Sunteți pe pagina 1din 28

DIREITO A QUE CIDADE?

A CONSTRUO SOCIAL DO DIREITO MORADIA E AO CONVVIO DIGNOS NA PAISAGEM URBANA (A PARTIR DA CONSTITUIO E DA DEMOCRACIA) THE RIGHT TO A CERTAIN TOWN? THE SOCIAL CONSTRUCTION OF HOUSING AND DECENT CONVIVIAL RIGHTS IN URBAN LANDSCAPE (THROUGHOUT THE CONSTITUTION AND DEMOCRACY)

Gustavo Rabay Guerra Alexandre Bernardino Costa

RESUMO Buscar os fundamentos do direito ao espao urbano pblico em toda sua extenso popular uma medida terica imprescindvel para reorientar a vocao de excluso e de segmentao da cidade. Esse texto visa discutir os pontos centrais da adequada articulao entre movimentos democrticos preocupados com a racionalizao da questo fundiria urbana e o uso do paradigma constitucional de construo social da cidadania, no sentido de possibilitar a conquista dos sonhos de vida decente nos centros urbanos. A partir da percepo de indicadores de pesquisa, da anlise do modelo social de habitao do Brasil e da constatao da insuficincia do direito moradia na gramtica constitucional dominante, possvel resgatar os moradores da cidade do processo de elaborao do no-cidado, denunciado por Milton Santos, e da lgica de apartao, que modifica profundamente a paisagem urbana, transformando-a, como diz Zygmunt Bauman, em um locus ameaador ao prprio convvio, como no caso da ocupao popular do setor conhecido como Sonho Real (Goinia-GO), ilustrado no presente trabalho. A partir de novos mecanismos jurdicos, plenamente reconhecidos pelo ordenamento, mas somente legitimados e vivificados pela prpria sociedade, possvel concretizar o ideal de uma teia urbana que se encaixe na verdadeira concepo de cidadania e de convvio digno. PALAVRAS-CHAVES: DIREITO URBANSTICO POPULAR; DIREITO CIDADE; DIREITO MORADIA DIGNA; CONSTRUO SOCIAL DO DIREITO; LEGITIMAO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.

ABSTRACT Seeking the grounds of the right to public urban space throughout its popular dimension is an imperative theoretical measure to reorient the tendencies of exclusion and segregation of the town system. This text aims to discuss the main aspects of proper linkage between democratic movements concerned with the rationalization of urban
Trabalho publicado nos Anais do XVII Congresso Nacional do CONPEDI, realizado em Braslia DF nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2008.

6084

land issue and the use of the constitutional paradigm of social construction of citizenship in order to enable the achievement of dreams of living with dignity in urban centers. From the perception of the indicators of the academic research in this area, examining the model of social housing in Brazil and realizing the failure of the housing rigths issues in the dominant constitutional grammar, it is possible to rescue the residents of the city's process of development of the non-citizen, denounced by Milton Santos, and the logic of apartheid, which profoundly alter the urban landscape, transforming it, as Zygmunt Bauman says, in a place which threats the very convivial, as in the "Sonho Real" social occupation area (Goinia-GO), illustrated in this work. On the basis of new legal mechanisms, fully recognized by the legal system, but only legitimized and brought alive by the society itself, it is possible to realize the ideal of an urban structure that fits in the true concept of citizenship and decent living. KEYWORDS: LAW OF THE PUBLIC URBAN SPACES; HOUSING RIGHTS ISSUES; SOCIAL CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP; CONSTITUTIONAL RIGHTS; SOCIAL ORGANIZATIONS; DEMOCRACY AND PUBLIC POLICIES.

1. Miragens de Concreto Lquido

A maioria das famlias de trabalhadores urbanos tem que resolver uma equao complexa para permitir sua presena no contexto da cidade: um arranjo nada aritmtico, permeado por fatores que misturam sua cidadania, suas possibilidades econmicas e suas crenas no futuro com outros ingredientes perversos que conduzem a quatro singelas opes, entre tantas outras possveis. A famlia pode alugar um apartamento prximo ao trabalho, mas a um custo elevado, de acordo com sua centralidade, e que no traduzem qualquer esperana de propriedade posterior. Se acaso a famlia opta por um abrigo informal, tal como um cmodo ou sto cubicular, ambiente de m-qualidade, com bom acesso ao lugar de trabalho, ainda assim, no teria esperana alguma de propriedade. A opo poderia, ento, recair na ocupao de rea pblica, seja um terreno ou prdio, sem pagar pelo uso da moradia, mas com alto custo de transporte e total negligncia governamental infra-estrutura. Ou ainda, a famlia poderia se inserir em loteamentos semi-informais com ocupao legal, mas sem autorizao para construes e, a depender das oportunidades, no dificilmente estariam situados em locais distantes do emprego, com algum atendimento de servios, tal qual transporte pblico. Esse quadro poderia ser exposto como o leque de escolhas a que estariam submetidos os moradores de uma metrpole brasileira como So Paulo, ou mesmo a Capital Federal, mas foram expostas por Ahmed Soliman, como quatro estratgias bsicas de abrigo dos

6085

pobres do Cairo, tal qual reproduzido por Mike Davis, em seu estudo sobre a generalizao das favelas[1]. No Egito ou no Brasil, a informalidade do uso do solo traz dificuldades acessibilidade dos servios que deveriam ser assegurados a todos os cidados, quando a nica forma que resta a boa parte da populao que necessita trabalhar na cidade a de sonhar com a aquisio ou regularizao da moradia em reas distantes e desprestigiadas quanto aos servios pblicos essenciais. O problema global ganha contornos dramticos em um Pas com abundncia de recursos naturais e que, paradoxalmente, sofre com a falta de planejamento urbano e equalizao das distores sociais, ignorados os objetivos calcados no prprio Texto Constitucional de erradicao da pobreza e dissipao das desigualdades sociais e regionais. A conspurcao da cidadania conduz, cada vez mais, grande parcela da populao pobreza, a expondo desigualdade e ao alargamento do espao de indiferena que permeia grandes centros urbanos. Cidadania sem sujeitos. Cidade sem cidados. Nessa tenso, surge a geografia das ausncias e a geografia das emergncias[2], isto , a identificao com a inexistncia das condies prprias luta pela cidadania plena dos habitantes da cidade, pois dela so privados, exatamente por estarem na cidade, cujas possibilidades deveriam ampliar sua vida cidad. Os dilogos com a cidadania so abruptamente cortados por uma viso imobiliria da cidade, da coordenao urbana pelo mercado[3]. O discurso poltico urbano, de matriz nitidamente capitalista, precisar ser agora cortado por possibilidades urbansticas democrticas, livre de modelagens de distino econmica. So nesses elementos que se fundariam um verdadeiro direito cidade: cidadania ativa, rede urbana popular e integrao scio-econmica. Moradia um verbo, sentenciou o arquiteto anarquista John Turner[4]. E as formas de se conjugar moradia no podem prescindir a interveno econmica do Estado e os movimentos populares, para eqitativa transformao das possibilidades de alocao dos espaos do cidado, negando qualquer tipo de reprodues das violentas restries scio-econmicas que hoje sufocam o direito moradia. A moradia urbana , de fato, uma equao complicada. Mas a complexidade pode ser reduzida a partir de algumas percepes que passam ao largo de uma sociedade indecente, que no reconhece as necessidades sociais que, circularmente, so de todos os indivduos.[5] Para ser decente, to sociedade precisa reconhecer a condio de vida cidad em cada espao do seu convvio, por mais isolados que possam ser os nichos de sobrevivncia na metrpole. O que resta so miragens: financiamento inacessvel para a maior parte daqueles que se encontram sem lar; loteamentos irregulares em reas nem sempre providas dos servios bsicos e, at, improvisaes, como o aluguel de pequenos cubculos pela proximidade do trabalho. A rede urbana pulsa sem perceber os dramas sociais que ela mesmo gera.

6086

2. Moradia e Cidadania: Para Alm de uma Concepo Patrimonial de Habitao Em seu retorno ao pensamento de Ccero e Ovdio, Fustel de Coulanges atesta que a moradia a mais sagrada e inviolvel coisa que um homem pode possuir[6]. um bem cultural cujo valor histrico acompanha diversos caracteres do prprio direito propriedade.[7] Mas a concepo sobre a existncia de um direito moradia radica em duas diferentes acepes, como bem adverte Perlingieri: uma de natureza patrimonial e a outra existencial[8]. O primeiro cinge-se ao direito propriedade do imvel que serve de moradia a uma determinada famlia, muito embora possa afigurar-se prescindvel, face a outras hipteses que assegurem a correta residncia, tal como relaes de uso, aluguis e diversas outras modalidades de alojamento, ao passo em que o segundo radica na necessidade humana e, por isso, indeclinvel, de assegurar-se a sobrevivncia dos indivduos, mediante programas sociais administrativos. Assim, afirma o referido autor ser o direito moradia um direito da pessoa e da famlia, onde o objeto jurdico a ser tutelado pode ser de ndole econmica ou relativo liberdade pessoal[9]. Essa bipartio conceitual caracteriza-se pela necessidade do Estado conceber uma poltica habitacional que venha garantir o respeito s liberdades individuais, dos anseios pessoais ao tempo em cumpre um meta social, de organizao da prpria vida em comunidade. No plano internacional, a Declarao Universal dos Direitos Humanos de 1948 foi o divisor das guas, pelo que disps, em seu artigo XXV, o direito ao repouso e ao lazer e a um padro de vida capaz de assegurar a si e a sua famlia sade e bem estar, inclusive alimentao, vesturio, habitao, cuidados mdicos, e servios sociais indispensveis, o direito segurana em caso de desemprego, doena, invalidez, viuvez, velhice, ou outros casos de perda dos meios de subsistncia em circunstncias fora de seu controle. Importante inovao foi alcanado em 1966, com o Pacto dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, do qual o Brasil signatrio (Decreto n 591/92), cujo art. 11 prev, explicitamente, a garantia condigna moradia[10]. Na esteira deste importante documento, a Organizao das Naes Unidas promoveu, em 1996, na cidade de Istambul (Turquia), a II Conferncia das Naes Unidas sobre Assentamentos Humanos, realizada entre os dias 3 e 14 de junho. Com um pblico estimado de 60 mil participantes, a Conferncia foi oportunidade para que chefes de Estados e representantes de 186 pases assinassem um documento - o Plano de Ao Global, tambm chamado de Agenda Habitat que tem como escopo colocar as questes urbanas num lugar prioritrio nos programas de desenvolvimento de seus pases. Fernando Aith lembra que a Agenda no s oferece um quadro geral sobre o dficit habitacional no mundo como tambm dispe expressamente que o direito moradia um direito humano fundamental, de realizao progressiva. Alm disso, conceitua o direito moradia e sua extenso e define o papel dos Estados para a plena realizao deste direito[11].

