Sunteți pe pagina 1din 4

O NOME ENCIMADO

As Editoras chamam-Me "Senhor" Os Protestantes chamam-Me "Jeov" Os Catlicos chamam-Me "Jav" Mas na verdade, meu Nome YaoHWH para sempre. (xodo 3:15)

Um Nome Comum O apstolo Paulo na carta aos Filipenses (2:9) fala-nos de UM NOME que est acima de todo o nome. Se perguntarmos a um cristo qual esse nome, certamente a resposta ser 'Jesus'. Contudo, se observarmos atentamente, verificamos que 'Jesus' ou, se quisermos ser mais precisos, 'Yeshua' foi o nome indicado pelo anjo para constar da genealogia humana, cujo significado de salvao, porque Ele salvar o povo de seus pecados (Mateus 1:21). Mas este nome no especial por si s, uma vez que este era um nome comum naquela poca. Podemos dizer que hoje em dia h muitas pessoas com o nome 'Jesus' ou 'Yeshua', contudo no tm o poder de perdoar pecados e muito menos de salvar a humanidade. Ento porque que Yeshua, o Messias, tem esse poder?... 'Porque Ele Deus' - respondem todos. Sim, e porque Ele tem o Nome que sobre todo o nome. O apstolo Paulo sabia isto ao afirmar (2:11): E toda a lngua confesse que Jesus Cristo Senhor, para glria de Deus Pai.

Na nota de rodap da Bblia de Estudo de Joo Ferreira de Almeida, a respeito deste versculo, lemos que a palavra 'Senhor', alm de aplicar-se aos seres humanos que tm autoridade, traduz o Nome Jav no AT e foi aplicado a Jesus Cristo pela igreja primitiva na sua confisso de f.

Paulo reconhece isso mesmo quando toma as palavras de Isaas (45:23) e aplica-as a Jesus (Filipenses 2:10, Romanos 14:11):

Como eu vivo, diz o SENHOR, que todo o joelho se dobrar a Mim, e toda a lngua confessar a Deus.

Como podemos constatar, Paulo est a revelar-nos - preste bem ateno! que o SENHOR do Antigo Testamento o SENHOR Yeshua no Novo Testamento. Gloriosa Mensagem!!! De facto, Yeshua tem um Nome que sobre todo o Nome, e esse nome ... Mas afinal, qual o NOME acima de todo o nome? Qual o Nome do Deus que criou todas as coisas e que as Bblias difundem como 'SENHOR'? E os nomes que conhecemos, Jeov/Jav, so correctos?

Conhec-LO Uma Prioridade Em xodo 3:15 a divindade revela a Moiss: 'SENHOR', este o meu nome eterno. E a Bblia regista-O cerca de 7.000 vezes. Na nota de rodap da Bblia de Estudo de Joo Ferreira de Almeida, a respeito deste versculo, lemos 'SENHOR': o nome prprio do Deus de Israel, que escrito em hebraico com 4 consoantes, YHWH. J por volta do sc. IV a.C., os judeus deixaram de pronunciar esse nome divino, SUBSTITUINDO-O por Adonai (o Senhor). Na vocalizao do texto hebraico da Bblia, que se deu muito tempo depois, o tetragrama YHWH teve ACRESCENTADAS as vogais de Adonai, resultando na pronncia 'Jeov'. Vrios indcios fazem crer que a pronncia correcta seja Jav. (o sublinhado meu) Estamos perante uma ADULTERAO das Escrituras, e ningum se espanta! Se eu ou voc fizssemos uma cpia de um romance ou de qualquer outro texto literrio, mas substituindo os nomes das personagens; teramos, por certo, que enfrentar a barra dos tribunais... Ser que a sua pronncia original se perdeu? Definitivamente, no! A primeira constatao a fazer que Deus quis revelar o Seu Nome. E afirmou que o Seu Nome ETERNO; e s por isso importante e merecedor de toda a reverncia. Portanto, dever de cada um e uma prioridade conhecer Seu Nome.

O NOME ENCIMADO Sabemos as consoantes, s nos faltam as vogais. Mas no as vou 'adaptar' ou 'sugerir' como o fizeram outros no passado. Sigam-me e descubram vocs prprios. Nos Salmos 117:1 e em Isaas 12:2, o Nome divino aparece abreviado no texto hebraico, que transliterado YaoH ('ao' em vez de 'a' porque se trata de 'a' longo tendendo para 'o'). Por existir uma certa semelhana com o termo 'Yahweh/Jav', os eruditos pensam ser esta a pronncia mais correcta. Outro exemplo a palavra 'aleluia', no hebraico expressa por duas palavras 'hallu-YaoH', que significa 'Louvai a YaoH!!! Desde logo est fora de questo a forma 'Yehovah/Jeov', at porque tem o significado de 'ele desatre/calamidade'. E isto que pedem para si mesmos os que invocam esse nome. Da no podermos ficar indiferentes ao Nome que deve ser invocado e louvado. Vamos agora descobrir a segunda parte do Nome divino na formao de nomes prprios, por exemplo dos profetas, como no caso de Isaas (12:2), Zebadias, Netanias, Shemaas, Adonias, Tobias... (2 Crnicas 17:8). Lembro que isto s observvel no texto hebraico, pois nem sempre os nomes impressos na nossa lngua foram alvo de uma transliterao acurada, mas simplesmente mais ou menos adaptados. E a chave que nos abre a porta definitivamente est em Jeremias 15:16 ...porque pelo teu nome sou chamado, SENHOR Deus dos Exrcitos.

Quer evidncia maior que esta? Repare bem, quando algum chama por Jeremias, em hebraico, est a pronunciar o Nome divino. Mas para perceber melhor preciso recorrer, como se exige, transliterao do seu nome hebraico: YeReMYaoHWH ('W' ou 'V' e o 'H' final pode no se escrever). Agora voc j percebeu como se escreve o Nome divino: YaoHWH. Diferente daquele que conhece? Porm temos a certeza de que AQUI AS VOGAIS NO FORAM ADULTERADAS como o foram no caso do tetragrama. E como se pronuncia? Faamos a transliterao: Ao (Yod) Y corresponde Y (e no 'J') Ao (qamats = 'a' longo tendendo para 'o') A corresponde AO Ao (Hei) H corresponde H ('H' leve, como em 'house')

Ao (vav com shuruq = 'u' longo) V corresponde o W (melhor que 'V', mantem-se a consoante e o som 'u') Ao (Hei) H corresponde H (idem, sem som no final e pode no se escrever)

Nota: Que as editoras Bblicas honrem este nome restaurando-O em futuras publicaes.

Concluindo: O Nome revelado a Moiss : YaoHWH. Yeshua, o Messias, YaoHWH. YaoHWH, este o Nome acima de todo o nome!

Saiba mais

Poder obter mais informaes em: http://onomeencimado.com.sapo.pt/ No sei qual a razo porque chegou at aqui, mas sei que YaoHWH te ama. Como servo de YaoHWH estou tua disposio: - atravs do MSN: yaotzofeh@hotmail.com - ou por Telefone/E-mail: 962907465@clix.pt PORTUGAL

Entretanto, estou a orar por ti. Que YaoHWH te abenoe!

Pgina criada e publicada em Dezembro de 2004

S-ar putea să vă placă și