Sunteți pe pagina 1din 3

Turma: 1 Ano Tpico - Trabalho e Energia

Tentativa de "quantificar" a energia


TRABALHO, TRABALHO, TRABALHO... No incio do sculo, o principal meio de transporte urbano em So Paulo era o bonde a burro. Todo trabalho de transportar pessoas e cargas era feito atravs do esforo fsico dos animais. Em 1900 chega ao Brasil a companhia Light, responsvel pela distribuio de energia eltrica e implantao do bonde eltrico. Alm do desemprego em massa dos burros e demais quadrpedes, a cidade foi tomada por uma grande desconfiana em relao ao novo e revolucionrio meio de transporte. A idia de trabalho, portanto, no est relacionada apenas a uma atividade humana. Animais e mquinas tambm realizam trabalho, substituindo atividades humanas. No perodo imperial, por exemplo, as damas da corte eram transportadas em uma espcie de cadeira coberta (liteira) transportada por dois escravos. Esse meio de transporte porm, levava uma nica pessoa por vez, enquanto o bonde a burro transportava por volta de 10 pessoas ao mesmo tempo, com dois burros. Podemos dizer, portanto que um par de burros realiza um trabalho muito maior que um par de pessoas.

Uma forma de comparar meios de transporte verificar a relao entre o consumo de energia e o trabalho de transporte que ele realiza. Para fazer isso temos que levar em conta o nmero de passageiros transportados e a distncia percorrida. Um carro que transporta cinco pessoas realiza um trabalho til maior do que o mesmo carro transportando apenas o motorista. Dessa forma, a energia melhor aproveitada porque a energia gasta por passageiro transportado menor.

Para calcular o trabalho realizado por uma fora (constante) utilizamos a expresso: T=Fxd A resposta ser em JOULES, se usadas unidades do sistema internacional (Fora em newtons e distncia em metros)
Mquinas Potentes...

<!--[if !vml]--><!--[endif]-->A

palavra potncia est ligada idia de poder. Quando falamos em uma coisa potente, imaginamos algo poderoso, capaz de realizar grandes tarefas em um tempo curto. Voc pode usar um caminho para carregar mercadorias, mas sabe que um trem bem mais potente, pois carrega muito mais. Um navio ainda mais potente, pois pode carregar no s a carga, mas o prprio caminho, se for necessrio. Para podermos comparar as diversas potncias seria necessrio usar a mesma unidade de potncia em todos os casos. Em geral, estaremos usando o watt (W), que a unidade usada internacionalmente, e seus mltiplos. Em alguns exemplos, o valor dado nem exatamente a potncia, mas de algo prximo. Na baleia, o valor dado do nvel de presso sonora e no

meteorito, da energia liberada. Mas tanto em um caso como outro, podemos obter o valor da potncia.

Mas como medir o poder de uma coisa, nesse sentido que estamos dizendo? Em que essa idia diferente da idia de trabalho que estivemos discutindo h pouco? UNIDADES... No Sistema Internacional, usa-se o watt como unidade de potncia. Um watt significa 1 joule por segundo. Um quilowatt (kW) so 1000 watts e um megawatt (MW) vale 1 milho de watts. muito comum utilizar-se essas unidades multiplicadas por hora (unidade de tempo). Neste caso voc tem uma unidade de energia e no de potncia. O kWh (quilowatthora) o mais usado e equivale a 3.600.000 joules. Veja em sua conta de energia eltrica quantos kWh gasta-se em sua casa por ms.

Cavalo-vapor (cv) e cavalo-de-fora (HP) so unidades criadas nos primrdios dos estudos sobre mquinas. Seus nomes indicam sua origem: medidas de potncia com cavalos. O cv vale 735 watts e usado muito em automveis e o HP vale 745,7 watts, sendo empregado comercialmente em motores diversos (barcos, compressores, etc.)

A cilindrada usada em geral como uma referncia de medida de potncia para carros e motos, mas no realmente uma unidade de potncia. Ela , na verdade, o volume total da cmara de combusto, onde explodem os combustveis no motor. Nas motos de 125 cc, temos 125 cm de volume e em um carro 1.0 temos 1 litro de volume. Quanto maior esse volume, maior a potncia do motor, mas essa potncia depende tambm de outros fatores.

A Caloria alimentar (Cal, com C maisculo) uma unidade de energia usada para determinar o contedo energtico de alimentos. Ela equivale a uma quilocaloria (kcal, ou 1000 calorias (cal, com c minsculo), usada em Fsica e Qumica. Quando se fala, tal coisa tem 100 Calorias quase sempre se refere Caloria alimentcia, que igual quilocaloria.

O Megaton usado para indicar o poderio de bombas nucleares, e equivale a energia liberada na exploso de 1 milho de toneladas de dinamite. Isso corresponde aproximadamente a 4 quatrilhes de joules. A bomba atmica lanada pelos EUA sobre Hiroshima, em 1945, possua um poderio de 0,013 Megatons e provocou a morte de 80.000 pessoas.

O Decibel utilizado para medidas sonoras, no sendo exatamente nem unidade de potncia nem de energia. O ouvido humano suporta sem problemas um nvel de at 90 decibis. Acima disso pode haver danos irrecuperveis. O nvel de presso sonora depende da intensidade da fonte de som e da distncia a que estamos dela. Um alto-falante de 100 W ligado no mximo gera 130 decibis a 1 metro de distncia, enquanto um alto-falante de walkman, que fica a menos de 1cm do tmpano gera esses mesmos 130 decibis com uma potncia de apenas 1 W.

S-ar putea să vă placă și