Sunteți pe pagina 1din 40

ALLAN KARDEC

SUA VIDA E SUA OBRA

ANDR DUMAS

PENSE - PENSAMENTO SOCIAL ESPRITA


www.viasantos.com/pense

ANDR DUMAS
Secretrio da Union des Socits Francophones pour l'Investigation Psyquique et l'tude de la Survivance (USFIPES) Paris - Frana

ALLAN KARDEC
SUA VIDA E SUA OBRA

ESTUDOS PSQUICOS EDITORA

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

Titulo original: Allan Kardec, sa vie et son oeuvre Traduo de: Maria Raquel Duarte dos Santos
Edio Digital: Pense - Pensamento Social Esprita www.viasantos.com/pense maro de 2009

Direitos reservados em lngua portuguesa Edio de: Estudos Psquicos Editora Rua do Salitre, 149, 1, Dir. 1200 Lisboa - Portugal Tel. 556605 Composio e impresso: Tipografia. Marques & Monteiro, Lda. R. Diogo Rodrigues, 13 Montijo Depsito Legal n. 3486/83

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

NDICE

Apresentao Allan Kardec, sua Vida e sua Obra O Pedagogo Um Investigador Prudente Precursor da Parapsicologia A Matria e o Fluido Universal Allan Kardec Evolucionista Allan Kardec e as Religies O Mtodo de Allan Kardec

3 5 6 7 11 16 24 28 34

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

APRESENTAO
Dumas, e dirigente presidente da A ndrPorEspritaescritoradministroueoesprita francs, foiEspritaseguidores. Unio Francesa (UEF) diretor da Revista na dcada de 1970. muitos anos legado de Kardec e seus No entanto, mais lembrado pela mudana do nome desta tradicional instituio esprita, em 1976: Unio Cientfica Francofnica para a Investigao Psquica e o Estudo da Sobrevivncia da Alma (USFIPES), em vez de UEF. Nesse mesmo ano, para desagrado dos espritas, principalmente brasileiros, a tradicional revista fundada por Kardec deixa de circular. Em seu lugar Dumas lana um peridico denominado Renatre 2000. Segundo ele, as palavras esprita e espiritismo se descaracterizaram em seu verdadeiro significado, vinculando-se ao misticismo, ao religiosismo. Por isso a mudana. O resultado foi a completa marginalizao de Dumas e a briga jurdica com a Unio Esprita Francesa e Francofnica, fundada por Roger Perez em 1985, pelos direitos da Revista Esprita. Dois anos depois a instituio obtm sentena judicial favorvel a Perez e a revista volta a circular novamente aps 12 anos de interrupo, mas agora com um contedo mais religioso e doutrinante. Apesar de ser lembrado como uma espcie de traidor, de Judas da causa esprita, Dumas foi um dirigente e um intelectual esprita importante na histria do Espiritismo francs. Sua viso, laica e filosfica, destoava da grande maioria dos espritas, notadamente os brasileiros, afeitos a concepes religiosas e sectrias, influenciados em demasia pelos cnones do cristianismo. Alm desta obra, Dumas escreveu La science de l'me: initiation mthodique l'tude des phnomnes supranormaux et aux thories de la mtapsychologie, indita no Brasil, e vrios artigos para a Revista Esprita. Andr Dumas desencarnou em 1997. Este ensaio biogrfico que o Pense lana com exclusividade, em edio digital, foi distribudo em 1983 na forma de opsculo, como um suplemento, uma separata da revista esprita portuguesa Estudos Psquicos. A traduo de Maria Raquel Duarte Santos, esposa de Isidoro Duarte Santos, fundador do peridico; ambos com eminente atuao no movimento esprita portugus, ao tempo da ditadura de Antnio Salazar.
3

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA

Hippolite Lon Denizard Rivail, que se tornou conhecido pelo pseudnimo cltico de Allan Kardec, nasceu em Lyon (Frana) a 3 de outubro de 1804, oriundo duma famlia de advogados e magistrados. Foi, portanto, num ambiente marcado pelo estudo da cincia e da filosofia que decorreu a sua adolescncia. No entanto, a poca em que viveu era pouco propcia ao exerccio do livre-pensamento. O Imprio havia proibido todos os ensinamentos que pudessem contribuir para despertar e desenvolver o esprito crtico e, principalmente, o ensino da filosofia (1), culminando com autos-de-f em praas pblicas das obras de Rousseau e Voltaire. As famlias mais abastadas enviavam seus filhos para fora de Frana, a fim de fazerem seus estudos, sendo assim que Lon Rivail foi enviado para Yverdon (Sua), onde frequentou o Instituto Henri Pestalozzi, iniciador da pedagogia moderna, cujos ensinamentos se baseiam no desenvolvimento simultneo das qualidades fsicas e intelectuais e no despertar gradual da criana segundo a sua ordem natural.
(1) Albert Malet, Histria de Frana, de 1779 a 1875.

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

Foi na Escola de Pestalozzi, onde chegou a ser colaborador, que em Lon Rivail se desenvolveram as qualidades que mais tarde fariam dele um homem de cincia e um livre-pensador. Alm disso e embora nascido na religio catlica e sofrendo a influncia do meio em que vivia um pas protestante, bem cedo concebeu a ideia de uma reforma baseada na unificao das crenas. Quando Lon Denizard voltou a Paris, a fim de fundar o Instituto Tcnico estruturado no mtodo de Pestalozzi, j havia adquirido uma slida formao cientfica e moral, falando numerosas lnguas, assegurando-nos um dos seus bigrafos que era "Doutor em Medicina, tendo feito todos os seus estudos mdicos e apresentado brilhantemente a sua tese." (2)

(2) Henri Sausse: Biografia de Allan Kardec. Esta afirmao posta em dvida por Andr Moreil: A Vida e Obra de Allan Kardec. Captulo II, 6, II "O Estudante".

