Sunteți pe pagina 1din 6

EXAME

DE BIOQUMICA I
Licenciatura em Bioqumica 1 Parte Responda s questes seguintes na prpria folha. Cada questo certa vale 0.5 valores, cada questo errada conta (- 0.1) valores.
1. O aminocido que contem um grupo -S-CH3 : a. leucina. b. cisteina. c. metionina. d. histidina. e. serina. 2. A curva de titulao de um tripptido apresentada a seguir indica que ele no contem

a. glicina b. aspartato c. tirosina d. histidina e. lisina 3. As estruturas secundrias das protenas tais como alfa-hlices e folhas beta so estabilizadas principalmente por: a. momento dipolar. b. formao de ligao dissulfureto.

Resoluo de Henrique Fernandes | Distribudo por www.fciencias.com | 2013

c. foras de Van der Waals. d. formao de ligaes de hidrognio. e. interaces hidrofbicas 4. Na interface entre subunidades de uma protena dimrica todas as interaces entre cadeias laterais de aminocidos podem contribuir para a estabilidade do dmero EXCEPTO:: a. glutamina---asparagina (Pontes de Hidrognio) b. valina---isoleucina (Interaes Hidrofbicas) c. leucina---aspartato d. glutamato---lisina (Interaes Inicas) e. fenilalanina---triptofano (Interaes Hidrofbicas) 5. O enrolamento (fold) de globiona existente na mioglobina e hemoglobina um tipo de a. elemento de estrutura secundria. b. elemento de estrutura terciria ou domnio. c. estrutura supersecundria. d. motivo. e. estrutura quaternria. 6. Qual das seguintes modificaes pstraduo representa a formao de uma ligao covalente entre cadeias laterais de dois resduos de aminocido? a. Formao de uma ligao dissulfureto. b. hidroxilao c. Glicosilao d. Fosforilao e. ligao de lpidos. 7. Que ligao na cadeia polipeptdica tem um character duplo parcial? a. C alfa -- CO b. CO -- N c. N -- C alfa

Resoluo de Henrique Fernandes | Distribudo por www.fciencias.com | 2013

d. C alfa -- H As alneas parecem-me um pouco confusas, mas a ligao entre o C e o N, ou seja a ligao peptdica. 8. Comparando as curves de dissociao da hemoglobina e mioglobina,qual das seguintes afirmaes correcta: a. No pulmo, a hemoglobina liga muito menos oxignio do que a mioglobina. b. A mioglobina e a hemoglobina ligam a mesma quantidade de oxignio em resposta a uma pequena diminuio da presso parcial de oxignio. c.A mioglobina liberta mais oxignio em resposta a uma pequena diminuio da presso parcial de oxignio.. d. A hemoglobina liberta mais oxignio em resposta a uma pequena diminuio da presso parcial de oxignio.. e. A hemoglobina tem maior afinidade para o oxignio do que a mioglobina. 9. Qual das seguintes aumenta a ligao do oxignio? a. Um decrscimo de pH b. Um aumento no nvel de BPG. c. Um aumento do nvel de CO2. d. Ligao a um ou mais locais do heme. e. Uma diminuio da presso parcial de oxignio 11. Qual dos seguintes resduos de aminocido numa protena um stio potencial para fosforilao? a. Cisteina b. Arginina c. Metionina d. Tirosina (Tm um grupo OH ligado a um carbono, local onde pode ocorrer a fosforilao) e. Aspargina 12. O nmero total de receptors de hormona numa preparao de tecido pode ser determinado a partir de um grfico de: a. v versus [S]. b. 1/v vs 1/[S]. c. log Kd vs [hormona ligada]/[hormona total].

Resoluo de Henrique Fernandes | Distribudo por www.fciencias.com | 2013

d. 1/[hormona]livre vs 1/Km. e. [hormona ligada]/[hormona livre ] vs [hormona ligada]. 13. Se tiver uma mistura de dois pptidos, Arg-Lys e His-His. Que coluna e pH seria a melhor combinao para os separar? a. coluna carregada negativamente, pH 2 b. coluna carregada positivamente, pH 2 c. coluna carregada negativamente, pH 8 d. coluna carregada positivamente, pH 8 e. coluna carregada negativamente, pH 14 14. Quando se adicionam cidos gordos agua, ele agregam formando micelas. Qual a fora determinante para a formao de micelas? a. Ligaes de hidrognio entre carboxilos adjacentes. b. Reduo da superfcie de hidrocarboneto exposta gua. c. Foras de disperso de London entre cadeias hidrocarbonadas. d. interaces io-dipolo entre grupos carboxlicos e gua 15. A curva de titulao a seguir consistente com: a) b) c) d) e) Alanina Arginina Histidina cido asprtico Serina

