Sunteți pe pagina 1din 9

1 - Com exceo dos fundos de privatizao relacionados s ofertas de valores mobilirios no mbito do Programa Nacional de Desestatizao e dos Programas

Estaduais de Desestatizao, regulamentados pelas Instrues CVM nos 141/1991, 157/1991, 266/1997, 279/1998 e suas modificaes.

2 - Entende-se por proteo da carteira, ou hedge, qualquer operao que tenha por objetivo neutralizar riscos diferentes do parmetro de referncia do fundo, ou sintetizar riscos que atrelem o fundo ao parmetro de referncia, limitado ao valor do seu patrimnio.

3 - Um fundo considerado alavancado sempre que existir possibilidade (diferente de zero) de perda superior ao patrimnio do fundo, desconsiderando-se casos de default nos ativos do fundo.

4 - Caso estes fundos sejam compostos somente por aes de uma nica empresa, a poltica de investimento deve explicitar esta condio e qual a empresa.

Categoria ANBIMA: Curto Prazo Tipo ANBIMA: Curto Prazo Risco: DI/SELIC Descrio: Fundos que buscam retorno atravs de investimentos em ttulos indexados CDI/Selic ou em papis prefixados, desde que indexados e/ou sintetizados para CDI/Selic; de emisso do Tesouro Nacional (TN) e/ou do Banco Central; e com prazo mximo a decorrer de 375 dias e prazo mdio da carteira de, no mximo, 60 dias. permitida, tambm, a realizao de operaes compromissadas, desde que sejam indexadas CDI/Selic; lastreadas em ttulos do TN ou do BC e com contraparte classificada como baixo risco de crdito. No caso especfico da contraparte ser o BC, permitida a operao prefixada com prazo mximo de sete dias, desde que corresponda a perodos de feriados prolongados; ou de 60 dias, desde que indexada CDI/Selic. Adicionalmente estes fundos, podem oferecer servios de aplicao e resgate automticos de forma a remunerar saldo remanescente em conta corrente, observado o disposto na Deliberao n 43 de 8 de outubro de 2010

Categoria ANBIMA: Referenciado DI Tipo ANBIMA: Referenciado DI Risco: DI/SELIC + Crdito Descrio: Fundos que objetivam investir, no mnimo, 95% do valor de sua carteira em ttulos ou operaes que busquem acompanhar as variaes do CDI ou Selic, estando tambm sujeitos s oscilaes decorrentes do gio/desgio dos ttulos em relao a estes parmetros de referncia. O montante no aplicado em operaes que busquem acompanhar as variaes destes parmetros de referncia deve ser aplicado somente em operaes permitidas para os Fundos Curto Prazo. Estes fundos seguem as disposies do art. 94 da Instruo CVM n 409.

Categoria ANBIMA: Renda Fixa

Tipo ANBIMA: Renda Fixa* Risco: Juros Mercado Domstico + Crdito + ndice de Preos Mercado Domstico + Alavancagem Descrio: Fundos que buscam retorno por meio de investimentos em ativos de renda fixa (sendo aceitos ttulos sintetizados atravs do uso de derivativos), admitindo-se estratgias que impliquem risco de juros e de ndice de preos do mercado domstico. Excluem-se estratgias que impliquem exposio de moeda estrangeira ou de renda varivel (aes etc.). Devem manter, no mnimo, 80% de sua carteira em ttulos pblicos federais, ativos com baixo risco de crdito ou sintetizados, via derivativos, com registro e garantia das cmaras de compensao. Admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Renda Fixa Tipo ANBIMA: Renda Fixa Crdito Livre * Risco: Juros Mercado Domstico + Crdito + ndice de Preos Mercado Domstico + Alavancagem Descrio: Fundos que buscam retorno por meio de investimentos em ativos de renda fixa, podendo manter mais de 20% da sua carteira em ttulos de mdio e alto risco de crdito (sendo aceitos ttulos sintetizados atravs do uso de derivativos), incluindo-se estratgias que impliquem risco de juros e de ndice de preos do mercado domstico. Excluem-se estratgias que impliquem exposio de moeda estrangeira ou de renda varivel (aes etc.). Admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Renda Fixa Tipo ANBIMA: Renda Fixa ndices * Risco: ndice de Referncia + CJuros Mercado Domstico + Crdito + ndice de Preos Mercado Domstico + Alavancagem Descrio: Fundos que buscam seguir ou superar indicadores de desempenho (benchmarks) que reflitam os movimentos de preos dos ttulos de renda fixa, tais como o IMA Geral e seus subndices apurados pela ANBIMA, atravs de investimentos em ativos de renda fixa (ou ttulos sintetizados atravs do uso de derivativos), admitindo-se estratgias que impliquem risco de juros e de ndice de preos do mercado domstico. Excluem-se estratgias que impliquem exposio de moeda estrangeira ou de renda varivel (aes etc.), ou que busquem seguir ou superar as variaes do CDI ou Selic. Admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Multimercados Tipo ANBIMA: Long And Short - Neutro * Risco: Renda Varivel + Alavancagem Descrio: Fundos que fazem operaes de ativos e derivativos ligados ao mercado de renda varivel, montando posies compradas e vendidas, com o objetivo de manterem a exposio neutra ao risco do mercado acionrio. Os recursos remanescentes em caixa devem ficar investidos em operaes permitidas ao tipo Referenciado DI. Admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Multimercados Tipo ANBIMA: Long And Short - Direcional * Risco: Renda Varivel + Alavancagem