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

O PEDAGOGO

Lon Rivail publicou numerosos trabalhos didticos: Plano proposto para o aperfeioamento da instruo pblica (1828); Curso Prtico e Terico de Aritmtica (1829), a fim de ser usado pelas mes de famlia e professores aps o mtodo de Pestalozzi; Gramtica Francesa Clssica (1831). No mesmo ano foi doutorado pela Academia Real de Assis, com um estudo sobre o tema: Qual o sistema de estudo que mais se harmoniza com as necessidades da poca? De 1835 a 1840, organiza em sua casa, situada na Rua de Svres, cursos gratuitos de qumica, fsica, astronomia e anatomia comparada. Em 1848 publica: Catecismo gramatical de lngua francesa. Em 1849, dirige no Lice Polimathique cursos de filosofia, astronomia, qumica e fsica.

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

UM INVESTIGADOR PRUDENTE

Contrariando numerosas opinies, aquele que viria a ser Allan Kardec era um homem ponderado, prudente e pouco dado a entusiasmos irrefletidos. Aps a sua juventude, familiarizou-se com o magnetismo e sonambulismo, prosseguindo seus estudos paralelamente com seus trabalhos pedaggicos e cursos cientficos que dirigia no liceu. Quando ouviu falar da existncia de mesas girantes e falantes, teve a seguinte exclamao: "histrias para adormecer". No entanto, isto no o impediu de mais tarde se interessar e interrogar sobre o assunto. Passou-se em 1854. Tinha ele 50 anos. As sesses a que fora convidado a assistir persuadiram-no de que, sob a aparente futilidade da "espcie de diverso que faziam com aqueles fenmenos", havia "algo de srio e como que a revelao duma nova lei", que a si mesmo prometeu investigar a fundo. No entanto, ele continuava prudente: Apliquei a esta nova cincia, como sempre fizera, o mtodo da experimentao: jamais

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

utilizei teorias preconcebidas; observava atentamente, comparava e deduzia as consequncias e atravs dos efeitos procuro remontar s causas pela deduo e o encadeamento lgico dos fatos, admitindo somente qualquer explicao como vlida, quando esta resolver todas as dificuldades da questo... vislumbro naqueles fenmenos a chave do problema, to obscuro quanto controverso, do passado e do futuro da humanidade, a soluo daquilo que tenho procurado toda a minha vida; em suma, uma total revoluo nas ideias e nas crenas; era, portanto, necessrio agir com circunspeco, no levianamente; ser positivista e no idealista, para no me deixar arrastar por iluses. (3) No compartilhava do entusiasmo de alguns experimentadores, entre eles Victorien Sardou, o editor Didier e Ren Taillandier, membro da Academia Francesa, os quais, aps cinco anos de reunies, lhe solicitaram coligisse e organizasse, numa sntese, todas as comunicaes contidas em cinquenta cadernos. Ele, porm, recusou e atravs duma mensagem medinica pessoal, assegurando-lhe o apoio do mundo invisvel, que se decidiu a aceitar to ingrata incumbncia. Examinando estas mensagens, a fim de as coligir, as perguntas cientficas e filosficas que interpos atravs de vrios mdiuns e das pesquisas experimentais, levaram Rivail convico da realidade dum mundo invisvel; no entanto, para ele, os esp(3) Allan Kardec: Minha Primeira Iniciao no Espiritismo - Livro das Previses - Obras Pstumas).

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

ritos, no sendo necessariamente os detentores da Verdade, nada mais so do que a alma dos homens, sendo seu saber condicionado ao nvel da sua evoluo, "cada um de ns pode ensinar alguma coisa, ao passo que individualmente nenhum nos poderia ter inteirado de tudo, cabe ao observador formular o conjunto com o auxlio dos dados provenientes de vrias fontes, comparados, coordenados e controlados uns pelos outros". Os espritos foram para mim dizia o futuro Allan Kardec "desde o menorzinho at ao maior, veculos de informao e no reveladores predestinados".

***
da sntese dos resultados desta investigao da sua "sondagem", em suma sobre a opinio filosfica em intercmbio com o lado de l, mais precisamente o lado de l europeu em 1857, como diremos, que nasceu O Livro dos Espritos. O professor Lon Denizard Rivail, bastante conhecido pelos seus trabalhos pedaggicos, publicou esta obra com o objetivo de esclarecer um assunto to controverso e estabelecer em bases concretas todo o esforo que lhe foi exigido, e sem qualquer evidncia (4), razo por que a d o t o u o pseudnimo de Allan Kardec, seu guia espiritual e cuja existncia remontava dos tempos dos druidas.
(4) Revista Espirita, junho de 1865, pp. 164-165.

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

No entanto, o sucesso desta obra obrigou o batalhador a renunciar ao desejo de retirada. "Prontamente ao trabalho", dizia ele, "entendo dever prosseguir". Impulsionando e orientando o movimento de interesse que despertara, lana a Revista Espirita, cujo primeiro nmero aparece a pblico em 1 de janeiro de 1858, funda a Sociedade Parisiense de Estudos Espiritas e publica dois novos trabalhos que as circunstncias de momento exigiam.

