Sunteți pe pagina 1din 14

Governo do Estado do Cear Universidade Estadual do Cear - UECE Pr-Reitoria de Ps-Graduao e Pesquisa - ProPGPq Centro de Estudos Sociais Aplicados

- CESA Mestrado Profissional em Planejamento e Polticas Pblicas


________________________________________________________________________
CHAMADA PBLICA - 2012 INSCRIES PARA SELEO DE DISCENTES AO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM PLANEJAMENTO E POLTICAS PBLICAS A SEREM ADMITIDOS EM 2013.1

O Reitor da Universidade Estadual do Cear/UECE, Prof. Jos Jackson Coelho Sampaio, no uso de suas atribuies estatutrias e regimentais, torna pblico, para o conhecimento dos interessados, que o Centro de Estudos Sociais Aplicados/CESA est recebendo inscries para o novo processo seletivo ao Curso de Mestrado Profissional em Planejamento e Polticas Pblicas, nas datas e demais condies especificadas na presente Chamada Pblica.

1. Objetivos do Curso
Formar pessoal de alto nvel para exerccio do ensino, da pesquisa e da avaliao no campo das polticas pblicas. Formao de Profissionais policompetentes no campo das polticas pblicas. Levar ao grau de Mestre em Planejamento de Polticas Pblicas os(as) que cumpriram todas as exigncias regimentais do Curso.

2. Pblico Alvo do Curso


Professores(as) universitrios, profissionais graduados(as) das diversas profisses que reflitam a multiprofissionalidade do campo dos saberes e prticas.

3. Estrutura Curricular e Programa do Curso


O curso exige o cumprimento de 57 (cinqenta e sete) crditos, equivalendo 855 horas, de acordo com a seguinte estrutura curricular (18 crditos em disciplinas obrigatrias gerais, 05 crditos em disciplinas opcionais e 04 crditos em Seminrios

Temticos), a serem realizadas no prazo de um ano. E dissertao (30 crditos), a concluir no ano subseqente.

As disciplinas sero fundamentalmente ministradas de 2 a 6 feiras de 19:00 s 22:00h, em semanas intercaladas.

4. Vagas
Para admisso ao Curso de Mestrado em Planejamento de Polticas Pblicas sero ofertadas 35 (trinta e cinco) vagas. Sero considerados aprovados(as) os(as)

candidatos(as) que atingirem perfil de desempenho, at o limite de vagas.

5. Inscries
5.1. Perodo de inscrio: 07 a 18 de Janeiro de 2013 de 14h s 17h.

5.2

Local:

Secretaria

do

Mestrado Profissional em Planejamento e

Polticas

Pblicas/MPPPP - Bloco do CESA (Centro de Estudos Sociais Aplicados); Av. Paranjana, 1700 - Campus do Itaperi CEP: 60.714-903 Fone: 3101- 9880.

5.3 Documentos Necessrios: A aceitao do pedido de inscrio do(a) candidato(a) est condicionada apresentao de todos os documentos abaixo enumerados e devero ser entregues em pasta de plstico que comporte todo material; Currculo no formato Lattes (formato do CNPq em verso impressa disponvel para preenchimento no site http://lattes.cnpq.br) com cpias comprobatrias de todos os documentos e informaes mencionadas no mesmo. Ficha de Inscrio devidamente preenchida pelo candidato, disponibilizada no site: http://www.politicasuece.com (Anexo I Formulrio de Inscrio); Cpias da Carteira de Identidade, CPF e Ttulo de Eleitor, autenticadas em cartrio; Comprovante de quitao com o servio militar, para os brasileiros do sexo masculino, autenticada em cartrio; Cpia do diploma do curso de graduao autenticado em cartrio ou declarao de concludente at dezembro de 2012; Cpia do histrico escolar do curso de graduao autenticado em cartrio; Anteprojeto de Dissertao em (3) trs vias;
2

02 (Duas) fotos 3x4 (recentes e iguais no xerocadas); Comprovante original de pagamento da taxa de inscrio no valor de R$ 100,00; A ser recolhida no Banco do Brasil Agncia: 8-6 Conta Corrente: 25844-X (em nenhuma circunstncia, a taxa de inscrio ser devolvida);

