Sunteți pe pagina 1din 36

Escadas Pressurizadas

Ivan Ricardo Fernandes

DEFINIES - NBR 9077/93


Escada a Prova de Fumaa Pressurizada
A condio de escada mtodo de ventilao natural pressurizao, a partir da internacional de comprovada brasileira disponvel. prova de fumaa pode ser obtida pelo por meio de dutos ou pelo mtodo de norma BS-5588/4, ou outra norma eficcia, enquanto no houver norma

As escadas prova de fumaa pressurizadas podem sempre substituir, onde indicado nesta Norma, as escadas enclausuradas prova de fumaa ventiladas naturalmente.

NPT 11- Sadas Emergncia


5.7.11 Escadas prova de fumaa pressurizada (PFP)
As escadas prova de fumaa pressurizadas ou escadas pressurizadas podem sempre substituir as escadas enclausuradas protegidas (EP) e as escadas enclausuradas prova de fumaa (PF), devendo atender a todas as exigncias da NPT 013/11 Pressurizao de Escadas de Segurana.

NPT 13- Pressurizao de Escadas


5.1.1 Princpio geral da pressurizao
a) considera-se um espao pressurizado quando este receber um suprimento contnuo de ar que possibilite manter um diferencial de presso entre este espao e os adjacentes, preservando-se um fluxo de ar atravs de uma ou vrias trajetrias de escape, que conduzem o ar para o exterior da edificao.

NPT 13- Pressurizao de Escadas

As escadas pressurizadas dispensam antecmara, no entanto devem resistir a 4h de fogo.

As escadas pressurizadas devem ser dotadas de dois ventiladores, pelo menos, um para uso permanente, em condies normais, que deve manter a presso na caixa da escada ligeiramente superior dos diversos pavimentos da edificao, e outro que deve comear a funcionar automaticamente, no caso de incndio, aumentando a presso interna. Os insufladores de ar devem ficar em local protegido contra eventual fogo e ter fonte alimentadora prpria, que assegure um funcionamento mnimo de 4 h, para quando ocorrer falta de energia na rede pblica.

Escada prova de fumaa pressurizada (PFP)


Lei N 11095 DE 21 DE Julho DE 2004 - CURITIBA SMULA: "Dispe sobre as normas que regulam a aprovao de projetos, o licenciamento de obras e atividades, a execuo, manuteno e conservao de obras no Municpio, e d outras providncias.

Art. 123. ......... 1. As escadas coletivas podero ser de trs tipos: I - normal; II - enclausurada, cuja caixa envolvida por paredes e portas corta-fogo; III - prova de fumaa, que a escada enclausurada precedida de antecmara ou local aberto para evitar penetrao de fogo e fumaa. IV - pressurizada, que a escada dotada de dutos que aplicam presso positiva no interior da escada, por meio de um exaustor ." (Acrescido pela lei 12.393 de 04/09/2007)

DEFINIES - NBR 14880/02


Princpio Geral da Pressurizao
1) Um espao pressurizado quando recebe um suprimento contnuo de ar que possibilite manter um diferencial de presso entre este espao e os adjacentes, preservando-se um fluxo de ar atravs de uma ou vrias trajetrias de escape para o exterior da edificao; 2) Para a finalidade prevista na Norma, o diferencial de presso deve ser mantido em nvel adequado para impedir a entrada de fumaa no interior da escada; 3) O mtodo tambm se aplica s escadas de segurana nos pavimentos abaixo do pavimento de descarga.

Estgios de Pressurizao
Diferencial de Presso Sistema de dois estgios 1 estgio 2 estgio 15 Pa 50 Pa

Sistema de um estgio
50 Pa

Sistema de um estgio aquele que opera somente em situao de emergncia. Sistema de dois estgios aquele que opera em um nvel baixo de pressurizao para funcionamento contnuo e, em situao de emergncia, opera em um nvel maior de pressurizao. Recomenda-se dar preferncia para a opo do sistema de 2 estgios, para que se mantenha um nvel mnimo de proteo em permanente operao, bem como propiciar a renovao de ar no volume da escada.

Elementos Bsicos de um Sistema de Pressurizao


a) sistema de acionamento e alarme; b) ar externo suprido mecanicamente; c) trajetria de escape do ar; d) fonte de energia garantida.

Aspectos Gerais da Edificao


Todos os componentes do sistema de pressurizao devem ser protegidos contra o fogo por no mnimo 2 h (exceo feita s portas corta-fogo). Pisos escorregadios nas proximidades das portas que do acesso aos espaos pressurizados devem ser evitados. Portas corta-fogo devem estar de acordo com a NBR 11742 e devem ser instaladas de forma a atender s premissas bsicas de projeto, previstas em relao s frestas. Portas de sada do espao pressurizado devem ter dispositivos de fechamento capazes de mant-las fechadas, mesmo sob a ao do sistema de pressurizao.