6087

Com efeito, a Agenda Habitat, que no possui fora obrigacional interna, constitui-se em um documento complementar ao Pacto dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais. O art. 11 do Pacto deve ser interpretado de forma integrada com os preceitos da Agenda, tendo em vista as caractersticas da progressividade, universalidade e da indivisibilidade dos direitos humanos. Sua parte inicial oferece dados preocupantes sobre a situao habitacional global. Alm de expor a grave realidade vivida no mundo, a Agenda Habitat dispe de vrios artigos definindo o direito moradia como um direito humano[12]. No Brasil a situao igualmente grave, uma vez que aproximadamente 80% da populao vive nas cidades, sendo o 2 pas mais urbanizado da Amrica Latina. As nove regies metropolitanas brasileiras abrigam 42,7 milhes de pessoas, ou seja, trs em cada dez habitantes vive nestas metrpoles. Segundo levantamento feito pela SEPURB, o dficit habitacional quantitativo no pas soma 5,6 milhes de moradias.

PINCIPAIS METRPOLES BRASILEIRAS Dficit habitacional e moradias em favelas, 2000

Metrpoles Populao

So Paulo Rio de 10.710.515 390.805 Janeiro Recife 3.337.565 191.613 Belo 4.357.942 155.645 Horizonte Salvador 3.021.572 144.767 Fortaleza 2.984.689 163.933 RIDE 2.952.276 146.667 Braslia Belm 1.795.536 117.004 Porto Alegre 3.718.778 116.010 Manaus 1.405.835 93.952 Curitiba 2.768.394 75.668 Total 54.931.805 2.192.296

Dficit Habitacional 17.878.703 596.232

% do total Domiclios em % do total do Brasil Favelas do Brasil 9,0 416.143 25,2 5,9 2,9 2,3 2,2 2,5 2,2 1,8 1,7 1,4 1,1 32,9% 349.183 57.723 107.212 65.443 84.609 8.246 130.951 53.447 39.505 42.854 1.355.316 21,2 3,5 6,5 4,0 5,1 0,5 7,9 3,2 2,4 2,6 82,1%

Fonte: Plano de Ao em Habitao, Saneamento e Mobilidade nas Metrpoles em Risco, MCidades/IPPUR. Observatrio da Metrpole, 2004. Dados Base: Fundao Joo Pinheiro; IBGE, 2000

6088

A radiografia do modelo social de habitao do Brasil no poderia ter sido melhor captado por Celso Furtado: A pobreza no Brasil no resulta das disparidades entre o mundo rural e o mundo urbano, como na ndia, e sim da concentrao de renda urbana. No mundo inteiro houve e h problemas de dficit habitacional. Mas todos os pases em que houve e h polticas de financiamento da construo resolveram parcialmente, ou pelo menos evitaram o agravamento do problema. Em alguns pases da Europa, e na Nova Zelndia, a habitao uma meta social definida pelo governo. Desde os anos 1950 a Frana vem construindo as chamadas habitations loyer modr (HLM), casas e apartamentos de aluguel reduzidos; o dficit habitacional que havia no final da Segunda Guerra foi sanado em pouco mais de dez anos. Essa poltica de financiamento nos tem cruelmente faltado. O Banco da Habitao realizou muita coisa, mas foi fechado em meados dos anos 1980, sem uma crtica mais sria do que estava fazendo. Como era uma herana dos governos militares, havia contra ele uma opinio pblica bastante desfavorvel. Hoje se percebe que foi um erro ter acabado com esse banco, auxlio indispensvel soluo do problema mais grave e de mais difcil soluo no Brasil: a habitao. Com efeito, o dficit habitacional o grande empecilho para superar-se o quadro de pobreza. Os 53 milhes de pobres e miserveis brasileiros no tm como pagar um aluguel, muito menos como possuir uma moradia. Suprir esse dficit exige um investimento a longo prazo, uma massa de recursos que podemos estimar em 4% do produto nacional. O constante endividamento do pas agrava o quadro da pobreza e complica a implantao de projetos que visem a solucion-la. Hoje, por exemplo, se o governo conseguisse o equivalente a 4% do produto nacional, essa parcela seria logo absorvida pelo pagamento de juros.[13]

Na cidade de So Paulo, que possui aproximadamente 10 milhes de habitantes, dados da FIPE lanados em 1994 revelam que existem 2 milhes de pessoas vivendo em favelas e 600 mil em cortios[14]. Os problemas so comuns aos de outros pases em desenvolvimento: dficit habitacional, carncia na qualidade dos servios de infra-estrutura, ocupao predatria de reas inadequadas, servio de transporte ineficiente, inseguro e poluente, alm de conflitos sociais e fundirios.

3. O Direito Moradia na Gramtica Constitucional Dominante A Constituio de 1988 absorveu alguns elementos das ondas renovatrias de respeito aos direitos fundamentais, especialmente, ao incluir o respeito soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo poltico como fundamentos da Repblica, ao passo em que constituem seus objetivos a construo de uma sociedade livre, justa e solidria; a garantia do desenvolvimento nacional; a erradicao da pobreza e da marginalizao, com a

6089

reduo das desigualdades sociais; e a promoo do bem de todos, sem preconceitos ou quaisquer formas de discriminao. Embora o direito moradia no estivesse previsto de modo expresso pelo Poder Constituinte, a Constituio, j em sua redao original, estabelece como dever do Poder Pblico, nas esferas federal, estadual e municipal, a promoo de programas de construo de moradias e a melhoria nas condies habitacionais e de saneamento bsico, contedo programtico alado ao art. 23, inc. IX, da Lei Fundamental[15]. De mais a mais, importante frisar a importncia de adequao do texto Constitucional natureza das coisas, ordem social, gnese de todo e qualquer direito fundamental, como bem salientado por Vieira de Andrade. Na esteira do pensamento do portugus, no a Constituio um elemento estanque, capaz de gerar, per si, os direitos nela regulados; no se deve conceb-los como meros produtos da vontade constituinte: ao contrrio, um texto constitucional, no seu ncleo essencial, se limita a reconhecer os direitos fundamentais, que existem para alm do catlogo que formulou e que no esto sujeitos aos seus poderes de livre disposio.[16] O direito moradia, ainda que expresso, carece de fora normativa plena, a par de conferir-lhe aplicabilidade ftica. Em termos empricos, essa dever ser buscada por meio de medidas e programas habitacionais resultantes de polticas sociais adequadas, ou ainda, por meio da funo judicial, na correo das distores constitucionais[17]. Como lembra Regina Ferrari, quando a Constituio Federal afirma que todos devem ter direito ao bem social correspondente moradia, preciso enxergar que tal no investe o seu titular numa condio exigibilidade plena, pois seria impossvel admitir (...) que a todo indivduo que demonstrasse no possuir moradia caberia ao contra o Poder Pblico para receb-la (...).[18] A concretizao dos direitos sociais, no que se refere a prestaes materiais, encontra seu limite no princpio da reserva do possvel[19]. Trata-se de um princpio decorrente da atividade financeira do Estado alusivo impossibilidade de um magistrado, no exerccio jurisdicional, ou, at mesmo, o prprio Poder Pblico, de efetivar ou desenvolver direitos, sem que existam meios materiais para tanto, o que consequentemente resultaria despesa oramentria oficial, ainda que inexistente a previso do gasto. A partir do instante em que a prpria doutrina constitucionalista cogita um esvaziamento de plena eficcia dos direitos sociais ante tnue diferenciao face categoria direitos fundamentais, onde ecoa a lio de Canotilho[20], debilita-se a possibilidade do controle judicial de implementao e execuo de polticas pblicas, nos limites estabelecidos pela prpria Constituio[21]. O peso dos argumentos que levam, no entanto, a desprezar-se o necessrio papel do Poder Judicirio na chancela de defesa dos direitos sociais conspurcados, certamente questionvel. Alis, a ausncia de densa argumentao jurdica, fundada na racionalidade ps-positivista que aporta em nossa tradio jurdica, que conduz a essa obliterao dos direitos sociais, em especial de direitos sociais, como os relativos sade e moradia, pela prpria extenso de conseqncias que esse direito subjetivo desencadeia.

