Sunteți pe pagina 1din 5

BARROCO (A arte da deformao, da distoro)

Sc. XVII I - Contextualizao Histrica: Idade Mdia -> 436 1476; -> Religiosidade forte; -> Viso escatolgica da vida; -> Alma; -> Vida rural (feudalismo). X Renascimento -> Sc. XV e XVI; -> Religiosidade Humanista; -> A morte no to ameaadora; -> Corpo (Humanismo); -> Vida urbana (Burgos).

*Reforma Religiosa (1517) Contra-Reforma (1536) II- Caractersticas Literrias: Textos complexos, s vezes filosficos; Viso confusa da vida; Transitoriedade dos valores; Tempos de incertezas; Cultismo: jogos de antteses; Conceptismo: jogos de ideias contrrias (paradoxos); Tenso; Floreio verbal -> jogo de palavras

III- O Barroco no Brasil: Paralelo ao ciclo do acar nordestino; Uma Literatura da poca dos Engenhos; nfase na poesia; Prosa apenas sacra, com sermonstica do Pe. Vieira; Gregrio de Matos: principal nome, um diferenciador na nossa literatura; Teatro: quase foi ausente, houve algumas peas influenciadas pelas morality plays da Inglaterra.

O Barroco arte que predominou no sculo XVII registrou um momento de crise espiritual na cultura ocidental. Nesse momento histrico, conviviam duas mentalidades, duas formas distintas de ver o mundo: de um lado o paganismo e o sensualismo do Renascimento, em declnio; de outro, uma forte onda de religiosidade, que lembrava o teocentrismo medieval.

Gregrio de Matos Guerra


( *1636 /

LRICA

+1696)

Religiosa => Conscincia do pecado; busca pela salvao; vocabulrio religioso; citaes bblicas. Amorosa => Amor por uma mulher, geralmente fugindo da tentao. Filosfica => Fala sobre a transitoriedade da vida terrena e a eternidade do esprito.

STIRA
Sria => Fala sobre o estado da Bahia, sobre poltica. Chula => Permite liberdade vocabular usando termos jocosos, sensuais, vulgares etc.

Padre Antnio Vieira


Lisboa => Bahia => Portugal => Maranho Militante incansvel em busca de uma Igreja Triunfante na Terra; Estudou no Colgio dos Jesutas; Sonhador; Orador complexo e sutil; Mais conceptista do que cultista; Estupendo artista da palavra.

No seu esprito verdadeiramente Barroco fermentavam as iluses do estabelecimento de um Imprio Catlico e Luso, respeitado por todo mundo e servido pelo zelo do rei, da nobreza e do clero. A realidade era bem outra.

Algumas obras: Sermo dos Sexagenrios => O orador expe a sua arte de pregar (1655). Sermo da Primeira Dominga da Quaresma => Pregado no Maranho, em 1653. O orador tenta persuadir os colonos a liberarem os indgenas.

Exerccios: 01. Julgue o que se afirma sobre a esttica barroca. a. ( ) O cultismo um requinte formal que consiste em elaborar um intrincado jogo de palavras. No Brasil, Gregrio de Matos faz uso desse recurso. b. ( ) O conceptismo consiste em um jogo apurado de raciocnio lgico, por meio do qual o escritor barroco tenta mostrar a veracidade de seu ponto de vista. No Brasil, Antnio Vieira faz uso desse recurso. c. ( ) O livro que inaugurou o Barroco no Brasil foi Prosopopeia, poema pico de Manuel Botelho de Oliveira publicado em 1601. 02. Assinale um x no nico poema Barroco: ( ) Amo-te tanto, meu amor ... no cante O humano corao com mais verdade ... Amo-te como amigo e como amante Numa sempre diversa realidade. O gosto de um suave pensamento Me fez que seus versos escrevesse.

) Tu no vers, Marlia, cem cativos Tirarem o cascalho, e a rica, terra, Ou dos cercos dos rios caudalosos, Ou da minada serra. Do pesado esmeril a grossa areia,

( )Enquanto quis Fortuna que tivesse Esperana de algum contentamento, No vers separar ao hbil negro

( ) Nasce o Sol, e no dura mais que um dia, escura,

E j brilharem os granetes de ouro

No fundo da bateia. Depois da luz se segue a noite

Em tristes sombras morre a formosura, Em contnuas tristezas a alegria

( ) E enquanto insana multido procura Essas quimeras, esses bens do mundo, Suspiro pela paz da sepultura.

03TEXTO I:

TEXTO II:

"Pequei, Senhor; mas no porque hei pecado,/ Da vossa alta clemncia me despido;/ Porque, quanto mais tenho delinquido,/Vos tenho a perdoar mais empenhado. Durante o perodo colonial brasileiro, as principais manifestaes artsticas, populares ou eruditas, foram, assim como nos demais aspectos da vida cotidiana, marcadas pela influncia da religiosidade. Nesse sentido, com base na anlise da presena da religiosidade na obra de Aleijadinho e Gregrio de Matos, CORRETO afirmar: a) Ambas so modelos da arte barroca, uma vez que se inspiram mais na temtica crist do que em elementos oriundos da mitologia greco-romana. b) A presena da temtica religiosa em ambos deve-se influncia protestante holandesa na regio da Bahia e de Minas Gerais. c) No trecho do poema, tem-se a expresso de um pecador que, embora creia em Deus, no tem certeza de que obter o perdo divino. d) A pobreza esttica da obra de Aleijadinho e Matos deriva da censura promovida pela Santa Inquisio s obras artsticas no Brasil.

S-ar putea să vă placă și