Deve ser prevista uma sinalizao orientativa nas portas cortafogo, na sua face externa escada de segurana, com os seguintes dizeres: SADA DE EMERGNCIA - ESCADA PRESSURIZADA.
As paredes que envolvem as escadas de segurana, bem como os dutos em alvenaria, devem ser revestidos internamente para minimizar os vazamentos no identificados. Deve ser previsto um sistema de iluminao de emergncia na casa de mquinas dos ventiladores de pressurizao do gerador automatizado, nos locais de acionamento manual alternativos e na central do sistema de alarme e deteco.

Edifcios com mltiplas escadas de segurana

Em edifcios com mltiplas escadas de segurana pressurizadas, deve-se utilizar sistemas independentes de pressurizao para cada escada, exceto nos casos em que estas ocupem um volume aberto comum. No podem existir em um mesmo edifcio escadas de segurana pressurizadas e no pressurizadas que atendam aos mesmos espaos, exceto quando for comprovada a no interferncia de uma sobre a outra, com relao ao arraste de fumaa pela rota de fuga.

Relao entre a pressurizao e o sistema de ar-condicionado


Os sistemas de condicionamento de ar e ventilao mecnica nas edificaes devem ser projetados de modo a manter a trajetria do fluxo de ar afastada dos acessos s sadas de emergncia. Sendo inevitvel a circulao de ar provocada por estes sistemas em qualquer ponto das rotas de fuga, devem ser previstos dispositivos de fechamento automtico que garantam o bloqueio da passagem de fumaa em caso de incndio, evitando o seu alastramento para outros ambientes ou pavimentos. Na situao de emergncia, todos os sistemas de circulao de ar devem ter o funcionamento imediatamente interrompido. Os dutos verticais devem estar protegidos, a fim de garantir a compartimentao vertical. Sistemas de exausto podem ser mantidos ligados, caso promovam um fluxo de ar favorvel, afastando a fumaa das rotas de fuga e descarregando-a no exterior, de forma a no permitir o seu retorno ao interior da edificao.

Detectores de fumaa dentro dos dutos de retorno do arcondicionado ou na casa de mquinas dos condicionadores podem ser utilizados como sistema auxiliar de acionamento do sistema de pressurizao, desde que adequadamente instalados e comprovada a eficincia em ensaio para verificao de funcionamento, de acordo com a NBR 9441.

Estruturas de proteo do sistema de pressurizao


Cabos eltricos e dutos de ar devem estar devidamente protegidos contra a ao do fogo em caso de incndio, garantindo o acionamento e o funcionamento do sistema de pressurizao por no mnimo 2 h. O ventilador, motor eltrico e componentes eltricos, eletrnicos e de controle localizados prximos ao motor devem ser alojados em compartimentos de uso exclusivo, dotados de porta corta-fogo do tipo P-90, de construo resistente ao fogo, por no mnimo 2 h. Caso este compartimento esteja localizado no subsolo ou outro pavimento sob risco de captar a fumaa de um incndio, deve ser prevista no seu acesso uma antecmara de segurana, que pode ter dimenses reduzidas em relao ao estabelecido na NBR 9077, sendo dotada de uma porta corta-fogo na entrada e uma porta estanque entre esta e o compartimento. O gerador, quando utilizado, deve ter em seu compartimento o mesmo nvel de proteo do ventilador.

INSTALAO E EQUIPAMENTOS
Ventiladores
Devem ser previstos conjuntos motoventiladores em duplicata, sendo um operante e um de reserva, para atuarem especificamente na situao de emergncia.

A instalao de equipamentos de reserva no exigida nas seguintes situaes: a) edifcios residenciais com at 60 m de altura; b) edifcios de escritrios com at 45 m de altura; c) edifcios de escola com at 9 m de altura.

Tomada de ar
necessrio que o suprimento de ar usado para pressurizao nunca esteja em risco de contaminao pela fumaa proveniente de um incndio no edifcio. Tambm devem-se adotar medidas para minimizar a influncia da ao dos ventos, tanto na entrada quanto na sada, sobre o sistema de pressurizao.

O posicionamento dos pontos de tomada de ar para o sistema de pressurizao deve estar no pavimento trreo ou prximo deste.