6090

O revs econmico pelo qual passa nosso Pas, conta de sua dbil condio neoliberal, arrefece as expectativas quanto construo de um necessrio aparato constitucional de excelncia decisria e compromisso com o ideal democrtico projetado nas linhas da Constituio. As adaptaes sofridas pelo Texto de 1988 demonstraram, to s, como fcil levar dbito a perenidade das convices de um Estado social municiado para a concreo dos direitos de cidadania. A doutrina da aplicabilidade das normas constitucionais, a despeito da notvel evoluo conceitual desenvolvida, sobretudo, a partir do final da dcada de 60, com a obra de Jos Afonso da Silva[22], deixa-se esvanecer diante da insegurana interpretativa (ou da prpria aplicabilidade da qual nsita) que ocasiona em lindes prticos. Ocorre, nesta seara, um processo curioso de transposio terica de marcos estrangeiros, vista da fcil captao e assimilao acrtica dos sopros aliengenas, que insistem em imiscuir-se no perscrutar da realidade scio-legal brasileira, pelos prprios investigadores ptrios, sem o mnimo cuidado com o peculiar paradigma alado pelo contexto brasileiro. A resposta antecipada por Lenio Streck, ao afirmar, que preciso romper com a herm(nu)tica jurdica tradicional-objetifivante prisioneira do (idealista) paradigma epistemolgico da filosofia da conscincia, com o que poder-se-ia recuperar o sentido-possvel-de-um-determinado-texto e no a re-construo do texto advindo de um significante-primordial-fundante. Assim, por exemplo, no h um dispositivo constitucional que seja, em si e por si mesmo, de eficcia contida, de eficcia limitada ou de eficcia plena.[23] Com efeito, na prpria deblaterao da eficcia jurdica das normas que amparam direitos sociais tal como o direito moradia, entre tantos outros, que vislumbra-se o problema do esvaziamento da argumentao jusfundamental, por meio de inspidos embates acadmicos e sua justaposio ante prtica social de excluso e desprezo aos comiserados. exatamente na busca por premissas mais apuradas que se poder insculpir um sistema de fundamentao e interpretao do contexto dos direitos de especial categoria. Diante da inoperatividade do legislativo, a via judiciria apresenta-se como forma de dialgica democrtica entre o cidado e o Estado. Mas em que medida poderia o Judicirio determinar o atendimento da pretenso posta em face da ausncia de mecanismos suficientes para o amparo habitacional sob a responsabilidade das autoridades representativas? No se trata apenas de saber se um juiz pode ou no determinar que seja assegurada a entrega de uma unidade habitacional a um grupo de desabrigados em provveis situaes-limite da vida prtica, mesmo em face da ausncia de texto normativo especifico ou de programa social j formulado pelo prprio Executivo. A hiptese aqui levantada resume-se necessidade de eleio de um padro discursivo capaz indicar parmetros para aferir a legitimidade dos atores judiciais no controle das polticas pblicas sociais, demonstrando que a criao/fiscalizao de tais corresponde noo de juridificao da poltica sem necessria ou singelamente romper-se com o horizonte democrtico do sistema de independncia e harmonia das funes do Estado[24].

6091

Para alcanar esse desiderato, necessrio, sobretudo, romper com as teses subdesenvolvidas de um direito constitucional de baixa eficcia e com a falcia da reserva do possvel, esta ltima, segundo Andreas Krell, fruto de um direito constitucional comparado equivocado.[25] Na esteira da concluso pontual de Loreci Gottschalk, quando se fala de direito habitao, no se pode almejar que seu contedo esteja na pertena das opes constitucionais: antes pressupe uma tarefa de concretizao e de mediao do legislador ordinrio, e cuja efetividade est dependente da chamada reserva do possvel.[26] O problema acerca de uma gradao mxima de acionabilidade dos direitos sociais ainda est longe de um deslinde terico-dogmtico[27]. Para o professor Ernest Wolfgang Bckenfrde, ex-juiz do Tribunal Constitucional da Alemanha, os direitos sociais no exprimem, por si mesmo, um contedo fixo quanto extenso de sua eficcia, se de mnima, mdia ou mxima gradao, de sorte que os direitos fundamentais cingem-se a nada mais que tarefas constitucionais (Verfassungsauftrge)[28]. De outra sorte, lembra Ricardo Lobo Torres que, embora o Supremo Tribunal Federal tenha decidido que o Executivo no est obrigado a pagar precatrio judicial se no houver recursos disponveis[29], esse entendimento no deve se estender para os casos em que se discute a garantia do mnimo existencial a prpria noo de direitos fundamentais sociais , que tem prevalncia sobre eventuais sobras de caixa.[30] O debate tem evoludo substancialmente: prova disso que o Supremo Tribunal Federal j decidira, em outra ocasio, acerca possibilidade de controle judicial das polticas pblicas, mesmo que sua formulao e execuo presumam-se reservadas aos demais Poderes: No obstante a formulao e execuo de polticas pblicas dependam de opes polticas a cargo daqueles que, por delegao popular, receberam investidura em mandato coletivo, cumpre reconhecer que no se revela absoluta, nesse domnio, a liberdade de conformao do legislador, nem a de atuao do Poder Executivo.[31]

4. O Direito Cidade como Processo de Superao da Elaborao do No-Cidado Se h histricas e infinitas dificuldades para a concretizao do direito moradia, preciso narrar a existncia de outros ingredientes, de modo a buscarmos o seu equacionamento em um paradigma constitucional, mas tambm humanizante, na construo de um direito moradia, sobretudo a urbana, o qual irei denominar simplesmente direito cidade[32]. Mas direito a que cidade? Desenvolvimento urbano com participao popular a forma como se pode pensar o direito cidade, em que a gesto democrtica da rede urbana se conforme com mltiplas possibilidades de ordenao da produo social e cultural de uma comunidade. Nas palavras de Patrcia Cardoso, a criao de canais jurdicos que

6092

reconheam o direito moradia digna e o direito cidade sustentvel se traduz em um Direito Urbanstico Popular.[33] A pesquisa interdisciplinar imprescindvel, vista da interface existente entre o direito social de habitao e elementos especficos tais como a qualidade da habitao[34], o planejamento urbanstico, o controle sanitrio/epidemiolgico, as nuances econmicas[35], os dados eminentemente sociolgicos[36], principalmente a cidadania e a identidade do ser humano com o ambiente em que vive[37]. Pensar a cidade como construo simblica de determinados grupos (inclusive o grupo dos que estudam a cidade) possibilita ver que ela no rejeita seu papel de mercado, encontrando sua melhor definio, provavelmente, neste termo, pois alm de mercado de trabalho, de trocas materiais, o lugar onde os grupos efetuam tambm - e especialmente - suas trocas simblicas (...). E que nesse processo de trocas simblicas que a cidade desintegra, dilui, mas apenas para, no instante seguinte, reintegrar, refazer de modo diverso. Enfim, a noo de mercado permite dizer que a cidade afirma sua existncia emprica apenas enquanto sistema no qual atua uma grande quantidade de grupos de interesse, de referncia, de vrios tipos, tamanhos e filiaes, que se confrontam, competem entre si, aliam-se, misturam-se e interpenetram a fim de proteger, aumentar ou legitimar aquilo que consideram seu patrimnio, seja este cultural, histrico, ideolgico ou outros. Numa palavra: seus estilos de vidas[38].

Para Harvey e Castoriadis, o espao se torna um constructo necessrio para entender todas as dimenses em que cabem as prticas sociais, o prprio territrio e o lugar. preciso sondar os lugares da cidadania: o direito de estar, ser e morar na cidade; no somente produzir na cidade, sob pena do trabalhador incorrer em bvia alienao. Do contrrio, Marx no teria saudado a passagem do feudalismo para o capitalismo, como lembra Milton Santos, ao referir que a prpria palavra cidado vai se impor com a grande mutao histrica marcada na Europa com a abolio do feudalismo e incio do capitalismo. Surge o trabalhador livre, sem seu antigo dono (senhor da terra), e que precisa viver em um lugar livre nos burgos: a cidade. Eis o burgus.[39] A alienao do cidado brasileiro, especialmente aquele que todos os dias espoliado na cidade, pode ser identificada por meio de fenmenos contemporneos e concomitantes, como enumera Santos: a desruralizao; as migraes brutais e desenraizadoras; a urbanizao galopante e concentradora; a expanso do consumo de massa; o crescimento econmico delirante; a concentrao da mdia; e a degradao das escolas. Em menos de trs dcadas esses fenmenos se deram de forma perversamente sistemtica[40]. Pela fora ideolgica que as assistou, tais acontecimentos se naturalizaram. Cidados se transformam em consumidores. Consumidores em usurios. E a cidadania se esvazia. No h mais lugar livre. No h mais cidade. A naturalizao to visvel que as brutais migraes nem sempre so motivadas pelo trabalho, mas pelo consumo em si. Com a ajuda da mdia, a urbanizao se funda no consumo, mas (...) para os moradores menos mveis, a cidade impalpvel. Ela, porm, impe-se como um amontoado de signos aparentemente desencontrados, agindo, no entanto, em concerto, para limitar mais que para facilitar minha ao, tornando-me impotente diante da multiplicidade de coisas que me cercam e de que posso dispor.[41]

6093

Assim se estabelece, se consolidam a cotidianidade, o espao social e o solo do consumo organizado, da passividade mantida pelo terrorismo (Lefebvre). As coisas se pem entre as pessoas. Essa a sua forma de comunicao. Os movimentos de massa tambm se esgotam nas coisas, em uma lgica mais instrumental do que existencial, segundo os autmatos da razo formalizadora (Horkheimer). As mobilizaes so locais ou setoriais. A socializao capitalista, originria de uma diviso social que a monetarizao acentua, impede movimentos globais e um pensamento global. A reinvindicao de uns no raro representa um agravo para o outro. A fora da alienao vem dessa fragilidade dos indivduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e no o que os une.[42]

A lgica da apartao modifica profundamente a paisagem urbana, impondo novas formas de vida e, lamentavelmente, formas velhas e novas de no viver. o desperdcio do convvio. A apartao se transforma em abismo: a mdia contribui para a banalizao da violncia e sua associao periferia. Para Bauman, a cidade se transformou historicamente em um locus ameaador ao prprio convvio. Se antes as pessoas buscavam segurana na cidade, hoje a fonte de insegurana que ameaa a integridade social a prpria rede urbana[43]. Os espaos utilizados pela elite acabam criando exlios internos, enraizada e possibilitada pela conectividade virtual, to franca aos nossos tempos, criando, assim, espaos desconectados e abandonados, aquilo que outro autor Michael Schwarzer designou de bairros fantasmas[44], ou campos de concentrao particulares, em que a violncia obriga parcelas crescentes da populao rica e de classe mdia ao encastelamento dentro de condomnios fechados[45]. Conduzido apenas pela mo ostensiva do mercado, mutilado pelas desigualdades e injustias, o espao vivido termina por ser um espao sem cidados[46]. reas vazias de sade, escolas e servios. Especialmente as periferias, em que pese a densidade demogrfica. como se as pessoas nem l estivessem, como externou Milton Santos[47]. Tais constataes tomam relevo porque, alm de superar a ausncia de moradia problema primrio -, necessrio pensar formas de suplantar a falta de condies dignas para se viver na cidade e romper a segregao scio-espacial imposta pela organizao anti-democrtica gerada pelo mercado[48]. Em outras palavras, para se falar verdadeiramente de direito cidade, permeado por uma concepo urbanstica popular, necessrio criar uma conscincia coletiva de apropriao legtima do espao urbano. Com isso, posso semear moradia e dignidade para os que tm e os que ainda buscam ter e, assim, tornar socialmente justo o espao convivencial. De que adianta travar lutas sociais para o reconhecimento de reas reservadas aos mais carentes e depois vend-las sob as diversas formas de terrorismo do mercado? No

