Sunteți pe pagina 1din 22

HISTRIA GERAL DAS RELIGIES Karina Bezerra

A RELIGIO NA PR-HISTRIA

preciso, antes de tratarmos sobre o tema, saber sobre o perodo descrito. Prhistria designa tudo o que se passou desde o aparecimento do primeiro ser com postura ereta, at o tempo em que surgi a escrita. O termo foi cunhado com o pr-conceito de que, se no houvesse escrita, no haveria histria para contar. No entanto, h muito tempo j no se pensa mais desse modo. O desenvolvimento da arqueologia, paleontologia, antropologia, e vrias outras logias, possibilitaram o estudo e compreenso da vida do homem pr-histrico, mesmo que embrenhada em nevoeiros e barrancos. As dificuldades so muito grandes, mas, devemos lembrar que, mesmo os textos escritos, so passiveis de enganos, pois, a verso de quem escreve, no verdade absoluta. Para melhor compreenso desse longo tempo histrico, dividiu-se ele em perodo Paleoltico e Neoltico. O primeiro se inicia com o surgimento dos homindeos por volta de 4 a 2 milhes de anos at, 10.000 a.c, data em que o gelo das extremidades do globo derreteu, mudando o clima do planeta. O segundo, se conta dessa mudana climtica at a produo da escrita, por volta de 4.000 a.c. Outro ponto a esclarecer que a cronologia adotada, ou seja, a utilizada pelos acadmicos, baseada nos primeiros eventos ocorridos no globo. Por exemplo, quando dizemos que a pr-histria acaba com a utilizao da escrita, automaticamente, declaramos que alguns indgenas brasileiros at pouco tempo viviam na pr-histria. Mas, isso no denota inferioridade em relao a nossos indgenas. importante compreender, que cada grupo humano em seu territrio geogrfico, se desenvolveu do seu modo, de acordo com suas necessidades. Um grupo no superior ao outro por possuir mais tecnologia. A condio climtica, geogrfica, hidrogrfica, entre outros, do territrio habitado, que conduz as atividades humanas. A terra do Brasil oferecia ao ndio, uma rica diversidade natural, dando-o privilgio de uma vida farta, sem maiores complicaes.
1

O indicio mais antigo de prtica relacionada religio do homem e mulher prhistrico, o sepultamento. Que esta intimamente ligada, as fontes mais antigas e numerosas da pr-histria, que so as ossadas. A prtica da inumao revela uma preocupao com a vida aps a morte. Isso mais ressaltado ainda, nos detalhes de preparao e adereos encontrados em inmeras sepulturas. Por exemplo, o ocre vermelho salpicado em cadveres, universalmente encontrado, podendo ser substituto ritual do sangue, smbolo da vida. A posio que o corpo encontrado, tambm coberta de significado. Ele virado para o leste, marcando a inteno de tornar o destino da alma solidrio com o curso do Sol, portanto a esperana de um renascimento. E tambm posto em forma fetal, tendo a terra, no caso a cova, o simbolismo do tero. Oferendas de alimentos e diversos objetos de adorno como colares, so encontrados depositados em tmulos. Encontraram tambm, cuidadosamente dispostas em torno e sobre os cadveres, conchas de moluscos. Essas conchas possuem a forma de vagina, parecendo estar associadas a algum tipo primitivo de adorao da deidade feminina. As formas mais numerosas, evidentes e explicitas de culto religioso feito pelo homem e mulher do Paleoltico at o momento datado por volta de 35.000 ac. Foram elas, as grutas/santurios com suas pinturas e as inmeras estatuetas femininas. Como as pinturas se encontram muito longe da entrada da gruta, sendo muito delas inabitveis, com dificuldades de acesso, os pesquisadores concluram que elas so uma espcie de santurio. As pinturas revelam ainda mais o carter sagrado e ritualstico do lugar. Duas temticas decifradas e discutidas por pesquisadores so a de danas rituais e sees xamnicas. As estatuetas femininas representam o culto da fertilidade praticado por esses humanos. Esculpidas em pedra, osso ou marfim, possuem ndegas, seios e barrigas volumosas, alm de terem a vulva sempre mostra. Representam a Grande Me a Deusa. Andr Leroi-Gourhan constata que a arte desse perodo expressa alguma forma incipiente de religio, na qual figuras e smbolos femininos ocupam posio central. Esse pensamento vai ser corroborado quando das descobertas referentes ao perodo Neoltico. As geleiras recuaram, o clima do planeta esquentou, e sua paisagem mudou. Fauna e flora modificadas aconteceu a maior revoluo da histria do homem. Ocorreu a domesticao das plantas, ou seja, a inveno da agricultura, a domesticao de animais e o sedentarismo. Mas, a criatividade religiosa no neoltico foi despertada menos pelo fenmeno emprico da agricultura, do que pelo mistrio do nascimento, da
2

morte e do renascimento identificado no ritmo da vegetao. As crises que pem a colheita em perigo (inundaes, secas etc.) sero traduzidas, para serem compreendidas, aceitas e dominadas, em dramas mitolgicos. A mulher teve um papel decisivo para a domesticao das plantas, ela que conhecia o mistrio da criao. Frtil e fecunda como a terra, foi responsvel pela abundancia das colheitas. Em todos os stios arqueolgicos do neoltico encontramos a religio centrada no culto Deusa. Por exemplo, em Catal Huyuk,

A principal divindade a deusa, apresentada sob trs aspectos: mulher jovem, me dando luz um filho (ou um touro), e velha (acompanhadas as vezes de uma ave de rapina). A divindade masculina aparece sob a forma de uma rapaz adolescente o filho ou o amante da deusa e de um adulto barbudo, ocasionalmente montado sobre um animal sagrado, o touro. (ELIADE, 2010, p.55).

