Sunteți pe pagina 1din 5

RESENHA

POLANYI, Karl. A grande Transformao: as origens de nossa poca. Rio de Janeiro: Campus, 1980. As origens de nossa poca na Grande Transformao de Karl Polanyi The origins of our Time inside Karl Polanyi great changing

Larissa Gergia Brulio Moura1

Uma das mais importantes obras da primeira metade do sculo XX, A grande transformao, apresenta um discurso em defesa da sociedade contra a degradao proporcionada pela Revoluo Industrial e o surgimento de uma economia de mercado. Escrita durante a Segunda Grande Guerra Mundial pelo filsofo, antroplogo e economista hngaro Karl Polanyi, o livro evidencia o impacto causado pelo surgimento de uma economia de mercado para a qualidade da vida social na Europa atravs de uma comparao com a vida das sociedades primitivas. Segundo o autor, a evoluo dos sistemas econmicos at o nascimento da indstria no sculo XVIII foi a grande responsvel pela degradao da vida das pessoas comuns que se viram obrigadas a venderem sua fora de trabalho para sobreviverem. Mas, para chegar a esta concluso o autor faz um estudo dos sistemas econmicos desde os povos primitivos at o surgimento de uma economia de mercado autoregulvel em meados do sculo XIX, e sua decadncia nos anos 1920/30 nos Estados Unidos e Europa como forma de descrever a desarticulao proporcionada por essa evoluo sociedade. Tal desarticulao, segundo Polanyi, foi proporcionada pelo desenvolvimento econmico no regulado e um crescimento inconsciente ao longo dos sculos.
Capa do original do livro A Grande Transformao

145

1 Graduada em histria pela Universidade Federal de Viosa, atual aluna do Programa de ps-graduao lato sensu da Evata- Viosa/MG.

O ritmo da mudana muitas vezes no menos importante do que a direo da prpria mudana; mas enquanto a direo frequentemente no depende de ns, justamente o ritmo no qual permitimos que a mudana ocorra que pode depender de ns. (POLANYI,

2002, p. 54)

Assim, um desenvolvimento planejado deve estar apto a oferecer novos modos de subsistncia caso seja necessrio, ou seja, a prover as necessidades econmicas da sociedade, bem como deve ser capaz tambm de no danificar a substncia humana fsica e moral das pessoas. Um ritmo controlado de desenvolvimento aquele capaz de ser socialmente sustentvel, que no permita, portanto, que a sociedade entre em colapso. Dentro dessa perspectiva, o autor considera a Revoluo Industrial uma catstrofe que ameaou a vida e o bem estar da Inglaterra. De acordo com Polanyi, foi o progresso, na sua escala mais grandiosa, que acarretou uma devastao sem precedentes nas moradias do povo comum, uma verdadeira avalanche de desarticulao social (ibid.p56). As mudanas acarretadas pelo surgimento das mquinas culminaro em uma economia de mercado auto-regulvel em que a mobilizao humana muda do carter subsistncia para a motivao do lucro. A partir de ento, a substncia humana est comprometida pela busca da lucratividade pelos detentores dos meios de produo e pela degradao da mo de obra em mercadoria. O socialismo cristo de Polanyi impregna as pginas de sua obra de desapontamento em relao aos rumos tomados pela humanidade ao longo do desenvolvimento de uma economia comercial que subjugou o povo comum s necessidades impostas pelo mercado. Assim, Polanyi passa a descrever o sentido de uma economia de mercado auto-regulvel e as consequncias de sua adoo para a sociedade, em que resume ser uma economia de mercado um sistema auto-regulvel de mercados dirigidos pelos preos do mercado e nada alm disso. Para tanto, o autor retorna descrio de sociedade primitiva em defesa da sociedade que ao contrrio de Adam Smith, segundo ele, no possui em sua essncia a propenso barganha, permuta ou troca. Segundo ele,
A diviso do trabalho origina-se de diferenas inerentes a fatos como sexo, geografia e capacidade individual e no da propenso do homem de barganhar, permutar e trocar uma coisa pela outra. (...) A mesma tendncia que levou a gerao de Adam Smith a ver o homem primitivo como inclinado barganha e permuta induziu seus sucessores a descartar todo o interesse no homem primitivo, uma vez que j se sabia que ele no se inclinava para essas louvveis paixes. A tradio dos economistas clssicos, que tentaram basear a lei de mercado na alegada propenso do homem no seu estado natural, foi substituda por um abandono de qualquer interesse na cultura do homem no civilizado como irrelevante para se compreender os problemas da nossa era (ibid. p61).

