Sunteți pe pagina 1din 4

Porque Reverncia1 Amor

Discurso na Reunio Sacramental da Ala Pernambus Estaca Salvador Norte em 19 de dezembro de 2010. Por Edson Artmio dos Santos

Introduo Queridos irmos, a presidncia da Estaca pediu que neste domingo, em cada unidade de nossa Estaca, os membros do Sumo-Conselho tivessem como tema de seus discursos reverncia. No ms de novembro, o mesmo tema foi dado e nesse plpito, o irmo Edelmiro Conceio da Purificao, tambm nos ensinou sobre reverncia. Peo que os irmos tenham pacincia comigo hoje, pois repetirei muitos conceitos que o irmo Edelmiro compartilhou conosco no ms passado. Mas como o Pres. Gordon B. Hinckley nos ensinou: Lembro-lhes de que a repetio uma lei do aprendizado.
(A Paz de Teus Filhos Ser Abundante. A Liahona, Janeiro de 2001, p. 61)

A palavra reverncia denota uma contnua atitude de respeito. Saliento irmos, CONTINUA atitude de respeito. Essa viso ainda mais enriquecida pela letra de um hino contido em Msicas para Crianas: Reverncia mais que sentar bem quietinho. pensar com profundo fervor Nas bnos que vm do meu bom Pai Celeste, Porque reverncia amor.
(Reverncia Amor, Msicas para Crianas, p. 12.)

A reverncia poder fazer parte contnua de nossa vida quando entendermos que ela um comportamento que representa um respeito amoroso a Deus. E ela poder s poder ser ensinada baseada em aes amorosas. Como ensinado por Elder Robert C. Oaks2: As palavras bsicas mais frequentemente encontradas nas escrituras que se associam reverncia so respeito, amor e honra. Usando esses padres,
1

Etimologia: Reverncia, que vem do Latim reverentia, do verbo vereri, sentir medo de, respeitar, com o prefixo intensificativo re-. s.f. Respeito profundo, acatamento, considerao. Venerao ou respeito s coisas sagradas. Cumprimento respeitoso; saudao respeitosa, acompanhada de inclinao do tronco para a frente ou de flexo dos joelhos; vnia, mesura: fazer uma reverncia. Vossa Reverncia, tratamento que se dava aos religiosos das ordens mendicantes.
2

Sobre isso o mesmo Elder Robert C. Oaks fala: Muito do que se diz na Igreja sobre reverncia geralmente enfoca o silncio nos lugares de adorao, com nfase especial em relao s crianas. Sem dvida, o silncio faz parte da reverncia; mas o pleno e rico significado do conceito da reverncia inclui muito mais do que a ausncia de barulho e agitao. Ficar quieto no obrigatoriamente a mesma coisa que ser reverente. (lder Robert C. Oaks. Adorar Por Meio da Reverncia. A Liahona, Dez 2009, p.28)

podemos ver que a reverncia demonstra a atividade do corao, e no apenas a inatividade da boca. (lder Robert C. Oaks. Adorar Por Meio da Reverncia. A
Liahona, Dez 2009, p.27)

A Reverncia nos Prepara Para a Convivncia com a Divindade Uma dos resultados da queda de Ado e Eva foi a impossibilidade da continuidade da convivncia pessoal da divindade com o ser humano3. A expiao de Jesus Cristo trouxe novamente ao ser humano a possibilidade deste tipo de convivncia pessoal, Ele trouxe aos filhos de Ado a verdadeira religio, ou seja, re-ligar o homem com Deus. Porm para isso precisamos aprender um comportamento adequado para estar na presena de Deus. O comportamento adequado modelado por uma atitude de respeito a divindade, seus locais de culto, seus representantes e a todas as suas criaes. Motivos para sermos reverentes A palavra motivao, de uma forma bem simples significa dar motivos para agir, gostaria de dar aos irmos motivos pelos quais devemos desenvolver um comportamento reverente. Usarei as palavras dos profetas e apstolos chamados nestes ltimos dias. Eis algumas: A importncia da reverncia pelo sagrado simplesmente esta: Se no tivermos apreo pelas coisas sagradas, iremos perd-las. Sem um sentimento de reverncia, teremos uma atitude cada vez mais displicente e uma conduta cada vez mais relaxada. Iremos afastar-nos da proteo que os convnios feitos com Deus podem nos proporcionar. O sentimento de que teremos de prestar contas a Deus diminuir e ser esquecido. Depois disso, a pessoa passa a importar-se exclusivamente com o seu prprio conforto e a satisfao de seus apetites descontrolados. Por fim, ela passar a desprezar as coisas sagradas, at mesmo Deus, e ento desprezar a si mesma.
(lder D. Todd Christofferson. Um Sentimento de Reverncia Pelo Sagrado. Sero do SEI para Jovens Adultos, 7 de novembro de 2004, Universidade Brigham Young)

Podemos perceber nestas palavras do Elder Christofferson, que a irreverncia inicia um processo de decadncia espiritual, com srias consequncias. Presidente Packer resume este mesmo processo com as seguintes palavras: A irreverncia serve aos propsitos do adversrio, por atrapalhar os delicados canais da revelao tanto na mente quanto no esprito. (Pres. Boyd K. Packer, A
Reverncia Convida Revelao, A Liahona,janeiro de 1992, p. 23.)
3

Moiss 5:4 - E Ado e Eva, sua mulher, invocaram o nome do Senhor e eles ouviram a voz do Senhor que vinha do caminho, em direo ao Jardim do aden, falando-lhes; e eles no o viram, porque estavam excludos de sua bpresena.