A longa viagem... Os grupos humanos empreitaram longas viagens em busca de sobreviverem as intempries da jornada da vida, que naquele tempo eram muito mais cheias de mistrios a desbravar. O frio da Era do gelo, somados a escassez de alimento e o perigo constante da morte, tornava a vida recheada de desafios a vencer. assim que aos poucos nossos antepassados vo criando a cultura. Melhor dizendo, eles vo criando aS culturas, pois, em suas grandes caminhadas, cada grupo vai se instalando em um territrio, ou d continuidade ao trajeto, em busca de um abrigo melhor. Quando um grupo se sedentariza em determinada regio, ele comea a criar razes com esse lugar. Cria uma interao to grande, que at sua aparncia fsica comea a se adaptar a terra. Por exemplo, seus olhos e peles se tornam claros, se o sol for fraco, e seu corpo no precisar mais produzir melanina para se proteger. O grupo que aos poucos desenvolveu sua linguagem para se comunicar, comea a ensinar as crianas como eles compreendem a vida. E essa compreenso vai variar, de grupo para grupo, ou seja, de povo para povo. Uma aldeia na frica, no deserto do Saara, no vai entender o mundo do mesmo jeito que os esquims, no gelo da Sibria. So paisagens muito diferentes, portanto, seus mitos, seus deuses, suas leis, suas noes de certo e errado, sero tambm muito diferentes. Ou seja, suas culturas/religies sero muito diferentes. E nenhuma melhor ou pior do que a outra, elas so apenas diferentes.

desse modo, que desejamos, que vocs leitores compreendam as religies. Cada qual produto do seu meio, com suas diversas verdades, que atendem seus diversos fieis. O modo que julgamos melhor apresent-las, foi dividi-las por seus respectivos continentes de origem. Assim, escapamos incorrer em classificaes inadequadas.

FRICA
1. AS RELIGIES DOS AFRICANOS

A frica o continente onde se originou o homo sapiens. Portanto, a histria da humanidade se inicia l. Ao contrrio do que se pensa, na frica antes da chegada dos europeus, no s havia povos organizados em tribos. Houve alm do Egito, diversos reinos e imprios bastante desenvolvidos, em vrios aspectos, tais como, tecnolgicos, econmicos, educacionais, culturais, e religiosos. Foram alguns deles, no Sudo ocidental, os reinos de Mali e Gao; no Sudo central, os estados Hausa e Kanem-Bornu; no golfo de Guin, os reinos Yoruba e Benin; na frica central, o reino do Congo; na costa oriental da frica, vrias cidades-estado; e mais tarde, no Zimbbue, o reino Monomotapa, que haveria de acolher a populao do Grande Zimbbue. Esses reinos tinham suas prprias religies. Assim, quando o comrcio de escravos foi travado entre portugueses no Brasil, e chefes africanos, diversas religies africanas foram introduzidas em terras brasileiras, e ganharam ao decorrer dos sculos, a identidade afro brasileira. Na FRICA OCIDENTAL se encontra a religio africana que predominou no Brasil, a religio dos iorubas. uma religio inicitica, e possui no centro cosmolgico: Onila, Grande Deusa Me do ile, que o mundo elementar no estado catico, antes de organizar-se. O ile ope-se, por um lado, ao orum, que o cu enquanto princpio organizado, e, por outro, ao aiy, o mundo habitado, proveniente da interveno do orum no ile. Enquanto todos conhecem os aspectos assumidos pelos habitantes do orum, os orixs, e o deus otiosus Olorum, que no cultuado, a presena do ile na vida dos iorubas carregada do inquietante mistrio da ambivalncia feminina.

Na morte, as componentes do ser humano retornam para os orixs que as redistribuem atravs dos recm-nascidos. H, porm, componentes imortais, pois os espritos podem voltar para a terra e tomar posse de um danarino Egungum. A FRICA ORIENTAL comporta 100 milhes de habitantes pertencentes aos quatro grandes grupos lingsticos de toda a frica. Mas a maioria das pessoas fala lnguas bantos. As caractersticas comuns das religies dos povos bantos so o carter de deus otiosus do criador, as divindades ativas so os heris e os ancestrais, consultados em seus santurios por mdiuns em estado de transe. Os espritos dos mortos tambm podem possuir os mdiuns e recebem oferendas peridicas. Todos os povos da frica Oriental conhecem a iniciao pubertria e a maioria dos povos bantos pratica a circunciso e a clitoridectomia ou a labiectomia. Na FRICA CENTRAL, vivem cerca de dez milhes de bantos, e os pigmeus da floresta tropical formam trs grupos principais. Um deles so os mbutis, eles acreditam que deus o habitat, a mata. No possuem sacerdote e no praticam adivinhao e tem ritos de passagem para os rapazes e moas. Na FRICA DO SUL, tambm emigraram vrios grupos bantos. Na mitologia karanga, a realeza sagrada realizava o equilbrio dos contrrios: o calor e a umidade, simbolizados pelas princesas de vagina mida e pelas princesas de vagina seca. As primeiras deviam copular com a grande serpente aqutica, s vezes chamada de serpente Arco-ris, que um ser sobrenatural presente entre muitos povos da frica Ocidental e Meridional. As princesas de vagina seca eram as vestais que alimentavam o fogo ritual. Em tempos de seca, sacrificava-se uma princesa de vagina mida para obter-se chuva. Hoje, o continente africano abriga numerosos povos que falam mais de 800 lnguas (das quais 730 esto classificadas). E as fronteiras religiosas no acompanham o contorno das fronteiras lingsticas. Pois, hoje em dia basicamente trs religies dominam a frica moderna. As religies autctones, o cristianismo e o islamismo.

2. A RELIGIO DOS EGIPCIOS

Os egpcios so um povo bastante explorado na mdia. Sua cultura alvo de uma grande comercializao. No entanto, poucos se interessam em saber sobre o que eles pensavam e sentiam sobre a vida, alm dos produtos materiais que criaram. Todos os segmentos sociais praticavam a religio egpcia, no entanto, cada cidade prestava ateno maior aos seus prprios deuses. Geralmente, cada templo das
5