10

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

PRECURSOR DA PARAPSICOLOGIA

Ao mesmo tempo que definia o espiritismo como uma teoria filosfica, Allan Kardec criava-lhe bases cientficas, podendo ser considerado como o verdadeiro fundador do que hoje em dia se chama "metapsquica" ou "parapsicologia", embora grande parte dos especialistas de outros ramos de investigao cientfica se esforassem por minimizar as implicaes tericas decorrentes de tais fatos. o prof. Charles Richet que, em seu Tratado de Metapsquica, afirma: quanto s clebres experincias de William Crookes em 1871, foi Allan Kardec o homem que "exerceu a mais intensa influncia, abrindo rasgo profundo na cincia metapsquica. Sua obra no apenas uma teoria grandiosa e homognea, mas tambm um imponente repositrio de fatos." (5) Com efeito, Allan Kardec estudou e classificou todas as categorias de fenmenos paranormais, ba(5) Charles Richet: Tratado de Metapsquica, l i v r o 1, 3., p. 334 (Alcan, 1923).

11

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

seando a sua teoria, tal como j o havia definido nas diversas modalidades das faculdades medinicas: O estudo das propriedades do perisprito, dos fluidos espirituais e dos atributos fisiolgicos da alma, abre novos horizontes cincia e fornece a chave para a compreenso de grande nmero de fenmenos at ento incompreendidos, por desconhecimento da lei que os rege, fenmenos negados pelo materialismo, por se ligarem espiritualidade, e qualificados, segundo as crenas, de milagres ou sortilgios. Tais so, entre outros, os fenmenos da dupla viso, da viso distncia, do sonambulismo natural e artificial, dos efeitos psquicos da catalepsia e da letargia, da prescincia, dos pressentimentos, das aparies, das transfiguraes, da transmisso de pensamento, da fascinao, das curas instantneas, das obsesses e possesses etc. Demonstrando que esses fenmenos se baseiam em leis naturais, assim como os fenmenos eltricos e as condies normais em que se podem reproduzir, o espiritismo fez derrocar o reino do maravilhoso e do sobrenatural, e consequentemente a fonte da maior parte das supersties, alm de outras coisas consideradas por alguns como quimricas, impedindo tambm de se crer em muitas outras cuja possibilidade e escassez ele demonstra. (6)

(6) Allan Kardec: A Gnese, cap. I 40 (Derby Livros).

12

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

A leitura de O Livro dos Mdiuns, de A Gnese e de Obras Pstumas, revela-nos toda a elaborao, por Allan Kardec, das bases cientficas da parapsicologia moderna; ele conhecia a telepatia, que designava por "telegrafia espiritual", a fotografia do pensamento, a clarividncia, a qual denominava "lucidez", a precognio (para a qual tentou uma explicao racional), as aparies de vivos, dos fenmenos de bilocao (out-of-body, assim dizem os parapsiclogos anglo-americanos) e que designam pelo termo de "bicorporeidade", e os fantasmas materializados, a que deu o nome de "agneres". Tambm no ignorava, to pouco, a ideoplastia (modelagem da matria, subtil ou completa, pelo pensamento), que tem um papel importante na ectoplasmia e nas teorias metapsquicas; deu numerosos exemplos das descobertas "fludicas" do pensamento, observadas no "laboratrio do mundo invisvel." (7) Num estudo publicado na Revista Esprita (julho de 1861), Allan Kardec escrevia: No se tendo em conta o elemento espiritual, a cincia encontra-se na impossibilidade de explicar uma srie de fenmenos, caindo no absurdo por querer considerar tudo como matria. , principalmente, na medicina que o elemento espiritual tem um papel impor(7) Allan Kardec: Livro dos Mdiuns, cap. VII (Derby Livros).

13

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

tante; quando os mdicos no o tm em conta eles se afastam do caminho, onde muitas vezes podero encontrar a luz que os guiar mais seguramente no diagnstico e no tratamento das doenas. Poder no ter sido ele, de fato, o detentor da verdade fundamental que hoje em dia se pretende demonstrar com a psicoterapia, a psicanlise, o mtodo de Cou, a medicina psicossomtica e a sofrologia, sabendo que aquilo a que chamamos "subconsciente", a criptopsquica (como dizia Charles Richet), a parte oculta do ser que exerce uma influncia permanente no nosso equilbrio fsico e mental e no nosso comportamento cotidiano? No ser isso, tambm, uma forte intuio dos "circuitos de energia" que o Ocidente s muito recentemente conheceu e que est na base da acupuntura chinesa? E dos diagnsticos mdicos praticados pelos investigadores soviticos para a anlise das "auras" obtidos com a ajuda dos processos foto-eletrnicos kirlian? A influncia do subconsciente exerce-se igualmente nos fenmenos paranormais e nas diversas formas de mediunidade, como o demonstrou Gabriel Delanne (8) e Allan Kardec jamais o ignorou. Apesar do estudo da mediunidade como parte integrante do espiritismo ainda estar longe de se completar, estamos tambm longe dos tempos em que bastava crer-se no recebi(8) G a b r i e l Delanne: Investigaes sobre a Mediunidade (Derby L i v r o s ) .

14

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

mento dum impulso mecnico para nos considerarmos mdiuns e estarmos aptos a receber as comunicaes dos espritos. O progresso da cincia espirita, que enriquecido em cada dia atravs de novas observaes, demonstra-nos todavia as diversas causas e sensveis influncias, das quais no podemos duvidar e que com todos os seus benefcios nos advm do mundo espiritual. (9)

(9) Revista Espirita, m a i o de 1865, pg. 155.

15

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

A MATRIA E O FLUIDO UNIVERSAL

A noo de "fluido" foi elaborada no sculo 17 e no incio do sculo 19, pela escola magntica, com Mesmer, Puysgur, Deleuze, Cachagnet e o Baro Du Potet, pelos investigadores da Reichen Back e atravs das experincias de Agenor de Gasparin (1853) e de Marc Thury (1858) sobre as mesas girantes. Na obra de Allan Kardec, o fluido individual donde provm o "perisprito", elo semimaterial entre o esprito e o corpo, uma particularidade do "fluido csmico universal". Este corresponde ao que William Crookes mais tarde apelidou de "protyle". a matria elementar primitiva "da qual as modificaes e transformaes constituem as inumerveis variedades dos corpos da natureza." (10) Como princpio elementar universal, oferece dois estados distintos: o de eterizao ou de imponderabilidade que se pode considerar como estado normal primitivo, e o de
(10) Allan Kardec: A Gnese, cap. XIV, 2.