146

A valorizao do estudo das sociedades primitivas importante segundo Polanyi para compreender o homem como um ser social, como um ser que age de acordo com suas necessidades sociais e no de acordo com seus interesses particulares. O estudo das primeiras civilizaes permite compreender, dessa forma, que o homem em seus sistemas econmicos age por motivaes sociais e no econmicas. A idia de lucro no est presente em uma sociedade primitiva, por isso discorda de Adam Smith, uma vez que sem motivao de lucro no h propenso barganha. No existe o princpio de se trabalhar por uma remunerao; as sociedades primitivas levam a ordem na produo e distribuio atravs de dois

princpios de comportamento no associados somente economia: reciprocidade e redistribuio (ibid. p62). O princpio da reciprocidade diz respeito ao dar e receber baseado na premissa de que se oferece hoje para se ganhar amanh. Uma comunidade primitiva desenvolve seu trabalho com o intuito de prover todas as famlias que compem essa sociedade, j que a idia de bem estar comum se sobressai idia de bem estar individual. Deste modo, a diviso do trabalho ocorre atravs do mecanismo de redistribuio, ou seja, parte do produto de uma atividade de uma determinada famlia deve ser oferecida em benefcio da comunidade. Outro princpio praticado pelas sociedades primitivas exposto por Polanyi o princpio da domesticidade que possui a mesma essncia dos outros dois, produzir com vista ao bem comum. A domesticidade se difere dos outros por estar ligado a grupos fechados, ou seja, na produo que visa satisfazer as necessidades prprias de determinado grupo. Assim, Polanyi defende que:
Todos os sistemas econmicos conhecidos por ns, at o fim do feudalismo na Europa Ocidental, foram organizados segundo os princpios de reciprocidade, redistribuio ou domesticidade, ou alguma combinao dos trs. Dentro dessa estrutura, a produo ordenada e a distribuio dos bens eram asseguradas atravs de uma grande variedade de motivaes individuais, disciplinadas por princpios gerais de comportamento. E entre essas motivaes o lucro no ocupava lugar proeminente (ibid.p69).

As motivaes ligadas ao lucro encontram lugar quando surgem os mercados e quando a produo passa a ser usada para fins comerciais. Dessa forma, Polanyi evidencia a natureza e o surgimento do mercado, momento em que a economia passa a ser fundamental na vida de uma sociedade. Segundo o autor, o surgimento do sistema mercantilista possibilitou o nascimento de um mercado nacional, quando finalmente este sistema conseguiu acabar com os limites que separavam dois tipos de comrcio no competitivos existentes no perodo medieval, o comrcio local e o comrcio externo. Enquanto o mercado local excluiu a possibilidade de trocas com o comrcio externo, praticado por estrangeiros, a vida urbana estava protegida da ameaa do capital mvel capaz de dissolver as instituies sociais da cidade. De acordo com o autor:
Isto significa que as cidades levantaram todos os obstculos possveis formao daquele mercado nacional ou interno pelo qual pressionava o atacadista capitalista (...). O mercantilismo eliminou as barreiras que separavam esses dois tipos de comrcio (...). A interveno estatal era chamada agora a lidar com dois perigos estreitamente ligados, os quais a cidade havia contornado com sucesso, a saber, o monoplio e a competio (ibid.p79).

Entretanto, com a consolidao de um mercado nacional, a vida passa a ser regida pelas possibilidades proporcionadas por um novo sistema econmico em que o preo das mercadorias determina sua sobrevivncia. A partir do nascimento de uma economia de mercado, terra, trabalho e dinheiro tornam-se tambm mercadorias, e seu preo fundamental para a estabilidade de um sistema que se determina agora auto-regulvel. No o mais o costume ou a interveno estatal que regulamenta a vida em sociedade, mas sim a auto-regulao do mercado baseada no preo da produo que passa a determinar o modo de vida das pessoas.