grandes cidades, sedes do poder, criava sua prpria cosmogonia com o deus local no pice da hierarquia. Ento, aqui, tambm encontramos mais de um mito sobre a criao. Um dos mais importantes e antigos conta que, no principio era Nu, o oceano celestial com sua caracterstica de imobilidade e totalmente esttico. Do seu interior surgiu Atum, que criou Shu (ar) Tefnut (umidade), esse casal produz Geb (terra) e Nut (cu). Por sua vez, os ltimos do origem a Osris e sis e a Set e Nftis. Segue este mito o de Osris, na qual o mesmo reinava de modo justo, com sua irm-esposa sobre o Egito. Seu irmo Set enciumado o matou, mas sis logo fez uma mmia do seu marido, e com seus poderes mgicos, devolveu a vida a Osris. Com o qual teve um filho, Hrus. Este se tornou rei do Egito, e os faras o sucederam. Osris tornou-se rei dos mortos, todos que morrem passam pelo seu tribunal. Esse povo era obcecado pela vida eterna e pela perpetuao da alma. As tumbas so mais importantes que as casas mais suntuosas e impensvel economizar em detrimento dos sacerdotes funerrios. perceptvel isso nas to conhecidas pirmides que eram os tmulos dos faras. Quanto mais rico fosse o egpcio mais complexo seria o funeral. Os sacerdotes e sacerdotisas realizavam diariamente cultos nos diversos templos espalhados pelo Egito. Preparavam as oferendas, em boa parte alimentos, como tambm flores e incenso, e entoavam cnticos. Encantamentos so encontrados para diversas finalidades, como amor e sade, mas, tambm utilizavam nos ritos funerrios.

AMRICA

1. AS RELIGIES DOS INDGENAS BRASILEIROS

A Histria dos povos indgenas brasileiros ainda pouco estudada e debatida. No consenso popular, apenas se imagina os ndios deitados em redes, caando e morando em ocas. Poucos conhecem a rica Arte indgena, que em grande parte tem motivos religiosos. Poucos sabem que apenas em um Parque do Piau, existem 737 stios arqueolgicos identificados. Onde so encontradas urnas funerrias e pinturas de rituais de caa. Ainda, inscries rupestres como as da Pedra Lavrada no Ing na
6

Paraba, contem representaes de diversos astros. Indicando a riqueza cultural e religiosa dos indgenas brasileiros. No tempo do descobrimento estima-se que existiam mais de mil povos, reduzidos hoje a cerca de 200 povos diferentes, com 170 lnguas. Desse modo, salientamos que no encontramos uma religio indgena, e sim vrias religies indgenas. Nessas religies indgenas, uma figura destacada e de traos comuns o paj. Ele pode chegar a ser um emblema da tribo. O Paj voa aos cus, desce as profundezas subterrneas, transforma-se em animais, se expressa em lnguas incompreensveis, v almas de mortos, causam e curam doenas e males, entre outros. Delineado esse trao comum das religies indgenas, agora devemos compreender que religio e vida social, nesses povos no tm distino, pois

Para os ndios so os mitos que contm a verdadeira histria do mundo. Os mitos no so fantasia ou fico, e sim a explicao do universo: a origem do cosmos, da humanidade, da sexualidade, dos astros, da caa, da agricultura, das mulheres, da arte e da msica, de tudo que possvel conceber. Cerimnias, festas, rezas, cantos, proibies, regras de comportamento tudo aquilo que faz parte do que costumamos chamar de religio tm como cho um corpo mtico, inerente ao cotidiano, sem ntida distino entre o sagrado e o profano, familiar para todos, embora os pajs detenham um conhecimento mais profundo e a prerrogativa das viagens msticas. (MINDLIN, 2009, p.203).

Em termos de criao, entre diversos mitos indgenas os criadores do universo costumam ser um par de companheiros ou irmos, identificados freqentemente com a lua e o sol. Como tambm tm uma Criadora de Tudo. Ainda, se Tup era, para muitos grupos, a suprema divindade, outros adoravam um estranho taumaturgo de singulares poderes, conhecido de norte a sul, conforme a regio, pelos nomes de Sum, Tum ou Zum e que geralmente, era descrito como um homem de pele clara e longas barbas, que a exemplo dos deuses mexicanos Kukulkan e Quetzalcoatl e, ainda, do deus peruano Viracocha, partiu um dia, prometendo que voltaria para restaurar o primado da razo e da no violncia. O caminho para o mundo dos mortos geralmente descrito como tortuoso e cheio de monstros. E no mundo dos vivos, estes convivem com seres fantasmagricos, que podem ser enganados.

As religies dos indgenas so ricas em Ritos de Passagens. Infelizmente hoje em dia, o trabalho proselitista de missionrios evanglicos e catlicos, tem destrudo suas religies, e em muitas tribos seus ritos esto sendo esquecidos, quando no sincretizados. Por isso precisa-se o quanto antes de mais e mais pesquisas sobre essas to belas e importantes religies, que fazem parte de nossa histria.

2. A RELIGIO DOS MAIAS

A civilizao Maia no foi um estado centralizado, mais um aglomerado de cidades-estados, das quais algumas ganharam mais notoriedade, como por exemplo, Chichn Itz. Um dos principais elementos da religio maia eram o sacrifcio humano e animal. Acreditava-se que o sangue era primordial para o funcionamento do universo. Inclusive os reis realizam o auto-sacrifcio, na qual era retirado sangue de vrias partes de seu corpo. Os maias possuram uma escrita hieroglfica, um calendrio complexo, e grandes pirmides. Tinham uma concepo de tempo cclico e deram bastante importncia aos augrios e s profecias. Os dois deuses maias principais eram um par csmico, do qual todas as outras divindades descenderam. O mais importante deus masculino era Itzamn, representado na arte como um homem velho e descrito como a divindade da escrita e do aprendizado. Sua consorte era Ix Chel, no perodo maia clssico, ela foi associada a lua, representada como uma mulher velha tendo cobras no lugar dos cabelos e adepta da feitiaria. J no final da poca ps-clssica ela foi associada a medicina, e responsvel pela gravidez e pelos partos. Alm desses, existem diversas outras divindades maias.

3. A RELIGIO DOS ASTECAS

Os astecas eram um povo dominado, at que guiados pelo guerreiro csmico Huitzilopochtli procura da Terra Prometida, alojam-se por volta de 1325 d.C, no lago Texcoco no vale do Mxico, onde fundaram a cidade de Tenochtitln, e formaram um grandioso imprio.