6094

processo de colonizao do urbano, as novas redes de consumo ditam a diviso espacial da cidade: shopping centers, restaurantes, parques temticos, hotis impem a reapropriao das reas, independente da construo social fincada no solo almejado. Com empreendimentos para a classe mdia, surge o sobre-lucro: o valor da terra bem distante da mercadoria. reas so valorizadas medida em que se eleva o preo das reas do entorno e isso significa a ocorrncia de presses para a expulso dos mais pobres. Os pioneiros no sobrevivem ao pulsante tecido urbano do consumo. A elaborao brasileira do no-cidado faz com que desprezemos a ocorrncia de tal fenmeno, bem debaixo do nosso nariz, s vezes. A viso imobiliria da cidade se naturaliza e morar na periferia se tornar algo banal quanto a construo de habitaes que, de to pequenas, tm lugar todos os tipos de confinamentos e promiscuidades[49]. Como afirma Milton Santos, morar na periferia ser destinado a no dispor de servios sociais ou utiliz-los precariamente ainda que se pagando mais caro por eles. uma forma de explorao da pobreza que transforma a mobilidade em benesse eventual[50]. Sem a mudana de mentalidade necessria, pouco importam os programas habitacionais, os planos de desenvolvimento e, sobretudo, os planos individuais de aquisio legtima da moradia. Afinal, o problema urbano um problema de todos que convivem na cidade. Como exemplo, temas inseridos no contexto de um direito urbanstico cvico e democrtico, tais como a utilizao dos espaos pblicos, a privacidade, os aglomeramentos, a poluio (sonora, visual e ambiental), a existncia de postos de atendimento comunitrio, entre outros, precisam do necessrio tratamento espacial, enquanto ao poltica motivada. No se trata apenas de saber a quem reclamar. Sociedades de moradores, por exemplo, atende a fins mercantilsticos, reflexo da defesa de interesse da propriedade. Em associaes ou grupos de moradores populares, a conscincia deve ser a de uma comunidade, em que princpios se colocam acima de interesses especulativos, reconhecendo-se o paradigma da funo social da cidade, em cujo horizonte se assegurem, entre outros bens, condies dignas de trabalho, uma vida em famlia, um padro de vida adequado, sade, lazer, cultura, educao, segurana pblica e participao poltica ativa. Ou em outra formulao, assegurar, ao menos quatro questes bsicas: habitao para todos, transporte pblico de qualidade, saneamento ambiental, e melhoria dos padres de acessibilidade, em especial na cidade informal.

5. O Sonho pode virar Realidade? Efetivando o Direito Cidade a partir dos Movimentos Sociais

6095

Na Turquia, as favelas de Istambul so chamadas de gecekondus (montadas noite). Segundo a escritora turca Latife Tekin, em seu romance Os contos do morro do Lixo[51], o batismo se deve ao fato de que os ocupantes hericos do morro das Flores constroem e reconstroem cada barraco durante a noite porque as autoridades os pem abaixo toda manh. S depois de um cerco homrico de 37 dias o governo finalmente desiste e permite que o novo gecekondu crie razes numa montanha de lixo.[52] Os fatores mltiplos que levam ocupao de terras pblicas e privadas em diferentes contextos sugerem a necessidade de se auscultar os problemas sociais que geram tais movimentos de luta pela moradia e trabalho, no sentido de extrair solues para equalizar a ausncia de polticas pblicas. O caso do Parque Oeste Industrial em Goinia, Estado de Gois um exemplo das dificuldades de semear solues para o acesso moradia urbana[53]. Ocupada por cerca de trs mil famlias, o Sonho Real, como foi batizada a comunidade, era como um bairro da capital goiana, em que viviam catadores de papel, garis, empregadas domsticas, operrios da construo civil, que empregaram suas minguadas economias em edificaes precrias, sob a promessa do governo local e estadual de que a rea privada em que estava encravado o sonho seria desapropriada. Os donos da propriedade deviam cerca de 2 milhes de reais de IPTU. E os 27 alqueires que serviram s famlias estavam abandonados[54]. Em novembro de 2004, o juzo da 10 Vara Cvel de Goinia determinou que a Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Gois cumprisse a reintegrao de posse da rea, gerando confrontao entre os moradores e o poder pblico. Ao passo em que os moradores deixavam seus empregos para construir suas moradias, tambm perdiam seus postos de trabalho em decorrncia da marginalizada condio de ser morador do Sonho Real. Sem emprego e tendo que resistir a presso desencadeada pela ao de reintegrao de posse, a luta pela moradia se transformou em um conflito irracional, em que o direito dogmaticamente organizado foi utilizado de modo constitucionalmente distorcido pela assessoria jurdica da famlia e de todo setor imobilirio de Goinia. Todo o arsenal de instrumentos jurdicos utilizado tinha uma motivao bvia: os proprietrios nutriam planos, em conjunto com as imobilirias da regio, para a construo de um condomnio destinado classe mdia[55]. No incio de 2005, a Polcia Militar do Estado promoveu duas operaes para promover a desocupao do Sonho Real: a Operao Inquietao, que durou quinze dias e serviu para hostilizar os moradores com o emprego de violncia; e a Operao Triunfo, em que foram gastos R$ 1,5 milho de reais e contou com um efetivo policial de 2.500 homens, incluindo a PM-GO, policiais civis, inclusive disfarados, e at o Exrcito. Tudo para desocupar definitivamente a rea. Ao final da Operao Triunfo, oitocentas pessoas foram presas, inclusive estudantes que estavam no local no momento da operao e prestavam apoio populao. As famlias foram levadas a um ginsio de esportes. Apesar da verso oficial de serem apenas dois o nmero de mortos, os moradores denunciam que h dezenas deles. Todas as casas do Sonho Real foram derrubadas. A populao conseguiu reaver apenas uma pequena parte do que possuam porque a polcia roubou, quebrou e ateou fogo no que sobrara das moradas.

6096

As famlias despejadas do Sonho Real foram alojadas em dois ginsios da periferia de Goinia, no setor Novo Horizonte e Capuava. Sem colches e alimentao adequada para todos, muitas pessoas ficaram doentes, apresentando diarria[56]. Trs anos depois, apesar de vrias famlias remanescentes do Sonho Real no terem conseguido regularizar sua situao habitacional, a maior parte dos ex-moradores da comunidade conquistaram o direito de ocupar o terreno do Residencial Real Conquista. Com cerca de 30 alqueires, foi adquirido pelos governos estadual e municipal para abrigar famlias da ocupao do Parque Oeste Industrial. Em dezembro de 2007, o Ministrio das Cidades entregou 330 unidades habitacionais, ao tempo em que j existe contratao para a construo de mais 410 novas residncias[57]. O Sonho Real, que se transformou em Real Conquista, um exemplo de luta pela moradia na cidade, em que aspiraes sociais se opem dialeticamente ao direito dogmaticamente organizado e, embora no encontre reconhecimento em um primeiro momento, esse constitudo pela prpria histria resultante do conflito ainda que esse radique meramente no campo ideolgico, posto que a formao da cidadania depende de momentos como o exemplificado, em que o direito de resistncia deu espao a um discurso instituinte e que hoje se revela direito institudo, reconhecido, inclusive, pelo Estado. Na recente histria brasileira, a construo social do direito moradia urbana na dcada de 70, com a reivindicao de regularizao de loteamentos clandestinos pelos excludos e, sobretudo, com a implantao de infra-estrutura nas favelas. Na Assemblia Nacional Constituinte de 1988, como lembra Whitaker Ferreira, 130.000 eleitores subscrevem a Emenda Constitucional de Iniciativa Popular pela Reforma Urbana, e com isso conseguem introduzir o princpio da funo social da propriedade urbana. A regulamentao desses dispositivos s ocorre 13 anos depois, com a edio do Estatuto da Cidade (Lei n 10.257, de 10 de julho de 2001).[58] Muito se deve, portanto, aos movimentos sociais. Registre-se o caso do Distrito Federal, em que o trabalho desenvolvido pelo Ncleo de Prtica Jurdica e Escritrio de Direitos Humanos e Cidadania, da Faculdade de Direito da Universidade de Braslia, promoveu a facilitao s comunidades do Acampamento da Telebraslia e de Ceilndia, na concretizao do to sonhado direito cidade. Como marco para a acessibilidade, as prticas realizadas pelos sujeitos coletivos envolvidos nas comunidades e pelo Ncleo de Prtica Jurdica, objetivaram o princpio da dignidade da pessoa humana, e a defesa dos direitos inter-relacionados, com atuao nas reas cvel, penal e trabalhista, decorrentes de demandas imediatas das carncias constitutivas do que na proposta se denominou "plos pr-cidadania". A partir do assessoramento comunitrio do referido Ncleo, inmeras famlias puderam ser atendidas para que fossem sanados os problemas relativos ocupao do solo dos acampamentos abrangidos pela ao. Destaque-se que esse trabalho foi fundamental para o estabelecimento de uma identidade coletiva e a busca pela promoo no s do direito de morar, mas, tambm,

6097

da dignidade em se sentir morador daqueles cenrios, na possibilidade de consecuo de todos os valores essenciais vida familiar e social[59]. Como descrito por Alexandre Bernardino, a formao da cidadania requer autonomia privada de indivduos livres e iguais, ao mesmo tempo em que requer a possibilidade de reconhecimento e participao pblica desses indivduos nos processos decisrios sobre os seus prprios destinos, como autores e destinatrios dos direitos.[60]

