Sunteți pe pagina 1din 6

:: Teste de bicicleta ergomtrica

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012 : 03:31:07 PM. Seu IP: 186.223.251.40.

Ser realizado em 8 minutos, sendo que nos 4 primeiros minutos o avaliado pedalar na carga 1, correspondente a 50 watts para homens e 25 watts para mulheres, e nos 4 minutos seguintes pedalar na carga 2, que calculada na proporo de 3 watts por kg de peso corporal para homens e 2 watts por kg de peso corporal para mulheres. O ritmo em que o avaliado pedalar ser de 50 rpm para bicicleta mecnica ou 60 rpm para bicicleta eletromagntica. Caso seja utilizada uma bicicleta mecnica, importante observar que elas normalmente marcam a carga em kp, que dever ser convertido em watts na seguinte proporo: 1kp = 50 watts. Antes de iniciar o teste dever ser medida a frequncia cardaca e a presso arterial de repouso do avaliado, e ser calculada a carga 2. Durante o teste dever ser medida a frequncia cardaca e a presso arterial do avaliado a cada minuto. Para a medida da frequncia cardaca sero utilizados os 15 ltimos segundos de cada minuto e o resultado ser multiplicado por 4 para que se obtenha o nmero de batimentos por minuto (bpm). Desta forma, se pudermos contar com um frequencmetro, nosso trabalho ser muito facilitado, j que basta apenas fazer a leitura da frequncia cardaca no final de cada minuto. Iniciada a carga 2 espera-se que o avaliado atinja 120 bpm no segundo minuto desta carga, caso isso no acontea a carga dever ser aumentada em mais 25 watts e o teste dever prosseguir por mais 4 minutos. Entre o 3. e o 4. da carga 2, espera-se que a frequncia cardaca se estabilize (steadystate) entre 140 e 170 bpm, o que ser identificado por uma diferena igual ou inferior a 4 bpm do 3. para o 4. desta carga, caso isso no acontea, o avaliado dever pedalar por mais 1 ou 2 minutos na mesma carga e a estabilizao dever ocorrer. Durante o teste importante verificar se o avaliado no apresenta sintomas ou sinais que determinem a interrupo do teste: a) angina b) dispnia e fadiga excessiva c) palidez cutneo-mucosa d) cianose e) aumento exagerado da Presso Arterial f) queda da Presso Arterial Sistlica com aumento do esforo g) no aumento da Presso Arterial Sistlica com aumento do esforo Terminado o teste o avaliador calcular o VO mx. utilizando o Nomograma de strand da seguinte forma: 1. Identifica-se a frequncia cardaca atingida pelo avaliado no ltimo minuto do teste na linha do nomograma correspondente a freqncia cardaca de acordo com o sexo, linha a.

2. Identifica-se a carga de trabalho correspondente ao ltimo minuto do teste na linha do nomograma correspondente a carga de acordo com o sexo e projeta-se este valor na linha d. 3. Traa-se uma reta entre esses dois pontos, da linha a e da linha d, e na interseco desta reta com a linha b identifica-se o VO mx. absoluto, em litros por minuto. 4. Utiliza-se o fator de correo por idade da tabela 06 Uma vez encontrado o VO mx. absoluto corrigido pela idade calcula-se o VO mx. relativo, em mililitros de Oxignio por quilograma de peso corporal por minuto, multiplicando o valor do VO mx. corrigido pela idade por 1000 e dividindo o resultado pelo peso corporal do avaliado.

Para facilitar o entendimento vamos demonstrar os clculos atravs de um exemplo hipottico: Avaliado: Sexo: Masculino Idade: 35 anos Peso corporal: 70 kg FC final: 166 bpm Carga final: 200 watts Resultados: VO mx. encontrado no nomograma= 3,6 l/min. VO mx. corrigido pela idade= 3,6 x 0,87 VO mx. corrigido pela idade= 3,132 l/min. VO mx. relativo= (3,132 x 1000)/70 VO mx. relativo= 44,74 ml/kg/min. Fator de Correo por Idade Idade 15 25 35 40 45 50 55 60 Fator de correo 1,10 1,00 0,87 0,83 0,78 0,75 0,71 0,68

65

0,65

Nomograma de strand

Flexibilidade

A flexibilidade desempenha um papel importante em numerosas modalidades desportivas, alm de exerc-lo tambm na vida diria, pois est diretamente relacionada realizao de tarefas simples do dia-a-dia manuteno da autonomia. Um nico teste no capaz de avaliar generalizadamente a flexibilidade corporal total; desta forma, existem vrios testes para medir ou fornecer indicativos dos nveis de flexibilidade em uma articulao ou em um grupo de articulaes, como o eletrogonimetro, o flexmetro, o flexiteste, o teste de "sentar e alcanar", entre outros. Nos programas de exerccios fsicos para promoo da sade os testes mais utilizados para avaliao desta varivel da aptido fsica so o teste de sentar e alcanar e a fleximetria. O teste de "sentar e alcanar" proposto por Wells e modificado por Camaione; fornece um indicativo da flexibilidade da articulao coxo-femoral, mas no pode ser considerado como um teste que mede a flexibilidade, j que a medida da amplitude articular se d em graus e, neste teste, obtemos apenas o valor em centmetros do deslocamento do tronco. Mesmo assim, este ainda um dos teste mais utilizados nas baterias de avaliao da aptido fsica. Para a realizao do teste necessitaremos de uma caixa de madeira medindo 30,5 cm x 30,5 cm x 30,5 cm, sendo que na parte superior, onde se localiza a escala, haver um prolongamento de 26,0 cm e o 23 cm da escala coincidir com o ponto onde o avaliado toca a planta dos ps; o avaliado sentar com os joelhos estendidos, tocando os ps descalos na caixa sob a escala, em seguida posicionar as mos uma sobre a outra na escala, com os cotovelos estendidos, e executar uma flexo do tronco frente, registrando-se o ponto mximo, em centmetros, atingido pelas mos.

Interpretao dos Resultados Quando o objetivo obter uma medida da flexibilidade, ou seja, da amplitude articular, o ideal utilizar o flexmetro, pois este instrumento pode ser utilizado em vrias articulaes, permitindo a identificao do estado de flexibilidade geral do avaliado. Para facilitar o entendimento de sua utilizao, bem

como proporcionar a interpretao dos resultados obtidos tanto para populao em geral, como para atletas de diferentes modalidades esportivas, colocamos na caixa informaes ao lado o Manual do Flexmetro Sanny, desenvolvido pela Profa. Ms. Gisele de Assis Monteiro.

S-ar putea să vă placă și