Assim como os maias, os astecas tambm tinham uma cosmologia e calendrio bastante elaborados1. E acreditavam que os sacrifcios humanos eram necessrios para que o Sol mantivesse seu curso e a Quinta Idade do Sol perdurasse. De acordo com seus clculos, a quinta era, terminar em 2027. No principio do cosmos havia Ometeotl. De modo mesoamericano ele tinha um aspecto feminino e masculino. Dele nasceram os deuses principais, Huitzilopochtli, Quetzalcoatl e Tezcatlipoca. A Deusa principal Coatlicue, chamada pelos frades cristos de me dos deuses, corao da terra, segundo um dos mitos de origem dos astecas ela me de Huitzilopochtl.

4. A RELIGIO DO INCAS

O imprio inca foi a ltima civilizao pr-colombiana, destruda em seu apogeu pelos conquistadores espanhis, em 1532. A fundao do imprio dos incas, se d por volta de 1200 d.c. No entanto, sua expanso espetacular s se d a partir do oitavo imperador, no inicio do sculo XV. Adaptando fs antigas e inventando algumas novas, os incas criaram uma religio apropriada para o imprio. Estabeleceu-se que a terra era viva e fundida com a espiritualidade, animada pelos ancestrais. A fuso da geografia fsica e sagrada evidente em Machu Pichu. No centro da cidade, o pilar entalhado em pedra conhecido como Intihuatana ou Lugar do Sol pode ter tido fins astronmicos, ou com o culto montanha, pois est localizado em ponto onde os picos sagrados esto alinhados com os pontos cardeais. Possuam um panteo de deuses. A divindade suprema era Viracocha. Inti, o deus Sol, era a principal divindade e o ancestral divino da realeza inca. Sua esposa irm era a deusa lua Mama Kilya. Esse incesto justifica o casamento entre irmos praticado pelo imperador. Sacrifcios de animais e vegetais eram comuns nos ritos religiosos. Entretanto, em ocasies especiais eram feitos o capac hucha, ou seja, sacrifcios de crianas. E algumas acllas, ou Virgens do Sol - que eram as mais belas jovens incas

O calendrio asteca ou Pedra do Sol, exibido atualmente no Museu de Antropologia, na Cidade do Mxico. Ele pesa 24 toneladas.

que serviam no culto de Inti e cuidavam das mmias reais bem como da famlia real atual eram sacrificadas no fogo.

OCEANIA

1. A RELIGIO DOS POVOS OCENICOS

As ilhas do Oceano Pacfico foram tradicionalmente agrupadas em trs reas: Micronsia, Melansia e Polinsia. O mais famoso pesquisador das religies dessa rea foi o ingls etnlogo funcionalista Bronislaw Malinowski. Este concentrou mais seu trabalho na Ilha de Trobiand. Uma das mais famosas ilhas, a ilha de Pscoa, com suas monumentais esttuas de pedra, e sua escrita chamada Rongorongo. Dois conceitos muito conhecidos das religies ocenicas so o de mana e tabu. Mana uma espcie de propriedade conferida pelos deuses a pessoas, lugares e coisas. Na sociedade est associado posio social e a realizaes espetaculares. Tabu est estreitamente vinculado a mana e significa influncia divina, sobretudo em seus efeitos negativos, que tornam certos lugares, certas pessoas e certos objetos inabordveis ou perigosos. A unidade religiosa ocenica apenas aproximativa, mas a idia de que a maioria dos deuses so ancestrais que habitam outro mundo e visitam freqentemente os vivos muito difundida na regio. O deus celeste criador inacessvel, mas suas faanhas so contadas pelos mitos. A multido de deuses tem influncia decisiva sobre os assuntos humanos. Sua vontade pode ser conhecida pela adivinhao, que exige conhecimentos especiais, ou pela possesso de espritos. A morte seguida de cerimnias especiais longussimas.

2. A RELIGIO DOS AUSTRALIANOS

Vivem hoje ainda, na Austrlia, seus habitantes primitivos, os chamados aborgenes (do latim, ab origine: desde o incio). Hoje eles so cerca de 230 mil, a maioria nas cidades, mas muitos tambm em reservas.
10

O aborgine aprende a histria sagrada de seu mundo durante iniciaes e cultos secretos iniciticos. Existem tribos que acreditam em um Grande Pai - chamado tambm de Eterna Juventude. Ele tem ps de ema, e possui mulher e filho de acordo com certas tribos, possui vrias mulheres e vrios filhos. E tanto ele como todos os outros primitivos habitantes do cu ficam indiferentes com relao ao que acontece na terra. No entanto, os poderes e foras que formaram a terra, vieram do cho, foram os grandes espritos dos ancestrais primitivos, sob a forma de homens ou animais. Sol, lua e estrelas tambm foram criados por eles e, de matria pr-formada, tambm os homens, as tribos, os cls, e ainda os animais. At que ficando cansados, retornaram terra. Alguns afundaram nas guas, outros foram levados para o cu. Sobre a morte, est vista como o resultado de malefcios. O ritual fnebre comporta a punio do assassino presuntivo.

SIA

1. AS RELIGIES DOS SIBERIANOS

O uso do termo siberiano genrico, pois congrega povos que vivem na vasta regio da sia Central e da Sibria, entre os montes Urais e o Estreito de Behring. So grupos da etnia amarela sendo os mais conhecidos os mongis e esquims. Como so diversos grupos, que inclusive sofreram influncias de outros povos residentes no sul, tais quais, chineses, hindus e persas, nossa abordagem da religio dos siberianos, ser to generalizante, quanto convm. Encontramos a crena na existncia de um ser supremo, nem sempre cultuado, e de espritos intermedirios, assim como, em deuses celestes, em um senhor das matas, nas foras da natureza, na deusa da terra, ou na deusa do mar. No existem sacerdotes, nem templos, a experincia religiosa mstica. Dessa forma, ganha um destaque entre eles a figura do xam. Aquele que domina a tcnica do xtase, e com carisma atende sua comunidade curando e aconselhando. Possuem mitologia, e alguns ritos mais comuns so: os ritos de caa, sacrifcios de animais, culto do fogo, e ritos agrrios.
11

O principal intuito de vida viver o mais longamente possvel, evitando doenas e incmodos fatais.