Descrio: Fundos que fazem operaes de ativos e derivativos ligados ao mercado de renda varivel, montando posies compradas e vendidas. O resultado deve ser proveniente, preponderantemente, da diferena entre essas posies. Os recursos remanescentes em caixa devem ficar investidos em operaes permitidas ao tipo Referenciado DI. Admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Multimercados Tipo ANBIMA: Multimercados Macro * Risco: Diversas Classes de Ativos + Alavancagem Descrio: Fundos que realizam operaes em diversas classes de ativos (renda fixa, renda varivel, cmbio etc.), definindo as estratgias de investimento baseadas em cenrios macroeconmicos de mdio e longo prazos, atuando de forma direcional. Admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Multimercados Tipo ANBIMA: Multimercados Trading * Risco: Diversas Classes de Ativos + Alavancagem Descrio: Fundos que concentram as estratgias de investimento em diferentes mercados ou classes de ativos, explorando oportunidades de ganhos originados por movimentos de curto prazo nos preos dos ativos. Admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Multimercados Tipo ANBIMA: Multimercados Multiestratgia * Risco: Diversas Classes de Ativos + Alavancagem Descrio: Fundos que podem adotar mais de uma estratgia de investimento, sem o compromisso declarado de se dedicarem a uma em particular. Admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Multimercados Tipo ANBIMA: Multimercados Multigestor * Risco: Diversas Classes de Ativos + Alavancagem Descrio: Fundos que tm por objetivo investir em mais de um fundo, geridos por gestores distintos. A principal competncia envolvida consiste no processo de seleo de gestores. Admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Multimercados Tipo ANBIMA: Multimercados Juros e Moedas * Risco: Diversas Classes de Ativos + Alavancagem Descrio: Fundos que buscam retorno no longo prazo atravs de investimentos em ativos de renda fixa, admitindo-se estratgias que impliquem risco de juros, risco de ndice de preo e risco de moeda estrangeira. Excluem-se estratgias que impliquem expos io de renda varivel (aes etc.). Admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Multimercados Tio ANBIMA: Multimercados Estratgia Especfica * Risco: Diversas Classes de Ativos + Alavancagem Descrio: Fundos que adotam estratgia de investimento que implique riscos especficos, tais como commodities, futuro de ndice. Admitem alavancagem. Categoria ANBIMA: Multimercados Tipo ANBIMA: Balanceados Risco: Diversas Classes de Ativos Descrio: Fundos que buscam retorno no longo prazo atravs de investimento em diversas classes de ativos (renda fixa, aes, cmbio etc.). Estes fundos utilizam uma estratgia de investimento diversificada e deslocamentos tticos entre as classes de ativos ou estratgia explcita de rebalanceamento de curto prazo. Tambm devem ter explicitado o mix de ativos (percentual de cada classe de ativo) com o qual devem ser comparados (asset allocation benchmark). Sendo assim, estes fundos no podem ser comparados a indicador de desempenho que reflita apenas uma classe de ativos (por exemplo: 100% CDI). No admitem alavancagem.