5.4 Condies para Inscrio As inscries para o processo seletivo de discentes ao Curso de Mestrado Profissional em Planejamento e Polticas Pblicas da UECE, para o perodo letivo de 2013.1, devero ser efetuadas pessoalmente pelo(a) interessado(a), ou por procurador(a) devidamente constitudo(a), nos dias teis do perodo definido no subitem 5.1 (07 a 18 de Janeiro de 2013), no horrio de 14h s 17h, no endereo especificado no subitem 5.2. As inscries podero tambm ser efetuadas por via postal, recomendando, neste caso, a utilizao de servio de entrega rpida, apresentando data da postagem no posterior ao ltimo dia de inscrio, conforme estabelecido no subitem 5.1. Podero inscrever-se no processo seletivo: graduados(as) ou em fase de concluso do curso de graduao, desde que cumpram os requisitos formais para obteno do ttulo de graduado(a) at a matrcula para o primeiro perodo letivo do Mestrado Profissional em Planejamento e Polticas Pblicas da UECE.

Data de afixao das inscries aceitas: 23 de Janeiro de 2013. Prazo para Recurso: 24 e 25 de Janeiro de 2013 de 14h s 17h. Resultado da anlise dos Recursos: 29 de Janeiro de 2013 s 17h. A divulgao do resultado das Inscries ser realizada no site:

http://www.politicasuece.com e na secretaria do curso de Mestrado.

OBS: Os candidatos no aprovados tero o prazo de 90 (noventa) dias a partir do dia 08 de abril de 2013 para a retirada dos documentos, ao fim do qual toda documentao ser descartada pela secretaria.

6. Das Etapas da Seleo


A seleo dos(as) candidatos(as) ser realizada por uma comisso indicada pela coordenao do curso e composta por professores doutores do Curso de Mestrado em Planejamento e Polticas Pblicas. O processo de seleo compreender duas etapas.
3

6.1 - 1 Fase (Prova Dissertativa Classificatria e Eliminatria): A primeira fase da seleo constar da avaliao da prova dissertativa

Data: 18 de Fevereiro de 2013 de 14h s 18h. Local: Sala de aula do Mestrado Profissional em Planejamento e Polticas Pblicas/MPPPP - Bloco do CESA (Centro de Estudos Sociais Aplicados); Av. Paranjana, 1700 - Campus do Itaperi, de 14h s 18h. Nota Mnima: 7 (sete), em escala de 0 (zero) a (dez). Caracterstica:

A prova, de carter eliminatrio, ter durao de 4 (quatro) horas. A prova escrita dever ser feita pelo (a) prprio (a) candidato (a), a mo, no sendo permitida a interferncia e/ou a participao de outras pessoas, salvo em caso de candidato (a) que tenha solicitado condio especial, em funo de deficincia que impossibilite a redao pelo (a) prprio (a). Neste caso ser designado, pela

Comisso de Seleo, um profissional para auxiliar o (a) candidato (a) na prova.

A prova dissertativa constar do sorteio no incio da prova de 1 (uma) questo de um total de 5 (cinco), formulada com base no contedo da bibliografia indicada, a ser respondida por todos(as) os(as) candidatos(as). No h possibilidade de reviso. A durao mxima desta prova ser de 04 (quatro) horas;

A prova dissertativa destinada a avaliar o grau de conhecimento; a consistncia da resposta em relao questo proposta; a sistematizao; articulao de idias e coerncia dos argumentos; a capacidade de compreenso e sntese; a correo da linguagem e a clareza de expresso;

Apenas passaro para a segunda fase os(as) candidatos(as) que obtiverem, no intervalo de 0 (zero) a 10 (dez), nota mnima 7,0 (sete) na prova dissertativa. Portanto o desempenho da prova dissertativa eliminatrio. Os(as) candidatos(as) selecionados(as) para a 2 fase devero submeter-se a entrevista com os membros da Comisso Examinadora.

Cada candidato(a) selecionado(a) para a segunda fase dever informar-se pessoalmente sobre o dia, horrio e local em que ser entrevistado(a), pelo site: http://www.politicasuece.com ou na secretaria do Mestrado.