2. AS RELIGIES DA ANTIGA MESOPOTMIA

A palavra Mesopotmia de origem grega, significa entre rios. Pois localizada onde hoje o Iraque, portanto cortada pelos importantes rios Tigre e Eufrates. Trs regies compunham a Mesopotmia. Ao norte, a Assria, ao centro a Acdia, e ao sul a Sumria. Fazia parte do cotidiano dos sumrios 3.600 deuses, devidamente registrados por eles. Esse povo desenvolveu os primeiros documentos escritos, foi uma civilizao literria, com um complexo sistema de governo, e hierarquia religiosa, administrativa e social. O mito da criao diz que, a Deusa Nammu mar primordial- gera o primeiro casal An (o cu) e Ki (a terra), dessa unio nasce En-li (deus da atmosfera), que separa seus pais. Seus textos tambm evocam o mito da perfeio e bem-aventurana dos primeiros tempos e o mito do dilvio. A mais popular das divindades era Inanna. Aparecendo em diversos mitos, ela era o planeta Vnus e seus domnios a fertilidade, o amor e a guerra. Outro deus importante alm de An e En-li, Tamuz deus da fertilidade. A adivinhao era bastante recorrente, inclusive antes de campanhas militares. Era feita pelo exame de vscera de animais, observaes astronmicas, ou por interpretaes de sonhos. A doena era relacionada a pecados ou possesso demonaca. Era curada por encantadores, que ao mesmo tempo eram mdicos que tambm prescreviam remdios. O rei era o reflexo de Deus, mas no o prprio. No entanto, na festa de Ano Novo, era realizado o rito do matrimonio sagrado, onde o rei desposava a Deusa Inanna, para garantir a prosperidade do pas no ano seguinte. O foco da religio Sumria era o templo, arquitetura monumental, residncia dos deuses. Em sua consagrao, todos se tornavam iguais perante a divindade e a lei. A adorao publica era realizada fora do templo, no grande ptio. Aps a supremacia dos acadianos sobre as cidades sumrias, houve uma simbiose sumrio-acadiana. Inanna se tornou Isthar, e Marduk deus da cidade da babilnia se torna supremo. Mais tarde, o deus Epnimo da Assria suplanta Marduk.

12

3. A RELIGIO DOS CANANEUS

Escavaes realizadas em 1929, trouxeram de volta luz a antiga cidade de Ugarit, representante da civilizao canania no fim da Idade do Bronze (1365-1175 a.C). O culto cananeu concentrava-se em dois casais divinos: El e Asherat, soberanos do outro mundo e Baal e Anat, soberanos deste mundo. O primeiro casal foi o primordial, El, que significa deus era o chefe do panteo, o poderoso, pai dos deuses e homens. At que foi se tornando um deus otiosus. Pois, um deus mais especializado Baal promoveu-se a categoria suprema. Baal significa Senhor, ele fonte e principio de fertilidade, mas tambm guerreiro, tal como sua irm e esposa Anat , ao mesmo tempo, deusa do amor e da guerra. Um dos mitos de combate pelo trono entre Baal e Yamm, um monstro marinho, lembra evidentemente, a derrota do monstro marinho Tiamat, vencido pelo deus mesopotmico Marduk, segundo a quarta tbua da Gnese babilnica, Enuma Elish, assim como a vitria de Jav sobre o mar em certos Salmos e em J 26, 12-13.

4. A RELIGIO DA ANTIGA CHINA A cultura chinesa original foi marcada pelo xamanismo, em cujo centro se encontrava a venerao dos ancestrais e os ritos. A arte divinatria era feita pelo uso de ossos de tartarugas ou omoplatas de gado. Esses ossos eras expostos ao fogo e aquecidos, at surgirem fraturas e riscos, que ento eram interpretados. A leitura dos orculos, assim como da astrologia era feita pelo rei (wang), soberano poltico e chefe militar, muitas vezes atuava tambm como supremo xam e sacerdote. No entanto, no reivindicava uma natureza divina, era um mediador. Normalmente o ritual era realizado na corte, muitas vezes associado a sacrifcios de animais. Envolvia tambm msica, dana, transe e muito vinho. A mitologia chinesa foi preservada de uma forma fragmentria. Os mitos mais antigos, envolvendo a criao, por exemplo, foram encontrados depois da criao do confucionismo. Shandi () considerado a divindade suprema, ser distante e transcendente. E Nu Kua () a deusa que criou a humanidade, seu companheiro irmo e marido era Fu Xi (). Estes dois seres s vezes so adorados como os

13

primeiros antepassados dos seres humanos. Eles so muitas vezes representados como criaturas metade-serpente, metade-humana.

4.1 TAOSMO

Por volta de 600-500 a.C, Lao-Tzu, escreveu um livrinho chamado Tao T Ching, ou Livro da Lei do Universo e Sua Virtude. Tao significa caminho, mas tambm o Ser supremo ao qual o caminho conduz. O Tao uma fora mstica, impessoal e imanente que d a vida e a harmonia. um caminho de observao da natureza, de seus ritmos e fluxos. O taosmo implica passividade, simplicidade, interveno mnima na natureza, e a busca pela longevidade, atravs de estudo, da ao correta, da dieta e exerccios. Posteriormente esse caminho foi fundido com antigos rituais folclricos e crenas chinesas, chegando a ser em 444 da era crist religio oficial. O taosmo tem seus prprios deuses, templos, sacerdotes e monges. Rituais complexos, como procisses, oferendas, e cerimnias de honra dos vivos e dos mortos.

4.2 CONFUCIONISMO Confcio ou Kung-fu-Tzu (551 a.C. 479 a.C) foi uma espcie de filsofo e educador, que ensinou um cdigo social de comportamento rgido e completo, baseado nos costumes, que buscava manter a harmonia na sociedade. A virtude era dever de todos, e em especial dos governantes. Ele ensinou a regra de prata do no faa aos outros o que voc no quer que faam a voc. Confcio no especulou sobre a metafsica, mas considerou o ritual importante, sendo um meio de codificar valores.