6. Constituio, Democracia e Direito Cidade: a Experincia Vindoura Na medida em que se busca a concretizao de uma reforma urbana com o reconhecimento do direito cidade em toda a extenso que descrevi, possvel perceber que as prticas sociais e o direito podem se aproximar mais, embora no exista terica e verdadeiramente uma distncia entre eles. Como observado linhas acima, a resistncia social de alguns movimentos organizados antecedeu o reconhecimento, pelas autoridades, de um direito concreto. E por mais que insistam os tericos do direito quanto baixa intensidade/eficcia das normas protetivas dos direitos sociais, habitao e mobilidade urbana so prerrogativas jurdicas disponveis de modo satisfatrio na dogmtica jurdica. O que prejudica a falta de concatenao entre esses mundos aparentemente distantes. A Constituio de 1988 foi um passo importante para pensar o problema urbano. A Emenda de Iniciativa Popular pela Reforma Urbana foi o que possibilitou a insero dos artigos 181 e 182 no Texto Constitucional, introduzindo, assim o princpio da funo social da propriedade urbana e, fixando, a poltica de desenvolvimento urbano, a cargo dos municpios, para assegurar o bem-estar de todos os habitantes da cidade, alm de prever, expressamente, o direito de usucapio urbano. Tais dispositivos careciam de regulamentao. S em 2001 surge o Estatuto da Cidade, trazendo um modelo normativo para a gesto adequada e democrtica das cidades, a partir de instrumentos cvicos como o oramento participativo. A juridicidade do Estatuto da Cidade repousa na garantia da funo social da propriedade, por meio de mecanismos, entre os quais destaco: (i) o parcelamento, edificao ou utilizao compulsrios do solo urbano no edificado e no utilizado; (ii) a desapropriao de imveis sem uso a mais de 5 anos; (iii) o direito de preempo, em que o Poder Pblico passa a ter prioridade na compra de qualquer imvel urbano; (iv) a possibilidade de criao de Zonas Especiais de Interesse Social, que se destinam proviso, sob legislao especial, de habitaes populares; (v) o usucapio de imvel urbano; (vi) a concesso de uso especial para fins de moradia; (vii) a exigncia de Estudos de Impacto Ambiental ou de Vizinhana, como formas de controle dos grandes empreendimentos imobilirios. Com a criao do Ministrio das Cidades, em janeiro de 2003, a poltica setorial de desenvolvimento urbano, incluindo-se, a habitao, foi devidamente impulsionada. Secretaria Nacional de Habitao, rgo vinculado ao Ministrio, incumbe a regresso

6098

do dficit habitacional. Como lembra a Professora Erminia Maricato, uma das conquistas mais importantes do governo Lula foi a formulao de um novo paradigma para estruturar a Poltica Nacional de Habitao, com a ajuda do Conselho das Cidades e do Conselho Curador do Fundo de Garantia dos Trabalhadores (FGTS), muito embora poucos parlamentares e at mesmo integrantes do governo desconheam as novas diretrizes polticas.[61] Apesar de tudo, a questo urbana , finalmente, posta na agenda poltica do Pas. Com a realizao das Conferncias Nacionais das Cidades para a definio de princpios e prioridades da poltica urbana, est se construindo cooperativamente e com legitimidade social a pauta de propostas do planejamento nacional de desenvolvimento urbano. A partir da aprovao da Lei Federal n 11.481, de 2007, sero consagrados novos instrumentos de regularizao fundiria de interesse social dos imveis da Unio e a reviso da Lei de Parcelamento do Solo (Lei Federal n 6766, de 1979), incorporando a regularizao fundiria de interesse social. A partir do momento em que o Estado possa reafirmar e praticar, efetivamente, medidas de implementao do direito social moradia, alguns efeitos positivos almejados podero ser sentidos, de acordo com o pesquisador Nelson Saule Junior[62]: (i) A faculdade de o cidado exigir de forma imediata as promoes e aes constitutivas desse direito, face inrcia do Estado que pode configurar a inconstitucionalidade por omisso; (ii) O direito de acesso justia, mediante aes e processos judiciais eficazes, destinados proteo do direito moradia; e (iii) O direito de participar da formulao e implementao das polticas habitacionais. A nova modalidade de expropriao de imvel abandonado h mais de cinco anos prova de que o direito dogmaticamente organizado pode ser modificado a partir da percepo da resistncia de novos protagonistas que, uma vez ouvidos nas ruas, podem ser reconhecidos como o discurso popular instituinte de novos direitos. Assim, da ausncia do direito de morar, configura-se o direito de morar na ausncia. a figura do abandono, seja de imvel particular vazio, que pode ser presumido pela falta de pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), conforme o disposto no art. 1.228, do Cdigo Civil (Lei n 10.468, de 2002), seja imvel da Unio, ocupado por populao de baixa renda previsto da Lei Federal n 11.481, de 2007. S por meio da harmonizao dessas necessidades sociais com a vontade popularconstituinte de construir uma sociedade decente, nos moldes assumidos pelo art. 3 do Texto Constitucional, possvel reorientar a vocao de excluso e a segmentao da cidade, transformando-a em espao da e para a cidadania. S com a adequada articulao entre movimentos democrticos engajados na racionalizao da questo fundiria urbana e o uso do paradigma constitucional de construo social da cidadania possvel obter o ganho de contedo e a conquista dos sonhos de vida digna nos centros urbanos.

Referncias

6099

ABRAMO, Pedro. A cidade caleidoscpica. So Paulo: Bertrand Brasil, 2007. AINA, Eliane Maria Barreiros. O fiador e o direito moradia: direito fundamental moradia frente situao do fiador proprietrio de bem de famlia. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2002. 137 p. AITH, Fernando Mussa Abujamra. O Direito Moradia e Suas Garantias no Sistema de Proteo dos Direitos Humanos. [Dissertao de Mestrado]. So Paulo: Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo, 2002. ALFONSIN, Jacques Tvora. Acesso terra como contedo de direitos humanos fundamentais alimentao e moradia. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2003. AMARAL, Rita. Povo-de-santo, povo de festa - Estudo antropolgico do estilo de vida dos adeptos do candombl paulista. [Dissertao de Mestrado]. So Paulo: Departamento de Antropologia da Universidade de So Paulo, 1992. ANDRADE, Jos Carlos Vieira de. Os Direitos Fundamentais na Constituio Portuguesa de 1976. Coimbra: Almedina, 1998. APPIO, Eduardo. Controle Judicial das Polticas Pblicas no Brasil. Curitiba: Juru, 2005.</small> BAUMAN, Zygmunt. Tempos Lquidos. So Paulo: Zahar, 2007. BCKENFRDE, Ernest W. Escritos sobre Derechos Fundamentales. Trad. Juan Luis Requejo Pags e Ignacio Villaverde Menndez. Baden-Baden: Nomos, 1993. BONTEMPO, Alessandra Gotti. Direitos sociais: eficcia e acionabilidade luz da Constituio de 1988. Curitiba: Juru, 2005. BRUNO FILHO, Fernando Guilherme. Eficcia das Normas Constitucionais de Direitos Fundamentais: o direito a habitao. Cadernos de Direito Constitucional e Cincia Poltica. So Paulo, v.7, n. 26, p. 241-256, jan./mar. 1999. BUARQUE, Cristovam. Admirvel mundo atual: Dicionrio pessoal dos horrores e esperanas do mundo globalizado. So Paulo: Gerao Editorial, 2001. CAPITANT, Henri. Vocabulario Juridico. Trad. Aquiles Horacio Guaglianone. Buenos Aires: Depalma, 1961. CARDOSO, Patrcia de Menezes. O direito cidade: A experincia brasileira de democratizao do marco legal urbano. Constituio e Democracia. Braslia, n. 19, p. 4-5, jan-fev. 2008. CASTRO, Marcus Faro de. O Supremo Tribunal Federal e a Judicializao da Poltica. Revista Brasileira de Cincias Sociais. So Paulo, v. 12, no. 34, p. 147-156, jun. 1997. COSTA, Alexandre Bernardino. Poder constituinte e democracia: um debate necessrio. Constituio e Democracia. Braslia, a. 1, n. 1, p. 8-9, 5 fev. 2006. 6100

COUTURE, Eduardo J. Vocabulario Juridico. Buenos Aires: Depalma, 1976. DAVIS, Mike. Planeta Favela. Trad. Beatriz Medina. So Paulo: Boitempo, 2006. DUTRA, Olvio. Solues para a habitao das famlias de baixa renda. Valor Econmico. So Paulo, 13 set. 2004. ESPNDOLA, Ruy Samuel. Conceito de Princpios Constitucionais: elementos para uma formulao dogmtica constitucionalmente adequada. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1998. FERRARI, Regina Maria Macedo Nery. Normas Constitucionais Programticas: Normatividade, Operatividade e Efetividade. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2001. FERREIRA, Joo Sette Whitaker. Alcances e limitaes dos Instrumentos Urbansticos na construo de cidades democrticas e socialmente justas [texto de apoio s discusses V Conferncia das Cidades]. Braslia: Cmara dos Deputados, dez. 2003. FURTADO, Celso. Em busca de novo modelo: reflexes sobre a crise contempornea. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. FUSTEL DE COULANGES, Numa Denis. A Cidade Antiga. Trad. Jonas Camargo Leite e Eduardo Fonseca. So Paulo: Hemus, 1975. HAHNEMANN, Allan; e FREITAS, Cleuton Csar Ripol de. Aspectos sociojurdicos da ocupao sonho real luz da formao urbana de goinia e dos direitos moradia. Revista da Faculdade de Direito da UFPR. Curitiba, v. 43, 2005. Disponvel em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/direito/article/viewFile/6975/4953. Acesso em: 10 dez. 2007. INCIO, Gilson Luiz. Direito Social Moradia e a Efetividade do Processo: contratos do sistema financeiro da habitao. Curitiba: Juru, 2002. . KRELL, Andreas J. Direitos Sociais e Controle Judicial no Brasil e na Alemanha: Os (des) Caminhos de um Direito Constitucional Comparado. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2002. LEFEBVRE, Henry. O direito cidade. Trad. Rubens Eduardo Frias. So Paulo: Centauro, 2001. LIRA, Ricardo Pereira. Ocupao de terras e direito moradia. In: Direito, advocacia e mudana. Braslia: OAB Conselho Federal, 1996, v. 2, p. 63- 66. LOPES, Jose Reinaldo de Lima. Cidadania e propriedade perspectiva histrica do direito moradia. Revista de Direito Alternativo. So Paulo, n. 2 p. 114-136, 1993. LOPES, Jose Reinaldo de Lima. Direitos sociais: teoria e prtica. So Paulo: Mtodo, 2006. MAIA, Luciano Mariz. Do Direito Habitao. O Norte. Joo Pessoa-PB, 9 mai. 1996. 6101