Caegoria ANBIMA: Multimercados Tipo ANBIMA: Capital Protegido Risco: Diversas Classes de Ativos Descrio: Fundos que buscam retornos em mercados de risco procurando proteger, parcial ou totalmente, o principal investido.

Categoria ANBIMA: Multimercados Tipo ANBIMA: Capital Protegido Risco: Diversas Classes de Ativos Descrio: Fundos que buscam retornos em mercados de risco procurando proteger, parcial ou totalmente, o principal investido.

Categoria ANBIMA: Dvida Externa Tipo ANBIMA: Investimento no Exterior Risco: Ttulos da dvida externa e taxa de cmbio Descrio: Fundos que tm como objetivo investir preponderantemente em ttulos representativos da dvida externa de responsabilidade da Unio. Estes fundos seguem o disposto no art. 96 da Instruo CVM n 409.

Categoria ANBIMA: Aes Tipo ANBIMA: Aes IBOVESPA Indexado Risco: ndice de Referncia

Descrio: Fundos cujo objetivo de investimento acompanhar o comportamento do Ibovespa. No admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Aes Tipo ANBIMA: Aes IBOVESPA Ativo * Risco: ndice de Referncia + Alavancagem Descrio: Fundos que utilizam o ndice Bovespa como referncia, tendo objetivo explcito de superar este ndice. Admitem alavancagem

Categoria ANBIMA: Aes Tipo ANBIMA: Aes IBrX Indexado Risco: ndice de Referncia Descrio: Fundos cujo objetivo de investimento acompanhar o comportamento do IBrX ou do IBrX 50. No admitem alavancagem

Categoria ANBIMA: Aes Tipo ANBIMA: Aes IBrX Ativo * Risco: ndice de Referncia + Alavancagem

Descrio: Fundos que utilizam o IBrX ou o IBrX 50 como referncia, tendo objetivo explcito de superar o respectivo ndice. Admitem alavancagem

Categoria ANBIMA: Aes Tipo ANBIMA: Aes Setoriais Risco: Renda Varivel Descrio: Fundos que investem em empresas pertencentes a um mesmo setor ou conjunto de setores afins da economia. Estes fundos devem explicitar em suas polticas de investimento os setores, subsetores ou segmentos4 elegveis para aplicao, conforme classificao setorial definida pela Bovespa. Tambm classificam-se neste tipo os fundos destinados aplicao com recursos prprios que atendem aos requisitos estabelecidos em ofertas de valores mobilirios no mbito do Programa Nacional de Desestatizao e dos Programas Estaduais de Desestatizao. Os recursos remanescentes em caixa devem ficar investidos em operaes permitidas ao tipo Referenciado DI. No admitem alavancagem

Categoria ANBIMA: Aes Tipo ANBIMA: Aes FMP - FGTS Risco: Renda Varivel Descrio: Fundos regulamentados pelas Instrues CVM nos 141/1991, 157/1991, 266/1997, 279/1998 e suas modificaes