5. RELIGIO DO JAPO/XINTOISMO

O xintosmo a religio autctone do Japo, um sistema de crenas muito antigo, sem fundador, ou livro sagrado. o caminho do kami (deuses). O kami a natureza, o sol, a lua, os animais, as plantas etc. E pode ser tambm, um ser humano iluminado que se tornou imortal. Existe a lenda que diz que a linhagem imperial do Japo originou-se de Amaterasu, a deusa do sol. Existem diversos santurios, onde as

14

pessoas buscam pelas bnos dos kami, e realizam os festivais de Ano-Novo, primavera/plantio e outono/colheita do arroz

6. A RELIGIO DA ANTIGA INDIA

Por volta de 2.500 a.C, uma civilizao se estendeu muito alm do vale do Indo. Era uma civilizao urbana razoavelmente adiantada, ao mesmo tempo mercantil e teocrtica. Foram escavadas duas cidades, provavelmente as capitais do imprio da civilizao harapiana. Sua tecnologia considerada como igual do Egito e Mesopotmia, mas carece de imaginao. O que indica que os Harapa no se concentravam nas coisas desse mundo. Eles faziam culto a uma deusa-me, e a um grande deus, esse parece ser um prottipo de Xiva - uma figura itiflica sentada numa postura iogue e rodeada de animais ferozes. Dedicavam sacrifcios tambm a diferentes espritos de rvores. Nas escavaes tambm encontraram o Grande Bath que lembra as piscinas dos templos hindus de nossos dias. Por volta de 1700 a.C, essa civilizao entrou em decadncia e deram lugar as investidas dos povos indo-europeus.

6.1 HINDUISMO

Os povos indo-europeus fizeram um amalgama da sua cultura com a dos autctones, assim gerando a civilizao vdica. Est assim denominada porque foi nesta poca que os Vedas conjunto de textos religiosos - foram compilados. A religio vdica precursora do hindusmo moderno. O hindusmo to multifacetado, que seria mais cabvel falarmos de hindusmos. A diversidade de prticas reflexo da variedade de tradies tnicas, que enriquecem a religio. Mas, alm do elemento territorial e familiar que congrega est religio, a aceitao das escrituras vdicas imprescindvel para denominar-se hindusta. No entanto, como boa parte da populao indiana analfabeta, o que mais importa so os inmeros ritos religiosos. Essa constatao tambm evidente, na persistncia popular pelas figuras divinas vivas e concretas, quando as especulaes nos escritos filosficos dos Upanixades (escritos por volta de 600 a.C, marca o fim dos Vedas) mostravam que o homem precisava romper a superfcie visvel das coisas e
15

olhar para dentro de si mesmo. Os Upanixades tambm introduzem a noo de Atm, alma, e Brahman, a fora que permeia todo universo, uma divindade impessoal. Alguns princpios que unem os hindustas so, a pertena ao sistema de castas, a adorao a vaca, e a crena no carma e na reencarnao. As principais divindades adoradas so o deus Vishnu e seu avatar Krishna, e o deus Shiva. Alm de inmeras deusas, ganhando destaque a deusa Kali. Por volta de 550 a.C, seguindo a linha filosfica dos Upanixades, surgem dois reformadores radicais na ndia. Sidartha Gautama, que cria o BUDISMO e Mahavira, que cria o JAINISMO. Bem posteriormente, em 1499, na regio da ndia, hoje denominada Paquisto, um Guru chamado Nanak, cria o SIQUISMO. Que uma tentativa de conciliar o hindusmo e o islamismo.

7. A RELIGIO DOS PERSAS/ZOROATRISMO

Indianos e iranianos tiveram um povo ancestral comum os proto-indo-iranianos, que por sua vez, um ramo da famlia indo-europia. Quando se separaram desenvolveram lnguas diferentes, no entanto, conservaram alguns pontos em comuns, como o domnio da sociedade por uma aristocracia guerreira e pelos sacerdotes, e algumas prticas religiosas. Algumas delas foram o sacrifcio de animais, e o uso da bebida alucingena chamada haoma, alm da diviso dos seres divinos em ahuras (senhores) e devas (deuses). Zoroastro viveu entre 1500 e 1000 a.C, no entanto, as fontes do zoroastrismo foram redigidas apenas a partir do sculo IV d.C, apesar de ter sido religio oficial do Imprio Persa (VI-IV a.C), e dos reinos subseqentes at sculo VII d.C. Segundo a tradio, ele era sacerdote e aos 30 anos teve uma viso. Suas idias entraram em conflito com a religio tradicional. Sua doutrina oferecia iniciao e salvao para todos, independente de classe social, contanto que levassem um vida justa e honrada. Combinou monotesmo e dualismo numa sntese original. Ahura Mazda, o Senhor Supremo, tem dois filhos gmeos, Spenta Mainyu (esprito benfazejo) e Angra Mainyu (esprito negador) que devem escolher entre a ordem da verdade (asha) e a mentira (drug). O homem tem o livre arbtrio para escolher seu caminho. Existem sete intermedirios para o esprito benfazejo, que so os Amesha Spentas (imortais benfazejos) tais como Bom pensamento, Verdade perfeita etc. Existem tambm os
16

devas (aqui considerados demnios) que escolhem o drug. Segundo sua escolha o homem ir para o paraso, inferno, ou Misvan Gatu (lugar dos misturados). Trs dias depois da morte do corpo, o esprito passa por um tribunal, em seguida para um dos trs lugares mencionados. No entanto, ainda haver o julgamento final, e enfim a ressurreio e imortalidade dos corpos dos bons. Os cultos so realizados sempre na presena de um fogo sagrado (smbolo de pureza), mantido nos Templos do Fogo. Algumas caractersticas dos rituais so a purificao da mente e do corpo e a luta contra Angra Mainyu. E a obrigao de cinco oraes dirias individuais, iniciada com a limpeza do rosto, mo e ps.