16

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

materializao ou de ponderabilidade, que , de certo modo, consecutivo quele. O ponto intermedirio o da transformao do fluido em matria tangvel; porm, ainda neste caso, no h transio brusca, pois podemos considerar os nossos fluidos imponderveis como um termo mdio entre dois estados. (11) Estas linhas, escritas em 1868, demonstram que a noo de "fluido", segundo Allan Kardec, se integra num conceito nitidamente "monista", unitrio, de substncia universal e constitui uma demarcada antecipao das teorias energticas modernas. Numa outra passagem, ele tambm bastante claro: A matria tangvel, tendo por elemento primitivo o fluido csmico etreo, ao desagregarse deve poder voltar ao estado de eterizao, assim como o diamante, o mais duro dos corpos, se pode volatizar num gs impalpvel. A solidificao da matria, na realidade, no passa de um estado transitrio do fluido universal, o qual pode voltar ao seu estado primitivo quando as condies de coeso cessam de existir. (12) Estes estudos de Allan Kardec precedem, curiosamente, os de Gustave le Bon, publicados em 1906
(11) Allan Kardec: A Gnese, cap. XIV, 2. (12) Allan Kardec: A Gnese, cap. XIV, 6.

17

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

e 1907, sobre a "materializao do ter" e a "volta da matria ao ter". (13) Precedem ainda, e em maior nmero, as experincias de Frderic e Irene Juliot-Curie, sobre a materializao dum "Photo-Gama", corpsculo de luz, em duas cargas elctricas de tipos opostos, ou seja num "pare" constituinte elementar da matria. Allan Kardec parece ainda ter tido a prescincia, trinta anos antes da descoberta por Becquerel, da rdioatividade: Quem sabe mesmo se, no estado de tangibilidade, a matria no susceptvel de adquirir uma espcie de eterizao que lhe daria propriedades particulares? (14) Em O Livro dos Espritos, publicado em 1857, j encontramos ensinamentos monistas, atribudos no s a Allan Kardec, como tambm aos seus instrutores espirituais; segundo estes ensinamentos, a matria formada por "um s elemento primitivo": Os corpos que considerais simples no so verdadeiros elementos, mas sim transformaes de matria primitiva. As diferentes propriedades de matria so modificaes que as molculas elementares sofrem, por defeito da sua unio, em certas circunstncias.
(13) Gustave Le Bon: A Evoluo da Matria (1906); A Evoluo das Foras (1907). (14) Allan Kardec: A Gnese, 1868, cap. XIV, 6.

18

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

A unidade de substncia muito claramente enunciada. Allan Kardec, com a sua ponderao habitual, acentua: O oxignio, o hidrognio, o azoto, o carbono e todos os corpos que ns consideramos simples no so mais que meras modificaes duma substncia primitiva. Na impossibilidade em que ainda nos encontramos de remontar, a no ser pelo pensamento, a esta matria primitiva, esses corpos so para ns verdadeiros elementos, e podemos, sem maiores consequncias, consider-los como tais, at nova ordem. A possibilidade das transmutaes (que se obtm nos laboratrios actuais de fsica atmica) igualmente designada como conseqncia normal da unidade da matria: A mesma matria elementar susceptvel de experimentar todas as modificaes e de adquirir todas as propriedades? Sim, e isso que se deve entender quando dizemos que tudo est em tudo. Quanto a sabermos se isto e x a t o , "a opinio dos que no admitem na matria mais do que dois elementos essenciais: a fora e o movimento, entendendo que todas as demais propriedades no passam de efeitos secundrios, que variam em conformidade intensidade da fora e direco do movimento", os instrutores invisveis respondem afir-

19

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

inativamente, mas insistem na estrutura interna dos elementos: Esta opinio exata. Falta somente acrescentar que, tambm, segundo a disposio das molculas, como se v, por exemplo, num corpo opaco que se pode tornar transparente e vice-versa. Quanto forma das molculas ele : Constante para as molculas elementares primitivas, mas varivel para as molculas secundrias, que so aglomeraes das primeiras. Isso a que chamais molculas est ainda longe da molcula elementar. (15) Esta ltima considerao d-nos a conhecer claramente os constituintes inter-atmicos de hoje em dia, tais como os electres, os protes, os neutres, demonstrando seguidamente e sem ambiguidade a afinidade entre a matria e a eletricidade: O fluido universal, ou primitivo, ou elementar... suscetvel de inmeras combinaes: o que chamais de fluido eltrico, fluido magntico, so modificaes do fluido universal, que no , propriamente dito, seno matria mais perfeita, mais sutil e que se pode considerar independente. (16)
(15) Allan Kardec: O Livro dos Espritos, 1857, livro I, cap. II, 24 a 30. (16) Allan Kardec: O Livro dos Espritos, livro I, cap. II, 27.