Na mesma proporo que a reverncia nos aproxima de Deus e ajuda o desenvolvimento espiritual de cada um de seus filhos, a irreverncia fortalece um dos pontos fundamentais do plano malfico de Satans, ou seja, impede a comunicao de nossa alma com o Esprito Santo. Satans sabe que um comportamento irreverente ajuda a tornarmo-nos insensveis. Nas escrituras uma doena muito sria foi usada para simbolizar a misria do pecado, esta doena foi a lepra4. A lepra uma infeco bacteriolgica, que ataca o sistema nervoso, comeando pelas extremidades. Caso no aja um tratamento esta doena traz uma sria consequncia, gradativamente as extremidades do corpo da pessoa se deterioram, ela perde dedos, ps, mos, nariz, orelhas, levando lentamente a morte. Mas o que muitos no sabemos que esta doena to terrvel no causa as deformidades e deteriorao do corpo por estar devorando a carne, mas estas feridas surgem por que o leproso perde a sensibilidade, ele no sente dor, e o simples ato de calar um sapato e caminhar pode ferir seus ps e como est insensvel ao desconforto e dor estes pquenos ferimentos sero tomados por infeces iro piorar at a perda do membro. Irmos precisamos ser um povo sensvel caso contrrio os sentimentos mais sagrados no sero reconhecidos por nossa alma e gradativamente perderemos a alegria de estarmos em qualquer reunio ou classe da Igreja e lentamente caminharemos para a morte espiritual. A reverncia uma parte importante da adorao. Uma das maneiras de combatermos a lepra espiritual e aprendermos a adorar a Deus, Elder Oaks nos ensina: A adorao frequentemente inclui aes, mas a verdadeira adorao sempre envolve uma determinada atitude mental. A atitude de adorao evoca os mais profundos sentimentos de lealdade, adorao e respeito. A adorao combina o amor e a reverncia num estado de devoo que conduz nosso esprito para mais perto de Deus. (Elder Dallin H. Oaks, Pure in Heart, 1988, p. 125.) Como podemos ver, a reverncia muito mais o que acontece dentro de nossa mente durante uma reunio do que externamente, isso nos d muito sobre o que pensar, no concordam?

Doena contagiosa freqentemente mencionada tanto no Velho como no Novo Testamento. Muitos personagens bblicos notveis em alguma ocasio foram afligidos com este mal, inclusive Moiss (x. 4:67), Miri, sua irm, (Nm. 12:10) Naam (II Re. 5), e o rei Uzias (II Crn. 26:1921). Jesus curou diversos leprosos, Mt. 8:24 (Mc. 1:4045; Lc. 5:1215; 3 N. 17:79). Jesus curou dez leprosos, Lc. 17:1119. (Guia de Estudo das Escrituras, p. 121-122.)

Mas como sabemos, seremos julgados tambm por nossas obras, vejamos o que Elder Robert C. Oaks nos diz sobre isso: O respeito que demonstramos por Seus templos e capelas reflexo da reverncia que sentimos por Ele em nosso corao. O respeito, o amor e a honra que sentimos pelo Senhor refletem-se diretamente em nossa reverncia e so demonstrados por nossa atitude e compostura. (lder Robert C. Oaks. Adorar
Por Meio da Reverncia. A Liahona, Dez 2009, p.28)

Bem irmos talvez pensemos que de uma hora para outra mudaremos nosso comportamento, isso com certeza levar algum tempo, pois cada um de ns precisa de alguma forma melhorar a sua reverncia, porm importa hoje comearmos e podemos ser incentivados pelas palavras de lder Packer: Embora talvez no vejamos uma transformao imediata e miraculosa, to certo quanto o Senhor vive, haver uma transformao silenciosa. O poder espiritual na vida de cada membro e na Igreja aumentar. O Senhor derramar Seu Esprito sobre ns mais abundantemente. Ficaremos menos inquietos, menos confusos. Encontraremos respostas reveladas para problemas familiares e pessoais. (Boyd K. Packer, A Reverncia Convida Revelao, A Liahona, janeiro de
1992, p. 23.)

Irmos e irms confiemos nestas promessas e comecemos hoje esta mudana silenciosa, baseada em profundo amor a Deus e com certeza o poder de Deus nos acompanhar. No nome santo de Jesus Cristo, AMM.

S-ar putea să vă placă și