EUROPA

AS RELIGIES DOS INDO-EUROPEUS

As tribos indo-europias, seminmades de guerreiros patriarcais, vindos da regio ao norte do mar Negro, entre os Crpatos e o Cucaso, denominados de cultura dos Kurgans. Dispersaram-se para Europa e sia de tal modo, que por volta do primeiro milnio a.C, a indo-europeizao da ndia, da pennsula itlica, da pennsula balcnica e das regies crpato-danubianas, da Europa central, setentrional e ocidental desde o Vstula at o mar Bltico e o Atlntico -, estava ou concluda, ou consideravelmente adiantada. Os principais traos das sociedades indo-europias foram o nomadismo pastoril, a estrutura patriarcal de famlia, e o gosto pela organizao militar. Tanto que as trs funes dessa sociedade eram a sacerdotal, guerreira, e produtiva. O (deus do) Cu acima de tudo o pai: cf. o indiano Dyauspitar, o grego Z, o ilrio Daipatures, o latim Jupiter, o cita Zeus-papaios, o trao-frigio Zeus-pappos. A hierofania celeste tambm percebida na designao de deuses pelo nome de trovo: germnico Thrr, celta Taranos, bltico Perknas, protoeslavo Perun etc. O fogo, provocado pelo relmpago, era considerado de origem celeste, e tinha seu culto. O deus solar teve culto desde a proto-histria, e a me terra foi tomada de emprstimo dos povos aos quais eles incorporavam. bom lembrarmos que nenhuma tradio religiosa se prolonga

17

indefinidamente sem modificaes, produzidas seja por novas criaes espirituais, seja por emprstimo, simbiose ou eliminao.

A RELIGIO DOS GREGOS ANTIGOS

Religio Minoica: Ilha de Creta 2700 -1400 a.C A civilizao cretense caracterizou-se pelos vastos complexos de palcios, por sua arte que celebrava a natureza e por suas duas formas de escrita. Os estudos apontam para uma civilizao pacfica, e matrifocal. A maioria dos documentos iconogrficos tinha um sentido religioso, e o culto estava centralizado nos mistrios da vida, da morte e renascimento, comportando ritos de iniciao. Assim, a principal divindade era uma Grande Deusa, s vezes acompanhada de seu frgil parceiro masculino, um deus adolescente. Temos aqui uma hierogamia, tpico das religies agrrias e de mistrios. O culto era celebrado nos cumes das montanhas, nas capelas dos palcios ou no recinto dos lares. Tambm era realizado o culto aos mortos. Por todas as partes as deusas acham-se no centro da atividade religiosa. Ocorre primeiro a invaso dos povos micnicos (1400-1200 a.C). Estes deixaram escritos em grego arcaico, que revelaram pantees locais com divindades cultuadas posteriormente como, Zeus, Hera, Poseidon, rtemis, Dionisio. O perodo seguinte (1200-800 a.C) marca o fim da civilizao micnica e a chegada dos povos do norte e leste. Cuja principal fonte de informao so as obras de Homero, Ilada e Odisseia.

Finalmente, temos a religio da Grcia arcaica/clssica/helenstica/romnica (800 a.C380 d.C).. A autonomia das cidades-estados gregas se refletiu em sua religio. Em cada cidade, ou mesmo nos altares domsticos, encontrava-se uma religiosidade grega. Os gregos praticavam um culto politesta antropomrfico, em que os deuses poderiam se envolver em aventuras fantsticas, tendo, tambm, a participao de heris (Hrcules, Teseu, Perseu, dipo). No havia dogmas, os deuses possuam tanto virtudes quanto defeitos, o que os assemelhava aos mortais no aspecto de personalidade. Para relatar os feitos dos deuses e dos heris, os gregos criaram uma rica Mitologia. A Teogonia de Hesodo apresenta o nascimento das foras naturais e dos deuses a partir do Caos primordial, da Terra (Gaia), do Trtaro e de Eros (amor), dos antigos
18

Tits seguidos pela gerao de Cronos (tempo), que castra o pai Uranos (cu), e pela de Zeus, que vence o pai Cronos, e o exila em algum lugar da terra. Acreditavam que dos rituais dependessem a sorte dos humanos. Tudo girava em torno do altar de sacrifcios. Existiam altares sem edifcio, mas nunca o contrrio. A palavra sacrifcio significa festa religiosa. Uma das principais festas era os jogos olmpicos, que teve inicio em 776 a.C, ou seja, no inicio do perodo arcaico. A origem do teatro tambm foi de cunho religioso, com representaes da saga de Dionsio, deus do vinho. Alm dos grandes santurios como os de Delfos, Olmpia e Epidauro, havia os orculos que tambm recebiam grandes multides, pois l se acreditava receber mensagens diretamente dos deuses.

A RELIGIO DOS GERMANOS

Entende-se por germnicos, grupos de populaes localizadas entre a Escandinvia Meridional, a Jutlndia, a costa meridional do Bltico e a Europa Central, entre o Reno, os Alpes e a Vstula. Possuam uma espcie de especialistas do sagrado que influenciavam a ordem social, e a quem competia a prtica da adivinhao. Havia um culto comum s diversas tribos, dedicado deusa Nerthus. Os templos eram espaos e reas sagradas, como o bosque sagrado, sede da deusa Nerthus. Escritos que falam do transporte dessa deusa em um carro guardado no bosque, indica a existncia de imagens, no entanto, estatuas so rarssimas. Praticavam sacrifcio animal e humano. O panteo germnico repartido entre dois grupos divinos: os Ases e os Vanes. Os principais entre os Ases so, Odin/Wodan, Thor e Thyr. Entre os Vanes destacam-se Njordhr/Nerthus, Freyr e Freya. Os dois grupos guerreiam, e quando da reconciliao definitiva, as principais divindades Vanes, instalam-se entre os Ases. Existem tambm as Valqurias, senhoras guerreiras do cortejo dos deuses, e toda uma multido de espritos ocultos e furtivos, os Elfos, os Silfos, e os Pigmeus. A mitologia germnica cclica, existe uma cosmogonia que seguida de uma escatologia. Do gelo e do fogo nascem dois seres: o gigante Ymir e a vaca Audumla, que amamenta o primeiro e cria um homem, Buri, que desposa a filha de um gigante, que tem trs filhos: Odin, Vili, e V. Esta trindade mata o gigante Ymir e, de seu corpo, eles criam nove mundos. No fim do mundo, Ragnarok, a terra afundar no oceano. Ser
19

o fim de um ciclo e o comeo de outro: a grande rvore Yggdrasill abrir-se- e de dentro dela surgiro um homem, Lif e uma mulher, Lifthrasir, que repovoaro a Terra.