Categoria ANBIMA: Aes Tipo ANBIMA: Aes Small Caps Risco: Renda Varivel Descrio: Fundos cuja carteira investe, no mnimo, 90% em aes de empresas que no estejam includas entre as 25 maiores participaes do IBrX - ndice Brasil, ou seja, aes de empresas com relativamente baixa e mdia capitalizao de mercado. Os 10% remanescentes podem ser investidos em aes de maior liquidez ou capitalizao de mercado, desde que no estejam includas entre as dez maiores participaes do IBrX ndice Brasil, ou em caixa. Os recursos remanescentes em caixa devem ficar investidos em operaes permitidas ao tipo Referenciado DI. No admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Aes Tipo ANBIMA: Aes Dividendos Risco: Renda Varivel Descrio: Fundos cuja carteira investe somente em aes de empresas com histrico de dividend yield (renda gerada por dividendos) consistente ou que, na viso do gestor, apresentem essas perspectivas. Os recursos remanescentes em caixa devem ficar investidos em operaes permitidas ao tipo Referenciado DI. No admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Aes Tipo ANBIMA: Aes Dividendos Risco: Renda Varivel Descrio: Fundos cuja carteira investe somente em aes de empresas com histrico de dividend yield (renda gerada por dividendos) consistente ou que, na viso do gestor, apresentem essas perspectivas. Os recursos remanescentes em caixa devem ficar investidos em operaes permitidas ao tipo Referenciado DI. No admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Aes Tipo ANBIMA: Aes Sustentabilidade/Governana Risco: Renda Varivel Descrio: Fundos que investem somente em empresas que apresentam bons nveis de governana corporativa, ou que se destacam em responsabilidade social e sustentabilidade empresarial no longo prazo, conforme critrios estabelecidos por entidades reconhecidas no mercado ou supervisionados por conselho no vinculado gesto do fundo. Os recursos remanescentes em caixa devem ficar investidos em operaes permitidas ao tipo Referenciado DI. No admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Aes Tipo ANBIMA: Aes Livre * Risco: Renda Varivel + Alavancagem Descrio: Classificam-se neste segmento os fundos de aes abertos que no se enquadrem em nenhum dos demais Tipos da categoria. Admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Aes Tipo ANBIMA: Fundos Fechados de Aes Risco: Renda Varivel Descrio: Fundos de condomnio fechado regulamentados pela Instruo CVM n 409/2004 e suas modificaes.

Categoria ANBIMA: Cambial Tipo ANBIMA: Cambial Risco: Moeda de Referncia Descrio: Fundos que aplicam pelo menos 80% de sua carteira em ativos - de qualquer espectro de risco de crdito - relacionados diretamente ou sintetizados, via derivativos, moeda norte-americana ou europeia. O montante no aplicado em ativos relacionados direta ou indiretamente ao dlar ou ao euro deve ser aplicado somente em ttulos e operaes de Renda Fixa (pr ou ps-fixadas a CDI/Selic). No admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Previdncia Tipo ANBIMA: Previdncia Renda Fixa Risco: Juros Mercado Domstico + Crdito + ndice de Preos Mercado Domstico Descrio: Fundos que buscam retorno por meio de investimentos em ativos de renda fixa (sendo aceitos ttulos sintetizados atravs do uso de derivativos), admitindo-se estratgias que impliquem em risco de juros e de ndice de preos do mercado domstico. Excluem-se estratgias que impliquem risco de moeda estrangeira ou de renda varivel (aes etc.). No admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Previdncia Tipo ANBIMA: Previdncia Balanceados - at 15 Risco: Diversas Classes de Ativos Descrio: Fundos que buscam retorno no longo prazo atravs de investimento em diversas classes de ativos (renda fixa, aes, cmbio etc.). Estes fundos utilizam uma estratgia de investimento diversificada e deslocamentos tticos entre as classes de ativos ou estratgia explcita de rebalanceamento de curto prazo. Devem ter explicitado o mix de ativos (percentual de cada classe de ativo) com o qual devem ser comparados (asset allocation benchmark) ou intervalo definido de alocao. Neste tipo, devem ser classificados os fundos que objetivam investir, no mximo, 15% do valor de sua carteira em ativos de renda varivel. Sendo assim, no podem ser comparados a indicador de desempenho que reflita apenas uma classe de ativos (por exemplo: 100% CDI). No admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Previdncia Tipo ANBIMA: Previdncia Balanceados - de 15-30 Risco: Diversas Classes de Ativos Descrio: Fundos que buscam retorno no longo prazo atravs de investimento em diversas classes de ativos (renda fixa, aes, cmbio etc.). Estes fundos utilizam uma estratgia de