Data da afixao do Resultado da 1 Fase: 11 de maro de 2013 s 17h. Prazo para Recurso: 12 e 13 de maro 2013 de 14 s 17h. Resultado da anlise dos Recursos: 15 de maro de 2013 de 17h.

A divulgao do resultado da 1 Fase ser realizada no Site: http://www.politicasuece.com e na secretaria do curso de Mestrado.

6.2 - Perodo da 2 Fase (Entrevistas e Avaliao do Anteprojeto de Dissertao, Anlise do Currculo Lattes) Classificatria e Eliminatria Data: 18 e 19 de maro 2013.

Entrevista - Classificatria e Eliminatria Local: Sala de aula do Mestrado Profissional em Planejamento e Polticas Pblicas/MPPPP - Bloco do CESA (Centro de Estudos Sociais Aplicados); Av. Paranjana, 1700 - Campus do Itaperi, de 14h s 18h. Nota Mnima: 7 (sete), em escala de 0 (zero) a (dez). Caracterstica das entrevistas: debate com o(a) candidato(a) sobre o Currculo Lattes, ttulos e anteprojeto de Dissertao e perspectiva de aplicao do Mestrado na prtica profissional presente e futura. Adequao da pretenso do(a) candidato(a) com a proposta do Curso de Mestrado em Planejamento e Polticas Pblicas e disponibilidade para cursar o mestrado.

Avaliao do Anteprojeto de Dissertao - Classificatria e Eliminatria Nota Mnima: 7 (sete), em escala de 0 (zero) a (dez). Caractersticas do Anteprojeto de Dissertao: O candidato deve elaborar um texto onde desenvolva um tema de seu interesse na rea de Polticas Pblicas, enquadrado em uma das linhas de pesquisa do Mestrado, incluindo delimitao do objeto, justificativa, indicao terico-metodolgica e bibliografia. O texto escrito em

espao 1,5, letra Arial, tamanho 12, devendo conter entre 15 (quinze) a 20 (vinte) pginas, deve ser apresentado no ato de inscrio.

Anlise do Currculo Lattes Classificatria Nota: em escala de 0 (zero) a (dez). Caracterstica: Esta etapa classificatria. Os aspectos analisados no currculo sero pontuados conforme o Anexo II Formulrio de Pontuao do Currculo Lattes. Somente os itens comprovados sero considerados para pontuao aps conferncia expressa item a item, pela Comisso de Seleo.

Data da afixao do Resultado da 2 Fase: 22 de maro de 2013s 17h. Prazo para Recurso: 25 e 26 de maro de 2013 de 14 s 17h. Resultado da anlise dos Recursos: 28 de maro de 2013 s 17h. Resultado Final: 28 de maro de 2013s 17h.

A divulgao do resultado da 2 Fase ser realizada no Site: http://www.politicasuece.com e na secretaria do curso de Mestrado.

Obs: Os(as) alunos(as) selecionados(as) devero demonstrar capacidade de leitura e compreenso em lngua estrangeira (ingls, francs ou espanhol), por meio de aprovao em prova de proficincia, devendo obter aprovao at o final do primeiro ano do curso.

6. Da matrcula
A matrcula ser nos dias 01 a 05 de abril de 2013, no mesmo local em que foram realizadas as provas (Secretaria do Mestrado Profissional em Planejamento e Polticas Pblicas), no horrio de 14h as 17h. A matricula ser no valor de R$ 600,00 e j corresponder primeira parcela, a ser recolhida no Banco do Brasil Agncia: 8-6 Conta Corrente: 25844-X. As demais prestaes sero 23 parcelas de R$ 600,00 (seiscentos reais).

7. Critrios de Seleo
7.1. Ponderao Itens PD CL AD E Prova de dissertao Currculo Lattes Anteprojeto de dissertao Entrevista Peso 4 (quatro) 2 (dois) 2 (dois) 2 (dois)

Nota Final: PD x 4 + CL x 2 + AD x 2 + E x 2 ---------------------------------------------10 OBS: O Desempate Ocorrer, verificando-se o diferencial de nota dos seguintes itens em ordem decrescente de importncia: Prova escrita, Currculo Lattes e Anteprojeto de dissertao.