20

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

A infinita variedade de formas e graus de condensao da matria existente no universo tem sido ao longo dos tempos designada por matria, pois entendemos que matria tudo aquilo que impressiona nossos sentidos e impenetrvel: Do vosso ponto de vista isto exato, porque no falais seno do que conheceis; mas a matria existe em estados que ignorais. Pode ser, por exemplo, to etrea e sutil que nenhuma impresso vos cause aos sentidos. Contudo, sempre matria, embora no o seja para vs. (17) Com efeito, a cincia moderna revela-nos hoje em dia a existncia no universo de estados extremamente rarefeitos da matria; assim, a substncia da estrela da Antares um gs em mdia mil vezes mais impalpvel do que o ar que respiramos. A densidade das nebulosas visveis, como a Orion, um milho de vezes inferior mxima at hoje conseguida do vcuo e obtida nos laboratrios terrestres. Apesar disso, a densidade destas nebulosas ainda dez mil vezes superior das "nuvens csmicas provenientes dos nevoeiros que dificultam as observaes astronmicas". (18) A confirmao cientfica dos ensinamentos referentes matria recebidos por Allan Kardec, demonstram-nos ao mesmo tempo a evidente possi(17) Allan Kardec: O Livro dos Espritos, livro I, cap. 11, 22. (18) Jetan Tribaud: Energia Atmica e Universo.

21

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

bilidade do c a r t e r mais ou menos "fluidico" ou mais ou menos "tangvel" das formas espirituais materializadas, no decorrer das sesses espiritas.

***
Em 1905, um investigador nessa data ainda desconhecido, chamado Albert Einstein, demonstrou matematicamente a equivalncia da matria e da energia. Resultando todas as tcnicas "nucleares" so baseadas neste f a t o que a matria a energia em movimento e que a massa em funo da velocidade. So os movimentos extremamente rpidos das "partculas" da energia dentro dos tomos, que produzem a massa da matria. Sabemos, no entanto, que a energia considerada at hoje como essencialmente impenetrvel, possui uma massa e que, por exemplo, a energia irradiada pelo sol proveniente da sua substncia, representa quatro milhes de toneladas de luz. Ora, em O Livro dos Espritos lemos: (19) A ponderabilidade um atributo essencial da matria? Da matria tal como a entendeis, sim; mas no da matria considerada como fluido universal. A matria etrea e subiil que constitui esse fluido para vs impondervel, e nem por isso deixando de ser princpio da vossa matria pesada.
(19) Allan Kardec: O Livro dos Espritos, 1, cap. II, 29.

22

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

Se substituirmos "fluido", "matria etrea", por energia, a resposta est perfeitamente de acordo com as concepes e conceitos modernos. Allan Kardec igualmente afirma: "a gravidade uma propriedade relativa: fora das esferas de a t r a o dos mundos, no h peso, do mesmo modo que no h alto nem baixo", bastar substituir "esferas de a t r a o dos mundos" por "campos de gravidade" e assim obteremos uma expresso cientificamente mais exata quanto linguagem contempornea.

23

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

ALLAN KARDEC EVOLUCIONISTA

O codificador do espiritismo moderno no foi somente um precursor no domnio da constituio energtica da matria, mas tambm no da biologia. Ensinou a transformao progressiva das espcies e a origem animal do homem. Exprimindo-se claramente a este respeito na sua obra de sntese, A Gnese, publicada em 1868: Por pouco que se observe a escala dos seres vivos do ponto de vista orgnico, reconhece-se que, desde o lquem at rvore e desde o zoofito at ao homem, existe uma cadeia que se eleva gradativamente sem soluo de continuidade, cujos anis tm um ponto de contato com o anel precedente: acompanhando passo a passo a srie dos seres, diramos que cada espcie um aperfeioamento, uma transformao da espcie imediatamente inferior. Visto que o corpo do homem est em condies idnticas aos outros corpos, qumica e constitucionalmente, que ele nasce, vive e morre da mesma maneira, ele dever ser formado nas mesmas condies.

24

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

Ainda que possa ferir o seu orgulho, o homem tem de se resignar a no ver em seu corpo material mais do que o ltimo anel da animalidade na Terra. este o inexcedvel argumento dos fatos, contra o qual ele protestar em vo. (20) Alis, no foi necessrio aguardar 1868 para ele nos ensinar a doutrina da evoluo. A este propsito, o capito Bourgs escreveu no seu trabalho intitulado Psicologia Transformista, Evoluo da Inteligncia: (21) "No decurso da sua viagem espirita em 1862, Allan Kardec visitou-nos em Provins, onde nos encontrvamos em guamio militar. Tivemos a satisfao de ter o Mestre entre ns, durante alguns dias. Em suas conversas, ele no escondia a nossa origem animal, falando-nos do progresso que o esprito tem de conseguir para chegar perfeio. Recomendava-nos, essencialmente, que aprofundssemos todos os ramos da cincia, assegurando-nos que atravs dela nos elevaramos e encontraramos em O Livro dos Espritos os elementos que deveramos conhecer e abraar. Assim, em 1868 demos-lhe conta do andamento dos nossos trabalhos e da descoberta que julgvamos ter feito nos estudos das obras de Darwin, quanto evoluo do esprito, tal como hoje nos apresentada."
(20) A Gnese, cap. X, 28. (21) Citado por Ch. Truffy, Palestras Espritas, 2. Palestra, pp. 157-158.

25

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

Portanto, trs anos somente aps a publicao de A Origem das Espcies para a Seleo Natural, por Charles Darwin, dois anos antes do trabalho de Thomas Huxley, O Lugar do Homem na Natureza, no qual ele proclamava o parentesco do macaco e do homem, j Allan Kardec ensinava a origem animal do homem, enquanto que o prprio Darwin somente em 1871 abordou abertamente este problema em A Descendncia do Homem. Isto acontece numa poca em que eminentes homens, como Fabre, Flouriens, Claude Bernard e Quatrofages, uns porque eram discpulos de Cuvier, outros por razes de ordem religiosa, se opunham ao evolucionismo e sustentaram em Frana uma tal oposio a estas novas ideias que, em 1873, o Instituto de Frana recusa eleger Darwin como seu correspondente estrangeiro. Basta situarmos Allan Kardec no ambiente intelectual da sua poca, para bem avaliarmos at que ponto o seu pensamento era vanguardista. Ele j havia, com efeito, ultrapassado, antes de Henri Bergson, Gustave Geley ou Teilhard de Chardin, a etapa estritamente materialista que o evolucionismo atravessou no seu incio: Quanto mais o corpo diminui de valor a seus olhos (os olhos do homem), mais o princpio espiritual ganha importncia; se o primeiro o nivela com os ignorantes, o segundo o eleva a uma altura incomensurvel. Vemos o crculo onde o animal se detm; no vemos o limite que possa alcanar o esprito do homem.