16. O DNA difere do RNA nas caractersticas seguintes: a) O DNA resistente hidrolise catalizada por base e o RNA hidrolizado por OH-; b) Os nucleotidos do DNA esto ligados por ligaes 3 5 fosfodiester e no RNA por ligaes 2 5; c) O DNA tem desoxiribose e o RNA tem ribose; d) O DNA contem A, C, G, e T e o RNA contem A, C, G e U; e) Todas excepto a segunda so afirmaes vlidas. 17. Os glicerofosfolpidos so compostos por duas cadeias de cidos gordos ligadas a uma molcula de glicerol e uma das seguintes molculas:

Resoluo de Henrique Fernandes | Distribudo por www.fciencias.com | 2013

a) b) c) d) e)

Etanolamina. Colina. Serina. Treonina. Todos excepto a quarta opo so corretas.

18. O elemento estrutural comum a todos os esfingolpidos : a) glicerol; b) ceramida; c) fosforilcolina; d) o cido gordo 22:1(19); e) N- acetilneuraminato. 19. No glicognio, as ligaes entre as unidades de glucose so: a) apenas ligaes 1-4; b) ligaes 1-4 e 1-6; c) 1-4; d) 1-4 e 1-6; e) 1-3. 20. As endonucleases de restrio: a) so usadas como primers de PCR; b) degradam o DNA base a base; c) sintetizam DNA a altas temperaturas; d) clivam a cadeiadupla de DNA em sequncias especficas; e) modificam os nuclesidos dando origem a nuclesidos de N6-metildesoxiadenosina e 5- metildesoxicitidina.

2 PARTE As questes seguintes valem 2.5 valores cada uma correspondendo a um total de 10 valores. 1. Escreva e identifique as estruturas de um aminocido neutro, um aminocido acdico e um aminocido bsico. Escreva as formas de ionizao desses aminocidos a pH 2 e a pH 11. 2. Devido sua tendncia para evitar a gua, os aminocidos no polares tm um papel importante na formao e manuteno da estrutura tridimensional das protenas. Explique como que estas molculas desempenham esta funo. Os aminocidos no polares tendem a no interagir com a gua (solvente); Isto cria locais onde a protena no estvel (termodinamicamente) em contacto com a gua, pelo que tende para ambientes no polares. Como no tendem a interagir com o meio (solvente=gua) no so susceptveis a diferentes alteraes que possam acontecer no meio, isto uma forma da protena se manter estruturalmente estvel em condies mais adversas do meio, como a alterao do solvente. A estrutura tridimensional da protena deriva precisamente das diferentes formas como os aminocidos interagem com o solvente do meio, e tendem a adquirir a forma energeticamente mais estvel. 3. Nas clulas os cidos gordos so armazenados sob a forma de triglicridos como reservas energticas.

Resoluo de Henrique Fernandes | Distribudo por www.fciencias.com | 2013

a) Qual a molcula com a qual os cidos gordos esto esterificados? Represente a estrutura de um triglicrido. Glicerol b) Qual a vantagem desta forma de armazenamento de cidos gordos? Os cidos gordos so a forma mais eficiente de armazenar energia, dado que o armazenamento de glucose (carboidratos) envolveria o armazenamento desnecessrio de gua, isto porque os carboidratos esto frquentemente hidratados. Para alm disso, os carbonos dos cidos gordos, esto na maioria dos casos, totalmente reduzidos, sendo que a sua oxidao liberta uma quantidade de energia mxima. Assim o seu armazenamento promove maior quantidade de energia armazenada por unidade de massa. Para alm disso, o facto destes serem aramazenados na forma de triglicerdeos, permite o melhor empacotamento dos cidos gordos, para alm de conferir uma cabea polar capaz de interagir com o solvente, o que no acontecia, to favoravelmente, devido enorme apolaridade das cadeias. 4. As proteases de serina so caracterizadas por envolverem no seu mecanismo cataltico 3 resduos de aminocidos constantes. Diga quais so esses resduos e justifique a importncia desta triade cataltica no mecanismo enzimtico da quimiotripsina.
Os resduos de aminocidos importantes no mecanismo cataltico das proteases de serina so a Histidina, o Aspartato e a Serina. O aspartato importante na orientao da Histidina, dado que o grupo carregado negativamente do aspartato atra a histidina, colocando-a na posio ideal para desempenhar o papel fundamental de catlise enzimtica cido-base geral. A serina desenvolve uma ligao covalente com o pptido que ser clivado. Neste processo forma-se um oxoanio que estabilizado tanto por uma serina da outra cadeia da enzima, por o resduo de histidina que esteve envolvido na catlise cido-base e ainda um resduo de glicina. A histidina funciona primeiro como uma base e depois como cido, aquando da libertao do pptido.

Resoluo de Henrique Fernandes | Distribudo por www.fciencias.com | 2013

S-ar putea să vă placă și