MARGALIT, Avishai. La Socit Dcente. Paris: ditions Climats, 1999. MARICATO, Erminia. A bomba relgio das cidades brasileiras. Democracia Viva. Rio de Janeiro, v. 11, p. 3-7, 2001. MARICATO, Erminia. A nova Poltica Nacional de Habitao. O Valor. So Paulo, 24 nov. 2005. MELLO, Nishlei Vieira de. O direito de morar e o direito memria: um olhar sobre o Acampamento da Telebraslia. In: Direito memria e moradia: realizao de direitos humanos pelo protagonismo social da comunidade do acampamento da Telebraslia. Braslia: UnB, 1999, p. 77-91. NARDI, Maria Elenir. O Acampamento da Telebraslia e a sua luta pelo direito de morar. In: Direito memria e moradia: realizao de direitos humanos pelo protagonismo social da comunidade do acampamento da Telebraslia. Braslia: UnB, 1999, p. 21-55. NOLASCO, Loreci Gottschalk. Constitucionalismo e direitos sociais: um enfoque ao direito social de moradia. Braslia: Universidade de Braslia, 2002 [Dissertao de mestrado]. PERLINGIERI, Pietro. Perfis do Direito Civil. Trad. Maria Cristina de Cicco. 3. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 1997. ROSA, Fbio Bittencourt. Justia e Habitao. Folha de So Paulo. So Paulo, 12 jul. 1997. SANTOS, Milton. O espao do cidado. 7. ed. So Paulo: Universidade de So Paulo, 2007. SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crtica e reinventar a emancipao social. So Paulo: Boitempo, 2007. SAULE JUNIOR, Nelson. O direito moradia como responsabilidade do Estado brasileiro. Cadernos de Pesquisa do CEBRAP Centro Brasileiro de Anlises e Planejamentos. So Paulo, n. 7, p. 65-80, mai. 1997. SAULE JUNIOR, Nelson; e RODRIGUEZ, Maria Elena. Direito moradia. In: LIMA JR, Jayme Benvenuto; e ZETTERSTRM, Lena (orgs.). Extrema Pobreza no Brasil: a situao do direito alimentao e moradia adequada. So Paulo: Loyola, 2002, p. 109-160. SAULE JUNIOR, Nelson; e CARDOSO, Patrcia. Direito Moradia no Brasil Violaes, prticas positivas e recomendaes ao governo brasileiro. So Paulo: Plis, 2005. SOBRANE, Mrcia Alvarenga de Oliveira. A cidade e sua normatizao constitucional urbanstica. In: GARCIA, Maria (coord.). A Cidade e seu Estatuto. So Paulo: Juarez de Oliveira, 2005, p. 205-230. 6102

SOUSA JNIOR, Jos Geraldo de. Fundamentao terica do direito de moradia. In: Direito e Avesso. Braslia: UnB, v. 1. n. 2, p.13-17, 1982. STEINBRUCH, Benjamin. Um milho de casas populares. Folha de So Paulo. So Paulo, 15 jan. 2001. STRECK, Lenio Luiz. Hermenutica (jurdica): compreendemos porque interpretamos ou interpretamos porque compreendemos? Uma resposta a partir do Ontological Turn. Estudos Jurdicos. Revista da Unidade de Cincias Jurdicas da Universidade do Vale dos Sinos [UNISINOS]. So Leopoldo, v. 37, n. 101, set-dez. 2004. TATE, Neal; e VALLINDER, Tobjrn. The Global Expansion of Judicial Power. New York: University Press, 1995. THEODORO, Marcelo Antonio. Direitos Fundamentais e sua Concretizao. Curitiba: Juru, 2002. TORRES, Ricardo Lobo. O Mnimo Existencial, os Direitos Sociais e a Reserva do Possvel. In: Antnio Jos Avels Nunes; e Jacinto Nelson de Miranda Coutinho (org.). Dilogos Constitucionais: Brasil-Portugal. Rio de Janeiro: Renovar, 2004, p. 447-471. VALADARES, Jorge de Campos. Qualidade do espao e habitao humana. Cincia & Sade Coletiva. So Paulo, v. 5, n.1, p.83-98, 2000. VALLADARES, Lcia. A gnese da favela carioca: a produo anterior s cincias sociais. Revista Brasileira de Cincias Sociais. So Paulo, v.15, no.44, p. 5-34, out. 2000. VIANNA, Luiz Werneck; CARVALHO, Maria Alice Rezende; MELO, Manuel Palcios Cunha; e BURGOS, Marcelo Baummam. A Judicializao da Poltica e das Relaes Sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 1999. VIDAL, Dominique. A linguagem do respeito. A experincia brasileira e o sentido da cidadania nas democracias modernas. Dados. Rio de Janeiro, v.46, n. 2, pp. 265-287, 2003.

* Mestre em Direito Pblico pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorando em Direito, Estado e Constituio pela Universidade de Braslia. Professor Assistente do Centro de Cincias Jurdicas da Universidade Federal da Paraba. Advogado. Contato: gustavorabay@justice.com * Doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade de Braslia.

6103

[1] Ahmed Soliman. A possible way out: formalizing housing informality in egyptian cities. Lanham, University Press of America, 2004, 119-120 apud Mike Davis. Planeta Favela. Trad. Beatriz Medina. So Paulo: Boitempo, 2006, p. 37-39. [2] A expresso remete Boaventura Santos, que identifica sociologia das ausncias e a sociologia das emergncias como a possibilidade de expandir o domnio das experincias sociais j disponveis, contudo negligenciadas e, em um segundo momento, expandir o domnio das experincias sociais possveis. Em outras palavras, propem uma arqueologia das existncias invisveis. [3] Cf. Pedro Abramo. A cidade caleidoscpica. So Paulo: Bertrand Brasil, 2007, passim. [4] John Turner. Housing as a Verb. In: John Turner; e Robert Fichter (orgs.). Freedom to Build. Nova Iorque: Macmillan, 1972 apud Mike Davis. Planeta Favela, cit., p. 39. [5] Aqui fao uma analogia ao conceito de sociedade decente do filsofo israelense Avishai Margalit, para quem a sociedade decente aquela em que ningum pode ser humilhado pelas instituies. Cf. Avishai Margalit. La Socit Dcente. Paris: ditions Climats, 1999, passim. Segundo Dominique Vidal, Sob vrios aspectos, reconhece-se nesse conceito de humilhao aquilo que o habitante pobre da cidade considera humilhante. Em seu discurso sobre a injustia social, esses indivduos se referem constantemente brutalidade policial, ao mau atendimento que recebem no servio pblico e a atitudes condescendentes por parte de quem ocupa cargos importantes. As empregadas domsticas tambm se queixam dos patres que do ordens e as repreendem como se falassem com um cachorro e que lhes fornecem comida de m qualidade. Quando passam por esse sentimento de humilhao, os brasileiros pobres falam de ''falta de respeito'' e costumam dizer que so tratados no como seres humanos, e sim como animais. Isso faz pensar no conceito de humilhao de Margalit, que a define como a recusa de formas especficas de vida pelas quais os seres humanos exprimem sua humanidade". Dominique Vidal. A linguagem do respeito. A experincia brasileira e o sentido da cidadania nas democracias modernas. Dados. Rio de Janeiro, v.46, n. 2, pp. 265-287, 2003. [6] Fustel de Coulanges. A Cidade Antiga. Trad. Jonas Camargo Leite e Eduardo Fonseca. So Paulo: Hemus, 1975, p. 52. [7] Henri Capitant, ao fazer remisso ao Cdigo Civil Francs (arts. 632 a 634), esclarece que o direito de habitao consiste em direito real inalienvel que confere ao beneficirio da faculdade de utilizar-se um imvel para alojamento prprio e de sua famlia, como medida necessria ao seu bem estar. Cf. Henri Capitant. Vocabulario Juridico. Trad. Aquiles Horacio Guaglianone. Buenos Aires: Depalma, 1961. [8] Pietro Perlingieri. Perfis do Direito Civil. Trad. Maria Cristina de Cicco. 3. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 1997, p. 199. [9] Idem, p. 199. [10] Art. 11. Os Estados partes do presente Pacto reconhecem o direito de toda pessoa a um nvel adequado par si prprio e sua famlia, inclusive alimentao, vestimentas e

6104

moradia adequadas, assim como uma melhoria contnua de suas condies de vida. Os Estados partes tomaro medidas apropriadas para assegura a consecuo desse direito, reconhecendo, nesse sentido, a importncia essencial dessa cooperao internacional fundada no livre consentimento. [11] Fernando Mussa Abujamra Aith. O Direito Moradia e Suas Garantias no Sistema de Proteo dos Direitos Humanos. So Paulo: Universidade de So Paulo, 2002 [Dissertao de Mestrado. rea de concentrao: Filosofia e Teoria Geral do Direito]. [12] Destaque-se o art. 43 da Agenda: Art. 43. Uma moradia adequada significa algo mais que um simples teto para se guarnecer, significa tambm dispor de lugar privado, espao suficiente, acessibilidade fsica, segurana adequada, segurana na posse, estabilidade e durabilidade estruturais, iluminao, calefao e ventilao suficientes, infra-estrutura bsica adequada que inclua servios de abastecimento de gua, saneamento e eliminao de dejetos, controles apropriados da qualidade do meio ambiente e de sade pblica, localizao adequada e com acesso aos servios bsicos. [13] Celso Furtado. Em busca de novo modelo: reflexes sobre a crise contempornea. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002, p. 17-19. [14] Fonte: Secretaria de Poltica Urbana do Governo Federal, SEPURB/FJP, 1996. Segundo Olvio Dutra, ento Ministro das Cidades (rgo que gerencia o setor habitacional nacional, por meio de uma Secretaria vinculada), h estimativas que, de 1995 a 2002, apenas 30% dos recursos investidos em habitao popular foram destinados populao de baixa renda. Ignorar tal demanda tem um alto preo: de acordo com o Censo 2000, o Brasil chegou ao final do sculo 20 com 3.905 favelas disseminadas por todo o pas. um problema que vem se agravando ao longo dos anos, como o comprovam as estatsticas. As taxas de crescimento dos domiclios favelados superam em muito as taxas de crescimento domiciliar: entre 1991 e 2000, os domiclios favelados cresceram 4,18% ao ano, enquanto a taxa de crescimento domiciliar no mesmo perodo foi de 2,8% ao ano. Em 1950, das cidades brasileiras, apenas So Paulo e Rio de Janeiro tinham mais de 1 milho de habitantes. Em quatro dcadas, 13 cidades atingiram este patamar. Hoje, alm das regies metropolitanas de So Paulo, que abrange 39 municpios, e do Rio de Janeiro, que inclui 21 cidades, existem outras 10 grandes metrpoles. Juntas, elas abrigam 33,6% da populao brasileira. Nestas regies, devido falta de moradias, os assentamentos perifricos tm aumentado consideravelmente a sua rea de ocupao. Os nmeros evidenciam a necessidade de revigorao do financiamento imobilirio, com a reestruturao institucional e legal do setor (...). Olvio Dutra. Solues para a habitao das famlias de baixa renda. Valor Econmico. So Paulo, 13 set. 2004. Dados complementares sobre a habitao social no Brasil podem ser obtidos em consulta ao site do Ministrio das Relaes Exteriores [Poltica Externa, Agenda, Desenvolvimento, Habitao]. Disponvel em: <http://www.mre.gov.br/portugues/politica_externa/temas_agenda/desenvolvimento/ha bitacao.asp>. Estudo recente da Fundao Joo Pinheiro, contratada pelo Governo brasileiro, estimou o dficit habitacional do Brasil, em 1995, em 4 milhes de novas moradias urbanas e 1,6 milho de novas moradias na rea rural. Da necessidade de moradias urbanas, 55% referem-se a famlias com renda mensal de at dois salrios mnimos, 29% a famlias