8. Disposies Finais
8.1. Ser desclassificado(a) e automaticamente excludo(a) do processo seletivo, o(a) candidato(a) que:

a) Prestar declaraes ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleo. b) No apresentar toda a documentao requerida nos prazos e condies estipuladas nesta Chamada Pblica. c) No obtiver a nota mnima estabelecida na 1 Fase (Prova de conhecimentos), 2 Fase (Entrevista e Anlise de Currculo Lattes) d) No confirmar a sua participao no Curso, na data especificada nesta chamada pblica, no caso de ser selecionado(a). 8.2. Ao inscrever-se no processo seletivo, o(a) candidato(a) reconhece e aceita as normas estabelecidas nesta Chamada Pblica e no regulamento do Curso de Ps-Graduao ao qual se inscreve, neste caso o Curso de Mestrado Profissional em Planejamento e Polticas Pblicas da Universidade Estadual do Cear - UECE. 8.3 Casos omissos sero resolvidos pela Comisso de Seleo, pelo Colegiado do Mestrado e pela ProPGPq da Universidade Estadual do Cear - UECE, de acordo com o regulamento do Curso e Normas para Cursos e Programas de Ps-Graduao Stricto Sensu, conforme as suas competncias.

9. rea de Concentrao e Linhas de Pesquisa


rea de Concentrao: Polticas Pblicas Linhas de Pesquisa: 1. Avaliao de Instituies Pblicas, Programas e Projetos Institucionais 2 .Estado, Democracia e Participao Social 3. Famlia, Gnero e Gerao 4. Planejamento e Gesto de Polticas Pblicas 5. Polticas Sociais e Desigualdade

10. Programa e Bibliografia


10.1. Programa Sociedade poltica e civil no Brasil contemporneo Globalizao, Estado e questo social Neoliberalismo e Polticas Pblicas Sociais Democracia e participao ativa em contextos de excluso social Pblico e privado no debate poltico atual

10.2. Bibliografia ARENDT, Hannah. A Condio Humana. Rio de Janeiro, Forense Universitria, 1991 (Cap. II " As esferas pblicas e privadas"); CASTEL, Robert. As metamorfoses da Questo Social: Uma Crnica do Salrio. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. GENTILE, Pablo. O Ps Neoliberalismo: As Polticas Sociais e o Estado democrtico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

Fortaleza, ____ de ____________ de 2012.

Prof. Dr. Jos Jackson Coelho Sampaio Reitor da Universidade Estadual do Cear

Governo do Estado do Cear Universidade Estadual do Cear UECE Pr-Reitoria de Ps-Graduao e Pesquisa - ProPGPq Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA

Mestrado Profissional em Planejamento e Polticas Pblicas

ANEXO I Formulrio de Inscrio IDENTIFICAO Nome:______________________________________________________________ Data de Nascimento: ___/___/___ Estado Civil:_______________ Sexo: _________ CPF:__________RG:________________EXP:______ Naturalidade: ____________ Nacionalidade:_____________________ End.Res:__________________________ CEP:_________________Bairro:________________________Fone: ____________ Celular: ___________________________ E-mail: ___________________________ Nome do pai: ________________________________________________________ Nome da me:________________________________________________________ DADOS PRPFISSIONAIS Empresa em que Trabalha: _____________________________________________ Cargo que Exerce: ___________________________________________________ Tempo de Servio: ____________________________________________________ Fone p/ Contato: ________________________________ Fax: _________________ FORMAO UNIVERSITRIA 1. Graduao Obtida: _________________________________________________ Instituio: ___________________ Data de Concluso: ____________________ 2. Graduao Obtida: _________________________________________________ Instituio: _______________________Data de Concluso__________________ 3. Graduao Obtida: _________________________________________________ Instituio: ___________________ Data de Concluso: ____________________