26

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

O materialismo pode, por a, perceber que o espiritualismo, longe de pr em dvida as descobertas da cincia, e sua atitude positiva, vai mais longe provocando-as, pois certo que o princpio espiritual, que tem sua existncia prpria, no pode sofrer nenhum dano. O espiritismo caminha a par com o materialismo, no terreno da matria; admite tudo o que este admite; porm, onde o materialismo se detm, o espiritismo prossegue. O espiritismo e o materialismo so como dois viajantes que caminham lado a lado, partindo do mesmo ponto; chegados a uma certa distncia, um diz: "No posso ir mais longe"; o outro continua a sua rota e descobre um mundo novo. (22) Substituamos "materialismo" por "parapsicologia" e teremos um mesmo programa de colaborao e de adiantamento que caracteriza o esforo da renovao que a t u a l m e n t e prosseguimos.

(22) A Gnese, cap. X, 29-30.

27

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

ALLAN KARDEC E AS RELIGIES

situando o pensamento e a obra de Allan Kardec no contexto da sua poca que poderemos apreciar o seu c a r t e r vanguardista, sob o ponto de vista cientfico. Da mesma forma podemos compreender as suas posies quanto s questes religiosas. Quando estudamos atentamente a obra de Allan Kardec, nela encontramos trs perodos distintos: aps a exposio da doutrina, a parte filosfica da cincia espirita em O Livro dos Espritos e depois a parte experimental, com a teoria cientfica dos fenmenos e sua classificao, em O Livro dos Mdiuns. Num segundo perodo, apercebemo-nos de que Allan Kardec perante o sucesso inesperado do seu primeiro trabalho, sentiu-se na necessidade no s de renunciar ao isolamento e sua tranquilidade, como tambm de responder s insistentes solicitaes de milhares de correspondentes vidos de conhecer o espiritismo, embora no desejassem romper com as suas crenas, s quais se encontravam radicados. este um perodo inslito e que poderemos considerar de concesso socie-

28

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

dade. assim que Allan Kardec que embora desde a sua juventude tivesse acalentado a esperana duma reforma evanglica do cristianismo sentindo-se na obrigao de esclarecer, quanto sua religio, os cristos que se lhe dirigiam, publica a Imitao do Evangelho, ttulo primitivo do Evangelho Segundo o Espiritismo, e seguidamente O Cu e o Inferno ou A Justia Divina Segundo o Espiritismo. Entre estas obras e A Gnese, publicada mais tarde, medeia um pequeno perodo em que o "crente" cristo e o professor de cincias parecem dominar-se alternadamente e cujas contradies no podem escapar a uma anlise atenta (o espiritismo estava definido no s como uma cincia positiva, tendo por base a observao dos f a t o s sem ideia preconcebida, como tambm a revelao dos ensinamentos de Jesus) e que caracterizam este seu perodo de confuso e mesmo de retrocesso, se considerarmos as suas consequncias a t u a i s , pois encobre gravemente o c a r t e r no confessional, laico e universal da doutrina em sua essncia. exclusivamente nesta parte da obra kardequiana que se apoiam as correntes ideolgicas que pretendem ignorar os seus dois primeiros trabalhos e os cinco anos de pensamento a t i v o que decorreram entre a publicao de O Evangelho Segundo o Espiritismo e o falecimento do Mestre, pretendendo fazer do espiritismo isto para grande satisfao dos seus adversrios uma nova religio, tendo em vista uma certa forma de cristianismo, baseada num esquema muito elementar afastado quanto possvel da real e complexa evoluo religiosa da humanidade, a de uma "terceira revelao"; a dos

29

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

espritos, em seguimento da segunda, a do Cristo, e que sucede primeira, a de Moiss!

***
No entanto, a ideia do c a r t e r universal e evolutivo do espiritismo, distinto de todos os cultos e encontrando a sua fora essencial na observao cientfica e induo racional, domina toda a sua obra. Na sua viagem de 1862 junto dos vrios grupos da provncia, ele declarou que "se o espiritismo se colocasse abertamente no terreno de qualquer religio, ele se afastaria das outras", perpetuando assim "o antagonismo religioso que ele pretende esbater", que "as questes de moral so de todas as religies e de todos os pases" e que "o espiritismo um terreno neutro no qual todas as opinies religiosas se podem encontrar e dar as mos." (23). Talvez que se Allan Kardec tivesse nascido num pas muulmano, as circunstncias fossem outras, e ele poderia ter escrito, com maior ou menor oportunidade, "O Alcoro Segundo o Espiritismo", ou se at tivesse nascido na ndia, "O Upanishads e o Bhagavad-Gita Segundo o Espiritismo". Se os estudos sobre os textos sagrados da ndia antiga na poca de Allan Kardec estivessem sufi(23) A l l a n K a r d e c : Viagens Espiritas em 1862. Instrues particulares dadas nos grupos em respostas a algumas das perguntas f o r m u l a d a s , X I .