investimento diversificada e deslocamentos tticos entre as classes de ativos ou estratgia explcita de rebalanceamento de curto prazo. Devem ter explicitado o mix de ativos (percentual de cada classe de ativo) com o qual devem ser comparados (asset allocation benchmark) ou intervalo definido de alocao. N este tipo devem ser classificados os fundos que objetivam investir entre 15% (no mnimo) e 30% (no mximo) do valor de sua carteira em ativos de renda varivel. Sendo assim, no podem ser comparados a indicador de desempenho que reflita apenas uma classe de ativos (por exemplo: 100% CDI). No admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Previdncia Tipo ANBIMA: Previdncia Balanceados - acima de 30 Risco: Diversas Classes de Ativos Descrio: Fundos que buscam retorno no longo prazo atravs de investimento em diversas classes de ativos (renda fixa, aes, cmbio etc.). Estes fundos utilizam uma estratgia de investimento diversificada e deslocamentos tticos entre as classes de ativos ou estratgia explcita de rebalanceamento de curto prazo. Devem ter explicitado o mix de ativos (percentual de cada classe de ativo) com o qual devem ser comparados (asset allocation benchmark) ou intervalo definido de alocao. Neste tipo devem ser classificados os fundos que objetivam investir, no mnimo, 30% do valor de sua carteira em ativos de renda varivel. Sendo assim, no podem ser comparados a indicador de desempenho que reflita apenas uma classe de ativos (por exemplo: 100% CDI). No admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Previdncia Tipo ANBIMA: Previdncia Multimercados Risco: Diversas Classes de Ativos Descrio: Fundos que buscam retorno no longo prazo atravs de investimento em diversas classes de ativos (renda fixa, aes, cmbio etc.). Estes fundos no tm explicitado o mix de ativos (percentual de cada classe de ativo) com o qual devem ser comparados (asset allocation benchmark), podendo, inclusive, ser comparados a parmetro de desempenho que reflita apenas uma classe de ativos (por exemplo: 100% CDI). No admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Previdncia Tipo ANBIMA: Previdncia Data-Alvo Risco: Diversas Classes de Ativos Descrio: Fundos que buscam retorno num prazo referencial, ou data-alvo, atravs de investimento em diversas classes de ativos (renda fixa, aes, cmbio etc.) e estratgia de rebalanceamento peridico. Estes fundos tm compromisso de reduo da exposio a risco em funo do prazo a decorrer para a respectiva data-alvo. No podem ser comparados a indicador de desempenho que reflita apenas uma classe de ativos (por exemplo: 100% CDI). No admitem alavancagem.

Categoria ANBIMA: Exclusivos Fechados Tipo ANBIMA: Exclusivos Fechados Risco: No especificado

Descrio: "Para efeitos desta categoria, ser considerado fundo exclusivo fechado o fundo de investimento exclusivo (com apenas um cotista), constitudo sob a forma de condomnio fechado, que apresente, no mximo, uma nica amortizao de cotas a cada perodo de 12 (doze) meses. No se enquadram neste segmento os Fundos de Investimento em Aes, Fundos de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento em Aes, Fundos de Investimento em Direitos Creditrios, Fundos de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento em Direitos Creditrios, assim como os fundos de investimento no compreendidos na disciplina do Cdigo ANBIMA de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento, tais como os Fundos de Investimentos em Participaes e Fundos de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento em Participaes, bem como os Fundos de Investimento Imobilirios e os Fundos de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento Imobilirios."

Categoria ANBIMA: Fundos de Direitos Creditrios Tipo ANBIMA: Fomento Mercantil Risco: No especificado Descrio: Fundos que buscam retorno por meio de investimento em carteiras de recebveis pulverizada (direitos ou ttulos), originadas e vendidas por diversos cedentes que antecipam recursos atravs da venda de duplica das, notas promissrias, cheques e quaisquer outros ttulos passveis de cesso e transferncia de titularidade. Enquadram-se nesta categoria os fundos utilizados como veculo no fornecimento de recursos ou antecipao de receitas para pessoas fsicas e jurdicas atravs de firmas de assessoria financeira, cooperativas de crdito, fomento mercantil e factoring.

Categoria ANBIMA: Fundos de Participaes Tipo ANBIMA: Fundos de Participaes Risco: No especificado Descrio: Fundos regulamentados pelas Instrues CVM nos 153/1991, 209/1994 e 391/2003 e suas modificaes

Categoria ANBIMA: Fundos de Investimento Imobilirio Tipo ANBIMA: Fundos de Investimento Imobilirio Risco: Descrio: Fundos regulamentados pelas Instrues CVM nos 205/1994 e CVM 206/1994 e suas modificaes

S-ar putea să vă placă și