6105

com renda mensal de dois a cinco salrios mnimos e 16% a famlias com renda superior a cinco salrios mnimos. Na rea rural, a concentrao da necessidade de moradias na faixa de at dois salrios mnimos cresce para 78%, enquanto na faixa de dois a cinco salrios mnimos de 16% e naquela acima de cinco salrios mnimos de apenas 6%. Para uma anlise mais atual e pungente, com dados das Relatorias Nacional e Especial da Organizao das Naes Unidas (ONU), que confirmam descaso histrico com a precariedade da situao da moradia das populaes de baixa renda no Pas, cf. Nelson Saule Jnior e Patrcia Cardoso. Direito Moradia no Brasil - Violaes, prticas positivas e recomendaes ao governo brasileiro. So Paulo: Plis, 2005. [15] A expresso moradia, s foi includa no art. 6 (Direitos sociais) com a Emenda Constituio n 26, de 2000. Ainda assim, o direito moradia j encontrava previso constitucional no art. 7, inciso IV, da Constituio de 1988, como bem consubstanciador do salrio mnimo nacional. No mesmo rumo, o art. 182, caput, prev o desenvolvimento pleno das funes sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes. [16] Jos Carlos Vieira de Andrade. Os Direitos Fundamentais na Constituio Portuguesa de 1976. Coimbra: Almedina, 1998, p. 38-39. [17] o caso da concretizao judicial do direito moradia frente possibilidade de penhora de imvel familiar para o pagamento de fiana: o Supremo Tribunal Federal proferiu recente deciso em que o relator, ministro Carlos Mrio Velloso, afirmou o art. 6, da Constituio, impede a constrio judicial, embora a Lei n 8.245, de 18 de outubro de 1991, permita a penhora de imvel de famlia por "obrigao decorrente de fiana concedida em contrato de locao", eis que o referido dispositivo constitucional inclui entre os direitos sociais bsicos, o direito moradia, includo pela Emenda Constitucional n 26/2000, a qual no teria recepcionado a previso normativa do art. 82, da Lei n 8.245/1991, que, por seu turno, acrescentou o inc. VII ao art. 3, da Lei n 8.009, de 29 de maro de 1990. Cf. Recurso Extraordinrio n. 352.940-4 (So Paulo). Min. Relator: Carlos Velloso. Data do julgado: 24 abr. 2005. Ainda no houve publicao no Dirio da Justia da Unio. Eis o trecho fundamental do voto condutor: tendo em vista o princpio isonmico, o citado dispositivo inciso VII do art. 3, acrescentado pela Lei 8.245/91, no foi recebido pela EC 26, de 2000. Essa no recepo mais se acentua diante do fato de a EC 26, de 2000, ter estampado, expressamente, no art. 6, C.F., o direito moradia como direito fundamental de 2 gerao, direito social. Ora, o bem de famlia - Lei 8.009/90, art. 1 - encontra justificativa, foi dito linha atrs, no constituir o direito moradia um direito fundamental que deve ser protegido e por isso mesmo encontra garantia na Constituio. Cf., ainda, Eliane Maria Barreiros Aina. O fiador e o direito moradia: direito fundamental moradia frente situao do fiador proprietrio de bem de famlia. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2002. [18] Regina Maria Macedo Nery Ferrari. Normas Constitucionais Programticas: Normatividade, Operatividade e Efetividade. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2001, p. 239.

6106

[19] Marcelo Antonio Theodoro. Direitos Fundamentais e sua Concretizao. Curitiba: Juru, 2002, p. 120. Esclarece, ainda, o mesmo autor: A aferio desta disponibilidade feita em funo do oramento. Justifica-se que a concesso de determinadas prestaes, ou seja, a realizao de determinados direitos, pode implicar a inviabilizao da consecuo de outros. Idem, p. 120. [20] Ricardo Lobo Torres. O Mnimo Existencial, os Direitos Sociais e a Reserva do Possvel. In: Antnio Jos Avels Nunes; e Jacinto Nelson de Miranda Coutinho (org.). Dilogos Constitucionais: Brasil-Portugal. Rio de Janeiro: Renovar, 2004, p. 447-471 [21] Cf. Eduardo Appio. Controle Judicial das Polticas Pblicas no Brasil. Curitiba: Juru, 2005, passim. [22] A doutrina aqui referida encontra-se em sua obra Aplicabilidade das Normas Constitucionais, originalmente publicada em 1968. Cf. Jos Afonso da Silva. Aplicabilidade das Normas Constitucionais. 3. ed. So Paulo: Malheiros, 1999. [23] Lenio Luiz Streck. Hermenutica (jurdica): compreendemos porque interpretamos ou interpretamos porque compreendemos? Uma resposta a partir do Ontological Turn. Estudos Jurdicos. Revista da Unidade de Cincias Jurdicas da Universidade do Vale dos Sinos. So Leopoldo, v. 37, n. 101, set-dez. 2004, p. 30-31. [24] De grande interesse para a pesquisa, mas insuscetvel de uma anlise mais circunstanciada, face s limitaes naturais do estudo em especial quanto extenso , a questo da juridificao ou judicializao da poltica. O tema extremamente instigante e perfila algumas nuances variveis na doutrina , inclusive quanto designao, mas todos aferrados ao mesmo objetivo central: a anlise conjuntural da chamada construo/expanso do poder do Judicirio. A obra referencial desse temrio C. Neal Tate; e Tobjrn Vallinder. The Global Expansion of Judicial Power. New York: University Press, 1995. Entre ns, destacam-se os trabalhos de Luiz Werneck Vianna; Maria Alice Rezende Carvalho; Manuel Palcios Cunha Melo; e Marcelo Baummam Burgos. A Judicializao da Poltica e das Relaes Sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 1999; e Marcus Faro de Castro. O Supremo Tribunal Federal e a Judicializao da Poltica. Revista Brasileira de Cincias Sociais. So Paulo, v. 12, no. 34, p. 147-156, jun. 1997. [25] Andreas J. Krell. Direitos Sociais e Controle Judicial no Brasil e na Alemanha: Os (des) Caminhos de um Direito Constitucional Comparado. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2002, p. 51. [26] Loreci Gottschalk Nolasco. Constitucionalismo e direitos sociais: um enfoque ao direito social de moradia. Braslia: Universidade de Braslia, 2002 [Dissertao de mestrado], p. 199. [27] Cf. Lenio Luiz Streck. A concretizao de direitos e a validade da tese da constituio dirigente em pases de modernidade tardia. In: Antnio Jos Avels Nunes e Jacinto Nelson de Miranda Coutinho (org.). Dilogos Constitucionais: BrasilPortugal. Rio de Janeiro: Renovar, 2004, p. 301-37. Mais diretamente associado ao tema central dos presentes escritos v. Fernando Guilherme Bruno Filho. Eficcia das Normas Constitucionais de Direitos Fundamentais: o direito a habitao. Cadernos de