1. Ps - Graduao Obtida: ____________________________________________ Instituio: ___________________ Data de Concluso: ____________________ 2. Ps - Graduao Obtida: ____________________________________________ Instituio: ___________________ Data de Concluso: ____________________ 3. Ps - Graduao Obtida: ____________________________________________ Instituio: ___________________ Data de Concluso: ____________________

REQUERIMENTO DE CONDIO ESPECIAL

) Sim

No (

Justificativa:__________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Assinatura do candidato: ______________________________________________ Responsvel pela inscrio: ____________________________________________

Fortaleza, _______de_______________de ________

Governo do Estado do Cear Universidade Estadual do Cear UECE Pr-Reitoria de Ps-Graduao e Pesquisa - ProPGPq Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA Mestrado Profissional em Planejamento e Polticas Pblicas

ANEXO II Formulrio de Pontuao do Currculo Lattes Itens de Avaliao 1. Formao Acadmica


Especializao Bolsista de Iniciao Cientfica Bolsista PET Bolsista de Extenso Bolsista de Aperfeioamento/Apoio Tcnico de Pesquisa Monitoria Acadmica Participao em grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Orientao de Trabalhos de Concluso de Curso de Graduao e/ou Iniciao Cientfica Participao em Bancas Examinadoras de Trabalhos de Concluso de curso de Graduao Participao em Banca Examinadora de Trabalhos de Concluso de Ps-Graduao Lato Sensu
0,5 por curso at o limite de 2,0 0,5 ponto 0,5 ponto 0,5 ponto 0,5 ponto 0,5 ponto 0,5 por curso at o limite de 2,0 0,5 por orientao, at o limite de 3 orientaes 0,1 por participao, at o limite de 3 participaes 0,2 por participao, at o limite de 3 participaes 0,5 por ano, at o limite de 1,0 ponto 1,0 por ano ou frao > 6 meses, at o imite de 2,0 0,5 por ano, at o limite de 2,0 pontos 1,0 por projeto 0,5 por projeto 1,0 por evento 0,5 por ano, at o limite de 1,5 ponto 2,0 por artigo 3,0 por livro (at 2 livros) 1,5 por captulo (at 2 captulos) 0,5 por trabalho, at o limite de 2,0 pontos 0,2 por trabalho at o limite de 2,0 pontos 0,5 pontos por monografia 0,5 pontos por monografia 0,5 por curso at o limite de 1,0 ponto 0,1 por curso at o limite de 1,0 ponto Pontuao Pontuao mxima

2. Experincia de Ensino (ltimos 3 anos)


Docncia de ensino mdio e tcnico Docncia de ensino superior

3. Experincia de Servio (ltimos 5 anos)


Atividades de trabalho nas reas de Cincias Humanas e Polticas Pblicas no geral Coordenao de Projetos Tcnicos Participao em Projetos tcnicos Coordenao de Eventos Tcnicos Cientficos Atividade de gesto

4. Produo Cientfica (ltimos 3 anos)


Artigo publicado ou aceito em peridico cientfico Livro publicado com ISBN e corpo editorial Captulo de livro publicado com ISBN e corpo editorial Trabalho completo apresentado e publicado em Anais de evento como ISSN Resumo expandido publicado em Anais de evento com ISSN Monografias defendidas ( graduao) Monografias defendidas ( especializao)

5. Educao Permanente (ltimos 3 anos)


Cursos ou similares ministrados com um mnimo de 20h Participao em Cursos ou similares > 40 horas

Assinatura do candidato: ______________________________________________ Fortaleza, _______de_______________de ________

Governo do Estado do Cear Universidade Estadual do Cear UECE Pr-Reitoria de Ps-Graduao e Pesquisa - ProPGPq Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA

Mestrado Profissional em Planejamento e Polticas Pblicas

ANEXO III Requerimento de Reconsiderao ou Recurso em Processo Seletivo


QUANTO SOLICITAO
A Ser Preenchido pelo(a) candidato(a)

1. IDENTIFICAO DO CANDIDATO Nmero da Inscrio: Nome do Candidato(a): CEP UF: TELEFONE:

RG:

E-mail:

2. SOLICITAO COMISSO DE SELEO

Solicito a reviso do resultado: (Assinalar apenas um item. Formulrios com mais de um item no sero considerados.)