30

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

cientemente desenvolvidos, certamente que ele no teria sido menos categrico, quanto ao valor dos seus ensinamentos, do que o foi o papa Joo XXIII quando da sua viagem ndia. Este ponto de vista confirmado pela anlise que insere na "Introduo" de O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864), comparando a doutrina de Scrates e Plato aos princpios do espiritismo, e ainda pelo profundo estudo dedicado a Maom e o islamismo (Revista Espirita, agosto e novembro de 1866) e, remontando s suas origens, descreve a mediunidade de Maom, contesta a veracidade das narrativas difamantes, "acentua" o profundo sentimento de piedade que o animava, a ideia grande e sublime que ele fazia de "Deus", cita passagens do Alcoro relativas ao retorno Terra "para nos corrigirmos" e a "mxima caridade e tolerncia que gostaria de ver em todos os coraes cristos". (24) a aurora dum terceiro perodo, a que pode(24) As lnguas, literaturas e religies da ndia e da Prsia eram muito pouco conhecidas no Ocidente naquela poca. Foi o sbio orientalista Eugnio Burnouf (1801-1852} que reconstituiu, com a ajuda do snscrito, a lngua zenda empregada nos livros sacros iranianos e atribudos a Zoroastro (Zaratustra). Atravs de outros trabalhos muito importantes, Burnouf revelou a origem, os princpios e a histria do budismo. O primeiro tomo da sua Introduo Histria do Budismo foi publicado em 1844. Sabemos no entanto que todo o perodo decorrido entre 1828 e 1849 foi inteiramente consagrado por Lon Rivail, o futuro Allan Kardec, reforma do ensino e a seus trabalhos pedaggicos. Ele no teve nessa altura nem posteriormente, conhecimento destas investigaes no domnio das religies, pois deixou-se empolgar pela expanso do movimento que havia criado e promovera.

31

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

remos chamar de reparao e prosseguido por Allan Kardec at sua morte. Um desses ltimos testemunhos, que por desejo unnime dos seus mais prximos colaboradores a "Sociedade Esprita", o dlmen erigido em seu tmulo, como "a mais expressiva demonstrao do c a r t e r do homem e a obra que ele se esforou por simbolizar" (Revista Espirita, j u n h o de 1869). Dlmen evocador da filosofia cltica que Allan Kardec tanto admirava e que, desde a introduo do cristianismo na Glia, foi o b j e t o no o podemos ignorar de cruis perseguies, cujos monumentos, usos e tradies foram sistematicamente destrudos e desfigurados. Este perodo de reparao ou correo, manifesta-se muito nitidamente com a publicao de A Gnese, Os Milagres e as Predies Segundo o Espiritismo em janeiro de 1868, onde a noo de "revelao" ultrapassa o c a r t e r um pouco primrio que imprimiu nos seus dois trabalhos precedentes, a fim de apresentar a revelao permanente, contnua e progressiva da cincia, como incio para o estudo do mundo fsico (astronomia, geologia, paleontologia, fisiologia) e culminando no conhecimento do mundo espiritual. Este aspecto fundamental, consolidado pelo pensamento de Allan Kardec, do qual Gabriel Delanne, atravs da sua obra cientfica, foi o continuador e porta-voz quando declarava que "o espiritismo se suicidaria se se deixasse arrastar por certas formas cultuais existentes hoje em dia" (25) se afir(25) Gabriel Delanne - As Conseqncias Filosficas do Espiritismo, Revista Cientfica e Moral do Espiritismo, outubro de 1910.

32

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

ma ainda no seu Projeto da Constituio do Espiritismo publicado na Revista Espirita (dezembro de 1868) que com seus comentrios e outros textos da mesma revista recolhidos por P. G. Leymarie e publicados em Obras Pstumas, constituem de f a t o o testamento filosfico de Allan Kardec. Confirma ele, ainda mais categoricamente, o car t e r no cultual, no-sectrio, no-religioso do espiritismo, que "teve como todas as coisas o seu perodo primrio" e que definia como "resultante de milhares de observaes feitas em todos os pontos do Globo, que lhe eram enviadas e que ele coligia e coordenava". Ainda, no ltimo nmero da Revista Espirita redigido por ele (abril de 1869) e que saiu a pblico no prprio dia do seu falecimento (31 de maro de 1869), ele comparava a "profisso de f espirita americana", aos princpios fundamentais da doutrina segundo "a escola europeia" tal como ele os enunciava (26) ltima expresso que deu doutrina confirmando claramente o c a r t e r estritamente cientfico-filosfico desta e a sua neutralidade total perante quaisquer tradies religiosas. Estes princpios fundamentais, que vm enunciados no final do presente trabalho, completam, assim, o prembulo do Credo Espirita.

(26) Revista Espirita, abril de 1869, pp. 102 e 106.

33

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

O MTODO DE ALLAN KARDEC

Em A Gnese, o fundador do espiritismo moderno afirma que "a cincia convocada a constituir a verdadeira gnese, conforme as leis da natureza (27) que "se a religio se recusar a caminhar com a cincia, a cincia prosseguir s" (28), e que: "Enquanto o homem no conheceu as leis que regem a matria, e enquanto no pde aplicar o mtodo experimental, andou errando de sistema em sistema no tocante ao mecanismo do universo c formao da Terra. Tanto na ordem moral como na ordem fsica se tem dado o mesmo; a fim de fixar as ideias tem faltado o elemento essencial: o conhecimento das leis do princpio espiritual. Este conhecimento estava reservado nossa poca, como o conhecimento das leis da matria foi obra dos dois ltimos sculos." (29) Em Obras Pstumas, os textos da Constituio do Espiritismo afirmam nitidamente a necessidade de preciso e clareza em todos os pontos da doutrina e o seu c a r t e r essencialmente progressivo:
(27) Cap. I V , 3, 15, 16, 17. (28) I d e m , 9. (29) I d e m , 15.
34