147

O mercado auto-regulvel vai se caracterizar, ento, pela unio de vrios mercados, j que para cada elemento da indstria existe um mercado baseado no sistema de oferta e procura, fator determinante para o estabelecimento do preo das mercadorias. As mercadorias, por sua vez, so o que pode ser produzido para a venda e deste modo, dinheiro, terra e trabalho adquirem a denominao proposta por Polanyi de mercadorias fictcias. Segundo o autor, os mercados de trabalho, terra e dinheiro tornam-se essenciais para uma economia de mercado, baseada agora na motivao do lucro. A vida do homem comum se v, portanto, desarticulada pelo progresso incontrolvel da poca moderna que, no tendo em vista o bem estar do trabalhador, proporciona o colapso da condio humana. Conforme Polanyi, o capitalismo chegou sem avisar, a pobreza aumentou consideravelmente e o progresso se fez custa do bem estar do povo. O laisse faire, ideologia do liberalismo econmico do sculo XIX, garantia um status do empreendimento que significava a criao de um mercado de trabalho livre, mas ao mesmo tempo a extenso da misria s vtimas do progresso.
A inveno da maquinaria que economizaria trabalho no diminura, mas aumentara a utilizao do trabalho humano, a introduo dos mercados livres, longe de abolir a necessidade de controle, regulamentao e interveno, incrementou enormemente seu alcance. Os administradores deveriam garantir o funcionamento livre do sistema para o estabelecimento do laisse faire (ibid.p146).

Mas, para Polanyi, o conceito de um mercado auto-regulvel era utpico e seu progresso foi obstrudo pela auto-proteo da sociedade. Segundo alguns liberais, foram a interveno nos preos atravs de legislaes trabalhistas e leis de proteo ao uso da terra que proporcionaram o colapso da economia de mercado auto-regulvel. Polanyi defende que mesmo os liberais, grandes patrocinadores de atos legislativos de proteo aos trabalhadores, pediam a interveno do estado de modo a garantir o funcionamento do mercado auto-regulvel. At mesmo o livre comrcio e a competio exigiam a interveno para poderem funcionar. Contudo, os fundamentos do liberalismo, mercado de trabalho e padro ouro entram em crise nos anos 1920 nos Estados Unidos e Gr Bretanha e a auto-regulao imperfeita posta por Polanyi em vista da proteo aos mercados pe fim ao liberalismo econmico nesses pases.
Quer a proteo fosse justificada ou no, a debilidade do sistema mundial de mercado foi trazida tona pelos efeitos das intervenes. As tarifas de importao de um pas dificultavam as exportaes do outro e foravam-no a procurar mercado em regies politicamente desprotegidas. O imperialismo econmico era principalmente uma luta entre potncias pelo privilgio de estender seu comrcio aos mercados politicamente desprotegidos. O imperialismo e a preparao semi-consciente para a autarquia eram a inclinao das potncias que se encontravam mais e mais dependentes de um sistema crescentemente falvel de economia mundial (ibid.p216).

148

A consequncia da situao exposta pelo sistema de mercado foi responsvel pelo surgimento de formas carismticas de poder no sculo XX, apresentadas populao como a soluo ao problema do esvaziamento moral causado pelo liberalismo e pelo estado de bem estar social. A depresso que atingiu a Amrica do norte e a Europa intensificou a ao intervencionista do estado com vistas proteo do trabalhador, a melhores condies de vida e retomada do crescimento econmico. Deste modo, Polanyi apresenta o colapso da economia de mercado, evidenciando que no cerne da transformao estava seu fracasso. O contra movimento posto pela sociedade com vistas proteo

do prprio sistema rompeu com os princpios da auto-regulao e transformaram o laisse faire em uma ideologia de vida que, segundo o autor, jamais existiu. A proteo excessiva foi responsvel pelo fim de um sistema que para Polanyi estava fadado ao fracasso desde o comeo. A grande transformao do sistema de mercado levou, portanto, desarticulao da sociedade e por isso mesmo comprometeu seu prprio funcionamento. Mas, longe das previses de Polanyi foi o retorno ao sistema que hoje comanda o mundo e ainda espera pela grande transformao que seja capaz de mant-lo longe do colapso que delimitou o fim do liberalismo econmico criado no sculo XIX, a Segunda Guerra Mundial. Fonte das Ilustraes

Figura 2. Karl Polanyi.

1. POLANYI, K. The great transformation: the political and economic origins of our time. Boston : Beacon Press, 1944. 2. www.meta-vista.org/?tag=karl-polanyi.

149

S-ar putea să vă placă și