A RELIGIO DOS CELTAS

Grande parte da populao da Europa ocidental, antes da conquista romana, pertencia s etnias celtas. No entanto, o lugar que preservou por mais tempo a cultura Celta, foi a Irlanda. O panteo Celta possui as deusas da fertilidade, ou me dos deuses, as matronae, com grande difuso de culto, sendo chamada de Danu, na Irlanda e Dn na regio das Glias, por exemplo. Tem o deus Cernunnos, identificado como o senhor das coisas selvagens. Existem os deuses Teutates, Esus e Taranis, interpretados na ordem como, o homem da tribo, optimus, e deus do trovo. Um importante deus que atravessa todo universo celta Lug, senhor de todas as artes. Os celtas possuram quatro principais celebraes. Estas dividiam o ano em metade escuro e metade clara. O ano se iniciava em Samhain, quando comeava a metade escura, na virada de 31 de outubro. Seguia-se Imbolc, em 1 de fevereiro, era uma festa de purificaes. Para introduzir a metade clara do ano, celebrava-se Beltane (fogo de Belenus- deus do sol), em 1 de maio. Seguia-se Lugnasad, em 1 de agosto, celebrao da colheita. Existia uma elite sacerdotal intelectual, depositrios do saber tradicional, os druidas. A formao dos druidas demorava muito tempo e era mnemnica de longussimas seqncias de versos, transmitido oralmente. Eles atuaram na astrologia, cosmologia, teologia, adivinhao, aplicao da justia, na msica (os bardos) e etc. Um dos ensinamentos dos druidas considerava a transmigrao das almas de um corpo a outro depois da morte, e a passagem por um tempo na Terra da Juventude.

A RELIGIO DOS ROMANOS

Antes de se tornar o grande imprio romano, Roma era apenas uma, entre as diversas cidades da pennsula itlica. Indo-europeus de origem, os romanos eram circundados por diversas etnias como os sabinos e etruscos. Logo tiveram enorme
20

influncia da religio etrusca, que por sua vez, entre os sculo VIII e VII, se helenizaram. Roma tomou de emprstimo caractersticas de diversas religies, inclusive fez isso tambm, por meio da evocatio, que consiste no pronunciamento feito na cidade inimiga, para convidar os deuses a abandon-la e dirigir-se a Roma, onde receberia honra maiores. No entanto, a religio romana s podia ser praticada por um cidado romano, e tinha suas prprias caractersticas. Para os romanos qualquer anomalia, implicava um retorno ao caos, ou seja, uma crise nas relaes entre os deuses e os homens. Dessa forma, eles davam importncia aprecivel s tcnicas divinatrias, e desenvolveram entidades regentes de vrios aspectos da vida, e ritos para apazigu-los. Existia o culto pblico, subordinado ao estado, e o culto privado ou domstico, destinado aos antepassados. A princpio os deuses romanos iniciavam com o deus-padroeiro dos comeos Jano, seguido da trade Jpiter, Marte, e Quirino, e no fim, Vesta, protetora da cidade. A influencia etrusca mudou a trade para Jpiter, Juno e Minerva. No sculo V, Roma assimila divindades gregas, como Hermes-Mercrio, Apolo-Febo, Afrodite-Vnus, rtemis-Diana. E em 205-204 a.C, introduz a primeira divindade asitica Cbele, a Grande Me de Pessinonte. Em 186 a.C, o culto de Dionsio, em Roma denominado bacanalias, descoberto e perseguido pelo estado, pois, representa um perigo a ordem, visto que ele escapa ao controle do estado.

AS RELIGIES HOJE
No decorrer dos anos do desenvolvimento das religies, elas foram sendo influenciadas por religies dos diversos povos em que entravam em contato. Assim como, comearam a migrar para fora de seu pas de origem, chegando at continentes diferentes e distantes. Com o desenvolvimento dos transportes e posteriormente dos meios de comunicao, o sincretismo e prticas de religies estrangeiras se tornaram mais intenso e comum. Hoje no sculo XXI, a dinmica do sincretismo e da importao e exportao de religies ainda muito forte. mediante isso, que conseguimos agrupar no nosso Kit, 30 religies distintas na regio metropolitana do Recife. No entanto, deixamos claro, que esse numero muito inferior a quantidade de religies existentes no lugar mencionado. E que a escolha das denominaes religiosas, no presume superioridade

21

sobre as no escaladas. Mas, apenas uma tentativa de seleo de designaes religiosas, dispares em seu contedo, e com disponibilidade para atender o Frum Inter-religioso.

Bibliografia

ADRIANI, Maurilio. Histria das religies. Lisboa: Edies 70, 1988. ELIADE, Mircea. Histria das crenas e das idias religiosas, volume I: da idade da pedra aos mistrios de Elusis. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010. ______. Histria das crenas e das idias religiosas, Tomo II, de Gautama Buda ao triunfo do cristianismo. volume I, das religies da China antiga sntese hindusta. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979. ELIADE, Mircea; COULIANO, Ioan P. Dicionrio das religies. 2 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2009. EISLER, Riane. O Clice e a espada: nosso passado, nosso futuro. So Paulo: Palas Athena, 2007. FUNARI, Pedro Paulo (org). As religies que o mundo esqueceu: como egpcios, gregos, celtas, astecas, e outros povos cultuavam seus deuses. So Paulo: Contexto, 2009. GAARDER, Jostein; HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry. O livro das religies. So Paulo: Companhia das letras, 2005. KUNG, Hans. Religies do mundo: em busca dos pontos comuns. Campinas, SP: Verus Editora, 2004. LEROI-GOURHAN, Andr. As religies da pr-histria. Lisboa: Edies 70, 2007. ODONNELL, Kevin. Conhecendo as religies do mundo. So Paulo: Edies Rosari, 2007. SAUNDERS, Nicholas J. Amricas Antigas: as grandes civilizaes. So Paulo: Madras, 2005. SCARPI, Paolo. Politesmos: as religies do mundo antigo. So Paulo: Hedra, 2004. VALETT, Odon. Uma outra histria das religies. So Paulo: Globo, 2002. ZILLES, Urbano. Religio: crenas e crendices. 3 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

22

S-ar putea să vă placă și