( ( ( (

) ) ) )

1. Da homologao da inscrio. 2. Da avaliao do Anteprojeto. 3. Da avaliao da Prova Escrita. 4. Da avaliao do Currculo Lattes

( ( ( (

) ) ) )

5. Da Entrevista. 6. Do Resultado Final. 7. Outro

3. JUSTIFICATIVA DA SOLICITAO

4. DATA DE ENTRADA DA SOLICITAO Local e data: Assinatura do(a) candidato(a): ______de _________________de 2012.

5. ANLISE E DELIBERAO

( )INDEFERIDO JUSTIFICATIVA OU CONSIDERAES (Pode ser anexado documento de parecer elaborado pela banca. Nesse caso, descrever documento):

) DEFERIDO

6. ASSINATURA DO PARECER Requerimento submetido Comisso de Seleo / Banca Examinadora. Data: ___ / ___ / ___ Assinatura: _________________________________________________ Presidncia da Comisso / Banca Examinadora 7. CINCIA DO REQUERENTE QUANTO AO RESULTADO DA SOLICITAO

Notificao realizada em : ____ / ____ / ____ ( ) pessoalmente ( ( ) por e-mail ( ) na secretaria do Mestrado

) no site www.politicasuece.com

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Recebi do (a) Sr. (a) ______________________________________________ CPF ____________________ A solicitao de reviso (descrever o assinalado no item 2) ________________________________________________

N Inscrio: ____________ Data: ___ / ___ / ___ Assinatura e carimbo: __________________

Governo do Estado do Cear Universidade Estadual do Cear UECE Pr-Reitoria de Ps-Graduao e Pesquisa - ProPGPq Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA Mestrado Profissional em Planejamento e Polticas Pblicas _____________________________________________________________________ ANEXO IV CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM PLANEJAMENTO E POLTICAS PBLICAS DATA 07 a 18 de Janeiro de 2013 23 de Janeiro de 2013 24 e 25 de Janeiro de 2013 29 de Janeiro de 2013 18 de Fevereiro de 2013 11 de Maro de 2013 12 e 13 de maro de 2013 15 de maro de 2013 18 e 19 de maro 2013 DESCRIO DA ETAPA Inscries Afixao do Resultado das Inscries HORRIO E LOCAL 14h s 17h Secretaria do Mestrado 17h www.politicasuece.com e Secretaria do Mestrado 14h s 17h Secretaria do Mestrado 17h www.politicasuece.com e Secretaria do Mestrado 14h s 18h Sala de aula do Mestrado 17h www.politicasuece.com e Secretaria do Mestrado 14h s 17h Secretaria do Mestrado 17h www.politicasuece.com e Secretaria do Mestrado 14h s 18h Sala de aula do Mestrado 17h www.politicasuece.com e Secretaria do Mestrado 14h s 17h Secretaria do Mestrado 17h www.politicasuece.com e Secretaria do Mestrado 17h www.politicasuece.com e Secretaria do Mestrado 14h s 17h Secretaria do Mestrado

Prazo para Recurso das Inscries Resultado da anlise dos Recursos das inscries 1 Fase - Prova Dissertativa Resultado da 1 Fase - Prova Dissertativa Prazo para recurso da 1 Fase - Prova Dissertativa Resultado da anlise dos Recursos da 1 Fase - Prova Dissertativa 2. Fase: Entrevista, Avaliao do Anteprojeyo de dissertao e Anlise do Curriculum Lattes Afixao do Resultado da 2Fase: Entrevista, Avaliao do Anteprojeyo de dissertao e Anlise do Curriculum Lattes Prazo para Recurso da 2Fase: Entrevista, Avaliao do Anteprojeyo de dissertao e Anlise do Curriculum Lattes Resultado da anlise dos Recursos da 2 Fase: Entrevista, Avaliao do Anteprojeyo de dissertao e Anlise do Curriculum Lattes Resultado Final Matrcula

22 de maro de 2013

25 e 26 de maro de 2013

28 de maro de 2013

28 de maro de 2013 01 a 05 de abril de 2013

S-ar putea să vă placă și