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

Porque ela no se deixa embalar por sonhos irrealizveis no presente, no se segue que deva imobilizar-se. Apoiada exclusivamente nas leis naturais, no pode variar mais do que essas leis, mas se uma nova lei for descoberta, deve juntar-se s demais; no deve fechar as portas a qualquer progresso sob pena de se suicidar; assimilando todas as ideias conhecidas como justas, quer sejam de ordem fsica ou metafsica, nunca ser ultrapassada, sendo esta uma das principais garantias da sua perpetuidade. (30) O exame profundo da obra de Allan Kardec, de toda a sua obra, permite-nos no nos afastarmos das linhas essenciais e definir claramente sua metodologia: O espiritismo escreve ele dirige-se aos que no crem ou que duvidam, e no aos que tm f e aos quais esta lhes basta; ele no diz a quem quer que seja que renuncie s suas crenas para adotar as nossas e nisto coerente com os princpios de tolerncia e de liberdade de conscincia que professa... acolhei dedicadamente os homens de boa. vontade, dai-lhes a luz que procuram, pois com os que julgam j possui-la no tereis xitos. (31)
(30) Obras Pstumas, Constituio do Espiritismo, II - Dos Cismas. (31) Revista Espirita, dezembro, 1863, p. 367.

35

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

No deixaremos, contudo, de nos dirigir aos crentes, mas principalmente aos que nos procuram, pois muitos deles se tornaram materialistas por indiferena ou falta de melhor: Apresentemos-lhes alguma coisa de racional e eles a aceitaro pressurosos. Esses podero compreender-nos, porque esto mais prximos de ns do que poderamos supor. Mas, aos materialistas diremos: No falemos nem de revelaes, nem de anjos, nem do paraso; eles no nos compreendero; mas se nos colocarmos no seu terreno, provar-lhes-emos, porm, que as leis da filosofia so suficientes para nos dar razo, o resto vir em seguida. (32) E Allan Kardec precisa o seu pensamento numa passagem que consideramos essencial e de extrema importncia: No espiritismo, a questo dos espritos est em segundo lugar, no constituindo seu ponto de partida... Sendo os espritos simplesmente a alma dos homens, o verdadeiro ponto de partida, , portanto, a existncia da alma. Ora, como pode ento o materialista admitir a existncia de seres que vivem fora do mundo material, quando ele prprio se
(32) O Livro dos Mdiuns, 1. parte, cap. III, 21.

36

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

considera apenas matria? Como pode ele crer na existncia de espritos sua volta? Se no admite o seu prprio esprito? Em vo se acumularo aos seus olhos as provas mais palpveis que ele contestar, porque no admite tal princpio. Todo o ensino metdico dever partir do conhecido para o desconhecido; para o materialista, o conhecido a matria; parti, pois, da matria e procurai antes de tudo demonstrar-lhe que h nele prprio alguma coisa que escapa s leis naturais; numa palavra, antes de torn-lo esprita, procurai faz-lo espiritualista;mas para isto, torna-se necessria outra ordem de fatos, devendo-se proceder, por outros meios a um ensino muito especial; falar-lhe de espritos antes de ele estar convencido de que tem uma alma come ar pelo fim, pois ele no poder admitir concluses sem que aceite premissas. Antes, porm, de se tentar convencer o incrdulo, mesmo atravs dos fatos, devemos assegurar-nos da sua opinio sobre a existncia da alma, ou seja, se ele cr na sua sobrevivncia ao corpo, na sua individualidade aps a morte; e se a sua resposta for negativa, ento ter sido tempo perdido falar-lhe de espritos. (33) Este "ensinamento muito especial", ao qual Allan Kardec faz aluso e consiste em comear pelo comeo, conforme mais tarde o afirmou Alexandre
(33) O Livro dos Mdiuns, 1. parte, cap. III, 19.

37

ALLAN KARDEC, SUA VIDA E SUA OBRA - Andr Dumas

PENSE

Aksakof, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano e Gabriel Delanne, destina-se, antes de tudo, ao estudo e demonstrao, nos seres vivos, de faculdades alm das limitaes corporais demonstrao que hoje em dia constitui a misso histrica da parapsicologia daquelas faculdades que envolvem a atividade autnoma da alma. So estes conhecimentos conseguidos atravs de uma investigao metdica do conhecido ao desconhecido, servindo a primeira demonstrao de introduo ao estudo das manifestaes pstumas, por uma aproximao de concluses e a partir de premissas, e a segunda demonstrao como complemento da primeira, ou seja, a sobrevivncia da alma, tal como afirmou vigorosamente o grande filsofo Henri Bergson perante qualquer decepo que possamos experimentar quanto aos parapsiclogos que se preocupam em no nos deixar sair do campo materialista "se os fatos, estudados independentemente de todo o sistema nos levam, pelo contrrio, a considerar a vida cerebral, a sobrevivncia torna-se to verossmil que a obrigao de a provar competir antes quele que o nega do que ao que a afirma porque, a nica razo para crer na destruio da conscincia aps a morte a viso da decomposio do corpo, e esta razo deixa de ser vlida se a independncia da quase totalidade da conscincia relativamente ao corpo ela prpria tambm um fato." (34)
(34) Henri Bergson: Fantasmas de Vivos e Investigao Psquica (discursos presidenciais na Sociedade de Investigaes Psquicas de Londres, 28 de maio de 1913), em A Energia Espiritual (Imprensa Universitria de Frana).
Edio Digital: Pense - Pensamento Social Esprita www.viasantos.com/pense maro de 2009

38

S-ar putea să vă placă și