h em vs,

Voc ama Jesus completamente?

bem provvel que voc creia em Jesus totalmente e a maioria das pessoas no Brasil cr que Ele morreu e ressuscitou ao terceiro dia. Duvida? Ento pergunte aos seus vizinhos se eles acreditam na morte e ressurreio de Jesus, independentemente de eles serem espritas, catlicos, evanglicos ou de qualquer outra crena. Provavelmente, eles respondero que crem.

Porm, existe uma diferena gritante em crer em Jesus e am-lo, pois quem ama a Jesus, guarda as Suas palavras e anda conforme os Seus ensinamentos, como Ele disse em Joo 14:21.

Joo 14:21

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este o que me ama; e aquele que me ama ser amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele."

Os seus vizinhos podem crer em Jesus, mas voc j deve t-los visto vrias vezes se embriagando com lcool, falando palavras torpes (palavres) e fazendo outras atitudes que no agradam a Deus.

E voc, ama o Senhor Jesus totalmente ou apenas cr Nele?

Deus o abenoe com toda a graa Dele!

Amm.

S-ar putea să vă placă și