6107

Direito Constitucional e Cincia Poltica. So Paulo, v.7, n. 26, p. 241-256, jan./mar. 1999; e Alessandra Gotti Bontempo. Direitos sociais: eficcia e acionabilidade luz da Constituio de 1988. Curitiba: Juru, 2005. [28] Ernest Wolfgang Bckenfrde. Escritos sobre Derechos Fundamentales. Trad. Juan Luis Requejo Pags e Ignacio Villaverde Menndez. Baden-Baden: Nomos, 1993, p. 67-68. [29] Interveno Federal 492/SP. Acrdo do Pleno, Rel. Min. Gilmar Mendes. Data do acrdo: 26/03/2003. Publicado no Dirio da Justia da Unio de 01/08/2003. [30] Ricardo Lobo Torres. O Mnimo Existencial, os Direitos Sociais e a Reserva do Possvel. In: Antnio Jos Avels Nunes; e Jacinto Nelson de Miranda Coutinho (org.). Dilogos Constitucionais: Brasil-Portugal. Rio de Janeiro: Renovar, 2004, p. 465. [31] Medida Cautelar em Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental n 45/DF. Rel. Min. Celso de Mello. Deciso de 29/04/2004. Informativo do STF n 345/2004. Permite-se transcrever a ementa do julgado: Ementa: Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental. A questo da legitimidade constitucional do controle e da interveno do poder judicirio em tema de implementao de polticas pblicas, quando configurada hiptese de abusividade governamental. Dimenso poltica da jurisdio constitucional atribuda ao Supremo Tribunal Federal. Inoponibilidade do arbtrio estatal efetivao dos direitos sociais, econmicos e culturais. Carter relativo da liberdade de conformao do legislador. Consideraes em torno da clusula da reserva do possvel. Necessidade de preservao, em favor dos indivduos, da integridade e da intangibilidade do ncleo consubstanciador do mnimo existencial. Viabilidade instrumental da argio de descumprimento no processo de concretizao das liberdades positivas (direitos constitucionais de segunda gerao). [32] No item 2 do art. 1 da Carta Mundial pelo Direito Cidade, esse definido como o usufruto eqitativo das cidades dentro dos princpios de sustentabilidade, democracia, equidade e justia social. um direito coletivo dos habitantes das cidades, em especial dos grupos vulnerveis e desfavorecidos, que lhes confere legitimidade de ao e organizao, baseado em seus usos e costumes, com o objetivo de alcanar o pleno exerccio do direito livre autodeterminao e a um padro de vida adequado. O Direito Cidade interdependente a todos os direitos humanos internacionalmente reconhecidos, concebidos integralmente, e inclui, portanto, todos os direitos civis, polticos, econmicos, sociais, culturais e ambientais que j esto regulamentados nos tratados internacionais de direitos humanos. Este supe a incluso do direito ao trabalho em condies eqitativas e satisfatrias; de fundar e afiliar-se a sindicatos; de acesso seguridade social e sade pblica; de alimentao, vesturio e moradia adequados; de acesso gua potvel, energia eltrica, o transporte e outros servios sociais; a uma educao pblica de qualidade; o direito cultura e informao; participao poltica e ao acesso justia; o reconhecimento do direito de organizao, reunio e manifestao; segurana pblica e convivncia pacfica. Inclui tambm o respeito s minorias e pluralidade tnica, racial, sexual e cultural, e o respeito aos migrantes. O territrio das cidades e seu entorno rural tambm espao e lugar de exerccio e cumprimento de direitos coletivos como forma de assegurar a distribuio e o desfrute eqitativo, universal, justo, democrtico e sustentvel dos recursos, riquezas, servios, bens e oportunidades que brindam as cidades. Por isso o Direito Cidade inclui tambm

6108

o direito ao desenvolvimento, a um meio ambiente sadio, ao desfrute e preservao dos recursos naturais, participao no planejamento e gesto urbanos e herana histrica e cultural. Frum Social Mundial Policntrico de 2006 (Frum Social das Amricas, Quito, julho de 2004, Frum Mundial Urbano, Barcelona, setembro de 2004, V Frum Social Mundial, Porto Alegre, janeiro 2005. Carta Mundial pelo Direito Cidade. Disponvel em: http://www.polis.org.br/artigo_interno.asp?codigo=139. Acesso em: 21 dez. 2007. [33] Patrcia de Menezes Cardoso. O direito cidade: A experincia brasileira de democratizao do marco legal urbano. Constituio e Democracia. Braslia, n. 19, p. 4-5, jan-fev. 2008. [34] Cf. Jorge de Campos Valadares. Qualidade do espao e habitao humana. Cincia & Sade Coletiva. So Paulo, v. 5, n.1, p.83-98, 2000. [35] Pedro Abramo. A cidade caleidoscpica. So Paulo: Bertrand Brasil, 2007. [36] Cf. Licia Valladares. A gnese da favela carioca: a produo anterior s cincias sociais. Revista Brasileira de Cincias Sociais. So Paulo, v.15, no.44, p. 5-34, out. 2000. [37] Cf. Milton Santos. O espao dividido: os dois circuitos da economia urbana dos pases subdesenvolvidos. 2. ed. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2006; e Milton Santos. O espao do cidado. 7. ed. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2007. [38] Rita Amaral Povo-de-santo, povo de festa - Estudo antropolgico do estilo de vida dos adeptos do candombl paulista. [Dissertao de Mestrado]. So Paulo: Departamento de Antropologia da Universidade de So Paulo, 1992, p. 38. [39] Milton Santos. O espao do cidado. 7. ed. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2007, p. 22. [40] Idem, p. 25. [41] Idem, p. 27. [42] Idem, p. 30. [43] Zygmunt Bauman. Tempos Lquidos. So Paulo: Zahar, 2007, p. 77-78. [44] Idem, p. 79. [45] Cf. Cristovam Buarque. Admirvel mundo atual: Dicionrio pessoal dos horrores e esperanas do mundo globalizado. So Paulo: Gerao Editorial, 2001 [conferir os verbetes castelos modernos, condomnios, encastelamento urbano e lgica da apartao]. O verbete Encastelamento urbano concentra essas preocupaes: Pouco a pouco, a implantao da apartao cria um sistema de separao fsica entre os grupos sociais. Como os castelos medievais, a paisagem do Brasil se reorganiza em uma rede de ilhas privilegiadas, cercadas contra os pobres, num processo de encastelamento 6109

urbano. isso o que est em implantao no Brasil, com os shopping centers, os condomnios, os beach parks, as ruas fechadas, as casas cercadas, os prdios protegidos por sistemas de forte aparato eletrnico, os campi universitrios cercados, os vidros dos carros usados como barreira contra os meninos de rua, as praas cercadas, a deficincia no sistema de transporte urbano dificultando o ingresso de pessoas da periferia aos locais freqentados pela elite, a proibio da entrada de nordestinos em cidades do sul do pas, e assim por diante. Nesse mesmo sentido, Jacques Attali, economista e exassessor do ex-presidente francs Franois Mitterrand, utiliza a expresso cooconing: Simultaneamente ao nomadismo e em contradio com ele, vai-se reforar a tendncia ancestral dos homens e sobretudo das mulheres de buscar refgio num casulo, protegerse em seu interior, abrigar-se nele a ponto de no mais querer sair, como sedentrios sitiados. As tecnologias da informao permitiro atender ao essencial das exigncias sociais sem precisar sair de casa; em muitas profisses, as telecomunicaes tornaro possvel o trabalho em casa; as redes multimdia permitiro comprar praticamente tudo em casa e efetuar todas as operaes bancrias sem ir a uma agncia. Tambm ser possvel aprender fora da escola, receber um diagnstico sem ir ao mdico, dispor em casa de todas as formas de cozinha e distrao, de esporte e viagem (virtual, naturalmente). Decididamente, ser possvel levar uma vida praticamente completa, do nascimento morte, sem precisar pr o nariz fora de casa. A realidade virtual transformar o movimento em sedentarismo virtual e o cocooning em nomadismo imaginrio... Cf. Jacques Attali. Dicionrio do Sculo XXI. Trad. Clvis Marques Rio de Janeiro: Record, 2001. [46] Milton Campos. O espao do cidado, cit., p. 59. [47] Idem, p. 59. [48] No meio urbano, a relao - legislao/mercado fundirio/excluso - est no centro da segregao territorial, como lembra Erminia Maricato. A bomba relgio das cidades brasileiras. Democracia Viva. Rio de Janeiro, v. 11, p. 3-7, 2001. [49] Milton Santos. O espao do cidado, cit., p. 62-63. [50] Idem, p. 63. [51] Latife Tekin. Berji Kristin: Tales from the Garbage Hills. Londres: Marion Boyars, 1996 [publicado na Turquia em 1984] apud Mike Davis. Planeta Favela. Trad. Beatriz Medina. So Paulo: Boitempo, 2006, p. 48. [52] Mike Davis. Planeta Favela, cit., p. 48. [53] "Sonho Real - Uma histria de luta por moradia", feito pelo Centro de Mdia Independente de Goinia em 2005. [54] Allan Hahnemann; e Cleuton Csar Ripol de Freitas. Aspectos sociojurdicos da ocupao sonho real luz da formao urbana de goinia e dos direitos moradia. Revista da Faculdade de Direito da UFPR. Curitiba, v. 43, 2005. Disponvel em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/direito/article/viewFile/6975/4953. Acesso em: 10 dez. 2007.

6110

[55] http://www.anovademocracia.com.br/index.php/Sonho-Real-na-paz-doscemiterios.html. [56] Acompanhei esse momento de angstia em Goinia, j decorridos alguns meses da desocupao, em julho de 2005. Fui participar do Encontro Nacional de Estudantes de Direito, exatamente para palestrar sobre a dimenso cnstitucional do direito moradia. Ao encontrar com os desabrigados no ginsio, no Centro de Goinia, logo me veio mente Vidas secas, de Graciliano Ramos. [57] Segundo informaes do prprio Ministrio, o bairro j abriga cerca de mil famlias e quando concludo ter 2.470 casas com rea de 40,07m, parque ecolgico, trs creches, escolas, centro comercial, postos de sade e policial, reservatrio de gua, asfalto na linha de nibus, terminal de transporte, energia eltrica e rede de gua, moderno sistema de segurana, polcia comunitria com casas destinadas aos policiais. Ministrio das Cidades. Marcio Fortes entrega 1.046 unidades habitacionais em Goinia. Braslia, 8 dez. 2007. Disponvel em: http://www.cidades.gov.br/noticias/marcio_fortes_entrega_1.046_unidades_habitacion ais_em_goianiaAcesso em 21 jan. 2008. [58] Joo Sette Whitaker Ferreira. Alcances e limitaes dos Instrumentos Urbansticos na construo de cidades democrticas e socialmente justas [texto de apoio s discusses V Conferncia das Cidades]. Braslia: Cmara dos Deputados, dez. 2003. [59] Cf Maria Elenir Nardi. O Acampamento da Telebraslia e a sua luta pelo direito de morar. In: Direito memria e moradia: realizao de direitos humanos pelo protagonismo social da comunidade do acampamento da Telebraslia. Braslia: UnB, 1999, p. 21-55; e Nishlei Vieira de Mello. O direito de morar e o direito memria: um olhar sobre o Acampamento da Telebraslia. In: Direito memria e moradia, cit., p. 77-91. [60] Alexandre Bernardino Costa. Poder constituinte e democracia: um debate necessrio. Constituio e Democracia. Braslia, a. 1, n. 1, p. 8-9, 5 fev. 2006. [61] Erminia Maricato. A nova Poltica Nacional de Habitao. O Valor. So Paulo, 24 nov. 2005. [62] Nelson Saule Junior. O direito moradia como responsabilidade do Estado brasileiro. Cadernos de Pesquisa do CEBRAP [Centro Brasileiro de Anlises e Planejamentos]. So Paulo, n. 7, p. 65-80, mai. 1997, p. 70-71.

6111

S-ar putea să vă placă și