A tomada de ar deve ser protegida. Para sistemas de duplo estgio, deve ser usado filtro de partculas classe G-1 conforme NBR 6401, do tipo metlico lavvel. Para sistemas de um nico estgio, deve ser prevista no mnimo uma tela metlica de malha quadrada com vo no superior a 12,5 mm, ou equivalente

O uso da tomada de ar ao nvel da cobertura s admitido para o caso de adequao de edificao existente, onde no haja possibilidade de efetuar a tomada de ar conforme previsto (trreo), e mediante aprovao das autoridades locais competentes. Neste caso, a tomada de ar deve ser separada da fumaa que sobe pelos lados do edifcio por uma parede, cuja altura deve ser no mnimo 1 m acima do ponto mais alto da tomada de ar, e afastada no plano horizontal por uma distncia mnima de 5 m. A tomada de ar deve igualmente estar localizada no mnimo 1 m abaixo de qualquer duto ou poo que possa descarregar fumaa durante um incndio.

Sistema de distribuio de ar
Nos edifcios com vrios pavimentos, a disposio preferida para um sistema de distribuio de ar para pressurizao consiste em um duto vertical que corre adjacente aos espaos pressurizados. Os dutos devem, de preferncia, ser construdos em chapas de metal laminado, com costuras longitudinais lacradas mquina e com material de vedao adequado.

Dutos de alvenaria podem ser utilizados, desde que somente para a distribuio do ar de pressurizao e que sua superfcie interna seja rebocada ou revestida com chapas metlicas, ou outro material incombustvel, de modo a se obter uma superfcie lisa e estanque a vazamentos.
Os dutos e seus elementos de ancoragem, tanto para tomada de ar quanto para sua distribuio, montados em locais onde fiquem sujeitos a danos pela ao de um incndio, devem ter caractersticas construtivas que garantam sua resistncia ao fogo por no mnimo 2 h.

Bocas de Ar
Para a pressurizao de uma escada de segurana, deve ser previsto o emprego de vrias grelhas de insuflao, localizadas a intervalos regulares por toda a altura da escada e posicionadas de modo a haver uma distncia mxima de dois pavimentos entre grelhas adjacentes. Devem ser dotadas de registros de regulagem que possibilite o balanceamento da distribuio de ar no interior da escada.

Sistema de suprimento eltrico


Deve ser assegurado o fornecimento de energia eltrica para o sistema de pressurizao durante o incndio, de modo a garantir o seu funcionamento e permitir o abandono seguro dos ocupantes da edificao. O fornecimento de energia alternativa deve ser provido atravs de grupo moto-gerador automatizado, instalado de acordo com as normas tcnicas oficiais, com autonomia mnima de 4 h de funcionamento. Os demais sistemas de emergncia (iluminao, dampers cortafogo, bombas hidrulicas de pressurizao e elevadores de segurana) tambm podem ser alimentados pelo mesmo gerador automatizado. Nas situaes onde dispensado o uso de geradores, o circuito de fora dos ventiladores de pressurizao deve ser conectado linha de alimentao eltrica do edifcio antes da chave geral, de forma que, caso esta venha a ser desativada, no provoque o desligamento do sistema de pressurizao.

Sistema de controle de presso


Considerando as diferentes condies a que submetido o sistema, comparando as situaes quando todas as portas estiverem fechadas e quando as portas forem abertas, deve ser previsto um dispositivo que impea que a presso no interior da escada de segurana se eleve acima de 60 Pa.

Sistema de acionamento e Alarme


O sistema de pressurizao deve ser acionado atravs de um sistema automatizado de deteco de fumaa, exceto em edifcios residenciais com at 60 m de altura, onde devem ser previstos acionadores manuais de alarme, com botoeira do tipo supervisionvel. Nos edifcios em que os detectores de fumaa forem instalados apenas para acionar o estado de emergncia do sistema de pressurizao, esses detectores devem ser posicionados nos halls de

acesso escada de segurana.

A instalao dos detectores de fumaa dentro do espao pressurizado no aceitvel.

Um acionador manual do tipo liga deve ser sempre instalado em cada um dos locais abaixo descritos: a) na sala de controle central de servios do edifcio; b) no compartimento do ventilador de pressurizao; c) na portaria ou guarita de entrada do edifcio. A parada do sistema de pressurizao, em situao de emergncia, somente poder ser realizada de modo manual no painel de controle dos ventiladores. O painel da central de comando de deteco e alarme deve sinalizar o setor atingido, no sendo permitido que um lao de deteco e alarme supervisione mais de um pavimento, exceto para os edifcios residenciais, onde um lao pode supervisionar at cinco pavimentos. permitido o uso de destravadores eletromagnticos para portas corta-fogo, sendo que o seu circuito deve estar interligado, para ser acionado atravs da central de comando do sistema de deteco e alarme. A porta deve ser destravada automaticamente no caso de alarme de incndio ou falta de energia eltrica.

S-ar putea să vă placă și